Honda CB 400 AJUSTE [pt]

CB400
3-1

3. INSPEÇÃO/AJUSTES

INFORMAÇÃO DE SERVIÇO 3-1 ÓLEO DO MOTOR/FILTRO DE ÓLEO 3-2 VELA 3-3 TESTE DE COMPRESSÃO 3-3 FOLGA DAS VÁLVULAS 3-4 CORRENTE DE COMANDO 3-5 CARBURADOR 3-5
AJUSTE DA CORRENTE DOS BALANCEIROS 3-8
FILTRO DE AR 3-9 FOLGA DA EMBREAGEM 3-9 FREIO DIANTEIRO 3-10 FREIO TRASEIRO 3-11 CORRENTE DE TRANSMISSÃO 3-12

TABELA DE MANUTENÇÃO

1 - O QUE VENÇA PRIMEIRO 2 - LEITURA DO ODÔMETRO
Para leituras maiores do odômetro, repita no
intervalo de frequência estabelecido aqui. 3 - ÓLEO DO MOTOR 4 - ELEMENTO DO FILTRO DE ÓLEO 5 - FILTRO DE AR 6 - LINHAS DE GASOLINA 7 - VELA DE IGNIÇÃO 8 - FOLGA DE VÁLVULAS 9 - TENSÃO DA CORRENTE DE COMANDO
10 - OPERAÇÃO DO ACELERADOR 11 - MARCHA LENTA DOS CARBURADORES 12 - AFOGADORES/MARCHA RÁPIDA DOS
CARBURADORES
13 - SINCRONIZAÇÃO DOS CARBURADORES 14 - TENSÃO DA CORRENTE DOS BALANCEIROS 15 - CORRENTE DE TRANSMISSÃO 16 - ELETRÓLITO DA BATERIA 17 - NÍVEL DO FLUÍDO DE FREIO 18 - FLUÍDO DE FREIO 19 - PASTILHAS/SAPATAS DE FREIO 20 - FOLGA DO FREIO 21 - INTERRUPTOR DA LUZ DE FREIO 22 - COMUTADOR DO FAROL 23 - FOLGA DA EMBREAGEM 24 - CAVALETE LATERAL 25 - SUSPENSÃO 26 - TODOS OS PARAFUSOS; PORCAS E
FIXADORES
27 - RODAS/RAIOS 28 - ROLAMENTO DA COLUNA DE DIREÇÃO 29 - Será necessária manutenção mais frequênte se
operada em locais de muita poeira
30 - Período inicial de serviço 500 Km 31 - Troque a cada 3000 Km 32 - Inspecione a cada 1000 Km
**
NO INTERESSE DA SEGURANÇA,
RECOMENDAMOS QUE ESTES ITENS SEJAM
MANTIDOS APENAS POR UM
REVENDEDOR AUTORIZADO HONDA.
*
DEVE SER REPARADO APENAS POR UM
REVENDEDOR AUTORIZADO HONDA, A
MENOS QUE O DONO SEJA MECANICAMENTE
QUALIFICADO E TENHA AS FERRAMENTAS
NECESSÁRIAS.
*
Todo ano
**
Todo mês
***
Cada 2 anos
I Inspecione, Limpe, Ajuste ou troque se necessário
S Troque
L Limpe
A Ajuste
2)
1)
3)
*
S 31)
4)
*
SSSSSS
5) 29) L L L L L
*
6) I I I I I
7) I S I S I
*
8) I I I I I I
*
9) AAAAAA
*
10) I I I I I
*
11) I I I I I I
*
12) I I I I I
*
13) I I I I I
**
14) A
15) 30) 32)
16)
**
IIIIII
17)
***
IIIII
*
18) S
19) I I I I I
20) I I I I I I
*
21) I I I I I I
*
22) I I I I I
23) I I I I I
24) I I I I I
*
25) I I I I I I
*
26) I I I I I I
**
27) I I I I I I
**
28) I I I
24.000 km
30.000 km
6.000 km
1.000 km
12.000 km
18.000 km
INSPEÇÃO/ AJUSTES
3-2
CB400

ÓLEO DO MOTOR/FILTRO DE ÓLEO VERIFICAÇÃO DO NÍVEL DE ÓLEO

Desligue o motor da motocicleta e coloque a motocicleta no cavalete central. Verifique o nível do óleo através da vareta após 2-3 minutos. Não se deve rosquear a vareta ao efetuar esta inspeção. Se o nível de óleo estiver perto da marca inferior coloque óleo recomendado até o nível superior.

TROCA DE ÓLEO DO MOTOR/TROCA DO FILTRO DE ÓLEO

Remova a vareta do nível de óleo, retire o bujão de drenagem e a tampa do filtro de óleo para que o óleo seja escoado. Acionar várias vezes o pedal de partida para drenar completamente qualquer resíduo de óleo do motor. Verifique o funcionamento da válvula de passagem de óleo no parafuso do filtro do óleo.
Recoloque o parafuso do filtro de óleo.
TORQUE DE APERTO: 2,8 - 3,2 kg.m
Recoloque o bujão de drenagem.
TORQUE DE APERTO: 2,5 - 3,5 kg.m
Encha o cárter com óleo recomendado
CAPACIDADE DE ÓLEO NO MOTOR:
2,3 litros para troca
Recoloque a vareta do nível do óleo Funcione o motor e mantenha-o à rotação de marcha lenta por alguns minutos. Desligue o motor, certifique se o nível do óleo esta no nível superior com a motocicle­ta na cavalete central e que não existam vazamentos de óleo.
(1) VARETA DO NÍVEL DE ÓLEO (2) NÍVEL INFERIOR
(3) NÍVEL SUPERIOR
(1) PARAFUSO DE DRENAGEM (2) PARAFUSO DO FILTRO DE ÓLEO
(3) CARCAÇA DO FILTRO DE ÓLEO
(1) CARCAÇA DO FILTRO DE ÓLEO (2) MOLA (3) FILTRO DE ÓLEO (4) ARRUELA
(5) ANEL DE VEDAÇÃO (6) ANEL DE VEDAÇÃO (7) PARAFUSO DO FILTRO DE ÓLEO
NOTA
Troque o óleo do motor enquanto este estiver quente e com a motocicleta na posição vertical para que a drenagem seja completa
NOTA
Certifique-se de que a arruela de encosto do parafuso de drenagem e o anel de vedação do parafuso do filtro de óleo não estejam danificados.
INSPEÇÃO/ AJUSTES
3-3
CB400

AJUSTE DA VELA DE IGNIÇÃO

Retire o cachimbo da vela e desaperte-a. Inspecione os eletrodos para verificar suas condições de uso. O eletrodo central deve ter cantos vivos enquanto o lateral, uma espessura constante. Troque a vela se estiver gasta ou se o isolador estiver quebrado e/ ou trincado. Se o depósito de carvão puder ser removido com jato de areia ou escova de arame, a vela poderá ser usada novamente. Ajuste a folga dos eletrodos dobrando o eletrodo lateral.
VELA RECOMENDADA: NGK D8ES-L FOLGA: 0,6 - 0,7 mm
Reaperte a vela de ignição e recoloque o cachimbo da vela.

TESTE DE COMPRESSÃO

Aqueça o motor e desligue-o em seguida. Retire as velas direita e esquerda. Instale o medidor de compressão, abra o afogador e abra totalmente o acelerador. Acione o motor de partida ou pedal de partida.
PRESSÃO DE COMPRESSÃO: 13 1 kg/cm
2
DIFERENÇA DE PRESSÃO ENTRE OS DOIS CILINDROS: 4 kg/cm2MÁX.
Se a pressão de compressão for baixa, verifique os seguintes itens: – Ajuste incorreto das válvulas – Vazamento das válvulas – Problema na junta do cabeçote – Pistão ou cilindro gasto Se a pressão de compressão for alta, isto indica que existe um depósito de carvão na câmara de combustão ou na cabeça do pistão.
0,6 - 0,7 mm
13 1 kg/cm
2
NOTA
Instale a vela de ignição com os dedos dando o aperto final com a chave de vela.
NOTA
Acione a partida até o ponteiro do relógio parar de deslocar. A máxima leitura é obti­da após 5 ou 6 rotações (pedal de partida) ou alguns segundos (motor de partida).
INSPEÇÃO/ AJUSTES
3-4
CB400

AJUSTE DA FOLGA DAS VÁLVULAS

FOLGA DAS VÁLVULAS: Admissão: 0,10 0,02 mm Escape : 0,14 0,02 mm
Para ajustar a folga, solte a contra porca e gire o parafuso de ajuste até que haja uma pequena pressão sobre a lâmina calibradora. Gire o rotor no sentido anti-horário uma volta completa e alinhe a marca T do rotor com a referência fixa na carcaça do motor. Verifique a folga das válvulas do outro cilindro.

PONTO DE IGNIÇÃO

(1) ALINHAR
(1) CONTRA PORCA (2) PARAFUSO DE AJUSTE
(3) CALIBRE DE LÂMINAS
(1) MARCA DE AVANÇO (2) MARCA “T”
a
A inspeção e o ajuste das válvulas deve ser efetuado com o motor frio. Retire o assento. Feche a torneira de gasolina (Posição OFF), e retire o tanque de gasolina. Retire a tampa lateral esquerda do motor e a tampa do cabeçote. Gire o rotor no sentido anti-horário e alinhe a marca T no rotor com a referência fixa na carcaça do motor. Verifique a folga das válvulas colocando uma lâmina calibradora entre o parafuso de ajuste e a válvula. Antes de inspecionar, certifique-se de que o cilindro esteja no P.M.S. na fase de compressão.
a
O ajuste do ponto de ignição não é necessário por este modelo utilizar o sistema C.D.I. (Ignição por Descarga Capacitiva). Se o ponto de ignição não estiver correto, verifique a unidade C.D.I. e o gerador A.C. e substitua as peças defeituosas. Veja Seção 18. Retire a tampa lateral esquerda do motor. Verifique o ponto de ignição utilizando a Lâmpada Estroboscópica de acordo com as instruções do fabricante. O ponto estará correto se a marca “F” ficar alinhada com a referência fixa da carcaça do motor. Estando o motor funcionando na rotação de marcha lenta. Verifique também se referência fixa da carcaça permanece entre as referências do avanço à 5350 rpm.
NOTA
Reaperte a contra porca e verifique as folgas.
Loading...
+ 9 hidden pages