Sharp GX18 User Manual [pt]

Declaração de conformidade
Sharp Telecommunications of Europe Limited declara que este GX18 está conforme com os requisitos essenciais e outras disposições da Directiva 1999/5/CE. Pode obter-se uma cópia da declaração de conformidade original na Internet, em: http://www.sharp-mobile.com
Sharp Telecommunications of Europe Ltd. Azure House, Bagshot Road, Bracknell, Berkshire RG12 7QY UK
http://www.sharp-mobile.com
Introdução
Parabéns e obrigado por preferir o GX18.
Sobre este Guia do Utilizador
Este Guia do Utilizador foi elaborado com todo o cuidado para ajudá-lo a conhecer as características e o funcionamento do seu telefone de forma rápida e eficiente.
AVISO
Recomendamos vivamente que guarde sempre registos
• escritos em separado relativamente a todos os dados importantes. Praticamente todos os produtos de memória electrónica podem, em determinadas circunstâncias, registar perdas ou alterações de dados. Por esse motivo, não assumimos qualquer responsabilidade pela perda de dados ou pela inutilização dos mesmos, independentemente da forma, quer em resultado de utilização indevida, reparações, a nomalias, substituição de bateria, utilização depois de a data de validade da bateria ter expirado, quer em resultado de qualquer outro factor.
• Não assumimos qualquer responsabilidade, directa ou indirecta, por prejuízos financeiros ou queixas levantadas por terceiros que resultem da utilização deste produto e respectivas funções, como por exemplo roubo de números de cartões de crédito, perda ou alteração de dados guardados, etc.
• Todos os nomes de empresas e/ou produtos são marcas e/ou marcas registadas dos respectivos detentores.
• Os ecrãs mostrados nas ilustrações utilizadas neste Guia do Utilizador podem ser diferentes dos reais.
• As informações descritas neste Guia do Utilizador estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.
• As funções descritas neste Guia do Utilizador po dem não ser suportadas por todas as redes.
• Não assumimos qualquer responsabilidade por conteúdos, informação, etc. descarregados da rede.
• Ocasionalmente podem surgir no ecrã alguns pixels pretos ou claros. Este facto não terá qualquer impacto nas funções ou no desempenho do equipamento.
Direitos de propriedade intelectual
De acordo com as leis de Copyright, a reprodução, alteração e utilização de material protegido por Copyright (música, imagens, etc.) são autorizadas apenas se destinadas a utilização pessoal ou privada. Se o utilizador não possuir direitos de autor mais alargados ou não tiver recebido autorização explícita do detentor de Copyright para reproduzir, alterar ou utilizar uma cópia efectuada ou alterada desta forma, isso é entendido como violação das leis de Copyright, dando ao detentor de Copy right o direito de exigir indemnizações. Por esta razão, evite a utilização ilegal de material protegido por Copyright.
Windows é uma marca registada de Microsoft Corpora tion nos Estados Unidos e/ou outros países.
Introdução 1
Powered by JBlend™ Copyright 1997­2008 Aplix Corporation. All rights reserved. JBlend and all JBlend-based trademarks and logos are trademarks or registered trademarks of Aplix Corporation in Japan and other countries.
Licensed by Inter Digital Technology Corporation under one or more of the following United States Patents and/or their domestic or foreign counterparts and other patents pend­ing, including U.S. Patents: 4,675,863: 4,779,262: 4,785,450 & 4,811,420.
T9 Text Input is licensed under one or more of the following: U.S. Pat. Nos. 5,818,437, 5,953,541, 5,187,480, 5,945,928, and 6,011,554; Australian Pat. No. 727539; Canadian Pat. No. 1,331,057; United Kingdom Pat. No. 2238414B; Hong Kong Standard Pat. No. HK0940329; Republic of Singapore Pat. No. 51383; Euro. Pat. No. 0 842 463 (96927260.8) DE/ DK, FI, FR, IT, NL,PT.ES,SE,GB; Republic of Korea Pat. Nos. KR201211B1 and KR226206B1; and additional patents are pending worldwide.
Bluetooth is a trademark of the Bluetooth SIG, Inc.
The Bluetooth word mark and logos are owned by the Bluetooth SIG, Inc. and any use of such marks by Sharp is under license. Other trademarks and trade names are those of their respective owners.
CP8 PATENT
2 Introdução
Este produto está licenciado ao abrigo da MPEG-4 Visual Patent Portfolio License para utilização pessoal e não comercial por um consumidor para (i) codificação de vídeo compatível com a MPEG-4 Video Standard (“MPEG-4 Video”) e/ou (ii) descodificação de MPEG-4 Video codificado por um consumidor numa actividade pessoal e não comercial e/ou obtido através de um fornecedor de vídeo licenciado. Não há nenhuma licença concedida ou implícita para qualquer outra utilização. Pode obter informações adicionais na MPEG LA. Consulte http://www.mpegla.com.
Este produto está licenciado ao abrigo da MPEG-4 Systems Patent Portfolio License para codificação compatível com a MPEG-4 Systems Standard, salvaguardando-se a necessidade de uma licença adicional e pagamento de royalties para a codificação no que se refere a (i) dados armazenados ou copiados em suportes físicos pagos título a título e/ou (ii) dados pagos título a título e transmitidos a um utilizador final para armazenamento e/ou utilização permanente. Tal licença adicional pode ser obtida na MPEG LA, LLC. Consulte http://www.mpegla.com para obter mais informações.
Funções e serviços úteis
O seu telefone oferece-lhe as seguintes funções:
• Uma câmara digital incorporada para tirar fotografias e Video Clips.
• Uma função de mensagens para ler e criar mensagens SMS.
• MMS (Serviço de mensagens multimédia) para personalizar o seu telefone de várias formas.
• Um Browser WAP para aceder a informação na internet móvel.
• Aplicações Java™. Pode também descarregar diversas aplicações a partir da Vodafone através da internet móvel.
• Email para enviar textos até 2000 caracteres e receber mensagens com anexos.
• Uma função Gravador de voz para gravar e reproduzir Voice Clips.
• Uma interface de tecnologia sem fios Bluetooth estabelecer contacto com determinados dispositivos e transmitir dados. Pode transmitir fotografias, sons e Video Clips para telefones que funcionem por OBEX.
• Uma função de sincronização de dados para sincronizar registos da Lista de Contactos e itens agendados com o Microsoft Outlook ou Outlook Express num PC.
• Um Schedule Alarm para criar e enviar itens agendados com definições de alarme.
®
para
Introdução 3
PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA
O seu telefone respeita as normas internacionais desde que seja utilizado em condições normais e de acordo com as seguintes instruções.
A Sharp e a Vodafone não aceitam qualquer responsabilidade por danos que possam surgir em resultado de utilização indevida ou contrária às instruções aqui contidas.
Leia as secções das informações de segurança deste Guia do utilizador nas páginas 4 a 13.
Durante a condução, não utilize o telemóvel sem um kit mãos-livres. De acordo com a legislação em vigor, a utilização durante a condução de telemóveis dotados de dois auriculares é proibida, mesmo no caso de o condutor utilizar apenas um dos dois auriculares (art. 84º do Código da Estrada - disponível no site da Direcção Geral de Viação).
No que se refere ao funcionamento junto ao corpo mantenha o telefone a uma distância mínima de 1,5 cm.
As peças pequenas podem provocar choques eléctricos.
Este dispositivo pode produzir um som forte.
Afaste-o de pacemakers e outros dispositivos médicos pessoais.
Desligue o telefone nos hospitais e instalações médicas quando houver instruções para o fazer.
4 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA
Desligue o telefone nos aviões e aeroportos quando houver instruções para o fazer.
Desligue o telefone em atmosferas explosivas.
Não utilize o telefone enquanto reabastece o veículo de combustível.
Este dispositivo pode produzir uma luz brilhante ou intermitente. (* A função de luz intermitente não está disponível em todos os produtos.)
Não queime o telefone quando se desfizer dele.
Evite o contacto com suportes magnéticos.
Evite temperaturas demasiado altas ou baixas.
Evite o contacto com líquidos, mantenha o telefone seco.
Não tente desmontar o telefone.
Não confie unicamente no telefone para comunicações de emergência.
Utilize apenas acessórios aprovados.
EXPOSIÇÃO A RADIOFREQUÊNCIAS (RF)
Declaração geral sobre energia de radiofrequências
O telefone tem um transmissor e um receptor. Quando está ligado recebe e transmite energia de radiofrequências. Quando utiliza o telefone para comunicar, o sistema que gere as chamadas controla o nível de energia da transmissão.
Taxa de absorção específica (SAR)
O telemóvel é um transmissor e receptor de rádio. Foi concebido para não exceder os limites da exposição às ondas electromagnéticas recomendadas pelas directivas internacionais. Estas directivas foram elaboradas pelo organismo científico independente ICNIRP e estabelecem margens de segurança destinadas a garantir a protecção de todas as pessoas independentemente da idade ou estado de saúde.
As directivas utilizam uma unidade de medida conhecida por SAR (Taxa de absorção específica). O limite SAR para telemóveis é de 2 W/kg e o valor SAR mais alto deste telemóvel quando testado no ouvido foi de 0,977 W/kg*. Como os telemóveis oferecem uma gama variada de funções, podem ser utilizados noutras posições, por exemplo, no corpo, como descrito neste manual do utilizador**. Nesse caso, o valor mais alto de SAR testado é de 1,63 W/kg.
Como o valor SAR é medido utilizando a potência máxima de transmissão dos equipamentos o valor SAR real deste telemóvel durante o funcionamento está abaixo do valor indicado acima. Isto deve-se às alterações automáticas do nível de potência do telemóvel que garantem que é utilizada apenas a potência mínima necessária para comunicação com a rede.
* Os testes são efectuados de acordo com as directivas
internacionais de teste.
** Consulte a secção abaixo, para obter informações
sobre a utilização junto ao corpo.
Utilização junto ao corpo
Informações de segurança importantes relativas à exposição a energia de radiofrequências (RF):
• Para garantir a conformidade com as directivas sobre exposição a radiofrequências deve utilizar o telefone a uma distância mínima de 1,5 cm do corpo.
• O não cumprimento destas instruções, pode provocar uma exposição a radiofrequências superior aos limites indicados na directiva.
PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 5
Limitar a exposição a campos de radiofrequência (RF)
A Organização Mundial de Saúde (WHO) dá o conselho seguinte a quem se preocupa em reduzir a sua exposição aos campos de radiofrequência:
• Medidas de precaução: Esta informação científica não indica a necessidade de precauções especiais para utilização de telemóveis. Os que estiverem preocupados em reduzir a sua exposição e a dos seus filhos à energia de radiofrequência, podem fazê-lo limitando a duração das chamadas ou utilizando um equipamento ‘mãos-livres’ para afastar o telemóvel da cabeça e do corpo.
• Para mais informações, os leitores devem consultar: http://www.who.int/
INFORMAÇÃO SOBRE ELIMINAÇÃO DE PRODUTOS
6 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA
Atenção: O seu produto está identificado com este
símbolo. Significa que os produtos eléctricos e electrónicos não devem ser misturados com o lixo doméstico comum. Existe um sistema de recolhas específico para estes produtos.
A. Informações sobre a Eliminação de
Produtos para os Utilizadores (particulares)
1. Na União Europeia
Atenção: Se quiser eliminar este equipamento, não o
deve fazer juntamente com o lixo doméstico comum!
O equipamento eléctrico e electrónico deve ser tratado separadamente e ao abrigo da legislação aplicável que obriga a um tratamento, recuperação e reciclagem adequados de equipamentos eléctricos e electrónicos usados.
Após a implementação desta legislação por parte dos Estados-membros, todos os cidadãos residentes na União Europeia poderão entregar o seu equipamento eléctrico e electrónico usado em estações de recolha específicas a título gratuito*. Em alguns países* o seu revendedor local também pode recolher o seu equipamento usado a título gratuito na compra de um novo equipamento.
*) Contacte as entidades locais para mais informações.
Se o seu equipamento eléctrico e electrónico usado funcionar a pilhas ou baterias, deverá eliminá-las em separado, conforme a legislação local, e antes de entregar o seu equipamento.
Ao eliminar este produto correctamente estará a contribuir para que o lixo seja submetido aos processos de tratamento, recuperação e reciclagem adequados. Desta forma é possível evitar os efeitos nocivos que o tratamento inadequado do lixo poderia provocar no ambiente e na saúde.
2. Nos países fora da UE
Se quiser eliminar este produto, contacte as entidades locais e informe-se sobre o método correcto para proceder à sua eliminação.
Na Suíça: O equipamento eléctrico e electrónico é
B. Informações sobre a Eliminação de
1. Na União Europeia
Se o produto for usado para fins comerciais e quiser eliminá-lo:
aceite, a título gratuito, em qualquer revendedor, mesmo que não tenha adquirido um novo produto. Poderá encontrar uma lista das estações de recolha destes equipamentos na página da Web www.swico.ch ou www.sens.ch.
Produtos para Utilizadores-Empresas.
Contacte o seu revendedor SHARP que irá informá-lo sobre a melhor forma de eliminar o produto. Poderá ter de pagar as despesas resultantes da recolha e reciclagem do produto. Alguns produtos mais pequenos (e em pequenas quantidades) poderão ser recolhidos pelas estações locais.
Em Espanha: Contacte o sistema de recolhas público ou
2. Nos Países fora da UE
Se quiser desfazer-se deste produto, contacte as entidades locais e informe-se sobre o método correcto para proceder à sua eliminação.
as entidades locais para mais informações sobre a recolha de produtos usados.
DISTRACÇÕES
Condução
Para reduzir o risco de acidente evite todas as distracções enquanto conduz. A utilização do telefone durante a condução (mesmo que esteja a utilizar um kit mãos livres) provoca distracções e pode causar um acidente. Respeite os regulamentos e legislação locais que restringem o uso de dispositivos sem fios durante a condução.
Manobrar máquinas
Quando manobrar máquinas evite todas as distracções, para reduzir o risco de acidente.
PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 7
MANUSEAMENTO DO PRODUTO
Declaração geral sobre manuseamento e utilização
O utilizador é o único responsável pela forma como utiliza o telefone e as consequências que daí possam advir.
• Deve desligar o telefone sempre que a utilização respectiva seja proibida. A utilização do telefone está sujeita às medidas de segurança destinadas a proteger os utilizadores e o ambiente.
• Trate sempre o telefone e os acessórios respectivos com cuidado e guarde-o num site limpo e sem pó.
• Não aproxime o telefone ou os acessórios de chamas, cigarros acesos, etc.
• Não molhe o telefone nem os acessórios e não o coloque em locais muito húmidos.
• Não tente dobrar o telemóvel ou os seus acessórios nem os atire ou deixe cair.
• Não limpe o dispositivo ou os acessórios com químicos agressivos, solventes ou aerossóis.
• Não pinte o telemóvel nem os acessórios.
• Não tente desmontar o telemóvel nem os acessórios. A desmontagem só pode ser efectuada por técnicos autorizados.
• Informe-se dos regulamentos locais sobre a eliminação de produtos electrónicos.
8 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA
• Não coloque o seu telefone no bolso de trás das calças, pois poderá parti-lo quando se sentar.
Crianças pequenas
Não deixe o telefone e os acessórios ao alcance de crianças pequenas nem as deixe brincar com eles.
Podem ferir-se a elas ou aos outros bem como danificar acidentalmente o telefone.
O telefone tem peças pequenas e afiadas que podem provocar ferimentos ou desprender-se e causar um choque eléctrico.
Desmagnetização
Para evitar o risco de desmagnetização, não deixe o telemóvel, durante muito tempo, perto de dispositivos electrónicos ou suportes magnéticos.
Descargas electrostáticas (ESD)
Não toque nos conectores de metal do cartão SIM.
Cuidados a ter com a antena
Não tape a parte de cima do telefone com a mão quando o utilizar pois pode prejudicar o funcionamento da antena interna. A qualidade da chamada pode ser afectada e o tempo de conversação e de posição de espera pode tornar-se mais reduzido, uma vez que o telemóvel tem de funcionar com uma potência superior à efectivamente necessária.
Posição de utilização normal
Quando fizer ou receber uma chamada, coloque o telefone junto ao ouvido com a parte inferior virada para a boca, como num telefone fixo.
Airbags
• Não coloque o telefone por cima dos airbags ou na zona de abertura dos mesmos.
• Guarde o telefone com segurança antes de começar a conduzir.
Ataques/Encadeamentos
Se o telefone tiver a capacidade de produzir luzes intermitentes brilhantes, tenha cuidado pois pode provocar ataques ou encadeamentos.
Lesões provocadas por movimentos repetitivos
Para minimizar o risco de RSI (Lesões por tensões repetitivas), quando enviar mensagens de texto ou jogar jogos no telemóvel:
• Não agarre no telefone com demasiada força.
• Prima levemente os botões.
Utilize as funções especiais do aparelho que minimizam o número de botões que é necessário premir, por exemplo, os modelos de mensagens e o texto pré-criado.
• Faça muitos intervalos para alongamentos e relaxamento.
Chamadas de emergência
Este telefone, como acontece com todos os telefones sem fios, funciona por sinais de rádio que não permitem garantir a ligação em todas as condições. Por isso, nunca confie unicamente nos telefones sem fios para comunicações de emergência.
Ruído forte
Este telefone é capaz de produzir ruídos fortes que podem provocar lesões auditivas.
Luz brilhante
Se o telefone tiver a capacidade de produzir uma luz brilhante, não o use muito perto dos olhos.
Aquecimento do telemóvel
O telemóvel pode aquecer durante a carga e utilização normal.
PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 9
SEGURANÇA ELÉCTRICA
Acessórios
• Utilize o seu telefone apenas com baterias, carregadores e acessórios recomendados pelo fabricante. O fabricante não aceita quaisquer responsabilidades por danos causados como consequência da utilização de outros carregadores, baterias ou acessórios.
• Antes de ligar o telefone a um computador pessoal ou a uma unidade periférica, leia com atenção o manual de funcionamento do outro dispositivo.
• Não toque nos terminais da bateria. As baterias podem causar danos, lesões ou queimaduras se um material condutor tocar nos terminais que estejam à vista. Quando retirar a bateria do telefone, cubra-a com um material não condutor para a manter e transportar de forma segura.
Ligação a um automóvel
A ligação de uma interface de telefone ao sistema eléctrico do veículo deve ser efectuada por um técnico qualificado.
10 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA
Produtos defeituosos ou danificados
• Não tente desmontar o telefone ou os seus acessórios.
• A assistência ou reparação do telemóvel ou acessórios só deve ser feita por técnicos qualificados.
• Se deixar cair o telefone ou os acessórios à água, os furar ou deixar cair não os utilize sem os enviar a um centro de assistência autorizado para verificação.
INTERFERÊNCIAS
Declaração geral sobre interferências
Tome cuidado quando utilizar o telemóvel perto de dispositivos médicos pessoais, como pacemakers e aparelhos auditivos.
Pacemakers
Os fabricantes de pacemakers recomendam que seja mantida uma distância mínima de 15 cm entre o telemóvel e o pacemaker para evitar possíveis interferências com o pacemaker. Para tal, utilize o telemóvel no ouvido oposto ao lado do pacemaker e não o transporte no bolso de cima do casaco.
Aparelhos auditivos
• As pessoas que utilizem aparelhos auditivos ou outros implantes auditivos podem sentir ruídos incomodativos quando utilizarem dispositivos sem fios ou se encontrarem perto de um.
• Como o nível de interferências depende do tipo de aparelho auditivo e da distância da fonte de interferências, se aumentar a separação entre eles pode reduzir as interferências. Também pode consultar o fabricante do dispositivo auditivo para obter informações sobre as alternativas.
Dispositivos médicos
Consulte o médico e o fabricante do dispositivo para saber se o funcionamento do telemóvel pode interferir com o funcionamento do dispositivo médico.
Hospitais
Desligue o dispositivo médico quando lhe for pedido que o faça em hospitais, clínicas ou centros de cuidados médicos. Estes pedidos destinam-se a evitar as possíveis interferências com equipamento médico sensível.
Aviões
Desligue o dispositivo sem fios sempre que lhe for pedido que o faça pelo pessoal do aeroporto ou da companhia aérea.
Interferência nos automóveis
Por causa das possíveis interferências no equipamento electrónico, alguns fabricantes de veículos proíbem o uso de telemóveis nos veículos excepto no caso da instalação incluir um kit mãos livres com uma antena externa.
PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 11
AMBIENTES EXPLOSIVOS
Estações de serviço e atmosferas explosivas
• Nos locais com atmosferas potencialmente explosivas, respeite todos os sinais que indicam que deve desligar os dispositivos sem fios, como o telemóvel ou outro equipamento de rádio.
• As áreas com atmosferas potencialmente explosivas incluem as áreas de abastecimento de combustível, por baixo dos decks nos barcos, instalações de armazenamento ou transferência de combustível ou produtos químicos, áreas em que o ar contenha químicos ou partículas, como pó de metal, grãos ou pó.
Áreas e dispositivos de detonação
Para evitar interferências com operações que envolvam explosões, desligue o telemóvel ou o dispositivo sem fios em áreas de explosões ou em locais onde exista indicação para “desligar rádios de duas vias ou dispositivos electrónicos”.
12 PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA
CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO
Bateria
A configuração de rede e a utilização do telefone
afectam o tempo de conversação e de espera.
A utilização de jogos ou da câmara contribui para que a carga da bateria se esgote mais rapidamente.
Quando surgir no visor a indicação de que deve
carregar a bateria, carregue a bateria assim que seja possível.
Se continuar a utilizar o telefone ignorando o alerta, o telefone pode deixar de funcionar e todos os dados e definições que tenha guardado podem perder-se.
• Antes de retirar a bateria do telefone, certifique-se que o telefone está desligado.
Depois de retirar a bateria usada, substitua-a por uma nova e carregue essa bateria o mais rapidamente possível.
A temperatura recomendada para a utilização e armazenamento de baterias é de aproximadamente 20 ºC.
• O desempenho das baterias é particularmente reduzido a temperaturas baixas, especialmente a temperaturas inferiores a 0 ºC e o telefone pode deixar de funcionar temporariamente, mesmo que a bateria tenha carga.
• A bateria pode ser carregada e descarregada centenas de vezes, mas a sua vida útil também chegará ao fim. Quando o tempo de autonomia (tempo de conversação e tempo de espera) se tornar visivelmente inferior ao normal, será altura de adquirir uma bateria nova.
RISCO DE EXPLOSÃO SE A BATERIA FOR SUBSTITUÍDA POR UMA
ELIMINE AS BATERIAS USADAS EM CONFORMIDADE COM AS INSTRUÇÕES
Consulte “Eliminação da bateria” na página 22.
Funcionamento da câmara
Estude os formatos dos ficheiros, a qualidade da imagem, etc. antecipadamente. As fotografias tiradas podem ser guardadas em formato JPEG.
Tenha cuidado para não mexer a mão enquanto estiver a tirar fotografias. Se existir qualquer movimento do telefone enquanto tira a fotografia, a fotografia pode ficar tremida. Enquanto estiver a tirar uma fotografia, segure o telefone com firmeza para evitar que exista qualquer movimento do mesmo, ou utilize o temporizador.
Limpe a tampa da lente antes de tirar uma fotografia. Impressões digitais, substâncias gordurosas e outras impurezas existentes na tampa da lente poderão impedi r uma boa focagem. Elimine quaisquer marcas desse género com um pano macio antes de tirar a fotografia.
Outros
À semelhança do que acontece com qualquer unidade de armazenamento electrónico, são várias as circunstâncias em que é possível perder ou danificar dados.
Se a bateria do telefone tiver estado separada do telefone durante algum tempo, ou se o telefone tiver sido reiniciado, é possível que o relógio e os dados do calendário tenham sido também reiniciados e colocados a zero. Numa situação dessas deverá acertar a data e a hora.
Utilize apenas os kits mãos-livres especificados (fornecidos ou opcionais). Algumas funções do telefone podem não funcionar se utilizar o kit mãos-livres não autorizado.
ATENÇÃO
BATERIA DE TIPO ERRADO,
CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO 13
Índice
Introdução .................................................... 1
Funções e serviços úteis .............................. 3
PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA ............... 4
EXPOSIÇÃO A RADIOFREQUÊNCIAS
(RF) ............................................................. 5
INFORMAÇÃO SOBRE ELIMINAÇÃO DE
PRODUTOS ................................................ 6
DISTRACÇÕES .......................................... 7
MANUSEAMENTO DO PRODUTO ........ 8
SEGURANÇA ELÉCTRICA .................... 10
INTERFERÊNCIAS ................................. 10
AMBIENTES EXPLOSIVOS ................... 12
CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO .................. 13
Lista das funções dos menus .................. 17
O seu telefone ........................................... 18
Acessórios ................................................. 18
Apresentação ............................................ 19
Inserir o cartão SIM e a bateria ................. 21
Carregar a bateria ...................................... 23
Ligar e desligar o seu telefone ................... 24
Bloqueio do teclado ................................... 25
14 Índice
Indicadores no visor ...................................25
Funções de navegação .............................27
Funções de Chamadas .............................28
Efectuar uma chamada ...............................28
Marcação rápida ........................................ 28
Remarcar ....................................................29
Atender uma chamada ............................... 29
Menu de funções a utilizar durante uma
chamada ..................................................... 30
Introduzir caracteres .................................34
Alterar o idioma de escrita .........................34
Alterar o método de introdução .................34
Utilizar Meus Modelos ..............................35
Utilizar o Menu ...........................................36
Contactos ...................................................37
Lista de Contactos .....................................37
Adicionar contacto ..................................... 38
Estado de memória ....................................40
Lista de marcação rápida ........................... 40
Enviar um registo da Lista de Contactos ...41
Receber um registo da Lista de
Contactos ...................................................41
Registo de chamadas ..................................41
Lista de marcação rápida ........................... 42
Avançadas .................................................42
Meus números ...........................................42
Contador de dados .....................................43
Tarifas da chamada ....................................43
Câmara ....................................................... 45
Tirar fotografia ...........................................45
Gravar vídeo ..............................................49
Mensagens ................................................. 52
MMS ..........................................................52
SMS ...........................................................56
Email ..........................................................59
Difusão celular ...........................................61
Vodafone live! ............................................ 62
Aceder ao Browser WAP ...........................62
Navegar numa página WAP ......................62
Meus items ................................................. 64
Minhas Imagens .........................................64
Vídeos ........................................................66
Meus Jogos ................................................67
Meus Toques ..............................................69
Meus Favoritos ...........................................70
Estado de memória .....................................71
Meus Jogos ................................................72
Mais downloads .........................................72
Jogos Guardados ........................................72
Definições ..................................................73
Info Java™ .................................................74
Aplicações ..................................................75
SIM Application .........................................75
Alarmes ......................................................75
Calculadora ................................................76
Gravador de voz .........................................77
Ajuda ..........................................................77
Calendário ..................................................78
Definições ..................................................81
Configurar o visor ......................................81
Toques ........................................................83
Perfis ..........................................................83
Conectividade .............................................87
Data&Hora .................................................89
Definições de chamadas .............................90
Alterar o idioma .........................................94
Índice 15
Rede .......................................................... 94
Segurança .................................................. 98
Repor os valores de fábrica ....................... 99
Ligar o GX18 ao seu PC .......................... 100
Requisitos do sistema .............................. 100
CAMagic Mobile ..................................... 100
Resolução de problemas ........................ 101
Índice remissivo ...................................... 103
16 Índice
Lista das funções dos menus
As funções do GX18 são indicadas de seguida. Consulte a página relevante para obter informações sobre cada função. O número correspondente a cada menu é utilizado para atalhos. Para mais informações, consulte página 36.
1 Meus Jogos
2 Vodafone live!
3 Aplicações
4 Mensagens
1 Mais downloads (p. 72) 2 Jogos Guardados (p. 72) 2 Gravar vídeo (p. 49) 3 Definições (p. 73) 4 Java™ Informação (p. 74) 2 Vídeos (p. 66) 1 Vodafone live! (p. 62) 3 Meus Jogos (p. 67) 2 Jogos 4 Meus Toques (p. 69) 3 Download Toques - 5 Favoritos (p. 70) 4 Minhas Imagens - 6 Estado memória (p. 71) 5 Notícias - 7 Calendário (p. 78) 6 Desporto - 7 Encontrar - 2 8 Chat - 3 Registo chamadas (p. 40) 9 Pesquisa - 4 Lista marc rápida (p. 40) 1 SIM Application 2 Alarmes (p. 75) 6 Meus Números (p. 42) 3 Calculadora (p. 76) 7 Contador de dados (p. 43) 4 Gravador de voz (p. 77) 5 Ajuda (p. 77) 1 Criar mensagem (p. 52, 56, 59) 2 Toques (p. 83) 2 MMS (p. 52) 3 Perfis (p. 83) 3 Mensagem de texto (p. 56) 4 Conectividade (p. 87) 4 Email (p. 59) 5 Data&Hora (p. 89) 5 Album Multim. - 6 Def. de chamadas (p. 90) 6 Vodafone mail - 7 Idioma (p. 94) 7 VF Messenger - 8 Rede (p. 94) 8 Difusão celular (p. 61) 9 Segurança (p. 98) 9 Info. Célula - 10 Repor val. fábrica (p. 99)
(p. 75) 5 Avançadas (p. 42)
*
5 Câmara
6 Meus items
8 Contactos
9 Definições
* Depende do conteúdo do cartão SIM.
1 Tirar fotografia (p. 45)
1 Minhas Imagens (p. 64)
1 Lista de Contactos (p. 37)
Adicionar novo contacto
8 Tarifas da chamada 1 Visor (p. 81)
(p. 38)
(p. 43)
*
Lista das funções dos menus 17
O seu telefone
Verifique cuidadosamente o indicado a seguir. O seu telefone deve vir acompanhado de:
• Telefone GSM 900/1800 GPRS
• Bateria Li-Ion recarregável
• Carregador de CA
• CD-ROM
• Guia do Utilizador
• Guia Rápido
Acessórios
• Bateria Li-Ion de substituição (XN-1BT18)
• Carregador do isqueiro (XN-1CL18)
• Carregador de CA (XN-1QC19)
• Kit mãos livres pessoal (XN-1ER18)
Os acessórios acima podem não estar disponíveis em todas as regiões. Para mais informações contacte o seu fornecedor.
18 O seu telefone
Apresentação
1
8
2
3
4
5
6
7
1. Auscultador
2. Teclas de navegação (Teclas de setas)
Setas para cima/para baixo:
a
/
b
9
10
11
12
Deslocam o cursor para seleccionar itens de menus, etc.
Apresentam registos da Lista de Contactos em modo de posição de espera. Os símbolos representam estas teclas ao longo do manual.
a
e b
13
14
15
:
Seta para a esquerda:
c
Seta para a direita: Apresenta a lista de Imagens
d
3. Tecla central
16
Apresenta a lista de Jogos Guardados no modo de posição de espera. O símbolo c representa esta tecla ao longo do manual.
Guardadas no modo de posição de espera. O símbolo tecla ao longo do manual.
:
Apresenta o Menu principal no modo de posição de espera e executa as funções.
d
representa esta
Apresentação 19
4. Botão de toque esquerdo
A
5. Tecla Enviar
D
6. Tecla Voice Mail:
G
7. Tecla */Shift:
P
8. Visor
9.
Botão de toque direito:Executa a função que aparece
C
10. Botão Terminar e Ligar/Desligar:
F
:
11. Teclado
20 Apresentação
:
Executa a função que aparece na parte inferior esquerda do ecrã. Faz ou aceita chamadas, apresenta o registo de chamadas no modo de posição de espera. Prima esta tecla e mantenha-a premida para ligar para o centro de Voice Mail automaticamente. (Depende do cartão SIM.) Alterna os caracteres entre quatro modos: Abc, ABC, 123 e abc.
na parte inferior direita do ecrã. Utilizada para aceder a “Vodafone live!” abrindo o Browser em modo de posição de espera.
Termina uma chamada, liga/ desliga o telemóvel.
12.Tecla #
13. Tomada para ligação externa:
14. Teclas laterais para cima/para baixo:
15. Microfone
16. Câmara
R
:
Alterna os ecrãs de símbolos. Prima esta tecla e mantenha-a premida no ecrã de introdução de texto para alternar o método de introdução de texto entre os modos Multi-tap e T9. Prima esta tecla e mantenha-a premida quando em posi ção de espera para alternar as definições de Perfis entre os modos Normal e Silêncio. Prima e modo de posição de espera para activar Gravador de voz.
Utilizada para ligar o carregador, o auricular ou o cabo de dados USB.
Deslocam o cursor para seleccionar os itens de menu, ajustar o volume do auscultador, etc.
R
quando no
Inserir o cartão SIM e a bateria
1. Retire a tampa da bateria como se mostra abaixo.
2. Introduza o cartão SIM no suporte do cartão SIM.
3. Segure a bateria de forma a que os contactos de metal
da bateria fiquem virados para baixo; faça deslizar as guias da parte superior da bateria para dentro das ranhuras da bateria e insira-a.
4. Volte a colocar a tampa da bateria.
Cartão SIM
Nota
• Utilize sempre o telefone com a tampa da bateria fechada.
• Certifique-se de que apenas utiliza cartões SIM 3V.
• Certifique-se de que utiliza a bateria de substituição standard (XN-1BT18).
Apresentação 21
Retirar o cartão SIM e a bateria
1. Certifique-se de que desliga o telefone, o carregador e
os outros acessórios. Retire a tampa da bateria.
3. Mantenha premido ligeiramente enquanto retira o
cartão SIM do respectivo suporte.
2. Pegue na bateria pela extremidade saliente e retire a
bateria do telefone.
22 Apresentação
Eliminação da bateria
Para proteger o ambiente, queira ler a informação a seguir relativamente à eliminação da bateria.
• Entregue a bateria usada no centro de recolha de resíduos mais próximo, no seu fornecedor ou no centro de atendimento ao cliente para que possa ser reciclada.
• Não queime a bateria usada, não a coloque em água e não a deite fora juntamente com lixo doméstico.
Carregar a bateria
Antes de utilizar o telefone pela primeira vez, deve carregar a bateria durante pelo menos 2 horas.
Utilizar o carregador
1. Abra a tampa da tomada para ligação externa e ligue o
carregador na horizontal.
2. Ligue o carregador a uma tomada eléctrica.
Quando o telefone está a carregar, o ícone animado do estado da bateria ( ) na parte superior direita do ecrã indica o estado actual. Tempo normal necessário para carregar a bateria: Aproximadamente 2 horas.
Nota
• O tempo necessário para carregar a bateria pode variar consoante o estado da bateria e depende também de outros factores. (Consulte “Bateria” na página 13.)
Para desligar o carregador
Quando a bateria estiver totalmente carregada, o ícone indicador da bateria mostra o estado de bateria totalmente carregada.
1. Desligue o carregador da tomada eléctrica.
2. Desligue o carregador da tomada para ligação externa
do telefone.
Nota
• Não utilize qualquer carregador não aprov ado; tal pode danificar o telefone e invalidar a garantia; consulte “Bateria” na página 13 para mais informações.
• Desligar o carregador à força pode causar uma avaria.
Apresentação 23
Para carregar utilizando o carregador de ligação ao isqueiro
O carregador de ligação ao isqueiro opcional fornece a corrente para carregar a bateria a partir da tomada do isqueiro de um veículo.
Indicador de carga da bateria
O nível de carga da bateria é visualizado na parte superior direita do ecrã.
Bateria fraca durante utilização
Quando a bateria fica fraca, soa um alarme e surge “ ” no ecrã. Se estiver a utilizar o telefone e ouvir o sinal indicador de “bateria fraca”, ligue o carregador ao telefone o mais rapidamente possível. Se continuar a utilizar o telefone, este poderá deixar de funcionar normalmente. A bateria pode durar apenas cerca de cinco minutos antes de o telefone se desligar durante a utilização.
Indicadores da
bateria
24 Apresentação
Nível de carga
Bateria carregada
Bateria parcialmente carregada
Deve carregar a bateria
Carregue a bateria
Bateria descarregada
Ligar e desligar o seu telefone
Para ligar, prima F e mantenha nessa posição durante aproximadamente 6 segundos. Surge o ecrã de posição de espera. Para desligar, prima F e mantenha nessa posição durante aproximadamente 2 segundos.
Para introduzir o código PIN
Se essa função estiver activada, visualizará uma mensagem pedindo para introduzir um código PIN (Número de Identificação Pessoal) depois de ligar o telefone.
1. Introduza o seu código PIN.
2. Prima A.
Nota
• Se introduzir o código PIN errado três vezes seguidas, o cartão SIM é bloqueado. Consulte “Activar/desactivar o código PIN” na página 98.
Bloqueio do teclado
Pode bloquear o teclado para evitar carregar em teclas inadvertidamente.
Bloquear o teclado
1. Prima P, e em seguida [Bloq Tec] quando em posição
de espera. Se o teclado estiver bloqueado, os botões de toque e a tecla central não aparecem. Para desbloquear, prima P seguido de [Sim].
Sugestão
• É possível introduzir e ligar para números de emergência (112, etc.) mesmo que o teclado esteja bloqueado.
• Para bloquear o teclado automaticamente, consulte “Bloqueio automático do teclado” na página 98.
Indicadores no visor
Botão de toque esquerdo
Tecla central
Indicadores de estado
Botão de toque direito
Apresentação 25
Indicadores de estado
1. / : Força do sinal recebido / ausência de
2. : GPRS activado e com cobertura de rede —
3. / : Alerta mensagens de texto [não lidas /
4. / : Alerta mensagens MMS [não lidas / caixa
5. / : Alerta mensagens de email [não lidas /
6. : Alerta de WAP
7. / : Aplicação Java™ [executada (a cores) /
8. (Nenhum ícone)/ / / / :
9. : Desvio “Todas as chamadas” definido
10. : A receber chamada
11. : Chamada em curso
12. / : Actual modo de comunicação por WAP
26 Apresentação
cobertura de rede
pisca durante transmissão GPRS.
caixa de correio cheia]
de correio cheia]
caixa de correio cheia]
suspensa (a cinzento)]
Perfil actual [Normal / Reunião / Exterior / Auricular / Silêncio]
para “On” (p. 90)
ou MMS [CSD / GPRS]
13. : Nível de carga da bateria
14. : Utilização do telefone fora da sua rede
15. : Volume do toque (p. 83) definido para
16. : Alerta com vibração (p. 84) activado
17. : Cabo de dados USB ligado
18. / : Ligação sem fios Bluetooth [activada / em
19. : Modo de comunicação de dados activado
20. : Modo de comunicação de fax activado
21. : Caixa Guardadas contém mensagens
22. : Alerta de mensagens no serviço de Voice
23. : Alarme diário activado
24. / : Item agendado activado [com / sem
25. : Bloqueio do teclado ( p. 25, p. 98) activado
(‘Roaming’)
“Silêncio”
comunicação]
multimédia não enviadas
Mail
alarme de aviso]
Funções de navegação
Todas as aplicações são acedidas a partir do Menu principal. Para abrir o Menu principal, prim a a tecla central
com o telefone em posição de espera.
Para iniciar aplicações, necessita de realçar itens de menus e efectuar selecções. Para seleccionar um item de menu (indicado entre aspas), desloque o cursor utilizand o a, b, c e d, e prima para confirmar a sua selecção. Em determinados procedimentos, será necessário premir um dos botões de toque (indicado entre parêntesis rectos), apresentados na parte inferior esquerda ou direita do ecrã. Prima o botão de toque correspondente (A ou C). Para voltar ao ecrã anterior, prima o botão de toque direito se visualizar “Voltar”. Para fechar o Menu principal, prima o botão de toque direito se visualizar “Sair”. Cada uma das secções deste Guia do Utilizador começa com uma lista de itens (indicados em itálico) que tem de seleccionar por ordem antes de realizar os procedimentos apresentados. Seleccione cada item para visualizar o próximo conjunto de itens a seleccionar. Abra os itens de subsecção depois de abrir os itens listados na secção principal. Exemplo:
“Câmara” do filme”
“Gravar vídeo” → [Opções] → “Qualidade
Funções de navegação 27
Funções de Chamadas
Efectuar uma chamada
1. Introduza o ind icativo e o número de telefone para onde
pretende ligar e prima D para ligar. Se introduzir o número errado, prima [Apagar] para apagar o número à esquerda do cursor.
Chamadas de emergência
1. Marque 112 (número internacional de emergência)
utilizando o teclado e prima D para marcar.
Nota
• As chamadas de emergência podem não estar disponíveis em todas as redes de telemóveis quando se estão a utilizar determinados serviços de rede e/ou determinadas funções de telefones. Para obter mais informações, contacte o seu operador de rede.
• Este número de emergência normalmente pode ser utilizado para efectuar uma chamada de emergência em qualquer país, com ou sem cartão SIM inserido, se existir cobertura de rede GSM.
28 Funções de Chamadas
Chamadas internacionais
1. Prima e mantenha nessa posi ção Q até surgir um sinal
+” (indicativo internacional).
2. Introduza o indicativo do país, segui do do indicativo da
região (sem o primeiro zero) e o número de telefone, e prima D para ligar.
Marcação rápida
À função de marcação rápida podem associar-se no máximo 8 números de telefone constantes da Lista de Contactos (Telefone e SIM). Pode ligar para esses núme ros utilizando as teclas numéricas (H a O). Para detalhes sobre como definir a Lista de marcação rápida, consulte “Lista de marcação rápida” na página 40.
1. Para ligar para um número utilizando a função de
marcação rápida, prima e mantenha premida uma das teclas numéricas (H a O). O número de telefone guardado na Lista de marcação rápida é marcado.
Remarcar
1. Prima D quando em posição de espera.
2. Seleccione o número para onde pretende ligar.
3. Prima D para marcar.
Remarcação automática
Esta definição permite-lhe voltar a marcar o número pretendido automaticamente caso esse número esteja ocupado quando liga a primeira vez. Se pretender interromper a função de remarcação, prima F ou [Fim].
Para definir a função Remarcação automática
“Definições” → “Def. de chamadas” → “Remarc. automática”
1. Seleccione “On” ou “Off”.
Nota
• Quando receber uma chamada a função Remarcação automática será interrompida.
• A Remarcação automática não está disponível para chamadas de fax e de dados.
Atender uma chamada
Quando detecta uma chamada, o telefone toca.
1. Prima D, ou [Atender] para atender a chamada.
Sugestão
• Se o kit mãos livres pessoal (opção) estiver ligado ao telefone, pode atender chamadas premindo o botão Atender.
• Se tiver subscrito o serviço de Identificação de Chamadas (Calling Line Identification (CL I)) e a rede de quem está a efectuar a chamada enviar o número, esse número será apresentado no visor. Se o nom e e o número de quem está a efectuar a chamada estiverem gu ardados na Lista de Contactos, o nome e número de telefone dessa pessoa serão apresentados no visor.
Funções de Chamadas 29
• Se o número for confidencial, o visor indica “Número privado”.
• Quando receber uma chamada de uma pessoa cuja fotografia esteja registada na Lista de Contact os, o visor de recepção e a fotografia são exibidos alternadamente.
Utilizar a função Alta Voz
1. Durante uma chamada, prima [Opções].
2. Seleccione “Ligar alta voz”. A função de alta voz é
activada.
3. Seleccione “Desligar alta voz”. A função de alta voz é
desactivada.
Rejeitar uma chamada
1. Prima F ou prima a tecla lateral para cima ou a tecla
para baixo e mantenha-a premida quando o telefone tocar, para rejeitar uma chamada que não deseje atender.
Informar de que não pode atender
1. Prima [Ocupado] quando o telefone tocar para enviar
um toque de ocupado e informar a pessoa que lhe está a telefonar de que não pode atender a chamada.
30 Funções de Chamadas
Menu de funções a utilizar durante uma chamada
O seu telefone possui funções adicionais disponíveis durante uma chamada.
Ajustar o volume do auscultador
Durante uma chamada, pode ajustar o volume do auscultador (e o volume do equipamento mãos livres se estiver ligado).
1. Durante uma chamada, prima uma das teclas laterais
(tecla lateral para cima ou tecla lateral para baixo) para visualizar o ecrã de volume do auscultador.
2. Prima a tecla lateral para cima (ou a/d) para
aumentar o volume ou prima a tecla lateral para baixo (ou b/c) para diminuir o volume. Pode seleccionar entre 5 níveis (níveis 1 a 5).
3. Prima quando o volume estiver no nível
pretendido. O telefone volta automaticamente ao ecrã de chamada se o deixar inactivo durante algum tempo.
Reter uma chamada
Esta função permite-lhe gerir duas chamadas em simultâneo. Se pretender efectuar uma chamada com uma comunicação em curso, pode reter essa chamada e efectuar uma outra.
Para efectuar uma chamada com uma chamada em curso
1. Durante uma chamada, prima [Opções].
2. Seleccione “Espera”.
A chamada em curso é retida.
3. Para retomar uma chamada, prima [Opções] e
seleccione “Retomar Chamada”.
4. Introduza o número de telefone para onde pretende
ligar e em seguida prima D.
Sugestão
• Pode também efectuar uma outra chamada introd uzindo o número de telefone durante uma chamada, em vez de seguir as etapas 1 e 2. A chamada em curso é automaticamente retida.
Chamadas em espera
Com uma chamada em curso, este serviço informa-o que uma outra chamada espera ser atendida.
1. Durante uma chamada, prima [Opções] e seleccione
“Reter e atender” para atender a segunda chamada. A primeira chamada é colocada em espera e pode nessa altura falar com quem efectuou a segunda chamada.
2. Prima [Opções] e seleccione “Trocar chamadas” para
passar de uma chamada para outra.
3. Prima [Opções] e seleccione “Desligar chamada” para
terminar a chamada actual e voltar à chamad a colocada em espera.
Nota
• Tem de colocar a função “Chamada em espera” em “On” se utilizar o serviço Chamadas em espera (p. 91).
• O serviço Chamadas em espera pode não estar disponível em todas as redes. Para obter mais informações, contacte o seu operador de rede.
• Se não desejar atender a segunda chamada, prima [Ocupado]; em alternativa, prima [Opções] e se leccione “Ocupado” ou “Rejeitar”, na etapa 1. Se seleccionar “Rejeitar”, a segunda chamada é registada no registo de chamadas como Chamada não atendida.
Funções de Chamadas 31
Aceder ao menu SMS durante uma chamada
1. Durante uma chamada, prima [Opções] e seleccione
“SMS”. Estão disponíveis as seguintes opções: “Criar mensagem” para criar uma SMS, ou “Recebidas”, “Enviadas” ou “Por Enviar” para aceder à pasta pretendida. Para mais informações sobre SMS, consulte “SMS” na página 56.
Chamada em conferência
Uma chamada em conferência é uma chamada com mais de 2 participantes. Pode incluir até 5 participantes numa chamada em conferência.
Para efectuar uma chamada em conferência
Para efectuar uma chamada em conferência, deve ter uma chamada activa e uma chamada retida.
1. Durante uma chamada, prima [Opções] e seleccione
“Conferência” para atender a segunda chamada.
2. Seleccione “Conferência” para se juntar à chamada em
conferência.
3. Prima F para terminar a chamada em conferência.
32 Funções de Chamadas
Nota
• O serviço Chamada em conferência pode não estar disponível em todas as redes. Para obter mais informações, contacte o seu operador de rede.
• Na etapa 2 existem mais opções relativamente à função Chamada em conferência:
• Para colocar todos os participantes em espera,
seleccione “Conf. td. esp.”.
• Para colocar em espera todos os participantes
excepto o da chamada em curso, seleccione “Particular”.
• Para terminar a chamada com todos os participantes,
seleccione “Libertar todas”.
• Para sair da chamada em conferência mas permitir
mesmo assim que os outros participantes prossigam com a chamada em conferência, seleccione “Transferir”.
• Para colocar em espera a chamada em curso e
continuar a chamada em conferência com os restantes participantes, seleccione “Excluir”.
• Para impedir que mais participantes se juntem à
conferência em curso, seleccione “Rejeitar”; em alternativa, poderá optar por enviar o sinal de ocupado, seleccionando para isso a opção “Ocupado”.
Para adicionar novos participantes à chamada em conferência
1. Prima [Opções] e seleccione “Marcar”.
2. Introduza o número da pessoa que pretende adicionar à
chamada em conferência e prima D para marcar.
3. Prima [Opções] e seleccione “Conferência”.
4. Seleccione “Conferência” para se juntar à chamada em
conferência. Se pretender adicionar outros participantes, repita as etapas 1 a 4.
Para terminar uma chamada com um participante na chamada em conferência
1. Durante uma chamada em conferência, seleccione a
pessoa que pretende retirar da chamada em conferência.
2. Prima [Opções] e seleccione “Desligar chamada”.
Para ter uma conversa em privado com um dos participantes
Se desejar ter uma conversa em privado com um dos participantes, pode seleccionar o participante a partir da lista de conferência e colocar os outros participantes em espera.
1. Durante uma chamada em conferência, seleccione a
pessoa com quem pretende conversar.
2. Prima [Opções] e seleccione “Conferência”.
3. Seleccione “Particular”.
4. Quando tiver terminado a conversa em privado, prima
[Opções] e seleccione “Conferência”.
5. Seleccione “Conferência” para voltar à chamada em
conferência.
Silenciar o microfone
1. Durante uma chama da, prima [Sem som] para silenciar
o microfone. Para anular a função de silenciamento e voltar a ter som, prima [Com som].
Funções de Chamadas 33
Introduzir caracteres
Ao introduzir caracteres para criar registos na Lista de Contactos, SMS ou MMS, etc., prima as teclas correspondentes. No método de introdução Multi-tap, prima cada uma das teclas até visualizar o carácter pretendido. Por exemplo, prima H uma vez para a letra “A” ou duas vezes para a letra “B”.
Prima as seguintes teclas para:
: Digite:
G
. (ponto final) , (vírgula) - (hífen) ? ! ’ (apóstrofe) @ :1
: Digite:
Q
(espaço) 0
: Alternar maiúsculas/minúsculas entre quatro
P
modos: Abc, ABC, 123 e abc.
: Digite outros caracteres.
R
Mantenha premidas as seguintes teclas para:
G- O
34 Introduzir caracteres
: QDigitar números 0 - 9.
Alterar o idioma de escrita
Pode alterar o idioma de escrita no ecrã de introdução de texto.
1. No ecrã de introdução de texto, prima [Opções].
2. Seleccione “Idioma de escrita”.
3. Seleccione o idioma pretendido.
Alterar o método de introdução
Introdução de texto com o método T9
O método de introdução de texto T9 permite introduzir texto de forma fácil e rápida. Quando o método de introdução de texto T9 estiver activado, aparece o ícone no ecrã de introdução de texto.
1. No ecrã de introdução de texto, prima R e mantenha
nessa posição para entrar no modo T9.
2. Prima [Opções].
3. Seleccione “Mét. de introdução”.
4. Seleccione o modo de introdução.
5. Prima uma vez por cada uma das letras dessa tecla que
pretende introduzir. Para introduzir a palavra “Como”, prima H L L L. Se a palavra apresentada não for a palavra pretendida,
6.
prima a ou b até seleccionar a palavra correcta.
7. Prima para seleccionar a palavra.
Nota
• Se a palavra correcta não for apresentada na etapa 6, introduza a palavra correcta novamente depois de passar para o método de introdução Multi-tap.
• No ecrã de introdução, pode escolher um dos quatro modos de introdução que se seguem:
: Primeira letra em maiúsculas : Tudo em maiúsculas : Tudo em minúsculas : Algarismos
Sugestão
• Se premir Q em vez de realizar o referido na etapa 7, insere um espaço a seguir à palavra seleccionada.
Símbolos e pontuação
1. No ecrã de introdução de texto, prima [Opções].
2. Seleccione “Adicionar símbolo”.
3. Seleccione o símbolo pretendido.
Meu dicionário
Pode criar a sua própria lista de palavras para introdução de texto no modo T9.
1. No ecrã de introdução de texto, em modo T9, prima
[Opções].
2. Seleccione “Meu dicionário”.
3. Seleccione “Adic. nv. pal.” e introduza a palavra nova.
Para editar uma palavra na lista
1. No ecrã de introdução de texto, em modo T9, prima
[Opções].
2. Seleccione “Meu dicionário”.
3. Seleccione a palavra pretendida.
4. Prima [Opções] e seleccione “Editar”.
5. Altere a palavra.
Utilizar Meus Modelos
Ao introduzir caracteres pode utilizar as frases registadas em Meus Modelos.
1. No ecrã de introdução de texto, desloque o cursor para
o local onde pretende introduzir o modelo.
2. Prima [Opções].
3. Seleccione “Modelos de texto”.
4. Seleccione o modelo pretendido.
O modelo de texto seleccionado é inserido.
Introduzir caracteres 35
Utilizar o Menu
Aceder
1. Prima com o telefone em posição de espera.
É visualizado o Menu principal.
2. Desloque-se até ao local pretendido.
3. Prima para aceder à função.
36 Utilizar o Menu
Teclas de atalho
Pode aceder aos menus especificados de forma rápida premindo, no Menu principal, a tecla e as teclas numéricas que correspondem ao número do menu pretendido. Consulte a tabela a seguir como referência. As teclas de atalho são apresentadas nos títulos deste manual. Por exemplo: “M 9-7”.
Exemplo: Para aceder ao submenu “Idioma”
Nota
• As teclas de atalho funcionam apenas para os três
utilizando as teclas de atalho
Prima O M.
primeiros níveis do menu.
Contactos
Lista de Contactos
Em Lista de Contactos pode guardar os números de telefone e os endereços de email dos seus amigos, familiares e colegas. Dependendo do tamanho do registo, o telefone pode armazenar até aproximadamente 500 registos. Numa Lista de Contactos pode guardar os itens indicados a seguir.
Itens guardados na memória do telefone
Primeiro nome Último nome Telem. Privado Tel. Privado Tel. Escrit. Email Privado Email Trabalho Grupo Endereço Nota
(M 8)
(M 8-1)
Itens guardados na memória do SIM
Nome: O número de caracteres que se pode
Telefone: Até 40 dígitos Utilizando a função sem fios Bluetooth, pode enviar a Lista de Contactos para um PC e guardá-la para evitar a perda de dados.
guardar varia consoante o cartão SIM utilizado.
Seleccionar a memória onde guardar
“Contactos” → “Avançadas” → Memória utilizada”
1. Seleccione a localização dos contactos entre “SIM”,
“Telefone” ou “Perguntar sempre”.
Sugestão
• A opção “Perguntar sempre” pede-lhe para escolher a memória a utilizar sempre que guardar um registo novo.
Contactos 37
Adicionar contacto
Pode escolher onde guardar o novo registo entre memória do telefone ou memória do cartão SIM. Para mais informações sobre como mudar de local de armazenamento, consulte “Seleccionar a memória onde guardar” na página 37. A quantidade de números de telefone que pode guardar no cartão SIM depende da capacidade do próprio cartão. Contacte o seu operador de rede para obter mais informações.
“Contactos”
Se seleccionar a opção “Perguntar sempre” pa ra a memória a utilizar, a selecção é entre “Para o Telefone” ou “Para o SIM”.
1. Seleccione o camp o que pretende preencher e introduza
“Adicionar novo contacto”
a informação relevante.
(M 8-2)
2. Prima [Guardar] quando tiver terminado.
Sugestão
• Para criar um registo é necessário preencher pelo menos um campo. Se criar um registo novo no cartão SIM, tem de introduzir um número de telefone.
38 Contactos
Definir um ícone de grupo para registos
Pode definir ícones de grupos quando guardar registos de Contactos para poder facilmente encontrá-los e editá-los.
“Contactos” Telefone”
1. Seleccione o grupo pretendido.
Adicionar uma miniatura aos registos
Pode adicionar miniaturas a contactos novos ou já existentes.
“Contactos”
1. Seleccione o registo do telefone pretendido.
“Adicionar novo contacto” → “Para o
“Grupo”
“Lista Contactos”
2. Prima [Opções] e seleccione “Editar”.
3. Prima [Opções] e seleccione “Miniatura”.
4. Seleccione a fotografia/imagem pretendida.
5. Prima [Guardar] quando tiver terminado.
Nota
No registo da Lista de Contactos que tem uma miniatura acrescentada, pode alterar ou apagar esta última seleccionando “Trocar” ou “Apagar” a seguir à etapa 3.
• Se eliminar uma imagem guardada em Imagens Guardadas, a miniatura correspondente será também eliminada.
Copiar um registo do telefone para o cartão SIM
“Contactos” → “Lista Contactos”
1. Seleccione o item pretendido.
2. Prima [Opções] e seleccione “Copiar p/a SIM” ou
“Copiar p/a telef.”.
3. Escolha o número de telefone pretendido e prima para
seleccionar.
Mover registos da Lista de Contactos do cartão SIM para o telefone e vice-versa
“Contactos” → “Avançadas” → “Mover todo”
1. Seleccione “Do SIM p/a o Telefone” ou “Do Telefone
p/a o SIM”. Aparece automaticamente o ecrã de confirmação, que lhe pergunta se pretende ou não mover os registos.
Encontrar um nome e um número
“Contactos” → “Lista Contactos”
1. Introduza as primeiras letras do nome em questão.
Os resultados da pesquisa são apresentados por ordem alfabética.
Sugestão
• Antes de iniciar a pesquisa pode seleccionar a memória onde pretende pesquisar: “Memória do telef.”, “Memória do SIM” ou “Ambas”.
• Para visualizar os detalhes do item, como por exemplo o endereço, seleccione o item pretendido, prima [Opções] e seleccione “Editar”.
Marcar a partir da Lista de Contactos
“Contactos” → “Lista Contactos”
1. Seleccione o registo pretendido e prima D.
Sugestão
• Pode também proceder à marcação a partir do ecrã de detalhes da “Lista de Contactos”. No ecrã de detalhes, seleccione o número de telefone pretendido e prima D.
Contactos 39
Editar registos da Lista de Contactos
“Contactos” → “Lista Contactos”
1. Seleccione o registo pretendido.
2. Prima [Opções] e seleccione “Editar”.
3. Altere a informação.
4. Prima [Guardar] quando tiver terminado.
Eliminar registos da Lista de Contactos
Eliminar todos os registos da Lista de Contactos
“Contactos”
1. Seleccione “Entradas telefone” ou “Entradas do SIM”.
Eliminar um registo da Lista de Contactos
“Contactos”
1. Seleccione o registo pretendido.
“Avançadas” → “Apagar todas”
Aparece automaticamente o ecrã de confirmação, que lhe pergunta se pretende ou não eliminar os registos.
“Lista Contactos”
2. Prima [Opções] e seleccione “Apagar”.
Estado de memória
Esta função ajuda-o a verificar a memória utilizada na Lista de Contactos.
“Contactos”
40 Contactos
“Avançadas” → “Estado memória”
Lista de marcação rápida
Na lista de marcação rápida pode definir, no máximo, 8 números de telefone (p. 42).
Adicionar registos da Lista de Contactos à Lista de marcação rápida
“Contactos” → “Lista Contactos”
1. Seleccione o item pretendido.
2. Seleccione o número de telefone pretendido.
3. Prima [Opções] e seleccione “Marc. Rápida”.
4. Seleccione o número pretendido.
Sugestão
• As nove teclas numéricas correspondem a os números da lista.
• Para visualizar a lista de marcação rápida, consulte a página 42.
Enviar um registo da Lista de Contactos
“Contactos” → “Lista Contactos”
1. Seleccione o registo pretendido.
2. Prima [Opções], seleccione “Enviar contacto” e depois
escolha “Via Bluetooth”.
Se seleccionar “Via Bluetooth”
O telefone começa a procurar dispositivos que funcionem por tecnologia sem fios Bluetooth num espaço de 10 metros. Depois de proceder à detecção, aparece uma lista dos dispositivos activados que lhe permite seleccionar o dispositivo desejado. Pode estabelecer a ligação e o item é enviado.
Receber um registo da Lista de Contactos
Quando o telefone recebe um registo da Lista de Contact os, aparece uma mensagem de confirmação.
1. Prima [Sim].
O registo recebido é guardado na Lista de Contactos. Prima [Não] para rejeitar.
Sugestão
• Para obter detalhes sobre configurações para ligação por tecnologia sem fios Bluetooth, consulte “Conectividade” na página 87.
Registo de chamadas
O telefone grava as últimas 30 chamadas não atendidas / números marcados / chamadas recebidas.
(M 8-3)
Ver o registo de chamadas
“Contactos” → “Registo chamadas”
1. Prima a/b para seleccionar “Cham. perd.”, “Cham.
rec.”, “Cham. marc.”, ou “Td. cham.”.
2. Seleccione A para mostrar o registo.
3. Seleccione o número de telefone que pretende ver.
Se pretender ligar para esse número, prima D .
Sugestão
• Pode também verificar os registos de chamadas premindo D em modo de posição de espera.
Guardar um registo de chamada
1. Na lista de regist o de chamadas, seleccione o registo de
chamada que pretende guardar como contacto.
2. Prima [Opções] e seleccione “Guardar número”.
3. Seleccione “Registo novo” ou “Registo existente”.
Se seleccionar “Registo novo”, é criado um novo contacto. Consulte “Adicionar contacto” na página 38 para mais informações. Se seleccionar “Registo existente”, o número é adicionado a um contacto já existente. Consulte “Editar registos da Lista de Contactos” na página 40 para mais informações.
Contactos 41
Enviar mensagens
1. Na lista dos registos de chamadas, seleccione o registo
de chamada correspondente à pessoa para quem pretende enviar uma mensagem.
2. Prima [Opções] e seleccione “Criar mensagem”.
3. Seleccione “MMS” ou “Texto”.
Para obter detalhes sobre como criar uma mensagem, consulte “Criar uma MMS nova” na página 52 ou “Criar e enviar uma SMS nova” na página 56.
Apagar um registo de chamadas
1. Na lista de registo de chamada s, seleccione o registo de
chamada que pretende apagar.
2. Prima [Opções] e seleccione “Apagar”.
3. Prima [Sim].
42 Contactos
Lista de marcação rápida
Pode visualizar e efectuar outras operações relativamente aos números de telefone registados na Lista de marcação rápida.
“Contactos”
Os nomes e os números de telefone guardados na Lista de marcação rápida são apresentados por ordem.
Aceder ao serviço de Voice mail
Pode aceder ao Voice mail através do seguinte menu.
“Contactos”
Avançadas
Pode copiar contactos do telefone pa ra o cartão SIM e vice­versa, e verificar o estado da memória. Consulte “Mover registos da Lista de Contactos do cartão SIM para o telefone e vice-versa” na página 39 e “Estado de memória” na página 40 para mais informações.
Meus números
Pode verificar os seus próprios números de telefone referentes a voz, dados e fax.
“Contactos”
1. Seleccione na lista o número de telefone que pretende
verificar.
“Lista marc rápida”
“Lista marc rápida” → “Voice mail”
(M 8-5)
(M 8-6)
“Meus Números”
(M 8-4)
Contador de dados
Pode confirmar o tempo dispendido e o número de ‘bytes’ utilizados na transmissão GPRS.
“Contactos”
1. Seleccione “Duração da chamada” ou “Volume de
dados”.
“Contador de dados”
(M 8-7) (M 8-8)
Repor a duração das chamadas
“Contactos” → “Contador de dados” → “Duração da chamada”
1. Seleccione “Ú ltima sessão de dados” ou “Toda a sessão
de dados”.
2. Prima [Opções] e seleccione “Apagar” ou “Limpar
todas”.
3. Prima [Sim].
Repor a duração do volume de dados
“Contactos” → “Contador de dados” → “Volume de dados”
1. Seleccione “Último volume de dados” ou “Todo o
volume de dados”.
2. Prima [OK] e seleccione “Enviados”, “Recebidos” ou
“Todos”.
3. Prima [Opções] e seleccione “Limpar todas”.
4. Prima [Sim].
Tarifas da chamada
Esta função permite-lhe verificar a duração e os custos das suas chamadas. Algumas redes não suportam a
informação sobre o custo. Consulte o fornecedor de serviço para saber se este serviço está disponível.
Verificar a duração de chamadas
“Contactos” → “Tarifas da chamada” → “Duração chamadas”
Repor a duração de chamadas
“Contactos” → “Tarifas da chamada” → “Duração chamadas”
1. Prima [Opções] e seleccione “Apagar” ou “Limpar
todas”. Aparece automaticamente o ecrã de confirmação, que lhe pergunta se pretende ou não eliminar os registos.
Verificar o custo total das chamadas
“Contactos” → “Tarifas da chamada” → “Custo chamadas”
O custo de todas as chamadas é apresentado.
“Td. cham.”
Contactos 43
Definir a tarifa
Defina a tarifa para calcular o custo da chamada e definir o custo máximo limite.
“Contactos”
1. Introduza o código PIN2.
2. Introduza um custo por unidade.
“Definir custo em”
Para introduzir um ponto decimal, prima R.
“Tarifas da chamada” → “Definições”
3. Introduza uma unidade monetária (até 3 caracteres).
Definir o limite de custo
Esta função é útil se pretender certificar-se de que não excede um determinado limite de custo.
“Contactos”
1. Introduza o código PIN2.
2. Introduza um valor.
44 Contactos
“Definir limite”
Para introduzir um ponto decimal, prima R.
“Tarifas da chamada” → “Definições”
Câmara
O seu telefone possui uma câmara digital integrada. Isto permite-lhe tirar e enviar fotografias ou Video Clips onde quer que esteja.
Tirar fotografia
Para tirar uma fotografia coloque o telefone no modo de câmara digital. As fotografias são guardadas em Imagens Guardadas em formato JPEG nos três taman hos de imagem a seguir indicados.
(M 5)
(M 5-1)
Grande (L): 480 × 640 pontos Médio (M): 240 × 320 pontos Pequeno (S): 128 × 160 pontos
Tirar fotografias
“Câmara” → “Tirar fotografia”
A pré-visualização é efectuada através do ecrã.
1. Prima para tirar uma fotografia.
Ouve o som do obturador e é apresentada a imagem estática da fotografia que tirou. Prima [Cancelar] para tirar a fotografia novamente.
2. Prima [Guardar].
“A guardar (nome de ficheiro) em Meus items...” aparece e a imagem é registada.
3. Prima F para voltar à posição de espera.
Indicador de fotografias disponíveis
123: Indica o número de fotografias que se
Utilizar o ecrã total
A pré-visualização pode ser efectuada em ecrã total sem a área de informação referente aos botões de toque e os indicadores.
“Câmara” Total”
1. Seleccione “On” ou “Off”.
Sugestão
• Pode também activar ou desactivar o modo de ecrã tota l premindo Q.
pode tirar.
“Tirar fotografia” → [Opções] → “Ecrã
Câmara 45
Utilizar a função de Zoom
Prima c ou d para alterar o valor de zoom. Indicadores de Zoom
Nota
• Quando a opção “Taman. de Imagem” está definida para “P (128 ampliações (
• Quando a opção “Taman. de Imagem” está definida para “M (240 ampliações (
: Ampliação.
160)”, a função de zoom possui 3
×
1, ×2, ×4).
320)”, a função de zoom possui 2
×
1, ×2).
Seleccionar o tamanho de imagem
“Câmara” → “Tirar fotografia” → [Opções] → “Taman. de Imagem”
1. Seleccione o tamanho de imagem pretendido.
Seleccionar a qualidade da imagem
“Câmara” → “Tirar fotografia” → [Opções] → “Qualid. da imagem”
1. Seleccione “Normal” ou “Óptima”.
Indicadores da qualidade da imagem
: Óptima :Normal
Seleccionar o modo de anticintilação
“Câmara” → “Tirar fotografia” → [Opções] → “Estabilizador”
1. Seleccione “Modo 1: 50Hz” ou “Modo 2: 60Hz”.
46 Câmara
Nota
• Podem surgir listas verticais na fotografia devido à fon te de luz. Altere o modo anticintilação para corrigir.
• A câmara digital utiliza um sensor C-MOS. Apesar de esta câmara ter sido fabricada de acordo com as mais elevadas especificações, algumas fotografias podem, apesar disso, surgir demasiado claras ou demasiado escuras.
• Se o telefone tiver sido deixado num local quente duran te muito tempo antes de tirar ou de registar uma fotografia, a qualidade da fotografia pode ser reduzida.
Se não existir memória disponível
Quando já só for possível tirar 3 fotografias ou menos, o indicador de fotografias disponíveis no canto superior esquerdo do ecrã passa a vermelho. (O número de fotografias que pode tirar é aproximado.) Quando o número de fotografias disponíveis for 0 e tentar tirar novamente uma fotografia, visualizará a mensagem “Não está guardado. Memória cheia.”.
Ajustar a luz da fotografia de acordo com as condições de luz existentes
Prima a ou b para ajustar a luz da fotografia. Indicadores de luz (nível de exposição)
: (Luz → Normal → Escuro) Quando o telefone voltar para o ecrã de posição de espera as definições de luz passam para o valor predefinido.
Ver as fotografias tiradas
“Câmara” → “Tirar fotografia” → [Opções] → “Minhas Imagens”
A lista de imagens/fotografias é apresentada.
1. Seleccione a fotografia/imagem pretendida.
A imagem/fotografia seleccionada é apresentada.
Sugestão
• São atribuídos às suas fotografias nomes de ficheiros com formato “pictureNNN.jpg” (em que NNN é um número consecutivo). O nome do ficheiro (sem uma extensão) e a data e o tamanho das fotografias são apresentados na lista.
Utilizar o temporizador
“Câmara” → “Tirar fotografia” → [Opções] → “Temporizador”
1. Seleccione “On” ou “Off”.
No ecrã surge “ ” ou “ ” e o telefone volta ao modo de câmara digital.
2. Prima para activar o temporizador.
Dez (10) segundos depois de o temporizador emitir um aviso acústico, ouve-se o som do obturador e a câmara tira uma fotografia.
Nota
• A contagem decrescente ouve-se durante o funcionamento do temporizador.
• Se premir durante o funcionamento do temporizador, a fotografia é tirada instantaneamente.
• Durante o funcionamento do temporizador, a função de Zoom com c ou d, ou o ajuste da luz da fotografia com a ou b, não está disponível.
• Se pretender parar de tirar fotografias com o temporizador, prima [Cancelar] enquanto o temporizador estiver a funcionar.
Disparo contínuo
São tiradas quatro fotografias de seguida. Estão disponívei s os modos de Disparo automático e Disparo manual. Indicadores de disparo contínuo
: Estes indicadores surgem no ecrã quando se tiram fotografias no modo de disparo contínuo.
* Por outro lado, quando se activam em simultâneo
as funções de temporizador e de disparo contínuo, surge “ ”.
“Câmara” contínuo”
1. Seleccione “Disp. autom.” ou “Disparo manual”.
“Tirar fotografia” → [Opções] → “Disparo
Seleccione “Off” para cancelar.
Câmara 47
2. Prima para activar o Disparo contínuo.
Disp. autom.: São tiradas quatro fotografias
Disparo manual: Se premir tira as fotografias uma
As fotografias tiradas são guardadas automaticamente. Para parar o disparo contínuo, prima [Cancelar].
Nota
• Quando a opção “Taman. de Imagem” estiver definida para “G (480 utilizar a função de disparo contínuo.
• Quando selecciona uma moldura para tirar fotografias, não pode utilizar a função de disparo contínuo.
• A função Temporizador não pode ser utilizada juntamente com a definição de disparo manual.
Seleccionar uma moldura
Pode seleccionar a moldura de entre padrões predefinidos. Pode também seleccionar uma moldura em Imagens Guardadas.
“Câmara” “Adicionar moldura”
1. Seleccione “Moldur. predefinid.” ou “Minhas
Imagens”.
2. Seleccione a moldura pretendida.
A moldura seleccionada é confirmada no visor.
seguidas.
a uma.
640)” ou “M (240∗320)” não pode
“Tirar fotografia” → [Opções] →
3. Prima .
48 Câmara
Nota
• Quando a opção “Taman. de Imagem” estiver definida para “G (480 utilizar a função Moldura.
• Quando activar a função de disparo contínuo, não pode utilizar a função Moldura.
• Se na etapa 1 seleccionar “Minhas Imagens”, como moldura apenas poderá seleccionar imagens em formato PNG. Contudo, não se podem utilizar imagens com tamanho superior a 128 [L]
Seleccionar o som do obturador
Pode seleccionar o som do obturador de entre 3 sons predefinidos.
“Câmara” obturador”
1. Prima a ou b para seleccionar o som do obturador
pretendido. Para reproduzir o som do obturador, prima [Reprod.].
640)” ou “M (240∗320)” não pode
×
160 [A].
“Tirar fotografia” → [Opções] → “Som do
2. Prima para seleccionar o som do obturador.
Nota
• A função Disparo contínuo utiliza o som do obturador próprio e que não pode ser alterado relativamente às definições acima.
Gravar vídeo
Para gravar um vídeo coloque o telefone no modo Gravar vídeo.
Gravar Video Clips
Pode gravar-se som com o Video Clip.
“Câmara”
A pré-visualização é efectuada através do ecrã.
1. Prima para começar a gravar o Video clip.
Ouve-se o som indicador de início de gravação de Video Clip. Se premir novamente , ou quando a gravação terminar, ouve-se o som indicador de fim de gravação de Video clip e o visor passa para a etapa 2.
2. Seleccione “Guardar”.
Surge a mensagem “A guardar (nome de ficheiro) em Meus items...” e o Vídeo Clip é registado. Para pré-visualizar um Video Clip antes de guardar, seleccione “Pré-visualizar”. Para enviar um Video Clip por MMS depois de o gravar, seleccione “Guardar e enviar”. Para gravar novamente um Video Clip, prima [Cancelar].
Indicador de Video Clips disponíveis
123: Indica o número de Video Clips que
(M 5-2)
“Gravar vídeo”
ainda se pode gravar.
Utilizar a função de Zoom
Prima c ou d para alterar o valor de zoom. Indicadores de Zoom
: Ampliação.
Seleccionar a qualidade do filme
“Câmara” → “Gravar vídeo” → [Opções] → “Qualidade do filme”
1. Seleccione “Normal” ou “Óptima”.
Indicadores da qualidade do filme
: Óptima :Normal
Seleccionar o modo Anticintilação
“Câmara” → “Gravar vídeo” → [Opções] → “Estabilizador”
1. Seleccione “Modo 1: 50Hz” ou “Modo 2: 60Hz”.
Nota
• Podem surgir listas verticais no ecrã d e pré-visualização devido à fonte de luz. Altere o modo anticintilação para corrigir.
Câmara 49
Se não existir memória disponível
Quando já só for possível gravar 3 Video Clips ou menos, o indicador de Video Clips disponíveis no canto superior esquerdo do ecrã passa a vermelho. (O número de Video Clips ainda disponíveis é aproximado.) Quando o número de Video Clips disponíveis for 0 e tentar gravar novamente um Video Clip, visualizará a mensagem “Não está guardado. Memória cheia.”.
Ajustar a luz dos Video Clips de acordo com as condições de luz existentes
Prima a ou b para ajustar a luz do Video Clip. Indicadores de luz (nível de exposição)
: (Luz → Normal → Escuro) Quando o telefone voltar para o ecrã de posição de espera as definições de luz passam para o valor predefinido.
50 Câmara
Ver Video Clips gravados
“Câmara” → “Gravar vídeo” → [Opções] → “Meus vídeos”
A lista de Video Clips é apresentada.
1. Seleccione o ficheiro que pretende visualizar.
2. Prima .
O Video Clip seleccionado é reproduzido. Para efectuar uma pausa na reprodução, prima . Para retomar a reprodução, prima novamente. Para parar a reprodução, prima [Voltar].
Sugestão
• Aos seus Video Clips são atribuídos nomes de ficheiros do tipo “videoNNN.3gp”(em que NNN é um número consecutivo). O nome do ficheiro (sem uma extensão) e a data e o tamanho do Video Clip são apresentados na lista.
• Se o Video Clip tiver sido gravado com som, o volume pode ser regulado premindo a (ou d/a tecla lateral para cima) ou b (ou c/a tecla lateral para baixo).
• O volume depende das definições efectuadas em Vo lume Multimédia (p. 86). Se “Volume Multimédia” estiver regulado para “Silêncio”, o som é desactivado.
Utilizar o temporizador
Para gravar um Video Clip com o temporizador
“Câmara” → “Gravar vídeo” → [Opções] → “Temporizador”
1. Seleccione “On” ou “Off”.
No ecrã surge “ ”e o telefone passa para o modo de câmara de vídeo.
2. Prima para activar o temporizador.
Dez (10) segundos depois de o temporizador emitir um aviso acústico, a câmara começa a gravar o Video Clip.
Nota
• A contagem decrescente ouve-se durante o funcionamento do temporizador.
• Se premir durante o funcionamento do temporizador, o Video clip é gravado instantaneamente.
• Durante o funcionamento do temporizador, a função de Zoom com c ou d, ou o ajuste da luz do Video Clip com a ou b, não está disponível.
• Se pretender parar de gravar Video Clips com o temporizador, prima [Cancelar] enquanto o temporizador estiver a funcionar.
Gravar Video Clips com som
“Câmara” → “Gravar vídeo” → [Opções] → “Gravar voz”
1. Seleccione “On” ou “Off”.
Câmara 51
Mensagens
O telefone permite-lhe enviar e receber SMS, MMS e Email bem como receber alertas de WAP.
(M 4-2)
MMS
Sobre o MMS
O serviço MMS (Multimedia Messaging Service) permite-lhe enviar e receber MMS com imagens gráficas, fotografias, som, animações ou Video Clips anexados.
Nota
Algumas funções MMS podem não estar sempre
disponíveis consoante a sua rede. Para obter mais informações, contacte o seu operador de rede.
Criar uma MMS nova
A → “MMS” → “Criar mensagem”
1. Introduza a mensagem.
Para utilizar um modelo de texto, prima [Opções] e depois seleccione [Texto]. Desloque o cursor para o ponto onde pretende introduzir o modelo. Prima [Opções], seleccione [Modelos de texto] e depois seleccione o modelo pretendido. Introduza o número de telefone ou o endereço de email
2.
do destinatário.
52 Mensagens
(M 4)
(M 4-2-1)
3. Seleccione “Enviar”.
Depois de enviada, essa mensagem passa para a caixa Enviadas.
Nota
• O tamanho actual da mensagem mostrado enquanto c ria a mensagem é um valor aproximado.
• Se a mensagem não puder ser enviada por qualquer razão, permanece na caixa Guardadas e aparece a indicação “ ” no ecrã de posição de espera.
Sugestão
• Pode utilizar o número de telefone ou o endereço de email registado na Lista de Contactos. (p. 37) Para utilizar um número de telefone ou endereço de email da Lista de Contactos, prima [Opções] e seleccione “Lista Contactos” na etapa 2.
• Para guardar a mensagem sem enviar, na etapa 3 seleccione “Guardar”.
• Para introduzir o assunto, seleccione “Assunto” na etapa 3 e introduza-o. Pode introduzir um assunto com um máximo de 40 caracteres (e um máximo de 20 destinatários (em Para e Cc)). No entanto, estes podem ser limitados consoante a rede. Nesse caso poderá não conseguir enviar uma MMS. Para obter mais informações, contacte o seu operador de rede.
• Para adicionar mais destinatários, seleccione “Adic. destinatário” na etapa 3. Seleccione “Para” ou “Cc” e escolha a posição desejada para o destinatário. Em seguida, introduza o número de telefone ou o endereço de email.
Activar ou desactivar a definição Slide Show
A → “MMS” → “Definições” → “Slide Show”
1. Seleccione “On” ou “Off”.
Se seleccionar “On”
• Pode criar mensagens com um máximo de 10 slides. Cada slide pode conter uma imagem/fotografia, um ficheiro de som e até 2000 caracteres de texto (até ao limite máximo da mensagem de 100 Kbytes ou 300 Kbytes).
• Se pretender adicionar um slide a um único slide prima [Opções] e seleccione “Acrescentar Slide”. Se pretender efectuar operações de slide para vários slides, prima [Opções] e seleccione “Controlo Slide”. As opções de controlo de slide disponíveis são: Adicionar: Para acrescentar um novo slide. Apagar: Para apagar o slide activo. Anterior: Para navegar para o slide anterior. Seguinte: Para navegar para o slide seguinte.
Se seleccionar “Off”
• Pode anexar até 1 imagem, som ou Video Clip e a té 2000 caracteres de texto (até ao limite máximo da mensagem de 100 Kbytes ou 300 Kbytes).
Inserir dados em anexo
Pode enviar fotografias/imagens, sons e Video Clips, guardados na memória do telefone, anexados a MMS.
A
“MMS” → “Criar mensagem” → [Opções]
1. Seleccione entre “Imagem”, “Som” ou “Vídeo”.
2. Seleccione entre “Imagens Guard.”, “Toques
guardados” ou “Vídeos guardados”.
3. Seleccione o ficheiro pretendido.
A imagem/o som/o Video Clip seleccionado(a) é anexado(a). Quando tiver terminado de anexar itens, prima [Voltar] para voltar ao ecrã de criação de mensagens.
• Para adicionar mais ficheiros, prima [Opções] e seleccione “Imagem”, “Som” ou “Vídeo”. Em seguida, seleccione entre “Imagens Guard.”, “Toques guardados” ou “Vídeos guardados” e seleccione o ficheiro pretendido.
• Para apagar os ficheiros anexados, prima [Opções] e seleccione “Apagar”.
Nota
• As Imagens/Toques/Video Clips protegidos por copyright não podem ser enviados anexados a uma mensagem.
• Em vez de executar a etapa 2, pode enviar dados gravados com as opções “Tirar fotografia”, “Gravar voz” ou “Gravar vídeo”.
Mensagens 53
Ler MMS
As mensagens que recebe são guardadas na caixa Recebidas.
Mensagens recebidas
O indicador de MMS ( ) aparece quando estiver a receber uma mensagem.
“MMS” → “Recebidas”
A
1. Seleccione a mensagem que pretende visualizar.
É visualizada a mensagem.
2. Percorra o ecrã para ler a mensagem.
3. Prima quando tiver terminado.
Sugestão
• O volume varia consoante as definições estabelecidas em Volume Multimédia (p. 86). Se “Volume Multimédia” estiver regulado para “Silêncio”, o som é desactivado.
Guardar o número de telefone ou o endereço de email de um remetente na Lista de Contactos
A → “MMS” → “Recebidas”
1. Seleccione a mensagem relativa ao número de telefone
ou endereço de email que pretende guardar.
2. Prima [Opções] e seleccione “Guard. remetente”.
Para detalhes sobre como introduzir um nome, consulte “Adicionar contacto” na página 38.
54 Mensagens
Configurar o serviço de MMS
A → “MMS” → “Definições”
1. Seleccione o item que pretende configurar.
• Receber em Roaming (Imediato, Deferido): Controla a altura de transferência de MMS quando estiver a utilizar o seu telefone fora da sua rede. Imediato: Descarrega a(s) MMS presentes no
servidor imediatamente.
Deferido: Pergunta se pretende descarregar a(s)
• Transferência interna (Imediato, Deferido).
• Info aviso leitura (On, Off):
• Rejeitar anónimas (On, Off):
MMS presentes no servidor.
Controla o tempo de transferência de mensagens MMS na sua rede doméstica. Imediato: Descarrega a(s) MMS a partir do servidor
imediatamente.
Deferido: Pergunta se pretende descarregar a partir
do servidor.
Activa a função Relatório de entrega quando se rece be uma mensagem que se aplica à função de Relató rio de entrega.
Rejeita mensagens provenientes de endereços desconhecidos ou com o campo do endereço vazio ou não.
• Slide Show (On, Off): Activa a função Slide Show quando se envia uma mensagem.
• Avançadas:
• Prioridade:
Dá prioridade a mensagens compostas.
• Validade:
Define o tempo que uma mensagem é guardada no servidor.
• Ident. remetente:
Apresenta informações sobre o remetente.
• Interv. Slide MMS:
Define o tempo de apresentação de um slide quando envia uma mensagem.
• Tamanho da mensag. (100 KB, 300 KB): Define o tamanho máximo das mensagens a enviar. O tamanho máximo das mensagens autorizado para envio varia consoante o operador de rede. Para obter mais informações, contacte o seu operador de rede.
2. Altere cada item.
Enviar um ficheiro de imagem num postal
O seu telefone permite-lhe enviar uma MMS para um centro de postais específico da Vodafone que imprime a imagem e a envia para o endereço do destinatário especificado na MMS. (O seu telefone possui um endereço de centro de postais específico da Vodafone configu rado de fábrica e esse endereço não pode ser alterado.)
Para criar um postal novo
A → “MMS” → “Postais”
1. Seleccione “Imagens Guard.”.
2. Seleccione a imagem que pretende utilizar como postal.
3. Introduza a sua mensagem.
4. Introduza a informação a seguir referente ao
destinatário. Consulte a nota a seguir para mais detalhes.
• Nome • Código Postal
• Apelido • Localidade
• Morada • País
5. Prima [Opções] e seleccione “Enviar”.
Nota
• Em vez de realizar a etapa 1, pode utilizar dados obtidos com a opção “Tirar fotografia”.
• Os itens Nome, Morada e Código Postal são necessários para que os postais possam ser enviados com sucesso.
Mensagens 55
• Informação relativa a um destinatário Nome (obrigatório):
Nome do destinatário do postal até 50 caracteres
Apelido (opcional):
Informação adicional relativa ao destin atário até 50 caracteres
Morada (obrigatório):
Número e rua até 50 caracteres
Código Postal (obrigatório):
Código postal até 60 caracteres
Localidade (opcional):
Localidade até 50 caracteres
País (opcional):
País até 20 caracteres
• Os itens apresentados variam consoante o serviço. Contacte o seu fornecedor de serviço para obter mais informações. Quando o item “País” não é apresentado, não poderá enviar postais para outros países.
• Para o serviço de postais não se podem uti lizar ficheiros em formato Animation GIF.
• A qualidade da imagem do postal varia consoante o tamanho da imagem.
56 Mensagens
(M 4-3)
SMS
Sobre SMS
O serviço de mensagens curtas (SMS) permite-lhe enviar mensagens de texto com, no máximo, 1024 cara cteres, para outros utilizadores de GSM.
Para utilizar o serviço de SMS com o seu telefone
Podem compor-se mensagens com mais de 160 caracteres. Durante a operação de envio, as mensagens serão divididas. Se o destinatário possuir um telefone adequado, a mensagem é reagrupada quando for recebida; caso contrário, a mensagem é dividida em várias mensagens. Pode enviar ou receber SMS mesmo que esteja a falar ao telefone. Para compor uma SMS pode também utilizar Modelos de texto.
Criar e enviar uma SMS nova
A → “Mensagem de texto” → “Criar mensagem”
1. Introduza a sua mensagem.
Para utilizar um modelo de texto, coloque o cursor no local onde pretende introduzir o modelo de texto. Prima [Opções] e seleccione “Modelos de texto”; em seguida seleccione o modelo pretendido.
2. Introduza o número de telefone do destinatário.
(M 4-3-1)
3. Seleccione “Enviar”.
O telefone inicia o processo de envio e a SMS é enviada. Depois de ser enviada, a essa mensagem é adicionada à caixa Enviadas. Para guardar a mensagem na caixa Por Enviar sem proceder ao respectivo envio, seleccione “Guardar”.
Sugestão
• Pode utilizar o número de telefone guardado na Lista de Contactos. (p. 37) Para utilizar um número de telefone da Lista de Contactos, prima [Contacts] na etapa 2.
• Para adicionar mais destinatários, seleccione “Adic. destinatário”, na etapa 3. Seleccione um número de item para adicionar o número de telefone do destinatário. Introduza o número de telefone.
Ler uma SMS
Mensagens recebidas
O indicador de SMS ( ) surge quando recebe uma mensagem.
1. Quando receber uma SMS, prima quando em
posição de espera.
2. Seleccione a mensagem que pretende visualizar.
São visualizados o número de telefone do remetente e parte da mensagem. Quando o número de telefone do remetente está gravado na Lista de Contactos, o nome da pessoa a quem esse número corresponde é apresentado em vez do número de telefone. As mensagens identificadas com “ ” indicam que ainda não foram lidas. Se a caixa “Recebidas”, “Enviadas” ou “Por Enviar” estiver cheia, visualiza o ícone “ ”. Apague as mensagens que achar desnecessárias.
3. Percorra o ecrã para ler a mensagem.
4. Prima F quando tiver terminado.
Extrair números de telefone de mensagens recebidas e efectuar uma chamada
Pode efectuar uma chamada utilizando o número de telefone incorporado na SMS recebida.
“Mensagem de texto” “Recebidas”
A
1. Seleccione a mensagem de onde pretende extrair
números de telefone.
Mensagens 57
2. Prima [Opções] e seleccione “Extrair números”.
Os números de telefone incorporados na mensagem são visualizados.
3. Seleccione o número de telefone.
4. Prima [Opções] e seleccione “Efectuar chamada”.
Para guardar esse número de telefone na Lista de Contactos, seleccione “Guardar Número”.
Configurar o serviço de SMS
Para configurar o endereço do centro de mensagens
A → “Mensagem de texto” “Definições” → “Centro mensagens”
1. Introduza o número de telefone do centro.
Se pretender introduzir um indicativo de país para uma mensagem destinada a um número intern acional, prima e mantenha nessa posição Q até visualizar o si nal “+”.
Validade da mensagem
Isto indica o número de dias e horas que uma mensagem, enviada por si, poderá estar sem ser entregue ao respectivo destinatário. Durante esse período, o centro de mensagens tentará, de forma contínua, entregar a mensagem ao destinatário.
“Mensagem de texto” “Definições” →
A “Validade mensagem”
1. Seleccione o período de validade.
58 Mensagens
(M 4-3-5)
Formato da mensagem
A → “Mensagem de texto” “Definições” → “Formato mensagem”
1. Seleccione o formato da mensagem.
Tipo de ligação
A → “Mensagem de texto” “Definições” → “Tipo de ligação”
1. Seleccione o tipo de ligação.
(M 4-4)
Email
Mensagens de email
O serviço de email permite-lhe enviar e receber mensagens de email e é compatível com a maioria dos forne cedores de email POP3. Pode enviar mensagens de email com um máximo de 2000 caracteres. O tamanho das mensagens de email que pode receber depende das definições do email.
Antes de começar
Tem de introduzir as definições específicas do seu fornecedor de email. Se não tiver um fornecedor, contacte o operador de rede que lhe pode fornecer as definições de POP3 correctas. As definições de email podem já estar instaladas pelo operador. Para introduzir as definições, vá para “Definições”, “Rede”, “Definições Email”. Se desejar utilizar o seu fornecedor de email POP3 já existente, seleccione um perfil vazio e introduza as definições. Quando terminar as definições, vá para “Mensagens”, “Email”, “Verificar Email” para transferir as mensagens novas. Se houver mensagens novas o telefone avisa-o.
Nota
• Não pode enviar mensagens de email com ficheiros anexados. Se reenviar mensagens de em ail com ficheiros anexados, estes são removidos.
Criar uma nova mensagem de email
A → “Email” → “Criar mensagem”
1. Introduza a mensagem.
2. Introduza o endereço de email do destinatário.
3. Seleccione “Enviar”.
Depois de enviada, essa mensagem passa para a caixa Enviadas.
Nota
• Se a mensagem não puder ser enviada por qualquer razão, fica em Guardadas. Para reenviar a mensagem, faça o seguinte:
A
“Email” “Guardadas”
1. Seleccione a mensagem desejada.
2. Prima [Opções] e seleccione “Enviar”.
Sugestão
• Na etapa 3 seleccione “Guardar” para guardar a mensagem sem enviar. Na etapa 3 seleccione “Assunto” para introduzir o
• assunto. No assunto pode introduzir um máximo de 40 caracteres.
• Na etapa 3 seleccione “Adic. destinatário” para adicionar mais destinatários (um máximo de 30 destinatários (em Para, Cc e Bcc colectivamente)). Escolha “Para”, “Cc” ou “Bcc” e seleccione ou introduza o endereço dos destinatários pretendidos.
• Pode utilizar o endereço de email a partir da Lista de Contactos. (p. 37)
Mensagens 59
Para utilizar um endereço de email da Lista de Contactos, prima [Opções] e seleccione “Lista Contactos” no passo 2.
Transferir mensagens de email
A→ “Email” → “Verificar Email”
1. Depois de transferir as mensagens de email para o
telefone, vá para “Recebidas” em “Email” para as ler.
Ler uma mensagem de email
Mensagens recebidas
O indicador Email ( ) aparece quando houver mensagens não lidas.
A
“Email” → “Recebidas”
1. Seleccione a mensagem que pretende visualizar.
2. Percorra o ecrã para ler a mensagem.
Sugestão
• Se tiver problemas na transferência de mensagens de email, volte a verificar as definições que introduziu em “Antes de começar” na página 59.
60 Mensagens
Guardar o endereço de email de um remetente na Lista de Contactos
A → “Email” → “Recebidas”
1. Seleccione a mensagem relativa ao endereço de email
que pretende guardar.
2. Prima [Opções] e seleccione “Guard. remetente”.
Para obter informações sobre a introdução de u m nome, consulte “Adicionar contacto” na página 38.
Configurar o Email
A → “Email” → “Definições”
1. Seleccione o item que pretende configurar.
• Tamanho download (Mensagem inteira, Transferir só cabeçalhos, Inferior a Primeiros 20KB): Controla o tamanho de download do email. A opção “Mensagem inteira” está limitada ao máximo de 300 KB.
• Adic. assinat.: Abre o ecrã de modelos de texto para adicionar a assinatura.
• Mens. de resp. (Incl. correio orig., Excl. correio orig.): Inclui ou exclui a mensagem original ao responder.
(M 4-4-7)
Difusão celular
Pode receber mensagens de difusão celular ou mensagens de carácter geral, como por exemplo boletins meteorológicos e notícias de trânsito. Esta informação é difundida pelos assinantes em determinadas áreas de rede. Esta função pode não estar disponível em toda s as redes de telemóveis. Para obter mais informações, contacte o seu operador de rede.
Activar/desactivar a difusão celular
A → “Difusão celular” “Ligar/desligar”
1. Seleccione “On” ou “Off”.
Ler mensagens de difusão celular
A → “Difusão celular” → “Ler mensagens”
(M 4-8)
(M 4-8-1)
(M 4-8-2)
1. Seleccione o tema pretendido.
2. Percorra o ecrã para ler a mensagem.
3. Prima [Voltar].
Definir idiomas
Pode seleccionar o idioma preferido para a visualização de mensagens de difusão celular.
A
“Difusão celular” → “Definições” → “Idioma”
É visualizado o idioma actual.
1. Prima .
É apresentada a lista de idiomas.
2. Seleccione o idioma pretendido.
3. Prima [Guardar].
Subscrever o serviço de difusão celular
Seleccione a página da mensagem de difusão celular que pretende.
“Difusão celular”“Definições”“Def.
A
Tópicos info”
1. Seleccione “Adicionar/Apagar”.
2. Seleccione a página pretendida.
3. Prima [Guardar].
Sugestão
• Se a página pretendida não constar da lista que aparece na etapa 2, seleccione “Criar tema” na etapa 1; em seguida introduza o código do tema para adicionar uma página. Para obter detalhes sobre o código do tema, contacte o fornecedor de serviço.
Mensagens 61
Vodafone live!
O seu telefone já está configurado para aceder à Vodafone live! e à Internet móvel*.
Vodafone live! é um novo portal da Internet móvel que é a sua porta de acesso a um novo mundo de informação, jogos, música e serviços. O seu telefone utiliza GPRS, um sistema que é muito mais rápido que as anteriores formas de acesso a informação via telemóvel. Para além disso, a ligação está sempre activada o que significa que não é necessário esperar que a ligação se faça. * Caso tenha dificuldade em efectuar a ligação, contacte o
Serviço de Apoio ao Cliente da Vodafone.
O seu telefone contém um Browser WAP utilizado para navegar na Internet móvel, onde pode obter muita informação útil. Normalmente as páginas são concebidas para telemóveis. O seu telefone está já configurado para a página da Vodafone no que respeita a definições WAP/MMS.
62 Vodafone live!
(M 2)
Aceder ao Browser WAP
1. Prima C quando em posição de espera.
Para sair do Browser WAP
1. Prima F para sair do Browser.
Navegar numa página WAP
a b c d:
: Executa a opção apresentada na parte
A: Inicia o menu de opções do Browser.
C: Selecciona uma acção visualizada no canto
Permitem realçar os diversos itens no ecrã.
inferior central do ecrã.
inferior direito do ecrã. Utilizada para aceder à “Vodafone live!” abrindo o Browser.
Menu Browser
Quando estiver a navegar, pode aceder a opções do Browser premindo [Opções].
• Editar / Select: Permite escolher a ligação à página/local da Internet que pretende visualizar e editar. (A opção “Escolher” só é visualizada quando a ligação à página/local da Internet que pretende visitar está seleccionada.)
• Pag. Inicial: Permite avançar para a Homepage (página inicial) definida em Definições WAP.
• Adicionar Favoritos: Permite adicionar à sua lista de favoritos o local da Internet que está a visitar no momento.
• Ver Marcadores: Permite visualizar a lista de favoritos.
• Guardar itens: Permite guardar, imagens, sons ou Video Clips na pasta correspondente de Meus items.
• Guardar página: Permite guardar e editar a página que está a visitar no momento na sua lista de páginas guardadas.
• Introduzir URL: Permite introduzir o URL do local da Internet que pretende visitar.
• Reenviar: Permite avançar para o próximo URL na lista do histórico.
• Histórico: Permite visualizar a lista do histórico.
• Recarregar página: Permite actualizar os conteúdos da página WAP.
• Avançadas:
• Mostrar URL: Permite ver o URL do local da Internet que es tá a visitar nesse preciso momento.
• Guardar página: Permite guardar e editar a página que está a visitar no momento na sua lista de páginas guardadas.
• Página guardada: Permite visualizar a lista de páginas guardadas.
• Caixa de entrada de Push: Permite ver a lista de mensagens “push” WAP. Pode receber mensagens “push” através de serviços WAP. Isto significa que um fornecedor de serviços envia conteúdo WAP para o seu telefone, sem que seja necessária qualquer configuração.
•Definições: Inclui “Transferências”, etc.
• Segurança: Permite definir a segurança.
• Apagar...: Permite limpar histórico, Cache, etc.
• Acerca de...: Permite reiniciar o Browser.
•Sair: Permite sair do browser WAP.
Vodafone live! 63
Meus items
Meus items contém vários tipos de dados de imagem, de som e de Video Clip. Pode também enviar imagens, sons e Video Clips por ligação sem fios Bluetooth para telefones que funcionem por OBEX.
Nota
• O telefone pode guardar aproximadamente 7 MB de dados distribuídos por Minhas Imagens, Meus Jogos, Meus Toques e Vídeos.
Minhas Imagens
É possível gerir fotografias tiradas com a câmara do telefone ou imagens descarregadas de locais da Internet móvel.
(M 6)
(M 6-1)
Ver imagens/fotografias
“Meus items” → “Minhas Imagens” → “Imagens Guardadas”
1. Seleccione o ficheiro que pretende visualizar.
Visualiza a fotografia seleccionada.
Utilizar imagens/fotografias como Wallpaper
“Meus items” → “Minhas Imagens” → “Imagens Guardadas”
A lista de imagens/fotografias é apresentada.
1. Seleccione o ficheiro que pretende adicionar para
utilizar como Wallpaper.
2. Prima [Opções] e seleccione “Def. c/o Wallpaper”.
3. Prima [OK].
64 Meus items
Editar imagens
“Meus items” → “Minhas Imagens” → “Imagens Guardadas”
1. Seleccione o ficheiro que pretende editar.
2. Prima [Opções] e seleccione “Editar”.
3. Seleccione a opção pretendida.
“Rodar”: Permite rodar a imagem 90º no
“Ajustar tamanho”:
“Retocar”: Permite seleccionar a opção de
“Adicionar moldura”:
“Adic. elementos”:
Nota
• Relativamente à opção de retoque, pode retocar imagens com um tamanho mínimo de 52 pontos [L] [A].
• Relativamente à opção de adição de elementos, pode adicionar elementos a imagens com um tamanh o mínimo de 24 pontos [L]
• As imagens com tamanho superior a 128 [L] ou 160 [A] são guardadas como imagens com 128 [L] independentemente do tamanho original.
sentido contrário ao dos ponteiros do relógio. Prima [Rodar] novamente para mais 90º.
Permite seleccionar a opção pretendida.
retoque.
Permite seleccionar a moldura pretendida.
Prima [Elem.] e seleccione o tipo de elemento pretendido. Repita esta etapa para adicionar mais elementos.
×
52 pontos
×
24 pontos [A].
×
160 [A]
• A opção “Ajustar tamanho” pode não estar disponível
)
consoante a imagem original e os direitos de autor (Copyright) emitidos.
Enviar um ficheiro de imagem
“Meus items” → “Minhas Imagens” → “Imagens Guardadas”
1. Seleccione o ficheiro que pretende enviar.
2. Prima [Opções] e seleccione “Enviar”.
3. Seleccione “Como multimédia”, “Como postal” ou
“Via Bluetooth”. Para obter detalhes sobre como criar uma mensagem, consulte “Criar uma MMS nova” na página 52.
Nota
• As imagens protegidas por copyright não podem ser enviadas anexadas a uma mensagem.
Sugestão
• Para detalhes sobre como transmitir dados presente s em Meus items, consulte “Enviar dados de Meus items” na página 66.
Guardar na Lista de Contactos
Pode utilizar esta opção apenas para imagens guard adas na memória do telefone.
“Meus items” Guardadas”
1. Seleccione o ficheiro que pretende adicionar à Lista de
2. Prima [Opções] e seleccione “Adic. a contacto”.
Contactos.
“Minhas Imagens” → “Imagens
Para substituir, seleccione “Registo existente” e seleccione os dados que pretende guardar. Para guardar como registo novo, seleccione “Registo novo”. Para detalhes sobre como introduzir um nome, c onsulte “Adicionar contacto” na página 38.
Descarregar ficheiros de imagem
“Meus items” → “Minhas Imagens” → “Mais imagens”
1. Visualiza o local a partir de onde pode efectuar a
transferência de ficheiros de imagem.
(M 6-1-3
Meus items 65
(M 6-2)
Vídeos
É possível gerir Video Clips gravados por uma câmara de vídeo bem como Video Clips descarregados da Internet móvel.
Reproduzir ficheiros de Video Clip
“Meus items” → “Vídeos” → “Vídeos guardados”
1. Seleccione o ficheiro que pretende reproduzir.
2. Prima .
Para retomar, prima novamente. Para parar a reprodução, prima [Voltar].
Nota
• O volume varia consoante as definições estabelecidas em Volume Multimédia (p. 86). Se “Volume Multimédia” estiver regulado para “Silêncio”, o som é desactivado. Para regular o volume, prima a (ou d/a tecla lateral para cima) ou b (ou c/a tecla late ral para baixo).
• Os Video Clips com tamanho superior a 128 pontos [L] ou 96 pontos [A] podem ser visualizados em tamanho original ou em meio tamanho premindo [
×
1] ou [×1/2].
Enviar um ficheiro de Video Clip
“Meus items” → “Vídeos” → “Vídeos guardados”
1. Seleccione o ficheiro que pretende enviar.
2. Prima [Opções] e seleccione “Enviar”.
3. Seleccione “Como multimédia” ou “Via Bluetooth”.
66 Meus items
Para obter detalhes sobre como criar uma mensagem, consulte “Criar uma MMS nova” na página 52.
Nota
• Os Video Clips protegidos por copyright não podem ser enviados anexados a uma mensagem.
Descarregar ficheiros de Video Clip
“Meus items” → “Vídeos” → “Mais vídeos”
Visualiza o local a partir de onde pode descarregar Video Clips.
Enviar dados de Meus items
Escolha o menu apropriado. Consulte a página 87 (Conectividade) para obter mais informações sobre a tecnologia sem fios Bluetooth.
“Meus items” Guardadas” “Meus items” “Meus items”
1. Seleccione o ficheiro pretendido.
“Minhas Imagens” → “Imagens
“Meus Toques” → “Toques guardados”
“Vídeos” → “Vídeos guardados”
(M 6-2-3)
2. Prima [Opções] e seleccione “Enviar”.
3. Seleccione “Via Bluetooth”.
Para comunicação “Via Bluetooth”
O telefone começa a procurar dispositivos que funcionem por tecnologia sem fios Depois de proceder à detecção, aparece uma lista dos dispositivos activados que lhe permite seleccionar o dispositivo desejado. Pode estabele cer a ligação e o ficheiro é enviado.
Bluetooth
num espaço de 10 metros.
Nota
• As Imagens/Toques/Video Clips protegidos por copyright não podem ser enviados.
• Quando proceder ao emparelhamento, será necessário introduzir o seu código da primeira vez que estabelecer contacto com um dispositivo que func ione por tecnologia sem fios Bluetooth.
Receber dados de Meus items
Quando o telefone recebe dados de Meus items, no ecrã de posição de espera surge uma mensagem de confirmação.
1. Prima [Sim].
Os dados recebidos são registados na pasta correspondente Meus items.
Sugestão
• Para mais informações sobre definições para ligação por Infravermelhos ou Bluetooth, consulte “Conectividade” na página 87.
Meus Jogos
Tal como acontece com a aplicação pré-carregada, as aplicações descarregadas são guardadas em Jogos Guardados.
Nota
• Em Jogos Guardados pode guardar até 10 aplicações.
Utilizar aplicações
Neste telefone podem utilizar-se diversos tipos de aplicações específicas da Vodafone. Para utilizar aplicações, descarregue as aplicações através da Internet móvel. Algumas aplicações oferecem a possibilidade de se ligar a uma rede num jogo ou numa aplicação de rede.
Nota
• As aplicações podem ser tanto localizadas (sem ligação) como de rede (utilizando a Internet móvel para actualizar informação/jogar jogos). A rede pode cobrar-lhe mais pela utilização de aplicações de rede. Contacte o seu fornecedor de serviço para obter mais informações.
(M 6-3)
Meus items 67
Descarregar aplicações
Ecrã de confirmação
Antes de efectuar a transferência da aplicação, visualiza uma mensagem pedindo para confirmar o material que está prestes a receber. Depois de verificar a informação no ecrã de confirmação, poderá transferir a aplicação.
Nota
• Em alguns ecrãs de informação poderá ser necessário introduzir a autenticação do utilizador antes de efectuar a transferência da aplicação.
Mais downloads
“Meus items” → “Meus Jogos” → “Mais jogos”
1. Seleccione a aplicação que pretende descarregar.
Algum tempo depois de aparecer um ecrã de browser de WAP, surge o ecrã de confirmação.
(M 6-3-1)
2. Prima para iniciar a transferência.
3. Prima quando tiver terminado.
68 Meus items
Executar aplicações
“Meus items”→ “Meus Jogos” → “Jogos Guardados”
As aplicações descarregadas são apresentadas sequencialmente a partir da mais recente.
1. Seleccione o título da aplicação que pretende executar.
A aplicação seleccionada é executada. Quando estiver a utilizar aplicações do tipo ligação de rede, pode seleccionar a ligação à rede.
2. Para terminar a aplicação, prima F e seleccione
“Fim”.
(M 6-3-2)
Meus Toques
Os dados AMR gravados com o gravador de voz são geridos em Toques guardados. Os toques predefinidos não fazem parte de Toques guardados.
: Formato MIDI padrão : Formato AMR : Voice Clip original (formato AMR gravado com a
função Gravador de voz)
Descarregar ficheiros de som
“Meus items” → “Meus Toques” → “Mais sons”
Visualiza o local a partir de onde pode descarregar ficheiros de som.
(M 6-4)
(M 6-4-1)
Reproduzir ficheiros de som
“Meus items” → “Meus Toques” → “Toques guardados”
1. Seleccione o ficheiro que pretende reproduzir.
Para parar a reprodução, prima .
Nota
• Esta opção pode não estar disponível em todas as regiões.
• O volume varia consoante as definições estabelecidas em Volume Multimédia (p. 86). Se “Volume Multimédia” estiver regulado para “Silêncio”, o som é desactivado.
Utilizar os ficheiros de som como toque
“Meus items” → “Meus Toques” → “Toques guardados”
1. Seleccione o ficheiro que pretende utilizar como toque.
2. Prima [Opções] e seleccione “Def. c/o toque”.
O som seleccionado é utilizado automaticamente para o toque dos perfis actuais.
Nota
• Os ficheiros em formato AMR não podem ser utilizados como toque.
Atribuir um toque a cada um dos registos da Lista de Contactos
“Meus items” → “Meus Toques” → “Toques guardados”
1. Seleccione o som que pretende utilizar como toque do
contacto atribuído.
2. Prima [Opções] e selecci one “Adic. a contacto”. O som
seleccionado é utilizado automaticamente quando esse contacto lhe liga.
Meus items 69
Enviar um ficheiro de som numa MMS
“Meus items” → “Meus Toques” → “Toques guardados”
1. Seleccione o ficheiro que pretende enviar.
2. Prima [Opções] e seleccione “Enviar”.
3. Seleccione “Como multimédia”.
Se seleccionar o seu toque original na etapa 1, proceda da seguinte forma.
4. Seleccione o formato de ficheiro “MIDI”.
Para obter detalhes sobre como criar uma mensagem, consulte “Criar uma MMS nova” na página 52.
Nota
• Os toques protegidos por copyright não podem ser enviados anexados a uma mensagem.
70 Meus items
Meus Favoritos
Quando estiver a navegar, prima [Opções] e seleccione a opção pretendida.
Para adicionar um favorito
(M 6-5)
1. Prima [Opções] e seleccione “Novo favorito”.
Para aceder a páginas marcadas como favoritos
1. Seleccione o favorito pretendido.
2. Prima [Opções] e seleccione “Abrir”.
Para editar favoritos
1. Seleccione a página marcada como favorito que
pretende editar.
2. Prima [Opções] e seleccione “Editar”.
3. Edite o título e prima b.
4. Edite o URL e prima b.
5. Prima [Opções] e depois “Guardar”.
Para mover favoritos
1. Seleccione a página marcada como favorita que
pretende mover.
2. Prima [Opções] e seleccione “Mover Marcador”.
3. Seleccione a pasta onde pretende colocar o favorito e
prima [Opções].
4. Seleccione [Aberto] e depois “Mover para aqui”.
Para mudar o nome de uma pasta
1. Seleccione a pasta à qual pretende mudar o nome.
2. Prima [Opções] e depois seleccione “Mudar nome”.
3. Mude o nome.
4. Prima [Opções] e depois seleccione “Guardar”.
Para apagar favoritos
1. Seleccione a página marcada como favorito que
pretende apagar.
2. Prima [Opções] e seleccione “Apagar”.
Estado de memória
Esta função ajuda-o a verificar o estado da memória de Meus items. A função Estado de memória abrange Jogos, Imagens, Toques e Vídeos.
“Meus items”
“Estado memória”
(M 6-6)
Meus items 71
Meus Jogos
Mais downloads
Pode descarregar aplicações.
“Meus Jogos”
Visualiza o local a partir de onde pode efectuar a transferência de aplicações.
1. Seleccione a aplicação que pretende descarregar.
Algum tempo depois de aparecer um ecrã de browser de WAP, surge o ecrã de confirmação.
(M 1)
(M 1-1)
“Mais downloads”
2. Prima para iniciar a transferência.
3. Prima quando tiver terminado.
Jogos Guardados
É apresentada a lista de aplicações Java™. As aplicações descarregadas são apresentadas por ordem a partir da mais recente.
Executar jogos
Para obter detalhes sobre como executar aplicações, consulte “Executar aplicações” na página 68.
Informações sobre aplicação
As informações sobre a aplicação mostram o título, a versão, o tamanho e a descrição da aplicação para sua referência.
72 Meus Jogos
(M 1-2)
Definir autorização
Quando utilizar aplicações Java™ que acedam à rede, pode definir a segurança on-line a utilizar em transacções monetárias utilizando esta opção.
Para seleccionar a função e o método de confirmação
“Meus Jogos” → “Jogos Guardados”
1. Seleccione a aplicação Java™ pretendida.
2. Prima [Opções] e seleccione “Autorização”.
3. Seleccione “Acesso à Internet” para definir a maneira
como a aplicação Java™ acede à rede.
4. Seleccione o método de confirmação pretendido.
Ligar sempre: Permite o acesso da aplicação Java™ sem
Única: Informa-o da primeira vez que a aplicação
Sessão: Informa-o da primeira vez que a aplicação
confirmação.
Java™ aceder à rede. Se o acesso for autorizado, não receberá qualquer outra confirmação até a aplicação ser eliminada.
Java™ aceder à rede. Se o acesso for autorizado, não receberá qualquer outra confirmação até a aplicação ser terminada.
Por acesso: Informa-o sempre que a aplicação Java™
Não ligar: Impede que a aplicação Java™ aceda à rede
Para repor autorizações
Pode repor todas as autorizações definidas
“Meus Jogos”
1. Seleccione a aplicação Java™ pretendida.
aceder à rede quer o acesso seja autorizado ou não.
e não é efectuada qualquer confirmação.
“Jogos Guardados”
2. Prima [Opções] e seleccione “Autorização”.
3. Seleccione “Repor autorizações”.
Definições
Chamadas e alarmes
Pode definir a prioridade da recepção de chamadas e alarmes durante o funcionamento de uma aplicação.
“Meus Jogos” Alarmes”
1. Seleccione “Chamadas” ou “Alarme”.
2. Seleccione os métodos.
• “Receber chamada” ou “Aviso de chamada”: A aplicação é suspensa automaticamente e pode receber a chamada ou ouvir o alarme. Depois de terminar a chamada, ou quando o alarme terminar, aparecerá o ícone de suspensão ( ) indicando-lhe que há uma aplicação suspensa.
• “Alarme prioritário” ou “Aviso de Alarme”: A informação de quem está a fazer a chamada aparece na parte superior do ecrã enquanto a aplicação continua. Se premir D, a aplicação é suspensa e pode receber a chamada. Depois de terminar a chamada aparecerá o ícone de suspensão ( ) indicando-lhe que há uma aplicação suspensa.
(M 1-3)
(M 1-3-1)
“Definições” → “Chamadas &
Meus Jogos 73
Intensidade do som
Pode definir o volume de som da aplicação, como por exemplo efeito sonoro, para um de cinco níveis ou silenciar esse mesmo volume. Se “Som ao ligar/ Som ao desligar” na página 86 estiver definido para “Silêncio”, esta configuração tem prioridade.
“Meus Jogos”
É visualizado o nível de volume actual.
1. Prima a (ou d) para aumentar o volume ou prima b
(ou c) para diminuir o volume e prima .
Iluminação do visor
“Meus Jogos” → “Definições” → “Iluminação visor” → “Ligar/desligar”
1. Seleccione “On” ou “Off”.
• “On”: Iluminação acesa enquanto estiver
• “Off”: Iluminação apagada enquanto
74 Meus Jogos
(M 1-3-2)
“Definições” → “Intensidade som”
(M 1-3-3)
a utilizar a aplicação.
estiver a utilizar a aplicação mesmo que prima uma tecla.
Para definir a opção Piscar
Esta definição permite que a iluminação do visor seja controlada pela aplicação. Se estiver definida para “Off”, a iluminação do visor não pode ser ligada pela aplicação.
“Meus Jogos” “Piscar”
1. Seleccione “On” ou “Off”.
Vibração
Quando a opção de vibração está definida na aplicação, pode escolher se pretende que essa opção seja activada ou desactivada.
“Meus Jogos”
1. Seleccione “On” ou “Off”.
Para repor todos os itens do menu Definições nos valores de origem
“Meus Jogos” → “Definições” → “Repor val. origem”
1. Introduza o seu código do telefone.
Info Java™
É visualizada a informação sobre licenças pertencentes a Java™.
“Definições” → “Iluminação visor” →
(M 1-3-4)
“Definições” → “Vibração”
(M 1-3-5)
O código predefinido é “0000”.
(M 1-4)
Aplicações
SIM Application
Pode consultar a informação disponível no SIM. Para mais informações contacte o seu fornecedor de serviço.
Alarmes
Definir os alarmes
A função de alarme permite-lhe ser alertado a determinada hora. Note que o alarme pode não funcionar de for ma correcta se não tiver acertado o relógio.
Nota
• O alarme funciona mesmo que o telefone esteja desligado.
• O alarme não toca se “Volume toque” (p. 83) estiver definido para “Silêncio”.
“Aplicações”
1. Seleccione uma definição em branco.
(M 3)
(M 3-2)
“Alarmes”
(M 3-1)
2. Introduza a hora pretendida.
Para alterar o tipo de tom de alarme
3. Seleccione “Definir tom alarme”.
4. Seleccione “Tipo de toque”.
5. Seleccione “Sons predefinidos” ou “Meus Toques”.
6. Seleccione o tom pretendido.
Para obter detalhes sobre como seleccionar um toque, consulte “Atribuir toque” na página 84.
Para alterar a vibração do tom de alarme
7. Seleccione “Vibração”.
8. Seleccione “On” ou “Off”.
Para obter detalhes sobre como seleccionar a vibração, consulte “Vibração” na página 84.
Para alterar a duração do tom de alarme
9. Seleccione “Duração”.
10.Introduza a duração pretendida (02-59).
11.Prima [Voltar].
Para definir a opção de repetição
12.Seleccione “Repetição Diária”.
13.Seleccione “On” ou “Off”.
14.Prima [Guardar].
Aplicações 75
Editar a definição de alarme
“Aplicações” → “Alarmes”
1. Seleccione a definição pretendida e edite-a.
Repor uma definição de alarme
“Aplicações” → “Alarmes”
1. Seleccione o alarme que pretende limpar.
2. Seleccione “Limpar alarmes”.
Limpar todas as definições de alarmes
“Aplicações” → “Alarmes” → “Apagar tudo”
76 Aplicações
Calculadora
A função “Calculadora” efectua os 4 cálculos aritméticos utilizando até 9 dígitos.
“Aplicações”
A calculadora aparece no visor. As teclas e as operações utilizadas para os cálculos são indicadas a seguir.
Para introduzir um ponto decimal, prima R. Para introduzir símbolos aritméticos, utilize as 4 teclas de setas e o botão de toque esquerdo, conforme mostrado de seguida: abc: + d:- D:% Para apagar o número introduzido ou a operação, prima [Apagar]. Para realizar os cálculos, prima . Para iniciar um novo cálculo, prima [Apagar].
(M 3-3)
“Calculadora”
Gravador de voz
Isto permite-lhe gravar um voice clip de até 30 segundos, que pode enviar dentro de uma MMS. Esse Voice Clip gravado é registado em Toques guardados. Os Voice Clips são guardados em formato “.amr”.
(M 3-4)
Gravar um Voice Clip
“Aplicações” → “Gravador de voz”
1. Prima para começar a gravar.
Para parar de gravar antes de o tempo de gravação terminar, prima .
2. Seleccione “Guardar” para guardar o Voice Clip.
Para reproduzir o Voice Clip gravado, seleccione “Reproduzir”. Para gravar um Voice Clip novamente, prima [Cancelar].
Nota
• O volume depende das definições estabelecidas em Volume Multimédia (p. 86). Se “Volume Multimédia” estiver regulado para “Silêncio”, o som é desactivado. Para regular o volume, prima a (ou d/a tecla lateral para cima) ou b (ou c/a tecla lateral para baixo).
Sugestão
• Pode também activar o Gravador de voz premindo , seguido de R, quando em posição de espera.
Enviar Voice Clips
“Aplicações” → “Gravador de voz”
1. Prima para começar a gravar.
2. Prima para parar de gravar.
3. Seleccione “Guardar e enviar”.
Para obter detalhes sobre como criar uma mensagem, consulte “Criar uma MMS nova” na página 52.
Nota
• Não se visualiza “Guardar e enviar” depois de gravar em modo de dados de voz alargados.
Ajuda
(M 3-5)
Pode ver a lista da Ajuda e utilizá-la para conhecer melhor as funções do telefone.
“Aplicações”
1. Prima a ou b.
“Ajuda”
Aplicações 77
Calendário
A função Calendário permite-lhe agendar facilmente compromissos ou eventos associados a data e hora. Estes itens podem também ser enviados via tecnologia se m fios Bluetooth para um PC de forma a partilhar os mesmos compromissos.
Criar um novo item
“Calendário”
1. Seleccione o dia em que pretende adicionar um evento.
(M 7)
2. Prima [Opções] e seleccione “Novo evento”.
3. Seleccione entre “Compromisso”, “Evento todo o dia”
ou “Aniversário”.
Para definir um compromisso
1. Seleccione o campo referente a assunto e introduza o
assunto.
2. Seleccione o campo referente a hora de início e
introduza a hora pretendida.
3. Seleccione a duração.
4. Seleccione o campo referente a lembrete e seleccione a
opção pretendida. Se seleccionar “Off” para a opção de lembrete, vá para a etapa 11.
5. Seleccione “Tipo de toque”.
78 Calendário
6. Seleccione “Sons predefinidos” ou “Meus Toques”.
7. Seleccione o toque pretendido.
Para obter detalhes sobre como seleccionar um toque, consulte “Atribuir toque” na página 84.
8. Seleccione “Vibração” e seleccione “On” ou “Off”.
9. Seleccione “Duração” e introduza o tempo pretendido.
10.Seleccione o campo referente a localização e introduza
a localização.
11.Prima [Guardar].
Nota
• A função de lembrete funciona mesmo que o telefone esteja desligado.
• O lembrete não toca se “Volume toque” (p. 83) estiver definido para “Silêncio”.
Para definir um evento para todo o dia
1. Seleccione o campo referente a assunto e introduza o
assunto.
2. Seleccione o campo referente a data e seleccione a data
pretendida.
3. Seleccione o campo referente a localização e introduza
a localização.
4. Prima [Guardar].
Para definir um aniversário
1. Seleccione a opção de aniversário pretendida,
seleccionando entre “Anivers. por data” ou “Anivers. por dia”.
2. (Para “Anivers. por data”)
Seleccione o campo referente a assunto e introduza o assunto. Seleccione o campo referente a data e seleccione a data pretendida (mês e dia). Seleccione o campo referente a localizaç ão e introduza a localização. (Para “Anivers. por dia”) Seleccione o campo do assunto e introduza o assunto. Seleccione o campo dia e seleccione o dia pretendido (dia da semana e mês). Seleccione o campo referente a localizaç ão e introduza a localização.
3. Prima [Guardar].
Enviar um item agendado
“Calendário”
1. Seleccione o dia, incluindo os itens agendados que
pretende enviar.
2. Seleccione o item que pretende enviar.
3. Prima [Opções] e seleccione “Enviar” e “Via
Bluetooth”.
Para comunicação “Via Bluetooth”
O telefone começa a procurar dispositivos que funcionem por tecnologia sem fios Bluetooth num espaço de 10 metros. Depois de proceder à detecção, aparece uma lista dos dispositivos activados que lhe permite seleccionar o dispositivo desejado. Pode estabelecer a ligação e o item é enviado.
Calendário 79
Receber um item agendado
Quando o telefone recebe um registo agendado, aparece uma mensagem de confirmação.
1. Prima [Sim].
O item recebido é guardado no Calendário. Prima [Não] para rejeitar.
Sugestão
• Para obter detalhes sobre configurações para ligação por tecnologia sem fios Bluetooth, consulte “Conectividade” na página 87.
Ver um evento
“Calendário”
1. Seleccione o dia que pretende ver.
Visualiza esse dia.
Para procurar por data
1. Na vista mensal ou diária, prima [Opções].
2. Seleccione “Ir para”.
3. Seleccione “Hoje” para visualizar o dia em que se
encontra ou “Introduzir data” para introduzir a data pretendida.
Para procurar por assunto
1. Na vista mensal ou vista diária, prima [Opções].
2. Seleccione “Procurar”.
80 Calendário
3. Introduza o texto pretendido.
Para alterar o formato semanal
1. Na vista mensal, prima [Opções].
2. Seleccione “Formato semanal”.
3. Seleccione “Segunda-Domingo” ou “Domingo-
Sábado”.
Eliminar eventos
1. Na vista mensal ou vista diária, prima [Opções].
2. Seleccione “Apagar”.
3. Seleccione a opção pretendida.
•“
Este compromisso
• “Todo este dia”: Permite apagar todos os eventos do
• “Todo este mês”: Permite apagar todos os eventos do
• “Até mês passado”: Elimina todas as entradas antes
• “Todos os eventos”:Permite apagar todos os eventos
” (apenas em vista diária):
Permite apagar o compromisso seleccionado.
dia seleccionado.
mês seleccionado.
deste mês.
registados nesta aplicação.
Definições
Configurar o visor
Pode alterar as definições do ecrã.
Wallpaper
Para o ecrã de posição de espera são fornecidas 3 imagens. Podem utilizar-se como Wallpaper fotografias tiradas com a câmara digital ou imagens descarregadas de um local WAP.
Definir utilizando imagens guardadas em Minhas Imagens
“Definições” → “Visor” → “Wallpaper” → “Minhas Imagens”
1. Seleccione a fotografia/imagem pretendida.
(M 9)
(M 9-1)
(M 9-1-1)
2. Depois de visualizar a imagem/fotografia, prima .
3. Especifique a área que pretende visualizar utilizando as
teclas de navegação.
Nota
• Algumas imagens não podem ser utilizadas devido aos respectivos tipos de imagem e de dados.
Associar imagens
Pode visualizar imagens quando liga ou desliga o telefone, quando recebe uma chamada ou quando o alarme começa a funcionar. Podem utilizar-se fotografias tiradas com uma câmara digital ou imagens descarregadas de um local WAP.
Para definir imagens incorporadas
“Definições” → “Visor” → “Gráficos”
1. Seleccione a situação em que pretende definir a
imagem.
2. Seleccione “Default” quando seleccionar “Ligar” ou
“Desligar”, na etapa 1. Seleccione “Padrão 1”, “Padrão 2” ou “Padrão 3” quando seleccionar “Alarme”, na etapa 1.
Para definir Minhas Imagens
“Definições” → “Visor” → “Gráficos”
1. Seleccione a situação em que pretende definir a
imagem.
(M 9-1-2)
2. Seleccione “Minhas Imagens”.
3. Seleccione a fotografia/imagem pretendida.
4. Depois de visualizar a imagem/fotografia, prima .
5. Especifique a área que pretende vis ualizar utilizando as
teclas de navegação.
Nota
• Algumas imagens não podem ser utilizadas devido aos respectivos tipos de imagem e de dados.
Definições 81
Definir saudação
Pode definir a mensagem a ser visualizada quando liga o telefone.
“Definições”
1. Seleccione “Ligar/desligar”.
(M 9-1-3)
“Visor” → “Saudação”
2. Seleccione “On” ou “Off”.
3. Seleccione “Editar mensagem” e introduza a
mensagem. Nessa mensagem pode introduzir até, no máximo, 16 caracteres. Para detalhes sobre como introduzir caracteres, consulte “Introduzir caracteres” na página 34.
Visualizar o relógio
Pode visualizar a data e/ou hora actuais no ecrã de posição de espera.
“Definições”
1. Seleccione entre “Hora”, “Data&Hora” ou “Off”.
Iluminação do visor
A iluminação do visor pode ser definida para se acender, ou se manter apagada, quando se utiliza o teclado ou quando se liga o carregador de ligação ao isqueiro, opcional, ao telefone. Pode alterar o tempo que a iluminação do visor se mantém acesa, o que ajudará a poupar bateria.
Sugestão
• Quando adquire este telefone, a ilumina ção do visor está definida para 10 segundos.
82 Definições
(M 9-1-4)
“Visor” → “Mostrar relógio”
(M 9-1-5)
Para seleccionar o tempo de espera da iluminação do visor
“Definições” → “Visor” → “Iluminação visor” → “Tempo de espera”
1. Seleccione a duração pretendida.
Seleccione “Off” para a desactivar.
Ajustar a luz da iluminação do visor
A luz do ecrã pode ser ajustada para um dos quatro níveis disponíveis.
“Definições”
1. Ajuste a luz premindo a (Claro) ou b (Escuro) de
“Visor” → “Luz”
forma a obter a máxima nitidez.
(M 9-1-6)
2. Prima .
Repor definições do visor
Pode repor as definições do visor seleccionando as definições predefinidas.
“Definições”
1. Introduza o seu código do telefone.
“Visor” → “Repor val. origem”
O código predefinido é “0000”.
(M 9-1-7)
Toques
Pode utilizar este menu para verificar ou editar as definições actuais referentes a perfis.
Perfis
As definições do som e da vibração podem ser personalizadas para cada perfil de acordo com o ambiente em que se encontra. Existem 5 perfis incluindo um perfil a definir pelo utilizador: Normal, Reunião, Exterior, Auri cular e Silêncio.
(M 9-2)
(M 9-3)
Activar um perfil
“Definições” → “Perfis”
1. Seleccione o perfil pretendido.
Nota
• Quando se define um perfil, no ecrã de posição de espera visualiza-se o ícone correspondente, descrito na página 26.
Sugestão
•Prima R e m antenha-a premida quando em posição de espera para alternar as definições de Perfis entre os modos Normal e Silêncio.
Personalizar perfis
“Definições” → “Perfis”
1. Seleccione o perfil que pretende personalizar.
2. Prima [Opções] e seleccione “Personalizar”.
3. Seleccione a definição que pretende personalizar e
altere conforme pretendido. Para obter detalhes sobre as definições, consulte as páginas 83 a 87.
4. Prima [Guardar] quando tiver terminado.
Repor as definições de perfil
“Definições” → “Perfis”
1. Seleccione o perfil que pretende repor.
2. Prima [Opções] e seleccione “Repor val. origem”.
3. Introduza o seu código do telefone.
O código predefinido é “0000”.
Volume do toque
Pode ajustar o volume do toque para um de seis níveis ou para crescente.
“Definições”
1. Seleccione o perfil que pretende personalizar.
“Perfis”
2. Prima [Opções] e seleccione “Personalizar”.
3. Seleccione “Volume toque”.
É visualizado o nível de volume actual.
Definições 83
4. Prima a (ou d) para aumentar o volume do toque ou
prima b (ou c) para diminuir o volume do toque e prima . Para seleccionar “Crescente”, prima a (ou d) na etapa 5. Para seleccionar “Silêncio”, prima b (ou c) no nível 1.
Atribuir toque
Pode seleccionar o toque de entre 28 toques, incluindo 5 padrões, 3 alertas, 10 efeitos sonoros e 10 melodias. Como toque predefinido também pode seleccionar um qualquer som existente em Toques guardados, à excepção de sons em formato AMR.
“Definições”
1. Seleccione o perfil que pretende personalizar.
“Perfis”
2. Prima [Opções] e seleccione “Personalizar”.
3. Seleccione “Atribuir toques”.
4. Seleccione “Sons predefinidos” ou “Meus Toques”.
5. Seleccione o toque que pretende utilizar.
Para ouvir uma demonstração do toque em questão, prima . Para parar a reprodução, prima novamente.
6. Prima [Opções] e seleccione “Atribuir”.
Nota
• Se eliminar um toque que utilize um toque guardado em Toques guardados, o toque predefinido é activado.
84 Definições
Vibração
Quando a opção vibração estiver activada, o telefone vibra sempre que receber uma chamada, independentemente das definições de volume e de toque.
“Definições”
1. Seleccione o perfil que pretende personalizar.
“Perfis”
2. Prima [Opções] e seleccione “Personalizar”.
3. Seleccione “Vibração”.
4. Seleccione “On” ou “Off”.
Alertas
Pode personalizar perfis para alertas incluindo para tom de aviso, alerta de mensagem e alerta de bateria fraca.
Tom de aviso
O seu telefone emite um tom de aviso quando ocorre um erro.
“Definições”
1. Seleccione o perfil que pretende personalizar.
“Perfis”
2. Prima [Opções] e seleccione “Personalizar”.
3. Seleccione “Alertas”.
4. Seleccione “Tom de aviso”.
5. Seleccione “Ligar/desligar”.
6. Seleccione “On” ou “Off”.
7. Seleccione “Volume” e escolha entre “Alto”, “Médio”
ou “Baixo”.
8. Seleccione “Tipo de toque” e escolha entre “Sons
predefinidos” ou “Meus Toques”.
9. Seleccione o toque pretendido.
Para obter detalhes sobre como seleccionar um toque, consulte “Atribuir toque” na página 84.
Alerta de mensagens
Pode definir toques especiais para quando receber mensagens.
“Definições”
1. Seleccione o perfil que pretende personalizar.
“Perfis”
2. Prima [Opções] e seleccione “Personalizar”.
3. Seleccione “Alertas”.
4. Seleccione “Alerta mensagens”.
5. Escolha entre “MMS”, “SMS” ou “WAP”.
6. Seleccione “Volume” e escolha o volume pretendido.
7. Seleccione “Toques” e escolha entre “Sons
predefinidos” ou “Meus Toques”.
8. Seleccione o toque pretendido.
Para obter detalhes sobre como seleccionar um toque, consulte “Atribuir toque” na página 84.
9. Seleccione “Vibração” e seleccione “On” ou “Off”.
Para obter detalhes sobre a função de vibração, consulte “Vibração” na página 84.
Definições 85
Alerta bateria
Ajuste o volume do alerta a utilizar quando a bateria ficar fraca.
“Definições”
1. Seleccione o perfil que pretende personalizar.
“Perfis”
2. Prima [Opções] e seleccione “Personalizar”.
3. Seleccione “Alertas”.
4. Seleccione “Alerta bateria”.
5. Seleccione entre “Alto”, “Médio”, “Baixo” ou
“Silêncio”.
Som das teclas
Quando o som das teclas está activado, ouve um som de confirmação sempre que premir uma tecla.
“Definições”
1. Seleccione o perfil que pretende personalizar.
“Perfis”
2. Prima [Opções] e seleccione “Personalizar”.
3. Seleccione “Som das teclas”.
4. Seleccione “Ligar/desligar”.
5. Seleccione “On” ou “Off”.
6. Seleccione “Volume” e escolha entre “Alto”, “Médio”
ou “Baixo”.
7. Seleccione “Tipo de toque” e seleccione entre Som das
teclas 1, Som das teclas 2, Som das teclas 3 e Som das teclas 4.
8. Seleccione o tom pretendido.
Para obter detalhes sobre como seleccionar um toque, consulte “Atribuir toque” na página 84.
86 Definições
Som ao ligar/ Som ao desligar
O telefone pode ser configurado para emitir um som sempre que seja ligado ou desligado. Pode definir o volume, a duração e o toque a utilizar nessa função.
“Definições”
1. Seleccione o perfil que pretende personalizar.
“Perfis”
2. Prima [Opções] e seleccione “Personalizar”.
3. Seleccione “Som ao ligar” ou “Som ao desligar”.
4. Seleccione “Ligar/desligar”.
5. Seleccione “On” ou “Off”.
6. Seleccione “Volume” e escolha o volume pretendido.
7. Seleccione “Toques” e escolha entre “Sons
predefinidos” ou “Meus Toques”.
8. Seleccione o toque pretendido.
Para obter detalhes sobre como seleccionar um toque, consulte “Atribuir toque” na página 84.
Conectividade
Configurando as definições deste menu, pode estabelecer ligação a telefones que sejam compatíveis com a tecnologia sem fios Bluetooth e também a PCs.
Utilizar a função de tecnologia sem fios Bluetooth
(M 9-4)
(M 9-4-1)
Para activar ou desactivar
“Definições” → “Conectividade” → “Bluetooth” → “Ligar/desligar”
1. Seleccione “On” ou “Off”.
A função sem fios Bluetooth é activada e é apresentado “”.
Para procurar os dispositivos a emparelhar
Para utilizar a função sem fios Bluetooth, tem de procurar outros dispositivos que funcionem por tecnologia sem fios Bluetooth para estabelecer contacto com o seu telefone. Coloque o seu telefone a uma distância de 10 metros antes de iniciar a procura.
“Definições” “Procurar dispositivos”
O telefone começa a procurar dispositivos no espaço de 10 metros.
“Conectividade” → “Bluetooth” →
1. Seleccione o dispositivo pretendido para emparelhar.
2. Introduza o código do dispositivo.
Nota
• Emparelhamento significa “Autenticação”.
• Os utilizadores de dois dispositivos com tecnologia sem fios Bluetooth devem definir o mesmo código para ambos os dispositivos para que seja possível emparelhá­los.
• O código é utilizado apenas uma vez, não sendo necessário memorizá-lo. O código pode ser diferente de cada vez que os dispositivos estiverem ligados.
• Os dispositivos que não têm uma interface de utilizador possuem um código predefinido (por exemplo, auriculares e kits mãos livres - consulte o manual do dispositivo).
• Se a função sem fios Bluetooth estiver desligada antes do início da procura, o telefone liga a função sem fios Bluetooth automaticamente e inicia a procura.
• Se desejar procurar novamente o dispositivo, volte a seleccionar “Procurar dispositivos” na etapa 1, para fazer aparecer a lista de dispositivos com todos os dispositivos que procurou. Se seleccionar “Novos dispositivos” na parte superior da lista e premir retoma a nova procura e actualiza a lista.
• Para o emparelhamento pode apenas seleccionar um dispositivo. Para alterar o dispositivo emparelhado, consulte “Dispositivos mãos livres”.
Dispositivos mãos livres
Pode activar, mudar o nome e eliminar um dispositivo mãos livres emparelhado presente na lista.
Definições 87
Para activar um dispositivo
“Definições” → “Conectividade” → “Bluetooth” → “Auriculares”
1. Seleccione o dispositivo que pretende activar.
Para mudar o nome de um dispositivo
“Definições” → “Conectividade” → “Bluetooth” → “Auriculares”
1. Seleccione o dispositivo cujo nome pretende alterar.
2. Prima [Opções] e seleccione “Alterar o nome”.
3. Atribua um nome novo.
Para apagar um nome de dispositivo
“Definições” → “Conectividade” → “Bluetooth” → “Auriculares”
1. Seleccione o dispositivo que pretende apagar.
2. Prima [Opções] e seleccione “Apagar”.
Dispositivos emparelhados
Pode mudar o nome e eliminar um dispositivo emparelhado presente na lista.
Configurações para ligação por tecnologia sem fios Bluetooth
Com esta configuração pode mudar o nome do seu telefone, evitar que outros dispositivos reconheçam o seu telefone, desligar a função sem fios Bluetooth automaticamente para poupar bateria, etc.
88 Definições
Para mudar o nome do seu telefone
Pode mudar o nome do seu telefone. O nome é mostrado em outros dispositivos quando o seu telefone é detectado.
“Definições” “Definições”
“Conectividade” → “Bluetooth” →
“Nome do disposit.”
1. Introduza o nome novo do dispositivo.
Para definir o telefone para oculto ou visível
“Definições” → “Conectividade” → “Bluetooth” → “Definições” → “Visibilidade”
1. Seleccione as definições de visibilidade pretendidas.
“Visivel para todos”: Permite que outros dispositivos reconheçam o seu telefone. “Oculto”: Oculta o seu telefone e não permite que outros dispositivos o reconheçam.
Para desligar automaticamente
“Definições” → “Conectividade” → “Bluetooth” → “Definições”
1. Seleccione a duração pretendida.
“Limite de tempo”
O seu telefone desliga a função automaticamente após o tempo determinado.
Software de PC
Ligando o seu telefone a um PC, pode transmitir imagens, sons, Video Clips e registos da Lista de Contactos. Siga o procedimento para seleccionar o método de ligação (ligação sem fios Bluetooth ou USB).
“Definições”
Se a função sem fios Bluetooth tiver sido activada, ser­lhe-á perguntado se pretende desactivá-la ou não. Prima [Sim].
1. Escolha o tipo de ligação pretendido entre “Cabo de
dados” ou “Bluetooth”.
(M 9-4-2)
“Conectividade” → “Software de PC”
Data&Hora
Para que as diversas funções do seu telefone, relacionadas com a hora, funcionem de forma correcta, é necessário definir a hora e data correctas.
“Definições”
1. Introduza o dia, o mês, o ano e a hora utilizando as
teclas numéricas.
Sugestão
• Quando introduzir a hora em form ato de 12 horas, prima P para alternar entre am e pm. A ordem pela qual a data e a hora são visualizadas depende das defin ições de formato.
(M 9-5)
“Data&Hora” → “Definir data/hora”
Seleccionar o formato da hora
“Definições” → “Data&Hora” → “Formato hora”
1. Seleccione “am/pm” ou “24 horas”.
Seleccionar o formato da data
“Definições” → “Data&Hora” → “Formato data”
1. Seleccione entre “D.M.A”, “M-D-A” ou “A/M/D”.
Definir a hora de Inverno/Verão
“Definições” → “Data&Hora” → “Hora Inv/Ver”
1. Seleccione “On” ou “Off”.
Definições 89
Definir o fuso horário
“Definições” → “Data&Hora” → “Zona horária” → “Mudar zona”
1. Prima c ou d para seleccionar a cidade em que
encontra e que pretende definir.
Personalizar o fuso horário
“Definições” → “Data&Hora” → “Zona horária” → “Zona horária pp”
1. Introduza as diferenças do fuso horário utilizando as
teclas numéricas. Premir P alterna entre e +.
90 Definições
Definições de chamadas
Defina diversos tipos de funções e de serviços.
(M 9-6-1)
Desviar
Este serviço é utilizado para desviar chamadas para o seu serviço de Voice Mail ou para outro número, em fun ção de determinadas situações em que não possa atender uma chamada.
(M 9-6)
Para desviar chamadas
“Definições” → “Def. de chamadas” → “Desviar”
1. Seleccione uma das opções indicadas a seguir.
• “Todas as chamadas”:
• “Ocupado”: Desvia as chamadas quando está
• “Não atende”: Desvia as chamadas se não atender
• “Inacessível”: Desvia as chamadas quando o seu
Desvia todas as chamadas de voz sem tocar.
ocupado com uma chamada.
uma chamada num determinado período de tempo.
telefone estiver desligado ou numa zona sem rede.
2. Seleccione “On”.
3. Introduza o número de telefone para onde pretende
desviar as chamadas ou procure o número pretendido na Lista de Contactos. (p. 37) Para utilizar um número de telefone presente na Lista de Contactos, prima [Contactos].
4. Prima .
Se seleccionar “Não atende” na etapa 1:
5. Seleccione o período de tempo de entre 6 níveis (05 a
30 segundos).
Nota
• Quando desviar “Todas as chamadas” estiver definido para “On”, “ ” aparece no ecrã de posição de espera.
Sugestão
• Se seleccionar “Por tipo chamada”, na etapa 2, pode seleccionar várias opções de desvio.
Para verificar o estado da função de desvio
“Definições” → “Def. de chamadas” → “Desviar”
1. Seleccione a opção de desvio que pretende verificar.
2. Seleccione “Estado”.
Pode então verificar o estado da opção de desvio seleccionada.
Para cancelar todos os desvios de chamadas
“Definições” → “Def. de chamadas” → “Desviar” → “Cancelar todos”
Chamada em espera
Se pretender atender outra chamada com uma cham ada em curso, deve activar o serviço Chamada em espera.
“Definições” “Chamada em espera”
1. Seleccione “On”, “Off” ou “Estado”.
Nota
• O serviço Chamada em espera pode não estar disponível em todas as redes de telemóveis. Para obter mais informações, contacte o seu operador de rede.
(M 9-6-2)
“Def. de chamadas” →
Mostrar o próprio número de telefone
(M 9-6-3)
Esta opção permite-lhe definir se quer que o seu número seja apresentado quando efectua uma chamada, ou não.
“Definições” “Mostrar próprio nº”
1. Seleccione “On”, “Off” ou “Estado”.
Nota
• Algumas redes não dispõem deste serviço. Consulte o seu fornecedor de serviço para saber se este serviço está disponível.
“Def. de chamadas” →
Definições 91
Restrição de chamadas
Esta função permite-lhe colocar restrições nas chamadas a receber e a efectuar. Para activar esta opção necessita de uma palavra-passe (password) própria, disponível através do seu fornecedor de serviços.
“Definições”
1. Seleccione “Realiz. chamadas” ou “Chamadas”.
• Realiz. chamadas: Impede de efectuar chamadas.
• Chamadas: Impede de receber chamadas.
2. Seleccione uma das opções indicadas a seguir.
(Para “Realiz. chamadas”)
• Internacionais: Impede de realizar chamadas
• Bar. a realiz. de cham.: Impede de realizar quaisquer
• Apen. Loc. E nacional: Impede de realizar chamadas
(Para “Chamadas”)
• Bar. recepç. de cham.: Impede de receber quaisquer
• Barrar se em roaming: Impede a recepção de todas as
92 Definições
“Def. de chamadas” → “Restr. cham.”
(M 9-6-4)
internacionais.
chamadas, excepto chamadas de emergência.
internacionais, excepto chamadas para o seu país.
chamadas.
chamadas sempre que esteja fora da área não abrangida pelo seu operador de rede registado.
3. Seleccione uma das opções indicadas a seguir.
• “Todos os tipos”: Impede todos os serviços.
• “Voz”: Impede chamadas de voz.
• “Dados”: Impede chamadas de dados.
• “Fax”: Impede chamadas de fax.
• “Mensagens”: Impede todas as mensagens.
• “Tudo except. mens.”: Impede todos os serviços excepto mensagens.
4. Seleccione “On” ou “Off”.
5. Introduza a password de rede.
Para cancelar as definições
“Definições” → “Def. de chamadas” → “Restr. cham.”
1. Seleccione “Realiz. chamadas” ou “Chamadas”.
2. Seleccione “Cancelar todos”.
3. Introduza a password de rede.
Nº de marcação fixa
Esta opção encontra-se disponível na maioria dos cartões SIM e telemóveis GSM. Permite-lhe configurar o cartão SIM de modo a que só possa ser utilizado para efectuar chamadas para números contidos numa lista predefinida.
Para activar a função Nº marcação fixa
“Definições” → “Def. de chamadas” → “Restr. cham.”
“Nº marcação fixa”
1. Introduza o códig o PIN2. O PIN2 é um segundo código
PIN utilizado para desbloquear determinadas funções de um cartão SIM, como Marcação fixa e medição do Custo das chamadas. Nem todos os cartões SIM utilizam o código PIN2.
2. Seleccione “Ligar/desligar”.
3. Seleccione “On” ou “Off”.
Para acrescentar um nome novo
“Definições” → “Def. de chamadas” → “Restr. cham.”
“Nº marcação fixa”
1. Introduza o código PIN2.
2. Seleccione “Editar lista cham.”.
3. Prima [Opções] e seleccione “Adicionar novo
contacto”.
4. Adicione um nome e um número de telefone.
Para mais informações sobre como adici onar um nome e um número de telefone, consulte “Adicionar contacto” na página 38.
5. Prima [Guardar].
Alterar a password de rede
“Definições” → “Def. de chamadas” → “Restr. cham.”
“Alterar senha”
1. Introduza a password de rede antiga.
2. Introduza a nova password de rede.
3. Introduza novamente a nova password de rede.
Se introduzir a password incorrecta, surgirá uma mensagem pedindo para introduzir a password novamente.
4. Prima .
Remarcação automática
Consulte “Remarcação automática” na página 29.
Alarme a cada minuto
A função Alarme minuto informa-o sobre o tempo de conversação soando um toque após cada minuto.
“Definições” minuto”
1. Seleccione “On” ou “Off”.
Repor definições de chamadas
As definições de chamadas podem ser colocadas nos valores predefinidos.
“Definições” origem”
1. Introduza o seu código do telefone.
“Def. de chamadas” → “Alarme
“Def. de chamadas” → “Repor val.
O código predefinido é “0000”.
(M 9-6-5)
(M 9-6-6)
(M 9-6-7)
Definições 93
“Idioma”
(M 9-7)
Alterar o idioma
Pode alterar o idioma utilizado pelo telefone para apresentação de mensagens.
“Definições”
1. Seleccione o idioma pretendido.
Sugestão
• Pode também alterar o idioma de escrita no ecrã de introdução de texto (p. 34).
Nota
• Se seleccionar “Automático” na etapa 1, o idioma predefinido no cartão SIM é seleccionado.
• Se o idioma predefinido no cartão SIM não for suportado, será seleccionado o idioma predefinido do telefone.
94 Definições
Rede
(M 9-8)
Definições de rede
Para seleccionar uma rede automaticamente
Sempre que ligar o seu telefone, este tentará ligar à rede preferida. Se o seu telefone não ligar à rede, pode proceder conforme indicado a seguir, para estabelecer ligação com a rede preferida.
“Definições” “Automático”
(M 9-8-1)
“Rede” → “Seleccionar rede”
Para seleccionar a rede de forma manual
“Definições” → “Rede” → “Seleccionar rede” “Manual”
1. Seleccione a rede pretendida.
Para adicionar um rede nova
“Definições” → “Rede” → “Seleccionar rede” “Def preferenciais”
Se não existir uma entrada nova, proceda conforme indicado a seguir.
1. Prima “Adicionar nova” e seleccione o nome da rede
que pretende adicionar.
Se existir uma entrada, proceda conforme indicado a seguir.
1. Prima [Opções] e seleccione “Inserir”.
2. Escolha o nome da rede que pretende adicionar.
3. Prima [Seleccionar].
Para alterar a posição de uma rede na lista de preferências
“Definições” → “Rede” → “Seleccionar rede” → “Def preferenciais”
1. Seleccione o nome da rede cuja posição na lista
pretende alterar.
2. Seleccione “Acrescentar fim”.
Para apagar uma rede da lista de preferências
“Definições” → “Rede” → “Seleccionar rede” → “Def preferenciais”
1. Seleccione o nome da rede que pretende apagar.
2. Prima [Opções] e seleccione “Apagar”.
3. Prima [Sim].
Definições WAP/MMS/Email
Nota
• No funcionamento normal, não precisa de mudar as definições.
Definições WAP (*: Item a definir obrigatoriamente)
“Nome do perfil”*: Nome do perfil WAP (nome único) “Endereço IP”*: Endereço IP para WAP “Pag. inicial”: Página inicial “Porto número”*: Opção de segurança (0-65535) “Tipo de ligação”: Tipo de ligação do portador (“GPRS
“Definições GPRS”:
“APN”*: Nome do ponto de acesso “Utilizador”: Utilizador “Password”: Password
“Definições CSD”:
“Nº telefone”*: Número do ponto de acesso
“Tipo de ligação”:
“Utilizador”: Utilizador “Password”: Password
depois CSD”, “GPRS” ou “CSD”)
Tipo de ligação (“RDIS” ou “Analógico”)
Definições 95
Definições MMS (*: Item a definir obrigatoriamente)
“Nome do perfil”*: Nome do perfil MMS (nome único) “Endereço IP”*: Endereço IP para MMS
URL serv. mensag.
“ “Porto número”*: Opção de segurança (0-65535) “Tipo de ligação”: Tipo de ligação do portador (“GPRS
“Definições GPRS”:
“APN”*: Nome do ponto de acesso “Utilizador”: Utilizador “Password”: Password
“Definições CSD”:
“Nº telefone”*: Número do ponto de acesso “Tipo de ligação”:
“Utilizador”: Utilizador “Password”: Password
96 Definições
”*: Servidor de mensagens MMS
depois CSD”, “GPRS” ou “CSD”)
Tipo de ligação (“RDIS” ou “Analógico”)
Definições Email (*: Item a definir obrigatoriamente)
“Nome do perfil”*: Nome do perfil de email (nome
Endereço de Email
“ “
Endereço de resposta”: Endereço de email para o qual vai a
“Servidor POP”: Servidor para receber mensagens de
“Nome Servidor”*:
“ID do utilizador”*:
“Password”*: Password “
Porto número”: Opção de segurança (0-65535)
“Servidor SMTP”: Servidor para enviar mensagens de
“Nome Servidor”*:
“ID do utilizador”:
“Password”: Password “
Porto número
“Autenticação”: Autenticação (Off, POP antes de
“DNS Primário”: DNS primário “DNS Secundário”: DNS secundário
único)
”*: Endereço de email
mensagem se o envio falhar.
email
Nome do servidor
ID do utilizador
email
Nome do servidor
ID do utilizador
”: Opção de segurança (0-65535)
SMTP, SMTP-Autenticação)
“Tipo de ligação”: Tipo de ligação do portador (“GPRS
“Definições GPRS”:
“APN”*: Nome do ponto de acesso “Utilizador”: Nome do utilizador “Password”: Password
“Definições CSD”:
“Nº telefone*”: Nº de telefone “Tipo de ligação”:
“Utilizador”: Nome do utilizador “Password”: Password
depois CSD”, “GPRS” ou “CSD”)
Tipo de ligação (“RDIS” ou “Analógica”)
Para activar o perfil WAP/MMS/Email
“Definições” → “Rede”
1. Escolha entre “Definições WAP”, “Definições MMS”
ou “Definições Email”.
2. Seleccione o perfil pretendido.
Para editar o perfil WAP/MMS/Email
“Definições” → “Rede”
1. Escolha entre “Definições WAP”, “Definições MMS”
ou “Definições Email”.
2. Seleccione o perfil pretendido.
3. Prima [Opções] e seleccione “Editar”.
4. Edite o item pretendido.
Para copiar o perfil WAP/MMS/Email
“Definições” → “Rede”
1. Escolha entre “Definições WAP”, “Definições MMS”
ou “Definições Email”.
2. Seleccione o perfil pretendido.
3. Prima [Opções] e seleccione “Copiar”.
4. Edite o nome de perfil novo.
Definições 97
Para apagar o perfil WAP/MMS/Email
“Definições” → “Rede”
1. Escolha entre “Definições WAP”, “Definições MMS”
ou “Definições Email”.
2. Seleccione o perfil pretendido.
3. Prima [Opções] e seleccione “Apagar”.
98 Definições
Segurança
Bloqueio automático do teclado
Se activar esta opção, o telefone bloqueia o teclado automaticamente decorrido o tempo programado se não efectuar nenhuma operação.
“Definições”
1. Seleccione o tempo pretendido.
Seleccione “Off” para a desactivar.
Activar/desactivar o código PIN
Se a função relativa a código PIN estiver activada, sempre que ligar o telefone visualizará uma mensagem pedindo para introduzir o código PIN. O seu código PIN está armazenado no cartão SIM e ao comprar o cartão SIM deverá ter recebido esse código. Para mais informações contacte o seu fornecedor de serviço.
“Definições”
1. Seleccione “On” para activar o código PIN.
Seleccione “Off” para desactivar.
(M 9-9)
(M 9-9-1)
“Segurança” → “Bloq. auto. do teclado”
(M 9-9-2)
“Segurança” → “PIN”
2. Introduza o seu código PIN.
Nota
• Se introduzir o PIN errado três vezes na etapa 2, o cartão SIM ficará bloqueado. Para desbloquear, contacte o seu fornecedor de serviços/vendedor do cartão SIM.
Para alterar o código PIN
Esta opção permite-lhe alterar o código PIN armazenado no cartão SIM. Antes de alterar o códig o PIN, seleccione “On” na etapa 1 em “Activar/desactivar o código PIN” na página 98.
“Definições” PIN”
1. Introduza o código PIN actual.
“Segurança” → “PIN” → “Modificar
2. Introduza o código PIN novo.
3. Introduza novamente o código PIN novo.
Alterar o código PIN2
O PIN2 é um segundo código PIN utilizado para desbloquear determinadas funções de um cartão SIM, como Marcação fixa e medição do Custo das chamadas. Nem todos os cartões SIM utilizam o código PIN2.
“Definições”
1. Introduza o código PIN2 actual.
(M 9-9-3)
“Segurança” → “Modificar PIN2”
2. Introduza o código PIN2 novo.
3. Introduza novamente o código PIN2 novo.
Bloquear o telefone
A função de bloqueio do telefone é uma característica adicional que evita a utilização não autorizada do telefone ou de determinadas funções.
“Definições”
1. Seleccione “On” ou “Off”.
2. Introduza o seu código do telefone.
O código predefinido é “0000”.
Repor os valores de fábrica
Todas as definições podem ser colocadas nas definições predefinidas de fábrica.
“Definições”
1. Introduza o seu código do telefone.
O código predefinido é “0000”.
(M 9-9-4)
“Segurança” → “Bloqueio telef.”
(M 9-10)
“Repor val. fábrica”
Definições 99
Loading...