Nokia 6630 User Manual [pt]

Cliente VPN
Manual do utilizador
9236266
Edição 1
Copyright © 2004 Nokia. Todos os direitos reservados. É proibido reproduzir, transferir, distribuir ou armazenar a totalidade ou parte do conteúdo deste documento, seja sob que forma for, sem a prévia autorização escrita da Nokia. Nokia é uma marca registada da Nokia Corporation. Os nomes de outros produtos e empresas mencionados neste documento poderão ser marcas comerciais ou nomes comerciais dos respectivos proprietários. Symbian and Symbian OS are trademarks of Symbian Ltd. SecurID is a registered trademark of RSA Security INC. A Nokia segue uma política de desenvolvimento contínuo. A Nokia reserva-se o direito de fazer alterações e melhoramentos em qualquer um dos produtos descritos neste documento, sem pré-aviso. A Nokia não será, em nenhuma circunstância, responsável por qualquer perda de dados ou de receitas nem por quaisquer danos especiais, acidentais, consequenciais ou indirectos, independentemente da forma como forem causados. O conteúdo deste documento é fornecido "tal como está". Salvo na medida exigida pela lei aplicável, não são dadas garantias de nenhum tipo, expressas ou implícitas, incluindo, nomeadamente, garantias implícitas de aceitabilidade comercial e adequação a um determinado objectivo, relacionadas com a exactidão, fiabilidade ou conteúdo deste documento. A Nokia reserva-se o direito de rever ou retirar este documento em qualquer altura e sem pré-aviso A disponibilidade de determinados produtos pode variar de zona para zona. Para obter informações, consulte o agente local da Nokia.

Conteúdo

Virtual Private Network............................4
Instalação ...................................................6
Requisitos do sistema...........................................................6
Apólices VPN..............................................7
Instalar apólices VPN a partir de servidores
de apólices VPN......................................................................7
Instalar apólices VPN a partir de ficheiros SIS..............8
Visualizar apólices VPN........................................................8
Estado da apólice...........................................................9
Estado do certificado................................................. 10
Criar pontos de acesso VPN com valores
predefinidos.......................................................................... 10
Actualizar apólices VPN.................................................... 11
Apagar apólices VPN.......................................................... 11
Servidores de apólices VPN.................... 12
Efectuar ligação a servidores de apólices VPN........... 12
Instalar definições a partir de ficheiros SIS................ 12
Visualizar servidores de apólices VPN........................... 13
Adicionar servidores de apólices VPN........................... 13
Editar servidores de apólices VPN.................................. 15
Sincronizar servidores de apólices VPN........................15
Inscrever certificados VPN ...............................................16
Apagar servidores de apólices VPN ................................16
Pontos de acesso VPN .............................17
Visualizar pontos de acesso VPN....................................17
Criar pontos de acesso VPN..............................................17
Apagar pontos de acesso VPN.........................................18
Registo VPN..............................................19
Visualizar o registo VPN....................................................19
Limpar o registo VPN..........................................................19
Senhas do armazém de chaves...............20
Criar ou alterar uma senha do armazém
de chaves...............................................................................20
Introduzir senhas do armazém de chaves....................20
VPN e aplicações......................................22
Efectuar a autenticação com gateways VPN..............22
Resolução de problemas..........................24
Índice ........................................................29

1. Virtual Private Network

Vá para Menu e
seleccione Ferramen.
DefiniçõesDefinições da ligação
VPN.
Virtual Private Network
4
Com uma virtual private network (VPN), pode criar ligações encriptadas para aceder a informações de que necessita quando está fora do escritório. Pode utilizar e controlar o acesso encriptado à rede da sua empresa para aceder a aplicações de base de dados, correio electrónico e à Intranet.
Para criar uma VPN, um gateway e o dispositivo móvel autenticam-se mutuamente e negoceiam algoritmos de encriptação e de autenticação para protecção da privacidade e da integridade das informações às quais está a aceder.
Para criar ligações VPN, deve criar primeiro pontos de acesso VPN e, em seguida, seleccionar pontos de acesso VPN quando utilizar aplicações para ligação à rede da empresa. Uma ligação VPN à rede da empresa é criada em sobreposição a outro tipo de ligação à Internet. A ligação VPN é criada e os dados são encriptados de acordo com uma apólice VPN que é carregada durante a ligação a um ponto de acesso VPN.
Nota: Para utilizar a VPN, deve receber definições do servidor de apólices VPN dos administradores. Os administradores podem enviar-lhe as definições na forma de um ficheiro do sistema de instalação Symbian (SIS).
Para utilizar a virtual private network
Instale o Cliente VPN.
1
Para mais informações, consulte “Instalação” na página 6.
2 Especifique uma ligação a um servidor de apólices VPN.
Pode especificar definições para um servidor de apólices VPN ou instalar as definições a partir de um ficheiro SIS. Para mais informações, consulte “Efectuar ligação a servidores de apólices VPN” na página 12.
Nota: Se instalar apólices VPN a partir de ficheiros SIS, não necessita de criar ligações a servidores de apólices VPN.
3 Instale apólices VPN a partir do servidor de apólices VPN.
Para mais informações, consulte “Instalar apólices VPN a partir de servidores de apólices VPN” na página 7.
4 Crie pontos de acesso VPN.
Os pontos de acesso VPN especificam um ponto de acesso à Internet e uma apólice VPN. Para mais informações, consulte “Criar pontos de acesso VPN” na página 17.
Nota: Os pontos de acesso VPN combinam apólices VPN com pontos de acesso à Internet. Quando um servidor de apólices VPN é sincronizado pela primeira vez, são criados pontos de acesso VPN correspondentes para cada apólice que instalar no dispositivo móvel.
5 Seleccione um ponto de acesso VPN quando utilizar aplicações para ligação à rede da
empresa. Para mais informações, consulte “VPN e aplicações” na página 22. Uma ligação VPN é criada em sobreposição à ligação à Internet.
Virtual Private Network
5

2. Instalação

Instalação
6
Pode receber o cliente VPN como um ficheiro do sistema de instalação Symbian (SIS) standard.
Pode instalar o cliente VPN num dispositivo móvel compatível da mesma forma que instala outro tipo de software. Para mais informações sobre como instalar software num dispositivo móvel, consulte a documentação do dispositivo móvel.
Quando a instalação estiver concluída, desligue e volte a ligar o dispositivo móvel para que as alterações tenham efeito.
Não necessita do ficheiro SIS do cliente VPN após a instalação. Apague o ficheiro SIS para libertar memória.

Requisitos do sistema

Pode instalar o cliente VPN na memória do telefone ou num cartão de memória. A instalação do cliente VPN reserva, temporariamente, um espaço na memória do telefone com o dobro do tamanho do pacote de instalação. Cada apólice VPN reserva, normalmente, de 1 K a 16 K da memória do telefone.

3. Apólices VPN

As Apólices VPN definem o método utilizado por um dispositivo móvel e por um gateway VPN para autenticação mútua e os algoritmos de encriptação que utilizam para encriptação dos dados. Os administradores criam apólices VPN e armazenam-nas em servidores de apólices VPN ou fornecem as apólices aos utilizadores na forma de ficheiros do sistema de instalação Symbian (SIS). Pode instalar apólices VPN a partir de um servidor de apólices VPN ou a partir de ficheiros SIS.

Instalar apólices VPN a partir de servidores de apólices VPN

Para instalar apólices VPN 1 Prima Sim quando entrar numa vista Apólices VPN vazia e lhe for pedido para instalar
apólices VPN.
2 Prima Sim quando lhe for pedido para adicionar servidores de apólices VPN. 3 Especifique as definições para ligação a um servidor de apólices VPN.
Para mais informações, consulte “Efectuar ligação a servidores de apólices VPN” na página 12.
4 Prima Sim quando lhe for pedido para sincronizar o servidor de apólices VPN. 5 Crie uma senha do armazém de chaves.
Para mais informações, consulte “Criar ou alterar uma senha do armazém de chaves” na página 20. Pode efectuar a ligação ao servidor de apólices VPN.
6 Verifique o código de identidade do servidor de apólices VPN para estabelecer uma
relação fidedigna.
Vá para Menu e
seleccione Ferramen.
DefiniçõesDefinições da ligaçãoVPNGestão VPNApólices VPN.
Glossário: Os
servidores de apólices VPN são servidores da rede da empresa que contêm apólices VPN.
Glossário: Uma
senha do armazém de chaves impede a utilização não autorizada de chaves privadas em apólices VPN e em ligações do servidor de apólices VPN.
Apólices VPN
7
Glossário: Um
código de identidade do servidor de apólices VPN é
Apólices VPN
uma impressão digital do certificado do servidor de apólices VPN, que identifica o certificado.
Glossário: Uma
senha de importação da chave contribui para a protecção das chaves privadas num ficheiro de apólices VPN.
Pode ignorar este passo se instalar as definições para o servidor de apólices VPN a partir de um ficheiro SIS. Para mais informações, consulte “Adicionar servidores de apólices VPN” na página 13.
7 Digite as informações de autenticação para aceder ao servidor de apólices VPN
e prima OK. Estas informações são fornecidas pelo administrador do servidor de apólices VPN.
As apólices VPN são instaladas no dispositivo móvel.
Nota: Se premir Sair, as apólices VPN não serão instaladas. Prima Opções e seleccione Instalar apólice para instalar apólices a partir de um servidor de apólices VPN.

Instalar apólices VPN a partir de ficheiros SIS

Os administradores podem fornecer apólices VPN na forma de ficheiros SIS. Se instalar apólices VPN a partir de ficheiros SIS, não necessita de definir ligações a servidores de apólices VPN. Após a instalação de apólices VPN, pode criar pontos de acesso VPN e associá-los a aplicações.
Se as apólices VPN contiverem chaves privadas e certificados correspondentes, os administradores definem senhas de importação da chave para protecção das chaves privadas. Os administradores devem utilizar um método seguro de fornecimento da senha de importação da chave aos utilizadores.
Para instalar apólices VPN a partir de ficheiros SIS 1 Digite a senha de importação da chave em Senha de importação da chave: e prima OK.
2 Digite a senha do armazém de chaves Senha do armazém de chaves: e prima OK.

Visualizar apólices VPN

A vista Apólices VPN apresenta uma lista de apólices VPN que pode instalar no dispositivo móvel.
8
Se (sem apólices VPN) for apresentado, deve instalar apólices VPN. Prima Opções e seleccione
Instalar apólice para instalar apólices a partir de um servidor de apólices VPN.
Seleccione uma apólice VPN para visualizar as seguintes informações:
Descrição:—informações adicionais da apólice VPN. Os administradores definem a
descrição durante a criação da apólice VPN.
Estado da apólice:—indica se a apólice VPN está pronta para utilização ou se já está a ser
utilizada.
Estado do certificado:—indica se existem certificados de utilizador válidos disponíveis no
dispositivo móvel.
Nome da apólice:—nome que os administradores atribuem à apólice VPN quando a criam.
Servidor de apólices:—nome do servidor de apólices VPN a partir do qual instalou a
apólice VPN. Pode atribuir nomes aos servidores de apólices VPN durante a definição de ligações a servidores de apólices VPN. Este campo está oculto se tiver instalado a apólice VPN a partir de um ficheiro SIS.
Actualizada:—data na qual uma apólice VPN foi actualizada pela última vez a partir do
servidor de apólices VPN. Este campo está oculto se tiver instalado a apólice VPN a partir de um ficheiro SIS.

Estado da apólice

Nota: A vista dos detalhes da apólice VPN não é actualizada se o estado da
apólice se alterar enquanto a vista está aberta.
Estado da apólice: pode ter os seguintes valores:
Em utilização—criou uma ligação a um ponto de acesso VPN associado à apólice VPN.
Quando cria uma ligação, a apólice VPN entra em utilização.
Associada com ponto de acesso VPN—associou a apólice VPN a um ou a vários pontos de
acesso VPN. Pode seleccionar qualquer ponto de acesso VPN para começar a utilizar a apólice VPN.
Apólices VPN
9
Apólices VPN
Não associada com ponto de acesso VPN—deve associar a apólice VPN a um ponto de acesso VPN para começar a utilizar a apólice.

Estado do certificado

Estado do certificado: pode ter os seguintes valores:
OK—existe, pelo menos, um certificado válido disponível no dispositivo móvel ou não está a utilizar certificados para efectuar a autenticação a gateways VPN.
Caducado—a validade de um ou mais certificados terminou. Se não conseguir criar uma ligação VPN, tente actualizar a apólice VPN para inscrever novos certificados.
Sem certificado—não é possível encontrar um ou mais certificados necessários no dispositivo móvel. Se não conseguir criar uma ligação VPN, tente actualizar a apólice VPN para inscrever novos certificados.
Ainda não válido—um ou mais certificados são para utilização futura. Este valor também pode significar que a data e hora no dispositivo móvel estão definidas no passado, que os fusos horários não estão definidos correctamente ou que a definição poupança de energia está activada.
Prima a tecla de selecção para fechar os detalhes e regressar à vista Apólices VPN.

Criar pontos de acesso VPN com valores predefinidos

Para utilizar a apólice VPN, deve associar a apólice VPN a um ponto de acesso VPN. Prima
Opções e seleccione Definir pt. aces. VPN na vista Apólices VPN.
O Cliente VPN móvel cria um ponto de acesso VPN com predefinições. Pode criar e modificar pontos de acesso VPN na vista de pontos de acesso VPN.
10
Esta opção não está disponível se tiver instalado a apólice VPN a partir de um ficheiro SIS.

Actualizar apólices VPN

Quando cria uma ligação a um ponto de acesso VPN, o estado da apólice VPN é verificado a partir do servidor de apólices VPN. Se os administradores tiverem criado uma nova versão da apólice VPN, a nova versão é instalada no dispositivo móvel. Se os administradores tiverem apagado a apólice VPN do servidor de apólices VPN, a apólice é removida do dispositivo móvel.
As alterações tornam-se efectivas na próxima vez que criar uma ligação ao ponto de acesso VPN e, por este motivo, não afectam a ligação VPN actual.
Também pode actualizar uma apólice VPN na vista Apólices VPN. Para actualizar uma apólice VPN, seleccione uma apólice VPN, prima Opções e seleccione Actualizar apólice. O estado da apólice VPN é verificado a partir do servidor de apólices VPN.

Apagar apólices VPN

As apólices VPN são apagadas automaticamente quando sincroniza um servidor de apólices VPN depois de os administradores apagarem apólices a partir do servidor de apólices VPN. Se apagar uma apólice VPN ainda existente no servidor de apólices VPN, a apólice é instalada novamente quando sincronizar apólices VPN a partir do servidor de apólices.
Para apagar uma apólice VPN, seleccione-a e prima a tecla Limpar. Não é possível utilizar um ponto de acesso VPN se apagar uma apólice VPN a ele associada.
Apólices VPN
11
4. Servidores de apólices
VPN
Vá para Menu e
seleccione Ferramen.
DefiniçõesDefinições da ligaçãoVPNGestão VPNServid. apólices VPN.

Servidores de apólices VPN

Sugestão! Os
administradores fornecem um ficheiro SIS com definições que especificam uma ligação a um servidor de apólices VPN ou pode especificar definições para o servidor de apólices VPN pessoalmente.
12
Pode instalar apólices VPN a partir de servidores de apólices VPN. Quando cria uma ligação a um ponto de acesso VPN, a apólice VPN associada ao ponto de acesso VPN é actualizada automaticamente a partir de um servidor de apólices VPN. Para actualizar todas as apólices VPN, sincronize os servidores de apólices VPN com o dispositivo móvel. Para mais informações, consulte “Sincronizar servidores de apólices VPN” na página 15.

Efectuar ligação a servidores de apólices VPN

Quando instala apólices VPN a partir de um servidor de apólices VPN, pode criar uma relação fidedigna entre o dispositivo móvel e o servidor de apólices VPN. Para criar esta relação fidedigna, deve autenticar o servidor de apólices VPN e o servidor de apólices VPN deve autenticá-lo a si.
Depois de o servidor de apólices VPN o autenticar a si, é gerada uma chave privada e é criado o certificado correspondente. O certificado autentica-o junto do servidor de apólices VPN. A chave privada e o certificado são armazenados num armazém de chaves no dispositivo móvel.

Instalar definições a partir de ficheiros SIS

Pode instalar definições do servidor de apólices VPN no servidor de apólices VPN a partir de um ficheiro SIS. As definições podem ser instaladas num dispositivo móvel da mesma forma que instala outro tipo de software.
As definições são compostas pelo endereço e pelo certificado de servidor do servidor de apólices VPN. O certificado de servidor torna o dispositivo móvel fidedigno junto do servidor de apólices VPN. Deste modo, só necessita de apresentar um nome do utilizador e uma senha para comprovar a identidade.
O ficheiro SIS não contém definições para o ponto de acesso à Internet efectuar ligação ao servidor de apólices VPN. Para especificar o ponto de acesso à Internet, edite as definições do servidor de apólices VPN. Também pode seleccionar o ponto de acesso à Internet quando efectua ligação ao servidor de apólices VPN.
Se os administradores não assinarem o ficheiro SIS, é apresentado um aviso de segurança durante a instalação do ficheiro SIS. Pode ignorar o aviso se tiver a certeza de que o administrador do servidor de apólices VPN criou o ficheiro SIS e de que o ficheiro SIS não foi modificado.
Saia de VPN antes de instalar as definições a partir de um ficheiro SIS, caso contrário a instalação falha.

Visualizar servidores de apólices VPN

A vista Servidores de apólices VPN apresenta uma lista de servidores de apólices VPN criados por si.
Se (sem servidores de apólices VPN) for apresentado, deve criar servidores de apólices VPN. Para adicionar um servidor de apólices VPN, prima Opções e seleccione Novo servidor.

Adicionar servidores de apólices VPN

Se não instalar definições do servidor de apólices VPN a partir de um ficheiro SIS, especifique as definições para o servidor.
Quando efectua a ligação ao endereço do servidor de apólices VPN pela primeira vez, deve autenticar o servidor de apólices VPN. O código de identidade do servidor de apólices VPN
Servidores de apólices VPN
13
é fornecido pelos administradores. Verifique e preencha o código de identidade do servidor de apólices VPN.
Se a autenticação for bem sucedida, é inscrito um certificado para autenticação subsequente junto do servidor de apólices VPN.
Para adicionar um servidor de apólices VPN 1 Prima Opções e seleccione Novo servidor na vista Servidores de apólices VPN. 2 Seleccione Nome serv. apólices para digitar um nome para o servidor de apólices VPN e
Servidores de apólices VPN
3 Seleccione Ender. serv. apólices, digite o nome de host ou o endereço IP do servidor de
4 Seleccione Pt. acesso à Internet, associe o servidor de apólices VPN a um ponto de acesso
Glossário:
Sincronizar significa que um servidor de apólices VPN é verificado para apólices VPN novas, actualizadas ou removidas.
5 Prima Para trás para guardar as definições do servidor de apólices VPN. 6 Prima Sim quando lhe for pedido para sincronizar o servidor de apólices VPN.
7 Compare cuidadosamente o código de identidade do servidor de apólices VPN que é
prima OK. Pode escolher qualquer nome para o servidor de apólices, mas deve ser um nome exclusivo na vista de servidores de apólices VPN. Se deixar este campo em branco, Ender. serv. apólices aparecerá neste campo. O nome do servidor de apólices aparece na lista de servidores de apólices VPN e na barra de título da caixa de diálogo das definições do servidor de apólices VPN.
apólices VPN para instalar as apólices VPN e prima OK. Também pode especificar um número da porta, separado por dois pontos (:). O endereço do servidor de apólices é fornecido pelos administradores.
e prima OK. O ponto de acesso é utilizado para efectuar a ligação a este servidor de apólices VPN. O ponto de acesso a seleccionar é indicado pelos administradores.
É-lhe pedido para verificar a identidade do servidor de apólices VPN. O código de identidade do servidor de apólices VPN é fornecido pelos administradores.
apresentado com o código fornecido pelos administradores, digite os caracteres em falta no campo e prima OK.
14
8 Digite o seu nome de utilizador no Nome de utilizador servidor apólices: e senha em Senha
do servidor de apólices: para autenticar o servidor de apólices VPN e prima OK.
O nome do utilizador e a senha a digitar são fornecidos pelos administradores.
Um certificado é inscrito para autenticação subsequente junto do servidor de apólices VPN e as apólices VPN são instaladas no dispositivo móvel.
Em seguida, pode criar pontos de acesso VPN e associá-los a aplicações. Para mais informações, consulte “Criar pontos de acesso VPN” na página 17.

Editar servidores de apólices VPN

Seleccione um servidor de apólices VPN na vista Servidores de apólices VPN para visualizar ou alterar as definições para o servidor de apólices VPN.
Seleccione Nome serv. apólices para digitar um novo nome para o servidor de apólices. A vista Servidores de apólices VPN mostra o novo nome.
Não pode alterar o Ender. serv. apólices depois de instalar apólices VPN a partir do servidor de apólices VPN, porque o servidor envia o endereço durante a primeira ligação.
Se tiver apagado o ponto de acesso associado ao servidor de apólices VPN, o Pt. acesso à
Internet mostra o texto (não seleccionado). Seleccione Ponto de acesso à Internet para
seleccionar um novo ponto de acesso. Se tiver apagado todos os pontos de acesso, não pode guardar as definições.

Sincronizar servidores de apólices VPN

Seleccione um servidor de apólices VPN na vista Servidores de apólices VPN, prima Opções e seleccione Sincron. servidor para instalar e actualizar apólices a partir do servidor de apólices VPN. O servidor de apólices VPN é verificado para apólices VPN adicionadas, actualizadas ou apagadas.
Glossário: O nome
do utilizador e a senha de um servidor de apólices ajudam a impedir o acesso não autorizado ao servidor de apólices VPN.
Servidores de apólices VPN
15
Se o servidor de apólices VPN contiver novas apólices VPN ou novas versões de apólices VPN, as apólices são instaladas no dispositivo móvel. Se os administradores tiverem apagado apólices VPN do servidor de apólices VPN, as apólices são removidas do dispositivo móvel.
Quando um servidor de apólices VPN é sincronizado pela primeira vez, é criado um ponto de acesso VPN correspondente para cada apólice que instalar no dispositivo móvel. Pode criar e editar pontos de acesso VPN na vista Pontos de acesso VPN.
Quando a efectua ligação a um servidor de apólices VPN para instalar ou actualizar apólices, pode ter de inscrever certificados VPN a partir do servidor de apólices VPN.

Inscrever certificados VPN

Servidores de apólices VPN
É criado um pedido de certificação para cada certificado necessário e enviado para o servidor de apólices VPN. O servidor de apólices VPN inscreve cada certificado necessário a partir de uma autoridade de certificação (AC).
O pedido de certificação e o certificado correspondente contêm a identidade do utilizador. Consoante a configuração do servidor de apólices VPN, a identidade do utilizador do servidor também pode ser utilizada como identidade do utilizador em certificados VPN. Se tal não for possível, é-lhe pedida a identidade do utilizador para um domínio específico.
Para criar pedidos de certificação 1 Digite a identidade do utilizador do certificado para o domínio específico em Identidade
2 Prima OK.

Apagar servidores de apólices VPN

Para apagar um servidor de apólices VPN, seleccione o servidor na vista Servidores de
apólices VPN e prima e tecla Limpar.
Confirme a eliminação das apólices VPN que instalou a partir do servidor de apólices VPN.
utiliz. p/:.
As informações a digitar são fornecidas pelos administradores.
16

5. Pontos de acesso VPN

Um ponto de acesso VPN é um ponto de acesso virtual que combina uma apólice VPN e um ponto de acesso à Internet. Seleccione um ponto de acesso VPN nas listas de pontos de acesso à Internet para criar uma ligação VPN.

Visualizar pontos de acesso VPN

A vista Pontos de acesso VPN apresenta uma lista de pontos de acesso VPN que pode criar no dispositivo móvel. O texto (sem pontos de acesso VPN) significa que não criou pontos de acesso VPN. Para criar um novo ponto de acesso VPN, prima Opções e seleccione Novo pt.
de acesso.
Seleccione um ponto de acesso VPN e, em seguida, seleccione OpçõesEditar para visualizar e editar as seguintes informações:
Nome da ligação—identifica o ponto de acesso VPN nas listas de pontos de acesso.
Apólice VPN —nome da apólice VPN que está associada ao ponto de acesso VPN.
Pt. acesso à Internet—nome do ponto de acesso em que a ligação VPN é criada.
End. servidor proxy—endereço de um servidor proxy na rede da empresa.
Número porta proxy—número da porta para ligação ao servidor proxy.

Criar pontos de acesso VPN

Na primeira vez que abrir a vista Pontos de acesso VPN, é-lhe pedido para criar pontos de acesso VPN. Prima Sim.
Vá para Menu e
seleccione Ferramen.
DefiniçõesDefinições da ligaçãoVPNPontos acesso VPN.
Pontos de acesso VPN
17
Sugestão! Se
especificar um servidor proxy nas definições do ponto de acesso VPN, não tem de especificar o servidor proxy nas definições do browser da Internet.
Pontos de acesso VPN
Para criar pontos de acesso VPN 1 Prima Opções e seleccione Novo pt. de acesso. 2 Seleccione Nome da ligação para alterar o nome da ligação.
Pode escolher qualquer nome para a ligação.
3 Seleccione Apólice VPN para definir o modo como a ligação é encriptada.
Se a lista estiver vazia, deve instalar apólices VPN a partir de ficheiros SIS ou de servidores de apólices VPN.
4 Seleccione Pt. acesso à Internet para seleccionar um ponto de acesso a utilizar para a
ligação VPN. Se a lista estiver vazia, deve criar pontos de acesso.
5 Seleccione End. servidor proxy para digitar o endereço de um servidor proxy na rede da
empresa.
6 Seleccione Número porta proxy para alterar a porta predefinida, 80.

Apagar pontos de acesso VPN

Para apagar um ponto de acesso VPN, seleccione um ponto de acesso VPN na vista Pontos
de acesso VPN e prima a tecla Limpar.
18

6. Registo VPN

O registo VPN contém mensagens de registo gravadas durante a actualização e sincronização de apólices VPN e durante a criação de ligações VPN a gateways VPN.

Visualizar o registo VPN

A vista Registo VPN mostra os número de versão do Cliente VPN. Pode visualizar o tipo de mensagem, a hora de cada mensagem e o início da mensagem de
registo. Seleccione uma mensagem de registo para visualizar a mensagem de registo completa.
A vista Registo VPN ordena as mensagens de registo por hora e data, com as mensagens mais recentes primeiro. Pode visualizar mensagens até à hora em que abriu a vista Registo
VPN. Prima Opções e seleccione Actualizar registo para visualizar as mensagens de registo
mais recentes. As mensagens de registo podem conter códigos de erro, estado e motivo. Comunique os
códigos das mensagens de registo aos administradores quando existirem erros.

Limpar o registo VPN

As mensagens de registo são gravadas num buffer circular. Quando o tamanho do registo atinge 20 kilobytes, as mensagens de registo mais recentes substituem as mensagens de registo mais antigas.
Para apagar todas as mensagens de registo do registo e para limpar a vista Registo VPN, prima Opções e seleccione Limpar registo.
Vá para Menu e
seleccione Ferramen.
DefiniçõesDefinições da ligaçãoVPNGestão VPNRegisto VPN.
Ícones: para erros,
para aviso e para
descrição.
Registo VPN
19
7. Senhas do armazém de
chaves
Vá para Menu e
seleccione Ferramen.
DefiniçõesDefinições da ligaçãoVPNGestão VPNSenha armaz. chaves.

Senhas do armazém de chaves

Sugestão! Uma
senha do armazém de chaves pode conter letras e números e deve ter, pelo menos, seis caracteres de comprimento.
20
Uma senha do armazém de chaves impede a utilização não autorizada das chaves privadas do dispositivo móvel e das ligações do servidor de apólices VPN.

Criar ou alterar uma senha do armazém de chaves

Pode criar uma senha do armazém de chaves durante a instalação da primeira apólice VPN. Se uma senha do armazém de chaves for descoberta ou violada durante um ataque, o dispositivo móvel pode ser utilizado para aceder à rede da empresa que o VPN ajuda a proteger. Assim, deve criar senhas do armazém de chaves com um comprimento que dificulte a violação. Mantenha a senha secreta. Não escreva a senha.
Para criar ou alterar a senha do armazém de chaves: 1 Em Nova senha do armazém de chaves:, digite uma senha de memorização fácil para si,
mas difícil para outros adivinharem.
2 Seleccione Verificar senha: e digite novamente a senha para evitar erros de digitação. 3 Prima OK para criar a senha.

Introduzir senhas do armazém de chaves

É-lhe pedido que introduza a senha do armazém de chaves quando:
• Instalar apólices VPN novas ou actualizadas a partir do servidor de apólices VPN.
• Utilizar aplicações para ligação a pontos de acesso VPN que necessitem de autenticação de certificados.
Nota: Durante a digitação de senhas, a introdução assistida de texto está desactivada. Digite os caracteres um a um. Por predefinição, os caracteres
são escritos em minúsculas.
Senhas do armazém de chaves
21
VPN e aplicações

8. VPN e aplicações

Quando utiliza uma aplicação para criar uma ligação VPN, o cliente VPN executa as seguintes tarefas:
• Efectua ligação com o ponto de acesso à Internet associado ao ponto de acesso VPN.
• Carrega a apólice VPN associada ao ponto de acesso VPN.
• Efectua ligação a um gateway VPN para criar uma ligação VPN.

Efectuar a autenticação com gateways VPN

Deve comprovar a sua identidade quando inicia sessão na rede da empresa. A apólice VPN determina o método de autenticação a utilizar:
• Autenticação baseada em certificados—Deve ter um certificado reconhecido por uma autoridade de certificação fidedigna. Pode utilizar a inscrição em certificados online para obter o certificado ou instalar certificados durante a instalação da apólice VPN a partir de um ficheiro SIS.
• Autenticação legacy—Pode utilizar nomes do utilizador e palavras-chave ou senhas para efectuar a autenticação. Os administradores criam os nomes do utilizador e senhas ou atribuem símbolos SecurID para criação dos senhas.
Se utilizar certificados para autenticação, introduza a senha do armazém de chaves. Se utilizar a autenticação legacy, digite as informações de autenticação VPN quando utilizar
aplicações para efectuar a ligação a pontos de acesso VPN e o dispositivo móvel negoceia ligações encriptadas com o gateway VPN.
Para efectuar a autenticação com um gateway VPN
Digite o seu nome do utilizador VPN em Nome de utilizador VPN:.
1 2 Digite o palavra-chave ou senha VPN:
Digite a senha em Senha VPN:.
22
Gere um código de passe SecurID, digite o código de passe em Código de passe VPN: e prima
OK.
3 Se o símbolo SecurID deixar de estar sincronizado com o relógio do ACE/Server, é-lhe pedido
o código de passe seguinte utilizado pelo ACE/Server como nova referência para base de tempo do símbolo. Gere e digite um novo código de passe em Código de passe seguinte:. Se ocorrer uma falha, contacte os administradores.
4 Prima OK.
VPN e aplicações
23
Resolução de problemas

9. Resolução de problemas

A seguinte tabela apresenta uma lista de mensagens de erro por ordem alfabética, descreve as causas possíveis dos erros e sugere acções de recuperação dos erros.
Mensagem Causa Acção
Falhou autenticação. Verificar nome do utilizador e senha.
• Digitou um nome do utilizador ou uma senha incorrectos durante a autenticação para um servidor de apólices VPN ou quando iniciou sessão numa VPN.
• Digitou o código de passe errado quando lhe foi pedido o Código de passe seguinte.
• Verifique o nome do utilizador e a senha e tente novamente.
• Aguarde pela alteração do código de passe no ecrã do símbolo SecurID e digite o código de passe.
24
Mensagem Causa Acção
Senha incorrecta Digitou uma senha do
armazém de chaves ou uma senha de importação da chave incorrecta.
Código de identidade do servidor incorrecto
Servidor de apólices em utilização. Impossível apagar.
Digitou uma cadeia de caracteres incorrecta quando lhe foi pedido para introduzir o código de identidade do servidor de apólices VPN.
Não é possível apagar um servidor de apólices VPN durante a actualização de apólices VPN a partir do servidor. Quando utiliza uma aplicação para criar uma ligação VPN, as apólices VPN são actualizadas automaticamente.
• Verifique a senha e tente novamente.
• A senha de importação da chave é fornecida pelos administradores. Mas criou a senha do armazém de chaves pessoalmente.
Verifique cuidadosamente o código de identidade do servidor de apólices VPN que recebeu dos administradores e digite novamente os caracteres em falta.
Aguarde até as apólices VPN serem actualizadas e tente novamente.
Resolução de problemas
25
Resolução de problemas
Mensagem Causa Acção
Impossível activar ligação VPN. Primeiro actualizar apólice VPN.
Impossível iniciar sessão no ser. apólices. Apagar servidor e voltar a definir detalhes.
• Falhou autenticação legacy.
• O certificado que utiliza para efectuar a autenticação com o gateway VPN está em falta, expirou ou o respectivo período de validade ainda não começou.
O certificado de servidor do servidor de apólices VPN expirou.
• Verifique o nome do utilizador e a senha e tente novamente.
• Seleccione uma apólice VPN na vista Apólices VPN, prima Opçõese seleccione
Actualizar apólice para
actualizar a apólice VPN.
• Verifique as definições de data e hora no dispositivo móvel.
Na vista Servidores de apólices
VPN:
1 Prima Opções e seleccione
Apagar servidor para apagar
o servidor de apólices VPN.
2 Prima Opções e seleccione
Novo servidor para
adicionar novamente o servidor de apólices VPN ou pedir ao administrador um ficheiro SIS que contenha novas definições para o servidor de apólices VPN.
26
Mensagem Causa Acção
Impossível iniciar sessão no serv. apólices. Introduzir nome utiliz. e senha do servidor.
Impossível iniciar sessão no servidor de apólices. Para detalhes, ver registo VPN.
O certificado que efectua a autenticação com o servidor de apólices VPN expirou ou os administradores revogaram o certificado.
O período de validade do certificado que o autentica junto do servidor de apólices VPN ainda não começou.
• Comunique este erro aos administradores, que lhe fornecerão uma senha única para iniciar sessão.
• Digite o nome do utilizador e a senha única para efectuar a autenticação com o servidor de apólices VPN.
• É criado um novo certificado para si.
Verifique as definições de data e hora ou aguarde até o período de validade do certificado começar.
Resolução de problemas
27
Resolução de problemas
Mensagem Causa Acção
Impossível actualizar
apólice. Para detalhes, ver registo VPN.
Impossível sincronizar.
Para detalhes, ver registo VPN.
Apagada apólice VPN. Tentar redefinir ponto de acesso VPN.
Ocorreu em erro durante a transferência de apólices VPN a partir do servidor de apólices VPN ou durante a instalação no dispositivo móvel.
A apólice VPN associada ao ponto de acesso VPN foi apagada, porque a apólice VPN era obsoleta.
• Na vista Apólices VPN, seleccione uma apólice VPN, prima Opções e seleccione Actualizar
apólice para actualizar
uma apólice VPN.
• Na vista Servidores de
apólices VPN, seleccione
um servidor de apólices VPN, prima Opções e seleccione Sincron. servidor para instalar apólices a partir do servidor de apólices VPN.
Na vista Pontos de acesso VPN, seleccione um ponto de acesso VPN, prima Opções e seleccione Editar para associar outra apólice VPN ao ponto de acesso VPN.
28

Índice

A
Apagada apólice VPN. Tentar redefinir
ponto de acesso VPN. apagar apólices VPN Apólices VPN
actualizar apagar instalar visualizar
autenticação baseada em
certificados autenticação legacy avisos de segurança
C
Campo Actualizada 9 Campo Apólice VPN Campo Código de passe seguinte Campo Código de passe VPN Campo Descrição Campo Endereço do servidor de
apólices Campo Endereço do. servidor proxy Campo Estado da apólice Campo Estado do certificado Campo Nome da apólice Campo Nome da ligação Campo Nome de utilizador do servidor
11
11
11
7
8
22 22 13
17
9
14
28
23
23
17
9
9, 10 9 17
de apólices Campo Nome de utilizador VPN Campo Nome do servidor de apólices Campo Nova senha do armazém de
chaves Campo Número da porta proxy Campo Ponto de acesso
à Internet Campo Senha do servidor de apólices Campo Senha VPN Campo Servidor de apólices campos
Actualizar Apólice VPN Código de passe seguinte Código de passe VPN Descrição Endereço do servidor de apólices Endereço do servidor proxy Estado da apólice Estado do certificado Nome da apólice Nome da ligação Nome de utilizador do servidor
de apólices
Nome de utilizador VPN Nome do servidor de apólices
15
22
20
17
14, 17
22
9
9
17
23
23
9
17
9
9, 10 9 17
15
22
14
Nova senha do armazém
de chaves
14
15
14
Número da porta proxy Ponto de acesso à Internet Senha do servidor de apólices Senha VPN Servidor de apólices
certificados
efectuar a autenticação com
servidores de apólices VPN identidade do utilizador inscrever
certificados ainda não válidos certificados caducados Código de identidade do servidor
incorrecto.
Código de passe SecurID
F
Falhou autenticação. Verificar nome do
utilizador e senha.
I
Impossível activar ligação VPN.
Primeiro actualizar apólice
VPN.
Impossível actualizar apólice. Para
detalhes, consulte o registo
20
22
16
25
26
17
14, 17
15
9
12
16
10
10
23
24
29
VPN. 28
Impossível iniciar sessão no servidor de
apólices. Apagar servidor e voltar a definir detalhes.
Impossível iniciar sessão no servidor
de apólices. Introduzir nome do utilizador e senha do servidor.
27
Impossível iniciar sessão no servidor
de apólices. Para detalhes, consulte o registo VPN.
Impossível sincronizar. Para detalhes,
consulte o registo VPN.
instalar
Apólices VPN Cliente VPN definições do servidor de apólices
M
mensagens de erro 24
O
OK 10 Opção Actualizar registo Opção Editar Opção Limpar registo Opção Novo ponto de acesso Opção Novo servidor Opção Sincronizar servidor
7, 15
6
VPN a partir de ficheiros SIS
12
17
19
13
26
27
28
19
17, 18
15
P
Pontos de acesso VPN
apagar
18
criar
17
editar
17
sobre
17
visualizar
17
R
Registo VPN
actualizar limpar visualizar
requisitos do sistema
S
sem apólices VPN 9 sem certificado sem pontos de acesso VPN sem servidores de apólices VPN Senha incorrecta. senhas do armazém de chaves
sobre
Servidor de apólices em utilização.
Servidores de apólices VPN
adicionar instalar definições a partir de
ligar sincronizar visualizar
19
19
19
6
10
25
20
Impossível apagar.
13
ficheiros SIS
12
12
15
13
17
13
25
V
VPN
efectuar autenticação com utilizar
4
utilizar com aplicações
22
22
30
Loading...