AOC Treinamento Schematic

Page 1
Page 2
Especificaçç
Especifica
ões Gerais
ões Gerais
Existem alguns parâmetros que definem a qualidade de vídeo do monitor
1
Pixels-É o menor elemento da imagem. Sendo assim, é a menor área da tela
--Pixels
em que a cor e brilho podem ser encontrados.
2-
Resoluçç
Resolu
e isso ocorre em função do número de Pixels.
3
Resoluçç
--Resolu
apresentado. Isso significa que é feita a ILUMINAÇÃO de DETERMINADOS pixels dentro da área desse caractere.
4-
Razão da Imagem-Relação entre Largura e Altura. Modo mais utilizado 4:3
Razão da Imagem
5-
Varredura Vertical
Varredura Vertical
Varredura Horizontal
Varredura Horizontal
Exemplo:
ão de tela-É o elemento que define a nitidez da imagem em uma tela
ão de tela
ão do caractere
ão do caractere
Padrão VESA 1024 x 768 - 65 Mhz faixa de vídeo Fh = 48.384 Khz ( varredura vertical x freq.vertical x 1,05) Fv = 60.004 Hz
-
Em um determinado modo de texto, um caractere é
:
Page 3
Termos Utilizados
Resolução do display
É o numero de pontos ou pixels alinhados no painel Quanto maior o número de pixels, mais detalhada é a reprodução da
imagem
Page 4
MAIOR RESOLUÇÃO = MELHOR QUALIDADE DE IMAGEM
Alta Definição
Page 5
Brilho
É a quantidade de luz visível partindo de um ponto do display Unidade de brilho = cd/m2 (candelas) Nas especificações dos produtos este item indica o valor com o display todo em branco
Page 6
Contraste
É a relação entre o preto e o branco Quanto maior o contraste, mais viva é a reprodução da imagem.
AOC
AOC AOC
AOC
Page 7
Diferença de Contraste
Contraste Alto
Contraste Baixo
Page 8
Ângulo de Visão
É o ângulo onde a relação de contraste chega a 10:1 Indicada em graus. Pode ser medida na vertical ( superior e inferior) e na horizontal ( direita e esquerda )
EX: Ângulo de 170 graus
100:1
10:110:1
Page 9
Tempo de Resposta
Quanto mais rápido for o tempo de resposta,mais nitidez terá na transição de imagens rápidas. Tempo de Resposta - ms
Todo
Branco
Maior tempo de resposta Menor tempo de resposta
Page 10
Linha de
Monitores LCD
Page 11
913Fw 19
"
Page 12
416Va
24"
Page 13
2217Pwc
22"
Page 14
LCD TV
Page 15
O que é o televisor no Brasil
É o principal meio de entretenimento;
Principal fonte de informação e cultura;
Porque é gratuito e está presente em
praticamente todos os lares Brasileiros.
Page 16
TV ANALÓGICA
A TV Analógica forma imagens e sons de maneira contínua e a recepção do sinal pode ser prejudicada por diversas ondas que são captadas por uma única antena.
Page 17
Anos
2000
90
80
70
Evolução da TV no Brasil
60
50
TV P&B TV á cores
TV de telas grandes 29’’
TV de tela
Plana
TV LCD
17
Page 18
TV DIGITAL
A TV Digital é uma tecnologia de transmissão de sinais de televisão, que trabalha na mesma base binária utilizada na interpretação de dados em computadores. Esta nova tecnologia, inicialmente, proporcionará maior qualidade de imagem e som, e futuramente maior interatividade com os telespectadores.
Page 19
CARACTERÍSTICAS DA TV DIGITAL
Existem três qualidades de imagem: 480 linhas 720 linhas (i/p) 1080 linhas (i/p)
1080p é o nome abreviado de um tipo de resoluções de telas ou monitores. O número 1080 representa 1080 linhas de resolução vertical , enquanto a letra p denota uma varredura progressiva. É considerado um formato de HDTV. O uso do termo pressupõe geralmente um formato widescreen 16:9, o que implica em uma resolução horizontal de 1920 pixels, equivalendo a uma resolução com 2,073,600 pixels no total. A freqüência em hertz de quadros por segundo pode deduzir-se pelo contexto ou ser especificada a seguir à letra p, por exemplo, 1080p30, significando 30 hertz. A designação 1080p é também utilizada para descrever a capacidade de equipamentos de vídeo. O uso do termo 1080p e do diretamente relacionado 1080i em embalagens de produtos podem se referir a uma gama de capacidades. Por exemplo, um equipamento de vídeo qualificado como 1080p, pode ter baixa resolução de imagem reformatada para exibição em alta resolução. A imagem resultante é diferente da gerada por um equipamento que gere realmente 1080p. Da mesma forma, um equipamento capaz de exibir 720p e 1080i pode não ter capacidade para exibir material em 1080p ou 1080i em resolução completa. É comum que este material tenha qualidade inferior à capacidade nativa do equipamento. O termo "capacidade nativa 1080p" é, por vezes, utilizado para se referir a equipamentos com capacidade de renderizar 1080p plenamente.
Page 20
CARACTERÍSTICAS DA TV DIGITAL
1440x1080
Page 21
Tipos de resolução da TV
Page 22
CARACTERÍSTICAS DA TV DIGITAL
EPG (Eletronic Program Guide)
É uma forma simples de interatividade, onde as emissoras disponibilizam informações aos telespectadores sobre os programas exibidos.
SOM
Será possível a transmissão de som multicanal até 5.1.
INTERATIVIDADE
O auge da interatividade não virá imediatamente com o sinal digital. O sistema de Interatividade estará completo quando for decidido o meio de resposta dos teles­pectadores, e o software GINGA estiver terminado, em meados de 2009.
MÚLTIPLOS PROGRAMAS
As emissoras de TV Digital terão a possibilidade de disponibilizar em um único canal diversos programas simultaneamente.
Page 23
CARACTERÍSTICAS DA TV DIGITAL
TV MÓVEL E PORTÁTIL
1SEG é uma tecnologia de transmissão digital de TV para aparelhos portáteis com Audio e Vídeo. Por enquanto (abril de 2008) este serviço só se encontra disponível comercialmente no Japão e no Brasil.
O nome é uma referência ao fato de que o sistema de TV digital japonês divide o sinal em 13 segmentos: 12 de alta definição e o 13º de baixa definição, para dispositivos portáteis. (Um sinal similar ao thumbnail de fotografia.)
Este serviço começou experimentalmente em 2005 e oficialmente em 1 de Abril de 2006.O Primeiro celular e aparelhos telefônicos para 1seg foram vendidos pela KDDI aos consumidores no Outono de 2005.
O alcande do sinal é de 40km da antena transmissora,o sinal 1seg é muito robusto. O uso no desktop/notbook requer um processamento de no mínimo 1,4ghz,pois ele utiliza muito compressão na transmissão.
• A tecnologia de transmissão para TV digital no Brasil é a mesma usada no Japão, porém com algumas poucas variantes. Um exemplo delas é o codec utilizado (MPEG-2 no Japão e MPEG-4 H.264 no Brasil ). O hardware para a recepção dos sinais pode ser intercambiado entre os dois países, sendo necessária apenas a troca do software.
Page 24
O QUE É NECESSÁRIO PARA VER A
TV DIGITAL?
ANTENA UHF (Ultra High Frequency)
Primeiramente, é indispensável o uso de uma antena UHF. A utilização de uma antena interna ou externa será definida de acordo com a intensidade do sinal na região.
ANTENA UHF INTERNA
ANTENA UHF EXTERNA
Page 25
O QUE É NECESSÁRIO PARA VER A
TV DIGITAL?
SET TOP BOX
O Set-top Box é o aparelho conversor que funciona como um microcomputador recebendo os dados, processando-os e os devolve em uma linguagem inteligível ao dispositivo de saída (Aparelho de TV).
É através do Set-top Box que será possível ainda, ter interatividade (no caso do software GINGA estar instalado no dispositivo) e utilizar um disco rígido PVR (Personal Video Recorder) que funciona como um vídeo cassete, porém, com qualidade digital.
Da mesma maneira funcionará o Set-top Box embutido na TV.
Page 26
O QUE É NECESSÁRIO PARA VER A
TV DIGITAL?
SOBRE O SET-TOP BOX
Os aparelhos conversores poderão ter várias configurações, atendendo ou não a todas as características da TV Digital. Assim, podemos ter aparelhos básicos que atendam somente a recepção de uma melhor qualidade de imagem e não das funções de interatividade.
Teremos no mercado aparelhos básicos (também conhecidos por zapper), que convertem o sinal somente até 480 linhas ou conversores que já suportem a qualidade 720 e 1080 linhas (HD). Lembrando que no caso da mais alta resolução, o aparelho de TV também deve estar pronto para receber o sinal HDTV ou HDMI.
Inicialmente, é importante esclarecer que nenhum conversor estará pronto pa­ra a interatividade, já que o software (Ginga) que comandará esta função, não foi finalizado e está previsto para ser lançado em meados de 2009.
Page 27
O QUE É NECESSÁRIO PARA VER A
TV DIGITAL?
APARELHO DE TV
Todos os aparelhos de TV poderão receber o sinal da TV Digital. No entanto, devemos nos atentar sobre qual nível de qualidade podemos atingir com cada aparelho. Para termos a qualidade básica (480 linhas), qualquer aparelho de TV e Set-top Box poderá ser utilizado. Já no caso de desejar a mais alta definição, serão necessários: TV LCD ou Plasma compatível com HDTV e o Set-top Box preparado para conversão de sinal 1080 linhas.
Alguns aparelhos de TV tem a definição de 720 linhas, como TVs de projeção e alguns aparelhos LCD ou Plasma. Estes utilizarão normalmente os conversores HD, pois não está previsto a fabricação de Set-top Box somente para a qualidade de 720 linhas.
Page 28
Cabo HDMI
•HDMI (High-Definition Multimedia Interface) é atualmente o melhor tipo de conector de áudio e vídeo digital disponível que promete substituir todos os conectores atualmente usados em aparelhos de DVD e similares, decodificadores de TV a cabo/satélite, TVs, videoprojetores e monitores de vídeo. Este novo padrão de conexão está desenvolvido em conjunto pelas empresas Hitachi, Matsushita (Panasonic/National/Technics), Philips, Silicon Image, Sony, Thomson (RCA) e Toshiba.
•A maior vantagem desse novo padrão é que a conexão tanto de áudio e quanto de vídeo são feitas digitalmente, apresentando a melhor qualidade possível de áudio e vídeo. O DVI (DVI-D, na verdade) também oferece conexão digital entre seus equipamentos e telas, mas ele não transforma suporta sinais de áudio, o que significa que você precisa de um cabo extra para a conexão de áudio; e todos os outros padrões populares – vídeo componentes e S-Video, por exemplo – são conexões analógicas. Você pode aprender mais sobre os outros tipos de conexão existentes hoje lendo nosso tutorial Connectors de Vídeo.
• Há três diferenças básicas entre o HDMI e o DVI-D. Primeiro, o HDMI suporta resoluções maiores do que o DVI, (em teoria suporta o dobro da resolução mais alta usada atualmente por aparelhos de TV de alta definição); segundo, o DVI só faz conexão de vídeo, a conexão de áudio precisa ser feita através de um cabo separado, enquanto o HDMI faz a conexão tanto do vídeo quanto do áudio; terceiro, o conector HDMI é bem menor que o conector DVI
•.É interessante notar que o HDMI é totalmente compatível com o DVI-D, sendo possível conectar um aparelho com um conector HDMI a outro contendo um conector DVI-D, através de um cabo com um conector HDMI em uma ponta e um DVI na outra.Outra diferença importante é que o padrão DVI foi desenvolvido para ser usado por PCs, enquanto que o HDMI foi desenvolvido para ser usado por equipamentos eletrônicos tais como aparelhos de DVD, Blu-Ray e HD-DVD, videoprojetores e aparelhos
• HDTV.O HDMI também implementa um sistema de proteção contra cópias chamado HDCP (High-Bandwidth Digital Copy Protection), que foi desenvolvido pela Intel.
Page 29
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
A TV Digital será transmitida por sinal terrestre, portanto, antenas parabólicas não o captarão, mesmo com o uso de um conversor.
As TVs por assinatura, atualmente, transmitem sinal digital, mas não de alta definição. Então, mesmo que tenha um conversor HD o telespectador não usufruirá da alta definição. Este sinal, por exemplo da NET, é transmitido em480 linhas e para alterarem sua qualidade terão que disponibilizar conversores aos seus assinantes.
À partir do dia 2 de dezembro de 2007, a TV Digital entrará no ar em algumas emissoras, e o sinal estará disponível obrigatoriamente na grande São Paulo (Capital, ABCD). Sendo assim, não é certo que o sinal chegará em regiões mais afastadas(Caieiras,Mauá,Osasco,etc.).
Não há garantia de nenhum fabricante de conversores ou antenas UHF de que o telespectador terá o sinal disponível ao adquirir ambos produtos, sendo o sinal da região o principal fator para uma boa recepção.
No caso da TV Digital, não há oscilação de sinal, mesmo nos casos de aparelhos portáteis ou móveis. Sendo necessário ao Set-top Box ter no mínimo 80% de sinal, abaixo disso o conversor não interpretará as informações a fim de proporcionar somente imagens com a mais alta qualidade.
Com a entrada da interatividade na TV Digital, o telespectador que quiser ter acesso a essas funções terá que trocar seu conversor,mesmo nos casos de conversores embutidos na TV, pois, não será possível implantar posteriormente o software GINGA.
Page 30
Page 31
Tipos de resolução da TV
Page 32
Page 33
1
2 3
4 5
7
6
98
15
1314
1- entrada cabo de força AC 100 ~240v 2- Entrada de audio VGA 3-Entrada de Video VGA 4-Entrada de Video Composto (AV) 5-Entrada de audio Direito 6-Entrada de audio direito vídeo Componente 7-Entrada de audio direito vídeo Componente 8-Entrada de Antena 9-Entrada fone de ouvido 10, 11 e 12-Entrada de Video Componente (Y,Pb,Pr) 13-Entrada de audio esquerda 14-Entrada de Super Vídeo 15-Entrada de HDMI
101112
Loading...