Liebherr G 2433 COMFORT, G 2033, G 2433, G 2733 COMFORT, G 2033 COMFORT User Manual [pt]

...
Manual de utilização Página 38
Congelador
P
7082 327-00
G_33 910
Indicações para protecção do meio ambiente
O material de embalagem não é um brinquedo. As películas
de plástico podem asfixiar as crianças!
• As embalagens devem ser levadas a um posto público de reco­lha.
O aparelho desactivado contém ainda materiais reutilizáveis, pelo que não deve ser deitado ao lixo comum que não foi sujeito a triagem.
• Os aparelhos que deixem de estar em uso deverão ser desactivados. Retirar a ficha, cortar o fio eléctrico e tornar inutilizável o fecho para evitar que alguma criança, ao brincar, possa ficar trancada dentro do aparelho.
• Durante a recolha do aparelho desactivado, tenha o cuidado de não danificar o sistema de circulação do agente refrigerador.
• Encontrará informação sobre o fluido refrigerador contido na placa de características.
• A eliminação de aparelhos desactivados deverá ser feita de maneira técnica e profissional segundo as normas e leis locais vigentes.
Campo de utilização do aparelho
O aparelho destina-se unicamente à refrigeração de alimentos. No caso de refrigeração comercial/industrial de alimentos devem ser tidos em consideração os regulamentos legais em vigor.
O aparelho não é indicado para o armazenamento e refrigeração de medicamentos, plasma sanguíneo, preparados laboratoriais ou outros produtos e substâncias semelhantes abrangidas pela directiva relativa aos dispositivos medicinais 2007/47/CE.
A utilização incorrecta do aparelho poderá conduzir à danicação ou deterioração dos produtos armazenados.
Além disso, o aparelho não está indicado para utilização em zonas com um potencial risco de explosão.
Descrição do aparelho e acessórios
Elementos de comando e controlo
Placa de características
Gavetas
Plano de congelação
Conselhos e instruções de segurança
• Afim de evitar danos pessoais e materiais, o desempacotamento e a instalação do aparelho deverão ser feitos por duas pessoas.
• Se verificar a existência de danos no aparelho, contacte o forne­cedor antes de efectuar a ligação.
• Para um funcionamento com a máxima segurança, deverão respeitar-se escrupulosamente todas as indicações deste manual na montagem e ligação do aparelho à corrente.
• Em caso de avaria, desligar o aparelho da corrente. Quer puxando a ficha quer desligando ou retirando o fusível.
• Para desligar o aparelho da corrente, puxar não o fio mas a ficha.
• Para que o utilizador não corra qualquer risco, quaisquer repa­rações ou intervenções no aparelho devem ser efectuadas pelo nosso serviço de assistência a clientes. O mesmo se aplica à substituição do cabo de ligação à corrente.
• Não manusear chamas descobertas ou fontes de inflamação no interior do aparelho. Ao transportar ou limpar o aparelho, proce­der de forma a não danificar o sistema de circulação do agente refrigerador. Se, no entanto, tal acontecer, não aproximar fontes de inflamação e arejar bem o compartimento.
• Não utilizar a base, as gavetas, as portas, etc., como estribo ou apoio.
• Este aparelho não é próprio para pessoas (e também crianças) com deficiências físicas, sensóricas ou mentais, ou para pessoas que não tenham experiência e conhecimento suficientes, a não ser que, no início da sua utilização, tenham sido supervisionadas ou lhes tenham sido dadas, por uma pessoa responsável pela segurança, as instruções necessárias sobre segurança. Para sua protecção, as crianças não devem ficar sozinhas sem vigilância, para garantir que não brincam com o aparelho.
• Evitar contacto prolongado da pele com superfícies frias ou produtos refrigerados ou congelados. Isso pode causar dores, sensação de surdez e hipotermia. Se houver necessidade de contacto prolongado com a pele, tomar medidas de prevenção, como por ex. o uso de luvas.
• Não deverão consumir-se gelados nem cubos de gelo acabados de sair do congelador, pois as temperaturas baixíssimas a que se encontram podem provocar queimaduras.
• Para evitar riscos de intoxicação alimentar, não deverão consumir­se alimentos que já tenham ultrapassado o prazo de armazena­mento.
• Este aparelho destina-se à refrigeração, congelação e arma zena­mento de alimentos, bem como à produção de gelo. Foi concebido para uso doméstico. Na utilização para fins industriais deverão respeitar-se as recomendações específicas para o respectivo sector.
• Não guardar no aparelho materiais explosivos ou "sprays" com agentes de propulsão inflamáveis, como o butano, o propano, o pentano, etc., pois a ligação dos componentes eléctricos poderá detoná-los caso ocorra uma fuga fortuita de gases. Este tipo de "sprays" é identificável pela indicação do conteúdo ou pelo desenho de uma chama.
• Não utilizar aparelhos eléctricos no interior do aparelho.
• O aparelho foi concebido para ser utilizado em espaços fechados. Não instalar e colocar o aparelho em funcionamento ao ar livre, ou em zonas onde fique sujeito a humidade elevada ou salpicos de agua.
38
Pés reguláveis
Classe de clima
O aparelho foi concebido para funcionar a diferentes temperaturas ambientes, consoante as classes de clima. Os limites máximos e mínimos de temperatura não devem ser ultrapassados. A classe de clima adequada ao seu aparelho está indicada na placa de características.
Classe de clima Temperatura ambiente
SN +10°C a +32°C N +16°C a +32°C ST +16°C a +38°C T +16°C a +43°C
Instalação
• Não instalar o aparelho num local em que fique exposto à luz directa do sol, junto a um fogão, aquecimento ou aparelho semelhante.
• O pavimento deve ser nivelado e plano. Compensar eventuais irregularidades ajustando os pés reguláveis do aparelho com a chave de boca fornecida.
• Assegurar sempre uma boa ventilação (entrada e saída de ar). Não tapar as aberturas e grelhas de ventilação.
• Não colocar nenhum aparelho que irradie calor, como, por exemplo, um forno micro-ondas ou uma torradeira, em cima do aparelho.
• Segundo a norma EN 378 o local de instalação do aparelho deve apresentar um volume de 1 m³ por cada 8 g de agente refrige­rador R 600a, para que em caso de derramamento do agente refrigerador não possa formar-se uma mistura inflamável do gás e ar neste local. O volume de agente refrigerador é indicado na placa de características no interior do aparelho.
• Não ligar o aparelho com outros aparelhos com ajuda de um cabo de prorrogação - perigo de sobreaquecimento.
Ligação eléctrica
O tipo de corrente (alternada) e voltagem do local de instalação devem corresponder às indicadas na placa de características do aparelho, que se encontra na parede interior esquerda. A tomada deverá estar protegida por um fusível de, pelo menos, 10 A, ser facilmente acessível e não se situar por detrás do aparelho.
O aparelho só deverá ser ligado à corrente por meio de uma tomada com contacto de segurança devidamente instalada.
Medidas do aparelho (mm)
P
Elementos de comando e controlo
23 4 5
1
1Indicação de temperatura (display) 2Tecla de regulação de temperatura 3Tecla Ligar/desligar 4Tecla SuperFrost 5Tecla Desligar alarme
O modo de ajustes está activado (activar o sistema antima-
nipulação por crianças e ajustar a intensidade luminosa da indicação)
Alarme (o símbolo fica a piscar, quando a temperatura no
espaço interior é demasiado alta)
O sistema antimanipulaçao por crianças está activado
Está ligado o SuperFrost
Ajustar a intensidade luminosa da indicação (o símbolo fica
activo unicamente no modo de ajustes)
O modo de apresentação está activado
G 20 H = 1250 mm G 24 H = 1447 mm G 27 H = 1644 mm
Economizar energia
- Assegurar sempre uma boa ventilação (entrada e saída de ar). Não tapar as aberturas e grelhas de ventilação.
- Não instalar o aparelho num local em que fique exposto à luz directa do sol, junto a um fogão, aquecimento ou aparelho semelhante.
- O consumo de energia depende das condições de instalação como, por ex., a temperatura ambiente.
- Abrir o aparelho com a menor frequência possível.
- Dispor os alimentos por tipos.
- Conservar todos os alimentos bem embalados e fechados. É evitada assim a formação de gelo.
- Colocação de alimentos quentes: deixar primeiro os alimentos arrefecerem à temperatura ambiente.
- Se o aparelho evidenciar uma camada de gelo grossa: descon­gelar o aparelho.
A concentração de pó aumenta o consumo de energia:
- Limpar o pó acumulado no grupo frigorífico e permutador térmi­co - grelha metálica na parede traseira do aparelho - a intervalos anuais.
Ligar e desligar o aparelho
Ligar: Premir a tecla ON/OFF. A indicação de temperatura
ilumina-se/pisca. Desligar: Premir a tecla ON/OFF por aprox. 3 segundos.
A indicação de temperatura apaga-se.
Regulação da temperatura
Premir a tecla Up/Down, a indicação de temperatura salta para o valor de tempe­ratura imediatamente inferior no display.
Premir a tecla Up/Down tantas vezes até que seja mostrado o valor pretendido.
Observação
Após um determinado tempo de funcionamento, a temperatura no espaço interior regula-se para atingir o valor ajustado.
Sinal sonoro
Soa quando a temperatura no compartimento de congelação não é sucientemente baixa.
A indicação de temperatura e o símbolo
O sinal desliga-se premindo a tecla ALARM. A indicação de temperatura continua a piscar até que o estado de alarme tenha terminado.
Este caso pode ocorrer:
• quando a porta do congelador fica muito tempo aberta entra o ar quente no compartimento;
• após falha prolongada de corrente;
• em caso de avaria do aparelho.
Seja qual for o caso, controlar se os alimentos descongelaram ou se estragaram.
cam a piscar.
39
Loading...
+ 4 hidden pages