Zanussi ZGK93PVN User Manual

LIBRO DE INSTRUCCIONES - MANUAL DE INSTRUÇÕES
ENCIMERA
ES
PT
VITROCERAMICA
A GAS
PLACA
VITROCERÂMICA A
Aparato de clase 3 Aparelho Classe 3
Z 93 PVW Z 93 PVN
27
PORTUGUÊS
ADVERTÊNCIAS
É bastante importante a conservação deste manual de instrucções junto do aparelho, para qualquer consulta posterior. Se o aparelho fôr vendido ou transferido para outra pessoa, assegure-se que este manual acompanhe o aparelho, por forma a que o novo utilizador possa usufruir das instrucções de funcionamento e ter conhecimento das advertências.
ESTAS ADVERTÊNCIAS DIZEM RESPEITO À SUA SEGURANÇA E À DAS OUTRAS PESSOAS. PEDIMOS-LHE ASSIM QUE POR ESTA RAZÃO, AS LEIA ATENTAMENTE ANTES DE INSTALAR OU UTILIZAR O SEU APARELHO.
Este aparelho foi concebido para ser utilizado por adultos. Assegure-se que as crianças não se aproximam com o objectivo de brincar com o mesmo.
A instalação do aparelho deve ser efectuada por técnicos competentes e qualificados, seguindo as normas em vigor.
Qualquer modificação que seja necessária fazer na instalação eléctrica da casa para instalar o aparelho, deve ser apenas efectuada por técnicos especializados. Para possíveis reparações deverá dirigir-se ao Centro Técnico autorizado e exigir sempre peças originais.
É perigoso alterar as características do aparelho. Vigilar atentamente a fervura com azeites ou gorduras. A placa vitrocerâmica e os recipientes permanecem
quentes durante muito tempo, uma vez desligada a placa. Vigiar as crianças para que não toquem nas superfícies quentes nem se aproximem, enquanto a placa estiver acesa ou ainda quente. Recomenda-se manter afastados da placa objectos susceptíveis de derreter com o calor: Objectos de plástico, papel de alumínio, açucar ou produtos muito doces.
Verifique sempre, que a posição ‘0’ (zero), marcada sobre o disco giratório do comando, coincide com a posição “” marcada sobre o painel, por cima de cada comando, quando os discos estão acesos.
Assegure-se que existe uma boa circulação de ar ao redor do aparelho a gás. Uma ventilação insuficiente produz falta de oxigénio.
Alimentar a placa com o tipo de gás indicado na etiqueta adesiva, colocando esta junto do tubo para a ligação à rede de gás.
Antes de qualquer operação de limpeza ao aparelho, desligar o mesmo e deixar arrefecer.
Em caso de reparações, evite fazê-las você mesmo. Reparações efectuadas por pessoas não qualificadas
podem provocar danos.
Contacte o Centro de Assitência mais próximo da sua residência e apenas utilize peças originais.
28
INDÍCE
Advertências Gerais Pág. 28 Características Técnicas Pág. 29 Painel de Comandos Pág. 30 Instrucções para o Utilizador Pág. 31 Instrucções para o Técnico Instalador Pág. 32 Ligação Eléctrica Pág. 33 Adaptação dos queimadores aos diferentes tipos de gás Pág. 34 Montagem Pág. 35 Encastre nos móveis de cozinha Pág. 36 Conselhos para a utilização Pág. 38 Regulação das placas Pág. 39 Conselhos para a preparação de alimentos Pág. 40 Conselhos prácticos (recipientes a utilizar) Pág. 42 Limpeza geral Pág. 43 Se...algo não funcionar Pág. 44 Assistência Técnica, Garantia Pág. 45
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
DIMENSÕES DO CORTE
(Ver capítulo ‘Montagem’)
Potência dos queimadores Foco anterior esquerdo 2500 W Foco anterior direito 1700 W Foco posterior direito 1700 W Potência total 5900 W Categoria II 2H3+ Pressão Gás butano 28-30 mbar
Entrada de gás G 1/2 Tensão de alimentação do painel 230 V
FABRICANTE: ELECTROLUX ZANUSSI S.p.A.
Viale Bologna, 298 47100 FORLÌ (Itália)
Largura 560 Profundidade 490
Gás propano 37 mbar
Esta máquina com o símbolo CE cumpre com as Directivas da CEE seguintes:
73/23 - 90/683 (sobre material eléctrico destinado à utilização com determinados limites de tensão)
89/336 (sobre a Compatibilidade Electromagnética)
90/396 (sobre a Directiva para máquinas a gás)
93/68 (sobre Directiva Geral)
E alterações seguintes.
Estas instrucções são válidas apenas para os países a que o aparelho é destinado, cujos simbolos de
identificação figuram na frente do livro de instrucções, bem como no próprio aparelho.
29
0 0 0
PAINEL DE COMANDOS
0 0 0
Modelos Z 93 PVW/PVN instalados coo painel de comandos Z 9 VGW/VGN
5
1
1 - Luz de funcionamento geral 2 - Comando do foco anterior esquerdo 3 - Comando do foco posterior direito 4 - Comando do foco anterior direito 5 - Luz de sinalização de bloqueio de gás
Modelos Z 93 PVW/PVN instalados com o forno eléctrico Z 931 VGB/VGN
234
5
Fig. 1/A
1
Os comandos estão integrados no painel do forno a gás ou eléctrico ou na caixa de comandos respectiva.
234
Fig. 1/B
30
INSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR
INSTALAÇÃO
É necessário que todas as operações de instalação, regulação e adequação ao tipo de gás disponível, sejam efectuadas por técnicos qualificados, seguindo as normas em vigor. As instrucções específicas encontram-se descritas nas notas reservadas aos instaladores.
UTILIZAÇÃO
Comandos da placa No painel da caixa de comandos ou do forno encontram-
se os comandos para o funcionamento dos queimadores infravermelhos a gás da placa. (part. 2, 3, 4 Fig. 1/A e 1/B). Os comandos permitem a regulação contínua da potência dos queimadores de 5% a 70% e a posição de potência máxima. As posições, estão indicadas nos gráficos do disco giratório correspondente a cada queimador, com os números de 0 (apagado) - 1 - 2 - 3 (máx.), e as posições intermédias.
Queimadores infravermelhos a gás
Para ligar o queimador infra-vermelho, rodar o coman­do, no sentido horário ou anti-horário, até à posição de potência desejada. O queimador acende-se e apaga-se automáticamente, mantendo a potência na posição seleccionada.
Quando se acende pela primeira vez a placa à rede de gás, pode ser necessário repetir a operação de ligar os queimadores, da forma mencionada em ‘ADVERTÊNCIA’, devido à possível presença de ar na conduta que une a placa à rede de gás.
ADVERTÊNCIA
Se ao girar o comando de um queimador este não acender (por anomalia do gás), acende-se o sinal luminoso correspondente no painel que assinala o bloqueio de gás. Para eliminar o bloqueio, rodar o comando para a posição ‘0’, e depois rodar até à posição desejada.
Como garantia de segurança, as placas vitrocerâmicas têm incorporado um sistema electrónico que controla constantemente o fluxo de iões gerados pela chama e que, em caso de se apagarem acidentalmente, inter­rompe de imediato o fluxo de gás, acendendo consequentemente a luz correspondente ao queimador em funcionamento. (part. 5 Fig 1/A e 1/B).
Importante: Deve-se colocar um recipiente sobre o foco antes de ligar o mesmo.
A utilização de um electrodoméstico de aquecimento a gás produz calor e humidifica o local onde se encontra instalado. É obrigatório assegurar um bom arejamento do local, mantendo abertos os orifícios de ventilação natural, ou instalando um exaustor de aspiração com conduta de saída.
Uma utilização intensiva e prolongada do aparelho, pode necessitar de ventilação suplementar, por exemplo a abertura de uma porta, ou uma ventilação mais eficaz aumentando a potência de aspiração do aparelho de exaustão existente.
31
INSTRUCÇÕES PARA O TÉCNICO INSTALADOR
ESTA PLACA PODE FUNCIONAR APENAS COM GÁS NATURAL (METANO) OU COM GÁS LIQUEFEITO (PROPANO/BUTANO)
INSTALAÇÃO
As seguintes instrucções são destinadas ao técnico qualificado, para que possa efectuar a instalação, regulação e manutenção, da forma mais correcta e seguindo as normas em vigor. A placa foi concebida para ser instalada em móveis cujas paredes resistam a uma temperatura de 65ºC, acima da temperatura ambiente. Evite a instalação da placa em locais próximos de materiais inflamáveis (ex.: cortinas, etc.)
Importante
Toda a intervenção deve ser efectuada com a placa desligada eléctricamente e com a torneira do gás fechada. Quando fôr necessária a ligação respectiva, deverão ser tomadas todas as precauções.
LIGAÇÃO AO GÁS
As instalações de gás para cozinhas domésticas, devem estar em conformidade com as Normas em vigor para instalações de gás em edifícios de habitação. As placas estão preparadas para o tipo de gás, pressão, voltagem, etc., que figuram na etiqueta de características que se encontra junto do tubo de ligação à rede. Assegure-se que estas coincidem com as que existem na sua residência. Na bolsa de acessórios, juntamos um tubo com a anilha e a junta, para efectuar a união à placa (Fig. 2). O terminal do tubo de gás da placa possui uma rosca G 1/2. Esta placa está preparada para funcionar correctamente com os seguintes tipos de gás:
- G20 Gás Natural (Metano), no campo das pressões comprrendidas entre 17 e 25 mbar
- G30 (Propano/Butano), no campo das pressões compreendidas entre 25 e 35 mbar
- G31 (Propano), no campo das pressões compreendido entre 25 e 45 mbar.
Se as pressões de alimentação forem variáveis ou superiores às acima mencionadas, interpôr na condução de alimentação um regulador de pressão e regular a mesma para os valores indicados na tabela 1. Se a pressão de alimentação fôr inferior ou superior aos valores acima mencionados, contacte o Serviço de Assistência da rede de gás local. Se o gás possui características diferentes, chamar o Serviço de Assistência da rede de gás localantes de proceder à instalação.
Importante
Para um funcionamento seguro, um menor consumo e uma maior duração da placa, assegure-se que a pressão de alimentação respeita os valores indicados na tabela de características dos queimadores.
Uma vez terminada a instalação, deve-se confirmar que todos os tubos, uniões, anilhas, etc., estão estanques, utlizando para isso uma solução de água e sabão.
NUNCA UTILIZE CHAMA ABERTA PARA DETECTAR FUGAS DE GÁS.
ANEL DE PRESSÃO
ANILHA
TUBO
JUNTA
SOLDADURA
TUBO Ø 12/14 PARA GÁS NATURAL
FO 0841
SOLDADURA
TUBO Ø 10/8 PARA GÁS BUTANO­PROPANO
Fig. 2
32
Loading...
+ 13 hidden pages