Hp STORAGEWORKS SDLT 600 User Manual [pt]

unidade de fita hp StorageWorks SDLT

guia de primeiros passos

modelo interno

SDLT 600i

abra esta aba para o pôster de instalação rápida

1

4

 

5

2

3

6

Unidades internas - conteúdo

Pré-instalação

Antes de começar

página 3

Software de backup e drivers

página 5

Usar o CD-ROM

página 7

Instalar a unidade de fita

Passo 1: Verificar a conexão SCSI

página 9

Passo 2: Verificar a ID SCSI da unidade

página 11

Passo 3: Preparar a baia de montagem

página 13

Passo 4: Prender os acessórios de montagem

página 15

Passo 5: Instalar a unidade

página 17

Passo 6: Conectar os cabos de alimentação e SCSI

página 19

Passo 7: Prender a unidade

página 21

Passo 8: Instalar drivers e verificar a instalação

página 23

Usar a unidade de fita

Sua unidade de fita HP StorageWorks DAT 600

página 25

Usar a mídia correta

página 27

Registrar a unidade de fita

página 29

Usar o HP OBDR

página 31

Ferramentas de diagnóstico

página 33

Otimizar o desempenho

página 34

Solução de problemas

página 36

Compreender os LEDs

página 41

Problemas com cartuchos

página 43

Outras fontes de informação

página 45

Como substituir a unidade de fita

página 46

1

Copyright © 2004 por Hewlett-Packard Development Company, L.P.

Janeiro de 2004

Número de fabricação: AA984-90907

A Hewlett-Packard Company não fornece nenhuma garantia relacionada a este material, incluindo mas não se limitando às garantias implícitas de comercialização e adequação a um propósito específico. A Hewlett-Packard não deve ser responsabilizada por erros aqui contidos ou por danos incidentais ou conseqüentes relacionados ao fornecimento, desempenho ou uso deste material.

Este documento contém informações de propriedade protegidas por leis de direitos autorais. Nenhuma parte deste documento pode ser fotocopiada, reproduzida ou traduzida para outro idioma sem o consentimento prévio por escrito da Hewlett-Packard. As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso.

Microsoft®, MS-DOS®, MS Windows®, Windows® e Windows NT® são marcas comerciais da Microsoft Corporation registradas nos Estados Unidos.

UNIX® é uma marca comercial registrada de The Open Group.

DLTtape, o logotipo DLTtape, Super DLTtape e o logotipo Super DLTtape são marcas comerciais da Quantum Corporation registradas nos Estados Unidos e em outros países.

Alpha e OpenVMS são marcas registradas da Hewlett-Packard Development Company, L.P.

A Hewlett-Packard Company não deve ser responsabilizada por erros, técnicos ou editoriais, ou omissões aqui contidos. As informações são fornecidas “como estão” sem nenhum tipo de garantia e estão sujeitas a alterações sem aviso. As garantias de produtos da HewlettPackard Company estão estabelecidas na declaração de garantia expressa limitada desses produtos. Nada neste documento deve ser considerado uma garantia adicional.

Impresso no Reino Unido.

Detalhes do produto

Anote aqui os detalhes da unidade de fita, para que possam ser encontrados facilmente, se for preciso. O nome do modelo está na frente e os números do produto e de série estão em uma etiqueta na parte inferior da unidade.

Modelo (tipo de unidade):

Número do modelo:

Número de série:

Data de aquisição/instalação:

ID SCSI:

2

Antes de começar

A unidade HP StorageWorks DAT 600 é uma unidade de fita de transferência de dados, de alta capacidade e alto desempenho. É instalada em uma baia de unidade extra do servidor. Antes de instalar a unidade de fita, leve em consideração o seguinte:

Quais sistemas operacionais são compatíveis?

As unidades HP StorageWorks DAT 600 podem ser conectadas a servidores executando Windows®, NetWare, UNIX, Tru64 OpenVMS e Linux. Consulte o tópico "Compatibilidade de software da fita HP StorageWorks" em nosso site (www.hp.com/go/connect) para obter mais informações sobre versões de sistema operacional compatíveis.

Como conectar a unidade de fita ao barramento SCSI do meu servidor?

A unidade de fita é conectada ao barramento SCSI do servidor host por meio de uma conexão extra do cabo de fita SCSI interno (fornecido com a unidade). O cabo precisa estar terminado; veja página 19.

Será preciso um adaptador de barramento host (HBA) SCSI devidamente instalado e configurado ou uma controladora SCSI embutida no servidor. Para obter o melhor desempenho, a unidade de fita deve ser conectada a um adaptador de barramento host Ultra 3 (160) ou Ultra 4 (320) ou a uma controladora SCSI usando um cabo de fita compatível com LVDS, terminado corretamente, com conector extra SCSI wide de densidade alta (HD), 68 pinos. Recomendamos enfaticamente a utilização do cabo de fita SCSI fornecido com a unidade, veja página 19. Também recomendamos que a unidade seja o único dispositivo no barramento SCSI. Não conecte mais de duas unidades de fita por controladora SCSI. Não conecte a unidade ao mesmo barramento SCSI da unidade de disco ou a uma controladora RAID.

Por que o tipo de barramento SCSI é importante?

O tipo de barramento SCSI determina a velocidade em que é possível transferir dados entre dispositivos no barramento e o comprimento máximo do cabo a ser utilizado. As unidades de fita HP StorageWorks DAT 600 são dispositivos SCSI Ultra 3 de alto desempenho, com taxa máxima de transferência de 160 MB/segundo no modo burst. Para se beneficiar deste nível de desempenho, é importante garantir que as unidades estejam conectadas a um barramento SCSI de especificação igual ou superior. Isso significa que é necessário:

Um barramento SCSI Ultra 3 (160) ou Ultra 4 (320). O padrão SCSI Ultra 160 permite velocidade máxima de 160 MB por segundo no barramento; o padrão SCSI Ultra 320 SCSI permite velocidade superior.

Cabos e terminadores SCSI com padrão LVD. O cabo e a interface LVD fornecidos com a unidade permitem transferir dados na velocidade máxima da unidade e proporcionam comprimento máximo do cabo de 12 metros.

Se a unidade for conectada a um barramento SCSI com especificação inferior, ela ainda funcionará, mas a transferência de dados não será tão rápida. Por exemplo, em um barramento SCSI Ultra 160 com terminação única (SE), a velocidade máxima de transferência no modo burst é de 40 MB/segundo e o comprimento máximo do cabo é limitado a 3 metros. Veja também Tabela 1, "tipos de barramento SCSI compatíveis," na página 9.

Nota As unidades não são compatíveis com dispositivos SCSI com diferencial de baixa voltagem (HVD).

3

Como verificar o tipo de barramento SCSI?

A maioria dos sistemas operacionais permite instalar o HP Library & Tape Tools diretamente do site www.hp.com/support/tapetools ou do link encontrado no CD-ROM da fita HP StorageWorks e executar o programa "Install Check" para verificar a configuração SCSI atual do servidor (veja a página 33). Serão fornecidas informações sobre o barramento SCSI e as IDs SCSI em uso.

Quais são os requisitos de montagem para a unidade de fita?

Baia de montagem

É preciso uma baia padrão do mercado, com altura total de 5 ¼polegadas, na qual será instalada a unidade de fita HP StorageWorks DAT 600. Os requisitos de energia são:

Tensão

Corrente típica

Corrente máxima

 

 

 

5 V

3,1 A (standby) a 5,5 A (gravação-transferência de dados)

5,6 A

 

 

 

12 V

0,1 A (standby) a 0,7 A (carregar/descarregar mídia)

0,7 A

 

 

 

Acessórios de montagem

Para muitos servidores, não são necessários trilhos nem bandejas de montagem. Os dispositivos simplesmente deslizam no chassi do servidor e são fixados com parafusos. Outros servidores têm bandejas ou trilhos embutidos.

Pode haver kits de trilhos disponíveis para servidores de outros fabricantes. Para saber mais detalhes, consulte: www.hp.com/go/connect.

Alguns servidores usam trilhos de montagem não-padrão e não incluem peças de reposição. Se for o seu caso, você precisará encomendar esses acessórios ao fabricante do servidor para poder instalar a unidade de fita.

Requisitos de circulação de ar

A unidade de fita interna requer circulação de ar adequada para dissipar o calor resultante da operação contínua da unidade. Especificamente, a circulação de ar precisa ser suficiente para manter a temperatura da passagem da fita abaixo de 50oC de operação ambiente.

Sempre use a unidade de fita em uma temperatura de ar ambiente nunca superior a 40oC.

É importante que as aberturas de refrigeração na parte traseira e na grade frontal da unidade de fita sejam mantidas sem qualquer obstrução capaz de impedir o fluxo de ar, além de assegurar que todos os ventiladores do servidor estejam instalados e funcionando. Verifique se há placas vazias instaladas nas baias não utilizadas, de forma a preservar a circulação de ar.

São necessários itens adicionais para a instalação?

Poderá ser necessário usar acessórios de montagem. Veja "Quais são os requisitos de montagem para a unidade de fita?", acima.

Se não houver um conector SCSI extra adequado no servidor, será preciso um novo HBA (também chamado de placa SCSI). Recomendamos a utilização de um HBA Ultra 3 (160) de 64 bits. Para obter detalhes específicos relevantes a seu modelo de servidor, consulte www.hp.com/go/connect. Antes de instalar a unidade de fita, será necessário comprar um novo HBA e instalá-lo em um slot de expansão PCI de 64 bits não utilizado no servidor. (O kit também pode ser instalado em um slot de expansão PCI de 32 bits, mas o desempenho poderá ser inferior.)

Consulte produtos recomendados, configurações e informações sobre pedidos em nosso site: www.hp.com/go/connect ou www.hp.com/support.

4

Software de backup e drivers

Software de backup

Para obter o melhor desempenho, é importante usar um aplicativo de backup adequado à configuração do sistema. Em um ambiente de conexão direta, onde a unidade de fita está conectada a um servidor independente, você pode usar o software de backup projetado para um ambiente de servidor único. Em configurações de rede, será necessário um software de backup compatível com ambientes empresariais. A HP, a Veritas, a Legato, a Yosemite e a Computer Associates oferecem produtos adequados. Mais detalhes sobre esses e outros produtos podem ser encontrados em nosso site sobre conectividade.

1Acesse o site sobre conectividade: www.hp.com/go/connect e selecione backup em fita.

2Selecione compatibilidade de software.

3Na tabela, selecione sua combinação de sistema operacional e modelo de unidade de fita. É exibida uma lista de aplicativos de backup compatíveis. Esse recurso também informa se a configuração é compatível com HP One-Button Disaster Recovery, HP OBDR.

(Todas as unidades de fita HP StorageWorks DAT 600 são compatíveis com HP OBDR. Porém, o recurso só poderá ser usado, se a configuração do sistema e o aplicativo de backup também forem compatíveis. Veja “Usar o HP OBDR" na página 31.)

4Verifique se você possui um aplicativo de backup compatível com as unidades de fita

HP StorageWorks DAT 600 e faça o download de atualizações ou patches, se necessário.

Drivers

Usuários do Windows

Após instalar a unidade de fita, insira o CD-ROM da fita HP StorageWorks e siga o link para fazer o download do driver da HP em nosso site: www.hp.com/support. Consulte o arquivo LEIAME correspondente para obter instruções específicas sobre a instalação de drivers para Windows NT, Windows 2000, Windows XP e Windows Server 2003.

Nota: Recomendamos a instalação de drivers do CD-ROM e não com o Assistente de Instalação de Hardware do Windows, porque o software do CD-ROM também pode ser utilizado para verificar se a instalação está correta (veja “HP Library & Tape Tools" na página 33). Se você não tiver acesso à Internet, poderá fazer o download dos drivers diretamente do CD-ROM da fita HP StorageWorks, mas a versão desses drivers poderá não ser a mais atual disponível.

Usuários de UNIX e OpenVMS

Os aplicativos de backup recomendados usam os drivers padrão de dispositivo, embutidos no sistema operacional. Para atualizar os drivers, recomendamos usar o patch da versão mais recente do sistema operacional, seguindo as instruções apresentadas na documentação do patch. Também podem ser encontradas informações sobre arquivos de configuração do dispositivo nos Guias de configuração no CD-ROM.

Usuários do IA64

Para instalar em um sistema IA64, como um servidor HP Integrity, consulte www.hp.com/ go/connect para obter as informações mais recentes sobre a disponibilidade de drivers e atualizações de aplicativos de backup.

5

Registro do produto HP

Drivers

Documentação do usuário

HP Library &

Tape Tools

Guia no CD-ROM

Figura 1: CD-ROM da fita HP StorageWorks

6

Como usar o CD-ROM

O CD-ROM da fita HP StorageWorks contém drivers, utilitários e informações para ajudá-lo a instalar e usar a unidade de fita. Antes da instalação, a maioria dos usuários poderá usar o link ao software HP Library & Tape Tools para verificar as informações da ID no barramento SCSI. Os usuários do UNIX poderão considerar conveniente imprimir o guia de configuração para UNIX.

Drivers

Para obter informações detalhadas sobre drivers, consulte o arquivo LEIAME no diretório DRIVERS no CD-ROM da fita HP StorageWorks. Há um subdiretório em separado para cada sistema operacional.

HP Library & Tape Tools

O software HP Library & Tape Tools fornece os utilitários de diagnóstico e de solução de problemas. Ele permite identificar corretamente o produto, verificar informações de ID no barramento SCSI, executar testes e atualizações de firmware e, se necessário, gerar informações abrangentes sobre solução de problemas para chamadas de suporte. Para obter mais detalhes, veja a página 33.

Documentação do usuário

Consulte o tópico Documentação do usuário no CD-ROM da fita HP StorageWorks para obter um guia de configuração em UNIX e um guia do usuário on-line, que fornecem informações mais detalhadas sobre o uso da unidade de fita HP StorageWorks DAT 600.

Consulte a documentação de seu aplicativo de backup para obter instruções sobre como fazer backups e restaurar dados.

Guia no CD-ROM

O guia do CD-ROM fornece uma visão geral da estrutura de diretórios do CD e informações sobre os idiomas nos quais o conteúdo do CD-ROM está disponível. Ele também contém uma série de URLs e links para mais informações.

Registro do produto HP

Para registrar a unidade de fita eletronicamente via web, use o link "Registro do produto" no CD-ROM da fita HP StorageWorks.

7

cabo de fita SCSI

interno de 68 pinos conector LVD/SE (use esse conector)

HBA SCSI

cabo de fita SCSI

conector SE interno de 68 pinos (não use)

conector SE interno de 50 pinos

(não use)

O exemplo mostra um HBA

Adaptec 29160

unidade de fita

Figura 2: verificar a conexão SCSI

8

Passo 1: Verificar a conexão SCSI

Use as perguntas a seguir para verificar sua conexão SCSI. Se houver uma baia de unidade extra no servidor, deverá haver uma conexão extra no barramento SCSI interno. É preciso assegurar que seja o tipo correto de barramento SCSI. A maioria dos usuários poderá executar o HP Library & Tape Tools para verificar o tipo de barramento SCSI, veja a página 33. Se responder 'Sim' a todas as perguntas, você estará pronto para instalar a unidade de fita. Se responder 'Não', provavelmente será preciso comprar e instalar

itens adicionais. Para obter detalhes sobre produtos, visite www.hp.com/go/connect.

1Há uma porta SCSI extra no barramento SCSI interno do

servidor? Não?

Sim?

2 O cabo de fita SCSI e a placa

HBA são adequados para

Ultra 3 (160) ou Ultra 4 Não? (320)? (Certifique-se de que o

cabo de fita esteja terminado. Veja a página 19.)

Sim?

3 A unidade será o único

 

dispositivo no barramento?

 

Essa é a configuração

Não?

recomendada. Não conecte a

 

um canal de controladora RAID.

 

 

 

Compre um dos HBAs recomendados e instale-o em um slot de expansão PCI de 64 bits que não esteja em uso. (O

HBA também pode ser instalado em um slot de expansão PCI de 32 bits, mas o desempenho poderá ser inferior.)

O desempenho poderá ser

prejudicado. Veja a tabela abaixo. Considere substituir a placa por um dos HBAs recomendados.

Recomendamos um kit HBA SCSI Ultra 3 (160) de 64 bits.

Considere a possibilidade de instalar (se houver um slot PCI extra) ou de

substituir sua placa por um HBA Ultra 4 (320).

Sim

4Você está pronto para instalar a unidade.

Tipo de barramento

Velocidade de

Compatível

SCSI

transferência

 

Ultra 3 (160) LVD

Até 160 MB/s

Sim. É uma configuração recomendada.

Ultra 4 (320) LVD

Até 320 MB/s

Sim. É uma configuração recomendada.

Ultra 2 LVD

Até 80 MB/s

Sim, mas não é recomendado

Ultra wide com

Até 40 MB/s

Sim, mas não é recomendado porque limita o

terminação única

 

desempenho. Não conecte a um barramento SCSI

 

 

narrow.

Diferencial de alta

Até 40 MB/s

Não. A unidade não funcionará e você poderá

voltagem

 

danificar a unidade ou a controladora

tabela 1: tipos de barramento SCSI compatíveis

9

Hp STORAGEWORKS SDLT 600 User Manual

Exemplo de IDs SCSI

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

NC 8 4 2 1

NC 8

4

2

1

NC 8

4

2

1

NC 8

4

2

1

NC 8

4

2

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

3

6

9

13

 

 

DEFAULT

 

 

 

 

Figura 3a: verificar a ID SCSI da unidade

 

jumper TERM PWR está ativado por padrão

Basta remover o jumper, se for necessário desativar a alimentação da terminação

Figura 3b: verificar TERM PWR

10

Passo 2: Verificar a ID SCSI da unidade

A unidade HP StorageWorks DAT 600 é fornecida com ID SCSI predefinida igual a 6, mas ela pode receber qualquer ID entre 0 e 15 que não esteja em uso. Não use a ID SCSI 7, reservada para a controladora SCSI. A ID SCSI 0 normalmente é designada para o disco de inicialização e também não deve ser utilizada, a não ser que a unidade de fita esteja em um barramento SCSI dedicado.

1Determine se é preciso alterar a definição padrão da ID SCSI como 6. Por exemplo, em ambientes SCSI paralelos com vários iniciadores (como clusters ProLiant), é possível que os dispositivos iniciadores usem as IDs 6 e 7. Nesse caso, será necessário modificar a ID SCSI da unidade de fita.

A maioria dos sistemas operacionais permite instalar o HP Library & Tape Tools a partir do link encontrado no CD-ROM da fita HP StorageWorks e executar o programa "Install Check" para verificar a configuração SCSI atual do servidor (veja a página 33). Serão fornecidas informações sobre o barramento SCSI e as IDs SCSI em uso.

Para sistemas UNIX, consulte o UNIX Configuration Guide no CD-ROM da fita

HP StorageWorks, para obter instruções sobre como descobrir as IDs SCSI dos dispositivos existentes.

Cuidado A eletricidade estática pode danificar os componentes eletrônicos. Sempre use uma pulseira antiestática, se possível. Se isso não for possível, para equalizar as cargas eletromagnéticas, toque em uma parte de metal do servidor (placa traseira) antes de remover a unidade da embalagem.

2Altere a ID SCSI da unidade de fita, se necessário.

A ID SCSI é definida pelos jumpers em um conjunto de pinos atrás da unidade. Use uma pinça ou um alicate pequeno para mover os jumpers de acordo com o padrão correspondente à ID desejada; veja a Figura 3a. Quando você não instala jumpers, o firmware define a ID SCSI 6 padrão para a unidade. Se instalar jumpers, o jumper da esquerda (NC) sempre deverá estar ativado.

São fornecidos jumpers sobressalentes com a unidade.

Energia de terminação

A unidade HP StorageWorks DAT 600 é fornecida com a alimentação do terminador ativada, veja a Figura 3b. Isso permite que a unidade, além da controladora SCSI, forneça alimentação à terminação. Normalmente, ela não é desativada. Consulte a documentação fornecida com o adaptador SCSI para verificar se essa é a configuração correta. Se for necessário desativá-la, basta remover o jumper.

11

Figura 4a: preparar a baia de montagem em um servidor HP AlphaServer padrão

Figura 4b: preparar a baia de montagem em um servidor HP Proliant padrão

12

Loading...
+ 36 hidden pages