Smeg ALFA135V6, ALFA135VE User Manual [pt]

Sumário
1. ADVERTÊNCIAS PARA A SEGURANÇA E USO ______________ 111
2. INSTALAÇÃO DO FORNO________________________________ 113
3. DESCRIÇÃO DOS COMANDOS ___________________________ 116
4. UTILIZAÇÃO DO FORNO ________________________________ 117
5. LIMPEZA E MANUTENÇÃO ______________________________ 123
6. MANUTENÇÃO EXTRAORDINÁRIA ________________________ 125
INSTRUÇÕES PARA O INSTALADOR: são instruções destinadas ao técnico qualificado que deve fazer a instalação, a activação e os testes funcionais do aparelho.
INSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR: fornecem os conselhos necessários para usar o aparelho, descrevem os respectivos comandos e indicam o modo correcto de actuar durante as operações de limpeza e manutenção.
110
Apresentação

1. ADVERTÊNCIAS PARA A SEGURANÇA E USO

ESTE MANUAL É PARTE INTEGRANTE DO APARELHO. É NECESSÁRIO CONSERVÁ-LO ÍNTEGRO NUM LOCAL ACESSÍVEL DURANTE TODO O CICLO DE VIDA DO FORNO. ACONSELHAMOS UMA LEITURA ATENTA DESTE MANUAL E DE TODAS AS INDICAÇÕES NELE CONTIDAS ANTES DE UTILIZAR O FORNO. A INSTALAÇÃO DEVE SER FEITA POR TÉCNICOS QUALIFICADOS DE ACORDO COM AS NORMAS VIGENTES. ESTE FORNO DESTINA-SE A UM USO DE TIPO PROFISSIONAL E RESPEITA AS DIRECTIVAS CEE ACTUALMENTE EM VIGOR. O APARELHO FOI CONSTRUÍDO PARA EXERCER AS SEGUINTES FUNÇÕES: COZINHAR E AQUECER ALIMENTOS; QUAISQUER OUTRAS UTILIZAÇÕES SÃO CONSIDERADAS IMPRÓPRIAS.
O FABRICANTE DECLINA QUALQUER RESPONSABILIDADE POR UTILIZAÇÕES DIFERENTES DAS INDICADAS.
NÃO DEIXE OS RESÍDUOS DA EMBALAGEM SEM VIGILÂNCIA NO AMBIENTE DOMÉSTICO. SEPARE OS VÁRIOS MATERIAIS NÃO UTILIZÁVEIS PROVENIENTES DA EMBALAGEM E ENTREGUE-OS AO CENTRO DE RECOLHA SELECTIVA MAIS PRÓXIMO.
É OBRIGATÓRIO QUE O APARELHO TENHA A LIGAÇÃO DE TERRA DE ACORDO COM AS MODALIDADES PREVISTAS PELAS NORMAS DE SEGURANÇA DA INSTALAÇÃO ELÉCTRICA.
SE A LIGAÇÃO À REDE ELÉCTRICA FOR FEITA COM TOMADA E FICHA, AMBAS DEVEM SER DO MESMO TIPO E DEVERÃO SER LIGADAS AO CABO DE ALIMENTAÇÃO EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR. NUNCA DESLIGUE A FICHA PUXANDO-A PELO CABO.
NÃO OBSTRUA AS ABERTURAS DE VENTILAÇÃO OU DE ELIMINAÇÃO DO CALOR.
LOGO DEPOIS DA INSTALAÇÃO, FAÇA UM RÁPIDO CONTROLO FUNCIONAL DO FORNO, SEGUINDO AS INSTRUÇÕES FORNECIDAS NAS PRÓXIMAS PÁGINAS. SE O APARELHO NÃO FUNCIONAR, DESLIGUE-O DA REDE ELÉCTRICA E CONTACTE O CENTRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA MAIS PRÓXIMO. NUNCA TENTE REPARAR O APARELHO AUTONOMAMENTE.
TODAS AS VEZES QUE TERMINAR A UTILIZAÇÃO DO FORNO, VERIFIQUE SEMPRE SE OS BOTÕES DE COMANDO ESTÃO NA POSIÇÃO 0 (DESLIGADA).
111
Apresentação
NUNCA INTRODUZA OBJECTOS INFLAMÁVEIS NO FORNO: NO CASO DE SER ACESO ACIDENTALMENTE PODERIA DESENCADEAR-SE UM INCÊNDIO.
O APARELHO AQUECE MUITO DURANTE A UTILIZAÇÃO. PARA QUALQUER OPERAÇÃO É ACONSELHÁVEL UTILIZAR LUVAS TÉRMICAS ESPECIAIS RESISTENTES AO CALOR.
A CHAPA DE IDENTIFICAÇÃO QUE CONTÉM OS DADOS TÉCNICOS, O NÚMERO DE SÉRIE E A MARCAÇÃO, ESTÁ POSICIONADA DE MANEIRA BEM VISÍVEL NA TRASEIRA DO FORNO.
ESTA CHAPA DE CARACTERÍSTICAS NUNCA DEVERÁ SER REMOVIDA.
O APARELHO DESTINA-SE A UM USO PROFISSIONAL POR PARTE DE PESSOAS COM A DEVIDA FORMAÇÃO. NÃO PERMITA QUE AS CRIANÇAS
SE APROXIMEM DELE OU QUE O UTILIZEM PARA AS SUAS BRINCADEIRAS.
A DUREZA DA ÁGUA PARA AS COZEDURAS A VAPOR NÃO DEVE SER SUPERIOR A 10-11°F. UTILIZE ÁGUA DE TORNEIRA TRATADA COM UM SISTEMA DEPURADOR/ABRANDADOR DE DUREZA.
O FORNO FOI DIMENSIONADO PARA UMA CARGA MÁXIMA DE 7 KG.
ESTE APARELHO DISPÕE DA MARCA DE CONFORMIDADE NOS TERMOS DA DIRECTIVA EUROPEIA 2002/96/CE RELATIVA AOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS (REEE). ESTA DIRECTIVA DEFINE AS NORMAS PARA A RECOLHA E RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS VÁLIDAS EM TODO O TERRITÓRIO DA UNIÃO EUROPEIA.
ANTES DE PÔR O APARELHO A FUNCIONAR, É OBRIGATÓRIO REMOVER TODAS AS ETIQUETAS E PELÍCULAS PROTECTORAS QUE TENHAM SIDO APLICADAS DENTRO OU FORA DELE.
O fabricante declina qualquer responsabilidade por eventuais ferimentos em pessoas ou danos em objectos provocados pelo não cumprimento das normas supracitadas ou pela modificação de qualquer peça do aparelho e pela utilização de peças sobresselentes não originais.
112
Instruções para o instalador

2. INSTALAÇÃO DO FORNO

O forno deve ser instalado sobre uma bancada de trabalho horizontal em posição livre. A distância da parede traseira deverá possibilitar um acesso fácil ao quadro de bornes para permitir a ligação do cabo de alimentação. A instalação deve ser feita por um técnico qualificado e de acordo com as DIRECTIVAS CEE actualmente em vigor.

2.1 Ligação eléctrica

Certifique-se de que a tensão e o dimensionamento da linha de alimentação correspondam às características indicadas na chapa fixada na traseira do forno. Esta chapa de características nunca deverá ser removida.
O forno está equipado com cabo de três pólos H07RN-F para o funcionamento a 220-240V. Para funcionamentos a 380- 415V2N ou 380-415V3N, o cabo de alimentação deve ser substituído e a ligação ao quadro de bornes deve ser modificada. O quadro de bornes é acessível removendo a portinhola situada na traseira do forno.
O cabo fornecido com o aparelho é de três pólos 3 x 4 mm2 tipo H07RN-F. Para funcionamentos a 380-415V2N∼ ou
380-415V3N∼, é preciso substituir o cabo
por um de tipo H07RN-F. A secção dos fios do novo cabo não deverá ser inferior a 2,5­1,5 mm2 (4 x 2,5 mm2 - 5 x 1,5 mm2), sendo importante lembrar que a extremidade a ligar ao forno deverá ter o fio de terra (amarelo-verde) pelo menos 20 mm mais comprido.
113
Instruções para o instalador
Se a ligação à rede eléctrica for feita com tomada e ficha, ela deverá ser completada com uma ficha de três pólos de capacidade adequada (25A) ou, para funcionamentos a 380-415V2N ou 380-415V3N, com uma ficha de cinco pólos (16A). A ficha e a tomada de parede têm de ser do mesmo tipo (em conformidade com as normas CEI). Verifique se a linha de alimentação tem uma ligação à terra adequada. Evite usar reduções, adaptadores ou derivações.
Se o aparelho for ligado à rede eléctrica de maneira permanente, é necessário montar na linha de alimentação um dispositivo de interrupção omnipolar com distância mínima de abertura entre os contactos de 3 mm, situado numa posição facilmente acessível e próxima do aparelho.
ATENÇÃO! Se a tensão de fase descer abaixo de 190 Vca o forno pode ter uma quebra de rendimento, não devida ao produto em si.
114
Instruções para o instalador
2.2 Termóstato de segurança
O forno está equipado com um dispositivo de segurança que intervém se ocorrerem graves problemas de funcionamento. Para rearmar o dispositivo de segurança é preciso contactar o serviço de assistência técnica.
O fabricante declina qualquer responsabilidade por eventuais ferimentos em pessoas ou danos em objectos provocados pelo não cumprimento das normas supracitadas ou pela modificação de qualquer peça do aparelho.

2.3 Nivelamento

Faça o nivelamento do forno relativamente à superfície de apoio ajustando os quatro pés reguláveis. Para efectuar a afinação, desaperte a contraporca e desatarraxe o pé de apoio. A excursão do parafuso de regulação é de 10 mm.

2.4 Ligação à rede hídrica

Ligue a entrada da água, situada na traseira do aparelho, a uma conexão de água com boca roscada de ¾ gás, tendo o cuidado de as atarraxar firmemente ao tubo. Se a tubagem da água for nova ou se ficou desactivada durante muito tempo, antes de proceder à ligação certifique-se de que a água saia limpa e sem impurezas, deixando-a escoar por algum tempo. Sem esta precaução há o risco de a entrada da água ficar obstruída, o que iria provocar danos no aparelho.
Recomendamos alimentar o forno com uma pressão de água entre: mín. 50 kPa e máx. 500 kPa.

2.5 Tubo de descarga do vapor

Na traseira do forno está presente um tubo para descarregar o vapor produzido durante a cozedura. Este tubo deve ser deixado totalmente desobstruído. Evite esmagá-lo.
115
Loading...
+ 11 hidden pages