Electrolux ER9012B, ER9013B User Manual [pt]

Page 1
fridge-freezer / frigorífico / congélador
INSTRUCTION BOOKLET
INSTRUCCIONES DE USO
INSTRUÇÕNES DE USO
818 16 05--02/6
ER9012B, ER9013B
ES
PO
Page 2
Informações sobre segurança PO
O seu novo frigorífico/congelador poderá possuir outras funções quando comparado com o que possuía anteriormente. Leia atentamente estas instruções para aprender o funcionamento e como cuidar do aparelho. Conserve o livro de instruções. Mostrar--se--á útil se, mais tarde, vender ou oferecer o aparelho a alguém.
Ao utilizar o aparelho
· O aparelho foi concebido para conservar géneros alimentícios numa casa comum, como se explica neste livro de instruções de uso.
· Nunca guarde gases ou líquidos explosivos no compartimento frigorífico ou de refrigeração. Há riscos de explosão com consequentes danos pessoais e materiais.
· Não deixe que objectos aguçados entrem em contacto com o sistema de refrigeração na parte de trás e no interior do aparelho. Se o sistema de refrigeração for perfurado, o aparelho ficará danificado e os géneros alimentícios, no seu interior, ficarão arruinados.
· Nunca guarde bebidas gaseificadas no compartimento do congelador. As garrafas de vidro poder--se--ão quebrar.
· O aparelho é pesado. Há arestas e partes salientes do aparelho que apresentam gumes afiados. Tenha cuidado quando tiver que deslocar o aparelho e use sempre luvas.
Segurança com as crianças
· Preste atenção de modo a que crianças pequenas não tenham acesso à regulação e controlo do funcionamento ou ao interior do aparelho.
Quando deixar de ser utilizado defi­nitivamente
Entregue o aparelho em desuso a um centro de reciclagem de aparelhos frigoríficos e congeladores. Para mais detalhes, contacte com o delegado ambiental municipal ou o seu revendedor.
Indice
Informações sobre segurança PO 32.
Quando deixar de ser utilizado definitivamente 32
Indice 32.............................
Descrição do frigorífico/congelador 33..........
Regulação e controlo 33......................
Interior do aparelho 39........................
Conselhos úteis 39...................
Conservação de energia 39...................
O aparelhoeoambiente 39...................
Protecção ambiental 39.......................
Antes de usar pela primeira vez
o armario 34..........................
Utilização do frigorífico 34.............
Ligar o frigorífico e colocar a temperatura
correcta 34..................................
A temperatura no interior do frigorífico 34.......
Medição da temperatura 35...................
Desligar 35..................................
Alarmes e outras características 35.............
Interior do aparelho 36........................
Utilização do congelador 36...................
Ligar o congelador e colocar a temperatura
correcta 36..................................
A temperatura no interior do congelador 36......
Desligar 37..................................
Alarmes e outras características 37.............
Congelação 38..............................
Tempo adequado de conservação 38...........
Descongelação 38...........................
Manutenção 40.......................
Remoção da grade de ventilação 40............
Limpeza 40..................................
Descongelamento, frigorífico 40................
Substituição da lâmpada 40...................
Descongelamento, congelador 41..............
Se o aparelho ficar desligado 41...............
Se o aparelho não funcionar
satisfatoriamente 41..................
Características Técnicas 43...................
Instalação 43.........................
Desembalagem 43...........................
Antes instalação do aparelho 43...............
Retirar os suportes de transporte 43............
Limpeza 44..................................
Instalação do aparelho 44.....................
Transposição das portas 44...................
Ligação à corrente eléctrica 45.................
32
Electrolux 818 16 05-02/6
Page 3
Descrição do frigorífico/congelador
1
2
1
1
1
3
3 3
6 5
6
6
7
4
9
1. Prateleira de vibro
2. Prateleira das garrafas
Modelo ER9012B, ER9013B
10
10
9
3. Gaveta dos legumes
4. Compartimento da manteiga
9
3
11
5. Placa do congalador
6. Gaveta do congaledor
7. Grade de ventilaç
ão
8. Programa do congelador
9. Prateleira da porta
8
10. Superte dos ovos
11. Prateleira das garrafas
Regulação e controlo
ACTION COOL
ABCDEF GHIJKL
A. Interruptor de energia do frigorífico
Liga e desliga o frigorífico.
B. Mostrador de temperatura
Apresenta a temperatura média no interior do frigorífico.
C. Botões de ajustamento da temperatura/termóstato
Usado para ajustar a temperatura.
D. Botão de Refrigerar rápido (ACTION COOL)
Usado para ligar e desligar a característica de Refrigerar rápido.
E. Lâmpada indicadora amarela
Ilumina--se quando estiver a funcionar Refrigerar rápido.
*
-- 1 85
ACTIONFREEZE
G. Mostrador de temperatura
Apresenta a temperatura mais elevada no interior do congelador.
H. Botões de ajustamento da temperatura/termóstato
Usado para ajustar a temperatura.
I. Botão de Congelar rápido (ACTION FREEZE)
Usado para ligar e desligar a característica de Congelar rápido.
J. Lâmpada indicadora amarela
Ilumina--se quando estiver a funcionar Congelar rápido.
K. Botão de interrupção do alarme
Usado para desligar o alarme audível.
F. Interruptor de energia do congelador
Liga e desliga o congelador.
L. Lâmpada vermelha de aviso
Intermitente quando tiver sido desencadeado um dos alarmes no armário.
Electrolux 818 16 05-02/6
33
Page 4
Antes de usar pela primeira vez o armario
Coloque e limpe o aparelho da forma que se explica na secção “Instalação“. Verifique se o tubo situado do lado de trás do aparelho desemboca no recipiente de recolha de água.
Antes de inserir a ficha na tomada de corrente e de ligar o aparelho pela primeira vez, deixe- -o imóvel na vertical, no lugar respectivo, durante cerca de 30 minutos, ou, tendo sido transportado na horizontal, durante 4 horas. De contrário, o compressor corre o risco de se avariar. Este período de tempo permitirá ao óleo o tempo suficiente para retornar ao compressor.
Utilização do frigorífico
Ligar o frigorífico e colocar a temperatura correcta
Ligar:
Ligue o frigorífico pressionando o interruptor de corrente eléctrica.
Escolher a temperatura
Pressione os botões até ficar intermitente a temperatura desejada no mostrador de temperatura (A temperatura pode ser ajustada entre +1Ce
+9C.)
“+“ eleva a temperatura. “--“ baixa a temperatura. Uma vez ajustado, o mostrador da temperatura apresenta “--“ até que a temperatura no interior do frigorífico atinja +9C ou abaixo. Deixe decorrer um período de 24 horas entre cada mudança do termostato no aparelho. Isto permitirá a estabilização da temperatura no interior do aparelho. Não é necessário ajustar a temperatura de novo quando o armário for ligado após ter estado fora de uso. O termóstato guarda a temperatura préviamente ajustada.
A temperatura no interior do frigorífico
Uma temperatura apropriada no interior do frigorífico será de aproximadamente 5C. Se o botão do termostato for colocado numa temperatura demasiado fria, os alimentos com um elevado conteúdo de água poderão começar a congelar se tiverem sido colocados em locais frios do frigorífico. A gravura mostra os locais mais frios e menos frios no interior do frigorífico. Acarne,opeixeeoleitedevemsercolocados no local mais frio do aparelho.
5
5
+
--
--
--
+
+
-18
-18
+
--
+
34
Electrolux 818 16 05-02/6
Page 5
Medição da temperatura
Se a temperatura for medida usando um único termómetro, normal, este deverá ser posto num recipiente de vidro colocado centralmente no interior do armário. Isto reflectirá a temperatura no interior dos produtos alimentares. Não coloque o termómetro pendurado ou deitado directamente na prateleira.
Sugestões:
· Ponha os alimentos separados uns dos outros de modo a haver circulação de ar entre eles.
· Não coloque alimentos em contacto directo com a placa de refrigeração na parede do fundo, já que eles poderão congelar assim.
· Nunca ponha alimentos quentes dentro do aparelho. Espere que arrefeçam à temperatura ambiente.
· Tape todos os alimentos, para que cheiros e gostos se não misturem.
Desligar
Desligue o aparelho pressionando o interruptor de corrente. Para evitar o mau funcionamento, mantenha o botão pressionado durante aproximadamente 1 segundo.
A energia para o aparelho apenas se encontrará completamente interrompida quando for desligada a ficha da tomada ou retirado o fusível.
5
-18
Alarmes e outras características
Alarme de porta aberta
Se a porta permanecer aberta durante mais de 5 minutos, a lâmpada vermelha de aviso fica intermitente e soará um alarme audível. Para desligar o alarme: Pressione o “botão de interrupção do alarme“. A lâmpada vermelha de aviso desaparecerá quando a porta for fechada. Refrigerar rápido (ACTION COOL) Use Refrigerar rápido para refrigerar uma grande quantidade de produtos. Quando for ligado Refrigerar rápido, a temperatura é automáticamente ajustada a +2C. É então apresentado “A“ no mostrador de temperaturaealâmpada indicadora amarela ilumina--se. Após cerca de 6 horas, Refrigerar rápido édesligadoeatemperaturaretornagradualmente à temperatura préviamente ajustada. É possível desligar manualmente Refrigerar rápido, pressionando uma vez mais o botão de Refrigerar rápido.
A
5
-18
-18
35
Electrolux 818 16 05-02/6
Page 6
Interior do aparelho
As prateleiras e as prateleiras da porta são removíveis e poderão ser fácilmente re--organizadas. Certas prateleiras deverão ser levantadas pela orla de trás para as permitir retirar. Aprateleiradaportadebaixoeaprateleiradevidro acima da gaveta dos legumes não deverão ser deslocadas. Elas são uma exigência para a circulação adequada do ar no interior do frigorífico. As prateleiras com uma orla elevada deverão ser colocadas voltadas para a parede de trás do frigorífico, e, por isso, evitar que os géneros alimentícios toquem a placa de refrigeração.
A gaveta dos legumes possui uma divisória para separar legumes de diferentes tipos.
Utilização do congelador
Ligar o congelador e colocar a temperatura correcta
Ligar:
Ligar o congelador através da pressão do botão de corrente eléctrica. O alarme soará se a temperatura no interior congelador atingir a temperatura ambiente. o alarme pressionando o botão para desligar.
Escolher a temperatura
Pressione os botões até ficar intermitente a temperatura desejada no mostrador de temperatura (A temperatura pode ser ajustada entre --15Ce
--2 4C.) “+“ aumenta a temperatura. “--“ diminui a temperatura. Uma vez ajustada, o mostrador da temperatura apresenta a temperatura corrente no interior do congelador. Deixe decorrer um período de 24 horas entre cada mudança do termostato no aparelho. Isto permitirá a estabilização da temperatura no interior do aparelho. Não é necessário ajustar a temperatura de novo quando o armário for ligado após ter estado fora de uso. O termóstato guarda a temperatura préviamente ajustada.
do
Desligue
5
5
5
-18
20
-18
A temperatura no interior do congelador
Para se assegurar de que os géneros alimentícios se mantêm durante um longo período de tempo, assegure--se de que a temperatura no interior do congelador é de - -18C ou abaixo. Note, contudo, que o consumo de energia aumentará logo que a temperatura diminua.
36
Electrolux 818 16 05-02/6
Page 7
O mostrador de temperatura incorporado apresenta a temperatura menos fria no interior do congelador. Se a temperatura for medida usando um termómetro, coloque--o entre os géneros já que isto reflectirá a temperatura real nos produtos congelados. É normal que o mostrador da temperatura incorporado apresente uma temperatura ligeiramente acima da medida por outros meios.
Desligar
Desligue o aparelho pressionando o interruptor de corrente. Para evitar o mau funcionamento, mantenha o botão pressionado durante aproximadamente 1 segundo.
A energia para o aparelho apenas se encontrará completamente interrompida quando for desligada a ficha da tomada ou retirado o fusível.
Alarmes e outras características
Alarme de porta aberta
Se a porta permanecer aberta durante mais de cerca de 1 minuto, a lâmpada indicadora vermelha fica intermitente e soará um alarme audível. Para desligar o alarme:Pressione o botão de interrupção do alarme. Enquanto a porta permanecer aberta, o alarme audível soará de novo em intervalos de 1 minuto. A lâmpada indicadora vermelha desaparecerá quando a porta for fechada.
Alarme de temperatura
Se a temperatura se elevar acima de --11C, a lâmpada vermelha de aviso ficará intermitente e soará um alarme audível. O mostrador de temperatura iniciará, então, a intermitência. Para desligar o alarme: Pressione o botão de interrupção do alarme para desligar o alarme audível. O mostrador de temperatura cessará a intermitência. A lâmpada vermelha de aviso desaparecerá quando a temperatura no interior do congelador cair de novo abaixo dos --11C. Descubra o que causou o alarme. Veja o capítulo “Se o aparelho não funcionar satisfatoriamente“.
Memória de temperatura
A memória de temperatura mostra quando tiver sido desencadeado um alarme no armário. A memória de temperatura funciona da seguinte forma: Quando a temperatura no interior do congelador cair de novo abaixo de --11C o alarme audível pára. O mostrador de temperaturaealâmpada vermelha de aviso ficará intermitente para indicar que foi desencadeado um alarme. Quando for pressionado o botão de interrupção do alarme, então, o mostrador apresentará a temperatura mais quente no interior do armário, durante a fase de alarme e o mostrador cessa a intermitência. Referindo--se à indicação do mostrador de temperatura, é possível decidir quando se descartar ou não de produtos no interior do congelador.
5
5
5
5
-18
-18
-11
-18
37
Electrolux 818 16 05-02/6
Page 8
A cerca de --12C:
V
A maioria dos produtos alimentares pode ser imediatamente recongelada. Os gelados são especialmente sensíveis às mudanças de temperatura e deverão ser consumidos logo que possível. A--9C: Os produtos alimentares deverão ser preparados (aquecidos) antes de os comer ou recongelar.
Congelação
0Não necessita de pressionar o interruptor de congelação quando congelar pequenos volumes de alimentos durante qualquer período de 24 horas. Em todos os outros casos, mantenha pressionado o botão de congelação durante aproximadamente 24 horas antes de colocar alimentos no congelador. A congelação é automáticamente cancelada 48 horas após ter sido pressionado o botão. A congelação pode ser interrompida pressionando uma vez mais interruptor de congelação. O indicador de luz amarela permanece iluminado enquanto o interruptor de congelação estiver ligado. É apresentado “A“ (ACTION FREEZE) no mostrador da temperatura.
Conselhos práticos de congelação
· Quando congelar géneros, use a prateleira de topo e, se necessário, a prateleira imediatamente abaixo dessa.
· Coloque os alimentos directamente sobre as prateleiras do congelador.
· Espalhe, tanto quanto possível, os géneros tornado possível a circulação do ar entre eles.
· Não coloque géneros alimentícios que estejam para ser congelados directamente de encontro a outros alimentos congelados. O calor dos alimentos não--congelados pode causar o descongelamento à superfície dos alimentos congelados.
· Uma vez congelados, recoloque os géneros e coloque--os tão perto quanto possível uns dos outros. Os alimentos, então, permanecerão frios mais tempo na eventualidade de uma falta de corrente eléctrica.
· Não congele demasiados alimentos ao mesmo tempo. A capacidade de congelação da unidade está indicada na secção das especificações.
5
erifique se o aparelho está afuncionar e mantém a temperatura, um dia após o ligar pela primeira vez. Então, só depois o congelador deverá ser usado para congelar géneros alimentícios frescos.
A
Tempo adequado de conservação
Alimentos adquiridos sob condição de congelados: Siga o conselho sobre o período de armazenamento máximo indicado na embalagem. Alimentos congelados em casa: Alimentos com gordura e salgados não deverão ser mantidos congelados durante mais de três meses. Alimentos cozinhados e alimentos de baixo teor de gordura deverão ser mantidos até cerca de seis meses. Alimentos magros e frutos silvestres deverão ser mantidos durante aproximadamente um ano.
Descongelação
É melhor usar o frigorífico para descongelar os alimentos. Coloque os géneros alimentícios num prato de bordos altos para que o líquido, eventualmente, não escorra para dentro do frigorífico. Para descongelar rápidamente os alimentos, coloque--os à temperatura ambiente ou em água fria. Quando usar um forno de micro--ondas para descongelar os géneros alimentícios, siga as instruções do fabricante.
Electrolux 818 16 05-02/6
38
Page 9
Interior do aparelho
Gavetas do congelador
As gavetas do congelador tornam fácil, rápida e fácilmente chegar aos pacotes dos alimentos quando o desejar. Para ganhar espaço, as gavetas poderão ser retiradas e os géneros poderão ser directamente colocados sobre as prateleiras. É possível colocar géneros sobre todas as prateleiras, excepto a prateleira de topo, que se salientem em 20 mm da margem da frente. Isto permitirá uma utilização máxima do espaço disponível. Não retire a gaveta do fundo. É necessária para garantir uma circulação apropriada de ar.
Placa de congelamento
Use a placa de congelamento para congelar à peça frutos silvestres e legumes. Ao fim de 4 horas estão profundamente congelados e poderá então embalá--los normalmente. Os alimentos que forem congelados à peça, não ficarão agarrados, permitindo--lhe mais fácilmente usar apenas as quantidades necessárias de uma embalagem congelada.
Cubos de gelo
Encha as cuvetes com 3/4 de água, no máximo. A água dilata ao congelar. Desprenda os cubos de gelo torcendo ligeiramente as cuvetes. Se forem mantidos cubos de gelo durante um longo períododetempo,elessecarãoeosabor será afectado. Por isso, desfaça--se dos cubos de gelo antigos e prepare novos quando for necessário.
Conselhos úteis
Conservação de energia
· Preste cuidadosa atenção onde o aparelho for colocado. Veja a secção “Instalação“. Quando instalado correctamente, o aparelho consumirá menos energia.
· Evite abrir frequentemente e por demasiado tempo o aparelho.
· Verifique de vez em quando se o aparelho se encontra devidamente encerrado.
· Descongele os alimentos congelados no frigorífico; o frio dos géneros congelados será de boa utilidade no interior do frigorífico.
· Aspire o compressor e o sistema de refrigeração atrás, no aparelho, cerca de uma vez por ano.
· Permita que géneros manos frios arrefeçam antes de os colocar no frigorífico.
· Arrefeça os géneros alimentícios no frigorífico antes de os congelar no congelador.
· Coloque todos os géneros alimentícios em recipientes herméticos para evitar formação desnecessária de gelo.
· Siga cuidadosamente o conselho sobre como congelar géneros na secção “Usar o congelador“. Isto evitará perdas de energia.
· Não coloque a temperatura demasiado baixo no congelador. Uma temperatura adequada encontra--se no intervalo --18Caté--20C.
· Descongele o congelador quando a camada de
gelo atingir uma espessura de 3--5 mm. Assegure--se de que o isolamento se encontra integral e limpe--o sempre.
· Assegure--se de que o isolamento se encontra completo e sempre limpo.
Oaparelhoeoambiente
· O isolamento e o agente de refrigeração usados neste aparelho são totalmente inofensivos em relação à camada de ozono.
· Todas as peças da embalagem podem ser recicladas.
· O aparelho está fabricado de modo a permitir o seu desmantelamento para reciclagem.
Protecção ambiental
· Entregue a embalagem e o aparelho ou congelador em desuso a um centro de reciclagem. Contacte com o seu município ou o seu fornecedor mais próximo para mais informações.
· Mantenha os géneros alimentícios em recipientes re--utilizáveis. Não use desnecessáriamente materiais que só possam ser utilizados uma vez.
· Quando estiver a limpar o aparelho, use um detergente suave para a lavagem.
· Siga o conselho na secção “Conservação de energia“.
39
Electrolux 818 16 05-02/6
Page 10
Manutenção
Remoção da grade de ventilação
A grade de ventilação pode ser retirada, por exº., para lavar a grade. Assegure--se de que a porta se encontra aberta quando retirar a grade de ventilação. Solte a orla superior da grade puxando--a para for a/baixo. Depois puxe a grade a direito para a retirar completamente.
Modelo ER9013B
Solte a grade de ventilação puxando- -a para si.
Limpeza
Limpe o aparelho em intervalos regulares. Desligue o aparelho e puxe a ficha de corrente para fora da tomada ou, em alternativa, retire o fusível. Retire quaisquer peças soltas e lave--as à mão. Limpe o aparelho, o interior e o isolamento. Use um tecido macio e um detergente suave para lavagem diluido em água tépida. Não feche a porta até que esteja completamente seco o interior do aparelho. Limpe a calha de escoamento no interior do frigorífico usando cotonetes ou algo para limpar tubos. Se o tubo de drenagem estiver entupido, poderá ser usado um enrolamento de cabide de cortina plástica. Retire a grade de ventilação (veja a secção “Remoção da grade de ventilação“) e aspire por debaixo do aparelho. Puxe o aparelho da parede e aspire o lado de baixo do aparelho, o sistema de refrigeraçãoeocompressor.
Quando deslocar o frigorífico/ congelador, eleve--o pelo bordo dianteiro para evitar riscar o soalho.
Descongelamento, frigorífico
O frigorífico descongela--se automáticamente de cada vez que o compressor parar. A formação de gelo pode ser evitada através de:
· não colocação de géneros alimentícios menos frios no interior do compartimento.
· evite abrir frequentemente a porta ou mantê--la aberta por demasiado tempo.
· não coloque géneros alimentícios directamente de encontro à placa de refrigeração fria.
Substituição da lâmpada
A luz ilumina- -se automáticamente quando a porta estiver aberta. Antes de substituir a lâmpada, desligue a ficha de corrente da tomada. Pressione conjuntamente a mola e empurre, ao mesmo tempo, a grade para baixo. Use uma lâmpada do mesmo tipo, bocal E14, potência máxima 25 W.
40
Electrolux 818 16 05-02/6
Page 11
Descongelamento, congelador
Formar- -se--á sempre uma certa quantidade de gelo nas prateleiras do congelador e em redor do compartimento do topo. Descongele o congelador quando a camada de gelo atingir uma espessura de cercade3--5mm. Retire as gavetas do congelador e coloque--as no topo umas das outras, rodando cada uma das gavetas de meia--rotação. Coloque material isolante em redor das gavetas, por exº. cobertores ou jornais. Os géneros congelados também podem ser embalados conjuntamente e ser mantidos num local frio, por exº., num frigorífico. O descongelamento pode ser acelerado através da colocação de água quente (não a ferver) no interior do congelador. Retire o bocal de escoamento para fora e coloque--o na gaveta do fundo do congelador onde se pode acumular água. Liberte a grade de ventilação para permitir que o recipiente caiba sob o bocal de escoamento. Raspe cuidadosamente o gelo quando começar a derreter. Use um raspador de madeira ou de plástico. Não use objectos aguçados pois estes poderão danificar o interior. Quando todo o gelo tiver derretido, limpe e seque o compartimento, depois empurre o bocal de escoamento de volta para a sua posição. Ligue o aparelho e coloque de volta os géneros alimentícios congelados.
Nunca use um secador de cabelo ou outro electrodoméstico calorífico para acelerar o descongelamento. O calor excessivo pode danificar o interior de plástico e poderá entrar humidade no electrodoméstico e torná--lo electrificado.
Se o aparelho ficar desligado
Desligue o aparelho e puxe a ficha de corrente para fora da tomada ou, em alternativa, retire o fusível. Limpe o aparelho como se explicou na secção “Limpeza“. Não feche o aparelho: isto provocará um odor a estragado no interior do aparelho.
Se o aparelho for mantido ligado, peça a alguém para verificar de vez em quando para evitar que os alimentos no interior se deteriorem caso haja uma faltadecorrenteeléctrica.
Se o aparelho não funcionar satisfatoriamente
Se o armário não funcionar como se espera, é frequentemente possível rectificar--se isto. Para evitar chamadas desnecessárias de manutenção, leia todas e siga as instruções embaixo.
Problema Causa possível / Remédio
É apresentado ““ no mostrador da temperatura.
Ou
Ambas as lâmpadas, amarela de Congelar rápido e vermelha de aviso, estão intermitentes.
Está demasiado quente no interior do frigorífico.
Ocorreu um erro na medição da temperatura. Chame o seu agente de reparação. (O sistema de arrefecimento continuará a manter frios os produtos alimentares, mas será possível o ajustamento da temperatura não.)
Ajuste a uma temperatura mais baixa. Coloque produtos alimentares no lugar certo, no interior do frigorífico. Veja o capítulo “A temperatura no interior do frigorífico“. Distribua os produtos alimentares para permitir a circulação do ar frio em seu redor. Assegure--se de que a porta se encontra completamente fechada e que a faixa isoladora se encontra completa e limpa.
41
Electrolux 818 16 05-02/6
Page 12
Está demasiado frio no interior do congelador.
Há água na placa de arrefecimento no interior do frigorífico.
Está a correr água no interior do frigorífico.
Corre água para o chão. Coloque o tubo de drenagem por cima da taça de drenagem,
Está demasiado quente no interior do congelador.
Está demasiado frio no interior do congelador.
São produzidas demasiadas gotículas e gelo.
O compressor funciona contínuamente. Ajuste a uma temperatura mais elevada.
O armário não funciona de todo. O arrefecimento ou a iluminação interior não funcionam. Nenhuma lâmpada indicadora se ilumina.
O nível de som no armário é demasiado elevado.
Faltadecorrenteeléctrica Não abra o armário desnecessáriamente, excepto quando
Ajuste a uma temperatura mais elevada. Legumes e outros produtos que são fácilmente congelados foram colocados numa prateleira “demasiado fria“. Veja o capítulo “A temperatura no interior do frigorífico“.
Isto é normal. Durante o descongelamento automático, o gelo derrete--se na placa de arrefecimento.
Limpe a drenagem da águaeoorifíciodedrenagem no interior do frigorífico, usando, por exemplo, cotonetes ou uma escova de limpeza de garrafas. Alguns produtos alimentares podem ter sido colocados impedidndo a água de correr para a drenagem.
atrás, no armário. Veja o capítulo “Antes de ligar o armário pela primeira vez“.
Ajuste a uma temperatura mais baixa. Assegure--se de que a porta se encontra completamente fechada e que a faixa isoladora se encontra completa e limpa. Se tiverem sido colocados produtos alimentares quentes no interior do congelador, aguarde um par de horas e, depois, verifique de novo a temperatura. Distribua os produtos alimentares para permitir a circulação do ar frio em seu redor.
Ajuste a uma temperatura mais elevada. Pode ter sido ligado Congelar rápido.
Assegure--se de que a porta se encontra completamente fechada e que a faixa isoladora se encontra completa e limpa. Ajuste a uma temperatura mais elevada.
Assegure--se de que a porta se encontra completamente fechada e que a faixa isoladora se encontra completa e limpa.
A tomada de energia não se encontra ligada adequadamente. O fusível fundiu--se. O armário não está ligado. A energia não chega ao armário. (Tente ligar um outro dispositivo eléctrico à tomada de energia.)
O sistema de refrigeração produzirá sempre alguns sons. É escutado um som palpitante quando o produto de arrefecimento é bombeado no interior dos tubos de arrefecimento. Pode ser escutado um som de tique--taque do termóstato quando o compressor liga e desliga. O nível de som varia dependendo do funcionamento do armário. Se sentir que o nível de som é incorrecto: Curve cuidadosamente os tubos atrás, no armário, e assegure--se de que não se tocam um ao outro. Se os espaçadores de amortecimento (entre a parede do armário e os tubos) ficarem soltos, coloque--os, de novo, de volta no lugar. Siga cuidadosamente as instruções no capítulo “Instalação do aparelho“.
parecer ser longa uma falha de energia, em que os produtos alimentares deverão ser deslocados para outro armário que funcione. No caso dos produtos congelados ainda estarem duros a seguir à falha de corrente, eles deverão ser imediatamente recongelados. Se os produtos alimentares tiverem descongelado mas ainda estiverem frescos e cheirarem bem, eles poderão ser usados, contudo, deverão ser preparados antes de os recongelar ou comer.
42
Electrolux 818 16 05-02/6
Page 13
Garantia
O aparelho goza de garantia nos termos do Certificado de Garantia.
Se o erro for devido a uma das causas acima, então contacte o seu Centro de Reparações Electrolux. A manutenção e reparações deverão ser executados por um centro de reparação autorisado. Use apenas peças sobressalentes fornecidas por tais centros.
Características Técnicas
modelo ER9012B /
ER9013B
volume líquido frigorifico volume liquido congelador
largura 595 mm altura 2000 mm profundidade 600 mm consumo de energia 496 kWh/ano classe de energia B potência 160W capacidade de congelação 12kg/24 horas
297 l 82 l
Instalação
Desembalagem
Desembale o aparelho e verifique se se encontra em boas condições e livre de qualquer dano proveniente do transporte. Notifique imediatamente o fornecedor de qualquer dano que possa notar. Entregue a embalagem a um centro de reciclagem. Para mais informações, contacte com o seu município ou o fornecedor.
Não deixe que as crianças brinquem com aembalagem. O plástico de protecção pode originar risco de asfixia.
Antes instalação do aparelho
Aplique as duas peças distanciadoras no lado de tras.
Retirar os suportes de transporte
Retire a fita e os suportes de transporte de
· os lados das portas
· as dobradiças da porta
· as prateleiras
Retire o suporte de transporte da prateleira de vidro empurrando--o para a frente ao longo da aresta da prateleira até parar na saliência da prateleira. Segure a aresta de trás da prateleira de vidro e puxe aprateleiraeosuporte de transporte para a frente até a prateleira se poder inclinar e o suporte de transporte poder ser retirado. Em determinados modelos há uma almofada silenciadora debaixo do compartimento. Deixe ficar esta almofada.
43
Electrolux 818 16 05-02/6
Page 14
Limpeza
Lave o interior do compartimento usando água tépida, um detergente suave para a lavagem e um tecido macio.
Instalação do aparelho
Se dois armários forem montados juntos, cola--se os espaçadores (inclusos na bolsa de plástico) entre os armários, tal como a figura mostra.
Para garantir um desempenho de opção do aparelho, assegure--se de que:
· o aparelho seja colocado num local seco, fresco e que não esteja exposto directamente à luz solar.
· o aparelho não fique colocado perto de uma fonte de calor, p. exº. um fogão ou uma máquina de lavar louça.
· o aparelho permaneça vertical direito e sobre os quatro ângulos da base. O aparelho não deverá ficar inclinado contra qualquer parede. Se necessário ajuste os pés usando a chave ajustadora que acompanha a embalagem.
· haja boa circulação de ar em redor do aparelho e que os canais de ar embaixo e por detrás do compartimento não estejam bloqueados. O espaço de ventilação acima do aparelho e qualquer armário de mercearias/de parede deverá ficar, pelo menos, a 200 cm@. O espaço de ventilação poderá ficar, quer a) directamente acima do aparelho, ou b) por detrás e acima do armário de parede. Neste caso, o espaço livre por detrás do aparelho deverá ser de, pelo menos, 50 mm de profundidade.
· o aparelho seja colocado num local com uma temperatura ambiente corrospondente à classe climática* para a qual o aparelho foi concebido. *A classe climática é indicada na placa de características, interior do aparelho. A tabela sequinte mostra a temperatura ambiente corrospondente a cada classe climática.
Classe climática
SN
N
ST
T
Verifique se o tubo situado do lado de trás do aparelho desemboca no recipiente de recolha de água.
para uma temperatura ambiente de
+10°C a +32°C
+16°C a +32°C
+18°C a +38°C
+18°C a +43°C
a)
Se o aparelho for colocado num cantoeoladocom as dobradiças voltado para a parede, a distância entre a parede e o aparelho deverá ser, pelo menos, de 10 mm para permitir abrir a porta, o bastante de maneira a que as prateleiras possam ser retiradas.
b)
50mm
Transposição das portas
1. Feche o aparelho e puxe a bucha para fora da tomada eléctrica.
2. Retire a grade de ventilação. Há uma parte na grade que pode ser retirada. Retire--a e coloque--a do outro lado.
3. Coloque o aparelho sobre uma placa de madeira quando estiver deitado. Mais tarde, quando erguer o aparelho, será mais fácil agarrar por debaixo do aparelho, graças à placa.
1
2
3
Electrolux 818 16 05-02/6
44
Page 15
4. Desaparafuse a dobradiça inferior e retire a porta de baixo. Desaparafuse o pivô da peça de dobradiça superior e retire a porta de cima.
5. Na faixa central: Retire as buchas de plástico conduzindo um mandril contra elas e batendo--lhes até as soltar. Mude a peça de dobradiça do meio para o outro lado. Aplane nos orifícios os veios provenientes das dobradiças e introduza novas buchas de plástico.
6. Nas portas: Troque as posições das peças das portas. Coloque uma bucha nova no orifício na porta de baixo.
7. Volte a colocar a porta de cima e firme o pivô da peça de dobradiça superior. Volte a colocar a porta de baixo. Troque a posição do pivô da dobradiça inferior. Depois, firme a dobradiça.
8. Eleve o aparelho e reponha a grade de ventilação.
Modelo ER9013B
9. Desloque o puxador. Retire a chapa de cobertura do puxador. Desaparafuse o puxador. Comprima cuidadosamente as buchas plásticas no lado oposto usando um mandril. Fixe o puxador nos orifícios das buchas. Depois, pressione as buchas plásticas fornecidas nos orifícios em que foi, anteriormente, instalado o puxador. Ponha de novo a chapa de cobertura no puxador.
4
5
6
7
Modelo ER9012B
9. Retire os suportes de transporte colocados
· ao longo dos lados das portas
· no interior das dobradiças
10. Coloque o aparelho na posição definitiva. Verifique se se mantém vertical. Veja a secção “Colocação do aparelho“.
Ligação à corrente eléctrica
Ligue o aparelho a uma tomada eléctrica com ligação à terra. Corrente de: 230 V. Fusível de: 10 A. Ver a placa de especificações à esquerda, no interior do aparelho.
9
9
45
Electrolux 818 16 05-02/6
Page 16
qЬЙ=bдЙЕнкздмс=dкзмй=бл=нЬЙ=пзкдЗDл=д~кЦЙлн=йкзЗмЕЙк=зС=йзпЙкЙЗ=~ййдб~еЕЙл=Сзк=вбнЕЬЙеI=ЕдЙ~ебеЦ=~еЗ=змнЗззк=млЙK jзкЙ=нЬ~е=RR=гбддбзе=bдЙЕнкздмс=dкзмй=йкзЗмЕнл=EлмЕЬ=~л=кЙСкбЦЙк~нзклI=ЕззвЙклI=п~лЬбеЦ=г~ЕЬбеЙлI=о~Еммг=ЕдЙ~еЙклI ЕЬ~бе=л~пл=~еЗ=д~пе=гзпЙклF=~кЙ=лздЗ=Й~ЕЬ=уЙ~к=нз=~=о~дмЙ=зС=~ййкзсK=rpa=NQ=Дбддбзе=бе=гзкЙ=нЬ~е=NRM=ЕзменкбЙл ~кзмеЗ=нЬЙ=пзкдЗK
bд=dкмйз=bдЙЕнкздмс=Йл=Йд=г~узк=С~ДкбЕ~енЙ=ЗЙд=гмеЗз=ЗЙ=~й~к~нзл=й~к~=д~=ЕзЕбе~I=дбгйбЙт~=у=млз=ЙснЙкбзкK=j•л=ЗЙ=RR гбддзеЙл=ЗЙ=йкзЗмЕнзл=ЗЙд=dкмйз=bдЙЕнкздмс=EСкбЦзкбСбЕзлI=ЕзеЦЙд~ЗзкЙлI=ЕзЕбе~лI=д~о~Ззк~лI=~лйбк~ЗзкЙлI=гзнзлбЙкк~л=у Езкн~Е¨лйЙЗЙлF=лЙ=оЙеЗЙе=Е~З~=~¥з=йзк=ме=о~дзк=~йкзсбг~Зз=ЗЙ=NQ=ДбддзеЙл=ЗЙ=rpA=Йе=г•л=ЗЙ=NRM=й~блЙл=ЗЙд=гмеЗзK
MARIESTAD DT--AV
Loading...