Canon EXPLORE EOS BROCHURE [pt]

EF 24-105mm f/4L IS USM, 1/250 seg. a f/6.3, ISO 800, © Joel Santos. Explorador Canon
Dê largas à sua imaginação com a orientação e as histórias de diversos fotógrafos, bem como com o apoio do nosso guia sobre o mundo de possibilidades que as câmaras e objetivas do sistema EOS da Canon têm para oferecer.
EXPLORE EOSEdição 1: Verão de 2014
Canon Inc.
canon.com
Canon Europe
canon-europe.com
Portuguese Edition 0181W826 © Canon Europa N.V.,2014
facebook.com/Canon.PT
twitter.com/CanonUKandIE
O QUE LHE OFERECE
Um mundo de possibilidades.
Jamais houve uma altura melhor do que esta para se ser fotógrafo. A sosticação sempre crescente das câmaras digitais abriu um novo mundo de possibilidades criativas ao alcance de qualquer um – do amador ao prossional.
Ao adquirir uma Canon EOS DSLR, não está apenas a comprar uma câmara. Está a investir num sistema de objetivas e de acessórios que vão permitir-lhe dispor de exibilidade criativa para fazer lmes e obter imagens incríveis. Com a objetiva certa, tudo é possível – e nós vamos mostrar-lhe como.
4
HISTÓRIA
6
CORPOS DE CÂMARAS
24
Flashes Speedlite
DA EOS
8
PESSOAS
26
LOCAIS
40
48
ÃO
56
DETALHES
64
DESTAQUES
DA EDIÇÃO
Entrevista exclusiva com o Explorador da Canon Jörg Kyas na p16
Objetivas Prime em destaque na p32
Inclinação e Desvio em foco na p36
VIDA
INOVAÇÃO
SEMPRE
Desde 1946, quando criámos a nossa primeira objetiva, temos vindo a desenvolver constantemente as nossas tecnologias e processos de fabrico. Em 1987, lançámos o sistema de câmaras EOS da Canon. Hoje dispomos de câmaras EOS para qualquer tipo de fotógrafo, do principiante ao prossional. E isto é apenas o começo. Mais de 70 objetivas oferecem-lhe um leque ilimitado de possibilidades de controlo criativo – para que possa obter exatamente as imagens que pretende.
50 mm f/1,8 I
1946
Serenar
1951
1953
Canon
50 mm f/0,95
1961
300 mm f/5,6
1964
FL-F
1969
1971
TS 35 mm
f/2,8 SSC
FD 400 mm
f/4,5 SSC
1973
1973
1975
EF 50 mm
f/1,0L USM
1982
1989
1993
EF 400 mm f/4 DO IS USM
1
A primeira
incorporar elementos de
objetiva para
câmaras do mundo a
objetiva DO da Canon.
2001
1995
EF 100 mm f/2,8L Macro IS USM
3
A primeira
câmaras SLR a utilizar o Estabilizador
objetiva intermutável para
de Imagem Híbrido (Hybrid IS).
2008
2009
2011
EF-S 18-135 mm f/3,5-5,6 IS STM
e EF 40 mm f/2,8 STM
As primeiras
a acionarem um sistema AF com
3
objetivas do mundo
um motor passo a passo.
2012
2013
FL
19 mm f/3,5
Serenar
50 mm f/3,5 I
FD
55 mm f/1,2 AL
Serenar
100 mm f/3,5 I
4 5
FD 35-70 mm
f/2,8-3,5 SSC
FD 14 mm f/2,8L
EF 35-350 mm f/3,5-5,6L USM
EF 75-300 mm f/4-5,6 IS USM
1
A primeira
do mundo para câmaras de 35 mm
objetiva intermutável
com Estabilizador de imagem.
Reclamações válidas na altura do lançamento da objetiva respetiva.
1
Para câmaras SLR de 35 mm com objetivas intermutáveis. 2 Entre objetivas fotográcas. 3 Para uma câmara SLR com uma objetiva intermutável.
EF 24 mm f/1,4L II USM
2
A primeira
objetiva de câmara do
mundo a utilizar o Revestimento
Secundário da Estrutura (SWC,
Subwavelength Structure
Coating).
EF 8-15 mm f/4L Fisheye USM
3
A primeira
de fotograma completo, circulares e
objetiva de zoom sheye
do mundo, para fotograas sheye
retangulares.
EF 200-400 mm f/4L IS USM
Extensor 1,4x
3
A primeira
ultra teleobjetiva
de zoom do mundo com
extensor incorporado.
ESCOLHA
PRINCIPIANTES ENTUSIASTAS PROFISSIONAIS
O CORPO DA SUA CÂMARA
Encontrar a câmara certa para as suas necessidades depende muito da sua experiência como fotógrafo.
Se está apenas a começar, precisa de uma câmara de alta qualidade que seja fácil de utilizar e que ofereça oportunidades criativas que lhe permitam crescer como fotógrafo – pode começar por utilizar o modo automático e depois, gradualmente, passar a exercer maior controlo sobre a exposição e a profundidade de campo mudando de objetivas.
Se tem experiência como fotógrafo, precisa de um equipamento de alta qualidade capaz de o levar para um nível superior – pode querer fotografar semiprossionalmente e, nesse caso, é muito importante poder apoiar-se em imagens de qualidade.
QUE SENSOR?
As câmaras EOS utilizam um de dois tamanhos de sensor. O mais pequeno é o APS-C e mede 22,5 x 15 mm (aprox.). O maior, de 36 x 24 mm, é conhecido como sensor de fotograma completo. Os sensores APS-C fornecem um campo de visão mais estreito, uma vez que cortam mais a imagem do que os sensores de fotograma completo. Muitas vezes, isto é útil para os fotógrafos que querem aproximar-se mais dos motivos – como vida selvagem, eventos desportivos e ação.
Os corpos da APS-C podem estar equipados com objetivas EF e EF-S, ao passo que os corpos de fotograma completo só podem utilizar objetivas EF. O corpo da EOS-M utiliza objetivas EF-M ou, com um adaptador de montagem EF-EOS M, pode utilizar objetivas EF e EF-S. Todos os corpos EOS podem usar uma objetiva de cinema com montagem EF.
EOS M EOS-5D Mark III
APS-C
Câmara de 18 megapixels, com sistema compacto de objetivas intermutáveis, sucientemente pequena para a levar consigo para qualquer lado. Usufrua de controlos simples e criativos e de um soberbo desempenho com pouca luz para obter imagens deslumbrantes.
EOS 1200D EOS-1D X
APS-C
Agarre cada oportunidade. Capte a emoção do momento com uma câmara DSLR fácil de utilizar e que lhe proporciona resultados que o vão encantar.
EOS 100D EOS-1D C
APS-C
Uma câmara DSLR pequena e com elevada capacidade de resposta para levar consigo para todo o lado. A EOS 100D de 18 megapixels proporciona fotograas e vídeos notáveis e inclui um visor ótico e controlos intuitivos no ecrã tátil.
EOS 700D
APS-C
Entre no mundo da fotograa DSLR e dê asas à sua criatividade. Crie fotograas e vídeos notáveis com um sensor de 18 megapixels e desfrute da gravação com um ecrã tátil LCD Clear View II de ângulo variável.
EOS 60Da
APS-C
Concebida especicamente para astrofotograa, a EOS 60Da é mais sensível à luz infravermelha, graças ao ltro "low-pass" modicado, localizado à frente do sensor CMOS de 18 megapixels da câmara.
EOS 70D
APS-C
Capte o momento em fotograas espetaculares e lmes Full HD com a EOS 70D de elevado desempenho, que inclui disparos de resolução total a 7 fps, um avançado sistema AF de 19 pontos e a tecnologia Dual Pixel CMOS AF exclusiva da Canon.
EOS 7D
APS-C
A EOS 7D combina alto desempenho com versatilidade e lmes HD de estilo cinematográco. A resolução de 18 megapixels proporciona excelente qualidade e os disparos contínuos a 8 fps permitem-lhe antecipar-se à ação.
EOS 6D
Fotograma completo
DSLR de 20,2 megapixels com sensor de fotograma completo e design compacto. Ideal para fotografar retratos e viagens, com um controlo preciso da profundidade de campo e uma vasta escolha de objetivas de grande angular EF.
Fotograma completo
A EOS-5 Mark III é uma DSLR de fotograma completo de 22,3 megapixels com focagem automática de 61 pontos e disparo contínuo de 6 fps. Faça lmes em Full-HD de alta qualidade, controlando tudo manualmente, desde a taxa de fotogramas ao áudio.
Fotograma completo
O EOS-1D X combina velocidade com qualidade de imagem para criar a câmara de próxima geração para prossionais. O sensor de fotograma completo, de 18 megapixels, com processadores Dual “DIGIC 5+” estabelece o padrão e o disparo de até 12 fps vai mais longe.
Fotograma completo
A EOS-1D C, uma câmara multimédia inovadora, excelente tanto para fotograas como para lmes, inclui lmes 4k e funções de vídeo avançadas, como o Registo de Gama Canon, num corpo DSLR de elevado desempenho.
6
EF 50 mm f/1,4 USM
1/2000 seg. @ f/2, ISO 400
© Claudia Wycisk
PESSOAS
É comum dizer-se que um rosto pode contar milhares de histórias. Pode ser o percurso da sua lha através da infância ou a profundidade e a sabedoria patentes no olhar de um velho amigo. Mas a verdadeira beleza da fotograa de retratos é o facto de cada instantâneo ser tão individual como a própria pessoa retratada. Captar um rosto pode ser um dos tipos de fotograa mais satisfatório e compensador. E, com uma boa objetiva e a técnica certa, é fácil obter os resultados desejados.
9
Pessoas
EF 85 mm f/1,2L II USM
1/4000 seg. @ f/1,2 ISO 250
©Thorsten Milse. Embaixador da Canon
CHAMAR A ATENÇÃO
Como fazer sobressair os seus retratos no meio da multidão.
s pessoas são sempre o motivo mais incrível para fotógrafos de qualquer
A
nível. E o potencial de criatividade é innito. Não haverá nunca duas imagens iguais da mesma pessoa – a mais ligeira diferença de focagem, iluminação ou expressão pode revelar um outro estado de espírito ou personalidade dessa pessoa.
Apesar de não existir uma única abordagem à fotograa de retratos, existem inúmeros fatores que podem alterar o aspeto e a sensação que dá uma imagem fotografada. Prefere fotografar o seu motivo em pose ou naturalmente? Quer fotografar a partir de cima ou de baixo?
Para fotografar grandes planos, é importante escolher uma objetiva com uma distância focal sucientemente grande para lhe permitir manter-se um pouco afastado e não atravancar o motivo. Uma objetiva de 50 mm numa câmara APS-C é a solução perfeita para preencher o fotograma com o rosto de alguém ou
apenas com a cabeça e os ombros dessa pessoa. Esta objetiva proporciona-lhe nitidez e contraste de grande precisão, fazendo com que o seu motivo sobressaia realmente no ambiente que o rodeia, apoiado por áreas desfocadas, suaves como seda, que irão sugerir a localização do motivo, sem provocar distração. Ou, se é um fotógrafo de fotograma completo, considere a EF 85 mm f/1,8 USM ou a EF 135 mm f/2L USM, caso prera car um pouco mais afastado.
A escolha de uma maior abertura como f/1,8 vai permitir-lhe circunscrever a focagem a uma área tão especíca como os olhos. Se estiver a fotografar o motivo de lado, pode ajustar a objetiva para uma abertura ainda maior de f/1,2 de modo a focar apenas um olho – esta baixa profundidade de campo pode criar retratos incrivelmente intensos. Basta ter cuidado com a precisão da focagem, uma vez que não há grande margem para erro.
EF 50 mm f/1,4 USM
Uma objetiva de 50 mm com um desempenho superior, focagem USM mais rápida e maior abertura máxima de f/1,4 é a solução ideal para retratos de grandes planos.
EF 85 mm f/1,8 USM
Objetiva clássica de retratos, sobretudo para quem trabalha com câmaras DSLR de fotograma completo. Permite fotografar com a perspetiva favorecedora e a baixa profundidade de campo que os prossionais adoram.
10
Pessoas
EF 50 mm f/1,2L USM
1/6000 seg. @ f/2 ISO 250
Fotografado por Lili Love
É importante que esteja confortável quando fotografar. Invista num punho de bateria externo para ser mais fácil agarrar a sua câmara verticalmente quando estiver a fotografar na orientação de retrato. Existe um punho especíco para cada câmara EOS, vindo ele equipado com um botão de obturador para fotografar na vertical e com espaço para uma bateria extra – muito útil se tiver que fotografar durante todo o dia.
Tente tirar o máximo partido da luz natural, a partir de uma janela, por exemplo. Se for impossível, um ash pode ajudar, embora deva ter em conta algumas precauções simples para garantir um resultado natural.
Utilizar o ash diretamente a partir da parte superior da câmara pode resultar em perda de atmosfera e ter um efeito desarmonioso. Em vez disso, experimente usar um ash Speedlite externo – rode a cabeça do ash para fazer ressaltar a luz numa parede ou no teto. Em alternativa, posicione um Speedlite afastado da câmara e acione-o remotamente utilizando um transmissor de Speedlite. Experimente apontá-lo ao motivo de um lado ou aponte-o para uma grande superfície reetora. Se tiver vários ashes Speedlite, pode iluminar o fundo e o motivo ao mesmo tempo.
Brincadeira
de
crianças
Os miúdos conseguem ser brilhantes a posar para a câmara mas, às vezes, pode ser difícil captá-los em instantâneos naturais a brincar ou, simplesmente, a serem eles próprios. A solução? Mantenha-se à distância. Utilize uma teleobjetiva com zoom como a EF-S 55-250 mm f/4-5,6 IS STM e conseguirá captar todas as diabruras e confusões, sem que os miúdos se apercebam.
É frequente as crianças desinteressarem-se rapidamente quando estão a ser fotografadas. Pode utilizar brinquedos para captar-lhes a atenção e mantê­las absorvidas ou pode criar um retrato de ambiente em que, deliberadamente, mostra o seu motivo inserido no contexto – por exemplo, numa estrutura de trepar no parque infantil ou a fazer um jogo.
EF 70-200 mm f/2,8L IS II USM, 1/250 seg. @ f/11, ISO 250 © Joe Petersberger
EF-S 55-250 mm f/4-5,6 IS STM
Esta versátil, leve e económica teleobjetiva permite-lhe manter-se à distância enquanto fotografa, para que as crianças nunca se apercebam da sua presença.
EF 70-300 mm f/4-5,6 IS USM
Utilize a programação máxima de zoom de 300 mm para obter um alcance de teleobjetiva ainda maior. A focagem USM ajuda-o a detetar rapidamente o movimento – perfeita para miúdos cheios de energia.
13
Pessoas
EF 16-35 mm f/2,8L II USM, 1/100 seg. @ f/2,8, ISO 320 © Flavio Bandiera. Explorador da Canon
O grande dia
Os casamentos são uma oportunidade única para fotografar a família e os amigos quando eles se apresentam no seu melhor. As imagens captadas guardam memórias que irão durar a vida toda.
Pense como pode captar melhor o estado de espírito e as sensações do dia. Isso tanto pode signicar estar a fotografar do alto de umas escadas, como pôr-se de cócoras para captar a imagem da dama de honor mais pequenina. Descobrir um ângulo novo ou interessante pode ser um meio excelente de criar um conjunto de imagens distintas e memoráveis.
A iluminação pode ser um desao num casamento dentro de casa – não pode ter um ash que esteja sempre a desligar-se durante a cerimónia. Para evitar que isso aconteça, considere aumentar a sensibilidade ISO na sua câmara. Faça alguns disparos de teste (para ver se a velocidade do obturador é rápida o suciente para impedir que as imagens quem desfocadas), antes de a noiva chegar – assim que ela começar a percorrer a nave da igreja, já não terá tempo para fazer ajustes.
Os prossionais que utilizam uma câmara de fotograma completo optam, muitas vezes, por uma objetiva com zoom de grande abertura como a EF 24-70 mm f/2,8L II USM, porque lhes permite obter fotograas de qualidade fantástica com pouca luz, como durante a cerimónia e o copo de água. Além disso, abrange uma útil gama de distâncias focais e mantém a sua grande abertura de f/2,8 com todas as programações de zoom.
Uma boa alternativa às câmaras APS-C é a EF-S 17-55 mm f/2,8 IS USM. Esta gama permite-lhe captar todos os tipos de imagens, como e quando surgirem (de retratos a instantâneos de grupos) e fotografa bem com pouca luz.
Uma objetiva de grande abertura e distância focal xa é também uma ótima opção para fotografar casamentos, uma vez que é excelente a absorver grande quantidade de luz ambiente. Experimente a EF 85 mm f/1,8 USM: é leve, tem uma fantástica qualidade de imagem e proporciona grande controlo sobre a profundidade de campo.
EF 24-70 mm f/2,8L USM , 1/30 seg. @ f/6,3, ISO 1000 © Flavio Bandiera. Explorador da Canon
EF-S 15-85 mm f/3,5-5,6 IS USM e EF-S 55-250 mm f/4-5,6 IS STM
A EF-S 15-85 mm f/3,5-5,6 IS USM é uma atualização versátil da sua objetiva de kit. Ideal para instantâneos de grupos com grande angular e para retratos individuais, além de dispor de estabilização de imagem para ajudar a manter as imagens nítidas com velocidades lentas do obturador. Se quiser um pouco mais de alcance de teleobjetiva, a EF-S 55-250 mm f/4-5,6 IS STM permite-lhe afastar-se e fazer retratos naturais em grande plano da família e dos amigos à distância, sem perturbar o momento especial que estão a viver.
EF 70-200 mm f/2,8L IS II USM e EF 24-70 mm f/2,8L II USM
É frequente os fotógrafos prossionais que utilizam câmaras de fotograma completo fazerem um casamento com apenas algumas objetivas, por exemplo, uma objetiva de zoom standard, como a EF 24-70 mm f/2,8L II USM, e uma teleobjetiva com zoom, como a EF 70­200 mm f/2,8L IS II USM. Pode trabalhar do mesmo modo com uma câmara APS-C e estas objetivas.
15
EF 85 mm f/1,2L II USM, 1/200 seg. @ f/8,0, ISO 400 © Jörg Kyas, Explorador da Canon.
Pessoas
RETRATOS PERFEITOS:
JÖRG KYAS
O que é que lhe agrada tanto na fotograa de pessoas?
Penso que é a comunicação – conhecer as pessoas e aproximar-me delas. É, efetivamente, a minha abordagem; muitas vezes, sinto curiosidade sobre as pessoas e gosto de car a conhecê-las fotografando-as.
Quando trabalhei como assistente, estive envolvido em inúmeras fotograas com bandas e com a indústria da música. Isso continuou quando passei a trabalhar sozinho como fotógrafo e agora também fotografo para agências de publicidade e revistas.
Quais são as suas objetivas preferidas? Que abordagem utiliza na fotograa de retratos?
As minhas duas objetivas preferidas são, de longe, a EF 85 mm f/1,2L II USM e a EF 50 mm f/1,2L USM. Diria que utilizo estas duas em mais de 80% do meu trabalho. E quando não são exatamente aquilo de que preciso, utilizo a EF 24-70 mm f/2,8L USM ou a EF 70-200 mm f/2,8L IS USM. Com estas quatro objetivas podemos fazer tudo.
.As duas objetivas de distância focal xa são excelentes, não só devido à sua nitidez, mas também por causa do seu bokeh – o caráter dos fundos
desfocados. Gosto de fotografar com uma grande abertura. Penso que, de algum modo, simula o que os nossos olhos veem. Se precisar de mais nitidez de frente para trás, posso reduzir para obter mais profundidade de campo.
Há também o desao criativo de trabalhar com objetivas que não fazem zoom. Isso obriga-me a concentrar-me no motivo que estou a fotografar. De certo modo, quando a distância focal de uma objetiva é xa, é menos uma coisa com que temos de nos preocupar.
Recomendaria essa abordagem a um fotógrafo com menos experiência?
Eu recomendaria, sim. Quando somos principiantes em fotograa, temos de pensar numa série de coisas. Fotografar com uma objetiva de distância focal xa que não faz zoom elimina uma dessas coisas em que temos de pensar. A ideia é manter as coisas tão simples quanto possível e concentrar o pensamento na imagem que estamos a criar.
17
Utiliza ash ou luz natural?
Prero ash. Estou convencido de que, em fotograa, devemos controlar o máximo que pudermos e eu gosto de poder controlar a minha fonte de luz.
Quando comecei a trabalhar em fotograa, não era fácil utilizar corretamente o ash. Mas, atualmente, graças ao sistema de ash E-TTL II da Canon, tudo cou muito fácil. Tenho seis ashes Speedlite 600EX-RT, com um transmissor ST-E3-RT Speedlite para instalação na minha EOS 5D Mark III. Têm um funcionamento fantástico – utilizo-os em trabalhos de publicidade e retratos no local, em escritórios. Posso fotografar com grandes aberturas para focagem de baixa profundidade e posso utilizar velocidades do obturador rápidas.
É um excelente sistema de iluminação que recomendo. Podemos começar por baixo com apenas um ash, mais um transmissor Speedlite, para poder utilizá-lo separado da câmara. Depois, mais tarde, talvez possamos pedir emprestado o ash de um amigo quando estivermos a fotografar juntos, ou comprar um segundo Speedlite. Mas, na verdade, para obter boas imagens, basta ter uma fonte de luz. É como eu costumo dizer quando falo de boa fotograa: manter a simplicidade.
01. Transmissor Speedlite ST-E3-RT
OBTER O KIT
Dê uma olhadela à mala do kit portátil do Jörg. Contém uma seleção do equipamento que ele utiliza para fotografar pessoas.
01
02
08
03
02. Speedlite 600EX-RT
03. EOS 5D Mark III + punho de bateria
04. EOS 5D Mark II como corpo de recurso +
punho de bateria
05. EF 24-70 mm f/2,8L USM
Já disponível: EF 24-70 mm f/2,8L II USM
06. EF 85 mm f/1,2L II USM
07. EF 50 mm f/1,2L USM
08. EF 70-200 mm f/2,8L IS USM
Já disponível: EF 70-200 mm f/2,8L IS II USM
impressora imagePROGRAF iPF6450
"As duas objetivas de distância focal
xa são excelentes, não só devido à
sua nitidez, mas também por causa
do seu bokeh – o caráter dos fundos
desfocados."
06
07
04
"Tenho seis ashes Speedlite 600EX-RT,
com um transmissor ST-E3-RT
Speedlite para instalação na
minha EOS 5D Mark III. Têm um
funcionamento fantástico... é um
excelente sistema de iluminação que
recomendo."
05
1918
Pessoas
A CONFIGURAÇÃO
DO FLASH POR EXCELÊNCIA
Quando fotografar com um ash, pode obter resultados mais criativos se afastar o ash da câmara, para que a luz incida no seu motivo de uma direção diferente. A maneira mais fácil de o fazer é ligar o ash à sapata da câmara utilizando um cabo de ligação à distância OC-E3. Com isto consegue distâncias
EF 16-35 mm f/2,8L II USM, 1/160 seg. @ f/13, ISO 100, © Brent Stirton/Report agem da Getty Images. Embaixador da Canon
PESSOAS OBJETIVAS
OBJETIVAABERTURA
EF-S 15-85 mm f/3,5-5,6 IS USM
IS
f/3,5
f/2,8
f/4
f/3,5
f/3,5
f/4
f/2,8
f/5,6
f/5,6
f/5,6
f/5,6
f/5,6
USM
EF-S 17-55 mm f/2,8 IS USM
IS
USM
EF-S 17-85 mm f/4-5,6 IS USM
IS
USM
EF-S 18-135 mm f/3,5-5,6 IS STM
IS
STM
EF-S 18-200 mm f/3,5-5,6 IS
IS
EF-S 55-250 mm f/4-5,6 IS STM
IS
STM
EF-S 60 mm f/2,8 Macro USM
USM
18 mm 800 mm300 mm135 mm85 mm40 mm24 mm
DISTÂNCIA FOCAL
TAMBÉM
ADEQUADA PARA
Locais
Vida
Detalhes
Ação
Filmes
modestas entre o ash e a câmara, mas estão disponíveis opções mais criativas se utilizar o acionamento sem os.
Alguns corpos EOS têm integrado um transmissor Speedlite que
f/2
EF 35 mm f/2 IS USM
IS USM
permite disparar um segundo ash a partir de uma distância de até 10 m*, usando ashes de luz visível ou infravermelha. Este "acionamento ótico sem os" oferece-lhe mais opções para
EF 24-70 mm f/2,8L USM, 1/200 seg. @ f/11, ISO 200
f/1,4
posicionamento das luzes.
Se a sua câmara não tiver um ash incorporado, utilize o transmissor Speedlite ST-E2 que pode ser instalado na sapata da
f/2,8
sua câmara. Em alternativa, alguns Speedlites (como o 600EX ou o 600EX-RT) podem ser montados na câmara e utilizados para acionar um segundo ash posicionado a alguma distância.
O Speedlite 600EX-RT também pode ser controlado através de acionamento por rádio, utilizando o transmissor Speedlite ST-E3-RT ou um segundo 600EX-RT. Isto suporta distâncias
B
A
maiores entre a câmara e o ash (até 30 m) e permite que sejam posicionados Speedlites em locais onde não existe uma linha de visão direta com a câmara. Podem ser posicionados até 15 ashes afastados da câmara e acionados à distância.
*A distância no exterior pode ser menor.
20 21
Flash principal: Speedlite 600EX-RT
A
Flash de preenchimento: Speedlite 600EX-RT
B
Câmara: EOS 5D Mark III com ST-E3-RT
C
C
f/1,8
EF (Distância focal xa) EF-S
f/1,4
f/1,2
f/1,8
Objetivas de nível de entrada Objetivas de nível médio Objet ivas prossionais
EF 35 mm f/1,4L USM
L USM
EF 40 mm f/2,8 STM
STM
EF 50 mm f/1,8 II
II
EF 50 mm f/1,4 USM
USM
EF 50 mm f/1,2L USM
USM
L
EF 85 mm f/1,8 USM
USM
Loading...
+ 25 hidden pages