Jbl ESCXCITE User Manual [pt]

Page 1
PORTUGUÊS
Manual de Instruções
Obrigadopor escolher a JBL. Há mais de cinquenta e cinco anos
que, a JBL, se tem envolvido em todos os aspectos referentes à
gravação e reprodução de música e filmes, desde representações ao
vivo até á monitorização das gravações que reproduz em sua casa, carro
Estamos certos de que o sistema JBL que escolheu lhe irá proporcionar
todo o prazer que esperava - e que quando pensar em adquirir equipa-
mento audio suplementar para a sua casa, para o seu carro ou
escritório, irá, novamente, escolher a JBL.
JBL Produtos para o Consumidor
Page 2
PORTUGUÊS
OBJECTIVO DA CONCEPÇÃO: Levar para o ambiente doméstico a emoção de uma actuação ao vivo e do som de cinema, confiando na liderança na engenharia profissional da JBL.
TIPO DE SATÉLITE: Titanium-laminate-dome tweeter, reflex-loaded enclosure
TIPO DE SUBWOOFER: Estrutura reflectora de graves
DESENHO DA PORTA: FreeFlow™ alargada
REFERÊNCIA PROFISSIONAL: Série de altifalantes de cinema
GUIA DO PROPRIETÁRIO
PRODUCT LINE:
MODEL:
escXcite system
SURROUND CINEMA SPEAKERS
© 2004 Harman International Industries, Incorporated
JBL is a registered trademark of Harman International Industries, Incorporated.
Part No.
YOM400108-0001
PRO SOUND COMES HOME
JBL Consumer Products 250 Crossways Park Drive, Woodbury, NY 11797
Europe: 2. Route de Tours, 72500 Château du Loir, France www.jbl.com
DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE
We, Harman Consumer Group International
2, route de Tours 72500 Chateau-du-Loir France
declaramos sob nossa inteira responsabilidade que o produto descrito neste manual do utilizador está em conformidade com as seguintes normas técnicas:
EN 61000-6-3:2001 EN 61000-6-1:2001 EN 55013:2001 EN 55020:2002 EN 61000-3-2:2000 EN 61000-3-3:1995+A1:2001 EN 60065:2002
Gary Mardell
Harman Consumer Group International
Chateau-du-Loir, France 06/04
CUIDADO
RISCO DE CHOQUE
ELÉCTRICO NÃO ABRA
CUIDADO: PARA REDUZIR O RISCO DE CHOQUE ELÉCTRICO, NÃO RETIRE A TAMPA (OU O PAINEL POSTERIOR). NÃO HÁ PEÇAS REPARÁVEIS NO INTERIOR. MANDE REPARAR POR PESSONAL QUALIFICADO.
O símbolo de um relâmpago com uma ponta de seta, dentro de um triângulo equílátero, tem a intenção de alertar o utilizador para a presença de “tensão perigosa” não-isolada dentro da caixa do produto, que pode ser de uma magnitude suficiente para constituir um risco de choque eléctrico às pessoas.
ADVERTÊNCIA: PARA REDUZIR O RISCO DE INCÊNDIO OU CHOQUE ELÉCTRICO, NÃO EXPONHA ESTE APARELHO À CHUVA OU À HUMIDADE. CUIDADO: PARA EVITAR CHOQUE ELÉCTRICO, INTRODUZA O PINO MAIS LARGO DA FICHA NO ORIFÍCIO CORRESPONDENTE DA TOMADA. INTRODUZA TOTALMENTE.
O ponto de exclamação dentro de um triângulo equilátero tem a intenção de alertar o utilizador para a presença de instruções importantes de operação e manutenção na literatura que acompanha o aparelho.
Page 3
PORTUGUÊS
-3-
O escXcite oferece duas caracte­rísticas únicas, para conveniên­cia do utilizador: Turn-on / Shut-down (Ligar e Desligar) Automático e Selecção Automática de Entrada Digital.
O Turn-on Automático irá ligar o escXcite automaticamente, logo que uma fonte, ligada às suas entradas digitais (como por exemplo: DVD, leitor de CDs com saída digital ou qualquer aparel­ho provido de saída digital, coa­xial ou óptica) seja accionada, ou então, logo que o aparelho que estiver ligado à sua entrada analógica, que foi utilizada em último lugar, comece a emitir som.
Quando se utilizam entradas digitais, o Turn-on Automático pode ser activado, accionando qualquer uma das fontes digitais ligadas, como, por exemplo, um leitor DVD ou um leitor de CDs com saída digital. Quando se utilizam entradas analógicas (de TV ou AUX), o Turn-on Automático só está dis­ponível apenas para o último aparelho que esteve em utili­zação, antes de desligar o esc­Xcite. Para poder ouvir o outro aparelho, a entrada do escXcite precisa de ser seleccionada manualmente, através do botão Input (entrada), no aparelho, e no controlo remoto, que, por sua vez, anula o Selector Auto­mático de Entrada Digital, até que o escXcite seja desligado.
O Turn-off Automático desliga o aparelho cinco minutos depois de todas as fontes que estiverem ligadas às suas entradas digi­tais, sejam desligadas, e o aparelho que estiver ligado à sua entrada analógica seleccionada, pare de funcionar.
O Selector Automático de Entra­da Digital selecciona automati­camente a fonte que estiver ligada às suas entradas digitais, quando essa fonte é accionada. Quando desligar esse aparelho digital, e se nenhuma outra fonte estiver ligada, o escXcite desligar-se-á, passados cinco minutos. Se a fonte analógica, seleccio­nada previamente, ainda estiver a funcionar quando se quiser accionar uma fonte digital, o escXcite irá voltar para a outra fonte. Quando se liga uma fonte digital certf ique-se que encon­tra desligada, só depois de ligar o sistema deve ligar a fonte. Logo que uma fonte digital é accionada, e seleccionada como uma entrada, o ligar um aparel­ho conectado com a outra entra­da digital , não fará accionar essa entrada , até que o aparel­ho digitalmente seleccionado seja desligado. Estas duas características podem ser utilizadas apenas se o utili­zador não ligar ou desligar o escXcite manualmente, e se não seleccionar uma entrada fonte, manualmente. Logo que qualquer uma destas selecções seja feita manualmen­te, as características automáti­cas serão anuladas da seguinte maneira:
1. Se desligar o escXcite em manual (off) ele não volta a ligar em (On) automáticamente antes que 5 minutos. Durante estes cinco minutos, pode ser accionado no painel frontal, ou através do controlo remoto.
2. Logo que uma fonte de entra­da é seleccionada manualmente, a Selecção Automática de Entrada Digital permanecerá anulada, até que o escXcite seja desligado.
3. Logo que qualquer um dos dois aparelhos que estão ligados às entradas digitais do escXcite é accionado, e a sua entrada é seleccionada pelo escXcite, o aparelho que estiver ligado à outra entrada digital do escXcite, não pode ser seleccionado automaticamente, até que o aparelho seleccionado digitalmente em primeiro lugar, seja desligado.
Nota Importante
On/Off (Ligar / Desligar) Automático e Selecção Automática de Entrada Digital
Page 4
PORTUGUÊS
-4-
• Sistema completo amplificado com DTS, Dolby* Digital com 4 colunas satelite, canal cen­tral, subwoofer, controlo remoto e todo incluido. (Junte apenas o aparelho TV!)
• Dolby Digital, DTS, Dolby Pro Logic*, incluíndo modos Phantom e 3-Estéreo e Estéreo.
• Turn-on e Turn-off automáticos.
• Comutação Automática da Fonte, para as entradas digitais.
• Duas entradas digitais (uma óptica e uma coaxial) e duas entradas analógicas.
• Micro-satélites de duas vias, com protecção de vídeo, com tweeters laminados em titânio e sonorização comum (com­mon voicing) para todos os cinco canais, e um subwoofer de 6.5" polegadas, de longo alcance, resistente à trepi­dação em contacto com o solo.
• Compressão Late Night para audição nocturna, que evita passagens sonoras inespera­damente altas.
• Sistema de amplificação e comandos montados no sub­woofer, eliminando a necessi­dade de uma unidade contro­ladora em separado.
• Controlável via remoto, através de um olho externo, comandado à distância, que pode ser montado juntamente com o canal central, ou em separado, de maneira a que o subwoofer possa ser escondido.
Inclui
4-Satelites e um canal central. Suportes de parede
Subwoofer / Controlador com potência "smart" (inteligente).
Inclui
Cabos de altifalante da JBL "error free" (sem erro).
Pé para instalação horizontal do altifalante central. Fornecido com sensor remoto versátil e fita de duas faces.
Controlo remoto.
Bass
Treble
Delay Level
0 dB Test
Adjustment
Late Night
Power
Mute
Surround
Mode
Input
+
+
+
Volume
Cabo de entrada coaxial digital e cabo de entrada analógico do tipo RCA.
Page 5
PORTUGUÊS
-5-
Sobre o Dolby Digital
O escXcite caracteriza-se pelo processamento Dolby Digital do sinal em multi-canais, um sistema desenvolvido pelos Laboratórios Dolby.
O sistema Dolby Digital, ao con­trário de outros sistemas "em matriz" que derivam e descodifi­cam o som multi-canal a partir de dois canais de som, (como por exemplo o Dolby Pro Logic) , este modo descodifica os multi­canais de som. Tem a capacida­de de enviar informação para um subwoofer e cinco canais de pleno alcance, em separado, e para canais individuais em for­mato digital AC-3 a partir de
fontes, como por exemplo um leitor DVD. O resultado é um som digital, claro e preciso para cada altifalante, e a viabilidade de efeitos estereofónicos surround (a Dolby Pro Logic pro­porciona efeitos surround em mono).
O sistema Dolby Digital é capaz de enviar vários formatos dife­rentes de som surround, sendo o modo canal 5.1- o mais robus­to, que fornece sinais separados tanto para cinco altifalantes satélite como para um subwoo­fer. O escXcite apresenta um indicador luminoso "5.1-Ch", que se acende na presença de
sinal codificado Dolby Digital canal 5.1-. O sistema Dolby Digital também pode fornecer outros sinais digitais multi­canal AC-3, assim como sinais de 2 canais, que podem ser des­codificados através do sistema Dolby Pro Logic, que os processa em som surround multi-canal. No último caso, ambos os indi­cadores luminosos para Dolby Pro Logic e Dolby Digital acen­der-se-ão no écran do escXcite.
Sobre DTS
DIGITAL SURROUND
A MAIS RECENTE TECNOLOGIA
5.1 DE SOM SURROUND NO MER­CADO! Esta nova tecnologia para som surround DTS- Digital Surround, o sistema codifica e descodif ica o sistema disponibiliza 6 canais (5.1) com qualidade máxima de audio a 20-Bit.
No processo de codificação do DTS os algoritmos são encripta­dos em 6 canais a 20-Bit de audio Digital, mas somente dois canais funcionam a 16-bit linear PCM.
Durante a reprodução, o DTS descodifica e reconstroi os originais 6 canais a 20 bit de audio digital.
• Suportes de parede.
• Suportes de chão para os satelites vendidos separada­mente.
• Suportes para montagem na parede e suportes para o chão, disponíveis separada­mente para os satélites. Con­trolo remoto, do tipo cartão­de-crédito, com todas as funções.
• Suportes para montagem na parede e suportes para o chão, disponíveis separada­mente para os satélites. Cabos de altifalante da JBL "error free" (sem erro), que simplificam as ligações e eli­minam a possibilidade de ligações fora-de-fase.
• Suportes para montagem na parede e suportes para o chão, disponíveis separada­mente para os satélites.Pé central para instalação hori­zontal do canal central.
Page 6
PORTUGUÊS
-6-
Em cima de estantes.
Na parede.
Opções de Montagem
Suportes opcionais, (FS1000).
Subwoofer
Altifalantes Surround
5
– 6 ft.
Surround e Colunas
UM. Posição dos Altifalantes
Satélites
0-2 ft.
Montagem do Sensor Remoto no Altifalante Central.
Coloque o sensor remoto na base do altifalante central.
Introduza o pé de apoio através do sensor remoto e adapte-o ao altifalante.
Altifalante central.
O sensor remoto pode ser montado em qualquer sítio utilizando a fita de duas faces fornecida.
Page 7
-7-
DOIS. Conectores de Altifalante, Fonte e Sensor Remoto
(painel traseiro do subwoofer)
Speaker and Amplifier Connection
Dashed lines indicate that wire is not included
Left Front
TV
Audio Output
OPTICAL
Right Left
Center
Right Front
Remote Sensor
COAXIAL
Right Surround
Left Surround
AUX
(Additional Audio Source)
Audio Output
Right Left
Digital Source A
DVD or CD
Digital Output
Digital Source B
DVD or CD
Digital Output
Linhas entrecortadas indicam que o cabo de ligação não está incluído
Ligação do Altifalante e do Amplificador
PORTUGUÊS
Fonte Digital A
Saída Digital de
DVD ou CD
Central
Frente Direita
Sensor Remoto
Surround Direita
Surround Esquerda
AUX
TV
Saída de audio
Saída de audio
Direita
Direita
Esquerda
Esquerda
Frente Esquerda
Fonte Digital B
Saída Digital de
DVD ou CD
COAXIAL
COAXIAL
Page 8
PORTUGUÊS
-8-
TRÊS. Funcionamento
Comutador Principal On / Off
Para o funcionamento do aparelho, coloque o comutador na posição On/Standby. O sistema ficará em standby, quando não for recebido qualquer sinal, e quando nenhum aparelho, ligado a qualquer uma das suas duas entradas digitais, esteja em funcionamento, há mais de cinco minutos.
Controlo no Painel Traseiro
Instalação da Pilha no Controlo Remoto.
+
+
+
Pressione a pequena alavanca em direcção à abertura e puxe a gaveta das pilhas para fora.
Retire a pilha gasta. Introduza uma pilha nova
com o lado "+" para cima, e faça deslizar a gaveta da pilha para dentro do controlo remoto.
Page 9
PORTUGUÊS
-9-
Bass
Treb l e
Delay Level
0 dB Test
Adjustment
Late Night
Power
Mute
Surround
Mode
Input
+
+
+
Volum e
8
10
11
12
13
5
4
9
7
3
2
1
6
Volume
Surround Mode
Input
Mute
STANDBY
ON
SUB
LVL
DLY
RSRFCLFLS
AUX
PCM
3 - St
Late NightPhantom
Digital ProLogic
Surround
DIG. OPT
DIG. COAX
TV
31 32
33
2
6
5
4
18 16
15
14
22
23
24 25
19
21
26
17
27
28
29
30
20
Controlos e Indicadores do Painel Frontal e do Remoto
Front Panes
Remote Control
1. Power (Botão de Ligar/ Desligar)
Este botão, existente apenas no comando de controlo remoto, permite ao utilizador ligar e desligar o escXcite manualmen­te. Tenha em atenção que o escXcite se caracteriza pelo Turn-on / off Automático, e que este botão de ligar/desligar não é normalmente utilizado, a não ser que se precise de anular esta característica automática, ou no caso de a entrada analógica que se pretende utilizadar não ter sido a última em uso, e portan-
to, o Turn-on Automático não está disponível para aquela entrada. Leia, por favor, os detalhes referentes ao Turn On/Off Automático, descritos nas páginas 4 e 5 deste manual. Não se esqueça que o escXcite em manual (off) ele não volta a ligar em (On) automáticamente antes que 5 minutos. O escXcite também pode ser ligado através do botão Input -Entrada- (4) no painel frontal do subwoofer, ou no controlo remoto. Tenha em atenção que se a selecção de entrada for feita através do botão Input, a Selecção Auto­mática de Entrada Digital do escXcite será anulada até este ser desligado.
Quando o escXcite está ligado a uma tomada eléctrica em activi­dade e o seu comando principal no painel traseiro está ajustado para On/Standby, o indicador luminoso de Standby (32) acen­der-se-á. O indicador luminoso On (31) acender-se-á logo que o escXcite seja ligado, quer auto­maticamente ou pressionando os botões Power ou Input.
2. Mute ( Botão de Silêncio )
Pressione o botão Mute a partir do controlo remoto ou no painel frontal, para baixar completa­mente o som. O indicador lumino­so de Mute (33) acender-se-á. Quando voltar a pressionar qual­quer um destes botões, o volume de som voltará ao nível previa­mente escolhido. Nota: A função Mute também pode ser desligada, se pressionar no botão de som no painel frontal ou no controlo remoto.
3. Late Night
Esta característica está disponível apenas para o sistema Dolby Digi­tal. Esta comprime o som digital inerentemente dinâmico, de maneira a que as passagens mais calmas e mais altas não sejam completamente diferentes dos níveis de som originais. Desta forma, o utilizador pode ver fil­mes e ouvir diálogos a um nível de som que não irá incomodar terceiros, quando efeitos sonoros mais altos estiverem presentes. O indicador luminoso Late Night (26) acender-se-á quando está função estiver activa.
Page 10
PORTUGUÊS
-10-
4. Input (Botão de Entrada)
Este comando encontra-se tanto no painel frontal como no controlo remoto. Este permite a selecção manual, de qualquer uma das quatro entradas do escXcite, quando o utilizador pressiona e solta o botão, repetidamente. O escXcite caracteriza-se pela Selecção Automática da Entrada Digital, que comuta automaticamente o escXcite com a fonte ligada a uma das suas duas entradas digitais, logo que esse aparelho seja accionado. Leia, por favor, a secção nas páginas 4 e 5 para se familiarizar inteiramente com as condições da utilização da Selecção Automática da Entrada Digital. O botão Input também é utilizado quando a fonte que está ligada à entrada analógica do escXcite, não é a fonte ana­lógica que funcionou em último lugar quando o escXcite esteve ligado ( e consequentemente o Turn-on Automático não está disponível ). Se pressionar o botão Input, também liga o escXcite (Ver item nº1 desta secção). Sempre que se selec­ciona uma entrada específica, manual ou automaticamente, o respectivo indicador luminoso no painel frontal do escXcite (14, 15, 16 ou 17) acender-se-á.
5. Modo Surround
O pressionar e soltar este botão, permite a selecção de modos de audição diferentes. Os modos Surround (18), Phantom (19), 3-Estéreo (20) e stereo disponivél para audição nas opções Dolby Pro Logic. O modo Estéreo (21) contorna o processamento surround e emite som, apenas, através dos altifalantes frontais, esquerdo e direito. No modo Surround, todos os cinco satélites e o sub­woofer emitem som. No modo Phantom, todos os altifalantes, com excepção do canal central, emitem som. No modo 3-Esté­reo, todos os altifalantes, com excepção dos dois altifalantes surround, emitem som.
6. Volume (Som)
Pressione o botão com o sím­bolo (∧), no controlo remoto ou no painel frontal, para aumen­tar o volume do som do seu sis­tema. Pressione o botão com o símbolo (), no controlo remoto ou no painel frontal, para baixar o volume de som do seu siste­ma. A regulação do som é indi­cada através do indicador de situação (27).
7. 0 dB
Pressione este botão para reajus­tar os controlos de Center, Surround, Balance, Treble e Bass às suas posições de origem.
8. Test (Teste)
Pressione este botão para acti­var o modo Test Tone (Tom de teste); veja, por favor, a secção Tom de Teste (Test Tone).
9. Delay (Retardamento)
A sincronização dos sons emiti­dos a partir do altifalante cen­tral e/ou dos altifalantes surround, em comparação com os emitidos pelos altifalantes frontais esquerdo e direito, pode ser ajustada. A primeira vez que se este botão pela se­gunda vez, permite regulações nos altifalantes surround; os indicadores LS (28), RS (28) e DLY (30) estarão acesos. O retardamento pode ser ajustado desde zero (todas as barras no indicador de situação estão apa­gadas) até 15 ms (todas as barras no indicador de situação acesas), em canais 5.1 DTS e desde 15 ms (todas as barras no indicador de situação apagadas) até 30 ms (todas as barras no indicador de situação acesas), em Dolby Pro Logic (há um retardamento próprio fixo, de 15 ms, adicionado ao Dolby Pro Logic "em matriz", de forma a recriar o efeito surround ade­quado). Pressionar pressiona este botão, permite a regulação do canal central, desde o ajus­tamento de origem de 0 ms (mili-segundos), o que significa sem retardamento (todas as barras no indicador de situação
estão apagadas), até a um máxi­mo de 5 ms (5 barras no indica­dor de situação acesas). Os indicadores C (28) e DLY (30) estarão acesos. Os ajustes do centro e surround podem ser efectuados apartir do DTS, Dolby Digital ou Dolby pro logic em modos separados. Não há regulações do retardamento em separado, para modos de funcionamento individual. Durante os ajustamentos, o som cessa momentaneamente, de cada vez que se pressiona o botão de Regulação (11) ­(Adjustment +/-). Repare que o indicador de situação (27) só se apresentará no écran, se carre­gar nos botões de regulação (11) - (Adjustment +/-). Da mesma forma, enquanto que o indicador de barras (27) está aceso, os indicadores de canal (28) e DLY (30) não estarão apresentados no écran. Se fizer regulações num modo onde um determinado canal não está dis­ponível, o local para esse ajus­tamento é avançado. Por exem­plo, no modo Phantom, o retar­damento do canal central não pode ser regulado, já que esse modo não tem canal central. Em modo Estéreo, o retardamento do canal central e dos surrounds não pode ser regulado, já que em modo Estéreo não se utili­zam os altifalantes surround ou o altifalante central. Ao pressio­nar pela terceira vez o botão Delay, permite que o escXcite saia do modo de regulação.
10. Level (Nível)
O nível dos sons emitidos a par­tir de cada altifalante do esc­Xcite, pode ser regulado, enquanto ouve o programa no escXcite. Pressionar e soltar repetidamente o botão Level, permite o acesso a cada canal. O écran indicará LVL (29), e os indicadores de canal (28) LF (Left Front - Frente Esquerdo) , C (Center- Central), RF (Right Front - Frente Direito), RS (Right Surround - Surround Direito), LS (Left Surround ­Surround Esquerdo) e SUB
Page 11
PORTUGUÊS
-11-
(Subwoofer) acender-se-ão para indicar o altifalante em acção. O nível para o canal seleccionado pode então ser alterado, utili­zando os botões de regulação (Adjustment +/-) - (11). Os níveis ajustados em um modo, permanecerão válidos para todos os outros modos, e não são independentes. Repare que o indicador de barras (27) não será apresentado, se não carre­gar nos botões Adjustment +/-. Enquanto o indicador de barras (27) está aceso, os indicadores de canal (28) e LVL (29), não serão apresentados no écran. Da mesma forma , se fizer regu­lações num modo onde um determinado canal não está dis­ponível, o local para a regulação desse canal é avançado. Por exemplo, no modo Phantom, o nível do canal central não pode ser regulado, já que esse modo não tem canal central. Em Esté­reo, os níveis do canal central e dos surrounds não podem ser regulados, já que em modo Esté­reo, não se utilizam os altifalan­tes surround ou o altifalante central. Ao pressionar pela séti­ma vez o botão Level, permite que o escXcite saia do modo de regulação.
11. Adjustment (Regulação)
Estes botões são utilizados jun­tamente com os de Test (8), Delay (9), e Level (10), para aumentar ou diminuir uma regu­lação.
12. Bass (Graves)
Pressione (+) para aumentar o nível de informação de baixa­frequência. Pressione (-) para diminuir o nível de informação de baixa­frequência.
13. Treble (Agudos)
Pressione (+) para aumentar o nível de informação de alta­frequência. Pressione (-) para diminuir o nível de informação de alta­frequência.
14 - 17. Input (Entrada)
Um destes quatro indicadores acender-se-á, indicando a entrada seleccionada.
18 - 21. Surround
Um destes indicadores acender­se-á, indicando qual o modo surround escolhido.
22. Dolby Digital
Indica a presença de sinal digital codificado Dolby Digita.
23. dts
Indica a presença de sinal digi­tal descodificado DTS.
24. Dolby Pro Logic
Este indicador acender-se-á, quando o sistema Dolby Pro Logic descodifica o sinal de 2 canais. Este indicador pode estar aceso por si próprio (quando as entradas analógicas são utilizadas), em conjunto com o Dolby Digital (quando uma entrada digital é utilizada, onde o sinal com formato Dolby Digital contem dois canais, e precisa de ser descodificado em multi-canal), ou em conjunto com PCM (quando se utiliza uma entrada digital, onde a infor­mação com formato dois canais PCM é descodificada em multi­canal).
25. PCM
Este indicador acender-se-á, quando o sinal que é fornecido através da entrada digital selec­cionada, é em formato PCM.
26. Late Night
Este indicador acender-se-á, quando a compressão Late Night é seleccionada.
27. Status-bar indicator
(Indicador de barras de situação)
Estes díodos emissores de luz (LEDS) mostram a regulação referente ao som, aos graves, aos agudos, ao nível de altifa­lante e ao retardamento do alti­falante.
28. Speaker indicator
(Indicador do altifalante)
Identifica o altifalante que está a ser regulado: LS - Surround Esquerdo LF - Frontal Esquerdo C - Central RF - Frontal Direito RS - Surround Direito SUB - Subwoofer
29. Level (Nível)
Este indicador acender-se-á, quando o escXcite estiver no modo de regulação de nível de altifalante.
30. Delay (Retardamento)
Este indicador acender-se-á, quando o escXcite estiver no modo de regulação do retarda­mento do altifalante.
31. ON (Ligado)
Indica que o escXcite está total­mente ligado.
32. Standby
Indica que o escXcite está conectado a uma tomada de parede em actividade, e que o comando principal no painel traseiro está em posição On/Standby, mas que o aparel­ho não está ligado.
33. Mute (Silêncio)
Este indicador acender-se-á, quando a função de silenciar o volume de som for activada (o escXcite está ligado mas não emite qualquer som).
Page 12
PORTUGUÊS
-12 -
Os LEDS indicadores de barras acender-se-ão em resposta às regulações feitas através dos controlos de som, retardamen­to, nível, graves e agudos.
Indicadores de barras de situação
Aumentar Diminuir
Som, Nível, Retardamento
0dB
0dB
Aumentar Diminuir
Graves, Agudos
Page 13
PORTUGUÊS
-13 -
Surround
Utilize este modo para filmes cuja gravação foi efectuada em Dolby Digital ou Dolby Pro Logic Surround.
Phantom
Este modo cria um som surround a partir de gravações estereofónicas. O canal central não é utilizado, e os canais surround têm um retardamento de 20 ms.
Modo 3-Stereo
Utilize este modo para reprodu­zir filmes codif icados em Pro Logic, quando não quiser que os canais surround emitam som.
Stereo
Este modo reproduz uma gravação tradicional em dois canais estereofónicos.
Modos Surround
O Tom de teste é utilizado para calibrar o volume de cada uma das colunas do escXcite. Inde­pendentemente da sala o sis­tema pode ser ligado com as colunas alinhadas nos pontos ideais de audição. Em todos os modos, no modo Dolby Digital, ouvir-se-á alternadamente um ruído do tipo estático, pela seguinte ordem: altifalante frontal esquerdo, altifalante central, altifalante frontal dire­ito, surround direito, surround esquerdo e subwoofer. Nos out­ros modos, que não em Dolby Digital, o som emitido pelos dois altifalantes surround chegará ao mesmo tempo, desde que os altifalantes sur­round estejam em mono, em todos os modos disponíveis, excepto em Dolby Digital. Quan­do se ouve o Tom de Teste, vindo de um canal específico, se carregar nos botões Adjustment +/- (11), irá aumentar ou diminuir o nível de som que é emitido por esse canal. O indi­cador de barras (27) fornece indicação visual da regulação, à
medida que esta é efectuada. O nível de regulação de origem de 0 dB, é indicado através de cinco barras acesas.
Se forem feitas regulações num modo onde um determinado canal não está disponível, o local para essa regulação será avançado. Por exemplo, no modo Phantom, o nível do canal central não pode ser regulado, já que o modo Phantom não tem canal central. Em modo Estéreo, os níveis do canal central e dos surround não podem ser regula­dos, já que o modo Estéreo não utiliza altifalantes surround ou central.
Utilizando o controlo remoto, regule cada nível de canal até que volume de som de todos os altifalantes seja o mesmo, durante o teste. Para ter a cer­teza de que todos os canais estão regulados adequadamen­te, faça o teste duas vezes. Uma vez seleccionado em Dolby Digi­tal ou DTS (Dolby Digital ou DTS é automáticamente selecciona-
do quando liga o escXcite a um leitor DVD a reproduzir Dolby Digital ou DTS) e depois em Dolby Pro Logic.
Nota: O Tom de Teste é utilizado para calibrar o sistema de maneira a reproduzir todos os programas, aos níveis correctos, como foram determinados pelos engenheiros de gravação. Quan­do se ouve programas, codifica­dos em surround, o nível do volume de som dos canais surround é, normalmente, mais baixo que o dos canais frontais. De facto, practicamente todos os diálogos, e um número subs­tancial de efeitos num filme, são reproduzidos através do canal central.
Tom de Teste
Page 14
PORTUGUÊS
-14-
Se não há som emitido a partir de qualquer um dos alti­falantes:
• Certifique-se que o subwoofer está ligado a uma tomada de corrente alternada em actividade.
• Certifique-se que o comando principal, localizado na recta­guarda do subwoofer, está na posição On/Standby.
• Certifique-se que há uma fonte, como por exemplo, um leitor DVD, um leitor de CDs, um leitor de Vídeo ou um apa­relho TV, conectado a um dos quatro terminais de entrada.
• Certifique-se que o programa está a ser emitido.
• Volte a conferir o diagrama de ligações; veja a secção Ligações dos Altifalantes.
Se não há som emitido a partir dos altifalantes surround, ou o som é muito baixo:
• Verifique todas as ligações entre o processador/amplifi­cador e cada um dos altifalantes.
• Aumente o volume do som surround a partir do controlo remoto (consulte a secção Funcionamento).
• Certifique-se que o programa de televisão ou o filme que está a ver, está gravado em Dolby Digital ou não. Se não for o caso, tente o modo Phantom, ou de simulação de Surround.
• Aumente o nível dos altifalan­tes surround, utilizando as instruções para a regulação do nível, explicadas neste manual.
Se não há som emitido a partir do altifalante central:
• Certifique-se que o processa­dor está em modo Surround ou 3-Estéreo. Se estiver em modo Phantom ou Estéreo, o canal central não emitirá som.
• Aumente o nível do canal cen­tral, utilizando as instruções para a regulação do nível, explicadas neste manual.
• Verifique as ligações entre o subwoofer e o canal central.
Se houver uma saída de graves fraca:
• Experimente a posição do Subwoofer. Lembre-se que deve colocar o subwoofer num canto, para obter uma saída máxima de graves do sistema.
• Aumente o nível do subwoo­fer, utilizando as instruções para a regulação do nível, explicadas neste manual.
• Aumente o nível de graves, utilizando o controlo remoto.
Problemas
Especificações
Sistema escXcite
Potência de Saída
Satélites: 25 Watts x 5 @ 1% THD Subwoofer: 60 Watts x 1 @ 1% THD
Relação Sinal - Ruído
80 dBA
Impedância da Entrada
(entradas analógicas) 20k ohms
Sensibilidade da Entrada
(entradas analógicas) 400mV
Sensibilidade doTurn-on Automático
(entradas analógicas) 2mV
Resposta de Frequência
(- 6 dB) 35 Hz - 20 kHz
Dimensões
(Altura x Largura xProfundidade
)
Satélites (cada): 111 x 80 x 92 mm Subwoofer: 315 x 300 x 310 mm
Podem ser feitas alterações suplementares nos produtos existentes, sem aviso, mas estas irão sempre igualar ou exceder as especificações originais, excepto em declaração contrá­ria.
Loading...