Samsung SM-G3815 User Manual [pt]

Page 1
SM-G3815
Manual do utilizador
www.samsung.com
Page 2
Acerca deste manual
Este dispositivo oferece comunicações móveis de alta qualidade e entretenimento, através dos altos padrões e experiência tecnológica da Samsung. Este manual do utilizador foi concebido especificamente para detalhar as funções e funcionalidades do dispositivo.
Leia atentamente o presente manual antes de utilizar o dispositivo para assegurar uma utilização segura e correcta.
As descrições baseiam-se nas definições padrão do dispositivo.
As imagens e capturas de ecrã poderão ter um aspecto diferente em relação ao próprio produto.
O conteúdo pode diferir do produto final ou do software fornecido pelas operadoras ou distribuidores e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Para a versão mais recente do manual, consulte o sítio da web da Samsung,
Conteúdo (conteúdo de alta qualidade) que requeira muita utilização do CPU e da RAM irá afectar o desempenho geral do dispositivo. Aplicações relacionadas com o conteúdo poderão não funcionar correctamente dependendo das especificações do dispositivo e do ambiente em que está a ser usado.
As funcionalidades e serviços adicionais disponíveis poderão variar consoante o dispositivo, software ou a operadora.
As aplicações e as respectivas funções poderão variar consoante o país, a região ou as especificações do hardware. A Samsung não ser responsabiliza por problemas de desempenho causados por aplicações que não as fornecidas pela Samsung.
A Samsung não se responsabiliza por problemas de desempenho ou incompatibilidades resultantes de configurações de registo editadas ou software de sistema operativo modificado. A tentativa de personalização do sistema operativo pode resultar no mau funcionamento do dispositivo ou das aplicações.
Software, fontes de som, fundos, imagens e outra multimédia fornecida neste dispositivo são licenciadas para uso limitado. A extracção e utilização destes materiais para fins comerciais
www.samsung.com
e outros fins constituem uma infracção das leis dos direitos de autor. Os utilizadores são responsáveis, na integra, pela utilização ilegal de multimédia.
Os serviços de dados poderão ter custos adicionais, tal como mensageiros, transferências da Internet, sincronização automática, ou utilização dos serviços de localização. Para evitar os custos adicionais, seleccione o tarifário de dados adequado. Para mais detalhes, contacte a sua operadora.
2
Page 3
Acerca deste manual
As aplicações padrão fornecidas com o dispositivo podem ser actualizadas e deixarem de ser suportadas, sem aviso prévio. No caso de ter dúvidas em relação a alguma aplicação fornecida com o dispositivo, contacte um Centro de Assistência Samsung. Para aplicações instaladas pelo utilizador, contacte a operadora.
Modificar o sistema operativo do dispositivo ou instalar softwares de origens não oficiais pode resultar no mau funcionamento do dispositivo e corrupção ou perda de dados. Estas acções são uma violação do seu contrato com a Samsung, o que cessará a garantia.
Ícones indicadores
Atenção: situações possíveis de causar ferimentos em si ou noutras pessoas
Cuidado: situações possíveis de causar danos no seu dispositivo ou noutro equipamento
Nota: notas, dicas de utilização ou informação adicional
Copyright
Copyright © 2013 Samsung Electronics Este manual está protegido pelas leis internacionais de copyright. Nenhuma parte deste manual pode ser reproduzida, traduzida ou transmitida de maneira
alguma, nem por nenhum meio, electrónico ou mecânico, incluindo fotocópia, gravação ou armazenado em armazenamento de informação ou sistema de obtenção, sem obter primeiro o consentimento escrito da Samsung Electronics.
3
Page 4
Acerca deste manual
Marcas Registadas
SAMSUNG e o logotipo SAMSUNG são marcas registadas da Samsung Electronics.
O logotipo Android, Google™, Google Maps™, Google Mail™, YouTube™, Google Play™ Store e Google Talk
Bluetooth® é uma marca registada da Bluetooth SIG, Inc. por todo o mundo.
Wi-Fi®, Wi-Fi Protected Setup™, Wi-Fi Direct™, Wi-Fi CERTIFIED™ e o logotipo Wi-Fi são marcas registadas da Wi-Fi Alliance.
Todas as outras marcas registadas e copyrights são propriedade dos seus respectivos proprietários.
são marcas registadas da Google, Inc.
4
Page 5
Índice
Começar
7 Descrição do dispositivo 8 Teclas 9 Conteúdo da embalagem 10 Colocar o cartão SIM ou USIM e a bateria 13 Carregar a bateria 15 Colocar um cartão de memória 17 Ligar e desligar o dispositivo 18 Segurar o dispositivo 18 Bloquear e desbloquear o dispositivo 18 Ajustar o volume 18 Mudar para o modo Silencioso
Básico
19 Ícones Indicadores 20 Utilizar o ecrã táctil
33 Ligar-se a uma rede Wi-Fi 34 Configurar contas 35 Transferir ficheiros 36 Segurança do dispositivo 38 Actualizar o dispositivo
Comunicações
39 Telefone 44 Contactos 48 Mensagem 50 E-mail 51 Google Mail 53 Hangouts 53 Google+ 54 Messenger 54 ChatON
23 Controlo dos movimentos 24 Movimentos com a palma da mão 25 Notificações 25 Painel de definições rápidas 26 Ecrã principal 29 Ecrã bloqueado 30 Usar aplicações 30 Ecrã de aplicações 31 Ajuda 32 Introduzir texto
Web & Rede
55 Internet 56 Chrome 57 Bluetooth 58 Screen Mirroring 59 Group Play 60 NFC 61 S Beam
5
Page 6
Índice
Multimédia
62 Música 63 Câmara 68 Galeria 71 Vídeo 73 YouTube 74 Rádio FM 75 Flipboard
Aplicações e lojas de multimédia
76 Play Store 77 Samsung Hub 77 Samsung Apps 78 Play Livros 78 Play Filmes 78 Play Music 78 Jogos Play
92 Pesquisa por Voz 92 Os Meus Ficheiros 94 Transferências 94 TripAdvisor
Viagens & locais
95 Maps 95 Local 96 Navegação
Definições
97 Acerca das Definições 97 Ligações 101 O meu dispositivo 112 Contas 113 Mais 115 Definições Google
Utilidades
79 S Memo 81 S Planner 84 Dropbox 85 Cloud 86 Relógio 88 Calculadora 88 Tradutor S 89 Gravador de Voz 90 S Voice 91 Google
Aplicações opcionais
Resolução de problemas
6
Page 7
Começar
Descrição do dispositivo
Auscultador
Ecrã táctil
Tecla início
Tecla Menu
Microfone
Flash
Câmara frontal
Sensor de proximidade
Tecla ligar/desligar
Tecla Voltar
Entrada multifunções
Entrada para auricular
Antena GPS
Câmara traseira
Tampa traseira
Tecla de volume
Altifalante
Antena interna
7
Page 8
Começar
Não cubra a área da antena com as suas mãos ou objectos. Pois pode causar problemas de conectividade ou esgotar a bateria.
Não utilize protectores de ecrã. Podem causar o mau funcionamento do sensor.
Não deixe água entrar em contacto com o ecrã táctil. O ecrã táctil poderá não funcionar correctamente quando em condições de muita humidade ou quando em contacto com água.
Teclas
Tecla Função
Prima sem soltar para ligar ou desligar o dispositivo.
Prima sem soltar por 8 a 10 segundos para reiniciar o
Ligar/ desligar
Menu
Início
Voltar
Volume
dispositivo, no caso de sofrer erros fatais, se desligar ou não responder.
Prima para bloquear ou desbloquear o dispositivo. O dispositivo bloqueia depois de o ecrã táctil se desligar.
Toque para abrir uma lista de opções disponíveis para o ecrã actual.
Toque sem soltar no Ecrã principal para inciar a procura do Google.
Prima para voltar para o ecrã Inicial.
Prima sem soltar para abrir a lista de aplicações recentes.
Toque para voltar para o ecrã anterior.
Prima para ajustar o volume do dispositivo.
8
Page 9
Começar
Conteúdo da embalagem
Verifique se na embalagem estão todos estes itens:
Dispositivo
Bateria
Manual de consulta rápida
Os itens fornecidos com o dispositivo e todos os acessórios disponíveis podem diferir dependendo da região ou operadora.
Os itens fornecidos foram criados apenas para o seu dispositivo pelo que poderão ser incompatíveis com outros dispositivos.
A aparência e especificações podem ser alteradas sem qualquer aviso prévio.
Poderá adquirir acessórios adicionais para o seu dispositivo num distribuidor oficial Samsung. Certifique-se de que são compatíveis com o seu dispositivo antes de os adquirir.
Outros acessórios poderão ser incompatíveis com o seu dispositivo.
Utilize apenas acessórios recomendado pela Samsung. O mau funcionamento causado pelo uso de acessórios não aprovados não é coberto pelo serviço de garantia.
A disponibilidade de todos os acessórios está dependente, exclusivamente, das empresas fabricantes. Para mais informação sobre os acessórios disponíveis, consulte o sítio da web da Samsung.
9
Page 10
Começar
Colocar o cartão SIM ou USIM e a bateria
Coloque o cartão SIM ou USIM fornecido pela operadora e a bateria fornecida.
Este dispositivo só recebe cartões microSIM.
Alguns serviços 4G poderão não estar disponíveis dependendo da sua operadora. Para mais detalhes sobre a disponibilidade do serviço, contacte a sua operadora.
Retire a tampa traseira.
1
Tenha cuidado ao retirar a tampa traseira para não danificar as suas unhas.
Não dobre ou torça a tampa da traseira em excesso. Ao fazê-lo poderá danificar a tampa.
Coloque o cartão SIM ou USIM com os contactos dourados virados para baixo.
2
10
Page 11
Começar
Não insira um cartão de memória na ranhura para o cartão SIM. Caso um cartão de memória fique alojado na ranhura do cartão SIM, leve o dispositivo a um Centro de Assistência Samsung para retirarem o cartão de memória.
Tenha cuidado para que mais ninguém utilize o seu cartão SIM ou USIM. A Samsung não é responsável por danos ou inconvenientes causados pela perda ou roubo dos cartões.
Coloque a bateria.
3
2
1
Volte a colocar a tampa traseira.
4
11
Page 12
Começar
Remover o cartão SIM ou USIM e a bateria
Retire a tampa traseira.
1
Remova a bateria.
2
Retirar o Cartão SIM ou USIM.
3
12
Page 13
Começar
Carregar a bateria
Utilize o carregador para carregar a bateria antes de utilizar o dispositivo pela primeira vez. Também pode utilizar um computador para carregar o dispositivo através do cabo USB.
Utilize apenas carregadores, baterias e cabos aprovados pela Samsung. Carregadores ou cabos não recomendados podem fazer com que a bateria expluda ou danificar o dispositivo.
Quando a bateria estiver fraca, surge o ícone de bateria vazia.
Se a bateria estiver totalmente descarregada, o dispositivo não se ligará de imediato quando o ligar ao carregador. Deixe a bateria recarregar alguns minutos antes de ligar o dispositivo.
Carregar com o carregador
Ligue o cabo USB no adaptador de alimentação USB e ligue a parte mais pequena do cabo USB na entrada multifunções.
A ligação incorrecta do carregador pode causar danos graves no seu dispositivo. Todo o dano causado por utilização incorrecta não está coberto pela garantia.
13
Page 14
Começar
Pode utilizar o dispositivo enquanto estiver à carga, mas poderá levar mais tempo para que a bateria carregue totalmente.
Caso a fonte de energia, durante a carga, seja instável, o ecrã táctil poderá não funcionar. Se isto acontecer, desligue o carregador do dispositivo.
Enquanto carrega é possível que o dispositivo aqueça. É normal que aconteça e não deverá afectar a vida útil do seu dispositivo nem o seu desempenho. No caso da bateria aquecer mais do que o normal, o carregador poderá deixar de carregar.
Caso o seu dispositivo não esteja a carregar adequadamente, traga o carregador e o dispositivo a um Centro de Assistência Samsung.
Depois de totalmente carregado, desligue o dispositivo do carregador. Em primeiro lugar desligue o carregador do dispositivo e só depois da tomada eléctrica.
Não retire a bateria antes de retirar o carregador. Pois poderá danificar o dispositivo.
Para economizar energia, desligue o carregador da tomada quando não estiver em uso. O carregador não possui um interruptor para ligar/desligar, pelo que deve desligá-lo da tomada eléctrica quando não estiver em uso, de maneira a poupar energia. O carregador deve ficar próximo da tomada eléctrica e com fácil acesso quando está a carregar.
Verificar o estado da carga da bateria
Quando carregar a bateria com o dispositivo desligado, os seguintes ícones mostrarão o estado da carga da bateria:
A carregar Totalmente carregada
14
Page 15
Começar
Reduzir o consumo da bateria
O seu dispositivo oferece-lhe opções que o ajudam a economizar a energia da bateria. Ao personalizar estas opções e desactivando funções em segundo plano, poderá utilizar o seu dispositivo por mais tempo, entre carregamentos:
Quando não estiver a utilizar o dispositivo, altere para o modo de suspensão, premindo a Tecla ligar/desligar.
Termine todas as aplicações desnecessárias no gestor de tarefas.
Desactive a funcionalidade Bluetooth.
Desactive a funcionalidade Wi-Fi.
Desactive a sincronização automática das aplicações.
Reduza o tempo da luz de fundo.
Reduza o brilho do visor.
Colocar um cartão de memória
O seu dispositivo é compatível com cartões de memória com capacidade máxima de 64 GB. Dependendo do fabricante e do tipo de cartão de memória, alguns cartões podem não ser compatíveis com o seu dispositivo.
Alguns cartões de memória poderão não ser totalmente compatíveis com o dispositivo. Utilizar um cartão incompatível poderá danificar o seu dispositivo ou o cartão de memória ou pode corromper os dados contidos no cartão.
Tenha atenção para inserir o cartão de memória com o lado certo para cima.
O dispositivo suporta apenas cartões de memória com a estrutura de ficheiros do tipo FAT. Caso insira um cartão formatado de outra forma, o dispositivo vai lhe pedir que reformate o cartão de memória.
Guardar e apagar frequentemente dados irá reduzir o tempo de vida do cartão de memória.
Quando insere um cartão de memória no dispositivo, aparece o directório de ficheiros do cartão de memória na pasta
SD memory card
.
15
Page 16
Começar
Retire a tampa traseira.
1
Insira um cartão de memória com os contactos dourados virados para baixo.
2
Volte a colocar a tampa traseira.
3
Remover o cartão de memória
Antes de remover o cartão de memória, primeiro desactive-o para remoção segura. No Ecrã principal, toque em
Retire a tampa traseira.
1
Retire o cartão de memória.
2
Volte a colocar a tampa traseira.
3
Não remova o cartão de memória se o dispositivo estiver a transferir ou a aceder a informação. Ao fazê-lo poderá fazer com que os dados se percam, danifiquem ou fiquem corrompidos no cartão de memória ou no dispositivo. A Samsung não é responsável pelas perdas resultantes da má utilização de cartões de memória danificados, incluindo a perda de dados.
Aplic.
Definições
Mais
Memória
Desmontar o cartão SD
.
16
Page 17
Começar
Formatar o cartão de memória
Um cartão de memória formatado num computador pode não ser compatível com o dispositivo. Formate o cartão de memória no dispositivo.
No Ecrã principal, toque em
Formatar o cartão SD
Antes de formatar o cartão de memória, lembre-se que deve efectuar uma cópia de segurança todas as informações importantes armazenadas no seu dispositivo. A garantia do fabricante não cobre perda de dados resultantes das acções do utilizador.
Aplic.
Apagar tudo
Definições
Mais
Memória
.
Formatar o cartão SD
Ligar e desligar o dispositivo
Quando ligar o dispositivo pela primeira vez, siga as instruções no ecrã para configurar o seu dispositivo.
Prima sem soltar a Tecla ligar/desligar por alguns segundos para ligar o dispositivo.
Respeite todos os avisos e informações dadas por pessoal autorizado, quando se encontrar em áreas onde o uso de dispositivos sem fios é restrito, tal como aviões e hospitais.
Prima sem soltar a Tecla ligar/desligar e toque em funções sem fios.
Para desligar o dispositivo, prima sem soltar a Tecla ligar/desligar e toque em
Modo de voo
para desactivar as
17
Desligar
.
Page 18
Começar
Segurar o dispositivo
Não cubra a área da antena com as suas mãos ou objectos. Pois pode causar problemas de conectividade ou esgotar a bateria.
Bloquear e desbloquear o dispositivo
Quando não estiver em uso, bloqueie o dispositivo para evitar operações indesejáveis. Premir a Tecla ligar/desligar fará com que o ecrã se desligue e colocará o dispositivo no modo de bloqueio. O dispositivo bloqueia automaticamente se não for usado por um determinado período de tempo.
Para desbloquear o dispositivo, prima a Tecla ligar/desligar ou a Tecla início e gire o seu dedo em qualquer direcção dentro da área de desbloqueio do ecrã, na parte de baixo do ecrã.
Ajustar o volume
Prima a tecla de volume para cima ou para baixo para ajustar o volume do tom de toque ou para ajustar o volume do som quando reproduzir música ou vídeos.
Mudar para o modo Silencioso
Utilize um dos métodos seguintes:
Prima sem soltar a Tecla de volume para baixo até alterar para o modo Silencioso.
Prima sem soltar a Tecla ligar/desligar e toque em
Abra o painel de notificações no cimo do ecrã e toque em
Silenciar
ou
Som
Vibrar
ou
Vibrar
.
.
18
Page 19
Básico
Ícones Indicadores
Os ícones exibidos no cimo do ecrã fornecem informação sobre o estado do dispositivo. Os ícones listados na tabela abaixo são os mais comuns.
Ícone Significado
Sem rede
Potência do sinal
Roaming (fora da área normal de serviço)
Rede GPRS ligada
Rede EDGE ligada
Rede UMTS ligada
Rede HSDPA ligada
Rede 4G ligada
Wi-Fi ligado
Funcionalidade Bluetooth activada
GPS activado
Chamada em curso
Chamada Perdida
Sincronizado com a web
Ligado ao computador
Sem cartão SIM ou USIM
Novo SMS ou MMS
Alarme activado
Modo silencioso activado
Modo de vibração activado
19
Page 20
Básico
Ícone Significado
Modo de voo activado
Ocorreu um erro ou é necessário ter atenção
Nível de carga da bateria
Utilizar o ecrã táctil
Utilize apenas os dedos para tocar no ecrã táctil.
Não permita do contacto do ecrã táctil com outros dispositivos electrónicos. Descargas electrostáticas poderão causar mau funcionamento do ecrã táctil.
Para evitar danificar o ecrã táctil, não toque no ecrã com nada afiado, nem lhe exerça demasiada pressão com os seus dedos.
O dispositivo poderá não reconhecer as introduções de toque muito perto das margens do ecrã, pois estão fora da área de introdução de toque.
Deixar o ecrã táctil inactivo por longos períodos de tempo pode criar sobreposição de imagens (queimadura do ecrã) ou imagens fantasma. Desligue o ecrã táctil quando não usar o dispositivo.
Gestos com os dedos
Tocar
Para abrir uma aplicação, para seleccionar um item do menu, para premir uma tecla no ecrã ou para introduzir um caracter utilizando o teclado no ecrã, toque-lhe com um dedo.
20
Page 21
Básico
Arrastar
Para mover um ícone, miniatura ou pré-visualização para um novo local, toque-lhe sem soltar e arraste-o para a posição pretendida.
Duplo toque
Faça duplo toque numa página web, mapa ou imagem para aumentar uma parte. Faça duplo toque novamente para voltar.
21
Page 22
Básico
Deslizar
Deslizar para a esquerda ou direita no Ecrã principal ou no Ecrã de aplicações para ver outro painel. Deslizar para cima ou para baixo através de uma página web ou uma lista, tal como os contactos.
Beliscar
Afaste os dedos numa página web, mapa ou imagem para aumentar uma parte. Belisque para diminuir o zoom.
22
Page 23
Básico
Controlo dos movimentos
Movimentos simples permitem um controle mais fácil do dispositivo. Antes de utilizar os movimentos, certifique-se de que a funcionalidade de movimento está
activa. No Ecrã principal, toque em
gestos
Movimento
Agitar em excesso ou um impacto mais forte pode resultar em introduções involuntárias no dispositivo. Controlar os movimentos adequadamente.
e arraste o interruptor de
Aplic.
Definições
O meu dispositivo
Movimento
para a direita.
Movimentos e
Rotação do ecrã
Muitas aplicações permitem a exibição tanto na orientação retrato como paisagem. Rodar o dispositivo faz com que o visor se ajuste automaticamente para se adaptar à nova orientação do ecrã.
Para evitar que o visor rode automaticamente, abra o painel de notificações e desactive a
Rotação do ecrã
Algumas aplicações não permitem a rotação do ecrã.
Algumas aplicações exibem ecrãs diferentes dependendo da orientação. A calculadora altera para a calculadora cientifica quando rodar para paisagem.
.
23
Page 24
Básico
Virar
Vire o dispositivo para silenciar o tom de toque, pausar a reprodução de multimédia ou silenciar o rádio FM (quando utilizar as colunas).
Movimentos com a palma da mão
Utilize os movimentos com a palma da sua mão para controlar o dispositivo tocando no ecrã. Antes de utilizar os movimentos, certifique-se de que a funcionalidade de movimento com
a palma da mão está activa. No Ecrã principal, toque em
dispositivo
interruptor de
Movimentos e gestos
Movimentos com palma da mão
Movimentos com palma da mão
para a direita.
Cobrir
Cubra o ecrã com a palma da sua mão para pausar a reprodução de multimédia.
Aplic.
Definições
O meu
e arraste o
24
Page 25
Básico
Notificações
Os ícones de notificação surgem na barra de estado no cimo do ecrã para reportar chamadas perdidas, novas mensagens, eventos da agenda, estado do dispositivo e mais. Arraste para baixo a barra de estado no cimo do ecrã para abrir o painel de notificações. Desloque-se pela lista para consultar alertas adicionais. Para fechar o painel de notificações, arraste a barra ao fundo do ecrã para cima.
Painel de definições rápidas
A partir do painel de definições rápidas pode ver as definições actuais dos seu dispositivo. Arraste para baixo na barra de estado, toque em opções a seguir:
Wi-Fi
: activar ou desactivar a funcionalidade Wi-Fi.
GPS
: activar ou desactivar a funcionalidade GPS.
Som
: activar ou desactivar o modo Silencioso. Pode vibrar ou silenciar o seu dispositivo no
modo Silencioso.
Rotação do ecrã
Bluetooth
Dados móveis
Modo Bloqueio
dispositivo irá bloquear as notificações. Para seleccionar quais as notificações a serem bloqueadas, toque em
Econ. energia
Screen Mirroring
PA Wi-Fi
: activar ou desactivar a funcionalidade Bluetooth.
: activar ou desactivar a funcionalidade de ancoragem Wi-Fi.
: permitir ou evitar que o interface rode quando rodar o dispositivo.
: activar ou desactivar a ligação de dados.
: activar ou desactivar o modo de bloqueio. No modo de bloqueio, o seu
Definições
: activar ou desactivar o modo de economia de energia.
: activar ou desactivar a funcionalidade de espelho do ecrã.
para abrir o painel de definições rápidas e utilize as
O meu dispositivo
Modo de Bloqueio
.
S Beam
NFC
Modo mãos-livres
: activar ou desactivar a funcionalidade S Beam.
: activar ou desactivar a funcionalidade NFC.
: activar ou desactivar o modo de condução.
25
Page 26
Básico
Susp. intelig
Sincron.
Modo de voo
As opções disponíveis podem variar dependendo da região ou operadora.
Para reordenar as opções no painel de definições rápidas, abra o painel de definições rápidas,
: activar ou desactivar a funcionalidade Smart stay.
: activar ou desactivar a sincronização automática das aplicações.
: activar ou desactivar o modo de voo.
toque em
e toque e arraste um item para outra localização.
Ecrã principal
O Ecrã principal é o ponto de início para aceder a todas as funções do dispositivo. Exibe ícones indicadores, widgets, atalhos para aplicações e outros.
O Ecrã principal pode ter vários painéis. Para ver mais painéis, desloque-se para a esquerda ou para a direita.
Reorganizar itens
Adicionar um ícone de aplicação
No Ecrã principal, toque em painel de pré-visualização.
Aplic.
, toque sem soltar num ícone da aplicação e arraste-o para o
Adicionar um item
Personalize o Ecrã principal adicionando widgets, pastas ou painéis. Toque sem soltar na área vazia do Ecrã principal e seleccione uma das categorias seguintes:
Aplicações e widgets
Pasta
: criar uma nova pasta.
Página
: adicione um novo painel ao Ecrã principal.
: adicione widgets ou aplicações ao Ecra principal.
26
Page 27
Básico
Mover um item
Toque sem soltar num item e arraste-o para uma nova localização. Para o mover para outro painel, arraste-o para o lado do ecrã.
Remover um item
Toque sem soltar num item e arraste-o para o caixote do lixo que surge no cimo do Ecrã principal. Quando a reciclagem estiver vermelha, largue o item.
Reorganizar painéis
Adicionar um novo painel
Toque em
Editar página
.
Mover um painel
Toque em → nova localização.
Editar página
, toque sem soltar na pré-visualização do painel e arraste-a para a
Remover um painel
Toque em → para o caixote do lixo ao fundo do ecrã.
Editar página
, toque sem soltar na pré-visualização de um painel e arraste-a
27
Page 28
Básico
Definir fundo
Defina uma imagem ou fotografia armazenada no dispositivo como fundo do Ecrã principal. No Ecrã principal, toque em
seguintes:
Galeria
Internet.
Fundos animados
Fundos
De seguida, seleccione uma imagem e toque em redimensione-a arrastando a moldura e toque em
: visualize fotografias tiradas com a câmara do dispositivo ou imagens transferidas da
: visualize imagens animadas.
: visualize as imagens de fundo.
Definir fundo
Ecrã principal
Definir fundo
Concluir
.
e seleccione um dos
. Ou, seleccione uma imagem,
Utilizar widgets
Widgets são pequenas aplicações que fornecem informações e funções convenientes no Ecrã principal. Para os usar, adicione widgets do painel de widgets ao Ecrã principal.
Alguns widgets ligam a serviços na web. Utilizar um widget baseado na web poderá ter custos adicionais.
Os widgets disponíveis poderão variar dependendo da operadora ou região.
Adicionar widgets ao Ecrã principal
No Ecrã principal, toque em painel de widgets e toque sem soltar num widget para o adicionar ao Ecrã principal. Coloque-o na localização que pretender, redimensione-o arrastando a moldura se necessário e toque em qualquer parte do ecrã para guardar a localização do widget.
Aplic.
Widgets
. Desloque-se para a esquerda ou direita no
Utilizar as definições de atalho de widget
No Ecrã principal, toque em abrir uma lista de opções de definição. Seleccione uma opção de definição para a adicionar ao Ecrã principal como um atalho.
Aplic.
Widgets
e toque sem soltar nas
Definições de Atalho
para
28
Page 29
Básico
Ecrã bloqueado
O ecrã bloqueado evita que o dispositivo realize operações indesejáveis quando não o estiver a utilizar e também lhe permite adicionar widgets.
Adicionar Widgets
Para utilizar os widgets com o ecrã bloqueado, no Ecrã de aplicações, toque em
meu dispositivo
Não poderá usar widgets no ecrã bloqueado no modo fácil ou quando as funcionalidades de segurança estejam activas.
Toque na área do painel de widgets na parte superior do ecrã. Role para a direita para a última página, toque em
Ecrã de bloqueio
e seleccione um widget para o adicionar ao ecrã bloqueado.
e assinale
Vários widgets
.
Definições
O
Reorganizar painéis
Mover um painel
Desloque para a esquerda ou direita na área do painel de widgets, toque sem soltar na pré­visualização de um painel e arraste-o para a nova localização.
Remover um painel
Desloque para a esquerda ou direita na área do painel de widgets, toque sem soltar na pré­visualização de um painel e arraste-o para a Reciclagem no cimo do ecrã.
29
Page 30
Básico
Usar aplicações
Neste dispositivo podem correr variados tipos de aplicações, desde aplicações de multimédia até de Internet.
Abrir uma aplicação
No Ecrã principal ou no ecrã Aplicações, seleccione um ícone de aplicação para a abrir.
Abrir a partir das aplicações utilizadas recentemente
Prima sem soltar para a tecla Início para abrir a lista de aplicações utilizadas recentemente. Seleccione um ícone de aplicação para a abrir.
Fechar uma aplicação
Feche as aplicações que não estiver a utilizar para economizar energia da bateria e manter o desempenho do dispositivo.
Prima sem soltar a tecla Início, toque em a fechar. Para terminar todas as aplicações activas, toque em prima sem soltar a tecla Início e toque em
e toque depois em
Terminar tudo
.
Term.
junto da aplicação para
. Como alternativa,
Ecrã de aplicações
O Ecrã de aplicações mostra ícones de todas as aplicações, incluindo as novas aplicações instaladas.
No Ecrã principal, toque em Para ver mais painéis, desloque-se para a esquerda ou para a direita.
Aplic.
para abrir o ecrã aplicações.
Reorganizar aplicações
Toque em → Para o mover para outro painel, arraste-o para o lado do ecrã.
Editar
, toque sem soltar numa aplicação e arraste-a para a nova localização.
30
Page 31
Básico
Organizar por pastas
Coloque todas as aplicações que se relacionam numa pasta mais conveniente. Toque em
um nome para a pasta e toque em toque em
Editar
Guardar
, toque sem soltar numa aplicação e arraste-a para
OK
. Coloque as aplicações na nova pasta arrastando-as, e
para guardar as alterações.
Criar pasta
. Introduza
Reorganizar painéis
Belisque o ecrã, toque sem soltar na pré-visualização de um painel e arraste-o para a nova localização.
Instalar aplicações
Utilize lojas de aplicações, como a
Samsung Apps
, para transferir e instalar aplicações.
Desinstalar aplicações
Toque em
As aplicações padrão, fornecidas com o dispositivo não podem ser desinstaladas.
Desinstalar
e seleccione uma aplicação para desinstalá-la.
Partilhar aplicações
Partilhe as aplicações transferidas com outras pessoas através de e-mail, Bluetooth ou outros métodos.
Toque em método de partilha. Os passos seguintes variam dependendo do método seleccionado.
Partilhar aplicações
, seleccione aplicações, toque em
Concluir
e seleccione um
Ajuda
Aceda à informação de ajuda para aprender como deve utilizar o dispositivo e as aplicações ou a configurar definições importantes.
Toque em Para ordenar as categorias por ordem alfabética, toque em Para procurar por palavras-chave, toque em
Ajuda
no Ecrã de aplicações. Seleccione uma categoria para ver as sugestões.
.
.
31
Page 32
Básico
Introduzir texto
Utilize o teclado Samsung ou a funcionalidade de introdução por voz para introduzir texto.
A introdução de texto não é compatível com alguns idiomas. Para introduzir texto, terá de alterar o idioma de introdução para um dos idiomas suportados.
Alterar o tipo de teclado
Toque em qualquer campo de texto, abra o painel de notificações, toque em
método de introdução
e seleccione um tipo de teclado para usar.
Seleccionar
Utilizar o teclado Samsung
Defina opções para o teclado
Samsung.
Introduzir em maiúsculas.
Introduzir números e marcas de
pontuação.
Introduzir maiúsculas
Toque em antes de introduzir um caracter. Para tudo em maiúsculas, toque-lhe duas vezes.
Eliminar o caracter anterior.
Quebrar para a próxima linha.
Introduzir um espaço.
Alterar o idioma dos teclados
Adicione idiomas ao teclado e deslize depois a tecla de espaço para a esquerda ou para a direita para alterar o idioma dos teclados.
32
Page 33
Básico
Introduzir texto para voz
Active a funcionalidade de introdução de voz e fale para o microfone. O dispositivo mostrará aquilo que disse.
Caso o dispositivo não reconheça correctamente as suas palavras, toque no texto sublinhado e seleccione uma palavra ou frase alternativa da lista.
Para alterar o idioma ou adicionar idiomas para o reconhecimento de voz, toque no idioma actual.
Copiar e colar
Toque sem soltar pelo texto, arraste ou para seleccionar mais ou menos texto e toque em
Copiar
transferências.
para copiar ou
Cortar
para cortar. O texto seleccionado é copiado para a área de
Para colá-lo num campo de introdução de texto, coloque o cursor num ponto onde pretende introduzir o texto e toque em
Colar
.
Ligar-se a uma rede Wi-Fi
Ligue o dispositivo a uma rede Wi-Fi para usar a Internet ou partilhar ficheiros de multimédia com outros dispositivos. (p. 97)
Ligar e desligar Wi-Fi
Abra o painel de notificações e toque em
Desligue o Wi-Fi para economizar energia da bateria quando não o utilizar.
Juntar-se a redes Wi-Fi
Wi-Fi
para o ligar ou desligar.
No Ecrã de aplicações, toque em para a direita.
Seleccione uma rede a partir da lista de redes Wi-Fi detectadas, introduza a palavra-passe, se necessário e toque em um cadeado. Depois de o dispositivo se ligar a uma rede Wi-Fi, irá ligar-se automaticamente, sempre que a rede estiver disponível.
Ligar
Definições
. As redes que requeiram palavra-passe surgem com um ícone de
Ligações
33
Wi-Fi
e arraste o interruptor de
Wi-Fi
Page 34
Básico
Adicionar redes Wi-Fi
No caso da rede pretendida não surgir na lista de redes, toque em da lista de redes. Introduza o nome da rede em introduza a palavra-passe, no caso de não ser uma rede aberta e toque em
SSID de rede
Adicionar rede Wi-Fi
, seleccione o tipo de segurança e
Ligar
.
ao fundo
Esquecer redes Wi-Fi
Todas as redes alguma vez usadas, incluindo a rede actual, podem ser esquecidas, para que o dispositivo não se ligue a elas automaticamente. Seleccione a rede na lista de redes e toque em
Esquecer
.
Configurar contas
Aplicações Google, tais como requer uma conta Samsung. Crie contas Google e Samsung para tirar o melhor partido do seu dispositivo.
Play Store
, requerem uma conta Google e a
Samsung Apps
Adicionar contas
Siga as instruções que surgem quando abre uma aplicação Google sem iniciar sessão para configurar uma conta Google.
Para se registar ou inciar sessão numa conta Google, no Ecrã de aplicações, toque em
Contas
toque em utilizar mais do que uma conta Google no dispositivo.
Configure também uma conta Samsung.
Adicionar conta
Existente
e siga as instruções no ecrã para concluir a configuração da conta. Pode
Google
. Depois toque em
Nova
para registar uma conta, ou
Definições
Remover contas
No Ecrã de aplicações, toque em
Contas
, seleccione a conta a remover e toque em
Definições
Contas
, seleccione o nome de uma conta em
Remov. conta
.
34
Page 35
Básico
Transferir ficheiros
Mova ficheiros de áudio, vídeo, imagem ou outros tipos de ficheiros do dispositivo para o computador ou vice-versa.
Os formatos de ficheiro seguintes são compatíveis com algumas aplicações. Alguns formatos de ficheiro não são suportados, dependendo da versão do software do dispositivo ou do sistema operativo do computador.
Música: mp3, m4a, mp4, 3gp, 3ga, wma, ogg, oga, aac, flac, wav, amr, awb, mid, midi, xmf, mxmf, imy, rttl, rtx e ota
Imagem: bmp, gif, jpg e png
Vídeo: 3gp, mp4, avi, wmv, flv, asf, webm e mkv
Documento: doc, docx, dot, dotx, xls, xlsx, xltx, csv, ppt, pptx, pps, ppsx, pot, potx, pdf, hwp, txt, asc e rtf
Ligar-se com o Samsung Kies
O Samsung Kies é uma aplicação de computador que gere os conteúdos multimédia e informação pessoal dos dispositivos Samsung. Transfira a versão mais recente do Samsung Kies a partir da página web da Samsung.
Ligue o dispositivo ao computador através de um cabo USB.
1
O Samsung Kies inicia-se no computador automaticamente. Caso o Samsung Kies não inicie automaticamente, faça duplo clique no ícone Samsung Kies no seu computador.
Transfira ficheiros entre o seu dispositivo e o computador.
2
Consulte a ajuda do Samsung Kies para mais informação.
Ligar-se com o Windows Media Player
Certifique-se de que o Windows Media Player está instalado no computador.
Ligue o dispositivo ao computador através de um cabo USB.
1
Abra o Windows Media Player e sincronize os ficheiros de música.
2
35
Page 36
Básico
Ligar-se como dispositivo multimédia
Ligue o dispositivo ao computador através de um cabo USB.
1
Abra o painel de notificações e toque em
2
Dispositivo multimédia (MTP)
Toque em Transferência de Multimédia (MTP) ou não tenha instalada a drive.
Transfira ficheiros entre o seu dispositivo e o computador.
3
Câmara (PTP)
se o seu computador não for compatível com o Protocolo de
.
Ligado como dispositivo de multimédia
Segurança do dispositivo
Evite que outras pessoas utilizem ou acedam aos seus dados pessoais e informação armazenada no dispositivo utilizando as funções de segurança. O dispositivo requer um código de desbloqueio sempre que o querer usar.
Definir um desbloqueio com rosto
No Ecrã de aplicações, toque em
Definições
O meu dispositivo
Ecrã de bloqueio
Bloqueio do ecrã
Ajuste o seu rosto à moldura para ser capturado. Em seguida, defina um PIN de desbloqueio secundário ou padrão para desbloquear o ecrã no caso do desbloqueio com rosto falhar.
Desbloqueio com rosto
.
Definir um desbloqueio com rosto e voz
No Ecrã de aplicações, toque em
Bloqueio do ecrã
Ajuste o seu rosto à moldura para ser capturado e defina um comando por voz. Em seguida, defina um PIN de desbloqueio secundário ou padrão para desbloquear o ecrã no caso do desbloqueio com rosto e voz falhar.
Rosto e voz
Definições
.
O meu dispositivo
Ecrã de bloqueio
36
Page 37
Básico
Definir um padrão
No Ecrã de aplicações, toque em
Bloqueio do ecrã
Desenhe um padrão, ligando quatro ou mais pontos e desenhe o padrão novamente para o verificar. Defina um PIN de desbloqueio secundário para desbloquear o ecrã quando se esquecer do padrão.
Padrão
Definições
.
O meu dispositivo
Ecrã de bloqueio
Definir um PIN
No Ecrã de aplicações, toque em
Bloqueio do ecrã
Introduza no mínimo quatro números e introduza novamente a palavra-passe para a verificar.
PIN
.
Definições
O meu dispositivo
Ecrã de bloqueio
Definir uma palavra-passe
No Ecrã de aplicações, toque em
Bloqueio do ecrã
Introduza no mínimo quatro caracteres, incluindo números e símbolos e introduza novamente a palavra-passe para a verificar.
Palavra-passe
Definições
.
O meu dispositivo
Ecrã de bloqueio
37
Page 38
Básico
Desbloquear o dispositivo
Ligue o ecrã premindo a Tecla ligar/desligar ou a tecla Início e introduza o código de desbloqueio.
Se se esquecer do seu código de desbloqueio, traga o dispositivo a um Centro de Assistência da Samsung.
Actualizar o dispositivo
O dispositivo pode ser actualizado com o software mais recente.
Esta função poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
Actualizar pelo Samsung Kies
Inicie o Samsung Kies e ligue o dispositivo ao computador. O Samsung Kies reconhece automaticamente o dispositivo e exibe as actualizações disponíveis, caso existam, numa caixa de diálogo. Clique na tecla Actualizar na caixa de diálogo para iniciar a actualização. Consulte a ajuda do Samsung Kies para mais informação sobre como actualizar.
Não desligue o computador nem retire o cabo USB enquanto o dispositivo estiver a actualizar.
Enquanto actualiza o dispositivo, não ligue outros dispositivos multimédia ao computador. Ao fazê-lo poderá interferir com o processo de actualização.
Actualizar pelo ar
O dispositivo pode ser actualizado com o software mais recente directamente pelo serviço Firmware Over-The-Air (FOTA).
No Ecrã de aplicações, toque em
do software
Actualizar
.
Definições
Mais
Acerca do dispositivo
Actualização
38
Page 39
Comunicações
Telefone
Utilize esta aplicação para efectuar ou atender uma chamada. Toque em
Telefone
no Ecrã de aplicações.
Efectuar chamadas
Efectuar uma chamada
Utilize um dos métodos seguintes:
Teclado
Registos
de mensagens.
Favoritos
Contactos
Números de marcação rápida
Para números de marcação rápida, toque sem soltar no dígito correspondente.
: introduza o número utilizando o teclado e toque em .
: efectue uma chamada a partir do histórico de chamadas efectuadas e recebidas e
: efectue uma chamada a partir da lista de contactos favoritos.
: efectue uma chamada a partir da lista telefónica.
Número inteligente
Quando introduzir números com o teclado, surgem as sugestões automáticas. Seleccione uma para efectuar uma chamada.
39
Page 40
Comunicações
Procurar contactos
Introduza um nome, número de telefone ou endereço de e-mail para procurar um contacto na lista telefónica. À medida que introduz os caracteres, sugestões de contactos vão surgindo. Seleccione um para lhe ligar.
Efectuar uma chamada internacional
Toque sem soltar no 0 até que o sinal + surja. Introduza o indicativo do país, da área e o número de telefone e toque em
.
Durante uma chamada
As opções seguintes estão disponíveis:
: seleccione uma opção para utilizar durante uma chamada.
: colocar uma chamada em espera. Toque em para retomar a chamada em espera.
: aumentar o volume.
Adicionar chamada Teclado Terminar chamada Altifalante
função alta-voz.
Silenciar Auricular
: abrir o teclado.
: activar o altifalante. Mantenha o dispositivo afastado dos ouvidos ao utilizar a
: desligue o microfone, de maneira a que o outro participante não o possa ouvir.
: mudar para um auricular Bluetooth se estiver ligado ao dispositivo.
: efectuar uma segunda chamada.
: terminar a chamada actual.
Alternar
Intercalar
para adicionar mais participantes. Esta funcionalidade só estará disponível quando o serviço de chamada de conferência estiver activo.
participantes, durante uma chamada de conferência ou desligue um dos participantes da chamada.
: alternar entre duas chamadas.
: efectuar uma chamada de conferência quando ligado a duas chamadas. Repita
Contactos
Memorando
Mensagens
Transferir
Gerir chamada de conferência
: abrir a lista telefónica.
: criar um memorando.
: enviar uma mensagem.
: ligar o primeiro com o segundo participante. Isto irá retirá-lo da conversa.
: tenha uma conversa privada com um dos
40
Page 41
Comunicações
Adicionar contactos
Para adicionar um número de telefone à lista telefónica a partir do teclado, introduza o número e toque em
Adicionar aos contactos
.
Enviar uma mensagem
Toque em → visor.
Enviar mensagem
para enviar uma mensagem ao número que aparece no
Ver registos de chamadas
Toque em Para filtrar um registo de chamada, toque em
Registos
para ver o histórico de chamadas recebidas e efectuadas.
Ver
e seleccione uma opção.
Números de marcação fixa
O dispositivo pode ser definido para restringir a saída de chamadas apenas para os números com indicativos específicos. Esses indicativos são armazenados no cartão SIM ou USIM.
Toque em
fixa
Activar Marcação Fixa
Definições de chamada
e introduza o PIN2 fornecido com o cartão SIM ou USIM. Toque em
Definições adicionais
Números de marcação
Lista de Marcação Fixa
e adicione números.
Barramento de chamadas
O dispositivo pode ser definido para evitar que certas chamadas sejam efectuadas. Por exemplo, as chamadas internacionais podem ser desactivadas.
Toque em
chamadas
palavra-passe.
Definições de chamada
, seleccione um tipo de chamada, seleccione uma opção de barramento e introduza a
Definições adicionais
Barramento de
Receber chamadas
Atender uma chamada
Quando receber uma chamada, arraste para fora do circulo maior. Se o serviço de chamada em espera estiver activo, pode efectuar outra chamada. Quando
receber uma segunda chamada, termine ou coloque a primeira chamada em espera.
41
Page 42
Comunicações
Rejeitar uma chamada
Quando receber uma chamada, arraste para fora do circulo maior. Para enviar uma mensagem quando rejeita uma chamada, toque em
mensagem Configurar mensagens de rejeição de chamadas
. Para criar uma mensagem de rejeição, toque em
.
Rejeitar chamadas com
Definições de chamada
Rejeitar automaticamente chamadas de números indesejáveis
Toque em
automática Criar
, introduza um número, atribua uma categoria e toque em
Definições de chamada
N.°s rejeição automática
Rejeição de chamada
e toque em
Lista de rejeições automática
Guardar
Modo de rejeição
. Toque em
.
Chamadas perdidas
Se não atender uma chamada, surge na barra de estado. Abra o painel de notificações para ver a lista de chamadas perdidas.
Chamada em espera
Chamada em espera é um serviço fornecido pela operadora. Um utilizador pode usar este serviço para suspender uma chamada actual e alternar para uma chamada a receber. Este serviço não se encontra disponível para chamadas de vídeo.
Para utilizar este serviço, toque em
Chamada em espera
.
Definições de chamada
Definições adicionais
Reencaminhamento de chamadas
O dispositivo pode ser definido para enviar as chamadas a receber para um número específico. Toque em
seleccione um tipo de chamada e uma condição. Introduza um número e toque em
Definições de chamada
Definições adicionais
Desvio de chamadas
Activar
e
.
42
Page 43
Comunicações
Vídeo-chamada
Efectuar uma vídeo-chamada
Introduza o número ou seleccione um contacto da lista telefónica e toque em .
Durante uma vídeo-chamada
As opções seguintes estão disponíveis:
Trocar câmara
Terminar chamada
Silenciar
: desligue o microfone, de maneira a que o outro participante não o possa ouvir.
: alternar entre a câmara frontal e a câmara traseira.
: terminar a chamada actual.
Toque sem soltar na imagem do outro participante para aceder às opções seguintes:
Ocultar-me
Imagem a enviar
Teclado
Auricular Bluetooth
dispositivo.
Desligar alta-voz
Emoções animadas
Vista de tema
Activar vista de BD
Capturar Imagem Gravar vídeo
Em bastantes países é ilegal gravar uma chamada sem permissão prévia do outro participante.
: oculte a sua imagem do outro participante.
: seleccione uma imagem para a mostrar ao outro participante.
: abre o teclado.
: troque para o auricular Bluetooth se estiver ligado ao
: desactive a funcionalidade alta-voz.
: aplique ícones emotivos à sua imagem.
: aplique ícones decorativos à sua imagem.
: altere o modo de visualização para a vista de BD.
: capturar a imagem do outro participante.
: gravar um vídeo da imagem do outro participante.
Toque sem soltar na sua imagem para aceder às opções seguintes:
Trocar câmara
Imagem a enviar
: alternar entre a câmara frontal e a câmara traseira.
: seleccionar uma imagem para ser apresentada ao outro participante.
43
Page 44
Comunicações
Trocar imagens
Arraste uma imagem de um participante para a imagem de um outro para trocar as imagens.
Contactos
Utilize esta aplicação para gerir os contactos, incluindo números de telefone, endereços de e-mail e outros.
Toque em
Gerir contactos
Toque me
Criar um contacto
Toque em para introduzir a informação do contacto.
Contactos
Contactos
: adicionar uma imagem. / : adicionar ou eliminar um campo do contacto.
no Ecrã de aplicações.
.
44
Page 45
Comunicações
Editar um contacto
Seleccione um contacto para editar e toque em .
Eliminar um contacto
Toque em
Eliminar
.
Definir um número de marcação rápida
Toque em → contacto para isso. Para remover um número da marcação rápida, toque-lhe sem soltar e toque em
Remover
Marcação rápida
.
, seleccione um número de marcação rápida e seleccione um
Procurar contactos
Toque me Utilize um dos métodos de procura seguintes:
Desloque-se para cima ou para baixo na lista telefónica.
Utilize o índice do lado direito da lista telefónica para se deslocar mais rapidamente, arrastando o seu dedo por ele.
Toque no campo de procura no cimo da lista telefónica e introduza critérios de procura.
Contactos
.
Assim que um contacto é seleccionado, realize uma das acções seguintes:
: adicionar aos contactos favoritos.
/ : efectuar uma chamada de vídeo ou de voz.
: redigir uma mensagem. : redigir um e-mail.
Exibir contactos
Toque me Por padrão, o dispositivo mostra todos os contactos guardados. Toque em
contactos.
Contactos
Contactos para apresentar
.
e seleccione uma localização onde guardar os
45
Page 46
Comunicações
Mover contactos
Toque me
Contactos
.
Mover contactos para o Google
Toque em → Os contactos movidos para os contactos do Google surgem com
Juntar contas
Unir com Google
.
Mover contactos para a Samsung
Toque em → Os contactos movidos para os contactos da Samsung surgem com
Juntar contas
Unir com Samsung account
.
Importar e exportar contactos
Toque me
Importar contactos
Contactos
.
na lista telefónica.
na lista telefónica.
Toque em
Importar de armazenamento USB
Importar/ Exportar
Exportar contactos
Toque em
Exportar p/ armazenamento USB
Importar/ Exportar
Partilhar contactos
Toque em → seleccione um método de partilha.
Partilhar cartão de visita
Importar do cartão SIM, Importar do cartão SD
.
Exportar para cartão SIM, Exportar para cartão SD
.
, seleccione contactos, toque em
Concluir
ou
ou
e
46
Page 47
Comunicações
Contactos favoritos
Toque em Toque em
Procurar
Adicionar aos favoritos
Remover dos favoritos
Vista de grelha
Ajuda
Favoritos
e realize uma das seguintes acções:
: procurar contactos.
: aceda a informação de ajuda sobre como usar os contactos.
.
: adicionar contactos aos favoritos.
: remover os contactos dos favoritos.
/
Vista de lista
: veja os contactos na forma de lista ou de grelha.
Grupos de contactos
Toque em
Adicionar contactos a um grupo
Seleccione um grupo e toque em . Seleccione os contactos a adicionar e toque em
Grupos
.
Concluir
.
Gerir grupos
Toque em e realize uma das seguintes acções:
Criar
: criar um novo grupo.
Procurar
Alterar ordem
baixo para outra posição e toque em
Eliminar grupos
grupos padrão não podem ser eliminados.
Ajuda
: procurar contactos.
: toque sem soltar junto do nome do grupo, arraste-o para cima ou para
Concluir
: seleccione grupos adicionados pelo utilizador e toque em
: aceda a informação de ajuda sobre como usar os contactos.
.
Enviar uma mensagem ou e-mail para os membros de um grupo
Seleccione um grupo, toque em → membros, toque em
Concluir
.
Enviar mensagem
ou
Enviar e-mail
, seleccione os
Eliminar
. Os
47
Page 48
Comunicações
Cartões de visita
Toque me Crie um cartão de visita e envio-o para outras pessoas. Toque em
e-mail e endereço postal e toque em quando configurou o dispositivo, seleccione o cartão de visita em
Toque em
Contactos
Configurar perfil
.
Partilhar cartão de visita
, introduza os detalhes, tais como número de telefone, endereço de
Guardar
. No caso de ter guardado informação de utilizador
e seleccione um método de partilha.
Mensagem
Utilize esta aplicação para enviar SMS ou MMS. Toque em
Mensagem
Poderá ter custos adicionais no envio ou recepção de mensagens enquanto estiver fora da sua área de serviço. Para mais detalhes, contacte a sua operadora.
no Ecrã de aplicações.
EU
e toque em para editar.
Enviar mensagens
Toque em , adicione os destinatários, introduza a mensagem e toque em . Utilize os métodos seguintes para adicionar destinatários:
Introduza um número de telefone.
Toque em , seleccione os contactos e toque em
Utilize os métodos seguintes para criar uma mensagem multimédia:
Toque em e anexe imagens, vídeos, contactos, memorandos, eventos e outros.
Toque em
Adicionar assunto
para introduzir um assunto.
Concluir
.
48
Page 49
Comunicações
Enviar mensagens programadas
Enquanto escreve uma mensagem, toque em → uma hora e data e toque em especificadas.
No caso de o dispositivo estar desligado na hora programada, não estiver ligada à rede ou a rede não estar estável, a mensagem não será enviada.
Esta funcionalidade baseia-se na data e hora definidas no dispositivo. A hora e data pode estar incorrecta, no caso de passar por outros fusos horários e a rede não actualizar a informação.
Concluir
. O dispositivo irá enviar a mensagem na hora e data
Marcação de compromisso
. Defina
Traduzir e enviar mensagens
Para utilizar a funcionalidade de tradução, enquanto escreve uma mensagem, toque em
Traduzir
Toque em substituir a mensagem do idioma de partida.
, arraste o interruptor
para traduzir a mensagem e toque em
Traduzir
para a direita, defina um par de idiomas e toque em OK.
Concluído
. A mensagem traduzida irá
Ver novas mensagens
As novas mensagens são agrupadas em tópicos de mensagens por contacto. Seleccione um contacto para ver a mensagem da pessoa.
Ouvir uma mensagens de voz
Toque sem soltar em 1 no teclado e siga as instruções da sua operadora.
49
Page 50
Comunicações
E-mail
Utilize esta aplicação para enviar ou ver mensagens de e-mail. Toque em
E-mail
no Ecrã de aplicações.
Configurar contas de e-mail
Configure uma conta de e-mail quando abrir o Introduza o endereço de e-mail e a palavra-passe. Toque em
privada, tal como Google Mail ou toque em empresa. Depois, siga as instruções no ecrã para completar a configuração.
Para configurar outra conta de e-mail, toque em
E-mail
Config. manual
pela primeira vez.
Definições
Seguinte
para uma conta de e-mail de uma
para uma conta de e-mail
Adicionar conta
Enviar mensagens
Toque na conta de e-mail para utilizar e toque em ao fundo do ecrã. Introduza os destinatários, assunto e mensagem e toque em
Toque em Toque em
para adicionar um destinatário da lista telefónica.
para anexar imagens, vídeos, contactos, memorandos, eventos e outros.
.
.
Toque em na mensagem.
para inserir imagens, eventos, contactos, informação de localização e outros
Enviar mensagens programadas
Enquanto escreve uma mensagem, toque em
programado
mensagem na hora e data especificadas.
, defina uma data e hora e toque em
No caso de o dispositivo estar desligado na hora programada, não estiver ligada à rede ou a rede não estar estável, a mensagem não será enviada.
Esta funcionalidade baseia-se na data e hora definidas no dispositivo. A hora e data pode estar incorrecta, no caso de passar por outros fusos horários e a rede não actualizar a informação.
Concluído
E-mail programado
. O dispositivo irá enviar a
. Assinale
E-mail
50
Page 51
Comunicações
Ler mensagens
Seleccione uma conta de e-mail para utilizar e receberá as novas mensagens. Para obter as novas mensagens manualmente, toque em
Toque numa mensagem para a ler.
Adicionar este endereço de e-mail
à lista telefónica.
Reencaminhar a mensagem.
Responder a todos os
destinatários.
Responder à mensagem.
.
Marcar a mensagem como lembrete.
Abrir os anexos.
Eliminar a mensagem.
Ir para a mensagem anterior ou seguinte.
Toque na aba de anexos para abrir os anexos e toque em
Guardar
para o guardar.
Google Mail
Utilize esta aplicação para aceder de forma mais rápida e directa para aceder ao serviço Google Mail.
Toque em
Google Mail
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
Esta aplicação pode estar etiquetada de forma diferente dependendo da região ou
no Ecrã de aplicações.
operadora.
51
Page 52
Comunicações
Guardar mensagem no
Eliminar esta mensagem.
Enviar mensagens
Em qualquer caixa de correio, toque em , introduza os destinatários, um assunto e uma mensagem e toque em
Toque em Toque em Toque em Toque em Toque em
Anexar imagem
Anexar vídeo
Adicionar Cc/Bcc
Guardar rascunho
Rejeitar
para começar de novo.
Ler mensagens
armazenamento a longo prazo.
Adicionar este endereço de e-mail
à lista telefónica.
Marcar a mensagem como
lembrete.
.
para anexar imagens.
para anexar vídeos.
para adicionar mais destinatários.
para guardar a mensagem para enviar mais tarde.
Marcar a mensagem como não lida.
Responder a todos os destinatários ou reencaminhar esta mensagem para outras pessoas.
Responder a esta mensagem.
Pré-visualizar o anexo.
52
Page 53
Comunicações
Etiquetas
O Google Mail não utiliza pastas, mas sim etiquetas. Quando o Google Mail iniciar, exibe mensagens etiquetadas como Caixa de entrada.
Toque em Para adicionar uma etiqueta a uma mensagem, seleccione a mensagem, toque em
etiquetas
para ver as mensagens em outras etiquetas.
e seleccione a etiqueta a atribuir.
Alterar
Hangouts
Utilize esta aplicação para conversar com outras pessoas. Toque em
Seleccione um amigo da lista de amigos ou introduza dados para procurar e seleccionar um amigo a partir dos resultados para iniciar uma conversa.
Hangouts
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
Google+
Utilize esta aplicação para se manter ligado com outras pessoas através do serviço de rede social Google.
Toque em
Toque em publicações dos seus círculos.
Toque em
Google+
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
Tudo
para utilizar outras funcionalidades das redes sociais.
no Ecrã de aplicações.
para alterar a categoria e desloque-se para cima e para baixo para ver
53
Page 54
Comunicações
Messenger
Utilize esta aplicação para visualizar conversas antigas através do serviço de mensagens instantâneas Google+.
Toque em
Para iniciar uma nova conversa, inicie o
Messenger
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
Hangouts
.
ChatON
Utilize esta aplicação para conversar com qualquer dispositivo que tenha um número de telefone móvel.
Toque em
Crie a lista de amigos introduzindo números de telefone ou endereços de e-mail da conta Samsung ou seleccionando amigos da lista de sugestões. Ou então, toque em
ChatON
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
Mais
Definições
Toque em
Sincronizar contactos
Chats
Iniciar chat
para sincronizar os contactos do dispositivo manualmente.
e seleccione um amigo para começar a conversar.
54
Page 55
Web & Rede
Internet
Utilize esta aplicação para navegar na Internet. Toque em
Internet
no Ecrã de aplicações.
Ver páginas web
Toque no campo endereço, introduza o endereço web e toque em Ir. Toque em
página web. Para alterar o motor de busca, toque em
de pesquisa
para partilhar, guardar ou imprimir a página web actual enquanto visualiza uma
Definições
.
Avançado
Abrir uma nova página
Toque em → Para ir para outra página web, toque em
página para a seleccionar.
Nova janela
.
, desloque-se para a direita ou esquerda e toque na
Seleccionar motor
Procurar na web por voz
Toque no campo de endereço, toque em , diga uma palavra-chave e seleccione uma das palavras-chave sugeridas que surgem.
Esta função poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
Favoritos
Para adicionar a página web actual do favorito, toque em → Para abrir uma página web dos favoritos, toque em
e seleccione uma.
Adicionar favorito
.
55
Page 56
Web & Rede
Histórico
Toque em → Para limpar o histórico, toque em
Histórico
para abrir a página web da lista de páginas web abertas recentemente.
Limpar histórico
.
Páginas guardadas
Para ver as páginas web guardadas, toque em
Páginas guardadas
.
Hiperligações
Toque sem soltar numa hiperligação da página web para a abrir numa nova janela, guardar ou copiar.
Para ver as hiperligações guardadas, utilize
Transferências
. (p. 94)
Partilhar páginas web
Para partilhar o endereço da pagina web com outras pessoas, toque em → Para partilhar parte de uma página web, toque sem soltar o texto desejado e toque em
Partilhar página
Partilhar
.
.
Chrome
Utilize esta aplicação para procurar informação e navegar em páginas web. Toque em
Ver páginas web
Toque no campo endereço e introduza um endereço web ou um critério de pesquisa.
Abrir uma nova página
Toque em → Para ir para outra página web, toque em
Chrome
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
Novo separador
.
, e seleccione uma página web.
56
Page 57
Web & Rede
Procurar na web por voz
Toque no campo de endereço, toque em , diga uma palavra-chave e seleccione uma das palavras-chave sugeridas que surgem.
Sincronizar com outros dispositivos
Sincronize os separadores abertos e os favoritos para utilizar o Chrome em outro dispositivo, quando tiver iniciado sessão com a mesma conta Google.
Para ver os separadores abertos em outros dispositivos, toque em Seleccione uma página web para abrir.
Para ver os favoritos, toque em
.
Outros dispositivos
.
Bluetooth
O Bluetooth cria uma ligação directa sem fios entre dois dispositivos através de curtas distâncias. Utilize o Bluetooth para trocar dados ou ficheiros de multimédia com outros dispositivos.
A Samsung não se responsabiliza pela perda, intercepção ou mau uso de dados enviados ou recebidos através de Bluetooth.
Certifique-se sempre que só troca informação com dispositivos que conhece e que estão seguros. Caso se encontrem obstáculos entre os dispositivos a distância de acção pode ser encurtada.
Alguns dispositivos, especialmente aqueles que não foram testados ou aprovados pelo Bluetooth SIG, podem ser incompatíveis com o seu dispositivo.
Não utilize a funcionalidade Bluetooth para fins ilegais (como, por exemplo, piratear cópias de ficheiros ou escuta ilegal de conversas para fins comerciais).
A Samsung não se responsabiliza pelas repercussões do uso ilegal da funcionalidade Bluetooth.
Para activar o Bluetooth, no Ecrã de aplicações, toque em e arraste o interruptor
Bluetooth
para a direita.
57
Definições
Ligações
Bluetooth
Page 58
Web & Rede
Emparelhar com outros dispositivos Bluetooth
No Ecrã de aplicações, toque em dispositivos encontrados serão listados. Seleccione o dispositivo que pretende emparelhar com, e aceite a palavra-passe gerada automaticamente em ambos os dispositivos para confirmar.
Definições
Ligações
Bluetooth
Pesquisar
e os
Enviar e receber dados
Muitas aplicações são compatíveis com a transferência de dados através de Bluetooth. Um exemplo é a e seleccione um dos dispositivos Bluetooth. Depois disso, aceite o pedido de autorização Bluetooth no outro dispositivo para receber a imagem. O ficheiro transferido é guardado nas pasta
Bluetooth
Galeria
. Abra a
. Se receber um contacto, é adicionado à lista telefónica automaticamente.
Galeria
, seleccione uma imagem, toque em
Bluetooth
Screen Mirroring
Utilize esta funcionalidade para ligar o seu dispositivo a um ecrã gigante com o dongle AllShare Cast ou HomeSync e partilhe os seus conteúdos.
Esta função poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
Alguns ficheiros poderão ser colocados na memória intermédia durante a reprodução, dependendo da ligação de rede.
Para economizar energia, desactive esta funcionalidade quando não estiver em uso.
Se especificou uma frequência de banda Wi-Fi, os dongles AllShare Cast ou HomeSync poderão não ser descobertos ou ligados.
Se reproduzir vídeos ou jogar jogos numa TV, seleccione um modo de TV apropriado para obter a melhor experiência.
No Ecrã de aplicações, toque em interruptor do ficheiro e controle o visor com as teclas do seu dispositivo. Para ligar a um dispositivo através de um PIN, toque sem soltar no nome do dispositivo para introduzir o seu PIN.
Screen Mirroring
Definições
para a direita. Seleccione um dispositivo, abra ou reproduza um
Ligações
Screen Mirroring
e arraste o
58
Page 59
Web & Rede
Group Play
Utilize esta aplicação para partilhar ecrãs com vários dispositivos. Crie ou junte-se a uma sessão de Group Play e partilhe imagens, documentos ou música.
Toque em
Group Play
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
Enquanto utiliza esta aplicação, não pode utilizar a Internet.
no Ecrã de aplicações.
Criar um grupo no Group Play
Toque em
Partilhar música
dispositivos e utilizá-los para obter um efeito de som surround.
Partilhar imagens
Partilhar documentos
Jogos e aplicações
Toque em criou.
Toque em
Criar grupo
e escreva uma nota ou desenhe no ecrã. Todos os participantes poderão ver o que
para ver todas as imagens partilhadas em mosaico.
e utilize as funcionalidades a seguir:
: seleccione ficheiros de música para partilhar. Pode ligar dois ou mais
: seleccione imagens para partilhar.
: seleccione documentos para partilhar.
: jogue jogos online com os amigos.
Toque em Toque em
ou para seleccionar mais imagens ou documentos. para ver os participantes do grupo.
Juntar-se ao Group Play
Toque em palavra-passe do grupo, caso seja necessário. Seleccione uma categoria de multimédia e o conteúdo que está actualmente a ser partilhado aparecerá no dispositivo.
Active a funcionalidade NFC e toque com a parte de trás do seu dispositivo na parte de trás de outro dispositivo que esteja a iniciar sessão.
Aderir ao grupo
, seleccione uma sessão de Group Play para aderir e introduza a
59
Page 60
Web & Rede
NFC
O seu dispositivo permite-lhe ler etiquetas NFC que contêm informação sobre produtos. Pode também utilizar esta funcionalidade para efectuar pagamentos e adquirir bilhetes para transportes ou eventos depois de transferir as aplicações requeridas.
A bateria contém uma antena NFC embutida. Manuseie a bateria com cuidado para não danificar a antena NFC.
Se o ecrã estiver bloqueado, o seu dispositivo não irá ler as etiquetas NFC ou receber dados.
Para activar a funcionalidade NFC, no Ecrã de aplicações, toque em
NFC
. Arraste o interruptor do
NFC
para a direita.
Definições
Ligações
Ler informação de uma etiqueta NFC
Coloque a área de antena NFC, na parte traseira do seu dispositivo, junto de uma etiqueta NFC. A informação da etiqueta irá surgir.
Efectuar uma compra com a funcionalidade NFC
Antes de poder utilizar a funcionalidade NFC para efectuar pagamentos, deve registar o serviço de pagamentos móveis. Para registar ou obter detalhes sobre o serviço, contacte a sua operadora.
Toque na área de antena NFC, na parte traseira do seu dispositivo, no leitor de cartões NFC.
Enviar dados através do Android Beam
Utilize a funcionalidade Android Beam para enviar dados, tais como páginas web e contactos para dispositivos com NFC activo.
No Ecrã de aplicações, toque em
Android Beam
Seleccione um item, toque com a parte de trás do seu dispositivo em outro dispositivo e toque no ecrã do seu dispositivo.
para a direita.
Definições
Ligações
60
NFC
. Arraste o interruptor do
Page 61
Web & Rede
S Beam
Utilize esta funcionalidade para enviar dados, tais como vídeos, imagens e documentos.
Não envie dados protegidos por direitos de autor através do S Beam. Ao fazê-lo poderá estar a violar as leis de protecção de direitos de autor. A Samsung não se responsabiliza por questões legais, causadas pela utilização ilegal do material com direitos de autor.
No Ecrã de aplicações, toque em
Beam
Seleccione um ficheiro, toque com a parte de trás do seu dispositivo em outro dispositivo e toque no ecrã do seu dispositivo.
para a direita.
Se ambos os dispositivos tentarem enviar dados em simultâneo, a transferência de ficheiros pode falhar.
Definições
Ligações
S Beam
. Arraste o interruptor do
S
61
Page 62
Multimédia
Música
Utilize esta aplicação para ouvir música. Toque em
Música
Alguns formatos de ficheiro não são suportados, dependendo da versão do software do dispositivo.
Alguns ficheiros poderão não ser reproduzidos correctamente dependendo do método de codificação utilizado.
no Ecrã de aplicações.
Reproduzir música
Seleccione uma categoria de música e seleccione uma música para reproduzir. Toque na imagem do álbum ao fundo do ecrã para abrir o leitor de música.
Procurar dispositivos com DLNA
activo.
Ajustar o volume.
Definir o ficheiro como a sua
música favorita.
Activar o modo aleatório.
Ocultar o ecrã do leitor de música.
Reiniciar a música actualmente
em reprodução ou voltar à música
anterior. Toque sem soltar para
retroceder rapidamente.
Alterar o modo de repetição.
Abrir a lista de reprodução.
Avançar para a próxima música. Toque sem soltar para avançar rapidamente.
Pausar e retomar a reprodução.
62
Page 63
Multimédia
Para ouvir músicas com o mesmo nível de som, toque em
inteligente
Para definir um som personalizado quando ouvir músicas através do auricular, toque em
Definições
de som adaptado não é aplicada à reprodução de música. Se baixar o volume para nível 13 ou inferior, a opção volta a ser aplicada.
.
Quando aquele do dispositivo. Utilize com precaução para evitar exposição a longo prazo a sons muitos altos para evitar danificar a sua audição.
Volume inteligente
Adapt Sound
está activado, o volume pode parecer mais alto do que
Ligar
. Ao aumentar o volume para o nível 14 ou acima, a opção
Definições
Volume
Definir uma música como tom de toque
Para utilizar a música actualmente em reprodução como tom de toque, toque em
como
Tom de toque do telefone
.
Definir
Criar listas de reprodução
Faça a sua própria selecção de músicas. Toque em
título e toque em
Concluir
Para adicionar a música actualmente em reprodução à lista de reprodução, toque em
Adic. à lista de reprodução
Listas de reprodução
OK
. Toque em
.
e toque em
Adicionar música
.
Criar lista de reprodução
, seleccione músicas para incluir e toque em
. Introduza um
Câmara
Utilize esta aplicação para capturar fotos ou vídeos. Utilize a Toque em
Galeria
para ver fotografias e vídeos capturados pela câmara do dispositivo. (p. 68)
Câmara
A câmara desliga-se automaticamente quando não estiver em uso. Certifique-se de que a lente está limpa. De outro modo, o dispositivo poderá não
no Ecrã de aplicações.
funcionar correctamente em alguns modos que requeiram alta resolução.
Etiqueta da câmara
Não tire fotografias nem grave vídeos de pessoas sem a sua permissão.
Não tire fotografias nem grave vídeos onde seja legalmente proibido.
Não tire fotografias nem grave vídeos em locais onde poderá estar a violar a privacidade de outras pessoas.
63
Page 64
Multimédia
Ver mais opções.
Tirar fotografias
Tirar uma fotografia
Toque na imagem do ecrã de pré-visualização onde pretende que a câmara foque. Quando o motivo está focado, a moldura de foco fica verde. Toque em
Alternar entre a
câmara traseira e
frontal.
Abrir a Galeria para
ver imagens e vídeos.
Modo de disparo
para tirar a fotografia.
Indica qual o modo de fotografia está a ser usado.
Comece a gravar um vídeo.
Alterar o modo de fotografia.
Seleccionar entre os vários efeitos que estão disponíveis.
Estão disponíveis vários efeitos de fotografia. Toque em
Automático
MODO
e desloque-se para cima ou para baixo no lado direito do ecrã.
: utilize isto para permitir que a câmara avalie o ambiente envolvente e
determine o modo de foto ideal.
Melhor fotografia
Disparo contínuo
Som e disparo
Toque em depois de tirar uma fotografia.
: tira uma série de fotografias e guarda a melhor.
: tire uma série de fotografias a sujeitos em movimento. : utilize para tirar uma fotografia com som. para tirar uma fotografia. O dispositivo grava alguns segundos de áudio
Enquanto fotografa neste modo, o som é gravado através do microfone interno.
64
Page 65
Multimédia
Panorama
Para obter a melhor fotografia, siga estas sugestões.
Mova a câmara devagar em uma direcção.
Mantenha o visor da câmara dentro das miras de enquadramento.
Evite tirar fotografias de um sujeito na frente de fundos indisociáveis, tais como ceús limpos ou paredes brancas.
Desporto
Noite
: tira uma fotografia composta de várias fotografias combinadas entre si.
: utilize esta definição para sujeitos em movimento rápido.
: utilize esta definição para imagens tiradas em ambientes escuros.
Fotografias panorâmicas
Uma fotografia panorâmica é uma imagem em paisagem mais larga de múltiplas fotografias. Toque em Toque em
panorama estão alinhadas, a câmara tira automaticamente outra fotografia numa sequência panorâmica. Para parar de fotografar, toque em
Se o visor estiver noutra direcção, o dispositivo pára de fotografar.
MODO
Panorama
e mova a câmara numa direcção. Quando duas guias de enquadramento de
.
.
Gravar vídeos
Gravar um vídeo
Toque em para gravar um vídeo. Para pausar a gravação, toque em . Para parar a gravação, toque em
.
O foco manual não está disponível no Modo de vídeo.
A função zoom poderá não estar disponível quando grava na resolução máxima.
65
Page 66
Multimédia
Modo de gravação
Toque em para alterar o modo de gravação.
Normal
Limite MMS
: utilize este modo para a qualidade normal.
: utilize este modo para qualidade mais baixa para enviar por mensagem.
Aumentar ou diminuir o zoom
Utilize um dos métodos seguintes:
Utilize a tecla de volume para aumentar ou diminuir o zoom.
Com os dedos no ecrã, afaste-os para aumentar o zoom e volte a juntá-los para diminuir o zoom.
O efeito de aumentar ou diminuir o zoom está disponível quando usa a funcionalidade zoom enquanto grava um vídeo.
Partilha de fotografia
Toque em e seleccione um dos seguintes:
Partilha instantânea
Wi-Fi Direct.
Partilha de foto de amigo
etiquetou numa fotografia e envie-a para essa pessoa.
: envie uma fotografia directamente para outro dispositivo através de
: defina o dispositivo para reconhecer o rosto de uma pessoa que
66
Page 67
Multimédia
Configurar as definições da câmara
Toque em para configurar as definições da câmara. Nem todas as opções a seguir estão disponíveis nos modos de fotografia e vídeo. As opções disponíveis poderão variar dependendo do modo utilizado.
Tamanho da fotografia
resolução para uma qualidade mais alta. Porém ocupa mais memória.
Modo de focagem
destina-se a objectos muito próximos.
Medição
: seleccione um método de medição. Isto determina como os valores de
/
Tamanho do vídeo
: seleccione um modo de foco.
: seleccione uma resolução. Utilize maior
Auto
é controlado pela câmara.
Macro
luminosidade são calculados.
Ponto
ISO
em equivalente às câmaras de filme. Valores baixos para objectos estáticos ou com luzes brilhantes. Valores altos para objectos com movimentos rápidos ou com pouca luz.
Etiqueta GPS
Tecla de volume
obturador ou a função de zoom.
Temporizador
Equilíbrio de brancos
mede o valor de luz de um local especifico.
: seleccione um valor de ISO. Isto controla a sensibilidade da câmara à luz. É medido
: anexe uma localização GPS à fotografia.
Para melhorar o sinal de GPS, evite tirar fotografias em locais onde o sinal possa estar obstruído, como entre edifícios ou em áreas muito baixas ou com más condições atmosféricas.
A sua localização poderá aparecer nas fotografias quando as transferir para a Internet. Para evitar isso, desactive a definição de etiqueta GPS.
: defina o dispositivo para utilizar a Tecla de volume para controlar o
: utilizar para fotografar com atrasos de tempo.
: seleccione um equilíbrio de brancos apropriado, de maneira a que as
Medido ao centro
mede a luz de fundo no centro da cena.
Matriz
é a média de toda a cena.
imagens tenham cores reais. As definições foram concebidas para situações de luminosidade especifica. Esta definições são semelhantes ao alcance de calor da exposição de equilíbrio do branco em câmaras profissionais.
Valor de exposição
sensor da câmara recebe. Para condições de pouca luz, utilize uma exposição superior.
Directrizes
sujeitos.
Flash
: exibe directrizes no visor para o ajudar na composição quando seleccionar
: activa ou desactiva o flash.
: altere o valor de exposição. Isto determina a quantidade de luz que o
67
Page 68
Multimédia
Controlo de voz
Nome de ficheiro contextual
: defina a câmara para tirar fotografias com comandos de voz.
: defina a câmara para exibir etiquetas contextuais. Activar para
utilizar a Etiqueta Amigo na
Para utilizar esta funcionalidade, deve activar as definição de etiqueta GPS.
Guardar como virada
Armazenamento
Repor
: reponha as definições da câmara.
: seleccione a localização da memória para armazenamento.
: inverte a imagem para criar uma imagem-espelho da cena original.
Galeria
.
Atalhos
Reorganize os atalhos para acesso mais fácil às várias opções da câmara. Toque em Toque sem soltar numa opção e arraste-a para uma ranhura no cimo do ecrã.
Modificar definições rápidas
.
Galeria
Utilize esta aplicação para ver imagens e vídeos. Toque em
Galeria
Alguns formatos de ficheiro não são suportados dependendo do software instalado no dispositivo.
Alguns ficheiros poderão não ser reproduzidos correctamente dependendo do método de codificação utilizado.
no Ecrã de aplicações.
Ver imagens
Iniciar a guarda uma imagem, a pasta de mesmo modo que a captura de ecrã, cria automaticamente a pasta pasta para a abrir.
Numa pasta, as imagens são exibidas por data de criação. Seleccione uma imagem para visualizá­la em ecrã total.
Desloque-se para a esquerda ou direita para ver a imagem anterior ou seguinte.
Galeria
mostrará as pastas disponíveis. Quando outra aplicação, tal como o
Download
é criada automaticamente para conter a imagem. Do
Screenshots
. Seleccione uma
E-mail
,
68
Page 69
Multimédia
Aumentar ou diminuir o zoom
Utilize um dos métodos a seguir para aumentar o zoom de uma imagem:
Faça duplo toque em qualquer parte para aumentar o zoom.
Com os dedos em qualquer parte do ecrã, afaste-os para aumentar o zoom. Junte-os para diminuir ou faça duplo toque para voltar.
Reproduzir vídeos
Os ficheiros de vídeo mostram o ícone na pré-visualização. Seleccione um vídeo para o reproduzir e toque em
.
Recortar segmentos de um vídeo
Seleccione um vídeo e toque em . Mova a barra de início para o ponto de início desejado, mova a barra de fim para o ponto de fim desejado e guarde o vídeo.
Editar imagens
Enquanto visualiza uma imagem, toque em e utilize as funções seguintes:
Favoritos
Apresentação de slides
Moldura de fotografia
imagem editada é guardada na pasta
Nota de fotografia
para editar a nota.
: adicionar a imagem aos favoritos.
: iniciar uma apresentação de slides com as imagens da pasta actual.
: utilize para adicionar uma moldura e uma nota a uma imagem. A
Photo frame
: utilize para escrever uma nota na parte de trás da imagem. Toque em
.
Copiar para bloco de notas
Mudar nome
Partilha de foto de amigo
imagem.
Rodar para a esquerda
Rodar para a direita
Recortar
Definir como
Detalhes
Definições
: renomear o ficheiro.
: rodar no sentido dos ponteiros do relógio.
: redimensionar a moldura azul para recortar e guardar a imagem nela.
: definir a imagem como fundo ou como imagem de um contacto.
: ver os detalhes da imagem.
: alterar as definições da Galeria.
: copiar para bloco de notas.
: enviar a imagem para a pessoa cujo rosto está etiquetado na
: rodar no sentido contrário aos ponteiros do relógio.
69
Page 70
Multimédia
Modificar imagens
Enquanto visualiza uma imagem, toque em e utilize as funções seguintes:
Rodar
Recortar
Cor
Efeito
Retrato
Autocolante
Desenho
Moldura
: rodar a imagem.
: cortar a imagem.
: ajustar a saturação ou o brilho da imagem.
: aplicar efeitos à imagem.
: corrigir os olhos vermelhos, ajustar e retocar as faces ou tornar o fundo desfocado.
: colocar autocolantes.
: desenhar na imagem.
: aplicar molduras à imagem.
Imagens favoritas
Enquanto visualiza uma imagem, toque em → favoritos.
Eliminar imagens
Utilize um dos métodos seguintes:
Numa pasta, toque em → em
Enquanto visualiza uma imagem, toque em .
.
Seleccionar item
Partilhar imagens
Utilize um dos métodos seguintes:
Numa pasta, toque em → em
para enviá-las para outras pessoas ou partilhá-las nos serviços de redes sociais.
Seleccionar item
Favoritos
, seleccione imagens, assinalando-as e toque
, seleccione imagens, assinalando-as e toque
para adicionar a imagem à lista de
Enquanto visualiza uma imagem, toque em para a enviar para outras pessoas ou partilhá­la através das redes sociais.
70
Page 71
Multimédia
Definir como fundo
Enquanto visualiza uma imagem, toque em → fundo ou para atribuí-la a um contacto.
Definir como
para definir a imagem como
Etiquetar rostos
Ao visualizar uma imagem, toque em → moldura amarela surge em volta do rosto reconhecido. Toque no rosto, toque em
nome
Quando a etiqueta de rosto surgir numa imagem, toque na etiqueta de rosto e utilize as opções disponíveis, tais como, efectuar chamadas ou enviar mensagens.
e seleccione ou adicione um contacto.
O reconhecimento de rosto pode falhar dependendo do angulo e tamanho do rosto, cor da pele, expressão do rosto, condições de luminosidade ou acessório que o motivo possa estar a utilizar.
Definições
e assinale
Etiqueta de rosto
Adicionar
. Uma
Utilizar as Etiqueta Amigo
Toque em → exibir uma etiqueta contextual (meteorologia, localização, data e o nome da pessoa) quando abrir uma imagem.
Definições
Etiquetas
e arraste o interruptor
Etiquetas
para a direita para
Organizar por pastas
Crie uma pasta para organizar as imagens ou vídeos armazenados no dispositivo. Pode copiar ou mover ficheiros de uma pasta para outra.
Para criar uma nova pasta, toque em assinale as imagens ou vídeos. Toque sem soltar em qualquer imagem ou vídeos seleccionado, arraste-o para a nova pasta e toque em mover.
. Introduza um nome para a pasta, toque em OK e
Concluir
. Toque em
Copiar
para copiar ou
Mover
para
Vídeo
Utilize esta aplicação para reproduzir ficheiros de vídeo. Toque em
Vídeo
no Ecrã de aplicações.
Alguns formatos de ficheiro não são suportados, dependendo do software do dispositivo.
Alguns ficheiros poderão não ser reproduzidos correctamente dependendo do método de codificação utilizado.
71
Page 72
Multimédia
Reproduzir vídeos
Seleccione o vídeo a reproduzir.
Procurar dispositivos
com DLNA activo.
Avançar ou
retroceder arrastando
a barra.
Alterar o rácio do
ecrã.
Reiniciar o vídeo
actual ou voltar ao
vídeo anterior. Toque
sem soltar para
retroceder
rapidamente.
Eliminar vídeos
Ajustar o volume.
Avançar para o próximo vídeo. Toque sem soltar para avançar rapidamente.
Alterar para o modo de ecrã flutuante.
Pausar e retomar a reprodução.
Toque em
Eliminar
, seleccione os vídeos assinalando-os e toque em
Eliminar
.
Partilhar vídeos
Toque em → método de partilha.
Partilhar via
, seleccione vídeos, assinalando-os, toque em
Fim
e seleccione um
Utilizar o leitor de vídeo Pop-up
Utilize esta funcionalidade para utilizar outras aplicações sem necessidade de fechar o leitor de vídeo. Enquanto vê vídeos, toque em
Com os dedos no ecrã, afaste-os para aumentar o leitor e volte a juntá-los para o diminuir. Para mover o leitor, arraste o leitor para outra localização.
para utilizar o leitor pop-up.
72
Page 73
Multimédia
Adicionar o vídeo à
YouTube
Utilize esta aplicação para ver vídeos a partir do YouTube. Toque em
YouTube
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
Ver vídeos
Toque em e introduza uma palavra-chave. Seleccione um dos resultados da pesquisa obtida para ver um vídeo.
Rode o dispositivo para a vista de paisagem para exibir em ecrã total.
lista de reprodução.
Procurar vídeos.
Pause ou retome a
reprodução.
Enviar o URL para outras pessoas.
Avançar ou
retroceder
arrastando a barra.
Alterar a qualidade
do vídeo.
Partilhar vídeos
Seleccione o vídeo para ver, toque em e seleccione um método de partilha.
Carregar vídeos
Seleccione a sua conta, toque em , seleccione um vídeo, introduza a informação do vídeo e toque em
.
73
Page 74
Multimédia
Rádio FM
Ouça música e notícias no rádio FM. Para ouvir o rádio FM, deve ligar um auricular, uma vez que funciona como a antena do rádio.
Toque em
Rádio FM
no Ecrã de aplicações.
Ouvir o rádio FM
Ligue um auricular ao dispositivo antes de inciar o rádio FM.
O rádio FM procura e guarda as estações disponíveis automaticamente quando for iniciado pela primeira vez.
Toque em e toque em
Procure uma estação de rádio
para ligar o rádio FM. Seleccione a estação de rádio pretendida na lista de estações
para voltar ao ecrã do rádio FM.
Ligar ou desligar o rádio FM.
disponível.
Ajustar o volume.
Sintonização fina da frequência.
Gravar uma música a partir do
Rádio FM.
Adicione a estação de rádio actual
à lista de favoritas.
Visualizar informação sobre a faixa actual.
Aceder aos serviços da estação actual.
74
Page 75
Multimédia
Procurar estações de rádio
Toque em → estações disponíveis automaticamente.
Seleccione a estação de rádio pretendida na lista de estações e toque em do rádio FM.
Pesquisar
e seleccione uma opção de procura. O rádio FM procura e guarda as
para voltar ao ecrã
Adicionar estações à lista de favoritos
Desloque-se para uma estação de rádio e toque em para adicionar a estação à lista de favoritos.
Flipboard
Utilize esta aplicação para aceder às suas revistas personalizadas. Toque em
Flipboard
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
Para iniciar o Flipboard, na página de boas vindas gire para cima, seleccione tópicos noticiosos e toque em
Seleccione uma primeira página ou um tópico, percorra as páginas do Flipboard e seleccione um artigo para ler.
Enquanto lê um artigo, utilize os ícones a seguir:
Build Your Flipboard
: ir para a página anterior.
: definir o artigo como gosto no Facebook.
: adicionar o artigo à lista de favoritos do Twitter.
: ver os comentários que outras pessoas fizeram sobre o artigo.
: defina os artigos como gosto no Flipboard.
: adicione o artigo à sua revista Flipboard.
: partilhar o artigo através do Twitter.
: partilhar o artigo com outras pessoas.
.
75
Page 76
Aplicações e lojas de multimédia
Play Store
Utilize esta aplicação para adquirir e transferir aplicações e jogos que podem ser corridos no dispositivo.
Toque em
Play Store
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
Instalar aplicações
Navegue pelas categorias de aplicações ou toque em para procurar através de uma palavra­chave.
Seleccione uma aplicação para ver a informação. Para a transferir, toque em caso de haver um custo associado à aplicação, toque no preço e siga as instruções no ecrã para concluir o processo de compra.
Quando uma nova versão estiver disponível, para qualquer aplicação instalada, um ícone de actualização irá surgir no cimo do ecrã para o alertar para a actualização. Abra o painel de notificações e toque no ícone para actualizar a aplicação.
Para instalar aplicações que transferiu de outras origens, no Ecrã de aplicações, toque em
Definições
Mais
Segurança
Origens desconhecidas
INSTALAR
.
. No
Desinstalar aplicações
Desinstalar as aplicações adquiridas na Toque em
aplicações instaladas e toque em
As minhas aplicações
DESINSTALAR
Play Store
, seleccione uma aplicação para eliminar na lista de
.
.
76
Page 77
Aplicações e lojas de multimédia
Samsung Hub
Utilize esta aplicação para adquirir e transferir conteúdos multimédia. Pode também gerir conteúdos no dispositivo.
Toque em
Samsung Hub
no Ecrã de aplicações.
Adquirir conteúdo multimédia
Seleccione uma categoria de serviço, seleccione o conteúdo multimédia e conclua o processo de compra.
Gerir o conteúdo do dispositivo
Seleccione uma categoria de serviço, desloque-se para a esquerda e gira o conteúdo do dispositivo.
Samsung Apps
Utilize esta aplicação para adquirir e transferir aplicações dedicadas Samsung. Para mais informação, visite
www.samsungapps.com
Toque em
Samsung Apps
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
Instalar aplicações
Navegue pelas categorias de aplicações. Para procurar uma aplicação, toque em
campo de pesquisa. Seleccione uma aplicação para ver a informação. Para o transferir, toque em
haver um custo associado à aplicação, toque no preço e siga as instruções no ecrã para concluir o processo de compra.
Quando uma nova versão estiver disponível, para qualquer aplicação instalada, um ícone de actualização irá surgir no cimo do ecrã para o alertar para a actualização. Abra o painel de notificações e toque no ícone para actualizar a aplicação.
no cimo do ecrã e introduza uma palavra-chave no
Grátis
. No caso de
77
Page 78
Aplicações e lojas de multimédia
Play Livros
Utilize esta aplicação para ler e transferir ficheiros de livros. Toque em
Play Livros
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
Play Filmes
Utilize esta aplicação para ver, transferir e alugar filmes e séries de TV. Toque em
Play Filmes
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
Play Music
Utilize esta aplicação para ouvir música a partir do dispositivo ou reproduza música do serviço nuvem Google.
Toque em
Play Music
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
Jogos Play
Utilize esta aplicação para transferir e jogar jogos. Toque em
Jogos Play
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
78
Page 79
Utilidades
S Memo
Utilize esta aplicação para criar um memorando utilizando imagens e gravações de voz. Toque em
S Memo
no Ecrã de aplicações.
Compor um memorando
Crie memorandos com conteúdos enriquecidos, desenhando esboços com o seu dedo ou adicionando imagens ou memorandos de voz.
Toque em teclado.
Introduzir um memorando.
para escrever ou desenhar no ecrã, ou toque em para introduzir texto com o
Rabisque ou desenhe um
memorando.
Desfaça ou refaça a última acção.
Eliminar o memorando.
Faça uma gravação de voz para
inserir.
Introduzir um ficheiro multimédia.
Alterar para o modo de
visualização.
Anexar outra página ao memorando actual.
79
Page 80
Utilidades
Quando rabiscar um memorando, toque em mais uma vez para alterar o tipo de caneta, espessura da linha ou cor da caneta.
Quando eliminar o memorando escrito à mão, toque em da borracha ou toque em
Alterar o tipo de caneta.
Alterar a espessura da linha.
Alterar a cor da caneta.
Para alterar o fundo da folha, toque em → Para adicionar etiquetas, toque em
Limpar tudo
para limpar o memorando.
Alterar fundo
Ad. etiq.
novamente para alterar o tamanho
Guardar a definição actual como um perfil da caneta.
Ver mais cores.
.
Introduza ficheiros multimédia ou gravações de voz
Toque em para introduzir ficheiros multimédia. Toque em para introduzir uma gravação de voz.
Navegar pelos memorandos
Navegue pelas miniaturas dos memorandos deslocando-se para cima e para baixo. Para procurar um memorando, toque em Para eliminar memorandos, toque em Para ordenar os memorandos por data, título, etiqueta ou outros, toque em Para alterar o modo de visualização, toque em Para criar um memorando importando um ficheiro, toque em Para exportar memorandos noutro formato de ficheiro, toque em Para criar uma pasta, toque em
Criar pasta
Para alterar a ordem dos memorandos, toque em
Eliminar
Procurar
.
Vista de lista
.
.
.
Importar
Alterar ordem
.
Exportar
.
Ordenar por
.
.
80
Page 81
Utilidades
Para mover os memorandos para outra pasta, toque em → Para copiar os memorandos, toque em Para alterar as definições do S Memo, toque em Para aceder a informação de ajuda do S Memo, toque em Para criar cópias de segurança ou restaurar memorandos de ou para um local de
armazenamento, toque em
Cópia de segurança e restauro
Copiar
.
Definições
Mover
.
Ajuda
.
.
.
Ver um memorando
Toque na miniatura do memorando para o abrir. Para eliminar memorandos, toque em Para enviar o memorando para outras pessoas, toque em Para exportar o memorando noutro formato de ficheiro, toque em Para adicionar um memorando à sua lista de favoritos, toque em Para guardar o memorando como um evento, toque em
Eliminar
.
Partilhar via
Criar evento
.
Exportar
Adicionar aos Favoritos
.
.
.
Para definir o memorando como fundo ou atribuí-la a um contacto, toque em
como
Para editar o memorando, toque em Para reproduzir a gravação de voz, toque em
.
.
.
S Planner
Utilize esta aplicação para gerir eventos e tarefas. Toque em
Criar eventos ou tarefas
Toque em e utilize um dos métodos seguintes:
Adicionar evento
Adicionar tarefa
S Planner
no Ecrã de aplicações.
: introduza um evento com uma definição de repetição opcional.
: introduza uma tarefa com uma definição de prioridade opcional.
Definir
Adicionar memorando
: crie um memorando escrito à mão para anexar à data.
81
Page 82
Utilidades
Para adicionar um evento ou tarefa mais rapidamente, toque numa data para a seleccionar e depois toque-lhe novamente.
Introduza um título e especifique qual a agenda a utilizar ou a sincronizar. Em seguida toque em
Editar detalhes do evento
com que frequência se repete o evento, quando tem um alerta avançado ou onde terá lugar. Anexe um mapa mostrando a localização do evento. Introduza a localização no campo
Localização
soltar no mapa que surge. Anexar um memorando a partir do S Memo. Toque em
memorando ou seleccione um dos memorandos existentes. Anexar uma imagem. Toque em
das imagens existentes.
, toque em junto do campo e em seguida assinale a localização tocando sem
ou
Editar detalhes da tarefa
Imagens
e em seguida tire uma fotografia ou seleccione uma
para adicionar mais detalhes, tais como,
Memorandos
e escreva um novo
82
Page 83
Utilidades
Anexar memorandos a uma data
Toque sem soltar numa data para a seleccionar e o ecrã do memorando surge.
Sincronizar com o Google Calendar
No Ecrã de aplicações, toque em Google e assinale aplicações, toque em
Para mostrar os eventos ou tarefas sincronizados, toque em a conta Google e toque em
Sincronizar Agenda
S Planner
Definições
Concluído
Contas
. Para sincronizar manualmente para actualizar, no Ecrã de
Sincronizar
.
.
Google
em
Contas
Agendas
, seleccione a conta
Visor
, seleccione
Alterar o tipo de agenda
Seleccione um dos diferentes tipos de agendas, incluindo o ano, mês, semana e outros no lado direito do ecrã. Um toque de beliscar pode ser utilizado para alterar o tipo de agenda. Por exemplo, belisque para alterar da vista de mês para a vista de ano da agenda, e afaste para alterar da vista de ano para a vista de mês da agenda.
83
Page 84
Utilidades
Procurar eventos
Toque em → Para ver os eventos para hoje, toque em
Procurar
e introduza a palavra-chave da procura.
Hoje
no cimo do ecrã.
Eliminar eventos
Seleccione um evento e toque em
Eliminar
.
Partilhar eventos
Seleccione um evento, toque em
Partilhar via
e seleccione um método de partilha.
Dropbox
Utilize esta aplicação para guardar e partilhar ficheiros com outras pessoas através do armazenamento nuvem Dropbox. Quando guarda ficheiros no Dropbox, o seu dispositivo sincroniza automaticamente com o servidor web e todos os outros computadores que tenham instalado o Dropbox.
Toque em
Quando iniciar o Dropbox pela primeira vez, toque em ecrã para completar a configuração.
Assim que o Dropbox estiver activo, as fotografias e vídeos tirados com a câmara do dispositivo são transferidas para o Dropbox automaticamente. Para ver as fotografias ou vídeos transferidos, toque em ficheiros.
Para transferir ficheiros para o Dropbox, toque em
videos
Enquanto vê imagens ou vídeos, toque em ficheiros na lista de favoritos, toque em
Dropbox
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
. Para partilhar ou eliminar ficheiros ou criar álbuns, toque em e seleccione
ou
Other files
no Ecrã de aplicações.
Start
para o activar. Siga as instruções no
. Para abrir ficheiros no Dropbox, seleccione um ficheiro.
para o adicionar à lista de favoritos. Para abrir
.
Upload here
Photos or
84
Page 85
Utilidades
Cloud
Utilize esta funcionalidade para sincronizar ficheiros ou criar cópias de segurança de definições e dados de aplicações através da sua conta Samsung ou Dropbox.
No Ecrã de aplicações, toque em
Esta função poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
Definições
Contas
Cloud
Sincronizar com a conta Samsung
Toque na sua conta Samsung ou
Definições de sincronização
para sincronizar ficheiros.
Cópia de segurança ou reposição de dados
Toque em com a sua conta Samsung.
Cópia de segurança
ou
Restaurar
para criar uma cópia de segurança ou repor dados
Sincronizar com Dropbox
Toque em para completar a configuração.
Ligar a conta Dropbox
e introduza a sua conta Dropbox. Siga as instruções no ecrã
.
Assim que iniciar sessão, toque em com o Dropbox sempre que existirem alterações.
Allow
e o dispositivo sincroniza automaticamente os ficheiros
85
Page 86
Utilidades
Relógio
Utilize esta aplicação para definir alarmes, verificar a hora da maioria das grandes cidades do mundo, medir a duração de um evento, definir um temporizador ou utilizar como relógio de secretária.
Toque em
Relógio
no Ecrã de aplicações.
Activar ou desactivar este alarme.
Alarme
Definir alarmes
Toque em repetir e toque em
Alarme de localização
localização.
Adiar
definida.
Alarme inteligente
Criar alarme
: defina um intervalo e o número de vezes que o alarme deve repetir após a hora
, defina uma hora para o alarme iniciar, seleccione os dias para o alarme
Guardar
.
: definir uma localização. O alarme inicia apenas quando estiver na
: defina uma hora para o alarme iniciar antes da hora definida.
86
Page 87
Utilidades
Parar alarmes
Arraste para fora do circulo para parar o alarme. Arraste para fora do circulo para repetir o alarme após um período de tempo especifico.
Eliminar alarmes
Toque sem soltar no alarme e toque em
Eliminar
.
Relógio Mundial
Criar relógios
Toque em lista de cidades.
Para aplicar a hora de verão, toque sem soltar num relógio e toque em
Adicionar cidade
e introduza um nome de uma cidade ou seleccione uma cidade da
Eliminar relógios
Toque em
Eliminar
, seleccionar relógios e toque em
Eliminar
.
Cronómetro
Toque em
Iniciar
para cronometrar um evento. Toque em
Marcar
para gravar o tempo das voltas.
Hora de Verão
.
Toque em
Repor
para limpar o registo de tempo das voltas.
Temporizador
Defina a duração e toque em Arraste
para fora do circulo maior quando o temporizador iniciar.
Iniciar
Relógio secretária
Toque em para ver em ecrã total.
.
87
Page 88
Utilidades
Calculadora
Utilize esta aplicação para cálculos simples ou complexos. Toque em Rode o dispositivo para a vista horizontal para utilizar a calculadora científica. Se a
ecrã
estiver desactivada, toque em → Para ver o histórico de cálculos, toque em Para limpar o histórico, toque em
Calculadora
no Ecrã de aplicações.
Calculadora científica
Limpar histórico
Rotação do
.
para ocultar o teclado.
.
Tradutor S
Utilize esta aplicação para traduzir textos em várias línguas. Toque em
Utilizar o S Translator
Defina o idioma de partida e de chegada, introduza o texto no campo de introdução de texto e toque em
Tradutor S
.
no Ecrã de aplicações.
Para adicionar um par de idiomas à sua lista de favoritos, toque em Para enviar um par de idiomas para outras pessoas, toque em
.
.
Iniciar uma conversa com o tradutor
Toque nas teclas ao fundo do ecrã para comunicar com outra pessoa através de uma tradução falada.
Toque em Toque em tradução.
Depois, toque em responder no idioma dela. O dispositivo irá traduzir o que ela disser. Toque em idioma de partida para que o dispositivo lhe leia de volta.
Falar
para o seu idioma e fale para o microfone. O dispositivo irá traduzir o que disser.
no campo do idioma de chegada para permitir que o dispositivo leia em voz alta a
Falar
para o idioma da pessoa com quem está a falar e deixe a pessoa
no campo do
88
Page 89
Utilidades
Gravador de Voz
Utilize esta aplicação para gravar ou reproduzir memorandos de voz. Toque em
Gravador de Voz
no Ecrã de aplicações.
Gravar memorandos de voz
Toque em para inciar a gravação. Fale para o microfone na parte inferior do dispositivo. Toque em
para pausar a gravação. Toque em para terminar a gravação.
Alterar a qualidade de gravação.
Tempo de gravação decorrido
Começar a gravar.
Exibe a lista de memorandos de voz.
Reproduzir memorandos de voz
Seleccione um memorando de voz para reproduzir.
: recortar o memorando de voz.
Para enviar um memorando de voz para outras pessoas, toque em seleccione um memorando de voz, toque em
: ajustar a velocidade de reprodução.
: pausar reprodução.
/ : avançar 60 segundos retroceder ou avançar.
/ : ir para o memorando de voz anterior ou seguinte.
Concluir
e seleccione um método de partilha.
Partilhar via
,
89
Page 90
Utilidades
Gerir memorandos de voz
Na lista de memorandos de voz, toque em e seleccione um dos seguintes:
Partilhar via
partilha.
Eliminar
Definições
Terminar
: seleccione memorandos de voz para enviar e seleccione um método de
: seleccione memorandos de voz para eliminar.
: altere as definições do gravador de voz.
: fechar o gravador de voz.
Guardar ficheiros com etiquetas contextuais
Na lista de memorandos de voz, toque em
Ligar
.
Definições
Nome de ficheiro contextual
S Voice
Utilize esta aplicação para comandar por voz o dispositivo para marcar um número, enviar uma mensagem, escrever um memorando e mais.
Toque em
Abaixo alguns exemplos de comandos de voz:
Abrir música
Iniciar calculadora
S Voice
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
Esta aplicação não é suportada em alguns idiomas.
no Ecrã de aplicações. Ou então, prima duas vezes na Tecla início.
Ligar para o telemóvel da Lulu
Marcar o número do trabalho da Lulu
Verificar agenda
90
Page 91
Utilidades
Sugestões para um melhor reconhecimento de voz
Fale claramente.
Fale em locais silenciosos.
Não utilize palavras ofensivas nem calão.
Evite falar com sotaque.
O dispositivo poderá não reconhecer os seus comandos ou efectuar comandos indesejáveis dependendo do ambiente que o rodeia ou da forma como fala.
Modo de condução
No modo de condução, o dispositivo irá ler o conteúdo em voz alta quando receber chamadas, mensagens e notificações, para que possa utilizar o dispositivo sem mãos, enquanto conduz. Por exemplo, o dispositivo irá ler em voz alta o nome do chamador ou o número de telefone quando receber uma chamada.
Para activar o modo de condução diga "Driving mode on".
Google
Utilize esta aplicação para procurar não só na Internet, mas também em aplicações e nos seus conteúdos no dispositivo.
Toque em
Procurar no dispositivo
Toque no campo de pesquisa e introduza uma palavra-chave. Ou então, toque em e procure
Google
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
uma palavra-chave.
91
Page 92
Utilidades
Abrangência da procura
Para seleccionar quais as aplicações a procurar, toque em
telemóvel
e assinale os itens a procurar.
Definições
Pesquisa no
Google Now
Inicie a procura Google para ver os cartões Google Now que exibam o tempo actual, informações de trafego, o seu próximo compromisso e muito mais quando precisar.
Adira ao Google Now quando abrir a procura do Google pela primeira vez. Para alterar as definições do Google Now, toque em
Definições
Google Now
.
Pesquisa por Voz
Utilize esta aplicação para procurar páginas web, falando. Toque em
Pesquisa por Voz
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
Diga uma palavra-chave ou frase quando
Falar agora
surgir no ecrã.
Os Meus Ficheiros
Utilize esta aplicação para aceder a todos os tipos de ficheiros armazenados no dispositivo, incluindo imagens, vídeos, músicas e clipes de som.
Toque em
Os Meus Ficheiros
no Ecrã de aplicações.
92
Page 93
Utilidades
Ver ficheiros
Seleccione uma categoria e seleccione uma pasta para a abrir. Para voltar à pasta principal, toque em
Numa pasta, toque em
Seleccione um ficheiro ou pasta assinalando-os e utilize uma das seguintes funções:
. Para voltar à directoria de início, toque em .
e utilize uma das opções seguintes:
Seleccionar tudo
todos em simultâneo.
Criar pasta
Procurar
Ver por
Ordenar por
Definições
: eliminar ficheiros ou pastas.
: envie ficheiros para outras pessoas ou partilhe-os.
: criar uma pasta.
: procure ficheiros ou pastas.
: alterar o modo de visualização.
: alterar as definições do gestor de ficheiros.
Mover Copiar
: seleccione todos os ficheiros ou pastas para aplicar a mesma opção a
: ordenar os ficheiros ou pastas.
: mova ficheiros ou pastas para outra pasta.
: copie ficheiros ou pastas para outra pasta.
Mudar nome
Detalhes
: alterar o nome de um ficheiro ou pasta.
: ver os detalhes de um ficheiro ou pasta.
Adicionar atalhos das pastas
Adicione um atalho de pastas usadas com frequência à directoria de início. Toque em
Adicionar atalhos Definir aqui
.
, introduza o nome do atalho, toque em OK, seleccione uma pasta e toque em
93
Page 94
Utilidades
Transferências
Utilize esta aplicação para ver quais os ficheiros transferidos através de aplicações. Toque em
Para ver os ficheiros transferidos da Internet, toque em em
Outrastransf.
Seleccione um ficheiro para o abrir com a aplicação apropriada. Ordenar os ficheiros por tamanho, toque em Ordenar os ficheiros por data, toque em
Transferências
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
para ver os ficheiros transferidos de outras aplicações, tais como
no Ecrã de aplicações.
Ordenar por tamanho
Ordenar por data
Transf. Internet
.
.
, de outra maneira, toque
E-mail
.
TripAdvisor
Utilize esta aplicação para obter informação de viagem, tais como um destino ou hotel. Pode também reservar um quarto e partilhar os seus comentários com outras pessoas.
Toque em
TripAdvisor
no Ecrã de aplicações.
94
Page 95
Viagens & locais
Maps
Utilize esta aplicação para assinalar a localização do dispositivo, procurar locais ou obter direcções.
Toque em
Maps
no Ecrã de aplicações.
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
Procurar localizações
Procurar localizações introduzindo em endereço ou uma palavra-chave. Assim que encontrar a localização, seleccione uma localização para ver a informação detalhada. Consulte a ajuda para mais informação.
Obter direcções para um destino
Toque em para definir as localizações de partida e de chegada e seleccione um método de viagem. O dispositivo mostra o itinerário para chegar ao destino.
Local
Utilize esta aplicação para procurar restaurantes, bancos, paragens de autocarro e mais. Toque em
Seleccione uma categoria de local e seleccione um local da lista de resultados da procura. Assim que encontrar a localização, veja a informação do local, tal como a sua localização no mapa ou os comentários de outras pessoas. Pode também classificar o local, deixar comentários e partilhar a informação com outras pessoas.
Local
no Ecrã de aplicações.
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
95
Page 96
Viagens & locais
Navegação
Utilize esta aplicação para procurar um itinerário para um destino. Toque em
Defina as localizações de partida e de chegada e seleccione um método de viagem. O dispositivo mostra o itinerário para chegar ao destino. Assim que encontrar um itinerário, siga as instruções no ecrã para navegar para o destino.
Navegação
Os mapas de navegação, a sua localização actual e outros dados navegacionais podem diferir da informação de localização actual. Deve prestar sempre atenção às condições do asfalto, ao tráfego e outros factores que possam afectar a sua condução. Respeite todos os avisos e regras enquanto conduz.
Esta aplicação poderá não estar disponível dependendo da sua região ou operadora.
no Ecrã de aplicações.
96
Page 97
Definições
Acerca das Definições
Utilize esta aplicação para configurar o dispositivo, definir opções de aplicações e adicionar contas.
Toque em
Definições
no Ecrã de aplicações.
Ligações
Wi-Fi
Active a funcionalidade Wi-Fi para ligar uma rede Wi-Fi e aceder à Internet ou outros dispositivos de rede.
Para utilizar as opções, toque em
Avançado
Botão de difusão WPS
Introdução do PIN WPS
Ajuda
: personalize as definições de Wi-Fi.
: ligar a uma rede segura Wi-Fi através do botão WPS.
: ligar a uma rede segura Wi-Fi através de um PIN WPS.
: aceda a informação de ajuda do Wi-Fi.
.
Configurar a politica de suspensão Wi-Fi
No Ecrã de definições, toque em
durante suspensão
Quando o ecrã se desliga, o dispositivo desliga automaticamente as ligações Wi-Fi. Quando isto acontece, o dispositivo acede automaticamente às redes de dados, caso esteja definido para as utilizar. O que pode incorrer em taxas para transferências de dados. Para evitar os custos do uso de dados, defina esta opção para
.
Ligações
Wi-Fi
97
Avançado
Manter Wi-Fi
Sempre
.
Page 98
Definições
Configurar notificação de rede
O dispositivo pode detectar redes Wi-Fi abertas e exibe um ícone na barra de estado para o notificar quando disponíveis.
No Ecrã de definições, toque em
de rede
para activar esta funcionalidade.
Ligações
Wi-Fi
Avançado
e assinale
Notificação
Wi-Fi Direct
Wi-Fi Direct liga dois dispositivos através de uma rede Wi-Fi sem necessidade de um ponto de acesso.
No Ecrã de definições, toque em
Ligações
Wi-Fi
Wi-Fi Direct
.
Bluetooth
Active a funcionalidade Bluetooth para trocar informação a curtas distâncias. Para utilizar mais opções, toque em
Visível durante
Ficheiros recebidos
Ajuda
: aceda a informação de ajuda do Bluetooth.
: defina por quanto tempo o dispositivo está visível.
: veja os ficheiros recebidos através da funcionalidade Bluetooth.
.
Utilização de dados
Mantenha-se ao corrente da quantidade de dados que utiliza e personalize as definições para os limitar.
Dados móveis
Definir limite de dados móveis
Ciclo utilização de dados
utilização de dados. Para utilizar mais opções, toque em
Dados em roaming
roaming.
Restringir dados de 2º plano
segundo plano quando utilizar uma rede móvel.
Sincronizar dados automaticamente
aplicações. Pode seleccionar qual a informação a sincronizar para cada conta nas
Contas
: defina o dispositivo para utilizar ligações de dados em qualquer rede móvel.
: defina um limite para a utilização de dados móveis.
: introduza uma data de reposição mensal para monitorizar a
.
: defina o dispositivo para utilizar ligações de dados quando estiver em
: defina o dispositivo para desactivar a sincronização em
: activar ou desactivar a sincronização automática das
Definições
.
98
Page 99
Definições
Mostrar utilização de Wi-Fi
através de Wi-Fi.
PA móveis
segundo plano os utilizem.
: seleccione PA Móveis Wi-Fi para evitar que as aplicações que funcionam em
: defina o dispositivo para mostrar a sua utilização de dados
Mais redes
Personalize as definições para controlar redes.
Modo de voo
Desactiva todas as funções sem fios do seu dispositivo. Só poderá utilizar serviços não dependentes da rede.
Redes móveis
Redes móveis
Dados em roaming
de roaming ou quando a rede doméstica não estiver disponível.
Pontos de acesso (APN)
Modo de rede
Definições de rede
: defina para permitir ligações de pacotes de dados para serviços de rede.
: utilize o dispositivo para se ligar a outra rede quando estiver em modo
: configurar nomes de pontos de acesso (APNs).
: seleccione um tipo de rede.
: procura redes disponíveis e selecciona uma rede para roaming.
Ancoragem USB e PA Móvel
PA Móvel
com computadores ou outros dispositivos através da rede Wi-Fi.
Ancoragem USB
dispositivo com um computador através de USB. Quando ligado a um computador, o seu
dispositivo é utilizado como um modem sem fios para computador.
Ancoragem Bluetooth
do seu dispositivo com computadores através de Bluetooth.
: utilize o PA Móvel Wi-Fi para partilhar a ligação à rede móvel do seu dispositivo
: utilize a ancoragem USB para partilhar a ligação à rede móvel do seu
: utilize a ancoragem Bluetooth para partilhar a ligação à rede móvel
Ajuda
: saiba mais sobre ancoragem USB, Wi-Fi e Bluetooth.
VPN
Configurar e ligar-se a redes VPN (Virtual Private Network).
99
Page 100
Definições
NFC
NFC
: activa a funcionalidade NFC para ler ou escrever etiquetas NFC que contenham
informação.
Android Beam
web e contactos, para dispositivos com NFC activo.
: ligue a funcionalidade Android Beam para enviar dados, tais como páginas
S Beam
Active a funcionalidade S Beam para enviar dados, tais como vídeos, imagens e documentos, para dispositivos compatíveis com NFC e Wi-Fi Direct.
Dispositivos próximos
Partilha de ficheiros
: activa a partilha de multimédia para permitir que outros dispositivos
certificados com DLNA possam aceder a ficheiros multimédia no seu dispositivo.
Conteúdos partilhados
dispositivos.
Lista de dispositivos permitidos
dispositivo.
Lista de dispositivos não autorizados
aceder ao seu dispositivo.
Descarregar para
multimédia.
Transferir de outros dispositivos
dispositivos.
: seleccione uma localização de memória para guardar os ficheiros de
: defina o dispositivo para partilhar os seus conteúdos com outros
: veja a lista de dispositivos que podem aceder ao seu
: veja a lista de dispositivos que estão interditos de
: defina o dispositivo para aceitar transferências de outros
Screen Mirroring
Active a funcionalidade screen mirroring e partilhe o seu visor com outras pessoas.
Kies via Wi-Fi
Ligue o dispositivo ao Samsung Kies através da rede Wi-Fi.
100
Loading...