HP Ultrium 232i, Ultrium 448i User guide

guia de primeiros
passos
unidade de fita
hp StorageWorks
Ultrium
modelo interno
Ultrium 232i, 448i
1
54326
Unidades internas - conteúdo
Pré-instalação
Antes de começar página 3
Software de backup e drivers página 5
Usar o CD-ROM página 7
Instalar a unidade de fita
Passo 1: Verificar a conexão SCSI página 9
Passo 2: Verificar a ID SCSI da unidade página 11
Passo 3: Preparar a baia de montagem página 13
Passo 4: Prender os acessórios de instalação página 15
Passo 5: Instalar a unidade página 17
Passo 6: Conectar os cabos de alimentação e SCSI página 19
Passo 7: Prender a unidade página 21
Passo 8: Verificar a instalação página 23
Usar a unidade de fita
A unidade de fita HP StorageWorks Ultrium página 25
Usar a mídia correta página 27
Registrar a unidade de fita página 29
Usar o HP OBDR página 31
Ferramentas de diagnóstico página 34
Otimizar o desempenho página 36
Solução de problemas página 38
Compreender os LEDs página 43
Problemas com cartuchos página 46
Outras fontes de informação página 48
Substituir a unidade de fita página 49
1
Copyright © 2005 Hewlett-Packard Limited.
Fevereiro de 2005 Número de fabricação: DW016-90930
A Hewlett-Packard Company não fornece nenhuma garantia relacionada a este material, incluindo, mas não se limitando às garantias implícitas de comercialização e adequação a um propósito específico. A Hewlett-Packard não deve ser responsabilizada por erros aqui contidos ou por danos incidentais ou conseqüentes relacionados ao fornecimento, desempenho ou uso deste material.
Este documento contém informações de propriedade protegidas por leis de direitos autorais. Nenhuma parte deste documento pode ser fotocopiada, reproduzida ou traduzida para outro idioma sem o consentimento prévio por escrito da Hewlett-Packard. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso.
Linear Tape-Open, LTO, o logotipo LTO, Ultrium e o logotipo Ultrium são marcas comerciais da Certance, HP e IBM nos Estados Unidos e/ou em outros países.
Patenteado nos EUA sob um ou mais dos seguintes números: 5,003,307; 5,016,009; 5,463,390; 5,506,580; mantido por Hi/fn, Inc.
Microsoft comerciais da Microsoft Corporation registradas nos Estados Unidos.
UNIX A Hewlett-Packard Company não deve ser responsabilizada por erros, técnicos ou editoriais,
ou omissões aqui contidos. As informações são fornecidas “como estão” sem nenhum tipo de garantia e estão sujeitas a alterações sem aviso. As garantias de produtos da Hewlett­Packard Company estão estabelecidas na declaração de garantia expressa limitada desses produtos. Nada neste documento deve ser considerado uma garantia adicional.
Impresso no Reino Unido.
®, MS-DOS®, MS Windows®, Windows® e Windows NT® são marcas
® é uma marca comercial registrada de The Open Group.
Detalhes do produto
Anote aqui os detalhes da unidade de fita, para que possam ser encontrados facilmente, se for preciso. O nome do modelo está na frente e os números do produto e de série estão em uma etiqueta na base da unidade.
Modelo (tipo de unidade):
Número do modelo:
Número de série:
Data de aquisição/instalação:
ID SCSI:
2
Antes de começar
As unidades de fita HP StorageWorks Ultrium são dispositivos de meia altura SCSI Ultra 160 de alto desempenho com uma transferência máxima no modo burst de 160 MB/s. Ambos são projetados para operar em barramento SCSI com diferencial de baixa tensão (LVDS). Para especificações detalhadas do produto, consulte nosso site na web (
Antes de instalar a unidade de fita, leve em consideração o seguinte:
Quais sistemas operacionais são compatíveis?
As unidades HP StorageWorks Ultrium podem ser conectadas a servidores executando Windows®, NetWare, HP-UX, Tru64, Linux e vários outros sistemas operacionais padrão do mercado. Consulte o tópico “HP StorageWorks Compatibilidade do software da fita” em nosso site ( operacionais e versões compatíveis.
Como conectar a unidade ao meu servidor?
A unidade de fita deve ser instalada em uma baia disponível de unidade no servidor (ou em um Kit opcional para instalação em rack HP) e é conectada ao barramento SCSI do servidor host por meio de uma conexão extra no cabo de fita SCSI interno.
Você vai precisar de um adaptador de barramento host (HBA) SCSI devidamente instalado e configurado ou uma controladora SCSI embutida no servidor com um cabo de fita LVDS corretamente terminado com um conector SCSI wide de alta densidade (HD), 68 pinos. Para a maioria dos servidores, recomendamos o uso do cabo de fita SCSI terminado que acompanha a unidade (consulte a página 19).
Para melhor desempenho, a unidade de fita deve ser conectada apenas a um barramento SCSI que possa transferir dados a uma taxa que suporte a velocidade máxima de burst da unidade de fita (consulte a Tabela 1, “tipos de barramento SCSI compatíveis” na página 9) e deve ser o único dispositivo no barramento SCSI. Não conecte a unidade ao mesmo barramento SCSI que sua unidade de disco ou controladora RAID (a não ser que esteja conectando a um servidor ProLiant com uma controladora RAID Smart Array 6i).
www.hp.com/go/connect) para obter mais informações sobre sistemas
www.hp.com).
Como verificar o tipo de barramento SCSI?
Recomendamos enfaticamente o uso do HP Library & Tape Tools para verificar a configuração SCSI do servidor (consulte “HP Library & Tape Tools” na página 34). Serão fornecidas informações sobre o barramento SCSI e as IDs SCSI em uso.
O HP Library & Tape Tools é a ferramenta de diagnóstico e suporte recomendada para o produto de armazenamento de fita HP. Ele está disponível no CD que acompanha o seu produto ou para download gratuito no site da HP na Web e é compatível com a maioria dos sistemas operacionais mais populares.
Consulte atualizações e a versão mais recente da ferramenta.
www.hp.com/support/tapetools para informações de compatibilidade,
3
Quais são os requisitos de montagem para a unidade de fita?
Baia de montagem
É preciso uma baia padrão do mercado, com altura de 5¼ polegadas, na qual será instalada a unidade de fita HP StorageWorks Ultrium. O consumo de energia é de 11 Watts inativa, 21 Watts típica e 33 Watts máxima. Os requisitos de alimentação são:
Tensão Corrente típica Corrente máxima
5 V 2,75 A 2,75 A 12 V 0,6 A 2,1 A
Acessórios de montagem
Para muitos servidores, não são necessários trilhos nem bandejas de montagem. Os dispositivos simplesmente deslizam no chassi do servidor e são fixados com parafusos. Outros servidores têm bandejas ou trilhos embutidos.
Pode haver kits de trilhos disponíveis para servidores de outros fabricantes. Para maiores detalhes, consulte:
Alguns servidores usam trilhos de montagem fora do padrão e não incluem peças de reposição. Se for o seu caso, você precisará encomendar esses acessórios ao fabricante do servidor para poder instalar a unidade de fita.
Requisitos de fluxo de ar
www.hp.com/go/connect.
O servidor deve fornecer refrigeração forçada e ser capaz de puxar 6 cfm (0,17 m3/por minuto ou 10,08 m Isso se reduz para 4 cfm a 35
Assegure que todos os ventiladores em seu servidor estejam no lugar e funcionando, e verifique se as baias vazias têm placas de acabamento adequadas para manter o fluxo de ar.
3
/hora) de ar pela unidade de fita, sob 40o C de temperatura ambiente.
o
C de temperatura ambiente.
São necessários itens adicionais para a instalação?
• Você também irá precisar dos acessórios de montagem. Veja acima.
• Se você não tiver no servidor um conector SCSI extra adequado, será preciso instalar um novo HBA (também chamado de placa SCSI). A especificação do barramento SCSI deve ser igual ou maior à especificação SCSI da unidade de fita. Consulte a Tabela 1, “tipos de barramento SCSI compatíveis” na página 9 para ver os HBAs recomendados. Para obter detalhes específicos relevantes a seu modelo de servidor, consulte
connect
instalá-lo em um slot de expansão PCI de 64 bits não utilizado no servidor. (O kit também pode ser instalado em um slot de expansão PCI de 32 bits, mas isso pode limitar o desempenho.)
Informe-se sobre produtos recomendados, configurações e informações sobre pedidos em nosso site:
. Antes de instalar a unidade de fita, será necessário comprar um novo HBA e
www.hp.com/go/connect ou www.hp.com/support/ultrium.
www.hp.com/go/
4
Software de backup e drivers
Software de backup
Para obter o melhor desempenho, é importante usar um aplicativo de backup adequado à configuração do sistema. Em uma configuração de conexão direta, em que a unidade de fita está conectada a um servidor independente, você pode usar o software de backup projetado para um ambiente de servidor único. Em configurações de rede, será necessário um software de backup compatível com ambientes empresariais. HP, Veritas, Legato, Yosemite e Computer Associates oferecem produtos adequados. Mais detalhes sobre esses e outros produtos podem ser encontrados em nosso site sobre conectividade.
1 Acesse o site sobre conectividade: 2 Selecione compatibilidade de software.
3 Na tabela, selecione sua combinação de sistema operacional e modelo de unidade de fita.
É exibida uma lista de aplicativos de backup compatíveis. Esse recurso também informa se a configuração é compatível com HP One-Button Disaster Recovery, HP OBDR. (Todas as unidades de fita HP StorageWorks Ultrium são compatíveis com HP OBDR. Porém, o recurso só poderá ser usado se a configuração do sistema e o aplicativo de backup também forem compatíveis. Consulte “Usar o HP OBDR” na página 31.)
4 Certifique-se de ter um aplicativo de backup compatível com as unidades de fita
HP StorageWorks Ultrium e faça o download de quaisquer atualizações ou patches, se necessário.
www.hp.com/go/connect.
Drivers
Usuários do Windows
O driver disponível no Microsoft update é aceitável, mas o driver da HP (disponível no CD-ROM ou na web) oferece melhor suporte para todos os recursos da nova unidade de fita.
Após conectar a unidade de fita, insira o CD-ROM da unidade de fita HP StorageWorks e siga o link para fazer o download do driver da HP em nosso site: consulte “Passo 8: Verificar a instalação” na página 23. Consulte o arquivo LEIAME correspondente para obter instruções específicas sobre a instalação de drivers para Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003.
Nota: Recomendamos a instalação de drivers a partir do link para a web no CD-ROM e não com o Assistente de Instalação de Hardware do Windows, porque o software HP Library & Tape Tools no CD-ROM também pode ser utilizado para verificar se a instalação está correta (consulte “Passo 8: Verificar a instalação” na página 23). Se você não tiver acesso à Internet, poderá instalar os drivers diretamente do CD-ROM da unidade de fita HP StorageWorks, mas a versão desses drivers poderá não ser a mais atual disponível.
www.hp.com/support,
Usuários do UNIX
Os aplicativos de backup recomendados usam os drivers padrão de dispositivo, embutidos no sistema operacional. Para atualizar os drivers, recomendamos usar o patch da versão mais recente do sistema operacional, seguindo as instruções na documentação do patch. Você também encontrará informações sobre a configuração dos arquivos de dispositivos nos Guias de configuração UNIX, no CD-ROM.
5
instalar o produto
conhecer o produto
registrar o produto
comprar mídia online
solucionar problemas com o L&TT
Figura 1: o
6
CD-ROM da unidade de fita HP StorageWorks
Usar o CD-ROM
O CD-ROM da unidade de fita HP StorageWorks é uma fonte central de informações sobre a unidade de fita, com utilitários para obter o melhor desempenho da unidade.
Use o CD-ROM da unidade de fita HP StorageWorks para verificar a instalação, conforme descrito neste guia, e para verificar e solucionar problemas de desempenho após a instalação. Ele o ajuda a:
• Instalar o produto, o que inclui acesso a drivers, uma verificação de instalação e informações e ferramentas de desempenho
• Saber mais sobre o produto, o que inclui um Guia de configuração UNIX.
•Registrar o produto
• Comprar mídia online
• Solucionar problemas com o HP Library & Tape Tools.
7
cabo de fita SCSI
conector LVD/SE interno de 68 pinos
conector SE interno de 68 pinos (não use)
conector SE interno de 50 pinos (não use)
O exemplo mostra um HBA Ultra 160
unidade de fita
HBA SCSI
cabo de fita SCSI
Figura 2: verificar a conexão SCSI
8
Passo 1: Verificar a conexão SCSI
Use as perguntas a seguir para verificar sua conexão SCSI. A maioria dos usuários poderá executar o HP Library & Tape Tools para verificar o barramento SCSI. Consulte a página 34. Se responder 'Sim' a todas as perguntas, você está pronto para instalar a unidade de fita. Se responder 'Não', provavelmente você terá que comprar e instalar itens adicionais.
Para obter detalhes sobre produtos, visite
www.hp.com/go/connect
1 Há uma porta SCSI extra no
barramento SCSI interno do servidor?
Sim?
Não?
Compre um dos HBAs recomendados e instale-o em um slot de expansão PCI de 64 bits que não esteja em uso. Consulte a tabela abaixo.
2 O tipo do barramento SCSI
equivale ao da unidade: Ultra 160 ou superior (recomendado)? (Certifique-se de que o cabo de fita esteja terminado. Consulte a página 19.)
Sim?
Não?
O desempenho poderá ser prejudicado. Considere substituir a placa por um dos HBAs recomendados. Consulte a tabela abaixo.
3 A unidade será o único
dispositivo no barramento? Essa é a configuração recomendada.
Não?
O desempenho pode ser prejudicado, dependendo do modelo da unidade de fita e do barramento SCSI.
Não conecte a um canal de controladora RAID.
Tipo de barramento SCSI
Ultra 160 LVD Até 160 MB/s Sim, para até duas unidades por barramento, recomendado
Ultra 2 LVD Até 80 MB/s Sim, somente uma unidade
Ultra 320 LVD Até 320 MB/s Sim, recomendado,
SE Wide Até 40 MB/s Não recomendado SE Narrow Até 20 MB/s Não, isso restringirá o desempenho severamente. Diferencial de
alta voltagem
Velocidade de transferência do barramento
448 232
por barramento
mas não conecte em série com dispositivos Ultra 320.
Até 40 MB/s Não. A fita não vai funcionar e você pode danificar a unidade
Compatível
Sim, para até duas unidades por barramento
ou a controladora.
tabela 1: tipos de barramento SCSI compatíveis
9
10
Exemplo de IDs SCSI
(Padrão)
Figura 3: verificar a ID SCSI da unidade
Passo 2: Verificar a ID SCSI da unidade
A unidade HP StorageWorks Ultrium é fornecida com ID SCSI padrão 3, mas pode ter qualquer ID não utilizada entre 0 e 15. Não use a ID SCSI 7, reservada para a controladora SCSI, ou ID SCSI 0, normalmente designada para o disco de inicialização.
1 Determine se é preciso alterar o valor padrão 3 da ID SCSI.
Para a maioria dos sistemas operacionais, é possível executar o HP Library & Tape Tools a partir do CD-ROM do HP StorageWorks Tape para verificar a configuração do SCSI do computador. Serão fornecidas informações sobre o barramento SCSI e as IDs SCSI em uso. Para isso, selecione a opção 'solucionar problemas com o L&TT', no menu do CD-ROM. (Consulte também a página 34.)
Para sistemas UNIX, consulte o Guia de Configuração UNIX no CD-ROM da unidade de fita HP StorageWorks, para obter instruções sobre como descobrir as IDs SCSI dos dispositivos existentes.
CuidadoA eletricidade estática pode danificar os componentes eletrônicos. Sempre use uma pulseira
antiestática, se possível. Se isso não for possível, para equalizar as cargas eletromagnéticas, toque em uma parte de metal do servidor (como a placa traseira) antes de remover a unidade da embalagem.
2 Altere a ID SCSI da unidade de fita, se necessário.
A ID SCSI é alterada através de jumpers em um conjunto de pinos atrás da unidade. Com cuidado, mova os jumpers de acordo com o padrão correspondente à ID desejada; consulte a Figura 3. Jumpers extras são fornecidos com a unidade.
11
Figura 4a: preparar a baia de montagem em um servidor HP AlphaServer padrão
12
Figura 4b: preparar a baia de montagem em um servidor HP Proliant padrão
Passo 3: Preparar a baia de montagem
Aviso Para evitar ferimentos pessoais ou danos ao servidor ou à unidade de fita, assegure que o
servidor esteja desconectado da tomada ao instalar a unidade.
CuidadoA eletricidade estática pode danificar os componentes eletrônicos. Sempre use uma pulseira
antiestática, se disponível. Se isso não for possível, após desligar o servidor e remover a tampa, toque em uma parte de metal do chassi. Da mesma forma, toque em uma parte de metal da unidade antes de iniciar a instalação.
1 Junte as ferramentas e o material necessário:
• Chave Phillips
• Chave de fenda comum (se o servidor usar parafusos comuns)
• Chave de fenda tipo torx (se o servidor usar parafusos torx)
• Os manuais do servidor (para referência durante a instalação)
2 Desligue normalmente o sistema, o servidor e outros periféricos que estejam conectados.
3 Remova a tampa e o painel frontal do servidor, conforme detalhado na documentação do
servidor. Ao trabalhar na parte interna do servidor, poderá ser necessário desconectar o cabo SCSI
ou o cabo de alimentação de outros dispositivos para colocar a nova unidade no lugar. Se for preciso fazer isso, anote suas posições e conexões para poder colocá-los no lugar correto mais tarde.
4 Remova o painel frontal de preenchimento de uma baia de 5¼ polegadas de meia altura,
conforme mostra a ilustração. remover também a divisão de dispositivos de meia altura.
O sevidor precisa fornecer a dissipação de calor e ser capaz de fazer circular 6 cfm (0,17 m de operação. Isso se reduz para 4 cfm a 35
Verifique se as baias vazias têm placas de acabamento instaladas para que haja a manutenção do fluxo de ar.
3
/minuto ou 10,08 m3/hora) de ar da unidade de fita em até 40o C no ambiente
Em alguns servidores, como o HP AlphaServer ES40, é preciso
o
C de temperatura ambiente.
13
Loading...
+ 39 hidden pages