Sharp MX-NB10 User Manual [pt]

Página
INTRODUÇÃO ........................1
ÍNDICE.....................................2
ANTES DE USAR A FUNÇÃO
DE SCANNER DE REDE........3
COMO USAR A FUNÇÃO DE
SCANNER DA REDE............15
DEFINIÇÕES DE SISTEMA..33
PROBLEMAS........................35
ESPECIFICAÇÕES...............39

INTRODUÇÃO

O kit de expansão de rede (MX-NB10) permite que a máquina seja utilizada como um scanner de rede.
Nota
• Este manual apenas explica as funções do scanner de rede que podem ser utilizadas quando o kit de expansão de rede estiver instalado. Para obter informações sobre a copiadora, como colocar papel e toner, resolver os bloqueios de papel, manusear dispositivos periféricos e outra informação relacionada, deve consultar o "Manual de operação (para informações gerais e fotocopiadora)" que acompanha a máquina. Para obter informações sobre a função da impressora de rede, por favor consultar o "Manual de operação (para impressora de rede)" no kit de expansão de rede (MX-NB10).
• Para obter informações sobre a instalação dos controladores e software indicados no presente manual, consultar o "Manual de configuração do software" fornecido em separado.
• Para obter informações sobre o sistema operativo, por favor consulte o manual do seu sistema operativo ou a Ajuda online.
• As explicações dos ecrãs e procedimentos contidos neste manual são essencialmente para Windows Vista ecrãs podem variar noutras versões de sistemas operativos.
• Este manual refere-se ao sistema multifun
• Este manual refere-se ao Recirculador de documentos com a sigla "RSPF" e o Alimentador de documentos como "SPF". Excepto se especificado em contrário, tanto o RSPF como o SPF será simplesmente referidos como "SPF".
• Quando surgir "MX-xxxx" neste manual, por favor substitua o nome do seu modelo por "xxxx".
• Os indicadores no painel de operações podem variar mediante o país e a região.
ç
ões digital, equipado com a função de rede, como "a máquina".
®
. Os
• Em algumas regiões o "Guia de definições do sistema" indicado no presente manual é um manual distinto, enquanto que em outras regiões o “Guia de definições do sistema” vem inserido no "Manual de operação (para informações gerais e fotocopiadora)".
A função de fax não erstá disponível em alguns países e regiões.
Os ecrãs de visualização, as mensagens e os nomes indicados no manual, podem ser diferentes dos que serão visualizados na máquina, devido aos melhoramentos e aperfeiçoamentos contínuos do produto.
1

ÍNDICE

INTRODUÇÃO ........................................................................................................................................... 1
ANTES DE USAR A FUNÇÃO DE
1
SOBRE A FUNÇÃO DE SCANNER DE REDE . 3 DEFINIÇÕES E PROGRAMAÇÃO NECESSÁRIAS
PARA A FUNÇÃO DE SCANNER DE REDE
COMO ACEDER À PÁGINA DA WEB E
SOBRE A PÁGINA DA WEB (PARA
UTILIZADORES)................................................ 5
MEMORIZAR DESTINATÁRIOS ......................6
SOBRE A PÁGINA DA WEB (PARA O
ADMINISTRADOR).......................................... 11
DEFINIÇÕES BÁSICAS PARA PROCURA NA
DIVERSAS DEFINIÇÕES DE SERVIDOR .....13
PROTEGER INFORMAÇÃO PROGRAMADA
2
SCANNER DE REDE
....... 4
VISUALIZAR A AJUDA.....................................4
REDE ..............................................................12
NA PÁGINA DA WEB ([Palavras-passe]) .......14
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE
3
LISTA DE DEFINIÇÕES DO SISTEMA........... 33
UTILIZAR AS DEFINIÇÕES DO SISTEMA..... 34
4
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS .................... 35
RESOLUÇÃO MÁXIMA ................................. 36
MENSAGENS DO VISOR ............................. 36
SE O SEU E-MAIL FOR DEVOLVIDO........... 36
PONTOS IMPORTANTES AO USAR
VERIFICAR O ENDEREÇO IP ........................ 38
5
DEFINIÇÕES DE SISTEMA
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS
DIGITALIZAR PARA E-MAIL ......................... 37
ESPECIFICAÇÕES
A MÁQUINA..................................................... 16
PAINEL DE OPERAÇÕES .............................16
MODO DIGITALIZAR (ECRÃ INICIAL)...........18
MODO AUDITOR............................................19
ENVIAR UMA IMAGEM................................... 20
PROCEDIMENTO DE TRANSMISSÃO
BÁSICO ..........................................................20
SELECCIONAR UM DESTINATÁRIO
(USANDO A TECLA [ENDEREÇO])...............22
TRANSMITIR UM ORIGINAL DE DUAS FACES
VERIFICAR O TAMANHO DE UM ORIGINAL
COLOCADO..................................................... 26
MEMORIZAR DEFINIÇÕES DE
DIGITALIZAÇÃO ............................................. 26
DEFINIR MANUALMENTE O TAMANHO DA
DIGITALIZAÇÃO.............................................26
SELECCIONAR O MODO DE COR ...............27
SELECCIONAR A RESOLUÇÃO ...................27
SELECCIONAR O FORMATO DE FICHEIRO
REGULAR O LIMIAR DO VALOR ..................29
AJUSTAR A EXPOSIÇÃO DE DIGITALIZAÇÃO....29
DEFINIR A COR DA FONTE DE LUZ ............30
ACTIVAR AS MARGENS DE DIGITALIZAÇÃO
(ÁREA VAZIA) ................................................31
ORIENTAÇÃO DE IMAGEM E ORIENTAÇÃO DE COLOCAÇÃO DE ORIGINAIS PADRÃO
INTRODUZIR CARACTERES ........................32
...25
...28
...32
2
ANTES DE USAR A FUNÇÃO DE
1
SCANNER DE REDE

SOBRE A FUNÇÃO DE SCANNER DE REDE

Quando o kit de expansão de rede estiver instalado na máquina, pode digitalizar-se um documento ou fotografia para um ficheiro de imagem e enviá-lo através de uma rede ou da Internet para um servidor de ficheiros, destinatário de e-mail ou para o seu próprio computador. Pode seleccionar de entre os seguintes métodos de transmissão, como destino para enviar a imagem digitalizada, dependendo do destinatário a enviar a informação da imagem digitalizada.
1. A imagem digitalizada pode ser enviada para um dispositivo de armazenamento de memória numa rede (um directório definido num servidor FTP). (Esta operação é designada no manual como "Digitalizar para FTP".) Ao enviar uma imagem digitalizada para um servidor FTP, é também possível enviar uma mensagem de e-mail para um endereço de e-mail predefinido de modo a informar o destinatário da localização dos dados de imagem digitalizados. (Neste manual está designado por "Digitalizar para FTP (Hiperligação)" .)
2. Pode enviar-se uma imagem digitalizada para um computador ligado à mesma rede que a máquina. (Neste manual está designado por "Digitalizar para Computador”.)
*Antes de se executar Digitalizar para
Computador, deve instalar-se o software no CD-ROM incluído com o kit de expansão de rede (MX-NB10). Para obter os procedimentos de instalação do software, consultar "Sharpdesk installation guide".
3. A imagem digitalizada pode ser enviada para um destinatário de correio electrónico. (Neste manual está designado por "Digitalizar para
E-mail".)
3

DEFINIÇÕES E PROGRAMAÇÃO NECESSÁRIAS PARA A FUNÇÃO DE SCANNER DE REDE

De modo a utilizar a função de Scanner de Rede, deve definir-se as configurações para o servidor SMTP, servidor DNS e endereços de destinatário. Para configurar as definições, use um computador que esteja ligado à mesma rede da máquina, de modo a aceder ao servidor da Web da mesma. Pode visualizar a página da Web através do seu browser da Web.

COMO ACEDER À PÁGINA DA WEB E VISUALIZAR A AJUDA

Use o procedimento seguinte para aceder às páginas da Web. Pode premir a tecla [Ajuda] na parte inferior do menu, de modo a visualizar a informação sobre as diversas definições da função que podem ser operadas remotamente, através da rede, a partir das páginas da Web da máquina. Para obter informações sobre as definições de cada função, consultar as explicações em Ajuda.
Abre a janela de navegação (Browser)
1
no seu computador.
Browsers suportados: Internet Explorer: 6.0 ou superior (Windows Netscape Navigator: 9 (Windows Firefox: 2.0 ou superior (Windows Safari: 1.5 ou superior (Macintosh)
No campo "Endereço" do browser da
2
Web, introduza o endereço IP da máquina.
Para verificar o endereço IP, consultar"VERIFICAR
O ENDEREÇO IP" (página 38).
Concluída a ligação, a página da Web surgirá no seu browser da Web.
SOBRE A PÁGINA DA WEB (PARA UTILIZADORES)
(página 5)
®
)
®
®
Fazer clique em [Ajuda] no menu.
3
Para obter uma
)
)
Fechar a página da Web.
4
explicação sobre uma função ou definição na página da Web, fazer clique no item correspondente no ecrã de Ajuda.
Quando terminar de usar a página da Web, fazer clique no botão (fechar) na parte superior direita da página.
4

SOBRE A PÁGINA DA WEB (PARA UTILIZADORES)

Quando a ligação ao servidor da Web na máquina for efectuada com sucesso, surgirá a página seguinte no seu browser. Surge um menu à esquerda da página. Quando prime um item no menu, surge um ecrã à direita que lhe permite estabelecer definições para esse mesmo item. Para obter explicações sobre os procedimentos para configurar as definições, fazer clique em [Ajuda] no menu.
(1) (2)
(3)
1
(4)
(1) Menu
Surgem as diversas definições neste menu. Fazer clique num item de menu para configurar a definição correspondente.
(2) Informações do sistema
Mostra o nome do modelo e o estado actual da máquina.
• Estado do dispositivo Apresenta informação sobre as bandejas de
papel da máquina e bandejas de saída, toner e outros consumíveis, bem como a contagem do número total de folhas. Os avisos como falta de papel e outros surgem a vermelho.
• Configuração do dispositivo Mostra as opções instaladas.
• Estado de rede Mostra informação geral, bem como o estado
da TCP/IP, NetWare, AppleTalk e NetBEUI.
(3) Gestão de envio de imagem
Este é o ecrã inicial para gravar, editar e eliminar informação de destinatário.
• Destinatário (página 6 Gravar destinatários para Digitalizar para FTP,
Digitalizar para FTP (Hiperligação), Digitalizar para Computador e Digitalizar para E-mail. Pode também editar ou eliminar informação de destinatários gravada anteriormente.
• Procura na rede (alterar nomes personalizados do índice)
Permite a alteração dos nomes do índice personalizado. Fazer clique no botão [Submeter] para memorizar a informação introduzida como nomes de índice.
O índice personalizado é constituído por seis índices. Pode memorizar-se um nome de 6 caracteres para cada índice, permitindo o agrupamento de índices.
(4) Modo Admin
Fazer clique aqui para abrir a página da Web do administrador e introduzir o nome e a palavra-passe do utilizador administrador.
PROTEGER INFORMAÇÃO PROGRAMADA NA
PÁGINA DA WEB ([Palavras-passe]) (página 14)
SOBRE A PÁGINA DA WEB (PARA O
ADMINISTRADOR) (página 11)
)
5
ANTES DE USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DE REDE

MEMORIZAR DESTINATÁRIOS

Para memorizar os destinatários de digitalização, fazer clique em [Destinatário] no menu da página da Web. Este ecrã pode também ser usado para editar ou eliminar destinatários memorizados. (Página 10 Podem memorizar-se no máximo 200 destinatários, incluindo E-mail, FTP, Computador e Grupo*.
* É possível memorizar diversos endereços de e-mail (máximo de 100) como um grupo. Tenha em atenção que esta situação
poderá reduzir o número máximo de destinatários (normalmente 200) a memorizar.
)
Fazer clique aqui para memorizar destinatários.
E-mail: Veja abaixo FTP: Consultar página 7 Computador: Consultar página 8 Grupo (E-mail): Consultar página 9
Memorizar destinatários para digitalizar para E-mail
Fazer clique em [Destinatário] no
1
menu da página da Web.
Fazer clique em [E-mail].
2
Introduza a informação de destino.
3
Consulte o quadro seguinte, para cada definição.
. . .
Depois de introduzir a informação,
4
fazer clique em [Submeter]
As introduções serão memorizadas.
Nota
Para efectuar Digitalizar para E-mail, as definições do servidor SMTP devem ser estabelecidas previamente. (Página 13)
Informação sobre o destinatário de e-mail
Item Descrição
Nome (Necessário) Introduzir o nome do destinatário (até 36 caracteres). Inicial (Opcional)
Índice personalizado Os nomes podem ser atribuídos aos índices personalizados conforme pretendido
Endereço e-mail (Necessário)
Introduzir texto inicial para o destinatário (máximo de 10 caracteres). Quando surgir a lista de destinatários no ecrã de controlo do destinatário, o texto inicial é usado para agrupar os destinatários.
(página 5 Lista de cortina:Seleccionar um índice personalizado para o destinatário a memorizar. Caixa de verificação do utilizador:Quando seleccionada, o destinatário é memorizado no
Inserir o endereço de e-mail do destinatário (até 64 caracteres). Se estiver a ser usado um servidor LDAP, pode fazer clique no botão [Procura global de endereço] para pesquisar um endereço no servidor LDAP.
), permitindo um agrupamento prático dos destinatários.
separador do utilizador do livro de endereços. (Página 22
)
6
ANTES DE USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DE REDE
Memorizar destinatários para a função Digitalizar para FTP
Fazer clique em [Destinatário] no
1
menu da página da Web.
Fazer clique em [FTP].
2
Nota
Se seleccionar a caixa de verificação "Activar Hiperligação para servidor FTP para enviar e-mail" e seleccionar um destinatário previamente memorizado (página 6 a informar do formato do ficheiro e localização dos dados de imagem digitalizados (Digitalizar para FTP (Hiperligação). Surge no e-mail uma hiperligação para o servidor do ficheiro para onde a imagem foi digitalizada. Posteriormente, o destinatário pode fazer clique na hiperligação para ir directamente ao local onde a imagem está memorizada.
Introduza a informação de destino.
3
Consultar o quadro seguinte, para obter as definições.
Depois de concluída a introdução da
4
informação, fazer clique em [Submeter]
As introduções serão memorizadas.
) a partir de "Destinatário de e-mail", será enviado um e-mail ao destinatário
1
Informação do destinatário de FTP
Item Descrição
Nome (Necessário) Introduzir o nome do destinatário (até 36 caracteres). Inicial (Opcional)
Índice personalizado Os nomes podem ser atribuídos aos índices personalizados conforme pretendido
Nome de Hospedeiro ou Endereço IP (Necessário)*
Nome do utilizador (Opcional) Palavra-passe (Opcional) Directório (Opcional) Se pretender especificar um directório de destinatário no servidor FTP, digitar o
Activar Hiperligacao para servidor FTP para enviar e-mail (Caixa de verificação)*
Destinatário de E-mail Seleccionar o destinatário que pretende notificar da transmissão de ficheiros ao
*1 Se introduziu um nome do hospedeiro em "Nome de Hospedeiro ou Endereço IP", precisará introduzir as definições do
servidor DNS. (Página 13
*2 Para efectuar Digitalizar para FTP (Hiperligação), deve também introduzir as definições para o servidor de e-mail.
2
Introduzir texto inicial para o destinatário (máximo de 10 caracteres). Quando surgir a lista de destinatários no ecrã de controlo do destinatário, o texto inicial é usado para agrupar os destinatários.
(página 5 Lista de cortina:Seleccionar um índice personalizado para o destinatário a memorizar. Caixa de verificação do utilizador: Quando seleccionada, o destinatário é memorizado no
Inserir o endereço de IP ou o nome de Anfitrião do servidor FTP (máximo de 127
1
caracteres). Inserir o nome de início de sessão do utilizador para o servidor FTP (máximo 32 caracteres). Inserir a palavra-passe de início de sessão para o servidor FTP (máximo 32 caracteres).
directório (máximo de 200 caracteres). Quando envia um ficheiro digitalizado a um servidor FTP, pode enviar
automaticamente por e-mail uma notificação de transmissão ao destinatário do ficheiro. Para enviar notificações de transmissão, seleccionar a caixa de verificação. O nome do servidor FTP surgirá na notificação de transmissão como hiperligação.
servidor FTP. Para seleccionar aqui um destinatário, o endereço de e-mail do destinatário deve ser previamente memorizado. (Página 6
)
), permitindo um agrupamento prático dos destinatários.
separador do utilizador do livro de endereços. (Página 22
)
)
7
ANTES DE USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DE REDE
Memorizar destinatários para Digitalizar para computador
O destinatário para a função Digitalizar para computador é memorizado pelo Assistente da configuração do "Network Scanner Tool" da Sharp quando este é instalado no seu computador. Por esta razão, não é necessário memorizar o destino da função Digitalizar para Computador na página Web. (O Network Scanner Tool está no CD-ROM "Sharpdesk" que acompanha o Kit de expansão de rede.)
Consultar o "Sharpdesk installation guide" que acompanha o kit de expansão de rede, para obter informações sobre os requisitos do sistema Digitalizar para computador, como instalar o Network Scanner Tool e memorizar o destinatário. Regra geral, o seu computador é memorizado como o destino, através do método indicado anteriormente.
Surge a página que segue para permitir memorizar informação do destinatário usando a função Digitalizar para Computador, quando se seleccionar [Destinatário] no menu, seguido de [Computador]. Esta página é principalmente utilizada pelo administrador do sistema nas seguintes circunstâncias.
• Quando outra máquina, que também possui o kit de expansão de rede, for integrada na sua rede e pretender enviar uma imagem digitalizada na nova máquina para um destinatário memorizado na máquina existente
Consultar "Editar e eliminar destinatários de transmissão programados" (página 10) sobre o destinatário Digitalizar para computador que pretende usar na máquina e introduzir a informação visualizada neste ecrã na máquina nova. (Concluída a introdução da informação, fazer clique em [Submeter].) Se houver diversos destinatários que pretende usar na máquina nova, repita o procedimento sempre que necessário.
para seleccionar a informação
Se a informação introduzida for diferente da informação introduzida no computador Anfitrião, não será possível efectuar a transmissão/recepção. Consultar o quadro seguinte, para obter as definições.
Informação sobre o destinatário de Digitalizar para computador
Item Descrição
Nome (Necessário) Introduzir o nome do destinatário (até 36 caracteres). Inicial (Opcional)
Índice personalizado Os nomes podem ser atribuídos aos índices personalizados conforme pretendido
Nome de Hospedeiro ou Endereço IP (Necessário)*
Número da porta (Necessário)
Directório de processo (Opcional)
Nome do utilizador (Opcional) Palavra-passe (Opcional) Introduzir a palavra-passe de início de sessão para o software "Network scanner
Introduzir texto inicial para o destinatário (máximo de 10 caracteres). Quando surgir a lista de destinatários no ecrã de controlo do destinatário, o texto inicial é usado para agrupar os destinatários.
(página 5 Lista de cortina: Seleccionar um índice personalizado para o destinatário a memorizar. Caixa de verificação do utilizador:Quando seleccionada, o destinatário é memorizado no
Inserir o endereço de IP ou o nome de Anfitrião do servidor FTP (máximo de 127 caracteres).
Introduzir um número de porta de 0 a 65535 para o Network scanner tool (software do scanner de rede) no computador.
Introduzir o nome do directório de destinatário para o ficheiro (máximo de 200 caracteres). O ficheiro depois de recebido será processado neste directório.
Introduzir o nome de início de sessão para o software "Network scanner tool" (máximo 32 caracteres).
tool" (máximo 32 caracteres).
), permitindo um agrupamento prático dos destinatários.
separador do utilizador do livro de endereços. (Página 22
)
* Se introduziu um nome do hospedeiro em "Nome de Hospedeiro ou Endereço IP", precisará introduzir as definições do
servidor DNS. (Página 13
)
8
ANTES DE USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DE REDE
Memorizar grupos (Digitalizar para E-mail)
Pode enviar uma imagem digitalizada para diversos destinatários de e-mail, numa única operação Digitalizar para e-mail. Se transmitir com frequência para um grupo de destinatários fixo, pode memorizá-los como um grupo.
Nota
Fazer clique em [Destinatário] no
1
menu da página da Web.
Fazer clique em [Grupo (E-mail)].
2
Um grupo pode ter memorizados no máximo 100 destinos.
Introduza a informação de destino.
3
Consultar o quadro seguinte, para obter as definições.
Depois de concluída a introdução da
4
informação, fazer clique em [Submeter]
As introduções serão memorizadas.
1
Memorizar um grupo de destinatários
Item Descrição
Nome (Necessário) Inserir um nome para o grupo (até 36 caracteres). Inicial (Opcional) Inserir texto inicial para os destinatários (máximo de 10 caracteres). Quando surgir a
lista de destinatários no ecrã de controlo do destinatário, o texto inicial é usado para agrupar os destinatários.
Índice personalizado Os nomes podem ser atribuídos aos índices personalizados conforme pretendido
(página 5 Lista de cortina:Seleccionar um índice personalizado para o destinatário a memorizar. Caixa de verificação do utilizador:Quando seleccionada, o destinatário é memorizado no
Endereço(s) (Necessário) Seleccionar o endereço de cada destinatário a partir da caixa de lista "E-mail". Os
destinatários de e-mail programados surgem em cada lista de destinatários. Para seleccionar diversos destinatários, fazer clique em cada endereço premindo a tecla [Ctrl] no teclado. Se precisar cancelar um endereço seleccionado, voltar a fazer clique no endereço mantendo premida, na mesma, a tecla [Ctrl]. Se estiver a ser usado um servidor LDAP, pode fazer clique no botão [Procura global de endereço] para pesquisar um endereço no servidor LDAP. Pode introduzir-se diversos endereços de e-mail. Separar os endereços de e-mail com uma vírgula (,), ponto e vírgula (;), espaço ( ), ou dois pontos (:).
), permitindo um agrupamento prático dos destinatários.
separador do utilizador do livro de endereços. (Página 22
)
9
ANTES DE USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DE REDE
Editar e eliminar destinatários de transmissão programados
Para editar ou eliminar destinatários programados, fazer clique em [Destinatário] no menu da página da Web.
Fazer clique em [Destinatário] no
1
menu da página da Web.
Na Lista de Destinatários, fazer clique
2
na caixa de verificação do destinatário a editar ou eliminar.
Nota
Se você tentar eliminar um destino programado nas situações a seguir, surgirá uma mensagem de aviso e a eliminação não será possível.
• O destino está incluído num grupo. Se o destinatário estiver a ser usado numa transmissão, cancelar a transmissão ou aguardar até ser concluída e, só depois, eliminar o destinatário. Se o destino estiver incluído num grupo, eliminar o destinatário do grupo para depois eliminar o destinatário.
Para editar o destinatário
3
seleccionado, fazer clique em [Editar] na Lista de Destinatários.
Surge o ecrã de programação do destinatário seleccionado na etapa 2. Editar a informação do mesmo modo como a memorizou. Depois de concluída a operação, fazer clique
em [Submeter] para gravar as suas alterações.
Para eliminar o destinatário
4
seleccionado, fazer clique em [Eliminar] na Lista de Destinatários.
Surge uma mensagem a pedir para confirmar a eliminação. Fazer clique em [Sim] para eliminar.
Imprimir listas dos destinatários programados.
Pode imprimir listas mostrando os destinatários que foram programados. Pode imprimir-se a seguinte lista.
Imprimir lista individual: Mostra a informação programadas nos destinatários de e-mail, FTP, Computador e grupo.
• Imprimir lista de grupo: Mostra apenas a informação programada em destinatários de grupo (e-mail).
Fazer clique em [Destinatário] no
1
menu da página da Web.
Para imprimir listas individuais, fazer
2
clique em [Imprimir lista individual] na parte inferior da lista de destinatários.
Para imprimir listas de grupo, fazer
3
clique em [Imprimir lista de grupo] na parte inferior da lista de destinatários.
10

SOBRE A PÁGINA DA WEB (PARA O ADMINISTRADOR)

Para além do menu que surge na página da Web do utilizador, a página da Web para o administrador mostra, igualmente, menus que podem ser definidos apenas pelos administradores Surge um menu à esquerda da página. Quando se prime um item no menu, surge um ecrã à direita que permite configurar definições para esse mesmo item. As definições que não podem ser configuradas pelo administrador são explicadas em seguida.
(1)
1
(2)
(3)
(4) (5)
(6) (7)
(1) Procura na rede (página 12
Esta função permite seleccionar os métodos de transmissão para a função de scanner da rede e configurar as definições para a função Digitalizar para E-mail.
(2) Palavras-passe (página 14)
O administrador pode estabelecer palavras-chave para proteger o sitio da Web. Introduzir a palavra-passe que pretende estabelecer e fazer clique no botão [Submeter]. Pode configurar-se uma palavra-passe para o administrador e utilizadores.
(3) Acerto do relógio
É usada para acertar a hora na máquina. Certificar-se de que a hora é definida correctamente ao efectuar Digitalizar para E-mail. Esta definição não surge em modelos que possuem a função de fax. Se o seu modelo tiver a função de fax, deve consultar "Manual do utilizador (para fax)" de modo a acertar a hora no painel de operações da máquina.
)
(4) Regulação rápida (página 13)
É usada para configurar as definições básicas para os servidores de SMTP, DNS e LDAP.
(5) Segurança
Os números da porta podem ser alterados ou desactivados por questões de segurança.
Nota
(6) Serviços (página 13
Usado para configurar definições de servidores SMTP e DNS avançadas, conforme necessário para cada método de transmissão.
(7) LDAP (página 13
Usado para configurar definições avançadas em procuras globais de endereços.
Se o "HTTP" estiver desactivado, não será possível abrir a página da Web. Neste caso, para abrir a página da Web, o kit de expansão de rede deve ser reiniciado.
Como reiniciar o kit de expansão de
rede (página 38)
)
)
11
ANTES DE USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DE REDE

DEFINIÇÕES BÁSICAS PARA PROCURA NA REDE

Fazer clique em [Procura na rede] no menu e, seguidamente, configurar as definições necessárias. Para aceder a este ecrã é necessário uma palavra-passe. (Página 14 administrador de rede. Para obter explicações detalhadas sobre cada item, fazer clique em [Ajuda] no menu.
) Estas definições devem ser configuradas pelo
Fazer clique em [Procura na rede] no
1
menu.
Surge a página de Procura na rede.
Seleccione os métodos de
2
transmissão que pretende utilizar.
Seleccione os métodos de envio da digitalização que pretende utilizar. No campo "Activar Envio do Scanner para:" Faça clique na caixa de verificação de cada método que pretende utilizar, de modo a surgir uma marca de verificação. Inicialmente, surgem seleccionados todos os métodos de transmissão (predefinições).
Estabelecer um limite para o tamanho
4
dos ficheiros de imagem.
De modo a evitar a transmissão de ficheiros excessivamente grandes através da função Digitalizar para E-mail, pode definir um limite de tamanho. Se o ficheiro de imagem, criado a partir da imagem digitalizada, for maior do que o limite estabelecido será eliminado. Pode estabelecer-se o limite entre 1 MB a 10 MB em aumentos de 1 MB. A predefinição de origem é [Ilimitado]: Se pretender estabelecer um limite, remova a marca de verificação da respectiva caixa em [Ilimitado] e introduza o limite pretendido.
Seleccione o método de atribuição de
5
um nome de ficheiro a uma imagem digitalizada.
Seleccione o método de atribuição de um nome de ficheiro a uma imagem digitalizada. Em "Atribuição de nome de Ficheiro", faça clique nos itens que pretende utilizar no nome de ficheiro. Estou inicialmente seleccionados "Nome do Destino" e "Data e Hora".
Nota
Se enviar imagens para o mesmo destinatário mais de uma vez, recomendamos que seleccione também "Contador da página de sessão" ou "Identificador único" de modo a evitar enviar diversos ficheiros com o mesmo nome, o que resultaria na sobreposição de cada ficheiro.
Configurar as definições da
3
Configuração Avançada.
Seleccione as funções avançadas que podem ser usadas em Digitalizar para E-mail. Se pretende enviar para um endereço uma cópia da transmissão da Digitalização para E-mail ocultando o destinatário BCC, seleccione a caixa de verificação [Bcc] e introduza o endereço de e-mail.
Seleccionar um assunto para o e-mail (usado
6
apenas na função Digitalizar para E-mail).
A definição é utilizada para introduzir o assunto que surge no programa de e-mail do destinatário quando procede à função Digitalizar para E-mail. (Esta definição pode ser ignorada se não utilizar Digitalizar para E-mail.) Introduzir um assunto (máximo de 80 caracteres). Se não introduzir nada, surgirá a mensagem "Imagem digitalizada de <Nome do dispositivo>".
*
O nome que surgir em Nome do dispositivo é o nome memorizado em "Nome" no ecrã que surge quando faz clique em [Informações do sistema] no menu. Se o nome não tiver sido memorizado, surgirá o nome do produto.
Fazer clique em [Submeter].
7
Depois de introduzir as definições, fazer clique em [Submeter] de modo a memorizá-las.
12
ANTES DE USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DE REDE

DIVERSAS DEFINIÇÕES DE SERVIDOR

Os procedimentos de utilização da [Regulação rápida] são aqui explicados. A [Regulação rápida] é usada para configurar rapidamente apenas as definições pretendidas para os servidores "SMTP", "DNS" e "LDAP". Estas definições não normalmente configuradas em primeiro lugar.
Servidor SMTP: O SMTP é usado na transmissão de e-mail enviados através de Digitalizar para E-mail ou
Digitalizar para FTP (Hiperligação). De modo a utilizar os métodos de transmissão, deve configurar as suas definições do servidor SMTP.
Servidor DNS: Se introduziu um nome hospedeiro em "Servidor SMTP primário" ou "Servidor SMTP Secundário"
de "SMTP", deve também configurar as definições do seu servidor DNS. Necessita igualmente de configurar as definições do seu servidor DNS se forem introduzidos nomes de Anfitrião em "Nome de Hospedeiro ou Endereço IP" quando guardar destinos para a função Digitalizar para FTP (Digitalizar para FTP (Hiperligação)) ou Digitalizar para Computador.
Servidor LDAP: Se os endereços de correio são geridos na sua rede por um servidor LDAP, os endereços de
e-mail memorizados nesse mesmo servidor podem ser usados na função Digitalizar para E-mail. De modo a permitir que a máquina utilize os endereços de e-mail no servidor LDAP, as definições do servidor LDAP devem ser configuradas na página da Web.
Configurar definições do servidor SMTP, DNS e LDAP.
1
Fazer clique em [Regulação rápida] no
1
menu.
Introduzir a informação necessária em
2
"SMTP", "DNS" e "LDAP".
Para obter explicações sobre cada definição, fazer clique na [Ajuda] no canto superior direito da janela.
Nota
Se precisar configurar as definições avançadas para os servidores SMTP, DNS e LDAP, siga os procedimentos seguintes.
• Configurar as definições dos servidores SMTP e DNS Fazer clique em [Serviços] no menu de modo a visualizar o ecrã de configuração dos serviços. Seleccionar o servidor pretendido e, depois, configurar os parâmetros necessários desse servidor.
• Configurar as definições do servidor LDAP Fazer clique em [LDAP] no menu para visualizar o ecrã de configuração do LDAP. Configurar os parâmetros necessários.
Depois de concluída a introdução da
3
informação, fazer clique em [Submeter]
As introduções serão memorizadas.
13
ANTES DE USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DE REDE

PROTEGER INFORMAÇÃO PROGRAMADA NA PÁGINA DA WEB ([Palavras-passe])

Estas definições e informação programada na página da Web podem ser protegidas por palavras-passe (fazer clique em [Palavras-passe] no menu). O administrador deve alterar a palavra-passe predefinida por uma nova. O administrador deve, também, lembrar-se da nova palavra-passe. A partir desse momento, deve introduzir-se a palavra-passe sempre que pretender configurar definições nas páginas da Web. Pode configurar-se uma palavra-passe para o administrador e utilizadores.
Fazer clique em [Palavras-passe] no
1
menu.
Introduza a actual palavra-passe em
2
"Palavra-passe do Administrador".
Ao definir uma palavra-passe pela primeira vez, digite "Sharp" em "Palavra-passe do Administrador".
Atenção
Certifique-se de que introduz o "S" em letra maiúscula e "harp" em minúscula (as palavraspasse distinguem as maiúsculas das minúsculas).
Introduza palavras-passe em
3
"Palavra-passe do utilizador" e "Palavra-passe do Administrador".
• Pode introduzir-se no máximo 7 caracteres e/ou algarismos para cada palavra-passe (as palavras-passe distinguem as maiúsculas das minúsculas).
• Introduza sempre a mesma palavra-passe em "Confirmar palavra-passe" conforme introduziu em "Nova palavra-passe".
Concluída a introdução da
4
informação, fazer clique em [Submeter].
A palavra-passe introduzida é memorizada.
Definida a palavra-passe, desligue e volte a ligar a máquina.
Sendo pedida a introdução da palavra-passe, o utilizador deve introduzir "utilizador" em "Nome do utilizador" e um administrador deve introduzir "admin" em "Nome do utilizador". A palavra-passe respectiva deve ser introduzida em “Palavra-passe”. Para obter mais informações, fazer clique na [Ajuda] no canto superior direito da janela.
14
COMO USAR A FUNÇÃO DE
2
Este capítulo explica como usar a função de scanner da rede no painel de operações da máquina depois das definições terem sido configuradas na página da Web. A função de scanner da rede é usada para converter informação em papel, como fotografias ou documentos, em dados de imagem para transmissão por uma rede empresarial (Intranet) ou pela Internet para um servidor FTP ou computador. Ao transmitir uma imagem usando uma função de scanner de rede, o destinatário será especificado seleccionando um destinatário previamente memorizado no painel de operações.
Existem três métodos de transmissão de imagens:
1.A imagem digitalizada pode ser enviada para um directório específico num servidor FTP. (Digitalizar para FTP)
2.A imagem digitalizada pode ser enviada para um computador na rede. (Digitalizar para computador)
3.A imagem digitalizada pode ser enviada para um destinatário de correio electrónico. (Digitalizar para E-mail)
Nota
SCANNER DA REDE
Antes de se executar Digitalizar para Computador, deve instalar-se o software no CD-ROM incluído com o kit de expansão de rede (MX-NB10). (Para obter os procedimentos de instalação do software, consultar "Sharpdesk installation guide".)
15

A MÁQUINA

PAINEL DE OPERAÇÕES

(1)
01 02 03 04 05
06 07 08 09 10
11 12 13 14 15
16 17 18 19 20
21 22 23 24 25
(1) Teclas para a função de fax
(quando a máquina possui opção de fax)
Estas teclas são usadas no modo fax. Para obter mais informações, consultar o "Manual de utilizador (para fax)".
(2) Visor (página 18
)
Exibe o ecrã de base e o ecrã das definições da função.
SPEAKER
SHIFT
REDIAL/PAUSE
SPEED
SYMBOL
COMM.SETTING
SPACE/–
CÓPIA
IMPRIMIR
LER
FAX
(8)(7) (10)(9)
ONLINE DADOS
LINHA DADOS
ESTADO DO FAX
FUNÇÕES
ESPECIAIS
EXPOSIÇÃO
CÓPIA
MODO COR
LER
PROGRAMA
FAX
(7) Tecla [LER]
Premir esta tecla para alterar para o modo digitalizar. O ecrã inicial do modo digitalizar surgirá no ecrã.
(8) Teclas [SELECÇÃO DE MODO] (etapa 1 de
página 20
)
Use estas definições para alterar o modo de operação actual.
(3) Tecla [ANTERIOR]
Num ecrã de definição ou programação, esta tecla é usada para recuar para o ecrã anterior.
(4) Tecla [OK]
Esta tecla é usada para introduzir uma definição seleccionada com a seta ( ) ou outras teclas.
(5) Teclas numéricas
Usadas para introduzir endereços de destinatário, caracteres de procura endereço e valores numéricos para diversas definições. Para obter mais informações sobre a introdução de caracteres, consultar "
INTRODUZIR
CARACTERES" (página 32).
(6) Tecla [C]
Usadas para eliminar erros durante a introdução de endereços de destinatário, caracteres de procura de endereço e valores numéricos para diversas definições. Sempre a tecla for premida, um dígito é eliminado. A tecla é igualmente usada para cancelar um trabalho.
(9) Tecla [FUNÇÕES ESPECIAIS]
Esta tecla é utilizada para seleccionar uma função de transmissão especial, configurar definições de função e aceder às definições do sistema.
(10) Tecla [MODO COR] (página 27
)
Usar esta tecla para seleccionar "COR", "CINZENTO" ou "P e B" como modo de digitalização.
(11) Tecla [RESOLUÇÂO] (página 27
)
Usar esta tecla para seleccionar a resolução de digitalização.
(12) Tecla [ENDEREÇO] (página 22
)
Usar esta tecla para procurar os endereços de destino, em formato de e-mail no directório de endereços.
16
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE
(2) (3) (4) (5)
ABC DEF
ANTERIOR
ESCALAS R/A
SELECÇÃO PAPEL RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO
(11) (12) (13) (14) (15) (16) (18)(17)
ENDEREÇO ENDEREÇO
AUTO IMAGEM FORMATO DIFUSÃO
ORIGINAL:DIMENSÕES ORIGINAL:DIMENSÕES
SEPARAR
CÓPIA 2-FACES LEITURA DUPLEX LEITURA DUPLEX
OK
ACC. #-C
(13) Tecla [FORMATO] (página 28)
JKLGHI MNO
TUVPQRS WXYZ
READ-END
(18) Tecla [INICIAR] ( )
Ao enviar uma imagem para um ou mais destinatários usando Digitalizar para E-mail ou Digitalizar para FTP, a tecla [FORMATO] permite-lhe sobrepor temporariamente as definições de formato individuais (tipo ficheiro/ modo compressão) memorizados para cada destinatário e enviar a imagem para todos os destinatários usando um único formato de ficheiro.
(14) Tecla [ORIGINAL : DIMENSÕES] (página 26
)
Usada para definir o tamanho do original a ser transmitido.
(15) Tecla [LEITURA DUPLEX] (página 25
)
Premir esta tecla para usar a função de leitura duplex. (Quando o RSPF estiver instalado)
(6)
INTERRUPT
_
@.-
Usada nas seguintes situações: (1) Ao iniciar uma transmissão (2) Ao digitalizar um original (3) Ao configurar e gravar definições
Nota
• Quando a função Modo desligar automático estiver activada, todos os indicadores excepto a tecla [INICIAR] apagar-se-ão. Consultar o "Manual de operação (para informações gerais e fotocopiadora)", para obter informações sobre a função Desligar automático.
• Para obter informações sobre as teclas e indicadores usados na função de cópia e outras, consultar o "PAINEL DE OPERAÇÕES" no manual para cada função.
2
(16) Teclas de seta ( )
São usadas para seleccionar os itens e percorrer as páginas.
(17) Tecla [CA]
Usada para cancelar a operação de transmissão ou programação. Quando se premir a tecla durante uma operação de programação, a operação é cancelada e o visor retoma ao ecrã de base descrito na página 18
. A tecla é também usada para cancelar uma resolução, tamanho de papel, ou definição de função especial seleccionada durante a transmissão.
17
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE

MODO DIGITALIZAR (ECRÃ INICIAL)

O ecrã inicial do modo de digitalização é visualizado premindo-se a tecla [LER] no ecrã inicial do modo copiar, imprimir ou fax.
Nota
Se surgir um ecrã a pedir-lhe o tipo de ligação que está a usar depois de premir a tecla [LER], seleccionar "REDE" com a tecla [ ] ou [ ] e premir a tecla [OK].
Ecrã inicial do modo digitalizar
(1)
(2)
(3)
(4)
(5)
(1) Ecrã de mensagem
As mensagens surgem neste visor para indicar o estado actual da máquina.
(2) Ecrã de destinatário
Mostra o destinatário seleccionado. Existem quarto modos de transmissão do scanner: Digitalizar para E-mail, Digitalizar para FTP, Digitalizar para FTP (Hiperligação) e Digitalizar para computador. Mostra o destinatário e o modo de transmissão seleccionados.
(3) Ecrã do modo de cor
Mostra o modo de cor seleccionado para digitalizar.
(4) Ecrã do tipo de ficheiro
Mostra o ficheiro de dados de imagem a criar.
Pronta para ler.
XXXXX COR 150ppp PDF MÚLTIPLO A4
(6)
(7)
(8)
(5) Visualização do original (página 26
Este ecrã exibe um ícone a indicar o modo de digitalização original quando tiver sido colocado um original.
: Digitalização de uma face no SPF. : Vidro de exposição : Digitalização de 2 faces no SPF.
Surge também o tamanho do original
(6) Ecrã do modo de transmissão
Quando surge à direita do ícone, pode premir-se a tecla [ ] para mostrar uma lista dos destinatários actualmente seleccionados. Pode também eliminar-se um destinatário neste ecrã.
(7) Ecrã de resolução
Mostra a resolução de digitalização.
(8) Ecrã de criação de ficheiro
Mostra o método de criação do ficheiro seleccionado.
)
18
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE
ABC DEF
JKLGHI MNO
TUVPQRS WXYZ
@.-
_
READ-END
ACC. #-C
INTERRU
@
READ
ACC. #-C

MODO AUDITOR

O Modo auditor é usado para limitar a utilização de um modo de digitalização para validar contas (podem ser criadas, no máximo, 50 contas) e manter uma contagem das páginas transmitidas através de cada conta.
Usar o modo auditor
Quando o modo auditor é activado, surge o ecrã de introdução do número da conta. Introduzir o número da conta (número de identificação de cinco dígitos) conforme explicado em seguida, antes de efectuar uma operação de digitalização.
Digite o número de conta. CONTA #:-----
2
Introduzir o número de conta (cinco
1
dígitos) com as teclas numéricas.
Digite o número de conta. CONTA #: ---
• Conforme se introduz o número de conta, os hífens (-) alteram-se para asteriscos ( ). Se introduziu um dígito incorrecto, premir a tecla [C] e voltar a introduzir o digito correcto.
• Depois de introduzir um número de conta, surge o ecrã inicial do modo de digitalização (página 18
Nota
• Se introduzir um número de conta no modo copiar que está também programado para o modo digitalizar, pode alterar para o modo de digitalizar depois de concluir a operação e continuar com a operação de digitalizar sem ter de voltar a introduzir o seu número de conta. Se introduzir um número de conta para o modo copiar que não foi programado para o modo digitalizar, introduza o seu número de conta depois de premir a tecla [LER] para passar para o modo digitalizar.
• Quando "SEGUR.# CONTA" estiver activado nas definições do sistema (consulte o "Guia de definições de sistema"), surge durante 1 minuto a mensagem "Consulte o seu administrador para obter assistência." caso tenha sido introduzido um número de conta inválido três vezes seguidas. Durante este período não será possível utilizar a máquina.
).
Depois de usar o modo de
2
digitalização, prima a tecla [ACC.#-C] ().
19

ENVIAR UMA IMAGEM

LINHA DADOS
DADOS
ONLINE
FAX
LER
IMPRIMIR
LEITURA DUPLE LEITURA DUPLE
CÓPIA 2-FACES
AUTO IMAGEM FORMATO
DIFUSÃO
SEPARAR ORIGINAL:DIMENSÕES ORIGINAL:DIMENSÕES
ESC EN EN
EXPOSIÇÃO MODO COR PROGRAMA
SELECÇÃO PAPEL RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO
CÓPIA
LER FAX
S
ESCALAS R/A ENDEREÇO ENDEREÇO
EXPOSIÇÃO MODO COR PROGRAMA
SELECÇÃO PAPEL RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO
AUT FO DIF
ESCALAS R/A ENDEREÇO ENDEREÇO
L L
C
EL
AUTO IMAGEM FORMATO DIFUSÃO
SEPARAR ORIGINAL:DIMENSÕES ORIGINAL:DIMENSÕES
ESCALAS R/A ENDEREÇO ENDEREÇO
SELECÇÃO PAPEL RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO
AUTO IMAGEM
FORMATO DIFUSÃO
S ORIG ORIG

PROCEDIMENTO DE TRANSMISSÃO BÁSICO

Certificar-se de que a máquina está no
1
modo digitalizar.
Quando o indicador LER estiver aceso, a máquina está no modo digitalizar. Se o indicador não estiver aceso, premir a tecla [LER]. Se o modo auditoria tiver sido
activado na função digitalizar nas definições do sistema, surge uma mensagem a pedir para introduzir o número de conta ao passar-se para o modo digitalizar. Introduzir o número de conta (cinco dígitos) com as teclas numéricas. (Página 19
Colocar o(s) original(ais) na bandeja
2
)
do alimentador de originais ou no vidro de exposição.
Para obter informação detalhada sobre como colocar um original, consultar "4. FUNÇÕES DA COPIADORA" do "Manual de opração (para informações gerais e fotocopiadora)". Se estiver a usar o vidro de exposição para enviar diversas páginas, colocar a primeira página em primeiro lugar.
Se necessário, seleccionar o modo de
4
cor (página 27).
MODO DE COR
COR
CINZENTO P e B
Para regular o modo de cor, premir a tecla [MODO COR]. (Consultar "SELECCIONAR O MODO DE
COR" (página 27).)
Se necessário, seleccionar a definição
5
de resolução (página 27).
RESOLUÇÃO 100ppp
150ppp
200ppp 300ppp
A predefinição de origem é [150ppp].
Nota
Verificar o tamanho do original. Se o
3
Não é possível colocar os originais no alimentador de documentos e no vidro de exposição ao mesmo tempo e enviá-los numa única transmissão.
original tiver um tamanho diferente ou o tamanho não for detectado correctamente, premir a tecla [ORIGINAL : DIMENSÕES].
DIMENS ORIGINAL
AB
A3
B4 A4
Quando a tecla [ORIGINAL : DIMENSÕES] for premida, surge o ecrã de selecção do tamanho. Consultar "DEFINIR MANUALMENTE O TAMANHO
DA DIGITALIZAÇÃO" (página 26) para definir o
tamanho original.
Se necessário, seleccionar o formato
6
(página 28).
FORMATO
PDF
PDF G3
MÚLTIPLO
TODAS PÁGS 1FICH
A predefinição de origem é [PDF].
Nota
Premir a tecla [ENDEREÇO].
7
• Pode memorizar-se informação sobre o destinatário na página Web.
• O nome do remetente é normalmente definido para o nome memorizado em "Endereço e-mail de resposta" em "Configuração SMTP" na página da Web.
SELECÇÃO DE DESTINO
LIVRO DE ENDEREÇ.
INTR. ENDEREÇO PROCURA ENDEREÇO
20
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE
_
_
@.-
_
READ-END
Seleccionar o método de selecção do
8
destinatário (página 22).
Seleccionar um dos seguintes três métodos de selecção de destinatário:
"LIVRO DE ENDEREÇ." (página 22
Selecciona um dos destinatários memorizados directamente a partir do painel de operações.
"INTR. ENDEREÇO" (página 23
Introduzir directamente o endereço de e-mail. (Apenas para Digitalizar para E-mail)
"PROCURA ENDEREÇO" (página 24
Acede uma base de dados na Internet ou na sua Intranet e procura um endereço de e-mail do destinatário. Durante uma procura global de endereços, pode introduzir-se diversos endereços de modo a efectuar uma transmissão.
Concluída a procura do destinatário, voltará ao seguinte ecrã inicial.
)
)
)
Pronta para ler.
XXXXX COR 150ppp PDF MÚLTIPLO A4
Usar o SPF
Premir a tecla [INICIAR] ( ).
9
Usar o vidro de exposição
Premir a tecla [INICIAR] ( ).
9
A ler P-xxx
XXXXX COR 150ppp PDF MÚLTIPLO A4
Inicia-se a digitalização.
Se tiver outra página para digitalizar, altere
10
as páginas e prima a tecla [INICIAR] ( ).
[INICIAR]:CONTINUAR [#]:TERMINAR
COR 150ppp PDF MÚLTIPLO A4
• Repita esta sequência até todas as páginas terem sido digitalizadas.
Pode alterar o modo de cor e a definição de resolução para cada página, conforme necessário. (página 27
Se não for efectuada nenhuma acção durante um minuto (a tecla [INICIAR] ( ) não será premida), a digitalização termina automaticamente e a transmissão é iniciada.
2
)
A ler P-xxx
XXXXX COR 150ppp PDF MÚLTIPLO A4
Inicia-se a digitalização.
Quando a página original final tiver sido
11
digitalizada, prima a tecla [TERMINAR] ( ).
[INICIAR]:CONTINUAR [#]:TERMINAR
COR 150ppp PDF MÚLTIPLO A4
Se a digitalização for concluída normalmente, surge por momentos o ecrã seguinte e o ecrã volta ao ecrã inicial.
Completo.
XXXXX COR 150ppp PDF MÚLTIPLO
Abrir o SPF e remover o documento. Quando o original é removido ou é premida alguma tecla, o visor retoma a visualização base.
A4
Nota
• Cancelar a transmissão.
Para cancelar a transmissão enquanto surge "A ler" ou antes de se premir a tecla , prima a tecla [C] ou [CA].
• Se a energia for desligada ou ocorrer uma falha na corrente durante a digitalização de um documento no SPF, a máquina pára e pode ocorrer um bloqueio do papel. Depois de recuperada a energia, remover o original bloqueado conforme explicado em "RESOLVER BLOQUEIOS DE PAPEL" em "2. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E MANUTENÇÃO" no "Manual de operação (para informações gerais e fotocopiadora)".
• Ao efectuar uma transmissão Digitalizar para E-mail, é necessário considerar os seguintes aspectos: Ter cuidado para não enviar ficheiros de dados de imagem demasiado grandes. O seu administrador do sistema do servidor de correio pode ter estipulado um limite na quantidade de informação que pode ser enviada numa transmissão de e-mail. Se este limite for excedido, o e-mail pode não ser entregue ao destinatário. Mesmo que não haja limite e o seu e-mail seja recebido, um ficheiro de dados muito grande pode demorar bastante tempo a ser recebido e pesar na rede do destinatário, dependendo do ambiente de rede (Internet) utilizada pelo destinatário. Se forem enviados grandes ficheiros de imagem, o peso que trará à rede poderá diminuir a velocidade de outras, transmissões de dados não relacionadas. Em alguns casos poderá mesmo provocar a queda do servidor de correio ou da rede. Em casos em que precisa enviar um ficheiro grande ou diversas imagens, tente reduzir a resolução ou o tamanho da imagem digitalizada.
21
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE
ESCALAS R/A ENDEREÇO ENDEREÇO
SELECÇÃO PAPEL RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO
AUTO IMAGEM
FORMATO DIFUSÃO
S ORIG ORIG
GHI
PQRS
ANTERIOR
OK
PQ
ACC
@
READ
ACC. #-C

SELECCIONAR UM DESTINATÁRIO (USANDO A TECLA [ENDEREÇO])

Pode seleccionar-se um destinatário usando um dos três métodos seguintes: Seleccionando a partir de "LIVRO DE ENDEREÇ.", usando "INTR. ENDEREÇO", ou "PROCURA ENDEREÇO".
"LIVRO DE ENDEREÇ."
Efectuar as etapas 1 a 6 de
1
"PROCEDIMENTO DE TRANSMISSÃO BÁSICO" (página 20).
Premir a tecla [ENDEREÇO].
2
SELECÇÃO DE DESTINO
LIVRO DE ENDEREÇ.
INTR. ENDEREÇO PROCURA ENDEREÇO
Surge o ecrã de selecção de endereço
Premir a tecla [OK].
3
UTIL.
PPD
SALES [#]:LISTA DETALHE [ ]:DECISÃO
Alterar os separadores conforme
4
necessário usando a tecla [ ] ou [ ] e seleccionar o destinatário pretendido com a tecla [ ] ou [ ].
UTIL.
PPD
SALES SUPPORT [ ]:DECISÃO
• O separador [UTIL.] altera-se conforme se segue, sempre que premir a tecla [ ]: [UTIL.] [UVWXYZ][USER][ABCD]... Para recuar nos separadores, premir a tecla [ ].
• Pode alternar entre a informação sobre o destinatário seleccionado e a lista de destinatário, premindo a tecla .
[ABCD][EFGHI][JKLMN][OPQRST]
Premir a tecla .
5
Surge uma marca de verificação no destinatário seleccionado. Para cancelar a selecção, premir novamente a tecla para remover a marca de verificação. Para seleccionar diversos destinatários, repetir as etapas 4 e 5.
Premir a tecla [OK].
6
OK
Para a transmissão de Digitalizar para FTP ou Digitalizar para computador, só é possível seleccionar um destinatário.
Continue a partir da etapa 9 de
7
Pode seleccionar-se diversos destinatários para uma transmissão de Digitalizar para E-mail. (Máximo de 20.)
"PROCEDIMENTO DE TRANSMISSÃO BÁSICO" (página 21).
8
Nota
Cancelar a transmissão.
• Para cancelar a transmissão enquanto surge "Ler" ou antes de se premir a tecla
, prima a tecla [C] ou [CA].
• Se a energia for desligada ou ocorrer uma falha na corrente durante a digitalização de um documento no SPF, a máquina pára e pode ocorrer um bloqueio do papel. Depois de recuperada a energia, remova o documento conforme explicado em "ORIGINAL BLOQUEADO NO SPF" no "Manual de operação (para informações gerais e fotocopiadora)".
22
"INTR. ENDEREÇO"
ESCALAS R/A ENDEREÇO ENDEREÇO
SELECÇÃO PAPEL RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO
AUTO IMAGEM
FORMATO DIFUSÃO
S ORIG ORIG
PQ
ACC
GHI
PQRS
ANTERIOR
OK
ABC DEF
JKLGHI MNO
TUVPQRS WXYZ
@.-
_
READ-END
ACC. #-C
INTERRU
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE
Efectuar as etapas 1 a 6 de
1
"PROCEDIMENTO DE TRANSMISSÃO BÁSICO" (página 20).
Premir a tecla [ENDEREÇO].
2
SELECÇÃO DE DESTINO
LIVRO DE ENDEREÇ.
INTR. ENDEREÇO PROCURA ENDEREÇO
Surge o ecrã de selecção de endereço
Seleccionar "INTR. ENDEREÇO" com
3
a tecla [ ].
SELECÇÃO DE DESTINO LIVRO DE ENDEREÇ.
INTR. ENDEREÇO
PROCURA ENDEREÇO
Introduza os endereços do
5
destinatário.
Para introduzir os caracteres, consultar "INTRODUZIR
CARACTERES" (página 32).
Se fizer algum erro, premir a tecla [C] para corrigir o erro.
Premir a tecla [OK].
6
OK
Pronta para ler.
ppdl@sharp.corp COR 150ppp PDF MÚLTIPLO
Surge o ecrã de base.
Para introduzir outro endereço, repetir
7
as etapas de 2 até 6.
Pode seleccionar-se diversos destinatários para uma transmissão de Digitalizar para E-mail. (Máximo de
20.)
A4
2
Premir a tecla [OK].
4
Surge o ecrã de introdução do endereço de e-mail.
8
INTR. ENDEREÇO
9 10
[NUMÉRICO]:ENTRADA
Continue a partir da etapa 9 de "PROCEDIMENTO DE TRANSMISSÃO BÁSICO" (página 21).
23
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE
ESCALAS R/A ENDEREÇO ENDEREÇO
SELECÇÃO PAPEL RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO
AUTO IMAGEM
FORMATO DIFUSÃO
S ORIG ORIG
PQ
ACC
GHI
PQRS
ANTERIOR
OK
ABC DEF
JKLGHI MNO
TUVPQRS WXYZ
@.-
_
READ-END
ACC. #-C
INTERRU
PQ
ACC
Procura "PROCURA ENDEREÇO"
Efectuar as etapas 1 a 6 de
1
"PROCEDIMENTO DE TRANSMISSÃO BÁSICO" (página 20).
Premir a tecla [ENDEREÇO].
2
SELECÇÃO DE DESTINO
LIVRO DE ENDEREÇ.
INTR. ENDEREÇO PROCURA ENDEREÇO
Seleccionar "PROCURA ENDEREÇO"
3
com a tecla [ ].
SELECÇÃO DE DESTINO LIVRO DE ENDEREÇ. INTR. ENDEREÇO
PROCURA ENDEREÇO
Premir a tecla [OK].
6
OK
RESULTADO PROCURA
Tanaka a
Tanaka b Tanaka c
Surgem os resultados da procura.
Seleccionar o destinatário pretendido
7
com a tecla [ ] ou [ ].
Tanaka d
RESULTADO PROCURA Tanaka a Tanaka b
Tanaka c
Tanaka d
Premir a tecla [OK].
8
Premir a tecla [OK].
4
PROCURA ENDEREÇO _
Surge o ecrã de PROCURA ENDEREÇO
Introduzir os caracteres para a
5
procura.
[NUMÉRICO]:ENTRADA
Para introduzir os caracteres, consultar "INTRODUZIR
CARACTERES" (página 32).
Se fizer algum erro, premir a tecla [C] para corrigir o erro.
OK
Pronta para ler.
Tanaka c COR 150ppp PDF MÚLTIPLO
Surge o ecrã de base.
Para efectuar outra procura, repetir as
9
etapas de 2 até 8.
Pode seleccionar-se diversos destinatários para uma transmissão de Digitalizar para E-mail. (Máximo de
20.)
Continue a partir da etapa 9 de
10
"PROCEDIMENTO DE TRANSMISSÃO BÁSICO" (página 21
A4
).
24
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE
LINHA
DADOS
DADOS
ONLINE
FAX
LER
IMPRIMIR
LEITURA DUPLE LEITURA DUPLE
CÓPIA 2-FACES
AUTO IMAGEM FORMATO
DIFUSÃO
SEPARAR ORIGINAL:DIMENSÕES ORIGINAL:DIMENSÕES
LEITURA DUPLEX LEITURA DUPLEX
CÓPIA 2-FACES
SEPARAR ORIGINAL:DIMENSÕES ORIGINAL:DIMENSÕES
PQ
ACC
GHI
PQRS
ANTERIOR
OK

TRANSMITIR UM ORIGINAL DE DUAS FACES

Seguir estas etapas para transmitir automaticamente um original de duas faces. (Esta opção é possível em modelos que possuem um RSPF instalado.)
Nota
Não usar um original que não possua um tamanho standard (A3, B4, A4, A4R, B5, B5R, A5, 11" x 17", 8-1/2" x 14", 8-1/2" x 11", 8-1/2" x 11"R, ou 5-1/2" x 8-1/2"). Caso contrário poderá surgir um erro de digitalização ou de corte na imagem.
Certificar-se de que a máquina está no
1
modo digitalizar.
Quando o indicador LER estiver aceso, a máquina está no modo digitalizar. Se o indicador não estiver aceso, premir a tecla [LER]. Se o modo auditoria tiver sido activado na função digitalizar nas definições do sistema, surge
uma mensagem a pedir para introduzir o número de conta ao passar-se para o modo digitalizar. Introduzir o número de conta (cinco dígitos) com as teclas numéricas. (Página 19
Colocar o(s) original(ais) na bandeja
2
)
do alimentador de papel.
Para obter mais informações sobre como colocar um documento, consultar "4. FUNÇÕES DA COPIADORA" no "Manual de operação (para informações gerais e fotocopiadora)".
Verificar o tamanho do original.
3
DIMENS ORIGINAL
AB
A3
B4 A4
Seleccionar "2-FACES" com a tecla
5
[] ou [].
LEITURA DUPLEX 1-FACE
2-FACES
Premir a tecla [OK].
6
Surge o ecrã de selecção do tipo de original em duplex.
Seleccionar panfleto ou bloco para o tipo
7
de original duplex com a tecla [ ] ou [ ].
ESTILO DUPLEX PANFLETO
2
Premir a tecla [ORIGINAL : DIMENSÕES] para abrir o ecrã de selecção do tamanho do original. Consultar "DEFINIR
MANUALMENTE O TAMANHO DA DIGITALIZAÇÃO" (página 26) para definir o tamanho original.
4
Surge o ecrã de selecção do modo duplex.
Premir a tecla [LEITURA DUPLEX].
LEITURA DUPLEX
1-FACE
2-FACES
Nota
Não é possível a digitalização de 2 faces quando se define "MODO DE COR" em "COR" ou "CINZENTO".
• Folheto e blocos Originais de duas faces unidos lateralmente são folhetos e originais de duas faces ligadas pela parte superior são livros.
Concluída a transmissão o modo de digitalização de duas faces é desactivado. O modo de digitalização de duas faces pode também ser cancelado, premindo-se a tecla [CA].
A digitalização de duas faces é possível apenas quando se utiliza um SPF. Não é possível efectuar digitalização automática das duas faces quando se usa o vidro de exposição.
• Não é possível digitalizar em duas faces os originais maiores que A3 (11" x 17").
• Para cancelar uma digitalização de duas faces, seleccionar "1-FACE" na etapa 5 e, depois, premir a tecla [OK].
Premir a tecla [OK].
8
OK
Regressará ao ecrã inicial e surge o ícone de leitura duplex.
Continue a partir da etapa 4 de "PROCEDIMENTO
9
DE TRANSMISSÃO BÁSICO" (página 20).
10
PANFLETO BLOCO
25
VERIFICAR O TAMANHO DE UM
LEITURA DUPLE LEITURA DUPLE
CÓPIA 2-FACES
AUTO IMAGEM FORMATO
DIFUSÃO
SEPARAR ORIGINAL:DIMENSÕES ORIGINAL:DIMENSÕES
PQ
ACC
GHI
PQRS
ANTERIOR
OK
ORIGINAL COLOCADO
Quando um original de tamanho normal* é colocado na bandeja do alimentador de documentos ou no vidro de exposição, o tamanho original é detectado automaticamente (função de detecção do original automático) e visualizado na visualização do original. Certificar-se de que o tamanho foi detectado correctamente. (1) Quando é colocado um original, surge um ícone a indicar o modo de digitalização
do original.
: Digitalização de uma face no SPF : Digitalizar a partir do vidro de exposição
: Digitalização de duas faces a partir de SPF (2) O tamanho original é visualizado. Se for colocado um original com tamanho diferente do habitual ou se pretender alterar o tamanho de digitalização, deve seguir as etapas seguintes de modo a definir manualmente o tamanho de digitalização do original.
Nota
* Tamanhos normais:
Os tamanhos seguintes são normais: A3, B4, A4, A4R, B5, B5R, A5 (11" x 17", 8-1/2" x 14", 8-1/2" x 11", 8-1/2" x 11"R, 5-1/2" x 8-1/2"). Se for colocado um original de tamanho fora do comum (incluindo um tamanho especial), pode surgir um tamanho normal aproximado ao tamanho original, ou o tamanho original não é visualizado.
Pronta para ler.
XXXXX COR 150ppp PDF MÚLTIPLO A4
(2)(1)

MEMORIZAR DEFINIÇÕES DE DIGITALIZAÇÃO

Podem ser memorizados conjuntos de definições de digitalização (tamanho da digitalização, modo de cores, resolução, tipo de ficheiro, etc.) para serem usados em várias aplicações do scanner.

DEFINIR MANUALMENTE O TAMANHO DA DIGITALIZAÇÃO

Se colocar um original que não tem um tamanho padrão, ou se o tamanho original não for detectado correctamente, premir a tecla [TAMANHO DO ORIGINAL] e definir manualmente o tamanho do original. Efectue as etapas seguintes depois de colocar o documento na bandeja de alimentação do documento ou no vidro de exposição.
Premir a tecla [ORIGINAL : DIMENSÕES].
1
DIMENS ORIGINAL
AB
A3
B4
Surge o ecrã de selecção do tamanho original.
Seleccionar o tamanho original com a
2
tecla [ ] ou [ ].
A4
DIMENS ORIGINAL
AB A3
B4
O tamanho do original seleccionado é destacado.
A4
Para seleccionar um tamanho em polegadas, premir a tecla [ ] e avançar para a etapa 4.
DIMENS ORIGINAL
POLEGADA
11x17
1
2
8 x14
1
2
Premindo-se a tecla [ ], surge o ecrã de selecção do tamanho original para tamanhos em polegadas.
Premir a tecla [OK].
3
8 x11
O ecrã retornará ao ecrã inicial e o tamanho de original seleccionado surgirá na visualização do original.
26
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE
ESC EN EN
EXPOSIÇÃO MODO COR PROGRAMA
SELECÇÃO PAPEL RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO
CÓPIA
LER FAX
S
PQ
ACC
GHI
PQRS
ANTERIOR
OK
ESCALAS R/A ENDEREÇO ENDEREÇO
EXPOSIÇÃO MODO COR PROGRAMA
SELECÇÃO PAPEL RESOLUÇÃO RESOLUÇÃO
AUT FO DIF
PQ
ACC
Seleccionar um tamanho de original em polegadas
Premir a tecla [OK].
5
Seleccionar o tamanho original com a
4
tecla [ ] ou [ ].
DIMENS ORIGINAL
POLEGADA
11x17
1
2
8 x14
1
2
8 x11
Para regressar à selecção dos tamanhos de originais AB, premir a tecla [ ] e retomar a etapa 2.
Nota
OK
Para cancelar uma definição manual do tamanho de um original, premir a tecla [CA]. Se não for possível seleccionar o tamanho real do original, seleccionar um tamanho maior do que o real. Se for seleccionado um tamanho menos, parte do original não será transmitido.
O ecrã retornará ao ecrã inicial e o tamanho de original seleccionado surgirá na visualização do original.

SELECCIONAR O MODO DE COR

Depois de colocar o original, pode seleccionar um modo de cor adequado para o tipo de original. Colocar o original na bandeja do alimentador de documentos ou no vidro de exposição (etapas 1 a 3 na página 20 A predefinição de origem para o modo de cor é "COR". De modo a alterar o modo de cor, seguir estas etapas:
Premir a tecla [MODO COR].
1
COR : Seleccionar este modo para obter
CINZENTO: Seleccionar este modo para um fotografia
MODO DE COR
COR
P e B : Seleccionar este modo quando pretende
CINZENTO P e B
) e, depois, seguir as etapas seguintes.
originais com cor.
a preto e branco ou quando for necessária uma imagem monocromática.
digitalizar uma foto monocromática ou quando pretender tornar o texto mais claro.
2
Surge o ecrã de selecção do modo de cor.
Seleccionar o modo de cor com a
2
tecla [ ] ou [ ].
Premir a tecla [OK].
3
Regressará ao ecrã inicial e o modo seleccionado surgirá na visualização do modo de cor.
MODO DE COR COR
CINZENTO
Não é possível a digitalização de duas faces quando se define "MODO DE COR" em "COR" ou "CINZENTO".
O modo seleccionado é destacado.
P e B
Nota

SELECCIONAR A RESOLUÇÃO

Pode seleccionar-se a resolução de digitalização. Depois de seleccionar um modo de digitalização e colocar o original (etapas 1 a 3 na página 20 A predefinição de origem para a resolução é "150dpi" (Modo e-mail/FTP). Se precisar alterar a resolução, efectuar o procedimento seguinte.
Premir a tecla [RESOLUÇÃO].
1
RESOLUÇÃO 100ppp
150ppp
200ppp
Surge o ecrã de selecção da resolução.
300ppp
), efectue o procedimento seguinte.
Seleccionar a resolução pretendida
2
com a tecla [ ] ou [ ].
A resolução seleccionada é destacada.
RESOLUÇÃO 100ppp 150ppp 200ppp
300ppp
27
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE
GHI
PQRS
ANTERIOR
OK
ESCALAS R/A ENDEREÇO ENDEREÇO
L L
C
AUTO IMAGEM FORMATO DIFUSÃO
SEPARAR ORIGINAL:DIMENSÕES ORIGINAL:DIMENSÕES
PQ
ACC
GHI
PQRS
ANTERIOR
OK
Premir a tecla [OK].
3
Nota
Regressará ao ecrã inicial e a resolução seleccionada surgirá na visualização da resolução.
Resolução
A definição de resolução predefinida é 150 dpi. Para documentos de texto padrão, uma resolução de 200 dpi ou 300 dpi produz dados de imagem suficientemente legíveis. (Uma resolução de 200 dpi corresponde à definição "FINO" geralmente usada no modo fax. Por conseguinte, a definição 600 dpi deve ser usada apenas em casos onde é necessário uma imagem de elevada nitidez, por exemplo um original que inclui fotografias e ilustrações.
Quando se digitaliza um original numa resolução máxima de (600 dpi), a quantidade de memória disponível, o tamanho original, o modo de cor e outras condições de definição podem causar uma alteração na resolução. Para obter informações sobre as condições de definição, consultar "RESOLUÇÃO MÁXIMA" (página 36)

SELECCIONAR O FORMATO DE FICHEIRO

Depois de seleccionar um modo de digitalização e colocar o original (etapas 1 a 3 na página 20), efectue o procedimento seguinte. As predefinições de origem são "PDF" para o tipo de ficheiro e "MÚLTIPLO" para o método de criação de ficheiro (diversas imagens digitalizadas combinadas num ficheiro). Se precisar alterar o formato de ficheiro, efectuar o procedimento seguinte.
.
Premir a tecla [FORMATO].
1
FORMATO
PDF
PDF G3
Surge o ecrã de selecção do formato.
Seleccionar o tipo de ficheiro com a
2
tecla [ ] ou [ ].
TODAS PÁGS 1FICH
MÚLTIPLO
FORMATO PDF
PDF G3
O tipo de ficheiro seleccionado é destacado.
Para definir o método de criação de ficheiro, premir a tecla [] ou [].
MÚLTIPLO
TODAS PÁGS 1FICH
FORMATO PDF
PDF G3 SIMPLES
1PÁG 1FICH
Quando for seleccionado "SIMPLES", é criada um ficheiro de um página para a imagem digitalizada. Quando se selecciona "MÚLTIPLO", todas as imagens digitalizadas podem ser combinadas num único ficheiro, ou pode ser criado um ficheiro para cada página (páginas 2 a 6).
Premir a tecla [OK].
3
Regressará ao ecrã inicial e o formato seleccionado surgirá no visor do tipo de ficheiro e método de criação de ficheiro.
Nota
• Quando o tipo de ficheiro é definido para "JPEG", o método de criação de ficheiro será definido apenas para "SIMPLES".
• Para abrir a imagem digitalizada sem utilizar o programa de software inserido no CD-ROM, o destinatário deve ter um programa de visualização que consiga abrir o formato da imagem (tipo de ficheiro) seleccionado, conforme indicado anteriormente. Se o destinatário não conseguir abrir a imagem, tente enviar a imagem num formato diferente.
28
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE
EXPOSIÇÃO MODO COR
SELECÇÃO RESOLUÇ
CÓPIA
LER
LINHA DADOS
DADOS
ONLINE
FUNÇÕES
ESPECIAIS
PQ
ACC
GHI
PQRS
ANTERIOR
OK
EXPOSIÇÃO MODO COR
SELECÇÃO RESOLUÇ
CÓPIA
LER
LINHA DADOS
DADOS
ONLINE
FUNÇÕES
ESPECIAIS
PQ
ACC

REGULAR O LIMIAR DO VALOR

Ao digitalizar no modo preto e branco, pode regular o limiar do valor. À medida que o limiar do valor for aumentado, o preto fica mais forte. À medida que o limiar do valor for diminuído, o preto fica esbatido. Seleccionar o modo de digitalização, colocar o original (etapas 1 a 3 na página 20), e, em seguida, seguir o procedimento seguinte. A predefinição de origem para o limiar do valor é "128". De modo a alterar o limiar do valor, seguir estas etapas:
Nota
Premir a tecla [FUNÇÕES ESPECIAIS]
1
O limiar do valor pode ser seleccionado quando se definir o modo de cor em "P/B". (Página 27)
no modo digitalizar.
Efectuar esta operação a partir do ecrã inicial do modo digitalizar. Quando se premir a tecla [FUNÇÕES ESPECIAIS], surge o menu da função especial. (Para seleccionar um modo de digitalização, consultar etapa 1 na página 20
Seleccionar "LIMIAR P/B" com a tecla
2
.)
[ ] ou [ ].
FUNÇÁO ESPECIAL
LIMIAR P/B
AJUSTE EXPOSIÇÃO
FONTE DE LUZ ÁREA VAZIA
Seleccionar o LIMIAR DO valor
4
pretendido com a tecla [ ] ou [ ].
LIMIAR P/B
128 (1~254)
A predefinição é "128". O branco fica mais forte à medida que o valor visualizado se aproximar de "1". O preto fica mais forte à medida que o valor visualizado se aproximar de "254".
Premir a tecla [OK].
5
OK
O valor definido é memorizado e retomará ao ecrã inicial.
2
Premir a tecla [OK].
3

AJUSTAR A EXPOSIÇÃO DE DIGITALIZAÇÃO

A exposição para uma imagem pode ser ajustada quando se digitalizar em modo de cor ou em modo cinzento. Quanto maior o valor, mais escura será a imagem. Seleccionar o modo de digitalização, colocar o original (etapas 1 a 3 na página 20), e, em seguida, seguir o procedimento seguinte. Por definição, a exposição de digitalização encontra-se definida em “3”.
1
Premir a tecla [FUNÇÕES ESPECIAIS] no modo digitalizar.
Efectuar esta operação a partir do ecrã inicial do modo digitalizar. Quando se premir a tecla [FUNÇÕES ESPECIAIS], surge o menu da função especial. (Para seleccionar um modo de digitalização, consultar etapa 1 na página 20
.)
Seleccionar "AJUSTE EXPOSIÇÃO"
2
com a tecla [ ] ou [ ].
FUNÇÃO ESPECIAL LIMIAR P/B
AJUSTE EXPOSIÇÃO
FONTE DE LUZ ÁREA VAZIA
29
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE
GHI
PQRS
ANTERIOR
OK
EXPOSIÇÃO MODO COR
SELECÇÃO RESOLUÇ
CÓPIA
LER
LINHA DADOS
DADOS
ONLINE
FUNÇÕES
ESPECIAIS
PQ
ACC
GHI
PQRS
ANTERIOR
OK
Premir a tecla [OK].
3
Ajuste a exposição de digitalização
4
Premir a tecla [OK].
5
OK
usando a tecla [ ] ou [ ].
AJUSTE EXPOSIÇÃO
3
(1 5)
Nota
A exposição de digitalização pode ser ajustada apenas quando o "MODO DE COR" estiver definido para "COR" ou "CINZENTO". (Página 27
)

DEFINIR A COR DA FONTE DE LUZ

O valor definido é memorizado e retomará ao ecrã inicial.
Ao digitalizar no modo a preto e branco, pode definir a cor da fonte de luz. Por exemplo, se não pretender digitalizar as pertes vermelhas de um original, deve definir a cor da fonte de luz para "VERMELHO". ("BRANCO" fará com que todas as cores sejam digitalizadas.) Seleccionar o modo de digitalização, colocar o original (etapas 1 a 3 na página 20), e, em seguida, seguir o procedimento seguinte. A predefinição de origem para a cor da fonte de luz é "BRANCO". Se precisar alterar a cor da fonte de luz, efectuar o procedimento seguinte.
Nota
Premir a tecla [FUNÇÕES ESPECIAIS]
1
A cor da fonte de luz pode ser seleccionada quando se definir o modo de cor em "P e B". (Página 27)
Premir a tecla [OK].
3
no modo digitalizar.
Efectuar esta operação a partir do ecrã inicial do modo digitalizar. Quando se premir a tecla [FUNÇÕES ESPECIAIS], surge
o menu da função especial. (Para seleccionar um modo de digitalização, consultar etapa 1 na página 20
.)
Seleccionar a cor da fonte de luz
4
pretendida com a tecla [ ] ou [ ].
Seleccionar "FONTE DE LUZ" com a
2
tecla [ ] ou [ ].
FONTE DE LUZ
BRANCO
FUNÇÃO ESPECIAL LIMIAR P/B
AJUSTE EXPOSIÇÃO
VERMELHO VERDE AZUL
FONTE DE LUZ ÁREA VAZIA
Premir a tecla [OK].
5
30
OK
A definição é memorizada e regressará ao ecrã inicial.
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE
EXPOSIÇÃO MODO COR
SELECÇÃO RESOLUÇ
CÓPIA
LER
LINHA DADOS
DADOS
ONLINE
FUNÇÕES
ESPECIAIS
PQ
ACC
GHI
PQRS
ANTERIOR
OK

ACTIVAR AS MARGENS DE DIGITALIZAÇÃO (ÁREA VAZIA)

Quando esta função está activada, as margens (as áreas vazias não são digitalizadas) são criadas em redor das extremidades da área de digitalização máxima da máquina. Seleccionar o modo de digitalização, colocar o original (etapas 1 a 3 na página 20), e, em seguida, seguir o procedimento seguinte. A predefinição de origem para a área vazia está "DESLIGADA" (Desactivada). Se precisar alterar a definição de área vazia, efectuar o procedimento seguinte. Área vazia: 2,5 mm (7/64") das extremidades superior e inferior
3,0 mm (1/8") das extremidades direita e esquerda
Premir a tecla [FUNÇÕES ESPECIAIS]
1
no modo digitalizar.
Efectuar esta operação a partir
do ecrã inicial do modo
digitalizar.
Quando se premir a tecla
[FUNÇÕES ESPECIAIS], surge
o menu da função especial. (Para seleccionar um modo de digitalização, consultar etapa 1 na página 20
Seleccionar "ÁREA VAZIA" com a
2
.)
tecla [ ] ou [ ].
FUNÇÁO ESPECIAL LIMIAR P/B
AJUSTE EXPOSIÇÃO
FONTE DE LUZ
ÁREA VAZIA
Premir a tecla [OK].
3
Seleccionar "LIGADA" ou
4
"DESLIGADA" com a tecla [ ] ou [ ].
ÁREA VAZIA
LIGADA
DESLIGADA
Premir a tecla [OK].
5
OK
A definição é memorizada e regressará ao ecrã inicial.
2
31
COMO USAR A FUNÇÃO DE SCANNER DA REDE

ORIENTAÇÃO DE IMAGEM E ORIENTAÇÃO DE COLOCAÇÃO DE ORIGINAIS PADRÃO

Ao utilizar o vidro de exposição, o original deve ser colocado virado para baixo no canto mais à esquerda do vidro com a extremidade superior do original na extremidade esquerda do vzidro. Quando utilizar o SPF, o original deve ser colocado virado para cima no meio da bandeja do alimentador de originais, com o topo do original para a direita.
Vidro de exposição SPF
Os originais de comprimento horizontal do tamanho A3, B4, 11" x 17", or 8-1/2" x 14" podem ser colocados apenas conforme indicado em baixo. Por esta razão, a imagem digitalizada será rodada em 90º quando for visualizada num computador.
Vidro de exposição SPF
Resultado da
digitalização
Resultado da
digitalização

INTRODUZIR CARACTERES

Os caracteres são introduzidos usando o teclado numérico no painel de operações. As letras introduzidas em cada tecla numérica são visualizadas em seguida.
Os caracteres podem ser introduzidos
Nota
ABC DEF
JKLGHI MNO
TUVPQRS WXYZ
_
@.-
READ-ENDACC.#-C
Para introduzir dois caracteres seguidos que exigem a mesma tecla, prima a tecla [ ] para deslocar o cursor depois de introduzir o primeiro caracter. Exemplo: Introduzindo "ab" (ao digitar um endereço de e-mail)
Premir uma vez a tecla [2], premir a tecla [ ] uma vez para deslocar o cursor e prima a tecla [2] duas vezes.
Tecla
1 11Espaço 2 a b c 2ABC ABC2a b c 3 def 3DEF DEF3def 4 ghi 4GHI GHI 4ghi 5 j kI 5JKL JKL5j kl 6 mno6MNO MNO6mno 7 pqr s7PQRS PQRS7pqr s 8 tuv8TUV TUV8tuv 9 wx y z 9 WXYZ WXYZ9wxy z
0 00 # @.-_ #@.-_/!"$%&'()+,:;=>?[]{} *
Introduzir directamente um
endereço de e-mail
_-.@ * } {][?>=;:,+)('&%$"!/_-.@#
Procurar um endereço num
servidor LDAP
32

DEFINIÇÕES DE SISTEMA

3
As definições do sistema permitem que o administrador da máquina active e desactive as funções que se adeqúem às necessidades do espaço de trabalho. Este capítulo explica as definições de sistema para as funções de scanner de rede. Para obter as definições do sistema para utilização geral da máquina, consultar o "Guia de definições do sistema". Para aceder às definições do sistema, deve introduzir-se a palavra-passe do administrador.
Para obter a palavra-passe inicial do administrador, consultar "PROGRAMAÇÃO DA PALAVRA-PASSE DO ADMINISTRADOR" no "Guia de definições do sistema".

LISTA DE DEFINIÇÕES DO SISTEMA

As definições do sistema para as funções de rede e impressão são exibidas no quadro seguinte. As predefinições estão indicadas a negrito.
Modo Definições de Sistema Definições Explicação
SCANNER DESACTIVAR USB SIM, NÃO Seleccionar se a digitalização
a partir de um computador ou da máquina é ou não desactivada quando usada uma ligação por USB. Quando se selecciona "SIM" a opção é seleccionada, e a digitalização usando USB é desactivada.
NOVA PRÉ-DEF MODO DE COR Usada para alterar as
FORMATO RESOLUÇÃO
predefinições do modo de cor, formato e resolução. (Para obter mais informações, consultar
"MEMORIZAR DEFINIÇÕES DE DIGITALIZAÇÃO" (página
26).)
33

UTILIZAR AS DEFINIÇÕES DO SISTEMA

EXPOSIÇÃO MODO COR
SELECÇÃO RESOLUÇ
CÓPIA
LER
LINHA DADOS
DADOS
ONLINE
FUNÇÕES
ESPECIAIS
PQ
ACC
GHI
PQRS
ANTERIOR
OK
ABC DEF
JKLGHI MNO
TUVPQRS WXYZ
@.-
_
READ-END
ACC. #-C
INTERRU
Premir a tecla [FUNÇÕES ESPECIAIS].
1
Surge o ecrã da função especial.
Seleccionar "DEF. DE SISTEMA" com
2
a tecla [ ] ou [ ].
FUNÇÕES ESPECIAIS DEF DIMENS PAPEL CONTRASTE VISOR CONTAGEM TOTAL DEF. DE SISTEMA
Premir a tecla [OK].
3
Digite a senha de administração
Seleccionar o modo pretendido com a
5
tecla [ ] ou [ ].
SELECCIONE MODO ALT. SENHA ADMIN COPIADOR IMPRESSORA
SCANNER
Premir a tecla [OK].
6
OK
SCANNER
DESACTIVAR USB
COND. INICIAL
Surgem as definições do modo seleccionado.
Exemplo: O ecrã quando se selecciona "SCANNER".
Seleccionar o programa pretendido
7
com a tecla [ ] ou [ ].
Surge o ecrã de entrada de palavra passe do administrador.
Utilize as teclas numéricas para
4
introduzir a palavra-passe do administrador.
• " " surge para cada dígito.
• Surge o ecrã de selecção do modo.
34
SENHA ADMIN:
-----
• Se a caixa de verificação surgir à esquerda do nome do programa, este será activado premindo-se a tecla [OK] para que surja uma marca de verificação. O programa será desactivado premindo-se a tecla [OK] novamente para remover a marca de verificação. Depois de efectuar a selecção, avançar para a etapa 9.
SELECCIONE MODO ALT. SENHA ADMIN
• Se a caixa de verificação não surgir num programa, premir a tecla [OK] para visualizar o ecrã de definições do programa.
COPIADOR IMPRESSORA
8
SCANNER
9
Para usar o programa num modo diferente, premir a tecla [ANTERIOR] e seleccionar o modo pretendido. Para sair das definições do sistema, prima a tecla [CA].
Premir a tecla [OK] e seguir as instruções indicadas no ecrã do programa.
OK
Para usar outro programa para o mesmo modo, seleccione o programa pretendido com a tecla [ ] ou [ ].

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

4

RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

Quando surgir um problema ou dúvida tente resolver a situação utilizando a seguinte informação antes de contactar o seu representante autorizado da SHARP. Os problemas de transmissão de imagem são aqui explicados. Consultar o "Manual de operação (para informações gerais e fotocopiadora)", para obter informações sobre os problemas de digitalização de imagem.
Problema Motivo e solução
A definição do tamanho da digitalização do original é inferior ao tamanho real do original.
Definir o tamanho real do original (página 26).
A imagem digitalizada está cortada.
Se definiu propositadamente uma tamanho menor ao tamanho real, colocar o original considerando as orientações para o tamanho original definido. Por exemplo, se o tamanho real for A4 (8-1/2" x 11") e seleccionar B5 (5-1/2" x 8-1/2") para a definição do tamanho, coloque o original de modo a que a parte que pretende digitalizar se encontre na área B5 indicada pelas guias no canto esquerdo do vidro de exposição.
Não se consegue abrir a imagem recebida.
Quando se utiliza o mesmo nome de ficheiro durante duas transmissões seguidas na função Digitalizar para FTP, o segundo ficheiro não é enviado.
O destinatário não recebe os dados transmitidos.
O destinatário não recebe os dados enviados por e-mail (Digitalizar para E-mail).
O programa de visualização utilizado pelo destinatário não suporta o formato dos dados de imagem recebidos.
Tente seleccionar um tipo de ficheiro diferente (TIFF, PDF, JPEG) e/ou formato de compressão diferente (Nenhum, G3, G4) quando envia os dados de imagem. Caso contrário, peça ao destinatário para utilizar o Sharpdesk ou um programa de visualização que suporte as combinações anteriores dos tipos de ficheiros e formatos de compressão.
O primeiro ficheiro pode ainda permanecer na cache do cliente do servidor de ficheiro. Desactive a utilização da cache no software do cliente.
Existe um erro na informação de destinatário memorizada ou foi seleccionado um destino errado.
Certifique-se de que é gravada a informação de destino correcta. Se
houver um erro, corrija-o. (Página 10 * Se houver uma falha no envio por e-mail (Digitalizar para E-mail),
pode ser enviada uma mensagem de erro "Mensagem não entregue" para o endereço de e-mail do respectivo administrador. Esta informação pode ajudá-lo a descobrir qual a causa do problema.
Verifique a página da Web para averiguar se foi definido um limite para o tamanho dos ficheiros de imagem enviados através da função Digitalizar para E-mail (a predefinição de origem é "Ilimitado"). Pode definir-se um limite de 1 MB a 10 MB. Consulte o administrador da página da Web de modo a seleccionar um limite adequado. (Página 12
A quantidade de informação que pode ser enviada numa transmissão de e-mail é por vezes limitada pelo administrador do servidor de mail. Mesmo que o tamanho do ficheiro esteja dentro da definição de limite, explicada anteriormente, se exceder o limite definido pelo administrador do servidor de mail, os dados não serão entregues no destinatário. Diminua a quantidade de dados enviados na transmissão de e-mail (reduza o número de páginas digitalizadas). (Pergunte ao administrador do seu servidor qual o limite de dados para uma transmissão de e-mail.)
)
)
A transmissão é muito demorada.
Quando existe uma grande quantidade de informação de imagem, o ficheiro de dados é também grande e a transmissão mais demorada.
35
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

RESOLUÇÃO MÁXIMA

Ao digitalizar com a resolução definida no máximo (600 dpi), a resolução pode alterar mediante a quantidade de memória disponível, o tamanho original, o modo de cor e outras condições de digitalização. O quadro seguinte mostra a relação entre a área de digitalização possível e as condições de digitalização. (Deve ter-se em consideração que os exemplos seguintes são para memória padrão na máquina e 128 MB ou mais de memória no kit de expansão de rede.)
(dpi)
Modelos sem a função de impressão em duas faces
Cor Cinzento P e B Cor Cinzento P e B
A3 150
B4 A4, A4R B5, B5R A5, A5R
11" x 17" 150 300 8-1/2" x 14" 8-1/2" x 11"
8-1/2" x 11"R
200
300
200 400 400
300
400
Modelos com a função de impressão em duas faces
300
200
400
300 400
300
200
5-1/2" x 8-1/2"
5-1/2" x 8-1/2"R
: é possível digitalizar na resolução máxima (600 dpi).
300
400

MENSAGENS DO VISOR

Se ocorrer um erro de transmissão quando envia uma imagem digitalizada, surge uma mensagem a informá-la do erro e surge um erro de código no visor da máquina.
Código de
erro
CE-00 CE-01
CE-02 CE-04
CE-03
CE-05
CE-09
CE-11
CE-12
Desligar e voltar a ligar a máquina. Consultar o seu administrador de rede de modo a certificar-se que não existem problemas na rede nem no servidor. Se o erro não for resolvido depois de desligar e ligar a alimentação, desligue a alimentação e contacte o seu revendedor.
A imagem digitalizada não foi enviada porque não se conseguiu efectuar uma ligação ao servidor. Certifique-se que as definições do servidor SMTP ou Digitalizar para FTP na página da Web estão correctas. O procedimento para configurar o servidor SMTP é explicado em "DIVERSAS DEFINIÇÕES
DE SERVIDOR", e o procedimento para editar a informação do destinatário de Digitalizar para
FTP é explicada em seguida "Editar e eliminar destinatários de transmissão programados Para obter informações sobre as definições a introduzir, contactar a Ajuda na página da Web.
A imagem digitalizada não foi enviada porque o servidor estava ocupado ou havia demasiado tráfego. Aguardar alguns momentos e voltar a tentar.
A imagem digitalizada não foi enviada porque o directório do servidor de destino de FTP não estava correcto. Certifique-se que a página da Web tem configurada a informação correcta do servidor FTP.
O tamanho do ficheiro da imagem digitalizada excede o limite máximo definido em "Tamanho máximo de anexos de E-mail" na página Web. Reduzir o número de páginas originais que são digitalizadas para o ficheiro ou mudar o limite máximo definido em "Tamanho máximo de anexos de E-mail".
A memória ficou completa durante a digitalização. Digitalizar menos páginas, reduzir a resolução ou alterar o modo de cor para que o tamanho do ficheiro fique mais pequeno e tentar digitalizar novamente.
Excedeu-se o número máximo de destinatários da procura global de um endereço. Aumentar o número de caracteres de procura para restringir a variação da procura global de endereços.
Solução
Página
10, 13
".
10
12
27, 28
24

SE O SEU E-MAIL FOR DEVOLVIDO

Se Digitalizar para E-mail não for bem transmitida, durante a transmissão será enviado um e-mail ao remetente configurado no servidor SMTP. Caso isto aconteça, deve ler o e-mail e descobrir a causa do erro e, de seguida, repetir a transmissão.
36
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS

PONTOS IMPORTANTES AO USAR DIGITALIZAR PARA E-MAIL

Tenha muita atenção para não enviar ficheiros de dados de imagem demasiado grandes. O seu administrador do sistema do servidor de correio pode ter estipulado um limite na quantidade de informação que pode ser enviada numa transmissão de e-mail. Se este limite for excedido, o e-mail pode não ser entregue ao destinatário. Mesmo que não haja limite e o seu e-mail seja recebido, um ficheiro de dados muito grande pode demorar bastante tempo a ser recebido e pesar na rede do destinatário, dependendo do ambiente da ligação de rede (Internet) utilizada pelo destinatário. Se forem enviados grandes ficheiros de imagem, o peso que trará à rede poderá diminuir a velocidade de outras, transmissões de dados não relacionadas. Em alguns casos poderá mesmo provocar a queda do servidor de correio ou da rede. O quadro seguinte exibe os tamanhos de ficheiros aproximado quando se digitalizar os originais de tamanho A4 (8-1/2" x 11") (uma página de cada) exibidos.
Tamanho do ficheiro do
Resolução
75 dpi Aprox. 10 KB Aprox. 125 KB Aprox. 140 KB
300 dpi Aprox. 34 KB Aprox. 1430 KB (aprox. 1,43 MB) Aprox. 1440 KB (aprox. 1,44 MB)
original de texto A,
quando digitalizado.
P e B Cinzento Cor
Tamanho do ficheiro do original de texto B, quando digitalizado.
* Todos os tamanhos destinam-se a ficheiros de imagem criados no formato TIFF G4.
Se forem digitalizadas diversas imagens, o tamanho do ficheiro será aproximadamente (tamanho de cada imagem conforme indicado anteriormente) x (Número de imagens digitalizadas).
Atenção
Apesar do limite real depender do seu ambiente de rede, uma orientação geral para o tamanho máximo de um ficheiro na função Digitalizar para E-mail é 2000 KB (2 MB). Nos casos em que precisar enviar diversas imagens numa única transmissão, tente, por exemplo, diminuir o modo de resolução.
Amostras de imagens originais
As imagens originais exibidas em seguida são amostras que o ajudam a compreender as explicações anteriores. Lembre-se que estas imagens são mais pequenas do que os originais reais (os originais têm o tamanho A4 ou 8-1/2" x 11").
A resolução de digitalização varia mediante a área de digitalização e da quantidade de memória disponível na máquina. Durante a digitalização da rede, a resolução pode alterar-se automaticamente uma vez que o aperfeiçoamento não é efectuado. Para digitalizar um original A3 a cores com 600 dpi sem melhoramento, é necessário no mínimo uma a memória opcional de 256 MB na placa de função dupla e memória adicional de 128 MB no kit de expansão de rede.
Original de Original de foto
4
37

VERIFICAR O ENDEREÇO IP

Existem diversas definições para introduzir ou verificar o endereço IP. Para verificar o endereço IP da máquina, prima o interruptor de estado no kit de expansão de rede, durante pelo menos 2 segundos, de modo a imprimir uma Lista de definições da impressora.
Botão de estado
Atenção
Como reiniciar o kit de expansão de rede
Para reiniciar o kit de expansão de rede, ligue a máquina premindo ao mesmo tempo o botão de estado no kit de expansão de rede. A informação do destinatário e definições de digitalização do scanner da rede permanecem, mesmo depois do kit de expansão de rede ser reiniciado, contudo, as definições de rede e as definições da impressora da rede serão repostas nas predefinições de origem.
38

ESPECIFICAÇÕES

5
Para obter informações sobre os requisitos de energia, consumo de energia, dimensões, peso e outras especificações comuns a todas as funções da máquina, consulte o "Manual de operação (para informações gerais e fotocopiadora)".
Tipo Scanner a cores Resolução de digitalização
(Digitalização primária x Digitalização secundária)
Interface Ligação LAN 10Base-T/100Base-TX Protocolo de rede NetWare, NetBEUI, EtherTalk, TCP/IP, SMTP, LDAP, FTP Sistemas operativos suportados
para PC cliente
Formatos do ficheiro Tipos de ficheiro: PDF, TIFF, JPEG
Notas
Originais de duas faces Possível Resolução óptica 600dpi Método de criação de ficheiros Um ficheiro por cada 6 páginas/Um ficheiro para todas as páginas Destinos da digitalização Digitalizar para FTP
Sistema de gestão Utiliza um servidor da Web integrado Browser da Web recomendado Internet Explorer: 6.0 ou superior (Windows
75x75, 100x100, 150x150, 200x200, 300x300, 400x400, 600x600 dpi
Windows 2000 Professional, Windows XP Home Edition, Windows XP Professional, Windows Vista, Windows 2000 Server, Windows Server 2003, Windows Server 2008
Modos de compressão: Nenhum, G3, G4
Digitalizar para computador Digitalizar para E-mail
®
Netscape Navigator:9 (Windows Firefox: 2.0 ou superior (Windows Safari: 1.5 ou superior (Macintosh)
®
)
)
®
)
Sistema de mail suportado Servidor de Mail que suporte SMTP, servidor de mail que suporte POP3 Número de destinos 200 no máximo* Utilitários Sharpdesk
* Podem memorizar-se no máximo 200 destinatários, incluindo E-mail, FTP, computador Trabalho, Fax e Grupo. Entre estes, é
possível memorizar diversos endereços de e-mail (máximo de 100) como um grupo. Tenha em atenção que esta situação poderá reduzir o número máximo de destinatários (normalmente 200) a memorizar.
Podem existir algumas diferenças nas imagens e conteúdo resultantes de aperfeiçoamentos efectuados na máquina.
39
MANUAL DE OPERAÇÃO (para scanner de rede)
MXNB10-PT2-SCANNER
Loading...