Dell OptiPlex 330 User Manual [pt]

Guia do Usuário do Dell™ OptiPlex™ 330

Computador minitorre

Computador de mesa

Voltar à página do índice

Recursos avançados

Guia do Usuário do Dell™ OptiPlex™ 330

Controle da tecnologia LegacySelect

Gerenciabilidade

Gerenciamento de energia

Controle da tecnologia LegacySelect

O controle da tecnologia LegacySelect oferece soluções total ou parcialmente herdadas ou não herdadas baseadas em plataformas comuns, imagens do disco rígido e procedimentos de assistência técnica. O controle é fornecido ao administrador através da configuração do sistema, do Dell OpenManage™ IT Assistant ou da integração personalizada pela Dell™ na fábrica.

A LegacySelect permite que os administradores ativem ou desativem eletronicamente conectores e dispositivos de mídia que incluem conectores seriais e USB, paralelos, unidades de disquete, slots PCI e mouse PS/2. Os conectores e os dispositivos de mídia desativados possibilitam a disponibilização de recursos. Você precisa reinicializar o computador para que as alterações se tornem efetivas.

Gerenciabilidade

Dell OpenManage™ IT Assistant

O IT Assistant configura, gerencia e monitora computadores e outros dispositivos de uma rede corporativa. Ele gerencia bens, configurações, eventos (alertas) e a segurança dos computadores equipados com software de gerenciamento padrão da indústria. Ele oferece também suporte a instrumentação, em conformidade com os padrões SNMP, DMI e CIM da indústria.

O Dell OpenManage Client Instrumentation, baseado nos padrões DMI e CIM, está disponível para o seu computador. Para obter informações sobre o IT

Assistant, consulte o guia do usuário do Dell OpenManage IT Assistant (Dell OpenManage IT Assistant User's Guide) no site de suporte da Dell em support.dell.com.

Dell OpenManage Client Instrumentation

O Dell OpenManage Client Instrumentation é o software que permite aos programas de gerenciamento remoto (como o IT Assistant) fazerem o seguinte:

Acessar informações sobre o computador, por exemplo, quantos processadores ele tem e qual o sistema operacional que está sendo usado.

Monitorar o status do computador (por exemplo, estar atento aos alertas térmicos emitidos pelos sensores de temperatura ou aos alertas de falha do disco rígido emitidos pelos dispositivos de armazenamento).

Alterar o estado do computador, como atualizando o BIOS ou desligando o computador remotamente.

Um computador gerenciado é aquele que tem o Dell OpenManage Client Instrumentation configurado em uma rede que usa o IT Assistant. Para obter informações sobre o Dell OpenManage Client Instrumentation, consulte o guia do usuário do Dell OpenManage Client Instrumentation (Dell OpenManage Client Instrumentation User's Guide) disponível do site de suporte da Dell em support.dell.com.

Gerenciamento de energia

Seu computador pode ser configurado para usar menos energia quando não estiver trabalhando. O consumo de energia é controlado pelo sistema operacional instalado no computador e por certas opções da configuração do sistema. Estes períodos de redução no consumo de energia são chamados de

“modos de dormir”, no Windows Vista™ e “espera”, no Windows® XP.

NOTA: Todos os componentes do sistema precisam suportar os recursos de hibernação e/ou de modo de espera e precisam ter os drivers adequados carregados para cada um desses modos de dormir. Para obter mais informações, consulte a documentação do fabricante de cada componente.

Espera Neste modo de economia de energia, a energia é reduzida ou desligada na maioria dos componentes, inclusive nos ventiladores de resfriamento. No entanto a memória do sistema permanece ativa.

Hibernação Esse modo de economia reduz o consumo de energia para um mínimo, gravando no disco rígido todos os dados que estão na memória e removendo a energia do sistema. Quando o computador é reativado, o conteúdo da memória é restaurado. A operação, então, continua a partir do ponto em que o computador estava quando entrou no modo de hibernação.

Desligamento Esse estado de economia de energia remove toda a energia do computador, exceto por uma pequena quantidade auxiliar. Desde que o computador continue ligado a uma tomada elétrica, poderá ser iniciado de forma automática ou remota. Por exemplo, a opção Auto Power On (Ativação automática) na configuração do sistema permite que o computador seja inicializado automaticamente em um horário predeterminado. Além disso, o administrador da rede pode iniciar o computador remotamente usando um evento de gerenciamento de energia, como o Remote Wake Up (Ativação remota).

A tabela a seguir mostra os modos de dormir e os métodos que podem ser usados para acionar o computador em cada modo.

Modo de dormir Métodos de ativação (Windows XP)

Em espera

Pressionamento do botão liga/desliga

 

Ativação automática (Auto Power On)

 

Movimento ou clique do mouse

 

Pressionamento de teclas

 

Atividade do dispositivo USB

 

Evento de gerenciamento de energia

 

 

 

Hibernação

Pressionamento do botão liga/desliga

 

Ativação automática (Auto Power On)

 

Evento de gerenciamento de energia

 

 

 

Desligamento

Pressionamento do botão liga/desliga

 

Ativação automática (Auto Power On)

 

Evento de gerenciamento de energia

NOTA: Para obter mais informações sobre gerenciamento de energia, consulte a documentação do sistema operacional.

Voltar à página do índice

Voltar à página do índice

Apêndice

Guia do Usuário do Dell™ OptiPlex™ 330

Aviso da FCC (apenas para os EUA)

Aviso da FCC (apenas para os EUA)

Classe B da FCC

Este equipamento gera, usa e pode irradiar energia de freqüência de rádio e, se não for instalado e usado de acordo com o manual de instruções do fabricante, ele pode causar interferência com a recepção de rádio e televisão. Este equipamento foi testado e está em conformidade com os limites para dispositivos digitais de Classe B, conforme estabelecido na Seção 15 das Normas da FCC.

Este dispositivo está em conformidade com a Seção 15 das Normas da FCC. A operação está sujeita a estas duas condições:

1.Este dispositivo não pode causar interferência prejudicial.

2.Este dispositivo precisa aceitar qualquer interferência recebida, inclusive interferência que possa causar uma operação indesejável.

AVISO: As regulamentações da FCC especificam que as alterações ou modificações que não sejam explicitamente aprovadas pela Dell Inc. podem cancelar a sua permissão para operar este equipamento.

Esses limites foram criados para assegurar uma proteção razoável contra interferências prejudiciais em uma instalação residencial. No entanto, não há garantias de que a interferência não ocorrerá em uma instalação específica. Se o equipamento causar interferência prejudicial à recepção de rádio e televisão, o que pode ser determinado ligando-se e desligando-se o equipamento, experimente corrigir a interferência através de uma ou mais das seguintes medidas:

Mude a orientação da antena receptora.

Mude o computador de lugar em relação ao receptor.

Afaste o computador do receptor.

Ligue o computador em uma outra tomada, de modo que o computador e o receptor fiquem em circuitos eletrônicos diferentes.

Se necessário, consulte um representante da Dell Inc. ou um profissional técnico experiente de rádio/televisão para obter outras sugestões.

As informações a seguir se referem ao(s) dispositivo(s) abordado(s) neste documento, em conformidade com os regulamentos da FCC:

Nome do produto: OptiPlex 330

Número do modelo: DCSM e DCNE

Nome da empresa:

Dell Inc.

Worldwide Regulatory Compliance & Environmental Affairs One Dell Way

Round Rock, TX 78682 USA 512-338-4400

NOTA: Para obter Informações adicionais de normalização, consulte o Guia de Informações do Produto.

Voltar à página do índice

Voltar à página do índice

Como adicionar e trocar peças

Guia do Usuário do Dell™ OptiPlex™ 330

Antes de começar

Antes de começar

Esta seção contém os procedimentos para remoção e instalação dos componentes no computador. A não ser quando indicado em contrário, os procedimentos presumem que:

Você executou as etapas descritas em Como desligar o computador e Antes de trabalhar na parte interna do computador

Você leu as informações de segurança do Guia de Informações do Produto Dell™.

Um componente pode ser substituído ou, se tiver sido adquirido separadamente, pode ser instalado executando-se o procedimento de remoção na ordem inversa.

Ferramentas recomendadas

Os procedimentos descritos neste documento poderão exigir as seguintes ferramentas:

Chave de fenda pequena

Chave de fenda Phillips pequena

Haste plástica pequena

CD do programa de atualização Flash BIOS

Como desligar o computador

AVISO: Para evitar a perda de dados, salve e feche todos os arquivos abertos e saia de todos os programas que também estiverem abertos antes de desligar o computador.

1.Desligue o sistema operacional:

a.Salve e feche todos os arquivos abertos e saia de todos os programas que também estiverem abertos.

b.No sistema operacional Microsoft® Windows® XP, clique em Iniciar® Desligar® Desligar.

No Microsoft® Windows Vista™, clique no botão Iniciar , no canto inferior esquerdo da área de trabalho, clique na seta do canto inferior direito do menu Iniciar, conforme mostrado abaixo, e depois clique em Desligar.

O computador será desligado depois que o processo de desligamento do sistema operacional for concluído.

2.Verifique se o computador e todos os dispositivos conectados estão desligados. Se o computador e os dispositivos conectados não forem desligados automaticamente quando você desativar o sistema operacional, pressione e segure o botão liga/desliga durante aproximadamente 4 segundos para poder desligá-los.

Antes de trabalhar na parte interna do computador

Use as diretrizes de segurança a seguir para ajudar a proteger o sistema contra danos em potencial e para garantir a sua segurança pessoal.

ADVERTÊNCIA: Antes de executar qualquer procedimento desta seção, siga as instruções de segurança contidas no Guia de Informações do

Produto.

ADVERTÊNCIA: Para se proteger contra choque elétrico, contra cortes causados pelas pás do ventilador ou contra outros ferimentos inesperados, sempre desligue o computador da tomada elétrica antes de remover a tampa.

ADVERTÊNCIA: Não opere o equipamento com qualquer tampa removida (por exemplo, tampa do computador, bezels, suportes de preenchimento e painéis frontais, etc.).

AVISO: Manipule cuidadosamente os componentes e as placas. Não toque nos componentes e nem nos contatos da placa. Segure a placa pelas bordas ou pelo suporte metálico de montagem. Segure os componentes, como processadores, pelas bordas e não pelos pinos.

AVISO: Somente técnicos credenciados devem executar reparos no computador. Danos decorrentes de mão-de-obra não autorizada pela Dell não serão cobertos pela garantia.

AVISO: Ao desconectar um cabo, puxe-o pelo conector ou pela respectiva aba de puxar e nunca pelo próprio cabo. Alguns cabos têm um conector com presilhas de travamento. Se você for desconectar esse tipo de cabo, pressione as presilhas de travamento antes de desconectar o cabo. Ao separar conectores, mantenha-os alinhados para evitar entortar os pinos. Além disso, antes de conectar um cabo, verifique se ambos os conectores estão corretamente orientados e alinhados.

AVISO: Para evitar danos, execute o procedimento a seguir antes de começar a trabalhar na parte interna do computador.

1. Desligue o computador (consulte Como desligar o computador).

ADVERTÊNCIA: Nunca ligue o cabo do computador na tomada se a tampa tiver sido removida.

AVISO: Para desconectar um cabo de rede, primeiro retire o cabo do computador e depois retire-o do dispositivo de rede.

ADVERTÊNCIA: Desconecte do computador quaisquer cabos de rede ou de telefone.

2.Desconecte o computador e todos os dispositivos conectados das tomadas elétricas.

3.Pressione o botão liga/desliga para aterrar a placa de sistema.

AVISO: Antes de tocar em qualquer parte interna do computador, aterre-se tocando em uma superfície de metal sem pintura, como o metal da parte traseira do computador. No decorrer do trabalho, toque periodicamente em uma peça metálica sem pintura para dissipar a eletricidade estática, a qual pode danificar os componentes internos.

Voltar à página do índice

Voltar à página do índice

Guia do Usuário do Dell™ OptiPlex™ 330

Como limpar o computador

Como limpar o computador

ADVERTÊNCIA: Antes de executar qualquer procedimento descrito nesta seção, siga as instruções de segurança contidas no Guia de Informações do Produto.

Computador, teclado e monitor

ADVERTÊNCIA: Antes de limpar o computador, desconecte-o da tomada. Desconecte o cabo de modem ou o cabo de rede. Limpe o computador com um pano macio umedecido em água. Não use produtos de limpeza líquidos ou em aerossol que possam conter substâncias inflamáveis.

Use uma lata de ar comprimido para remover a poeira de entre as teclas.

Unidade de disquete

AVISO: não tente limpar os cabeçotes da unidade com um cotonete. Você pode acidentalmente desalinhar os cabeçotes, fazendo com que a unidade não funcione.

Use um kit de limpeza disponível no mercado para limpar a unidade de disquete. Esses kits contêm disquetes preparados para remover a sujeira acumulada durante a operação normal.

Unidades de CD e DVD

AVISO: Use sempre ar comprimido para limpar as lentes da unidade de CD/DVD e siga as instruções fornecidas com o produto de ar comprimido. Nunca toque nas lentes da unidade.

Se você detectar problemas, como saltos, na qualidade de exibição de CDs ou DVDs, experimente limpar os discos.

1. Segure o disco pela borda externa. Você pode também tocar na borda interna do orifício central.

AVISO: Para evitar danos à superfície, não limpe o disco usando movimentos circulares.

2.Com um pano seco, macio e que não solte fiapos, limpe suavemente a parte de baixo do disco (o lado sem etiqueta), realizando movimentos do centro para fora.

Para remover sujeiras mais difíceis, experimente usar água ou uma solução de água e sabão neutro. Você também pode comprar produtos comerciais de limpeza de discos e que fornecem alguma proteção contra poeira, impressões digitais e arranhões. Os produtos para limpeza de CDs podem ser usados com segurança em DVDs.

Voltar à página do índice

Voltar à página do índice

Guia do Usuário do Dell™ OptiPlex™ 330

Como eliminar senhas esquecidas

Como limpar configurações do CMOS

Como atualizar o BIOS

Como eliminar senhas esquecidas

ADVERTÊNCIA: Antes de começar qualquer procedimento descrito nesta seção, leia as instruções de segurança contidas no Guia de Informações do Produto

AVISO: Esse processo apaga as senhas do sistema e do administrador.

1.Execute os procedimentos descritos em Antes de começar.

2.Remova a tampa do computador.

3.Localize o jumper de senha de 2 pinos (PSWD) na placa de sistema. Por padrão, o pino 1 e pino 2 devem estar conectados. Você precisará remover o jumper e reinicializar o sistema, conforme descrito a seguir.

4.Remova o jumper.

5.Recoloque a tampa do computador (consulte Como recolocar a tampa do computador).

6.Conecte o computador e o monitor às tomadas elétricas e ligue-os.

7.Depois que a área de trabalho do Microsoft® Windows® for mostrada no computador, desligue-o (consulte Como desligar o computador).

8.Desligue o monitor e desconecte-o da tomada elétrica.

9.Desconecte o cabo de alimentação do computador da tomada elétrica e pressione o botão liga/desliga para aterrar a placa de sistema.

10.Abra a tampa do computador.

11.Localize o jumper de senha de 2 pinos (PSWD) na placa de sistema e conecte o jumper para reativar o recurso de senha.

12.Recoloque a tampa do computador (consulte Como recolocar a tampa do computador).

AVISO: Para conectar o cabo de rede, conecte-o primeiro à tomada de rede na parede e depois ao computador.

13. Conecte o computador e os dispositivos às tomadas elétricas e ligue-os.

NOTA: Esse procedimento reativará o recurso de senha. Quando você entrar na configuração do sistema (consulte Como entrar na configuração do sistema), as duas opções de senha, senha do sistema e senha de administrador, aparecem como Not Set (Não atribuída) — indicando que o recurso de senha está habilitado, mas nenhuma senha foi atribuída.

14. Atribua uma nova senha do sistema e/ou do administrador. Recoloque a tampa do computador (consulte Como recolocar a tampa do computador).

AVISO: Para conectar o cabo de rede, conecte-o primeiro ao dispositivo de rede e depois ao computador.

15. Conecte o computador e os dispositivos às tomadas elétricas e ligue-os.

Como limpar configurações do CMOS

ADVERTÊNCIA: Antes de começar qualquer procedimento descrito nesta seção, leia as instruções de segurança contidas no Guia de Informações do Produto

1.Execute os procedimentos descritos em Antes de começar.

2.Remova a tampa do computador.

3.Redefina as configurações atuais do CMOS:

a.Localize os jumpers de senha (PSWD) e do CMOS (RTCRST) na placa de sistema (consulte Como eliminar senhas esquecidas).

b.Remova o plugue do jumper de senha dos respectivos pinos.

c.Coloque o plugue do jumper de senha nos pinos RTCRST e espere aproximadamente 5 segundos.

d.Remova o jumper dos pinos RTCRST e coloque-o de volta nos pinos de senha.

4.Recoloque a tampa do computador (consulte Como recolocar a tampa do computador).

AVISO: Para conectar o cabo de rede, conecte-o primeiro à tomada de rede na parede e depois ao computador.

5. Conecte o computador e os dispositivos às tomadas elétricas e ligue-os.

Como atualizar o BIOS

O BIOS pode precisar ser atualizado quando houver uma atualização disponível ou quando a placa de sistema for trocada.

1.Ligue o computador.

2.Encontre o arquivo de atualização do BIOS do seu computador no site de suporte da Dell em support.dell.com.

3.Clique em Download Now (Fazer o download agora) para fazer o download do arquivo.

4.Se a janela Export Compliance Disclaimer (Exoneração de responsabilidade sobre conformidade com as leis de exportação) aparecer, clique em Yes, I Accept this Agreement (Sim, aceito este acordo).

A janela File Download (Download de arquivos) será mostrada.

5.Clique em Save this program to disk (Salvar este programa em disco) e depois clique em OK.

A janela Save In (Salvar em) será mostrada.

6.Clique na seta para baixo para ver o menu Save In (Salvar em), depois selecione Desktop (Área de trabalho) e em seguida clique em Save (Salvar).

O download do arquivo será feito na sua área de trabalho.

7.Clique em Close (Fechar) quando a janela Download Complete (Download concluído) for mostrada.

O ícone do arquivo será colocado na sua área de trabalho e terá o mesmo título que o arquivo de atualização do BIOS do qual foi feito o download.

8.Clique duas vezes no ícone do arquivo na área de trabalho e siga as instruções apresentadas na tela.

Voltar à página do índice

Voltar à página do índice

Guia do Usuário do Dell™ OptiPlex™ 330

Dell Diagnostics

Dell Diagnostics

ADVERTÊNCIA: Antes de executar qualquer procedimento desta seção, siga as instruções de segurança contidas no Guia de Informações do

Produto.

Quando usar o Dell Diagnostics

Se o computador apresentar algum problema, faça os testes descritos em Problemas de travamento e de software (consulte Problemas de travamento e de software) e execute o Dell Diagnostics antes de entrar em contato com a Dell para obter assistência técnica.

É recomendável que você imprima estes procedimentos antes de começar.

AVISO: O Dell Diagnostics só funciona em computadores Dell™.

NOTA: A mídia Drivers and Utilities (Drivers e utilitários) é opcional e pode não ser fornecido com o seu computador.

Consulte Configuração do sistema para rever as informações de configuração do computador e certificar-se de que o dispositivo que você quer testar é mostrado no programa de configuração do sistema e que ele está ativo.

Inicie o Dell Diagnostics a partir do disco rígido ou da mídia Drivers and Utilities (Drivers e utilitários).

Como iniciar o Dell Diagnostics a partir do disco rígido

O Dell Diagnostics está localizado em uma partição oculta do utilitário de diagnóstico no disco rígido.

NOTA: Se o computador não mostrar imagens na tela, consulte Como entrar em contato com a Dell.

1.Verifique se o computador está ligado a uma tomada energizada.

2.Ligue (ou reinicie) o computador.

3.Quando o logotipo DELL™ aparecer, pressione <F12> imediatamente. Selecione Diagnostics (Diagnóstico) no menu de inicialização e pressione

<Enter>.

NOTA: Se você esperar demais e o logotipo do sistema operacional aparecer, continue aguardando até que a área de trabalho do Microsoft® Windows® seja mostrada e, então, desligue o computador e tente de novo.

NOTA: Se você receber uma mensagem dizendo que nenhuma partição do utilitário de diagnóstico foi encontrada, execute o Dell Diagnostics a partir da mídia Drivers and Utilities (Drivers e utilitários).

4. Pressione qualquer tecla para iniciar o Dell Diagnostics a partir da partição do utilitário de diagnóstico no disco rígido.

Como iniciar o Dell Diagnostics a partir da mídia Drivers and Utilities

1.Insira a mídia Drivers and Utilities (Drivers e utilitários).

2.Desligue e reinicialize o computador.

Quando o logotipo DELL aparecer, pressione <F12> imediatamente.

NOTA: Se você esperar demais e o logotipo do sistema operacional aparecer, continue aguardando até que a área de trabalho do Microsoft® Windows® seja mostrada e, então, desligue o computador e tente de novo.

NOTA: As etapas a seguir alteram a seqüência de inicialização para ser executada apenas uma vez. Na próxima inicialização, o computador inicializará de acordo com os dispositivos especificados no programa de configuração do sistema.

3.Quando a lista de dispositivos de inicialização aparecer, destaque CD/DVD/CD-RW e pressione <Enter>.

4.Selecione a opção Boot from CD-ROM (Inicializar a partir do CD-ROM) no menu apresentado e pressione <Enter>.

5.Digite 1 para iniciar o menu do CD e pressione <Enter> para continuar.

6.Selecione Run the 32 Bit Dell Diagnostics (Executar o Dell Diagnostics de 32 bits) na lista numerada. Se houver várias versões na lista, selecione a versão adequada para sua plataforma.

7.Quando o menu principal do Dell Diagnostics aparecer, selecione o teste a ser executado.

Menu principal do Dell Diagnostics

1. Depois que o Dell Diagnostics for carregado e a tela do menu principal aparecer, clique no botão da opção desejada.

NOTA: É recomendável que você selecione Test System (Testar sistema) para fazer o teste completo do seu computador.

Opção

Função

 

 

Test Memory (Testar memória)

Executa o teste de memória independente

 

 

Test System (Testar sistema)

Executa o diagnóstico do sistema

 

 

Exit (Sair)

Sai do programa de diagnóstico

 

 

2. Quando você seleciona a opção Test System (Testar sistema) no menu principal, o menu a seguir será mostrado:

NOTA: É recomendável que você selecione Extended Test (Teste completo) no menu abaixo para executar um teste mais abrangente dos dispositivos do computador.

Opção

Função

 

 

Express Test (Teste expresso)

Faz um teste rápido dos dispositivos do sistema. Tipicamente, este teste tem a duração de 10 a 20 minutes.

 

 

Extended Test (Teste

Faz um teste completo dos dispositivos do sistema. Tipicamente, este teste tem a duração de uma hora ou mais.

completo)

 

Custom Test (Teste

Use para testar um dispositivos específico ou para personalizar os testes a serem executados.

personalizado)

 

Symptom Tree (Árvore de

Esta opção permite a você selecionar os testes com base em um sintoma do problema que está ocorrendo. Esta opção

sintomas)

mostra uma lista dos sintomas mais comuns.

 

 

3.Se for encontrado algum problema durante um teste, aparecerá uma mensagem mostrando o código de erro e uma descrição do problema. Anote o código de erro e a descrição do problema e consulte Como entrar em contato com a Dell.

NOTA: A etiqueta de serviço do computador está localizada na parte superior de cada tela de teste. Se você entrar em contato com a Dell, o suporte técnico solicitará o número da etiqueta de serviço.

4.Se você executar o teste usando a opção Custom Test (Teste personalizado) ou Symptom Tree (Árvore de sintomas), clique na guia correspondente descrita na tabela a seguir para obter mais informações.

Guia

Função

 

 

Results

Mostra os resultados do teste e as condições de erro encontradas.

(Resultados)

 

 

 

Errors (Erros)

Mostra as condições de erro encontradas, os códigos de erro e a descrição do problema.

 

 

Help (Ajuda)

Descreve o teste e pode indicar os requisitos para a execução desse teste.

 

 

Configuration

Mostra a configuração de hardware do dispositivo selecionado.

(Configuração)

 

 

O Dell Diagnostics obtém as informações sobre a configuração de todos os dispositivos através da configuração do sistema, da memória

 

e de vários testes internos, e mostra essas informações na lista de dispositivos no painel esquerdo da tela. A lista de dispositivos pode

 

não conter os nomes de todos os componentes instalados no computador ou de todos os dispositivos conectados a ele.

 

 

Parameters

Permite alterar as configurações de teste para personalizá-lo.

(Parâmetros)

 

 

 

5.Quando os testes forem concluídos, feche a tela de testes e retorne à tela do menu principal. Para sair do Dell Diagnostics e reinicializar o computador, feche a tela do menu principal.

6.Remova a mídia Dell Drivers and Utilities (Drivers e utilitários) (se for o caso).

Voltar à página do índice

Voltar à página do índice

Como obter informações

Guia do Usuário do Dell™ OptiPlex™ 330

NOTA: Alguns recursos ou mídia podem ser opcionais e, por esta razão, não serem fornecidos com o seu computador. Alguns recursos ou mídias podem não estar disponíveis em certos países.

NOTA: Informações adicionais poderão ser fornecidas com o seu computador.

O que você está procurando?

Encontre aqui

Um programa de diagnóstico para o computador

mídia Drivers and Utilities (Drivers e utilitários)

Drivers para o computador

 

DSS (Desktop System Software)

 

 

NOTA: A mídia Drivers and Utilities pode ser opcional e não ser

 

fornecida com todos os computadores.

 

Os drivers já estão instalados no computador. Você pode usar

 

a mídia para reinstalar drivers (consulte Como reinstalar drivers

 

e utilitários), para executar o Dell Diagnostics (consulte Dell

 

Diagnostics).

 

A sua mídia pode conter arquivos Readme (Leiame) fornecendo

 

as atualizações mais recentes sobre alterações técnicas

 

aplicadas ao computador ou material avançado de referência

 

técnica para técnicos ou usuários experientes.

 

 

NOTA: Para encontrar atualizações de drivers e da

 

 

documentação, vá para o site de suporte Dell em

 

 

support.dell.com.

 

 

 

Informações para a solução de problemas básicos

Guia de Referência Rápida

Como executar o Dell Diagnostics

 

Ferramentas e utilitários

 

Como configurar uma impressora

 

 

 

NOTA: Este documento pode ser opcional e talvez não seja

 

 

fornecido com o seu computador.

NOTA: Este documento está disponível em formato PDF no site

 

 

support.dell.com.

 

Informações sobre garantia

Guia de Informações do Produto Dell™

 

Termos e condições (apenas para os EUA)

 

 

 

Instruções de segurança

 

 

 

Informações de normalização

 

 

 

Informações de ergonomia

 

 

 

Contrato de licença do usuário final

 

 

 

 

 

 

 

Como remover e substituir peças

Guia do Usuário do Dell OptiPlex™ 330

 

Especificações

 

 

 

Como configurar os parâmetros do sistema

Centro de ajuda e suporte do Microsoft Windows

 

Como localizar defeitos e solucionar problemas

 

 

 

 

 

 

1. Clique no botão Iniciar do Windows Vista® Ajuda e

 

 

 

suporte® Dell User and System Guides® (Guias do

 

 

 

usuário e do sistema Dell) System Guides (Guias do

 

 

 

sistema).

 

 

 

2. Clique no guia do usuário do seu computador.

 

 

 

Código de serviço expresso e etiqueta de serviço

Etiqueta de serviço e licença do Microsoft® Windows®

Etiqueta de licença do Microsoft Windows

 

 

 

 

 

Essas etiquetas estão localizadas no seu computador.

 

 

Use a etiqueta de serviço para identificar o seu

 

 

 

computador quando acessar o site support.dell.com ou

 

 

 

quando entrar em contato com o serviço de suporte.

 

 

Digite o código de serviço expresso para direcionar a

 

 

 

sua chamada ao entrar em contato com o serviço de

 

 

 

suporte.

 

 

 

NOTA: Como medida de segurança ampliada, a nova etiqueta

 

 

de licença do Microsoft Windows tem uma parte perfurada com

 

 

o objetivo de desencorajar a remoção desta etiqueta.

 

 

 

 

Solutions (Soluções) — Dicas para solução de problemas, artigos escritos por

Site de suporte da Dell — support.dell.com

 

 

técnicos, cursos on-line e perguntas freqüentes

 

 

 

Community (Comunidade) — Discussões on-line com outros clientes da Dell

 

 

 

Upgrades (Atualizações) — Informações sobre atualizações de componentes, como

 

 

 

 

memórias, discos rígidos e sistemas operacionais.

NOTA: Selecione a sua região ou o seu segmento comercial

Customer Care (Serviço de atendimento ao cliente) — Informações de contato,

 

chamadas de serviço e informações sobre status de pedidos, garantia e reparos

para ver o site de suporte adequado.

 

Service and Support (Serviço e suporte) — Status de chamadas de serviço e

 

 

 

 

histórico de suporte, contrato de serviços, discussões on-line com o suporte técnico

Para fazer o download do Desktop System Software:

Dell Technical Update Service (Serviço Dell de atualização técnica) — Notificação

 

 

 

 

proativa através de e-mail sobre atualizações de software e hardware para o seu

1.

Vá para o site support.dell.com e selecione a sua região

 

computador

 

 

ou segmento comercial e digite a sua etiqueta de serviço.

Reference (Referência) — Documentação do computador, detalhes sobre a

 

2.

Selecione Drivers & Downloads (Drivers e downloads) e

 

configuração do computador, especificações de produtos e informativos oficiais

 

 

clique em Go (Ir).

 

Downloads — Atualizações de software, patches e drivers certificados

 

 

3.

Clique no seu sistema operacional e procure a palavra-

Desktop System Software (DSS) — Se reinstalar o sistema operacional no seu

 

chave Desktop System Software.

 

 

computador, você deve reinstalar também o utilitário DSS. O DSS oferece

 

 

 

 

 

 

 

atualizações críticas para o seu sistema operacional, bem como suporte a

 

 

 

 

processadores, unidades ópticas, dispositivos USB, entre outros. O DSS é necessário

 

 

 

 

para a correta operação do seu computador Dell. O software detecta

 

 

 

 

automaticamente seu computador e sistema operacional e instala as atualizações

NOTA: A interface do usuário do site support.dell.com pode

 

adequadas para a sua configuração.

 

variar dependendo das seleções que você fizer.

 

 

 

 

 

 

 

 

Como usar o Microsoft Windows Vista™

Centro de ajuda e suporte do Windows

 

Como trabalhar com programas e arquivos

 

 

 

Como personalizar minha área de trabalho

 

 

 

 

 

1.

Clique no botão Iniciar do Windows Vista

® Ajuda e

 

 

 

suporte.

 

 

 

2. Digite uma palavra ou expressão que descreva o seu

 

 

 

problema e clique no ícone de seta.

 

 

3. Clique no tópico que descreve o problema.

 

4. Siga as instruções apresentadas na tela.

 

 

Como reinstalar o sistema operacional

Mídia do sistema operacional

 

NOTA: A mídia do sistema operacional pode ser opcional e não

 

ser fornecida com o seu computador.

 

O sistema operacional já está instalado no computador. Para

 

reinstalar o sistema operacional., use o disco do sistema

 

operacional. Consulte Como restaurar o sistema operacional.

 

 

 

Após reinstalar o sistema operacional, use o disco Drivers and

 

Utilities (Drivers e utilitários) para reinstalar os drivers dos

 

dispositivos fornecidos com o seu computador.

 

A etiqueta da chave do sistema operacional está localizada no

 

seu computador.

 

NOTA: A cor do disco varia de acordo com o sistema

 

operacional adquirido.

 

 

 

 

Voltar à página do índice

 

Voltar à página do índice

Glossário

Guia do Usuário do Dell™ OptiPlex™ 330

Os termos contidos neste glossário são fornecidos somente para fins informativos e podem ou não descrever os recursos incluídos no seu computador.

A

CA — corrente alternada — Forma de eletricidade que alimenta o computador quando você conecta o cabo de alimentação do adaptador CA a uma tomada elétrica.

ACPI — (Advanced Configuration and Power Interface [interface de força e configuração avançada]) — Especificação de gerenciamento de energia que permite aos sistemas operacionais Microsoft® Windows®colocar o computador no modo de espera ou de hibernação para economizar a quantidade de energia elétrica alocada para cada dispositivo conectado ao computador.

AGP — (Accelerated Graphics Port [porta gráfica acelerada]) — Porta gráfica dedicada que permite que a memória do sistema seja usada para tarefas relacionadas a vídeo. Com a AGP, a imagem tem cores bem definidas e suaves, devido à interface rápida entre o circuito de vídeo e a memória do sistema.

AHCI — (Advanced Host Controller Interface [interface avançada de controlador host]) — Interface de controlador host para disco rígido SATA que permite ao driver de armazenamento ativar tecnologias como a NCQ (Native Command Queuing), tecnologia que permite o enfileiramento e reordenação de comandos, e hot plug, tecnologia que permite ligar um disco SATA com o sistema operacional em funcionamento sem causar problemas.

ALS — sensor de luz ambiente — Recurso que ajuda a controlar o brilho da tela.

software antivírus — Programa criado para identificar, colocar em quarentena e/ou apagar um vírus do computador.

ASF — (Alert Standards Format [formato de alerta padrão]) — Norma usada para definir um mecanismo de informação de alertas de hardware e de software para um console de gerenciamento. O ASF foi projetado para ser independente de plataforma e de sistema operacional.

B

vida útil da bateria — Tempo (em anos) durante o qual a bateria de um computador portátil mantém a capacidade de ser recarregada depois de esgotada.

tempo de operação da bateria — A duração de tempo (minutos ou horas) em que a bateria de um computador portátil alimenta o computador.

BIOS — (Basic Input/Output System [sistema básico de entrada e saída]) — Programa (ou utilitário) que funciona como interface entre o hardware do computador e o sistema operacional. A menos que você entenda qual será o efeito que estas configurações terão no computador, não faça uso das mesmas. Também chamado de configuração do sistema.

bit — A menor unidade de dados interpretada pelo computador.

Blu-ray Disc(BD) — Tecnologia óptica de armazenamento que oferece uma capacidade de armazenamento de até 50 GB, resolução de vídeo total de 1080p (necessário HDTV) e até 7.1 canais de som do tipo surround nativo e descomprimido.

Bluetooth® - tecnologia de rede sem fio — Tecnologia sem fio padrão para dispositivos de rede de curto alcance (9 m), a qual permite que os dispositivos ativados reconheçam uns aos outros automaticamente.

seqüência de inicialização — Especifica a ordem dos dispositivos a partir dos quais o computador tentará inicializar.

mídia inicializável — Um CD, DVD ou disquete que você pode usar para iniciar o computador. Tenha sempre um DVD, CD ou disquete inicializável disponível para ser usado no caso do disco rígido ser danificado ou do computador conter algum vírus. A sua mídia Drivers and Utilities (Drivers e utilitários) é um exemplo de mídia inicializável.

bps — (bits per second [bits por segundo]) — Unidade padrão usada para medir a velocidade de transmissão dos dados.

BTU — (British Thermal Unit [unidade térmica britânica]) — Medida de calor.

barramento — Rota de comunicação entre os componentes do computador.

velocidade do barramento — Medida em MHz que indica a velocidade de transferência de informações pelo barramento.

byte — Unidade básica de dados usada pelo computador. Normalmente, um byte é igual a 8 bits.

C

C — Celsius — Sistema de medida de temperatura em que 0° é o ponto de congelamento e 100° é o ponto de ebulição da água.

cache — Mecanismo especial de armazenamento de alta velocidade que pode ser uma seção reservada da memória principal ou um dispositivo independente. O cache aumenta a eficiência de muitas das operações do processador.

cache L1 — Cache principal armazenado no processador.

cache L2 — Cache secundário que pode ser externo ou incorporado à arquitetura do processador

carnê — Documento alfandegário internacional que facilita importações temporárias. Também conhecido como passaporte de mercadorias.

CD-R — CD gravável — Versão gravável de um CD. Um CD-R só pode ser gravado uma vez. Uma vez gravados, os dados não podem mais ser apagados ou sobregravados.

CD-RW — CD regravável — Versão regravável de um CD. Os dados podem ser gravados em um disco CD-RW e, depois, apagados e gravados novamente (regravados).

unidade de CD-RW — Unidade que pode ler CDs e gravar em discos CD-RW (CDs regraváveis) e CD-R (CDs graváveis). Você pode gravar em discos CD-RW várias vezes, mas somente uma vez em discos CD-R.

unidade CD-RW/DVD — Unidade, algumas vezes chamada de unidade combinada, que pode ler CDs e DVDs e gravar em discos CD-RW (CDs regraváveis) e

CD-R (CDs graváveis). Você pode gravar em discos CD-RW várias vezes, mas somente uma vez em discos CD-R.

velocidade do clock — Medida em MHz que indica a velocidade em que funcionam os componentes do computador conectados ao barramento do sistema.

CMOS — Um tipo de circuito eletrônico. Os computadores usam uma pequena quantidade de memória CMOS, que é alimentada por bateria, para manter as informações de data, hora e de configuração do sistema.

COA — (Certificate of Authenticity [certificado de autenticidade]) — Código alfanumérico do Windows localizado em uma etiqueta no computador. Também conhecido como chave do produto ou ID do produto.

Painel de controle — Utilitário do Windows que permite modificar as configurações do sistema operacional e do hardware, bem como as configurações de vídeo.

controlador — Chip que controla a transferência de dados entre o processador e a memória ou entre o processador e os dispositivos.

CRIMM — (Continuity Rambus In-line Memory Module [módulo de memória de continuidade Rambus]) — Módulo especial sem chips de memória usado para preencher slots RIMM não usados.

cursor — Marcador do vídeo ou da tela que mostra onde ocorrerá a próxima ação do teclado, do touch pad ou do mouse. Em geral, é uma linha contínua ou um sublinhado piscando, ou uma pequena seta.

D

SDRAM DDR — (Double-Data-Rate SDRAM [SDRAM de taxa de dados dupla]) — Tipo de SDRAM que duplica o ciclo de burst de dados, melhorando o desempenho do sistema.

SDRAM DDR2 — SDRAM 2 de velocidade dupla de dados — Tipo de SDRAM DDR que usa um “prefetch” de 4 bits e outras alterações na arquitetura para impulsionar a velocidade da memória para mais de 400 MHz.

dispositivo — Item de hardware, como uma unidade de disco, impressora ou teclado, instalado no computador ou conectado a ele.

driver de dispositivo — Consulte driver.

DIMM — (dual in-line memory module [módulo de memória em linha dupla]) — Placa de circuito com chips de memória que se conecta a um módulo de memória na placa de sistema.

conector DIN — Conector redondo de seis pinos que está em conformidade com os padrões da DIN (Deutsche Industrie Norm). Tipicamente, ele é usado para conectar os conectores do cabo do mouse ou do teclado PS/ 2.

striping de disco — Técnica de espalhar os dados em múltiplas unidades de disco. O particionamento de disco pode agilizar operações que recuperam dados do armazenamento do disco. Os sistemas que usam striping de disco geralmente permitem ao usuário selecionar o tamanho da unidade de dados ou a largura da faixa.

DMA — (Direct Memory Access [acesso direto à memória]) — Canal que permite que determinados tipos de transferência de dados entre a RAM e um dispositivo não passem pelo processador.

dispositivo de acoplamento — fornece recursos de replicação de portas, de gerenciamento de cabos e de segurança para adaptar o notebook a uma escrivaninha.

DMTF — (Distributed Management Task Force [Força-tarefa de gerenciamento distribuído]) — Consórcio de empresas de hardware e software que desenvolvem padrões de gerenciamento para ambientes distribuídos de área de trabalho, rede, empresa e Internet.

domínio — Grupo de computadores, programas e dispositivos de rede que são administrados como uma unidade, com normas e procedimentos comuns para uso por um grupo específico de usuários. Os usuários fazem login no domínio para obter acesso aos recursos.

DRAM — (Dynamic Random Access Memory [memória de acesso dinâmico randômico]) — Memória que armazena informações em circuitos integrados que contêm capacitores.

driver — Software que permite ao sistema operacional controlar um dispositivo, como uma impressora, por exemplo. Muitos dispositivos não funcionarão corretamente se o driver correto não estiver instalado no computador.

DSL — (Digital Subscriber Line [linha de assinante digital]) — Tecnologia que oferece uma conexão contínua e de alta-velocidade à Internet através de uma linha telefônica analógica.

núcleo duplo — Uma tecnologia Intel® na qual duas unidades computacionais físicas são colocadas dentro de um único encapsulamento de processador, o que aumenta consideravelmente a eficiência de computação e a habilidade de execução de multitarefa.

modo tela dupla — Configuração de vídeo que permite usar um segundo monitor como uma extensão do vídeo. Também chamado de modo de vídeo estendido.

DVD-R — (DVD recordable [DVD gravável]) — Versão gravável de um DVD. Um DVD-R só pode ser gravado uma vez. Uma vez gravados, os dados não podem mais ser apagados ou sobregravados.

DVD+RW — (DVD rewritable [DVD regravável]) — Versão regravável de um DVD. Os dados podem ser gravados em um disco DVD+RW e, depois, apagados e gravados novamente (regravados). (A tecnologia DVD+RW é diferente da tecnologia DVD-RW.)

unidade de DVD+RW — Unidade que pode ler DVDs e a maioria das mídias de CD e gravar em discos DVD+RW (DVDs regraváveis).

DVI — (digital video interface [interface de vídeo digital]) — Padrão para a transmissão digital entre um computador e um monitor de vídeo digital.

E

ECC — (error checking and correction [verificação e correção de erros]) — Tipo de memória que contém um circuito especial para testar a exatidão dos dados que entram e saem.

ECP — (enhanced capabilities port [porta de recursos avançados]) — Tipo de conector paralelo que fornece melhor transmissão bidirecional de dados. Similar à EPP, a ECP usa o acesso direto à memória para transferir dados e, em geral, melhora o desempenho.

EIDE — (enhanced integrated device eletronics [dispositivo eletrônico integrado avançado]) — Versão aprimorada da interface IDE para disco rígido e unidades de CD.

EMI — (electromagnetic interference [interferência eletromagnética]) — Interferência elétrica causada por radiação eletromagnética.

ENERGY STAR® — Conjunto de requisitos da EPA (Environmental Protection Agency [Agência de proteção ambiental]) para a redução do consumo total de eletricidade.

EPP — (Enhanced Parallel Port [porta paralela avançada]) — Tipo de conector paralelo que faz a transmissão bidirecional de dados.

ESD — (electrostatic discharge [descarga eletrostática]) — Descarga rápida de eletricidade estática. As descargas eletrostáticas podem danificar os circuitos integrados de computadores e de equipamentos de comunicação.

placa de expansão — Placa de circuito instalada em um slot de expansão na placa de sistema de alguns computadores para expandir a capacidade desse computador. Alguns exemplos são placas de vídeo, de modem e de som.

slot de expansão — Conector localizado na placa de sistema (de alguns computadores) no qual uma placa de expansão é inserida e através do qual ela é conectada ao barramento do sistema.

ExpressCard — Cartão de E/S removível aderente ao padrão PCMCIA. Modems e adaptadores de rede são tipos comuns de cartões ExpressCards. Os cartões ExpressCards suportam tanto o padrão PCI Express como o USB 2.0.

código de serviço expresso — Código numérico especificado em uma etiqueta nos computadores Dell™. Use o código de serviço expresso quando entrar em contato com a Dell para obter assistência. Este código pode não estar disponível em alguns países.

modo de vídeo estendido — Configuração de vídeo que permite usar um segundo monitor como uma extensão do vídeo. Também chamado de modo tela dupla.

placa de PC estendida — Placa de PC que, quando instalada, se estende além da borda do slot da placa de PC.

F

Fahrenheit — Uma escala de medida de temperatura em que 32° é o ponto de congelamento e 212° é o ponto de ebulição da água.

FBD — (fully-buffered DIMM) — Módulo de memória DIMM com chips DRAM DDR2 e um buffer de memória avançado (AMB) que agiliza a comunicação entre os chips SDRAM DDR2 e o sistema.

FCC — (Federal Communications Commission [Comissão Federal de Comunicações]) — Órgão dos EUA responsável pelo cumprimento dos regulamentos de comunicações que definem a quantidade de radiação que os computadores e outros equipamentos eletrônicos podem emitir.

leitor de impressão digital — Sensor de fita que usa as suas impressões digitais para autenticar a sua identidade de usuário e ajudar a garantir a segurança do seu computador.

pasta — Termo usado para descrever o espaço em um disco ou unidade onde os arquivos são organizados e agrupados. Os arquivos de uma pasta podem ser vistos e ordenados de diversas maneiras, por exemplo, em ordem alfabética, por data ou por tamanho.

formatação — Processo que prepara uma unidade ou um disco para armazenar dados. Quando uma unidade ou um disco é formatado, as informações existentes são perdidas.

FSB — (Front Side Bus [barramento frontal]) — Caminho dos dados e interface física entre o microprocessador e a RAM.

FTP — (file transfer protocol [protocolo de transferência de arquivos]) — Protocolo Internet padrão usado na troca de arquivos entre computadores conectados à Internet.

G

G — gravidade — Medida de pelo e força.

GB — gigabyte — Medida de armazenamento de dados equivalente a 1024 MB (1.073.741.824 bytes). Quando usado para referir-se ao armazenamento do disco rígido, o termo geralmente é arredondado para 1.000.000.000 bytes.

GHz — gigahertz — Medida de freqüência equivalente a um milhão de Hz ou mil MHz. A velocidade de processadores, barramentos e interfaces do computador normalmente é medida em GHz.

modo gráfico — Modo de vídeo que pode ser definido como x pixels horizontais por y pixels verticais por z cores. Os modos gráficos podem mostrar uma variedade ilimitada de formas e fontes.

GUI — (graphical user interface [interface gráfica do usuário]) — Software que interage com o usuário através de menus, janelas e ícones. A maioria dos programas que funcionam nos sistemas operacionais Windows são GUIs.

H

unidade de disco rígido — Unidade que lê e grava dados no disco rígido. Os termos disco rígido e unidade de disco rígido são usados freqüentemente como sinônimos.

dissipador de calor — Uma placa de metal em alguns processadores que ajuda a dissipar calor.

modo de hibernação — Recurso de gerenciamento de energia que salva tudo o que está na memória em um espaço reservado no disco rígido e, em seguida, desliga o computador. Quando você reinicializa o computador, as informações da memória salvas no disco rígido são automaticamente restauradas.

HTTP — (Hypertext Transfer Protocol [protocolo de transferência de hipertexto]) — Protocolo para troca de arquivos entre computadores conectados à

Internet.

Hyper-Threading — Hyper-Threading é uma tecnologia Intel que pode melhorar o desempenho geral do computador, permitindo que um único processador físico funcione como dois processadores lógicos, capaz de executar determinadas tarefas simultaneamente.

Hz — hertz — Unidade de medida de freqüência equivalente a um ciclo por segundo. A velocidade de processamento de computadores e dispositivos eletrônicos é medida freqüentemente em quilohertz (kHz), megahertz (MHz), gigahertz (GHz) ou terahertz (THz).

I

IC — (Integrated Circuit [circuito integrado]) — Lâmina semicondutora (ou chip) na qual milhares ou milhões de pequenos componentes eletrônicos são fabricados para uso em equipamento de vídeo, áudio e computadores.

IDE — (integrated device electronics [dispositivo eletrônico integrado]) — Interface para dispositivos de armazenamento em massa na qual o controlador é integrado à unidade de disco rígido ou de CD.

IEEE 1394 — Institute of Electrical and Electronics Engineers, Inc. — Barramento serial de alto desempenho usado para conectar dispositivos compatíveis com IEEE 1394 (como câmeras digitais e tocadores de DVD) ao computador.

sensor de infravermelho — Porta que permite a transferência de dados entre o computador e dispositivos compatíveis com infravermelho sem usar uma conexão a cabo.

integrado — Normalmente refere-se aos componentes que estão fisicamente localizados na placa de sistema do computador Faz-se referência a este termo também como embutido.

E/S — entrada/saída — Operação ou dispositivo que insere e extrai dados do computador. Teclados e impressoras são dispositivos de E/S.

endereço de E/S — Endereço na RAM associado a um dispositivo específico (como um conector serial, um conector paralelo ou um slot de expansão) e que permite ao processador comunicar-se com esse dispositivo.

IrDA — Infrared Data Association — A organização que cria padrões internacionais para comunicações por infravermelho.

IRQ — (Interrupt Request [solicitação de interrupção]) — Rota eletrônica atribuída a um dispositivo específico para que ele possa se comunicar com o processador. Uma IRQ precisa ser atribuída a cada conexão do dispositivo. Embora dois dispositivos possam compartilhar a mesma IRQ, não é possível operar os dois dispositivos simultaneamente.

provedor Internet (ISP - Internet service provider) — Empresa que permite a você acessar o servidor host para se conectar diretamente à Internet, enviar e receber emails e acessar sites. — Tipicamente, o provedor Internet dá a você um pacote de software, um nome de usuário e números de telefone para acesso, mediante uma taxa mensal.

K

Kb — (kilobit [quilobit]) — Unidade de dados equivalente a 1.024 bits. Medida da capacidade dos circuitos integrados de memória.

KB — (kilobyte [quilobyte]) — Unidade de dados equivalente a 1.024 bytes, mas normalmente associada a 1.000 bytes.

combinação de teclas — Comando que requer que você pressione várias teclas ao mesmo tempo.

kHz — (kilohertz [quilohertz]) — Medida de freqüência equivalente a 1.000 Hz.

L

LAN — (local area network [rede de área local]) — Rede de computadores que abrange uma pequena área. A LAN normalmente está confinada a um edifício ou a alguns edifícios próximos uns dos outros. Ela pode ser conectada a outra LAN a qualquer distância por meio de linhas telefônicas ou de ondas de rádio para formar uma WAN (Wide Area Network [rede de longa distância]).

LCD — (liquid crystal display [tela de cristal líquido] — Tecnologia usada em computadores portáteis e em telas planas.

LED — (light emitting diode [diodo emissor de luz]) — Componente eletrônico que emite luz para indicar o status do computador.

barramento local — Barramento de dados que fornece uma taxa de transferência rápida de dispositivos para o processador.

LPT — (Line print terminal [terminal de impressão em linha]) — Nome da conexão paralela com uma impressora ou outro dispositivo paralelo.

M

Mb — megabit — Medida de capacidade de chip de memória equivalente a 1.024 Kb.

Mbps — (megabits per second [megabits por segundo]) — Um milhão de bits por segundo. Esta medida é geralmente usada para as velocidades de transmissão de redes e modems.

MB — megabyte — Medida de armazenamento de dados equivalente a 1.048.576 bytes. 1 MB é igual a 1.024 KB. Quando usado para se referir ao armazenamento do disco rígido, o termo normalmente é arredondado para 1.000.000 bytes.

MB/sec — (megabytes per second [megabytes por segundo] — Um milhão de bytes por segundo. Normalmente, essa medida é usada para taxas de transferência de dados.

compartimento de mídia — Um compartimento que suporta dispositivos como unidades ópticas, uma segunda bateria ou um módulo Dell TravelLite™, por exemplo.

memória — Área de armazenamento temporário de dados no computador. Como os dados da memória não são permanentes, é recomendável salvar com freqüência os arquivos com os quais você está trabalhando e salvar sempre os arquivos antes de desligar o computador. Um computador pode conter várias formas diferentes de memória, como memória de acesso randômico (RAM, random access memory), memória somente para leitura (ROM, read-only memory) e memória de vídeo. Freqüentemente, a palavra memória é usada como sinônimo de RAM.

endereço de memória — Local específico onde os dados são armazenados temporariamente na RAM.

mapeamento de memória — Processo pelo qual o computador atribui endereços de memória a locais físicos durante a inicialização. Os dispositivos e o software podem, portanto, identificar as informações que o processador pode acessar.

módulo de memória — Pequena placa de circuito que contém chips de memória e se conecta à placa de sistema.

MHz — megahertz — Medida de freqüência equivalente a 1 milhão de ciclos por segundo. As velocidades de processadores, barramentos e interfaces de computadores geralmente são medidas em MHz.

Mini PCI — Padrão para dispositivos periféricos integrados com ênfase em comunicação, como modems e placas de rede, por exemplo. Uma placa Mini PCI é uma placa externa pequena que é funcionalmente equivalente a uma placa de expansão PCI padrão.

miniplaca — Uma pequena placa criada para periféricos integrados, como placas de rede. A funcionalidade da miniplaca é equivalente a de uma placa de expansão PCI padrão.

modem — Dispositivo que permite a comunicação entre computadores através de linhas telefônicas analógicas. Existem três tipos de modem: externo, de placa de PC e interno. Você tipicamente usa o modem para se conectar à Internet e trocar mensagens de email.

compartimento de módulos — Consulte compartimento de mídia.

MP — megapixel — Medida de resolução de imagem usada para câmeras digitais.

ms — (millisecond [milissegundo]) — Medida de tempo equivalente a um milésimo de segundo. Os tempos de acesso dos dispositivos de armazenamento são medidos freqüentemente em ms.

N

adaptador de rede — Chip que oferece recursos de rede. O computador pode ter um adaptador de rede na placa de sistema ou uma placa de PC com um adaptador. O adaptador de rede é chamado também de NIC (network interface controller [controlador de interface de rede]).

NIC — Consulte adaptador de rede.

área de notificação — Seção da barra de tarefas do Windows que contém ícones que permitem o acesso rápido a programas e funções do computador, como relógio, controle de volume e status de impressão, por exemplo. Também chamada de bandeja do sistema.

ns — (nanosecond [nanossegundo] — Medida de tempo equivalente a um bilionésimo de segundo.

NVRAM — (nonvolatile random access memory [RAM não-volátil]) — Tipo de memória que armazena dados quando o computador é desligado ou perde sua fonte de energia externa. A RAM não-volátil é usada para manter as informações de configuração do computador, como data, hora e outras opções de configuração do sistema que você possa definir.

O

unidade óptica — Unidade que utiliza tecnologia óptica para ler ou gravar dados em CDs, DVDs ou DVD+RWs. Alguns exemplos de unidades ópticas são unidades de CD, de DVD, de CD-RW e unidades combinadas de CD-RW/DVD.

P

conector paralelo — Porta de E/S usada com freqüência para conectar uma impressora paralela ao computador. Também chamado de porta LPT.

partição — Uma área de armazenamento físico de um disco rígido que é atribuída a uma ou mais áreas de armazenamento lógico conhecidas como unidades

lógicas. Cada partição pode conter várias unidades lógicas.

placa de PC — Placa de E/S removível e compatível com o padrão PCMCIA. Os modems e adaptadores de rede são tipos comuns de placas de PC.

PCI — (peripheral component interconnect [interconexão de componentes periféricos]) — PCI é um barramento local que oferece suporte para caminhos de dados de 32 e 64 bits, fornecendo um caminho de dados de alta velocidade entre o microprocessador e dispositivos como vídeo, unidades e redes.

PCI Express — Modificação aplicada à interface PCI que impulsiona a taxa de transferência de dados entre o processador e os dispositivos a ele conectados. Ela pode transferir dados em uma velocidade entre 250 Mps a 4 Gbps. Se o dispositivo e o chipset da interface PCI Express têm capacidades de velocidade diferentes, eles operam em uma velocidade menor.

PCMCIA — (Personal Computer Memory Card International Association [Associação Internacional de Placas de Memória de PC]) — Organização que define os padrões para placas de PC.

PIO — (Programmed Input/Output [entrada/saída programada]) — Método de transferência de dados entre dois dispositivos que utiliza o processador como parte do caminho de dados.

pixel — Um único ponto na tela do vídeo. Os pixels são organizados em linhas e colunas para criar uma imagem. A resolução de vídeo, por exemplo 800 x 600, é expressa como o número de pixels na horizontal pelo número de pixels na vertical.

Plug-and-Play — Capacidade do computador de configurar dispositivos automaticamente. A capacidade Plug-and-Play oferece instalação, configuração e compatibilidade automáticas com o hardware existente se o BIOS, o sistema operacional e todos os dispositivos forem compatíveis com Plug and Play.

POST — (Power-On Self Test [teste automático de ligação]) — Programas de diagnóstico carregados automaticamente pelo BIOS que executam testes básicos nos principais componentes do computador, como memória, unidades de disco rígido e vídeo, por exemplo. Se nenhum problema for detectado durante o POST, o computador continuará com a inicialização.

processador — Chip de computador que interpreta e executa instruções de programa. Algumas vezes o processador é chamado de CPU (Central Processing

Unit, Unidade de processamento central).

PS/2 — personal system/2 — Tipo de conector usado para acoplar um teclado numérico, um mouse ou um teclado compatível com PS/2.

PXE — (Pre-Boot Execution Environment [ambiente de execução pré-inicialização]) — Padrão WfM (Wired for Management [conexão para gerenciamento]) que permite que os computadores conectados em rede e que não têm um sistema operacional sejam configurados e inicializados remotamente.

R

RAID — (Redundant Array of Independent Disks [matriz redundante de discos independentes]) — Um método de fornecer redundância de dados. Algumas implementações comuns de RAID são RAID 0, RAID 1, RAID 5, RAID 10 e RAID 50.

RAM — (Random Access Memory [memória de acesso randômico]) — Principal área de armazenamento temporário para instruções e dados de programas. Todas as informações armazenadas na RAM são perdidas quando o computador é desligado.

arquivo readme (arquivo leiame) — Arquivo de texto incluído no pacote de software ou no produto de hardware. Tipicamente, os arquivos Leia-me contêm informações sobre instalação e descrevem novos aperfeiçoamentos ou correções do produto que ainda não tenham sido documentados.

somente leitura — Dados e/ou arquivos que você pode ver, mas não pode editar e nem apagar. O arquivo terá o status “somente leitura” se:

¡Estiver em um disquete, CD ou DVD protegido fisicamente contra gravação.

¡Estiver em um diretório da rede e o administrador do sistema tiver atribuído direitos somente para indivíduos específicos.

taxa de renovação — Freqüência, medida em Hz, na qual as linhas horizontais da tela são recarregadas (algumas vezes esta taxa é chamada também de freqüência vertical). Quanto mais alta for a taxa de renovação, menos o olho humano perceberá o vídeo piscando.

resolução — A nitidez e a clareza de uma imagem produzida por uma impressora ou mostrada em um monitor. Quanto mais alta a resolução, maior será a nitidez da imagem.

RFI — (radio frequency interference [interferência de freqüência de rádio]) — Interferência gerada por freqüências normais de rádio, na faixa de 10 kHz a 100.000 MHz. As freqüências de rádio ficam na extremidade inferior do espectro de freqüência eletromagnética e estão mais sujeitas a interferências do que as radiações de freqüência mais alta, como infravermelho e luz.

ROM — (Read-Only Memory [memória somente para leitura]) — Memória que armazena os dados e os programas que não podem ser apagados nem gravados pelo computador. Diferentemente da RAM, a ROM mantém o seu conteúdo quando o computador é desligado. Alguns programas essenciais à operação do computador residem na ROM.

RPM — rpm (revoluções por minuto) — Número de rotações que ocorrem por minuto. Em geral, a velocidade do disco rígido é medida em rpm.

RTC — (Real Time Clock [relógio de tempo real]) — Relógio alimentado por bateria na placa de sistema que mantém a data e a hora após o computador ser desligado.

RTCRST — (Real Time Clock Reset [reajuste do relógio de tempo real]) — Jumper na placa de sistema de alguns computadores que pode ser usado para solucionar problemas.

S

SAS — (serial attached SCSI [SCSI serial conectada]) — Uma versão serial mais rápida da interface SCSI (como oposto à arquitetura paralela SCSI original).

SATA — ATA serial — Versão serial mais rápida da interface ATA (IDE).

ScanDisk — Utilitário da Microsoft que procura erros em arquivos, pastas e na superfície do disco rígido. O ScanDisk é freqüentemente executado quando o computador é reiniciado após parar de responder.

SCSI — SCSI (Small Computer System Interface [interface para computador de pequeno porte]) — Interface de alta velocidade usada para conectar

dispositivos a um computador, como discos rígidos, unidades de CD, impressoras e scanners, por exemplo. A interface SCSI pode conectar vários dispositivos usando um único computador. Cada dispositivo é acessado por um número de identificação individual no barramento do controlador SCSI.

SDRAM — (Synchronous Dynamic Random-Access Memory [memória de acesso randômico dinâmico síncrono]) — Tipo de DRAM sincronizada com a velocidade ideal de clock do processador.

conector serial — Porta de E/S geralmente usada para conectar dispositivos ao computador, como assistentes digitais pessoais ou câmera digital.

etiqueta de serviço — – Etiqueta de código de barras colada ao computador e usada para identificar o computador quando você acessar o serviço de suporte Dell no site support.dell.com ou quando você ligar para a Dell a fim de obter serviço de atendimento ao cliente ou serviço de suporte técnico.

programa de configuração — Programa usado para instalar e configurar hardware e software. Os programas setup.exe ou install.exe acompanham a maioria dos pacotes de software Windows. O programa de configuração difere da configuração do sistema.

atalho — Ícone que fornece rápido acesso a programas, pastas, unidades e programas usados com freqüência. Quando você coloca um atalho na área de trabalho do Windows e clica nesse ícone duas vezes, você pode abrir a pasta ou o arquivo correspondente sem precisar procurá-lo primeiro. Os ícones de atalho não alteram o local dos arquivos. Se você apagar um atalho, o arquivo original não será afetado. Além disso, você pode renomear os ícones de atalho.

SIM — (Subscriber Identity Module [módulo de identidade do assinante]) — Uma placa SIM contém um microchip que codifica transmissões de voz e dados. Os cartões SIM podem ser usados em telefones e computadores portáteis.

cartão inteligente — Cartão que é incorporado a um processador e a um chip de memória. Os cartões inteligentes podem ser usados para autenticar usuários em computadores equipados para o uso desses cartões.

S/PDIF — (Sony/Philips Digital Interface [interface digital Sony/Philips]) — Formato de arquivo de transferência de áudio que permite a transferência de áudio de um arquivo para outro sem convertê-lo em/de um formato analógico, o que poderia degradar a qualidade do arquivo.

modo de espera — Modo de gerenciamento de energia que desativa todas as operações desnecessárias do computador para economizar energia.

Strike Zone™ — Área reforçada da base da plataforma que protege o disco rígido, agindo como um dispositivo de amortecimento para ajudar o computador a absorver choques ou protegê-lo se ele for derrubado (independentemente do sistema estar ligado ou desligado).

protetor contra surtos de tensão — Evitam que picos de tensão, como os que podem ocorrer durante uma tempestade com raios, entrem no computador através da tomada elétrica. Os protetores contra surtos de tensão não protegem contra raios ou quedas de tensão, que ocorrem quando a tensão passa para mais do que 20% abaixo do nível de tensão de linha AC normal.

Os protetores contra surto não protegem as conexões de rede. Sempre desconecte o cabo de rede do conector de rede durante as tempestades com raios.

SVGA — super-video graphics array — Padrão de vídeo para controladores e placas de vídeo. As resoluções SVGA típicas são 800 x 600 e 1.024 x 768.

O número de cores e a resolução que um programa exibe dependem dos recursos do monitor, do controlador de vídeo e de seus drivers, bem como da quantidade de memória de vídeo instalada no computador.

saída de TV S-vídeo — Conector usado para ligar a TV ou o dispositivo de áudio digital ao computador.

SXGA — (Super-Extended Graphics Array [matriz gráfica super-estendida]) — Padrão de vídeo para controladores e placas de vídeo que oferece suporte para resoluções de até 1.280 x 1.024.

SXGA+ — (Super-Extended Graphics Array Plus [matriz gráfica super-estendida +]) — Padrão de vídeo para controladores e placas de vídeo que oferece suporte para resoluções de até 1.400 x 1.050.

placa de sistema — A placa principal do computador. Também chamada de placa-mãe.

configuração do sistema — Utilitário que funciona como interface entre o hardware do computador e o sistema operacional. A configuração do sistema permite configurar opções que podem ser selecionadas pelo usuário no BIOS, como data e hora ou a senha do sistema. Não altere as configurações desse programa, a menos que você saiba que efeitos essas alterações terão no computador.

T

TAPI — (Telephony Applications Programming Interface [interface de programação de aplicações em telefonia]) — Permite que os programas do Windows funcionem com uma ampla variedade de dispositivos de telefonia, como voz, dados, fax e vídeo.

editor de texto — Programa usado para criar e editar arquivos que contêm somente texto. O Bloco de notas do Windows, por exemplo, utiliza um editor de texto. Os editores de texto geralmente não fornecem funcionalidade de quebra automática de linha ou formatação (opção de sublinhar, alterar fontes, etc.).

TPM — (trusted platform module [módulo de plataforma confiável]) — Um recurso de segurança baseado em hardware que quando combinado com um software de segurança aumenta a proteção da rede e do computador mediante a ativação de recursos como proteção de arquivos e de e-mail.

módulo de viagem — Dispositivo plástico projetado para caber no compartimento de módulos do computador portátil e reduzir o peso do computador.

U

UAC — (user account control [controle de conta de usuário]) — Recurso de segurança do Microsoft Windows Vista™ que, quando ativado, fornece uma camada adicional de segurança entre contas de usuário e o acesso às configurações do sistema operacional.

UMA — unified memory allocation — Memória do sistema alocada de maneira dinâmica para vídeo.

UPS — (Uninterruptible Power Supply [fonte de alimentação ininterrupta]) — Fonte de alimentação de reserva utilizada em casos de interrupção do fornecimento de energia elétrica ou queda do nível de tensão a um valor inaceitável. A UPS mantém o computador funcionando por um período de tempo limitado quando não há energia elétrica. Os sistemas UPS geralmente fornecem supressão de surtos de tensão e, em alguns casos, regulação de tensão. Os sistemas UPS pequenos fornecem energia de bateria por alguns minutos para permitir que você salve seus programas e desligue o computador.

USB — (Universal Serial Bus [barramento serial universal]) — – Interface de hardware para dispositivos de baixa velocidade, como teclado, mouse, joystick,

scanner, conjunto de alto-falantes, impressora, dispositivos de banda larga (DSL e modems a cabo), dispositivos de imagem ou dispositivos de armazenamento compatíveis com USB. Os dispositivos são conectados diretamente a um soquete de 4 pinos no computador ou a um hub de várias portas que se conecta ao computador. Os dispositivos USB podem ser conectados com o computador ligado. Eles podem também ser montados juntos, em correntes tipo margarida.

UTP — (Unshielded Twisted Pair [par trançado não blindado]) — Descreve um tipo de cabo usado na maioria das redes telefônicas e em algumas redes de computadores. Os pares de fios não blindados são trançados para garantir proteção contra interferência eletromagnética, em vez de ser usada uma luva de metal ao redor de cada par de fios.

UXGA — (Ultra Extended Graphics Array [matriz gráfica ultra-estendida]) — Padrão de vídeo para controladores e placas de vídeo que oferece suporte para resoluções de até 1.600 x 1.200.

V

controlador de vídeo — O circuito de uma placa de vídeo ou de sistema (em computadores com um controlador de vídeo integrado) que, aliado ao monitor, oferece recursos de vídeo ao computador. — —

memória de vídeo — Memória que consiste em chips de memória dedicados às funções de vídeo. A memória de vídeo é geralmente mais rápida do que a memória do sistema. A quantidade de memória de vídeo instalada influencia principalmente no número de cores que um programa pode mostrar.

modo de vídeo — Modo que descreve a forma de exibição de texto e elementos gráficos no monitor. Os softwares baseados em elementos gráficos, como os sistemas operacionais Windows, são mostrados em modos de vídeo que podem ser definidos como x pixels horizontais por y pixels verticais por z cores. Os softwares baseados em caracteres, como editores de texto, são mostrados em modos de vídeo que podem ser definidos como x colunas por y linhas de caracteres.

resolução de vídeo — Consulte resolução.

vírus — Programa criado para causar danos ou destruir dados armazenados no computador. Esses programas passam de um computador para outro por meio de discos, softwares obtidos por meio de download da Internet ou anexos de e-mails infectados. Quando um programa infectado é aberto, seu vírus embutido também é ativado.

Um tipo comum de vírus é o vírus de inicialização, que é armazenado nos setores de inicialização de disquetes. Se o disquete for deixado na unidade quando o computador é desligado e depois ligado, o computador será infectado ao ler os setores de inicialização desse disquete para localizar o sistema operacional. Se o computador for infectado, o vírus de inicialização poderá se duplicar em todos os disquetes que forem lidos ou gravados no computador enquanto o vírus não for eliminado.

V — Volt — Medida de potencial elétrico ou força eletromotriz (tensão). 1 Volt é a tensão que aparece nos terminais de uma resistência de 1 ohm quando uma corrente de 1 ampère flui por essa resistência.

W

W — watt — Medida de potência elétrica. 1 W é a potência gerada por 1 ampère de corrente fluindo sob 1 Volt.

WHr — Watt-hora — Unidade de medida geralmente usada para indicar a capacidade aproximada de uma bateria. Por exemplo, uma bateria de 66 Wh pode fornecer 66 W de energia por 1 hora ou 33 W por 2 horas.

papel de parede — Padrão ou figura de plano de fundo na área de trabalho do Windows. Para trocar o papel de parede, use o Painel de controle do Windows. Você também pode digitalizar sua imagem favorita e transformá-la em papel de parede.

WLAN — rede local sem fio. Uma série de computadores interconectados que se comunicam uns com os outros por ondas aéreas usando pontos de acesso ou roteadores sem fio para proporcionar acesso à Internet.

protegido contra gravação — Arquivos ou mídia que não podem ser alterados. Use a proteção contra gravação para impedir a alteração ou destruição de dados. Para proteger contra gravação um disquete de 3,5 polegadas, empurre a barra de proteção contra gravação para a posição aberta.

WWAN — (Wireless wide area network [rede sem fio de longa distância]). Uma rede sem fio de dados de alta velocidade usando tecnologia celular e cobrindo uma área geográfica muito maior do que a WLAN.

WXGA — (Wide-Aspect Extended Graphics Array — Um padrão de vídeo para controladores e placas de vídeo que suporta resoluções de até 1280 x 800.

X

XGA — (Extended Graphics Array [matriz gráfica estendida]) — Padrão de vídeo para placas e controladores de vídeo que oferece suporte para resoluções de até 1.024 x 768.

Z

ZIF — (Zero Insertion Force [força de inserção zero]) — Tipo de soquete ou conector que permite que um chip de computador seja instalado ou removido sem precisar pressionar o chip ou seu soquete.

Zip — Formato de compactação de dados amplamente usado Os arquivos compactados em formato Zip são chamados de arquivos Zip e, normalmente, têm nomes com a extensão .zip. Um tipo especial de arquivo compactado é o arquivo auto-extraível, que tem a extensão .exe. Para descompactar um arquivo auto-extraível, clique duas vezes nele.

unidade Zip — Unidade de disquete de alta capacidade desenvolvido pela Iomega Corporation que utiliza discos removíveis de 3,5 polegadas, chamados discos Zip. Os discos Zip são um pouco maiores que os disquetes normais, duas vezes mais grossos e armazenam até 100 MB de dados.

Voltar à página do índice

Voltar à página do índice

Como obter ajuda

Guia do Usuário do Dell™ OptiPlex™ 330

Como obter assistência

Problemas com pedidos

Informações sobre o produto

Como devolver itens em garantia para reparo ou reembolso

Antes de ligar para a Dell

Como entrar em contato com a Dell

Como obter assistência

ADVERTÊNCIA: Se você precisar remover a tampa do computador, desconecte primeiro os cabos de alimentação do computador e do modem de todas as tomadas elétricas.

Se você tiver um problema com o computador, execute os procedimentos a seguir para diagnosticar e solucionar o problema:

1.Consulte Solução de problemas para obter informações e procedimentos correspondentes ao problema do computador.

2.Consulte Dell Diagnostics para obter instruções sobre os procedimentos de como executar Dell Diagnostics.

3.Preencha a Lista de verificação de diagnósticos.

4.Use o extenso conjunto de serviços on-line da Dell disponível no site de suporte da Dell (support.dell.com) para obter ajuda sobre procedimentos de instalação e solução de problemas. Consulte Serviços on-line para obter uma lista mais completa do serviço de suporte on-line da Dell.

5.Se os procedimentos descritos anteriormente não resolverem o problema, consulte Como entrar em contato com a Dell.

NOTA: Quando você ligar para o serviço de suporte Dell, use um telefone próximo ao computador para facilitar ao representante da equipe de suporte ajudá-lo a executar os procedimentos necessários.

NOTA: O sistema de Código de serviço expresso da Dell pode não estar disponível em todos os países.

Quando solicitado pelo sistema telefônico automatizado da Dell, digite seu código de serviço expresso para encaminhar a chamada diretamente à equipe de suporte adequada. Se você não tiver o Código de serviço expresso, abra a pasta Dell Accessories clique duas vezes no ícone Express Service Code (Código de serviço expresso) e siga as instruções.

Para obter instruções sobre como usar o serviço de suporte Dell, consulte Serviço de suporte técnico e Serviço de atendimento ao cliente.

NOTA: Alguns dos serviços a seguir nem sempre estarão disponíveis em todos os locais fora dos Estados Unidos. Entre em contato com o representante local da Dell para obter informações sobre disponibilidade.

Serviço de suporte técnico e Serviço de atendimento ao cliente

O serviço de suporte Dell está disponível para responder às suas perguntas sobre o hardware Dell™. Nossa equipe de suporte usa diagnósticos baseados em computador para responder às suas perguntas com rapidez e exatidão.

Para entrar em contato com o serviço de suporte Dell, consulte Antes de ligar para a Dell e depois consulte as informações de contato correspondentes à sua região ou vá para o site support.dell.com.

DellConnect

DellConnect é uma ferramenta de acesso on-line simples que permite a um técnico do serviço e suporte Dell acessar o seu computador através de uma conexão de banda larga, diagnosticar o problema e corrigi-lo sob sua supervisão. Para obter mais informações, vá para support.dell.com e clique em DellConnect.

Serviços on-line

Você pode aprender sobre os produtos e serviços Dell nos seguintes sites:

www.dell.com

www.dell.com/ap (somente para países da Ásia e do Pacífico)

www.dell.com/jp (somente para o Japão)

www.euro.dell.com (somente para a Europa)

www.dell.com/la (países da América Latina e Caribe)

www.dell.ca (somente para o Canadá)

Você pode acessar o serviço de suporte Dell através dos seguintes sites e endereços de e-mail:

Sites de suporte Dell

support.dell.com

support.jp.dell.com (somente para o Japão)

support.euro.dell.com (somente para a Europa)

Endereços de e-mail para o serviço de suporte Dell

mobile_support@us.dell.com

support@us.dell.com

la-techsupport@dell.com (somente para países da América Latina e Caribe)

apsupport@dell.com (somente para países da Ásia e do Pacífico)

Endereços de e-mail da Dell para marketing e vendas

apmarketing@dell.com (somente para países da Ásia e do Pacífico)

sales_canada@dell.com (somente para o Canadá)

Protocolo de transferência de arquivo (FTP) anônimo

ftp.dell.com

Faça login como anonymous e use seu endereço de e-mail como senha.

Serviço AutoTech

Serviço de suporte automatizado Dell o serviço AutoTech fornece respostas gravadas às perguntas mais freqüentes dos clientes Dell sobre computadores portáteis e de mesa.

Ao ligar para esse serviço, use um telefone de teclas (multifreqüencial) para selecionar os assuntos correspondentes às suas perguntas. Para obter o número de telefone da sua região, consulte Como entrar em contato com a Dell.

Serviço automatizado de status de pedidos

Para verificar o status de qualquer pedido de produtos Dell™, vá para o site support.dell.com ou ligue para o serviço automatizado de status de pedidos. Uma gravação solicitará as informações necessárias para localizar seu pedido e fornecer um relatório sobre o mesmo. Para obter o número de telefone da sua região, consulte Como entrar em contato com a Dell.

Problemas com pedidos

Se houver algum problema com seu pedido, como peças ausentes ou incorretas, faturamento errado, etc. entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Dell. Quando você ligar, tenha a fatura ou a nota de expedição à mão. Para obter o número de telefone da sua região, consulte Como entrar em contato com a Dell.

Informações sobre o produto

Se você precisar de informações sobre outros produtos disponíveis da Dell ou se quiser fazer um pedido, visite o site da Dell em www.dell.com. Para obter o número de telefone da sua região ou para falar com um especialista de vendas, consulte Como entrar em contato com a Dell.

Como devolver itens em garantia para reparo ou reembolso

Prepare todos os itens que estão sendo devolvidos, para reparo ou reembolso, da seguinte forma:

1.Ligue para a Dell para obter um número de RMA (Return Material Authorization [autorização de retorno de material]) e escreva-o com destaque na parte externa da caixa.

Para obter o número de telefone da sua região, consulte Como entrar em contato com a Dell.

Dell OptiPlex 330 User Manual

2.Inclua uma cópia da fatura e uma carta descrevendo o motivo da devolução.

3.Inclua uma cópia da Lista de verificação de diagnósticos (consulte Lista de verificação de diagnósticos), indicando os testes que você executou e todas as mensagens de erro fornecidas pelo Dell Diagnostics (consulte Dell Diagnostics).

4.Inclua todos os acessórios pertencentes ao(s) item(ns) que esteja(m) sendo devolvido(s) (cabos de alimentação, disquetes de software, manuais, etc.) no caso de devolução para recebimento de crédito.

5.Embale o equipamento a ser devolvido nos materiais de embalagem originais (ou equivalentes).

Você deverá arcar com as despesas de envio. Você também será responsável pelo seguro dos produtos devolvidos e assumirá o risco de perda durante o transporte até a Dell. Não serão aceitos pacotes usando o método de pagamento C.O.D. (pagamento contra entrega), ou seja, pagamento no ato da entrega.

As devoluções que não atenderem a qualquer um dos requisitos citados anteriormente serão recusadas no setor de recebimento da Dell e devolvidas ao cliente.

Antes de ligar para a Dell

NOTA: Ao ligar, tenha à mão o seu código de serviço expresso. O código auxilia o sistema de suporte automatizado por telefone da Dell no direcionamento mais eficiente da sua ligação. Pode ser que a etiqueta de serviço seja também solicitada. Ela está localizada na parte traseira ou inferior do seu computador.

Lembre-se de preencher a Lista de verificação de diagnósticos (consulte Lista de verificação de diagnósticos). Se possível, ligue o computador antes de telefonar para a assistência técnica da Dell e faça a ligação de um telefone próximo ao computador Você poderá ser solicitado a digitar alguns comandos no teclado, fornecer informações detalhadas durante as operações ou tentar outras opções de solução de problemas que só podem ser executadas no próprio computador. Tenha a documentação do computador disponível.

ADVERTÊNCIA: Antes de trabalhar na parte interna do computador, leia as instruções de segurança contidas no Guia de Informações do Produto.

Lista de verificação de diagnósticos

Nome: Data:

Endereço: Telefone:

Etiqueta de serviço (código de barras na parte traseira ou inferior do computador):

Código de serviço expresso:

Número RMA (Return Material Authorization [autorização de retorno de material]), se fornecido pelo técnico do serviço de suporte Dell:

Sistema operacional e versão:

Dispositivos:

Placas de expansão:

Você está conectado a uma rede? Sim Não

Rede, versão e adaptador de rede:

Programas e versões:

Consulte a documentação do sistema operacional para se inteirar do conteúdo dos arquivos de inicialização do sistema. Se o computador estiver conectado a uma impressora, imprima cada arquivo. Caso contrário, anote o conteúdo de cada arquivo antes de ligar para a Dell.

Mensagem de erro, código de bipe ou código de diagnóstico:

Descrição do problema e dos procedimentos executados para solucioná-lo:

Como entrar em contato com a Dell

NOTA: Se não tiver uma conexão de internet ativa, você pode localizar a informação sobre o contato na fatura de compra, recibo, nota da embalagem ou no catálogo de produtos Dell.

A Dell fornece várias opções de serviço e suporte on-line e por telefone. Como a disponibilidade pode variar de acordo com o país e com o produto, alguns dispositivos podem não estar disponíveis na sua área. Para entrar em contato com a Dell para tratar de assuntos referentes a vendas, suporte técnico ou serviço de atendimento ao cliente:

1.Visite support.dell.com.

2.Procure o seu país ou a sua região no menu suspenso Choose A Country/Region (Escolha um país ou região) na parte inferior da página.

3.Clique em Contact Us (Entrar em contato conosco) no lado esquerdo da página.

4.Selecione o serviço adequado ou o link de suporte com base na sua necessidade.

5. Escolha o método de contato Dell que seja conveniente para você.

Voltar à página do índice

Voltar à página do índice

Guia do Usuário do Dell™ OptiPlex™ 330

Como usar dispositivos multimídia

Como usar dispositivos multimídia

Como tocar CDs ou DVDs

AVISO: Não pressione a bandeja de CD ou DVD para baixo ao abri-la ou fechá-la. Mantenha a bandeja fechada quando não estiver usando a unidade.

AVISO: Não mova o computador quando ele estiver tocando CDs ou DVDs.

1.Pressione o botão de ejeção na frente da unidade.

2.Coloque o disco, com o lado da etiqueta voltado para cima, no centro da bandeja.

3.Pressione o botão ejetar ou empurre a bandeja delicadamente.

Para formatar CDs de armazenamento de dados, para criar CDs de música ou para copiar CDs, consulte o software de CD fornecido com seu computador.

NOTA: Ao criar CDs, obedeça a todas as leis de direitos autorais.

Um tocador de CD tem os seguintes botões básicos:

Executar

Mover para trás dentro da faixa atual

Pausa

Mover para a frente dentro da faixa atual

Parar

Ir para a faixa anterior

Ejetar

Ir para a próxima faixa

Um tocador de DVD tem os seguintes botões básicos:

Parar

Reiniciar o capítulo atual

Executar

Avanço rápido

Pausa

Retrocesso rápido

Avançar um único quadro enquanto está no modo Pausa

Ir para o próximo título ou capítulo

Executar continuamente o título ou capítulo atual

Ir para o título ou capítulo anterior

Ejetar

Para obter mais informações sobre como tocar CDs ou DVDs, clique em Help (Ajuda) no tocador de DVD ou CD (se disponível).

Como ajustar o volume

NOTA: Quando os alto falantes estiverem no modo “sem áudio”, você não conseguirá ouvir o CD ou o DVD que estiver tocando.

1.Abra a janela Volume Control (Controle de volume).

2.Clique e arrasta a barra na coluna Volume Control (Controle de volume) e deslize-a para cima ou para baixo para aumentar ou diminuir o volume.

Para obter mais informações sobre as opções de controle de volume, clique em Ajuda na janela de controle de volume.

O medidor de volume mostra o nível de volume atual, inclusive o nível “sem áudio”, do computador. Clique no ícone do QuickSet na barra de tarefas e selecione ou desselecione Disable On Screen Volume Meter (Desativar o medidor de volume na tela) ou pressione os botões de controle de volume para ativar ou desativar o medidor de volume na tela.

1

ícone de volume

2

Medidor de volume

3 ícone “sem áudio”

Como ajustar a imagem

Se uma mensagem de erro informar que a intensidade da cor e a resolução atuais estão usando muita memória e impedindo a reprodução do DVD, ajuste as propriedades de vídeo.

Microsoft Windows XP

1.Clique em Iniciar® Painel de controle® Aparência e temas.

2.Em Escolha uma tarefa, clique em Alterar a resolução de tela.

3.Em Resolução de tela, clique e arraste a barra para reduzir a configuração de resolução.

4.No menu suspenso de Qualidade da cor, clique em Média (16 bits) e depois em OK.

Sistema operacional Microsoft Windows Vista™

1.Clique em no botão Iniciar do Windows Vista, clique em Painel de controle e depois clique em Aparência e personalização.

2.Em Personalização, clique em Ajustar resolução de tela.

Loading...
+ 123 hidden pages