Skil 2255 User Manual

0 (0)

Manual de instruções

Manual de instrucciones

Operating instructions

2255

2355

2455

Atenção! Leia antes de usar. ¡Atención! Lea antes de usar. Attention! Read before using

skil_2255/2355/2455

1

 

 

6/22/04, 18:01

 

 

 

 

 

4

3 2 1

A

2

skil_2255/2355/2455

2

 

 

6/22/04, 18:01

 

 

 

 

 

Skil 2255 User Manual

B

C

D

 

E

 

F

 

 

5

 

 

1

3

 

 

skil_2255/2355/2455

3

6/22/04, 18:01

Dados técnicos

Furadeira / parafusadeira sem fio

 

 

 

Modelo

2255

2355

2455

Nº de tipo

F 012 225 5..

F 012 235 5..

F 012 245 5..

Conjunto de bateria [V]

9,6

12

14,4

Tempo de carga [h]

3

3

3

Rotação por minuto [min–1]

0-550

0-550

0-550

Torque [Nm]

7

9

11

Mandril [mm]

10

10

10

Aço [mm]

6

6

6

Capacidades máx.

18

20

25

Madeira [mm]

Parafusos [mm]

5

5

5

Peso aprox. (s/ acess.) [kg]

1,5

1,5

1,6

Classe de proteção

/ II

/ II

/ II

Elementos de máquina

1 Interruptor para ligar/desligar e regulagem da velocidade

2 Comutador para inverter o sentido de rotação

3Mandril sem chave

4 Anel para ajuste do torque

Utilização de acordo com as disposições

A máquina foi projetada para furar em madeira, metal, cerâmica e plástico; máquinas com regulagem eletrônica de velocidade e rotação à direita/esquerda também são apropriadas para parafusar/desparafusar.

Instruções de segurança

AVISO! Leia todas as instruções. Falha no cumprimento de todas as instruções listadas abaixo pode resultar em choque elétrico, fogo e/ou em ferimento sério. O termo “ferramenta” em todos os avisos listados abaixo referese a ferramenta alimentada através de seu cabo ou a ferramenta operada a bateria (sem cabo).

GUARDE ESTAS INSTRUÇÕES

1. Área de trabalho

a)Mantenha a área de trabalho limpa e iluminada. As áreas desorganizadas e escuras são um convite aos acidentes.

b)Não opere ferramentas em atmosferas explosivas, como na presença de líquidos inflamáveis, gases ou poeira. As ferramentas criam faíscas que podem inflamar a poeira ou os vapores.

c)Mantenha crianças e visitantes afastados ao operar uma ferramenta. As distrações podem fazer você perder o controle.

2. Segurança elétrica

a)Os plugues da ferramenta devem ser compatíveis com as tomadas. Nunca modifique o plugue. Não use nenhum plugue adaptador com as ferramentas aterradas.

Os plugues sem modificações aliados à utilização de tomadas compatíveis reduzirão o risco de choque elétrico.

b)Evite o contato do corpo com superfícies ligadas ao fio terra ou aterradas, tais como tubulações, radiado-

res, fogões e refrigeradores. Há um aumento no risco de choque elétrico se seu corpo for ligado ao fio terra ou aterramento.

c)Não exponha a ferramenta à chuva ou à condições úmidas. A água entrando na ferramenta aumentará o risco de choque elétrico.

d)Não force o cabo elétrico. Nunca use o cabo elétrico para carregar, puxar ou para desconectar a ferramenta da tomada. Mantenha o cabo elétrico longe do calor, óleo, bordas afiadas ou das partes em movimento. Os cabos danificados ou emaranhados aumentam o risco de choque elétrico.

e)Ao operar uma ferramenta ao ar livre, use um cabo de extensão apropriado para uso ao ar livre. O uso de um cabo apropriado ao ar livre reduz o risco de choque elétrico.

3. Segurança pessoal

a)Fique atento, olhe o que você está fazendo e use o bom senso ao operar uma ferramenta. Não use a ferramenta quando você estiver cansado ou sob a influência de drogas, álcool ou de medicamentos. Um momento de desatenção enquanto opera uma ferramenta pode resultar em grave ferimento pessoal.

b)Use equipamentos de segurança. Sempre use óculos de segurança. Equipamentos de segurança como máscara contra poeira, sapatos de segurança antiderrapantes, capacete de segurança ou protetor auricular usados em condições apropriadas reduzirão os ferimentos pessoais.

c)Evite acidente inicial. Assegure-se de que o interruptor está na posição “desligado” antes de conectar o plugue na tomada. Carregar a ferramenta com seu dedo no interruptor ou conectar a ferramenta que apresenta o interruptor na posição “ligado” são um convite a acidentes.

d)Remova qualquer chave de ajuste antes de ligar a ferramenta. Uma chave de boca ou de ajuste unida a uma parte rotativa da ferramenta pode resultar em ferimento pessoal.

e)Não force além do limite. Mantenha o apoio e o equilíbrio adequado todas as vezes que utilizar a ferramen-

4

skil_2255/2355/2455

4

 

 

6/22/04, 18:01

 

 

 

 

 

ta. Isso permite melhor controle da ferramenta em situações inesperadas.

f)Vista-se apropriadamente. Não use roupas demasiadamente largas ou jóias. Mantenha seus cabelos, roupas e luvas longe das peças móveis. A roupa folgada, jóias ou cabelos longos podem ser presos pelas partes em movimento.

g)Se os dispositivos são fornecidos com conexão para extração e coleta de pó, assegure que estes estão conectados e usados corretamente. O uso destes dispositivos pode reduzir riscos relacionados a poeira.

4. Uso e cuidados com a ferramenta

a)Não sobrecarregue a ferramenta. Use a ferramenta correta para sua aplicação. A ferramenta correta fará o trabalho melhor e mais seguro se utilizada para aquilo que foi projetada.

b)Não use a ferramenta se o interruptor não ligar e desligar. Qualquer ferramenta que não pode ser controlada com o interruptor é perigosa e deve ser reparada.

c)Desconecte o plugue da tomada antes de fazer qualquer tipo de ajuste, mudança de acessórios ou armazenamento de ferramentas. Tais medidas preventivas de segurança reduzem o risco de se ligar a ferramenta acidentalmente.

d)Guarde as ferramentas fora do alcance das crianças e não permita que pessoas não familiarizadas com a ferramenta ou com estas instruções operem a ferramenta. As ferramentas são perigosas nas mãos de usuários não treinados.

e)Manutenção das ferramentas. Cheque o desalinhamento ou coesão das partes móveis, rachaduras e qualquer outra condição que possa afetar a operação da ferramenta. Se danificada, a ferramenta deve ser reparada antes do uso. Muitos acidentes são causados pela insuficiente manutenção das ferramentas.

f)Mantenha ferramentas de corte afiadas e limpas. A manutenção apropriada das ferramentas de corte com lâminas afiadas reduz a possibilidade de emperramento e facilita seu controle.

g)Use a ferramenta, acessórios, suas partes etc., de acordo com as instruções e da maneira designada para o tipo particular da ferramenta, levando em consideração as condições e o trabalho a ser desempenhado. O uso da ferramenta em operações diferentes das designadas pode resultar em situações de risco.

5. Uso e tratamento de ferramenta com bateria

a)Assegure-se de que a ferramenta esteja desligada, antes de introduzir a bateria. A introdução de uma bateria numa ferramenta elétrica que esteja com o interruptor pressionado pode ocasionar acidentes.

b)Para recarregar as baterias utilizar apenas os carregadores recomendados pelo fabricante. Um carregador que é apropriado para um tipo de bateria, pode causar um incêndio se for utilizado para carregar outras baterias.

c)Utilize nas ferramentas elétricas apenas as baterias previstas. A utilização de outras baterias pode levar a lesões e riscos de incêndio.

d)Quando a bateria não estiver em uso, mantenha-a afastada de outros objetos de metal, como por exemplo clips, moedas, chaves, pregos, parafusos, ou outros

5

skil_2255/2355/2455 5

pequenos objetos metálicos que possam ligar em curto os contatos.Um curto-circuito entre os contatos da bateria pode causar queimaduras ou incêndio.

e)Aplicações inadequadas podem provocar fugas do líquido da bateria. Evite o contato com este líquido. No caso de um contato acidental, lave imediatamente com água limpa. Se o líquido entrar em contato com os olhos, procure auxílio médico. O líquido que escapa da bateria pode levar a irritações ou queimaduras da pele.

6. Reparos

a)Tenha sua ferramenta reparada por uma assistência técnica autorizada que somente usa peças originais. Isso garantirá que a segurança da ferramenta seja mantida.

Instruções de segurança para furadeiras/

parafusadeiras sem fio

Leia e guarde este manual de instruções.

Evite danificar a ferramenta em superfícies com pregos ou parafusos; remova-os antes de começar a trabalhar.

Verifique a voltagem na placa da ferramenta/carregador/ bateria.

Em caso de anomalias elétricas ou mecânicas, desligue imediatamente a ferramenta ou desligue o carregador da fonte de corrente.

A SKIL só pode garantir um funcionamento perfeito da ferramenta, quando utilizada com os acessórios originais.

Antes de usar um acessório, certifique-se de que as rotações deste são compatíveis com as da ferramenta.

Esta ferramenta não deverá ser manuseada por pessoas com idade inferior a 16 anos.

Atenção para não furar ou aparafusar em áreas onde possa haver fios elétricos.

Não acione o interruptor enquanto estiver trocando de

acessórios ou quando transportar a ferramenta.

CARGA/BATERIAS

Recarregue a bateria só com o carregador que é fornecido com a ferramenta.

Não toque nos terminais do carregador.

Não exponha a ferramenta/carregador/bateria à chuva.

Nunca carregue a bateria ao ar livre.

Guarde a ferramenta/carregador/bateria em locais onde a temperatura não exceda 40 ºC ou fique abaixo de 0 ºC.

As baterias podem explodir com o fogo, portanto não exponha a bateria ao fogo por motivo nenhum.

Quando danificadas, com muito uso ou sujeitas a temperaturas extremas, as baterias poderão começar a vazar:

-Se esse líquido entrar em contato com a pele, lave imediatamente com sabão e água e, em seguida com sumo de limão ou vinagre.

-Se o líquido entrar em contato com os olhos, lave-os com água limpa durante pelo menos 10 minutos e consulte imediatamente o médico.

Quando a bateria não estiver na ferramenta ou no carregador, deve ser mantida afastada de pregos, parafusos, chaves, etc., de modo a evitar curtos-circuitos.

Não utilize o carregador se estiver danificado; leve-o a uma Assistência Técnica autorizada SKIL para realizar um teste.

Não utilize o carregador caso o fio ou tomada estejam danificados; o fio e a tomada deverão ser imediatamente substituidos numa Assistência Técnica autorizada SKIL.

Não utilize baterias danificadas, elas devem ser substituídas imediatamente.

Não desmonte o carregador ou a bateria.

Não tente recarregar baterias não recarregáveis com o carregador.

6/22/04, 18:01

Loading...
+ 9 hidden pages