Smeg A2A-5, A2A-2, A2-5 User Manual [pt]

Sumário
1. AVISOS PARA A SEGURANÇA E USO _____________________ 100
2. INSTALAÇÃO DO APARELHO ____________________________ 102
3. ADAPTAÇÃO AOS DIFERENTES TIPOS DE GÁS_____________ 105
4. OPERAÇÕES FINAIS ___________________________________ 107
5. DESCRIÇÃO DOS COMANDOS ___________________________ 109
6. USO DA PLACA DO FOGÃO______________________________ 115
7. USO DO FORNO _______________________________________ 116
8. ACESSÓRIOS DISPONÍVEIS _____________________________ 118
9. CONSELHOS DE COZEDURA ____________________________ 119
10. LIMPEZA E MANUTENÇÃO ______________________________ 126
11. MANUTENÇÃO EXTRAORDINÁRIA ________________________ 129
ESTAS INSTRUÇÕES SÓ SÃO VÁLIDAS PARA OS PAÍSES DE DESTINAÇÃO CUJOS SÍMBOLOS IDE IDENTIFICAÇÃO SE ENCONTRAM NA CAPA DO PRESENTE MANUAL.
instalação de gás, executar a instalação, a preparação para o funcionamento e o ensaio do aparelho.
INSTRUÇÕES PARA O UTENTE: indicam os conselhos de utilização, a descrição dos comandos e as correctas operações de limpeza e manutenção do aparelho.
99
Apresentação
1. AVISOS PARA A SEGURANÇA E USO
ESTE MANUAL CONSTITUI PARTE INTEGRANTE DO APARELHO. É NECESSÁRIO CONSERVÁ-LO EM BOM ESTADO E À MÃO DURANTE TODO O CICLO DE VIDA DO FOGÃO. ACONSELHAMOS UMA LEITURA ATENTA DESTE MANUAL E DE TODAS AS INDICAÇÕES NELE CONTIDAS ANTES DE UTILIZAR O FOGÃO. CONSERVAR TAMBÉM O CONJUNTO DE BICOS FORNECIDOS. A INSTALAÇÃO DEVERÁ SER EXECUTADA POR PESSOAL QUALIFICADO E RESPEITANDO AS NORMAS EM VIGOR. ESTE APARELHO ESTÁ PREPARADO PARA UMA UTILIZAÇÃO DO TIPO DOMÉSTICO E ESTÁ EM CONFORMIDADE COM AS NORMATIVAS EM VIGOR. O APARELHO FOI CONCEBIDO PARA EXECUTAR A SEGUINTE FUNÇÃO: COZEDURA E AQUECIMENTO DE ALIMENTOS; QUALQUER OUTRA UTILIZAÇÃO DEVE SER CONSIDERADA IMPRÓPRIA.
O FABRICANTE DECLINA QUALQUER TIPO DE RESPONSABILIDADE NO CASO DE UTILIZAÇÃO DIFERENTE DA INDICADA.
NÃO ABANDONAR OS RESÍDUOS DA EMBALAGEM NO AMBIENTE DOMÉSTICO. SEPARAR OS VÁRIOS MATERIAIS PROVENIENTES DA EMBALAGEM E ENTREGÁ-LOS AO CENTRO DE RECOLHA DIFERENCIADA MAIS PRÓXIMO.
É OBRIGATÓRIA A LIGAÇÃO À TERRA DE ACORDO COM AS MODALIDADES PREVISTAS PELAS NORMAS DE SEGURANÇA DO EQUIPAMENTO ELÉCTRICO.
A FICHA PARA LIGAR AO CABO DE ALIMENTAÇÃO E A RESPECTIVA TOMADA DEVERÃO SER DO MESMO TIPO E ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR. A TOMADA DEVE SER ACESSÍVEL COM O APARELHO ENCASTRADO.
NUNCA DESLIGAR A FICHA PUXANDO PELO CABO DE ALIMENTAÇÃO.
EFECTUAR UM BREVE ENSAIO DO APARELHO LOGO APÓS A INSTALAÇÃO SEGUINDO AS INSTRUÇÕES ABAIXO INDICADAS. CASO NÃO FUNCIONE, DESLIGAR O APARELHO DA INSTALAÇÃO ELÉCTRICA E CONTACTAR O CENTRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA MAIS PRÓXIMO .
NUNCA TENTAR REPARAR O APARELHO.
NO FINAL DE CADA UTILIZAÇÃO DA PLACA, VERIFICAR SEMPRE SE OS MANÍPULOS DE COMANDO ESTÃO NA POSIÇÃO "ZERO" (DESLIGADO).
NUNCA INTRODUZIR OBJECTOS INFLAMÁVEIS NO FORNO: CASO ESTE FOSSE ACESO ACIDENTALMENTE, PODERIA PROVOCAR UM INCÊNDIO.
100
Apresentação
A CHAPA DE IDENTIFICAÇÃO, COM OS DADOS TÉCNICOS, O NÚMERO DE SÉRIE E A MARCA, ESTÁ COLOCADA EM POSIÇÃO VISÍVEL NO INTERIOR DA ABERTURA PARA OBJECTOS. A CHAPA NUNCA DEVE SER RETIRADA.
DURANTE O USO O APARELHO TORNA-SE MUITO QUENTE. TOME CUIDADO PARA NÃO TOCAR NAS RESISTÊNCIAS DE AQUECIMENTO DENTRO DO FORNO.
ESTE APARELHO NÃO DEVE SER INSTALADO SOBRE PLATAFORMAS SOBREALÇADAS.
NÃO APOIAR NA PLACA DO FOGÃO PANELAS QUE NÃO TENHAM O FUNDO PERFEITAMENTE LISO E REGULAR.
NUNCA UTILIZAR A PLACA DO FOGÃO COMO SUPERFÍCIE DE TRABALHO.
NÃO USAR RECIPIENTES OU FRIGIDEIRAS QUE ULTRAPASSEM O
PERÍMETRO EXTERNO DA PLACA.
O APARELHO DEVE SER UTILIZADO POR PESSOAS ADULTAS. NÃO PERMITIR QUE AS CRIANÇAS SE APROXIMEM OU O UTILIZEM COMO OBJECTO DE BRINQUEDO.
ESTE APARELHO DISPÕE DA MARCA DE CONFORMIDADE NOS TERMOS DA DIRECTIVA EUROPEIA 2002/96/CE RELATIVA AOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS (REEE). ESTA DIRECTIVA DEFINE AS NORMAS PARA A RECOLHA E RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS VÁLIDAS EM TODO O TERRITÓRIO DA UNIÃO EUROPEIA.
ANTES DE PÔR O APARELHO A FUNCIONAR, É OBRIGATÓRIO REMOVER TODAS AS ETIQUETAS E PELÍCULAS PROTECTORAS QUE TENHAM SIDO APLICADAS DENTRO OU FORA DELE.
O fabricante declina qualquer tipo de responsabilidade por danos sofridos por pessoas e bens, causados pelo desrespeito pelas prescrições acima mencionadas ou derivados da modificação, mesmo de uma simples parte do aparelho, e pela utilização de peças de substituição não originais.
101
Instruções para o instalador
2. INSTALAÇÃO DO APARELHO
O aparelho deve ser instalado por um técnico qualificado e de acordo com as normas em vigor. Pode ser encostado a paredes, das quais uma ultrapasse a altura da placa de cozedura conforme ilustrado nos desenhos A e B relativos às classes de instalação. Os móveis suspensos ou os exaustores posicionados acima da placa de cozedura devem ficar a uma distância mínima de 750 mm da placa.
A B
Aparelho encastrado Instalação livre
2.1 Ligação eléctrica
Certificar-se que a voltagem e o dimensionamento da linha de alimentação correspondem às características indicadas na chapa situada no interior da abertura para objectos. Esta chapa nunca deve ser retirada.
A ficha na extremidade no cabo de alimentação e a tomada na parede deverão ser do mesmo tipo (em conformidade com as normas em vigor). Verificar se a linha de alimentação está devidamente ligada à terra. Evitar a utilização de reduções, adaptadores ou derivadores.
Instalar na linha de alimentação do aparelho um dispositivo de interrupção omnipolar com uma distância de abertura dos contactos igual ou superior a 3 mm, situado numa posição de fácil acesso e próximo do aparelho.
102
Instruções para o instalador
Funcionamento a 380-415V3N∼: utilize um cabo de cinco pólos de tipo H05RR-F (cabo de 5 x 1,5 mm²).
Funcionamento a 380-415V2N∼: utilize um cabo de quatro pólos de tipo H05RR-F (cabo de 4 x 1.5 mm²).
Funcionamento a 220-240V∼: utilize um cabo de três pólos de tipo H05RR-F (cabo de 3 x 2.5 mm²).
A extremidade a ligar ao aparelho deverá ter o fio de terra (amarelo-verde) pelo menos 20 mm mais comprido.
O fabricante declina qualquer tipo de responsabilidade por danos sofridos por pessoas e bens, causados pelo desrespeito pelas prescrições acima mencionadas ou derivados da modificação, mesmo de uma simples parte do aparelho.
2.2 Ventilação dos locais
O aparelho só pode ser instalado em locais permanentemente ventilados, como o previsto nas normas em vigor. No local em que é instalado o aparelho, deve poder afluir tanto ar quanto seja necessário para a combustão correcta do gás e pela necessária renovação do ar do próprio local. As tomadas de introdução do ar, protegidas por grelhas, devem ter dimensão adequada (em conformidade com as normas em vigor) e colocadas de modo a não serem obstruídas, mesmo parcialmente.
2.3 Descarga dos produtos da combustão
A descarga dos produtos da combustão deve ser assegurada através de chaminés com tiragem natural com bastante eficiência ou mediante aspiração forçada. Um sistema eficiente de aspiração requer um projecto cuidado da parte de um especialista habilitado para a sua execução, respeitando as posições e as distâncias indicadas pelas normas. No final da intervenção, o instalador deverá passar o certificado de conformidade.
103
Instruções para o instalador
2.4 Ligação do gás
A ligação com um tubo de borracha deverá ser efectuada de modo que o comprimento da tubagem não ultrapasse 2 metros de extensão máxima; assegurar-se que os tubos não entrem em contacto com as partes móveis ou sejam esmagados. O diâmetro interior do tubo deve ser de 13 mm para todos os tipos de gás. Verificar se todas as seguintes condições estão respeitadas:
que o tubo esteja ligado à rosca com braçadeiras de segurança;
se possa inspeccionar todo o comprimento do tubo (máx. 2 m);
que o tubo não entre em contacto com as paredes quentes em
nenhum ponto do seu percurso (Atenção: o ponto A indicado na figura atinge a temperatura de 100 °C);
não esteja sujeito a nenhum esforço de tracção ou de tensão e não apresente curvas apertadas ou esmagamentos;
não entre em contacto com corpos cortantes ou arestas vivas;
se o tubo não tiver uma vedação perfeita e provocar a dispersão de
gás no ambiente, não tentar repará-lo: substitui-lo por um tubo novo;
verificar se o prazo de validade do tubo não foi ultrapassado.
2.4.1 Ligação com um tubo flexível em aço (para todos os tipos de gás)
Este tipo de ligação pode ser feito quer para aparelhos de encastre, quer para aparelhos dispostos em posição livre. Utilize exclusivamente tubos flexíveis de aço em conformidade com as normas vigentes e com um comprimento máximo de 2 metros. Apertar a extremidade do tubo flexível L intercalando a anilha C à rosca do gás B com rosca ½” gás macho.
Concluída a instalação verifique se há fugas de gás usando uma solução de água e sabão. Nunca utilize chamas. Certifique-se de
que o tubo esteja em conformidade com as normas em vigor. Se a ligação for feita a uma garrafa de GPL, utilize um tubo com um adaptador, que deverá ser ligado ao regulador de pressão. Cuidado para que o tubo não seja esmagado nem danificado.
104
Instruções para o instalador
3. ADAPTAÇÃO AOS DIFERENTES TIPOS DE GÁS
Antes de realizar as operações que indicamos a seguir desligue o aparelho da rede de corrente eléctrica.
O aparelho foi testado e aprovado para funcionar com gás metano G20 (2H) com pressão de 20 mbar. Em caso de funcionamento com outros tipos de gás é necessário substituir os injectores dos queimadores e regular a chama mínima nas torneiras de gás. Para a substituição dos injectores deverá proceder de acordo com as indicações que damos nos próximos parágrafos.
3.1 Substituição dos injectores da placa de cozedura
1. Extraia as grades do fogão, retire todas as tampas dos injectores e as coroas espalhadoras;
2. Com uma chave de caixa de 7 mm desaperte os injectores dos queimadores;
3. Substitua os injectores dos queimadores por outros apropriados ao novo tipo de gás (consulte o parágrafo “3.2 Quadros de características dos queimadores e dos injectores”).
Coloque de novo os queimadores nos respectivos encaixes.
Os injectores para utilização de gás urbano (G110 – 8 mbar) estão disponíveis nos centros de assistência autorizados.
105
Instruções para o instalador
3.2 Quadros de características dos queimadores e dos injectores
Queimador
Auxiliar 1.05 50 30 360 76 75 Semi-rápido 1.8 65 33 450 131 129 Rápido 3 85 45 750 218 215 Ultra-rápido 3.3 91 68 1600 240 236
Queimador
Auxiliar 1.05 145 360 Semi-rápido 1.8 185 450 Rápido 3 260 750 Ultra-rápido 3.5 290 1200
Os valores relativos ao gás de cidade referem-se aos aparelhos da categoria III 1a2H3+.
Queimador
Auxiliar 1.05 72 360 Semi-rápido 1.8 97 450 Rápido 3 115 750 Ultra-rápido 3.5 133 1600
Potência
térmica
nominal
(kW)
Potência
térmica
nominal
(kW)
Potência
térmica
nominal
(kW)
Diâmetro
do bico
1/100 mm
Gás líquido – G30/G31 30/37 mbar
By-pass
mm
1/100
Potência reduzida
(W)
g/h G30
Gás de cidade – G110 8 mbar
Diâmetro do bico
Potência reduzida
1/100 mm
Gás metano – G20 20 mbar
Diâmetro do bico
Potência reduzida
1/100 mm
Fluxo
Fluxo
g/h G31
(W)
(W)
3.3 Disposição dos queimadores na placa do fogão
QUEIMADOR
1 Auxiliar 2 Semi-rápido 3 Rápido 4 Ultra-rápido 5 Ultra-rápido
106
Instruções para o instalador
4. OPERAÇÕES FINAIS
Depois de ter substituído os injectores, monte de novo as coroas espalhadoras nos respectivos encaixes, as tampas dos queimadores e as grades do fogão.
Depois da regulação com um gás diferente do usado nos testes funcionais de aprovação do aparelho, substitua a etiqueta referente à regulação de gás pela correspondente ao novo tipo de gás. A etiqueta encontra-se dentro da embalagem que contém os injectores.
4.1 Regulação do mínimo dos queimadores da placa para gás urbano e gás metano
Acenda o queimador e ponha-o no mínimo . Extraia o botão da torneira de gás e rode o parafuso de regulação que se encontra ao lado da haste da torneira, até obter uma chama mínima regular. Coloque de novo o botão na sua posição original e verifique a estabilidade da chama do queimador (rodando o botão, rapidamente, da posição de máximo para a de mínimo, a chama não se deve apagar). Repita a operação em todas as torneiras de gás.
4.2 Regulação do mínimo para gás líquido
Para fazer a regulação do mínimo com gás líquido é necessário atarraxar o parafuso que se encontra ao lado da haste da torneira de gás, rodando­o completamente para a direita. Os diâmetros dos by-pass de cada queimador estão indicados no parágrafo “3.2 Quadros de características dos queimadores e dos injectores". Concluída a regulação, reponha os sigilos nos by-pass usando tinta ou outro material.
107
Instruções para o instalador
4.3 Posicionamento e nivelamento do aparelho
Depois de se terem efectuado as ligações eléctricas e do gás, nivelar o aparelho por meio dos quatro pés reguláveis.
4.4 Montagem do friso de fundo
Posicione o friso de fundo sobre a placa, fazendo com que os furos A coincidam com os furos B.
Fixe o friso de fundo na placa apertando os parafusos C.
108
Loading...
+ 22 hidden pages