Honda Civic 2003 Car Owners Manual

Dados do Veículo
Modelo
VIN Nº do motor
Este manual é parte integrante do veículo, devendo permanecer no mesmo em caso de revenda. Mantenha o manual no veículo para que possa consultá-lo sempre que houver alguma dúvida.
Cor
VISÃO GERAL DO SEU VEÍCULOVISÃO GERAL DO SEU VEÍCULO
VISÃO GERAL DO SEU VEÍCULO
VISÃO GERAL DO SEU VEÍCULOVISÃO GERAL DO SEU VEÍCULO
1
Airbags
(Pág. 2-9)
Visão Geral do seu Veículo
Trava das portas
(Pág. 3-18)
Interruptores dos vidros elétricos
(Pág. 3-23)
Alavanca de abertura do porta-malas/Alavanca de abertura da portinhola do bocal de abastecimento
(Págs. 3-19 e 5-2)
Sistema de áudio/ Relógio digital
V
V
V
V
V
Alavanca de abertura do capô do motor
(Pág. 5-3)
V
V
V
Alavanca da transmissão
(Págs. 6-3 e 6-5)
V
Controles de ventilação, aquecimento e ar-condicionado
(Pág. 4-1)
(Págs. 4-11 e 4-16)
1-1
Visão Geral do seu Veículo
Interruptor dos faróis/ sinalizadores de direção
(Págs. 3-9 e 3-10)
Interruptor do controle de cruzeiro
(Pág. 3-13)
V
Controles dos espelhos retrovisores
(Pág. 3-25)
V
V
Alavanca de ajuste da posição do volante
V
(Pág. 3-12)
Interruptor dos limpadores/ lavador do pára-brisa
(Pág. 3-11)
V
V
Botões do controle de cruzeiro
(Pág. 3-13)
V
Interruptor do desembaçador do vidro traseiro
(Pág. 3-12)
1-2
Segurança
SEGURANÇASEGURANÇA
SEGURANÇA
SEGURANÇASEGURANÇA
2
Seu veículo Honda está equipado com cin­tos de segurança e outros equipamentos que trabalham em conjunto para proteger os ocupantes durante uma colisão.
Os cintos de segurança são as peças mais importantes do sistema de proteção aos ocupantes. Quando ajustados corretamen­te, reduzem a possibilidade de ferimentos graves.
Para proteção adicional, seu veículo Honda possui Airbags (Sistema de Proteção Su­plementar – SRS) para o motorista e pas­sageiro dianteiro, além de barras laterais de proteção acondicionadas nas portas que aumentam ainda mais sua segurança.
Os bancos, os encostos de cabeça e as travas das portas também exercem um papel importante para a segurança dos ocupantes.
Para obter o máximo de segurança, verifi­que os seguintes itens antes de conduzir o veículo:
• Se todos os ocupantes do veículo estão com os cintos de segurança corretamen­te ajustados;
• Se as crianças menores estão adequa­damente acomodadas aos sistemas de proteção infantil;
• Se todas as portas estão fechadas e tra­vadas;
• Se os encostos dos bancos estão na posição vertical e os encostos de cabe­ça ajustados adequadamente;
• Se não há objetos soltos que poderiam ser arremessados, causando ferimentos pessoais em caso de colisão ou freadas bruscas.
Seguindo estas instruções e as descritas mais detalhadamente nas próximas pági­nas, os riscos de ferimentos graves aos ocupantes em caso de colisão serão re­duzidos.
2-1
Segurança
Airbag do passageiro dianteiro
Estrutura de segurança
V
Banco e encosto
V
V
V
Zona de deformação
V
V
Encosto de cabeça
Cinto de segurança
V
V
Cinto de segurança
Airbag do motorista
DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA DO VEÍCULO
O seu veículo está equipado com diver­sos dispositivos que trabalham em con­junto para a sua segurança e a seguran­ça dos passageiros durante uma colisão.
Alguns dispositivos não requerem nenhu­ma ação de sua parte, entre eles: estrutura de aço de alta resistência ao redor do com­partimento dos passageiros, que proporcio­na maior segurança aos ocupantes do veí­culo; zonas de deformação dianteira e tra­seira que foram projetadas para se defor­mar e absorver a energia proveniente de uma colisão e tensionadores dos cintos de segurança que retraem automaticamente os cintos dianteiros no caso de uma colisão.
Zona de deformação
Tensionador do cinto de segurança
2-2
Segurança
CINTOS DE SEGURANÇA Por que Usar os Cintos de Segurança?
O uso dos cintos de segurança devida­mente afivelados e ajustados é fundamen­tal para sua segurança e a dos demais passageiros.
Em caso de colisão ou freada de emer­gência, os cintos de segurança ajudam a evitar que os ocupantes sejam lançados para a frente e, principalmente, para fora do veículo.
Evidentemente, os cintos de segurança não podem protegê-lo em todas as coli­sões. Entretanto, na maioria dos casos, reduzem a possibilidade de ferimentos graves. Os cintos podem até salvar sua vida. É por esse motivo que o Departa­mento Nacional de Trânsito obriga o uso do cinto de segurança para todos os ocu­pantes do veículo.
!
CUIDADO
• O risco de ferimentos graves, em caso de colisão, será maior se o cin­to de segurança não for usado.
• Certifique-se de que todos os ocu­pantes do veículo usem o cinto de segurança corretamente.
Dicas Importantes de Segurança
• Os cintos de segurança foram projetados para adultos e crianças maiores. Bebês e crianças menores devem ser acomo­dados seguramente aos sistemas de proteção infantil.
• O cinto de segurança também deve ser usado por gestantes. Lembre-se, a melhor maneira de proteger o bebê é protegendo a mãe.
• Duas pessoas nunca devem usar o mes­mo cinto de segurança. Se isto aconte­cer, poderão ocorrer graves ferimentos em caso de colisão.
• Não passe o cadarço do cinto diagonal por baixo do braço. Se for usado dessa forma, a pessoa poderá deslizar sob o cinto em caso de colisão. A força do cin­to será então aplicada diretamente so­bre o abdômen. Isto poderá causar ferimentos sérios ou até mesmo fatais.
• Não coloque almofadas para o apoio do ombro ou outros acessórios nos cintos de segurança. Isto pode reduzir sua eficiên­cia e aumentar o risco de ferimentos.
2-3
Segurança
Componentes do Sistema dos Cintos de Segurança
Seu veículo Honda possui cintos de segu­rança em todas as posições dos bancos. Os bancos dianteiros e as posições externas do banco traseiro possuem cintos retráteis de 3 pontos. A posição central do banco traseiro apresenta um cinto subabdominal.
O sistema também possui uma
luz no painel de instrumentos para adverti-lo sobre a colocação do cinto de segurança. Essa luz se acenderá quan­do a ignição for ligada e o cinto do moto­rista não estiver devidamente colocado. Um aviso sonoro também será ativado por alguns segundos.
As páginas seguintes apresentam os com­ponentes e o funcionamento do sistema dos cintos de segurança.
Cadarço diagonal
V
V
V
V
Lingüeta de engate
Fivela
Ponto de fixação
V
superior
Cadarço subabdominal
Cintos Retráteis de 3 pontos
Este tipo de cinto de segurança apresenta um cadarço diagonal e um subabdominal.
Cada cinto retrátil de 3 pontos possui uma trava de emergência. Ela permite que o ocupante se movimente livremente sobre o banco, enquanto uma certa tensão é mantida sobre o cinto. Em caso de colisão ou frenagem brusca, o cinto travará auto­maticamente.
Extremidade do cadarço
V
Fivela
V
V
Lingüeta de engate
Cinto Subabdominal
O cinto subabdominal é ajustável manual­mente sobre o quadril.
2-4
Segurança
Como Usar Corretamente os Cintos de Segurança
A eficiência dos cintos de segurança po­derá ser aumentada se as instruções a se­guir forem lidas atenciosamente. Certifique­se de estar totalmente familiarizado com o uso deste dispositivo de segurança.
!
CUIDADO
• O uso incorreto dos cintos de segu­rança aumenta o risco de feri­mentos graves em caso de colisão.
• Certifique-se de que todos os ocu­pantes do veículo usem o cinto de segurança corretamente.
Uso do Cinto Retrátil de 3 Pontos
Antes de colocar o cinto de segurança, ajuste a posição do banco, de forma que seja pos­sível acessar todos os controles do veículo. O encosto do banco deverá estar na posi­ção vertical.
1. Puxe a lingüeta de engate por cima do corpo e introduza-a na fivela. Puxe o cinto com força para certificar-se de que a fivela esteja travada firmemente.
2-5
Segurança
Botão de destravamento
V
V
2. Verifique se os cadarços não estão torci­dos.
3. Posicione o cadarço subabdominal do cinto na posição mais baixa possível sobre o quadril. Isto fará com que a força da colisão atue no osso pélvico.
2-6
4. Puxe o cadarço diagonal para cima a fim de eliminar qualquer folga. Certifique­se de que o cadarço passe sobre o om­bro e diagonalmente sobre o tórax.
!
CUIDADO
Não coloque o cadarço diagonal sob o braço.
5. Se o cinto estiver envolvendo o pescoço, ajuste a altura do ponto de fixação su­perior do cinto ou sua posição no banco.
Pressione os botões de destravamento e ajuste o ponto de fixação do cinto na altura desejada. O cinto pode ser ajus­tado em quatro posições diferentes.
6. Para destravar o cinto de segurança, pressione o botão vermelho da fivela. Em seguida, conduza o cinto em direção à coluna da porta.
!
CUIDADO
Após sair do veículo, certifique-se de que o cinto de segurança tenha retor­nado completamente à posição origi­nal, não interferindo no fechamento da porta.
Segurança
Uso do Cinto Subabdominal
1. Puxe a lingüeta de engate envolvendo seu quadril e introduza-a na fivela cen­tral.
Se o cinto estiver muito curto, segure a lingüeta de engate em ângulo reto e puxe-a para aumentar o comprimento do cinto. Introduza a lingüeta de engate na fivela.
2. Posicione o cinto o mais baixo possível sobre o quadril. Puxe a extremidade sol­ta do cinto para um ajuste confortável.
3. Para destravar o cinto, pressione o botão vermelho da fivela.
2-7
Segurança
• Verifique se as travas funcionam correta­mente e se o cinto se retrai facilmente.
TENSIONADORES AUTOMÁTICOS DOS CINTOS DE SEGURANÇA
Os cintos de segurança dianteiros apre­sentam tensionadores automáticos que proporcionam proteção adicional durante colisões severas. Se os airbags diantei­ros forem acionados, os cintos serão au­tomaticamente tensionados para ajudar a manter o motorista e passageiro dianteiro firmemente no lugar.
Quando os tensionadores são acionados,
Uso do Cinto para Gestantes
Proteger a mãe é a melhor maneira de proteger o futuro bebê. Portanto, as ges­tantes devem usar o cinto de segurança na posição correta sempre que estiverem dirigindo ou viajando em um veículo.
Se possível, utilize o cinto retrátil de 3 pon­tos, lembrando-se sempre de manter o ca­darço subabdominal na posição mais baixa possível sobre o quadril.
Manutenção dos Cintos de Segurança
Para manter os cintos de segurança sem­pre em perfeitas condições de uso, siga as instruções abaixo:
• Mantenha os cintos sempre limpos;
• Puxe os cintos totalmente para fora e veri­fique se não estão danificados;
2-8
os cintos permanecem tensionados até que sejam soltos dos fechos da forma usual.
A luz de advertência do airbag se acen­derá para indicar a existência de algum problema com os tensionadores automá­ticos. (Consulte a Seção 3
indicadoras e de advertência”
!
ATENÇÃO
Quando os airbags (bolsas de ar) são acionados, em casos de colisões fron­tais severas, os tensionadores automá­ticos dos cintos de segurança diantei­ros deverão ser substituídos juntamen­te à unidade do SRS (Sistema de Prote­ção Suplementar) e os airbags (bolsas de ar) do motorista e passageiro.
).
“Luzes
!
CUIDADO
Um cinto que tenha sido submetido a esforços, como por exemplo, em um acidente ou que esteja danificado, de­verá ser substituído em uma Conces­sionária Honda.
Segurança
Banco Dianteiro
PONTOS DE FIXAÇÃO
Ao substituir os cintos de segurança, cer­tifique-se de usar os pontos de fixação mostrados nas ilustrações.
Banco Traseiro
O banco traseiro apresenta cintos de se­gurança de 3 pontos nas posições exter­nas. A posição central apresenta um cinto subabdominal.
!
ATENÇÃO
A falta de inspeção ou manutenção adequadas dos cintos de segurança podem resultar em ferimentos graves ou fatais, pois os cintos podem não funcionar corretamente quando ne­cessário.
Inspecione os cintos de segurança periodicamente e corrija qualquer problema encontrado o mais rapida­mente possível.
AIRBAG (Sistema de Proteção Suplementar – SRS)
Seu veículo está equipado com airbags para o motorista e passageiro dianteiro.
!
CUIDADO
••
Os riscos de ferimentos graves ou
••
fatais serão maiores em caso de co­lisão se os cintos de segurança não forem usados, mesmo se o veículo estiver equipado com airbag.
O airbag é composto de:
Airbags (bolsas infláveis), instalados no volante e no painel de instrumentos, acima do porta-luvas;
Sensores para detectar colisões fron­tais severas;
Luz de advertência para alertar sobre um possível problema no sistema;
Alimentação de emergência, caso o sis­tema elétrico do veículo venha a ser desconectado em um acidente.
2-9
Segurança
Colisão Frontal de Veículos Equipados com Airbag
Em uma colisão frontal severa, os sensores detectam a rápida desaceleração do veícu­lo e enviam um sinal para a unidade de con­trole. Essa unidade de controle ativa os airbags instantaneamente.
Durante uma colisão, os cintos de seguran­ça irão ajudar a proteger a parte inferior do corpo e do tronco. O airbag absorverá a energia proveniente do impacto, ajudando a proteger a cabeça e o tórax do motorista e passageiro do banco dianteiro contra choques no interior do veículo.
Após inflarem, os airbags irão esvaziar-se imediatamente. Isto ocorrerá em uma fração de segundos.
Após a colisão, poderá ser observada a pre­sença de fumaça. Essa fumaça é, na ver­dade, o pó proveniente da superfície dos airbags. Pessoas com problemas respirató­rios podem sentir-se momentaneamente in­comodadas com os produtos químicos utili­zados nos ativadores dos airbags.
Considerações Importantes sobre o Airbag
Os airbags são ativados somente no caso de uma colisão frontal severa. Porém, não se­rão ativados em colisões frontais moderadas, traseiras, laterais e capotamentos, mesmo que de grandes proporções.
Os airbags são ativados apenas uma vez. Eles não poderão protegê-lo contra impac­tos adicionais que podem ocorrer durante a seqüência da colisão.
Ferimentos graves podem ocorrer em uma colisão severa, mesmo que os cintos de se­gurança sejam usados corretamente e que os airbags sejam ativados. Nenhum sistema oferece proteção total no caso de colisões severas.
É muito difícil determinar se os airbags deve­riam ou não ter inflado, analisando somente a deformação do veículo causada por uma colisão. Em alguns casos, uma deformação acentuada indica que a carroceria absorveu grande parte da energia da colisão, sendo que o uso do airbag não se fez necessário. Em outros casos, um violento solavanco, como um impacto na parte inferior do veículo, poderá ocasionar a ativação do airbag.
2-10
Segurança
Funcionamento do Airbag do Motorista
Sempre que houver uma colisão frontal se­vera, o airbag será ativado instantaneamen­te para ajudar a proteger a cabeça e o tórax.
Para atingir este objetivo, o airbag será in­flado com uma força considerável. Portanto, poderá causar algumas escoriações faciais ou outros ferimentos. Para reduzir a possibili­dade de ferimentos, posicione o banco o mais afastado possível do volante, porém de forma que não comprometa o conforto e o acesso aos controles do veículo.
Após o airbag inflar-se, começará a esva­ziar-se imediatamente, e não interferirá, portanto, em sua visibilidade para operar outros controles. O tempo total para inflar e esvaziar é uma fração de segundo. O acionamento do airbag pode até nem ser notado.
Para sua segurança, não fixe qualquer obje­to no volante de direção, onde o airbag está localizado. Isto pode interferir no funciona­mento do airbag ou em caso de atuação do sistema, os objetos podem ser lançados no interior do veículo, causando ferimentos pessoais.
Funcionamento do Airbag do Passageiro
Sempre que houver uma colisão frontal se­vera, o airbag do passageiro dianteiro será acionado simultaneamente ao do motorista.
Esse airbag é um pouco maior, sendo acio­nado com uma força considerável. Ele pode ferir seriamente o passageiro dianteiro, se este não estiver acomodado adequadamen­te e se o cinto de segurança não estiver sen­do usado corretamente.
2-11
Segurança
O airbag do passageiro dianteiro está lo­calizado na parte superior do painel, aci­ma do porta-luvas sob uma tampa com a inscrição SRS.
!
CUIDADO
Não coloque qualquer objeto sobre essa tampa. Se o airbag for acionado, o objeto poderá ser arremessado no interior do veículo, causando ferimen­tos pessoais.
Não instale o sistema de proteção in­fantil no banco do passageiro dianteiro. Se o airbag for acionado, poderá atingir o sistema de proteção infantil, deslocan­do-o de sua posição original e causan­do graves ferimentos à criança.
Luz de Advertência do Airbag
SRS
A função da luz de advertência SRS no pai­nel de instrumentos é alertá-lo quanto a um possível problema no sistema do airbag.
O sistema deve ser verificado se:
• A luz não se acender quando o interrup-
tor de ignição for ligado (posição II);
• A luz permanecer acesa após a partida do motor;
• A luz se acender ou piscar com o veículo em movimento.
!
Se alguma destas condições ocorrer, os airbags podem não funcionar quan­do necessário. Portanto, leve o veículo para ser inspecionado em uma Con­cessionária Honda o mais rapidamen­te possível.
(Modelo LX/LXL)
(Modelo EX)
CUIDADO
Manutenção
O airbag praticamente não necessita de manutenção. Porém, deve-se efetuar os serviços de manutenção no sistema em uma Concessionária Honda nas seguin­tes situações:
Se os airbags forem ativados, deve-
rão ser substituídos juntamente com a unidade de controle e com os tensio­nadores automáticos dos cintos de se­gurança;
Se a luz de advertência SRS do airbag alertar sobre algum problema. Neste caso, o sistema deve ser inspecionado o mais rapidamente possível;
• Quando o veículo completar dez anos.
!
CUIDADO
Não tente remover o airbag. Este ser­viço deve ser efetuado somente por uma Concessionária Honda.
2-12
Segurança
Precauções Importantes sobre o Airbag
Não modifique o volante de direção ou qualquer outro componente do airbag.
Tais modificações podem tornar o siste­ma ineficiente.
Não adultere os componentes ou fia-
ção do sistema nem passe conduto­res elétricos próximos aos conduto­res do airbag. Isto poderá ativá-lo cau-
sando sérios ferimentos aos ocupantes.
• Informe a pessoa que irá efetuar algum serviço em seu veículo de que ele está equipado com airbag. Se os procedimen­tos e precauções descritos no Manual de Serviços Honda não forem seguidos, po­derão ocorrer danos ao sistema ou feri­mentos pessoais.
• O desmanche total de um veículo equi­pado com airbag não inflado pode ser perigoso. Solicite a assistência de uma Concessionária Honda caso haja neces­sidade de sucatear o veículo.
• Se o veículo for vendido, informe ao novo proprietário de que ele possui airbag. Alerte-o sobre as informações e precauções descritas neste Manual do Proprietário.
BANCOS Posição dos Encostos dos Bancos
Os encostos dos bancos dianteiros devem permanecer na posição vertical para ob­ter-se maior proteção dos cintos de segu­rança.
!
CUIDADO
Se o encosto do banco estiver exces­sivamente reclinado, a capacidade de proteção do cinto de segurança será reduzida, devido à possibilidade de deslizamento sob o cinto, aumen­tando o risco de ferimentos em caso de colisão.
Encostos de Cabeça
Estes encostos protegem contra movimen­tos bruscos da cabeça. Para melhor prote­ção, ajuste-os de forma que as orelhas estejam alinhadas com a parte superior dos encostos de cabeça. Para informações sobre os procedimentos de ajuste, consul­te a Seção 3
“Encostos de cabeça”.
2-13
Segurança
PORTAS Travas das Portas
Não deixe as portas do veículo destrava­das. Um passageiro, principalmente uma criança, pode abrir a porta acidentalmente e cair do veículo. Também existe a possibili­dade do ocupante ser lançado para fora do veículo durante uma colisão se as portas não estiverem travadas.
O seu veículo apresenta uma luz
de advertência de abertura das portas que indica quando uma porta não está devidamente fechada.
Travas de Segurança para Crianças
As portas traseiras estão equipadas com travas de segurança que impedem sua abertura pelo lado interno do veículo. As portas poderão ser abertas somente pelo lado de fora. Para informações sobre os pro­cedimentos de ajuste, consulte a Seção 3
“Travas de segurança para crianças”.
COLOCAÇÃO DE OBJETOS EM LOCAIS SEGUROS
• Antes de conduzir o veículo, certifique­se de ter colocado, em local seguro, qualquer objeto que possa ser arremes­sado no interior do veículo, causando ferimentos pessoais ou interferindo na operação dos controles.
• Não coloque nenhum objeto sobre o painel traseiro. Ele pode obstruir a sua visão ou ser arremessado contra al­gum ocupante em caso de colisão.
• Mantenha todas as tampas dos compar­timentos fechadas quando o veículo es­tiver em movimento. A tampa do porta­luvas aberta, por exemplo, pode cau­sar ferimentos no joelho do passagei­ro dianteiro.
2-14
Segurança
CONDUÇÃO DO VEÍCULO COM ANIMAIS DOMÉSTICOS
Animais soltos no interior do veículo são um grande risco, pois podem interferir na condu­ção. Em caso de colisão ou frenagem brus­ca, eles podem ser arremessados no interior do veículo, ferindo os ocupantes.
Para a segurança dos próprios animais, acomode-os seguramente no veículo.
A maneira mais recomendada para aco­modar um cachorro de médio ou grande porte é a utilização de uma coleira especi­al para viagem. Essa coleira pode ser fixa­da no banco traseiro com o cinto de segu­rança. Coleiras especiais para viagem po­dem ser encontradas em lojas especiali­zadas em animais.
SEGURANÇA DE CRIANÇAS
As crianças dependem dos adultos para sua proteção.
!
CUIDADO
• Uma criança que não esteja acomo­dada corretamente pode sofrer feri­mentos graves em caso de colisão.
• Crianças menores devem ser aco­modadas a um sistema de prote­ção infantil posicionado e fixado fir­memente no banco traseiro com o cinto de segurança.
Considerações sobre a Segurança de Crianças
• Nunca segure um bebê no colo no inte­rior de um veículo em movimento. Se es­tiver usando o cinto de segurança, as forças e reação provocadas por uma co­lisão irão tirar o bebê de seus braços e arremessá-lo no interior do veículo, pro­vocando ferimentos graves.
• Se estiver segurando um bebê no colo e não estiver usando o cinto de segu­rança, seu corpo poderá ferir o do bebê no interior do veículo.
• Nunca coloque o mesmo cinto de segu­rança sobre seu corpo e o de uma crian­ça. Durante uma colisão, o cinto de se­gurança poderá pressionar violenta­mente o corpo da criança e provocar gra­ves ferimentos. Além disso, o mesmo cinto de segurança nunca deve ser usa­do por duas crianças. Se isto aconte­cer, poderão ocorrer graves ferimentos em caso de colisão.
2-15
Segurança
• Por motivos de segurança, nunca deixe as crianças sozinhas no interior do veí­culo sem a supervisão de um adulto.
• Nunca deixe as crianças em pé ou ajoe­lhadas sobre o banco quando o veículo estiver em movimento.
• Coloque o cinto de segurança nas crian­ças e verifique o ajuste. O cadarço diago­nal deve estar abaixo do pescoço e so­bre o tórax. O cadarço subabdominal deve estar posicionado no quadril e não sobre o estômago.
Acomodação de Crianças
De acordo com as estatísticas de acidentes com crianças de todos os tamanhos e ida­des, elas estarão mais seguras quando de­vidamente acomodadas no banco traseiro.
Sempre que possível, recomendamos que um sistema de proteção infantil seja firme­mente fixado com o cinto de segurança na posição central do banco traseiro.
Crianças muito grandes para o sistema de proteção infantil devem ser acomodadas no banco traseiro e devem usar o cinto retrátil de 3 pontos.
!
UU
U CUIDADO
UU
Nunca instale o sistema de proteção infantil no banco dianteiro. Em caso de colisão, o airbag do passageiro po­derá inflar e atingir o sistema, cau­sando sérios ferimentos.
Acomodação de Crianças com menos de 9 kg
Uma criança com até 9 kg deve ser acomo­dada a um sistema de proteção infantil do tipo berço. Como as crianças têm o hábito de se inclinar, o sistema deve ficar virado para a parte traseira do veículo.
Recomendamos que o sistema seja colo­cado na posição central do banco traseiro e fixado com o cinto de segurança subab­dominal.
2-16
Segurança
Armazenamento do Sistema de Proteção Infantil
Quando o sistema de proteção infantil não estiver em uso, remova-o do veículo ou fixe-o firmemente para que não ofereça perigo aos ocupantes durante uma colisão.
Acomodação de Crianças entre 9 e 18 kg
Uma criança entre 9 e 18 kg deve ser aco­modada a um sistema de proteção infantil do tipo poltrona.
Recomendamos que o sistema seja colo­cado na posição central do banco traseiro e fixado com o cinto de segurança subabdo­minal.
Acomodação de Crianças com mais de 18 kg
Crianças com mais de 18 kg devem ser acomodadas nas laterais do banco trasei­ro com o cinto retrátil de 3 pontos.
Coloque o cinto de segurança na criança. Verifique se existem folgas e ajuste-o de forma que o cadarço não passe pelo pes­coço. Caso isto aconteça, a criança de­verá sentar-se sobre uma almofada ou banco especial.
2-17
Segurança
CUIDADOS COM OS GASES DE ESCAPAMENTO
A manutenção correta é a melhor proteção contra a entrada de gases no interior do veículo. O sistema de escapamento deve ser completamente inspecionado por um mecânico qualificado sempre que:
• O veículo for suspenso para a troca de óleo;
• Forem observadas mudanças no ruído do escapamento;
• O sistema de escapamento e a parte tra­seira ou inferior do veículo forem danifi­cados em um acidente.
!
CUIDADO
• Evite a inalação dos gases prove­nientes do sistema de escapamen­to. Eles contêm monóxido de car­bono, um gás incolor e inodoro que pode causar perda de consciência ou até mesmo morte. Se houver suspeita de penetração dos gases de escapamento no interior do veículo, determine e corrija a cau­sa o mais rapidamente possível.
• Não conduza o veículo com a tam­pa do porta-malas aberta. Isto pode permitir a entrada dos gases de es­capamento no interior do veículo. Se for necessário dirigir o veículo nesta condição, mantenha todos os vidros abertos.
• Não deixe o motor ligado em áreas fechadas.
Uma alta quantidade de monóxido de car­bono pode se acumular rapidamente em locais fechados, tal como uma garagem. Não acione o motor em garagens com a porta fechada. Mesmo com a porta aberta, deixe o motor ligado somente o tempo necessário para tirar o veículo do local.
Quando a tampa do porta-malas está aber­ta, o fluxo de ar pode levar os gases de escapamento para o interior do veículo, criando uma condição de perigo. Se for necessário dirigir com a tampa do porta­malas aberta, abra todos os vidros e ajus­te os sistemas de aquecimento e ventila­ção conforme descrito abaixo:
1. Selecione o modo de ar fresco.
2. Direcione a distribuição de ar para .
3. Ajuste o ventilador na velocidade má­xima.
4. Ajuste o aquecimento, utilizando o bo­tão de controle de temperatura.
2-18
Segurança
EXTINTOR DE INCÊNDIO
O extintor de incêndio está localizado sob a extremidade dianteira do banco do pas­sageiro, fixado no assoalho do veículo. Para removê-lo, puxe a alça da presilha de fixação.
As instruções de uso são descritas no pró­prio extintor.
A manutenção é de responsabilidade do proprietário; portanto, siga as instruções do fabricante impressas no próprio extin­tor.
TRIÂNGULO DE SEGURANÇA
O triângulo de segurança encontra-se no porta-malas, localizado embaixo da cober­tura do assoalho.
ÁLCOOL E DROGAS
Dirigir um veículo requer atenção total. As condições de tráfego mudam rapidamente e é necessário estar apto a reagir na mes­ma velocidade. O álcool e as drogas afe­tam diretamente o reflexo. Mesmo os re­médios, com ou sem prescrição médica, podem produzir esse efeito.
Existem leis que tratam da condução de veí­culos por pessoas embriagadas. Essas leis determinam a quantidade mínima de álcool no sangue para que uma pessoa seja con­siderada embriagada. Contudo, a capacida­de de julgamento e tempo de reação tendem a diminuir a cada drinque ingerido. A melhor coisa a fazer é nunca dirigir embriagado.
Quando beber, procure a companhia de um amigo ou conhecido que não tenha bebido para dirigir seu veículo ou procure utilizar meios alternativos de transporte, tais como táxi e ônibus.
Se isso não for possível, pare de beber e espere até estar em condições de dirigir. O tempo de espera é a única coisa que pode deixá-lo novamente em condições de dirigir; café e ducha fria não aceleram o processo.
Se seus amigos tentarem dirigir após te­rem ingerido algum tipo de bebida alcoóli­ca, procure alertá-los sobre o perigo que isto poderá acarretar. Lembre-se que eles estarão dividindo as mesmas ruas ou es­tradas com você.
DISPOSITIVO DE CORTE DE INJEÇÃO DE COMBUSTÍVEL
(Modelos com transmissão automática)
O sistema de alimentação está programa­do para interromper a injeção de combus­tível quando o veículo estiver parado, com a alavanca seletora em P ou N, e o motor estiver em altas rotações (máx. 5.000 rpm). Isto evita eventuais acidentes causados pelo acionamento indesejado da alavan­ca seletora.
BARRAS DE PROTEÇÃO LATERAL
Seu veículo Honda está equipado com barra de proteção acondicionada nas portas. Essas barras têm por finalidade proteger os ocupantes contra impactos laterais.
2-19
Segurança
Etiqueta de advertência da bateria
SRS Airbag
ETIQUETAS DE SEGURANÇA
Estas etiquetas estão fixadas nos locais mostrados na ilustração. Elas contêm in­formações referentes a perigos em poten­cial que podem causar sérios ferimentos. Leia todas as etiquetas cuidadosamente.
Etiqueta de advertência da tampa do radiador
2-20
SRS Airbag
INSTRUMENTOS E CONTROLESINSTRUMENTOS E CONTROLES
INSTRUMENTOS E CONTROLES
INSTRUMENTOS E CONTROLESINSTRUMENTOS E CONTROLES
3
Instrumentos e Controles
Trava das portas
Interruptores dos vidros elétricos
Alavanca de abertura do porta-malas/Alavanca de abertura da portinhola do bocal de abastecimento
Controles dos espelhos retrovisores
V
V
V
V
V
Alavanca de abertura do capô do motor
V
Controles de ventilação, aquecimento, e ar-condicionado
V
Sistema de aúdio/ Relógio digital
3-1
Instrumentos e Controles
PAINEL DE INSTRUMENTOS
O painel de instrumentos possui várias luzes indicadoras e de advertência para lhe fornecer informações importantes sobre o veículo.
(Modelo LX/LXL)
Luz de advertência do airbag
Luz de advertência da tampa do porta-malas
Luz de advertência do cinto de segurança
Luz de adver­tência da pressão do óleo
Luz de advertência de carga da bateria
3-2
Luz de advertência do sistema de injeção eletrônica
Luz indicadora do farol alto/ lampejador do farol
Luz indicadora do sinalizador de advertência
Luz de advertência de abertura das portas
Luz indicadora sistema de segurança (se equipado)
Luz de advertência do nível de combustível
Luz de adver­tência do freio de estacionamento e do sistema de freio
(Modelo EX)
Luz indicadora do farol alto/ lampejador do farol
Luz indicadora dos sinalizadores de direção
Instrumentos e Controles
Luz de advertência do ABS
Luz de advertência do cinto de segurança
Luz indicadora do controle de cruzeiro
V
V
V
V
Luz de adver­tência do freio de estacionamento e do sistema de freio
V
V
V
Luz de advertência de abertura das portas
Luz de advertência da tampa do porta-malas
V
Luz de advertência de carga da bateria
V
V
V
Luz de advertência da pressão do óleo
Luz de advertência do sistema de injeção eletrônica
V
Luz de advertência do airbag
Luz indicadora do sistema de segurança
V
V
Luz de advertência do nível de combustível
3-3
Instrumentos e Controles
Luzes Indicadoras e de Advertência
Luz de advertência do cinto de segurança
Esta luz se acenderá quando a ignição for ligada e o cinto de segurança do motoris­ta não estiver colocado, permanecendo acesa até sua colocação. Se o cinto de segurança do motorista não for colocado, um alarme sonoro também será acionado por alguns segundos antes do interruptor de ignição ser ligado (posição II).
Luz de advertência de carga da bateria
Esta luz se acenderá quando a ignição for ligada, apagando-se depois que o motor começar a funcionar. Se esta luz perma­necer acesa com o motor ligado, é sinal de que a bateria não está sendo carrega­da. Procure uma Concessionária Honda imediatamente.
Luz de advertência do airbag
SRS
(Modelo EX)(Modelo LX/LXL)
Esta luz se acederá quando a ignição for colocada na posição II (ligada), apagan­do-se após alguns segundos. Se a luz se acender em qualquer outro momento, isso
significa que existe algum problema no sistema de airbag ou nos tensionadores automáticos dos cintos de segurança.
Luz de advertência da pressão do óleo
Esta luz se acenderá quando a ignição for ligada, apagando-se depois que o motor começar a funcionar.
Se a luz se acender durante a condução do veículo, pare em um local seguro e des­ligue o motor. Procure uma Concessioná­ria Honda imediatamente.
Luz de advertência do ABS
(Modelo EX)
Esta luz se acenderá quando a ignição for colocada na posição II ou III, apagando-se após alguns segundos. Se a luz de adver­tência permanecer acesa após o motor en­trar em funcionamento ou com o veículo em movimento, é sinal de que existe al­gum defeito no sistema ABS. O veículo de­verá ser inspecionado por uma Concessio­nária Honda o mais rapidamente possível. Mesmo com essa luz acesa, os freios con­vencionais continuarão funcionando nor­malmente.
Luz de advertência do freio de estacionamento e do sistema de freio
Esta luz possui duas funções:
1. Acende-se para adverti-lo de que o freio de estacionamento não foi total­mente desacionado. Dirigir o veículo com o freio de estacionamento aciona­do pode danificar os freios e pneus, além de desativar o sistema ABS (
equipado
do a ignição for colocada na posição II.
2. A luz também pode indicar que o nível do fluido de freio está baixo, se perma­necer acesa após o freio de estaciona­mento ser desacionado ou se acender durante a condução do veículo. Isso normalmente acontece devido ao des­gaste excessivo das pastilhas. Dirija­se a sua Concessionária Honda para verificar se as pastilhas do freio estão desgastadas ou se existe vazamento de fluido.
). Essa luz se acenderá quan-
se
3-4
Instrumentos e Controles
Luz de advertência do nível de combustível
Esta luz se acenderá para alertá-lo de que o tanque de combustível deve ser reabas­tecido, porque o tanque contém aproxi­madamente 7 litros.
Luz de advertência de abertura das portas
Esta luz se acenderá quando alguma por­ta não estiver bem fechada.
Luz de advertência do sistema de injeção eletrônica
Esta luz se acenderá por alguns segundos quando o interruptor de ignição for ligado. Se esta luz se acender durante a condu­ção do veículo, isso significa que existe algum problema no motor ou nos sistemas de injeção eletrônica ou de controle de emissões. Se o veículo for conduzido nes­sas condições, o motor poderá ser seria­mente danificado.
Se esta luz se acender, estacione o veículo em um local seguro e desligue o motor. Em seguida, ligue-o novamente. Se a luz per­manecer acesa, dirija-se a uma Concessio­nária Honda o mais rapidamente possível. Dirija em baixa velocidade e evite acele­ração total.
Se a luz de advertência se acender com freqüência, mesmo que tenha efetuado os procedimentos descritos, dirija-se a uma Concessionária Honda para efetuar uma inspeção no sistema.
Luz de advertência da tampa do porta-malas
Esta luz se acenderá caso a tampa do por­ta-malas não esteja bem fechada.
Luzes indicadoras dos sinalizadores de direção e do sinalizador de advertência
Os sinalizadores de direção piscam para indicar mudanças de direção à direita, à esquerda ou mudanças de faixa. Se a luz indicadora piscar com freqüência maior que a normal, isso significa que alguma das lâmpadas está queimada. Substitua a lâmpada defeituosa o mais rapidamente possível (consulte a Seção 7,
“Substitui­ção das lâmpadas dos sinalizadores de direção dianteiros e das lanternas dian­teiras”
). Caso contrário, outros motoristas não serão advertidos sobre mudanças de direção de seu veículo.
Quando o botão do sinalizador de adver­tência for acionado, as luzes indicadoras também irão piscar.
Luz indicadora do farol alto/ lampejador do farol
Esta luz se acenderá quando os fachos al­tos dos faróis estiverem acesos e quando o lampejador do farol for acionado.
CRUISE
CONTROL
Enquanto o sistema de controle de cru­zeiro estiver acionado, esta luz permane­cerá acesa.
Para informações sobre o funcionamento do controle de cruzeiro, consulte nesta se­ção
Luz indicadora do controle de cruzeiro (Se equipado)
“Controle de cruzeiro”
.
Luz indicadora do sistema de segurança
(Modelo LXL/EX)
Esta luz se acenderá quando o sistema de segurança for acionado.
3-5
Instrumentos e Controles
Modelo LX/LXL
Indicador de temperatura
V
Modelo EX
Tacômetro
V
Tacômetro
V
Hodômetro/Hodômetro parcial
Velocímetro
TRIP AB
V
V
Velocímetro
V
V
H
C
V
Indicador de combustível
V
V
Botão de seleção/reajuste
Indicador de temperatura
V
V
Indicador de combustível
F
E
Velocímetro
A velocidade é indicada em km/h.
A desativação do velocímetro através do desligamento de seu cabeamento elétri­co, mesmo que temporária, poderá pro­vocar sérias avarias na transmissão de seu Honda, além de não permitir o contro­le da velocidade do veículo, infringindo o Código Nacional de Trânsito.
Com o velocímetro desativado, a unidade eletrônica de controle do veículo estará interpretando que o veículo poderá estar parado, pemitindo eventualmente que a marcha a ré seja selecionada, mesmo com o veículo se deslocando à frente em alta velocidade. Se isso ocorrer, há gran­de risco de acidentes e inevitável com­prometimento da transmissão.
Caso seja constatado o desligamento do velocímetro, a garantia do veículo será au­tomaticamente cancelada.
Hodômetro/Hodômetro parcial
3-6
Botão de seleção/reajuste
Loading...
+ 156 hidden pages