Delonghi DC 300I S, DC 300 Instructions Manual [pt]

36
ADVERTÊNCIAS DE SEGURANÇA
• Esta máquina foi concebida para “fazer café expresso” e para “aquecer bebidas”: tomar atenção para não se queimar com jactos de água ou de vapor ou com um uso impróprio da mesma.
• Depois de ter retirado a embalagem, certificar-se que o aparelho esteja em condições. Se houver dúvidas, não utilizar o aparelho e contactar pes­soal especializado.
• Os componentes da embalagem (sacos de plásti­co, esferovite, etc.) não devem ser deixados ao alcance das crianças pois são fontes potenciais de perigo.
• Este aparelho só deverá ser utilizado para uso doméstico. Qualquer outro uso deve ser conside­rado impróprio e portanto perigoso.
• O fabricante não pode ser considerado respon­sável por possíveis danos que sejam provocados por utilizações impróprias, erradas e irracionais.
• Nunca tocar no aparelho com as mãos ou os pés molhados ou húmidos.
• Em caso de avaria ou de mau funcionamento do aparelho deve-se desligar o aparelho e não se deve tentar arranjar. Para a reparação que for necessária deve-se consultar exclusivamente um Centro de Assistên­cia Técnica autorizado pelo fabricante e exigir a utilização de peças de origem. O desrespeito pelo acima indicado poderá com­prometer a segurança do aparelho.
• O cabo de alimentação deste aparelho nunca deve ser substituído pelo utilizador pois será necessário empregar ferramentas especiais. Se o cabo de alimentação estiver estragado, ou para a sua substituição, deve-se contactar exclusiva­mente um Centro de Assistência autorizado pelo fabricante de modo a evitar qualquer perigo pos­sível.
• Não se deve tocar nas superfícies quentes do aparelho durante o seu uso: tocar apenas nos botões ou nas pegas.
INSTALAÇÃO
• Colocar o aparelho numa superfície de trabalho afastada de torneiras da água e do lava-loiça.
•Verificar se a tensão da rede de instalação eléc­trica corresponde à indicada na chapa de identi­ficação do aparelho. Ligar o aparelho exclusiva­mente a uma tomada de corrente com uma capa-
PORTUGUÊS
Ler com atenção este manual de instruções antes de instalar e usar o aparelho e conservá-lo para que possa ser consultado quando necessário. Só assim se poderão obter os melhores resultados e a segurança máxima de utilização.
DESCRIÇÃO DO APARELHO
(Consultar o desenho da pág. 3) A terminologia abaixo será usada continuamente nas páginas seguintes.
A. Reservatório de água B. Ta mpa do café C. Filtro anticloro D. Tampa de caldeira E. Caldeira de vapor F. Botão de vapor G. Emulsionador H. Reservatório de leite I. Medidor de café K. Dosador L. Campana antispruzzo M. Interruptor ON/OFF cappuccino (caldeira de
vapor)
N. Indicaodr OK (temperatura do vapor) O. Indicador luminoso ON/OFF cappuccino (caldei-
ra de vapor)
P. Interruptor ON/OFF café Q. Indicador luminoso ON/OFF café R. Filtro por café S. Placa de aquecimento T. Comando de saída de café expresso (para cap-
puccino)
U. Indicador de nível de água V. Jarro Z. Suporte do filtro X. Escovinha
cidade mínima de 10 A e com uma ligação à terra eficiente. O fabricante não poderá ser con­siderado responsável por possíveis acidentes pro­vocados pela falta de ligação à terra da insta­lação eléctrica.
• Em caso de incompatibilidade entre a tomada e a ficha do aparelho, mandar substituir a tomada por outra de tipo adequado por pessoal especia­lizado. Se o cabo de alimentação se estragar, contactar para a sua substituição um Centro de Assistência autorizado pelo Fabricante pois será necessário usar uma ferramenta especial.
• Não instalar a máquina num ambiente que possa alcançar uma temperatura inferior ou igual a 0°C (se a água congelar, o aparelho poderá avariar-se).
FILTRO ANTI-CLORO
O filtro elimina o sabor de cloro da água. Para a instalação deve-se seguir as instruções abaixo:
• Retirar o filtro anti-cloro do saco de plástico e enxaguá-lo sob a torneira da água.
• Levantar a tampa do café, extrair o estojo do fil­tro da sua base puxando-o para cima (fig. 1).
• Abrir o estojo carregando nas zonas marcadas com a palavra “PUSH” e colocar o filtro com cui­dado no alojamento, como indicado na fig. 2.
• Fechar o estojo e introduzi-lo na sua base carre­gando a fundo para baixo.
• Após 80 ciclos ou após seis meses de funciona­mento, o filtro anti-cloro deve ser substituído.
PREPARAÇÃO DO CAFÉ
• Encher a cafeteira com água fria até ao nível das graduações, correspondentes às chávenas de café que se desejam obter (fig. 3).
ATENÇÃO: nunca ultrapassar a linha das 10 chávenas pois a água poderá entornar pelas ranhuras traseiras da máquina; não utilizar também água quente para evitar que a máqui­na assinale antecipadamente o final da pro­dução de café.
• Deitar a água no jarro (fig. 4). (A quantidade de café que se obtém é levemente inferior à água que foi deitada no reservatório por causa da água que fica retida no pó de café e daquela que se dispersa em forma de vapor.)
• Posicionar o jarro na placa de aquecimento (S) e certificar-se de que esteja com a tampa. Os furos da tampa servem para conservar o aroma do café e é por isso que, para abri-la, é preciso levantá-la pela parte da asa (fig.3).
• Colocar o café no filtro utilizando o medidor entre-
gue com o aparelho e nivelá-lo uniformemente (fig.
5). Como regra geral, colocar uma medida rasa
de café (aproximadamente 7g; 1/4oz.) para cada chávena que se deseja fazer (por exemplo: 10 medidas para fazer 10 chávenas). Todavia, a
quantidade de café a ser utilizado pode variar de acordo com os gostos pessoais. Utilizar café de boa qualidade e de moagem média para máquina de café filtro.
• Fechar a tampa e premer o interruptor "coffee" (fig. 6). A lâmpada piloto vermelha "ON" à esquerda do interruptor indica que o aparelho está a funcionar. O café começa a sair após pou­cos segundos e termina quando se ouve o gorgo­lar típico de fim de percolação.
É totalmente normal que, durante a percolação do café, o aparelho emita vapor e se formem gotas de condensado próximo à tampa.
Após a percolação, deixando premido o interruptor "coffee", a placa de aquecimento (S) mantém o café do jarro quente com a temperatura correcta.
PREPARAÇÃO DO CAPPUCCINO
Primeiro enchimento da caldeira
• Certificar-se que a caldeira do vapor esteja desli­gada (luz ON do cappuccino apagada).
• Desapertar a tampa da caldeira (D) girando-a no sentido contrário aos ponteiros do relógio e certi­ficar-se que o botão do vapor esteja fechado.
• Encher o doseador (K) da água até à linha 170 g (fig. 7).
• Deitar a água lentamente na caldeira. Tomar a tenção para nunca ultrapassar a linha de MAX (fig. 7).
• Fechar a tampa da caldeira girando-a no sentido inverso com força. A caldeira assim cheia permi­te efectuar de 15 a 20 cappuccino.
Nota: por motivos de segurança, quando a caldei­ra estiver quente, não é possível desapertar a tampa pois essa girará a vazio. Se fosse necessário desapertar a tampa por qualquer motivo, aguardar que a caldeira arrefeça ou esvaziar o vapor man­tendo o botão do vapor aberto (fig. 8).
Atenção: aconselha-se encher a caldeira quando está fria utilizando o doseador fornecido. Se for necessário efectuar o enchimento com a caldeira ainda quente (por exemplo quando acaba a água enquanto se está a fazer o cap­puccino), aconselha-se introduzir somente o con­teúdo de um doseador e NUNCA TENTAR ENCHER A CALDEIRA ATÉ À MARCA MAX 170
37
Loading...
+ 3 hidden pages