Candy PC PG 640S X User Manual [PT]

PLACAS DE INSTRUÇÕES DE UTILIZAÇÃO
PT
FR
ES
IEGB
PT
42
INSTALAÇÃO
A instalação é efectuada pelo comprador. O fabricante não é responsável por este tra­balho. Qualquer intervenção solicitada ao fabricante devido a uma instalação incorrec­ta não está ao abrigo da garantia. As placas encastráveis estão previstas para serem instaladas em qualquer material, que seja resistente a temperaturas de 100 °C e cuja espessura varie entre os 25 e 45 mm. As dimensões do forno para ser encastrado devem respeitar as dimensões indicadas na fig. 1. No caso de as placas
serem encastradas sobre o lado esquerdo ou direito do móvel, a distância da parede vertical e a borda da placa deve ser pelo me­nos de 15 cm (fig. 2); a distância entre a parede posterior e a borda da placa deve ser no minimo 5,5 cm. A placa deve sempre ficar a uma distância de, pelo menos, 70 cm de qualquer unidade ou aparelho instalado sobre ela (como, por exemplo, um extractor) (fig.2). Quando existe um espaço acessível entre a boca incorporada e a cavidade inferior, de­ve ser inserida uma parede divisória feita de material isolante (madeira ou um material similar). A parede deve estar pelo menos a 10 mm do fundo da gaveta. (fig. 3).
Importante - a figura que se segue indica como aplicar o produto vedante.
A fixação ao móvel é feita através de braçadeiras de fixação fornecidas como acessó­rios. Na parte inferior da placa encontram-se os orificios nos quais devem ser enrosca­das as braçadeiras de fixação.
PT
Fig. 1
Fig. 2
Fig. 3
41
DADOS TÉCNICOS
* Parâmetros de fabrico PT cat. II2H3+
Placas A B C D
Tab.1
Queimadores 4 a gás 4 a gás 3 a gás 4 a gás
–1
elèctrico
1
elèctrico
– Referência do modelo (Type) PL03/PL04 PL03/PL04 PL03/PL04 PL03/PL04 Dispositivo de segurança do gás - / sim - / sim - / sim - / sim Queimador duplo DC ø 110 mm - / 1 - / 1 - - / 1 Queimador grande UR ø 110 mm 1 / 1 - 1 / 1 1 / 1 Queimador semi-rápido SR ø 51mm 2 2 2 2 Queimador rápido R ø 71 mm 1 1 1 1 Frigideira especial para bifes - - - 1 Zona/anel eléctrico de aquecimento PE - 1 1 ­Potência de gás instalada:
- G20/20 mbar * (METANO) 8,95 kW 8,95 kW 6,3 kW 8,95 kW
- G30/28-30 mbar (GPL) 649 g/h 649 g/h 456 g/h 649 g/h Classe de instalação 3 3 3 3 Alimentação 230V/50Hz 230V/50Hz 230V/50Hz 230V/50Hz Tensão - 450W 1400W ­Isqueiro electrónico sim sim sim sim Dimensão do aparelho (l x p) mm. 590x510 590x510 590x510 590x510
D
B
C
A
Este aparelho foi concebido para uma utilização não profissional.
PT
espaço acessível
44
Sempre que o cabo de alimentação de energia estiver danificado deverá o mesmo ser substituído por um técnico devidamente qualificado, de modo a evitar qualquer risco potencial. O fio de ligação à terra (verde e amarelo) deve ser pelo menos 10 mm mais comprido do que os fios sob tensão e neutro. O cabo de alimentação de energia deve ter uma secção transversal adequada à potên­cia máxima absorvida pela placa. O fabricante recomenda que consulte a placa de características do aparelho para se informar sobre as características eléctricas do mesmo e ainda que se assegure de que o cabo de alimentação de energia seja do TIPO H05V2V2F.
Declaração de conformidade. Este aparelho destina-se ao contacto com produtos alimentares e está em conformidade com a norma CEE 89/109.
Aparelho em conformidade com as directivas europeias 89/336/CEE, 90/396/CEE, 73/23/CEE e modificações sucessivas.
Estas instruções são dirigidas ao pessoal autorizado para a instalação deste electro­doméstico em conformidade com as normas vigentes. Qualquer intervenção deverá ser efectuada com o aparelho desligado da corrente eléctrica.
Na bancada de trabalho está indicado o tipo de gás para o qual o aparelho está prepa­rado. No entanto pode utilizar-se outros tipos de gás; torna-se necessário proceder ape­nas a algumas simples adaptações
(ver instruções nos parágrafos seguintes). A ligação do aparelho ao tubo ou à botija de gás deve ser efectuada conforme indica­do pelas normas, no entanto, previamente deve-se certificar se o aparelho está regu­lado para o tipo de gás escolhido para a alimentação. Caso contrário deve-se proce­der ás operações indicadas no capítulo «Adaptação a diversos tipos de gás».
Se o
aparelho for alimentado com gás liquido de botija, deve-se utilizar reguladores
de pres­são de acordo com as normas vigentes. Importante: para um funcionamento com o máximo de segurança, para uma utili­zação adequada da energia e uma maior duração de aparelho, verifique se a pres
são de alimentação está de acordo com os valores indicados na tabela da pág. 46). Utilizar exclusivamente tubos e guarnições de fixação em conformidade com as nor­mas vigentes.
Sempre que a placa for ligada à fonte de abastecimento de gás por meio de manguei­ras flexíveis, o seu comprimento não poderá ser superior a 2 metros.
Importante: uma vez concluida a instalação é fundamental verificar se as uniões e os tubos, e demais componentes de ligação, se encontram devidamente liga­dos, a melhor forma de proceder a esta verifificação é recorrer a uma solução de água com sabão. A existência de eventuais fugas nunca deverá ser verificada com uma chama. Certifique-se de que o tubo flexível não esteja em contacto com uma parte móvel do módulo de encastre (gaveta) e que não seja colocado em lo­cais onde possa ser danificado.
LIGAÇÃO À ALIMENTAÇÃO DE GÁS
PT
43
LOCAL DE INSTALAÇÃO
A utilização de um aparelho de cozedura a gás produz calor e humidade no local onde está instalado. Por conseguinte deve proporcionar-se uma boa ven
tilação do local, mantendo abertos os orificios de ventilação ou instalando um exaustor com canal de descarga (fig. 2). Uma utilização intensa e prolongada do aparelho poderá necessitar de uma ventilação adicional, por exempio a abertura de uma janela ou de uma ventilação mais eficaz au­mentando a potência de aspiração mecânica se esta for
existente. No caso de o apa-
relho nâo estiver provido
de um dispositivo de segurança, a ventilação (fig. 2) deve de
ser no mínimo de 200 cm.
2
. No caso de não ser possível instalar um exaustor torna-se necessário utilizar um ven­tilador eléctrico aplicado na parede exterior ou à janela sempre que existem no local aberturas para a entrada de ar. Este ventilador eléctrico deve ter capacidade suficiente que assegure a renovação de ar de 3 a 5 vezes o seu volume de ar por hora. O instalador deve observar as normas vigentes.
Sempre que a placa seja instalada sobre um forno que não esteja equipado com um sistema de refrigeração por ventoinha, o fabricante recomenda que sejam introduzidas aberturas no móvel em que as unidades estão encastradas, a fim de assegurar uma circulação correcta do ar. Estas aberturas devem ter uma área mínima de 300 cm
2
e
devem estar localizadas nos pontos indicados na figura 4.
LIGAÇÃO ELÉCTRICA
Controlar os dados indicados na placa de características colocada no aparelho, que se encontra na parte inferior do lado exterior do mesmo. Verifique também a tensão nominal de rede e a potência que devem ser adequadas para o seu funcionamento. Antes de proceder à ligação deve verificar a eficácia da instalação da tomada de liga­ção à terra. Atomada de ligação à terra é obrigatória. O fabricante declina toda e qual­quer
responsabilidade por quaisquer prejuizos materiais ou pessoais derivados da falta de ligação à terra ou por falta de observação das normas em vigor. No caso dos modelos sem ficha adapte ao cabo eléctrico do aparelho uma ficha stan­dard capaz de suportar a carga indicada na placa de características. O fio de terra do cabo distingue-se por sua cor amarela e verde. A ficha deve ficar sempre acessível. Pode efectuar-se a ligação à rede intercalando entre o aparelho e a rede um dispositi­vo omnipolar de interrupção com uma distância minima entre contactos de 3 mm.
PT
FIG. 4
60 Cm
2
240 Cm
2
120 Cm
2
180 Cm
2
FASE L
TERRA
NEUTRO N
FONTE DE
ALIMENTAÇÃO
ELECTRICA
FIO CASTANHO FIO VERDE/AMARELO FIO AZUL
CABO DE ALIMENTAÇÃO
REGULAÇÃO DA ALTURA MÍNIMA DA CHAMA
Acenda os queimadores, colocando a torneira na posição correspondente ao mínimo, e retire o botão de comando para fora (este botão de comando pode ser facilmente extraido porquanto está montado por pressão). Isto feito, e servindo-se de uma chave de fendas pequena, rode o parafuso de regulação da torneira (fig. 9) no sentido contrá­rio ao dos ponteiros do relógio para aumentar a saida de gás e no sentido dos pontei­ros do relógio para a diminuir, de modo a obter uma chama com uma altura de 3 a 4 mm.
Sempre que o gás disponível for o gás GPL (gás de garrafa), o parafuso de regulação da chama piloto tem de ser rodado (no sentido dos ponteiros do relógio) até prender.
Parafuso de regulação mínima da torneira
(em função dos diversos modelos)
46
Fig. 9
Fig. 7 Fig. 8
TAMPA DO QUEIMADOR
QUEIMADOR
TUBO DE
REGULAÇÃO DO AR
FIXAÇÃO
RÁPIDO
SEMI-RÁPIDO
PEQUENO
DUPLO
GRANDE
PARAPEIXE
Ver tabela de consumo de gás para as dimensões «X»
REGULAÇÃO DOS QUEIMADORES A GÁS
Depois dos injectores serem substituídos torna-se necessário regular a folga de ar de forma cor­recta, respeitando a regulação “X” apresentada no quadro “consumo de gás”, na figura 7. Atenção o valor da regulação ‘ X ‘varia com base no tamanho do queimador a gás e o tipo de gás utilizado. Uma boa chama deve ter um comprimento médio (figura 8B); uma alimentação ex­cessiva de ar fará com que a chama fique demasiado curta e muito brilhante (figura 8C): nesse caso será necessário fazer sair o tubo de regulação da alimentação de ar do queimador: se, por outro lado, não for alimentado ar suficiente, a chama apresenta-se longa e fraca (figura 8A): nesse deverá meter o tubo de regulação da alimentação de ar para dentro do queimador. Para poder regular a posição do tubo terá de desapertar o respectivo parafuso de retenção. Depois de a alimentação de gás ter sido correctamente levada a cabo terá de voltar a apertar o parafuso de retenção do tubo (figura 7).
PT
reg.
do ar 4mm
2mm 13 mm 15 mm
Queimador
rápido
semi-rápido
duplo
grande
Ø injectores
1/100 mm
120
93 2x94 2x94
Ø injectores
1/100 mm
80
61 2x65 2x65
Qn kW
2,65
1,5 3,3 3,3
l/h
G20 252 143 314 314
g/h
G30 193 109 238 238
g/h
G31 189 107 236 236
Qn kW
2,5
1,45
3,1 3,1
l/h
G25 277 161 343 343
Qmin.
kW 0,650 0,380 0,900 0,900
reg.
do ar 4mm
2mm 13 mm 15 mm
reg.
do ar 2mm 5mm 0 mm 0 mm
G20 G30 G25 G31
G30 G31
G20/G25
G20 20mbar G30 29mbar G31 37mbar
G25
Lado X em função do
tipo de gás
Tabela de consumos de gás 1W = 0,860 kcal/h
reg.
do ar 5mm
7mm 15 mm 15 mm
45
ADAPTAÇÃO A DIVERSOS TIPOS DE GÁS
Para adaptar a placa a um tipo de gás diferente aquele para o qual está preparada, deve-se proceder as seguintes operações: — remover a grelha e o queimador — introduzir uma chave hexagonal para tubos no suporte do queimador (fig. 6). (Esta
chave è fornecida juntamente com a placa)
— desaparafusar o injector e substitui-lo pelo que melhor se adeque ao tipo de gás
disponível (ver tabela de consumo de gás)
— efectuar a regulação do queimador.
1/2 GAS CILINDRICO
1) Enroscar as partes na sequência ilustrada A) Tubagem B) Anilha C) Junta
2) Apertar com força as juntas, utilizando as chaves hexagonais, tendo atenção para orientar a junta na di­recção desejada antes de começar a apertar.
3) Ligar a iunta C à re­de de alimentação de gás através de um tu­bo rígido de cobre ou um tubo flexível de aco inoxidável.
PT
Atenção:
Alguns modelos estão equipados com ambos conectores, cónicos e cilíndricos, para fornecimento do gás. Seleccione o tipo de conector correcto para o tipo de gás.
A fim de evitar potenciais danos na placa, a instalação da mesma deverá ser feita de acordo com a seguinte sequência:
Fig. 5
AB
PT
Chave hexagonal
Fig. 6
Cilíndrico (conector)
Fio de conector rugoso
48
Fig. 10
SIM NO NO NO NO
O funcionamento da chapa é assinalado pelos indicadores especificos.
O anel eléctrico da placa (Ø 80 mm), no caso das placas equipadas com este anel, é comandado com o botão 0/I; esta placa tem uma regulação fixa da temperatura.
Sempre que utilizar as placas eléctricas, utilize somente recipientes de fundo perfeita­mente plano e com o diâmetro similar ao da placa escolhida, mas nunca inferior a este (fig. 10). Seque bem o fundo dos recipientes, evite derramar os líquidos em ebulição e não deixe nunca as placas acesas sem um recipiente, cheio ou vazio, em cima.
POTÊNCIA DAS PLACAS NAS VÁRIAS POSIÇÕES DOS BOTÕES DE COMANDO
Posições
0 APAGADO
1 MUITO LENTO Para manter um cozinhado quente, derreter manteiga, chocolate, etc. 2 LENTO Para cozinhar um prato a lume brando, para fazer molho béchamel, para guisados,
arroz doce, ovos estrelados, etc.
3 MODERADO Legumes secos, alimentos congelados, fruta, ferver água, etc.
4 MÉDIO Para cozer maçãs a vapor, legumes frescos, massas, crepes, peixes, etc. 5 FORTE Para cozinhar pratos a lume mais forte, para fritar omeletes, para cozinhar bifes, tri-
pas, etc.
6 MUITO FORTE Bifes, escalopes, frituras, etc.
Antes de fechar a tampa, a fim de proteger o vidro temperado de variações térmicas bruscas, espere sempre que as placas eléctricas e os queimadores arrefeçam.
Se, com o passar do tempo, as torneiras do gás ficarem perras é necessário lubrificá­las. Trata-se de uma operação que só deve ser levada a cabo por um técnico de-
vidamente qualificado.
Alguns modelos estão equipados com um apequena espécie de frigideira para bifes. Este equipamento só pode ser utilizado no queimador médio SEMIRÁPIDO. As placas equipadas com um anel eléctrico de pequenas dimensões (Ø 80 mm) também estão equipadas com uma armação em metal fundido que só deve ser utiliza­da em conjunto com o anel eléctrico. A armação de ferro fundido não pode ser utili-
zada com os queimadores a gás. Atenção Só deverá utilizar a placa depois de ter lido o capítulo relativo à escolha dos
recipientes correctos para serem utilizados com a sua placa, ou seja, o capítulo intitu­lado “Utilização de placas eléctricas”.
UTILIZAÇÃO DAS CHAPAS ELÉCTRICAS
Para uma melhor utilização das chapas eléctricas e um menor consumo de energia é recomendável regular a posição dos botões de comando das chapas de acordo com os dados da tabela que se segue:
PT
47
Uma vez concluida a regulaçao do gás, substituir na placa do seu aparelho a placa de características por uma nova correspondendo ao gás instalado.
UTILIZAÇÃO DA PLACA
INSTRUÇÕES
Este aparelho só se destina ao uso para que foi especificamente concebido, ou seja para cozinhados domésticos. Qualquer outro tipo de utilização é considerado impró­prio e, portanto, perigoso. O fabricante não se responsabiliza por eventuais danos decorrentes de uma utilização incorrecta.
UTILIZAÇÃO DOS QUEIMADORES
Para acender os queimadores da placa basta aproximar uma chama do queimador, e, isto feito, premir e rodar o respectivo botão para a esquerda, até à posição corre­spondente ao máximo. Se os queimadores não forem utilizados durante vários dias, será conveniente esperar alguns segundos antes de os acender, para dar tempo ao ar existente nos tubos para sair. Para fogões equipados com acendedor electrónico, proceder assim:
• premir e rodar o botão do sentido contrário ao dos ponteiros do relógio para o símbolo
• acender o queimador premindo o botão de faisca Para bocas equipadas com ignição automática, basta premir e rodar o botão para o sím­bolo
O sistema de ignição (isqueiro) continuará a gerar faíscas enquanto o botão de coman­do estiver a ser premido.
Se o queimador não acender em 5 segundos, rodar o botão para a posição 0 e repetir a operação. Para os modelos equipados com torneira de segurança (que corta o fluxo de gás quando a chama se extingue acidentalmente) os queimadores são acesos como descrito anterior­mente, mas deve ter-se o cuidado de manter o botão premido durante 5 ou 6 segun-
dos após o acendimento.
Este tempo permite ao dispositivo de segurança activar-se e que a chama permaneça acesa.
Atenção: Antes de ligar a placa a gás, deverá certificar-se de que os queimado-
res e os espalhadores estão correctamente instalados.
Para garantir uma melhor utilização dos queimadores, recomendamos a utilização de tachos e panelas com diâmetros adequados ao queimador escolhido (
ver fig. 1 pag.
41)
:
— Queimador frontal direito de 6 a 12 cm. — Queimador frontal esquerdo de 6 a 12 cm. — Queimador traseiro direito de 18 a 24 cm. — Queimador traseiro esquerdo de 24 a 26 cm.
Se os recipientes a utilizar apresentarem um diâmetro muito reduzido (cafeteiras, cha­leiras, etc.) regule a chama de modo a que esta toque no fundo do recipiente sem, no entanto, sair pelos lados. Nunca utilize recipientes com fundo côncavo o convexo.
ADVERTÊNCIA: Em caso de a chama do queimador se apagar acidentalmente, desligar o botão e esperar no mínimo 1 minuto até voltar a acender o queimador.
PT
50
Grelhas cromadas e queimadores
As grelhas cromadas e os queimadores têm tendência para escurecer com o uso. Este è o fenómeno natural e inevitável, mas não põe de forma alguma, em perigo, o funcionamento da placa.
TAMPA
A tampa está disponivel como acessorio opcional.
Salvaguardam-se erros e alterações!
Antes de fechar a tampa, a fim de proteger o vidro temperado de variações térmi­cas bruscas, espere que as placas eléctricas e os queimadores arrefeçam. Antes de remover o tampo, certifique-se que a mesmo se encontre limpo.
PT
49
MANUTENÇÃO E LIMPEZA
Antes de efectuar qualquer operação, desligue sempre a ficha da tomada de corren­te ou desligue o aparelho da corrente por meio do interruptor geral da instalação eléctrica. Espere sempre que a placa arrefeça antes de proceder a qualquer limpeza. Limpe as peças esmaltadas, envernizadas ou cromadas com água morna e sabão ou detergente líquido não abrasivo. Para as peças de aço inoxidável, utilize um algodão ou um pano embebido em óleo de vaselina ou de sementes. Limpe e passe com álcool. Nunca utilize produtos abrasivos, detergentes corrosivos, branqueadores e ácidos na limpeza. Não deixe substâncias ácidas ou corrosivas (sumo de limão, vinagre, etc.) em cima das peças esmaltadas, envernizadas ou de aço inoxidável. Limpe os queimadores com água e sabão: se quiser recuperar o seu brilho original, limpe-os com produtos específicos para ligas de alumínio. Depois de limpar os queimadores, seque-os bem e torne a colocá-los nos seus sítios correspondentes.
Certifique-se sempre de que os queimadores ficaram correctamente montados, já que uma montagem incorrecta pode ser causa de graves anomalias na com­bustão.
ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Se o seu electrodoméstico não estiver a funcionar nas devidas condições, e antes de recorrer aos Serviços de Assistência Técnica autorizados, verifique se: — a ficha está correctamente introduzida na tomada de corrente — o fluxo de gás seja regular e os tubos de borracha não estejam dobrados em nen-
hum ponto. Em caso de não conseguir descobrir a causa do mau funcionamento: — desligue o electrodoméstico, não o manipule e chame os Serviços de Assistência
Técnica. Este electrodoméstico está abrangido por uma Garantia, cujo período de validade é de 12 meses a contar da data de aquisição, que Ihe permite desfrutar gratuitamente dos Serviços de Assistência Técnica, excepto uma taxa fixa de chamada. Para beneficiar desta garantia, deverá enviar a parte A do certificado de garantia, para a necessária validação, dentro dos 10 dias seguintes à data da compra do electrodo­méstico. Deverá conservar a parte B, devidamente preenchida, para ser exibida aos Serviços de Assistência Técnica, em caso de necessidade de intervencão, juntamente com a factura entreque pelo vendedor no acto da compra.
PT
Grafica RB 12/2002 - Cod. 41007406 - Imprimè en Italie
Loading...