Hp SURESTORE DLT1 User Manual [pt]

hp surestore dlt1
modelo externo
guia de primeiros passos
DLT1
Antes de começar
Verifique os pré-requisitos do sistema. (Sempre conecte a um barramento Wide SCSI SE, Single­Ended, ou Ultra SCSI-2 LVD, Low-Voltage Differential). Visite a página do HP Surestore DLT1 na
//www.hp.com/support/dlt1. Por exemplo, você pode usar o HP Library & Tape
Web: Tools para ajudá-lo a instalar a unidade.
Passo 1: Verificar a ID SCSI da unidade
Verifique a ID SCSI na chave no painel traseiro. Se necessário, altere o valor predefinido de 5 pressionando os botões + ou - acima e abaixo do número de ID SCSI. Use ponta de caneta ou um objeto com ponta semelhante. Para evitar a contaminação por partículas, não use lápis.
Passo 2: Conectar o cabo SCSI
Desligue o computador. Encaixe uma extremidade do cabo SCSI (fornecido com a unidade) no conector SCSI externo do computador e ligue a outra extremidade no conector SCSI encontrado na parte traseira da unidade de fita.
Passo 3: Conectar o cabo de alimentação
Conecte o cabo de alimentação de forma segura no soquete no painel traseiro da unidade. Conecte a outra ponta do cabo de alimentação na tomada.
Para mais
detalhes,
veja:
página 3
página 7
página 9
página 11
Sua unidade de fita
Veja o que indicam os LEDs na unidade de fita e se você está usando o tipo de cartucho correto. página 13
Use a mídia correta
Saiba como usar e cuidar dos cartuchos DLTtape IV e como usar os cartuchos de limpeza DLT1. página 15
Operar a unidade de fita
Ligue a unidade e o computador. Verifique a operação, com um teste de backup e restauração. página 17
HP Library & Tape Tools
Conheça a ferramenta de diagnóstico e solução de problemas fornecida com a unidade de fita. página 19
Registrar sua unidade de fita
Registre a unidade e receba informações atualizadas sobres os produtos HP, serviços e suporte. página 20
Solucionar problemas
Se ocorrer algum problema na instalação, consulte primeiro esta seção. Para obter informações sobre a solução de problemas, visite o site da Web:
//www.hp.com/support/dlt1.
página 21
1
Copyright © 2000 da Hewlett-Packard Limited.
Outubro de 2000
As informações contidas neste documento estão sujeitas a alterações sem aviso prévio. Este documento contém informações de propriedade protegidas por leis de direitos autorais. Todos
os direitos são reservados. Nenhuma parte deste documento pode ser fotocopiada, reproduzida ou traduzida para outro idioma sem o consentimento prévio por escrito da Hewlett-Packard Limited.
A Hewlett-Packard não se responsabiliza pelos erros contidos aqui ou por danos acidentais ou conseqüenciais (incluindo perda de lucro) com relação ao fornecimento, desempenho ou uso deste material, seja baseado na garantia, contrato ou outra teoria legal.
Windows é uma marca registrada comercial americana da Microsoft Corp. UNIX é uma marca comercial registrada da X/Open Company nos EUA e outros países.
Detalhes do produto
Anote aqui os detalhes da unidade de fita, para que possam ser encontrados facilmente se for preciso.
Modelo (tipo de unidade):
Número do modelo:
Número de série:
Data de aquisição/instalação:
ID SCSI:
2
Antes de começar
Para instalar e usar a unidade de fita, é necessário o seguinte:
• Barramento Wide SCSI SE ou Ultra SCSI-2 LVD
• LVDS compatível com cabo SCSI (fornecido com a unidade de fita)
• Um software de backup que suporte a unidade de fita HP Surestore DLT1
Adaptador de barramento host SCSI
Um adaptador de barramento host SCSI devidamente instalado e configurado ou uma controladora SCSI embutida na placa mãe do seu computador (de acordo com os padrões SCSI-2 ou SCSI-3). Verifique a documentação do servidor para a especificação de canais SCSI embutidos. Não conecte a um canal controlador RAID; este é usado apenas para unidades de disco.
Se estiver instalando em um sistema Windows 98, Windows NT 4, Windows 2000 ou Novell NetWare, use a HP Library & Tape Tools para verificar a configuração SCSI do seu computador, consulte a página 19.
As unidades HP Surestore DLT1 são dispositivos Wide SCSI e Ultra SCSI-2, projetados para operar em um barramento SCSI LVD com taxa de transferência contínua de 40 MB/s. O uso da unidade em um barramento SCSI SE restringe o desempenho. Não use no mesmo barramento outros dispositivos de terminação única, pois isso ajustará o adaptador de host LVDS para o modo de terminação única e restringirá o desempenho. A HP recomenda que um adaptador de host dedicado seja usado para a unidade de fita. Um adaptador adequado está disponível junto à HP como um acessório. Para obter informações sobre pedidos, especificações SCSI e como configurar o barramento SCSI, consulte o Guia do Usuário on-line em: //www.hp.com/support/dlt1.
Cabo SCSI
Você precisa de um cabo SCSI que seja conectado ao conector externo do seu computador. Para obter um desempenho ideal, sempre use o cabo que acompanha a unidade de fita. O cabo fornecido com as unidades de fita HP Surestore DLT1 será ligado ao computador com um conector Wide SCSI LVDS (68 pinos) ou um conector SCSI SE. Se o servidor ou adaptador do barramento host estiver equipado com um conector Wide SCSI VHD (densidade muito alta), será necessário pedir um //www.hp.com/support/dlt1.
cabo VHD para HD. Para obter informações sobre pedidos, consulte:
3
Software de backup
É necessário um aplicativo de backup que suporte a unidade HP Surestore DLT1. O CD-ROM TapeWare, contendo o software de backup da Yosemite Technologies, é fornecido com a unidade de fita.
Como regra geral, os aplicativos de backup nativos (como o NTBackup e o tar) não fornecem a taxa de fluxo de dados necessária para suportar o desempenho pleno da unidade de fita HP Surestore DLT1. Recomendamos o uso de um aplicativo de backup capaz de fornecer a taxa de fluxo de dados necessária e outros recursos úteis, como o TapeAlert. As empresas Computer Associates, HP, Veritas e Legato fornecem produtos adequados que foram testados com as unidades HP Surestore. Para obter a lista mais recente de aplicativos de backup para a HP Surestore DLT1, consulte nosso site na Web (www.hp.com/go/connect).
Os aplicativos normalmente reconhecem as unidades de fita pelos identificadores internos de seus fabricantes em vez de seus modelos, portanto verifique a tabela abaixo para a referência adequada ao seu modelo.
Modelo da unidade Identificador interno
HP Surestore DLT1 BNCHMARKDLT1
4
Uso do site HP Surestore DLT1 na Web
O site do HP Surestore DLT1 na Web: //www.hp.com/support/dlt1 contém drivers, utilitários e informações para ajudá-lo a instalar e usar a unidade de fita.
Como registrar o produto da HP
Para registrar eletronicamente sua nova unidade de fita via Web, use o link "Product Registration".
Drivers
Para obter informações detalhadas sobre drivers, consulte o link "Drivers". Existe um link separado para cada sistema operacional. A unidade de fita deve ser instalada antes de instalar o driver.
Documentação do usuário
Para obter mais informações sobre como usar a unidade de fita HP Surestore DLT1, consulte o Guia do Usuário on-line.
Consulte a documentação de seu aplicativo de backup para instruções sobre como fazer backups e restaurar dados.
HP Library & Tape Tools
O software HP Library & Tape Tools fornece os utilitários de diagnóstico e de solução de problemas. Ele permite identificar corretamente o produto, verificar informações de ID no barramento SCSI, executar testes e atualizações de firmware e, se necessário, gerar informações abrangentes sobre solução de problemas para chamadas de suporte. Para mais detalhes, consulte a página 19.
Plug-ins do TapeAlert
O TapeAlert é um utilitário de mensagens e de monitoramento do estado da unidade de fita que facilita a detecção de problemas que podem fazer diferença na qualidade do backup. Desde o uso de fitas gastas até defeitos no hardware da unidade, o TapeAlert fornece avisos de erros fáceis de entender, à medida que surgem, e sugere uma forma para solucionar o problema.
Para tirar vantagem do TapeAlert, é necessário uma unidade de fita compatível, como a unidade HP Surestore DLT1 e um software de backup também compatível com o TapeAlert. O site do HP Surestore DLT1 contém plug-ins para os principais consoles de gerenciamento de rede, como o TapeAlert for OpenView, para monitorar a unidade de fita em toda a rede.
5
Figura 1: Verificar a ID SCSI da unidade
6
Passo 1: Verificar a ID SCSI da unidade
Nota A sua unidade HP Surestore DLT1 é fornecida com ID SCSI predefinida igual a 5, mas pode ter
qualquer ID não usada entre 0 e 15. Não use a ID SCSI 7, reservada para a controladora SCSI, ou ID SCSI 0, normalmente designada para o disco de inicialização. Não recomendamos instalar a unidade em um barramento SCSI narrow, pois restringirá o desempenho. (Consulte “Adaptador de barramento host SCSI” na página 3.)
1 Determine se é preciso alterar a ID SCSI do valor predefinido de 5.
Se estiver instalando em um sistema Windows 98, Windows NT 4, Windows 2000 ou NetWare, é possível instalar a HP Library & Tape Tools no site da Web (//www.hp.com/support/ tapetools) e executar o "Install Check", para verificar a configuração SCSI atual do computador (consulte a página 19).
Se estiver instalando em um sistema UNIX®, consulte o Guia do Usuário on-line no nosso site na Web: //www.hp.com/support/dlt1, para obter instruções sobre como determinar as IDs SCSI dos dispositivos existentes.
2 Altere a ID SCSI da unidade de fita, se necessário.
Utilize uma chave de fenda pequena ou uma caneta esferográfica para pressionar os botões de seleção da ID SCSI no painel traseiro (consulte a figura 1) até que o valor desejado seja mostrado. Não use lápis, pois pequenos pedaços de grafite podem contaminar a unidade.
Nota As IDs SCSI do computador e da unidade de fita são verificadas apenas na inicialização. Para
alterar a ID SCSI após a instalação, desligue tanto o computador quanto a unidade de fita, mude a ID SCSI da unidade, ligue a unidade de fita e ligue o computador.
7
Loading...
+ 16 hidden pages