Fisher Guia de Instalação: 627F | Fisher Manuals & Guides

Guia de Instalação Português – Maio 2002
Tipo 627F
Introdução
Este guia de instalação fornece informações sobre a instalação, colocação em serviço e ajustamento dos nossos produtos. Para obter um exemplar deste manual de instruções, contactar a Filial Fisher ou um Representante Fisher da sua área; pode também visualizar este documento no sítio da Fisher Regulators no endereço www.FISHERregulators.com. Para mais informações contactar:
Tipo 627F – Manual de Instruções, doc. 5282, D101545X012.
Categoria P.E.D.
Este produto pode ser utilizado como dispositivo de segurança em equipamentos ou sistemas pressurizados das seguintes categorias, conforme a Directiva de Equipamento Pressurizado 97/23/EC da União Europeia. Pode também ser utilizado fora do ãmbito da Directiva de Equipamento Pressurizado, utilizando-se métodos tecnologicamente correctos (SEP), conforme indicado na tabela seguinte.
OTUDORPODOHNAMATSAIROGETACSODIULFEDOPIT
)hcni-1,4/3(52,02NDPES
)hcni-2(05NDII
1
Características técnicas
Tamanhos do corpo
DN 20, 25 ou 50 (3/4, 1 ou 2 pol.)
Tipos de terminal de conexão
DN 20 (3/4 pol.): NPT DN 25 ou 50 (1 ou 2 pol.): Rosca NPT; Flanges
ANSI Classe 300 Com Ressalto (RF) ou 600 Com Ressalto (RF)
Pressões de admissão e diferenciais máximas
Ver a tabela 1.
Pressões diferenciais mínimas
Mola do actuador de diferencial baixo
0,34 a 2,4 bar (5 a 35 psig): 2,4 a 6,9 bar (35 a 100 psig):
Mola do actuador do diferencial alto
0,34 a 2,4 bar (5 a 35 psig): 2,4 a 6,9 bar (35 a 100 psig):
Pressão de saída máxima de emergência
17,2 bar (250 psig)
Pressões de saída
0,34 a 2,4 bar (5 a 35 psig) 2,4 a 6,9 bar (35 a 100 psig)
Pressão de Ensaio
Todos os componentes para retenção de pressão, foram testados, de acordo com a Diretiva 97/23/EC ­Annex 1, Section 7.4
Temperaturas
-29 a 82 °C (-20 a 180 °F)
1. Não exceder os limites admissíveis de pressão/temperatura indicados neste guia ou estipulados pelas normas ou códigos aplicáveis.
(1)
(1)
(1)
(1)
0,69 bar (10 psi)
1,4 bar (20 psi)
1,4 bar (20 psi)
1,4 bar (20 psi)
(1)
Instalação
Os reguladores devem apenas ser instalados ou reparados por técnicos devidamente qualificados. Os reguladores devem ser instalados, operados e mantidos de acordo com os regulamentos internacionais aplicáveis e as instruções emitidas pela Fisher.
A ocorrência de caudais de fluido falsos no regulador ou fugas no sistema indica que é necessário proceder a ajustamentos ou reparações. Retirar imediatamente o regulador de serviço, de modo a evitar o desenvolvimento de situações de risco.
Risco de lesões corporais, danificação do equipamento, ou derrames, devido ao escape de flluidos ou rotura de componentes sobre pressão, caso este regulador seja pressurizado em excesso ou instalado em sistemas cujas condições de serviço possam exceder os valores limite admissíveis indicados no parágrafo Características Técnicas, ou cujas condições excedam a resistência nominal da tubagem adjacente ou dos respectivos acessórios.
Para evitar tais riscos de lesões ou danos, instalar no sistema dispositivos de alívio ou limitação de pressão (conforme especificado pelos códigos, regulamentos ou normas aplicáveis), com vista a impedir que as condições de serviço possam exceder os limites admissíveis.
O escape de fluidos pode ainda provocar a danificação do regulador e conduzir a lesões corporais ou danos materiais. Para evitar os riscos de tais lesões ou danos, instalar o regulador em local com segurança adequada.
Limpar sempre todas as tubagens antes da instalação do regulador e verificar se este apresenta quaisquer danos ou matérias estranhas, que se possam ter acumulado durante o transporte. Em válvulas/reguladores com roscas NPT, aplicar pasta de vedação nas roscas macho. Em válvulas/ reguladores flangeados, utilizar juntas adequadas e executar a montagem de acordo com as boas regras da arte. O regulador pode ser instalado em qualquer posição, salvo se especificamente indicado em contrário, mas sempre com a circulação do fluido no sentido da seta existente no corpo do regulador.
Nota
É fundamental que o regulador seja instalado, de modo a que o orifício de respiro localizado na caixa da mola se encontre sempre completamente desobstruído. Em instalações ao ar livre, o
Tabela 1. Pressões de Admissão e Diferenciais Máximas
ODSEÕSNEMID
mm,OICÍFIRO
)SADAGELOP(
)8/1x8/3(2,3x5,9 )4/1x8/3(4,6x5,9
)8/3(5,9
)2/1(7,21
9,6
)001(
9,6
)001(
9,6
)001(
1,4
)06(
)GISP(rab
oãssimdaedamixámoãsserPamixámlaicnerefidoãsserPoãssimdaedamixámoãsserPamixámlaicnerefidoãsserP
www.FISHERregulators.com
,)ATARP(OXIABLAICNEREFIDODLAPICNIRPALOM
9,6
)001(
9,6
)001(
9,6
)001(
1,4
)06(
2,71
)052(
2,71
)052(
2,71
)052(
6,8
)521(
)GISP(rab
2,71 2,71 2,71 6,8
,)AHLEMREV(OTLALAICNEREFIDODLAPICNIRPALOM
)052( )052( )052( )521(
D101545XPTG
Tipo 627F
regulador deve ser instalado em local afastado da circulação de veículos e posicionado de modo a impedir o ingresso de água, gelo e outras matérias estranhas na caixa da mola, através do orifício de respiro. Evitar a instalação do regulador em baixo de goteiras ou de algerozes e sempre acima da cota provável de neve.
Protecção contra Sobrepressões
Os limites admissíveis da pressão encontram-se estampados na chapa de características do regulador. O sistema deverá ser provido de dispositivo adequado contra as sobrepressões, caso a pressão de entrada real no regulador seja superior ao valor da pressão máxima nomi­nal de saída. Deve ainda ser instalado dispositivo de protecção contra as sobrepressões, caso a pressão de entrada no regulador seja superior à pressão de serviço de segurança do equipamento instalado a jusante do regulador.
A operação do regulador abaixo dos limites máximos admissíveis de pressão não impede a possibilidade da sua danificação por acções externas ou pela presença de detritos no interior da tubagem. Após qualquer situação de sobrepressão, o regulador deve ser inspeccionado, de modo a avaliar-se a sua possível danificação.
Colocação em serviço
O regulador foi regulado na fábrica para, aproximadamente, um ponto médio do curso da mola, ou para a pressão
indicada na encomenda; por estas razões, o regulador poderá ter que ser ajustado antes da sua colocação em serviço, de modo a serem obtidos os resultados desejados. Após a conclusão da instalação e as válvulas de segurança devidamente ajustadas, abrir lentamente as válvulas de corte a montante e a jusante do regulador.
Ajustamento
Para alterar a pressão de saída, remover a tampa de cobertura ou desapertar a porca de fixação e rodar o parafuso de ajustamento para a direita, para aumentar a pressão de saída ou para a esquerda, para diminuir a pressão de saída. Durante a operação de ajustamento, verificar a pressão de saída com um manómetro de teste. Instalar novamente a tampa de cobertura ou apertar a porca de fixação, de modo a bloquear o ponto de funcionamento do regulador.
Retirada de Serviço (Paragem)
Para evitar as lesões corporais provocadas pela libertação súbita de fluido pressurizado, isolar o regulador da pressão da linha, antes de iniciar a sua desmontagem.
Tipo 627F – Lista de Peças
Legenda Descrição
1 Corpo 2 Orifício 3 Parafuso 4 O-ring da caixa do diafragma 5 Caixa do diafragma 6 Corpo do servo 7 O-ring 8 Guia do fuso 9 Obturador 10 Fuso 11 O-ring do fuso 12 Anel de encosto do fuso 13 Troço 14 Cavilha de accionamento 15 Alavanca 16 Retentor da alavanca 17 Cavilha da alavanca 18 Parafuso da alavanca 19 Haste de impulso 23 Diafragma 24 Cabeça do diafragma 29 Caixa da mola 31 Prato da mola inferior 32 Mola de tensão 34 Porca de fixação 36 Tampa 37 Parafuso da caixa da mola 39 Chapa de características 53 Fixador da mola 54 Ligação do diafragma 55 Junta 56 Ponteira de redução 58 roscado 59 Joelho 60 Tubagem de alimentação do piloto 61 Parafuso da mola 62 Anilha 63 Junta da tampa
32B3310-D
Figura 1. Tipo 627F
2
Loading...
+ 2 hidden pages