Danfoss GD Heavy Duty Data sheet [pt]

Ficha técnica
Unidade de detecção de gás da Danfoss
Tipo GD Heavy Duty
As unidades de detecção de gás Heavy Duty são utilizadas para monitoramento e alerta de concentrações perigosas de gás amônia. São projetadas para aplicações ATEX/IECEx e consistem em um invólucro de metal robusto, à prova de fogo, que pode ser mantido fechado após o cabeamento, desde que a programação (configuração) seja realizada por campo magnético no display por meio de uma caneta magnética Dependendo da aplicação, elas estão disponíveis com um sensor eletroquímico, semicondutor ou Pellistor, cobrindo uma ampla faixa de ppm.
As unidades de detecção de gás Heavy Duty são projetadas para serem autônomas, conectadas a um sistema central, tal como uma Unidade de controle de detecção de gás ou um PLC.
Como autônoma, o relé integrado pode ser utilizado para ativação de controladores de alarme, enquanto que a conexão Analógica ou Modbus RS485 a um sistema central permite o monitoramento centralizado adicional e ativação de alarme.
As unidades de detecção de gás vêm com um alarme de duas etapas configurado como padrão de fábrica e pronto para o uso. O software integrado permite ao usuário configurar dois intervalos individuais de alarmes. O Alarme 1, um pré-alarme indicando que o nível do gás passou do limite predefinido 1; e, caso o nível do gás passe do limite predefinido 2, o Alarme final 2.
Características • Detectores de gás digitais, configurados de
fábrica e pré-calibrados para instalação “plug­and-play” (sem necessidade de ajuste)
• Fácil configuração por meio de display e caneta magnética, além de interface intuitiva de usuário; ajuda a simplificar o manuseio para o operador e minimiza o risco de erros operacionais, de ajustes e de calibração
• Conexão autônoma (relé integrado) e/ou conexão flexível ao controlador central – tanto Analógica ou Modbus RS485, comunicação aberta
• Ampla seleção de tipos de sensores e faixas de detecção
• Cor de fundo do display, indicando alarme ou falha de comunicação ao ficar vermelho
• Cabeamento de fieldbus – comunica e energiza até 96 sensores, com comprimento máximo de 900 metros (2.953 pés) por segmento; os módulos de expansão do controlador permitem segmentos adicionais e relés de alarmes
• Autodiagnóstico automático para garantir comunicação e operação corretas Relé de falha integrado.
• Tampa de vedação do sensor para evitar a exposição prematura durante a instalação
• Interface digital de usuário que garante maior precisão do sensor
• Risco reduzido de alarmes falsos devido à compensação de sensores de temperatura
• Ajuste de alarme protegido por password, permitindo somente acesso autorizado
• Display LCD com estado de LED
• Caneta magnética/Botão de reconhecimento integrado para redefinir alarmes e verificar se não há vazamentos de gás
• Alertas de serviço na unidade, no controlador ou em ambos, legíveis por meio do display da ferramenta de serviço
• Procedimentos de calibração rápidos e precisos, tanto por substituição de sensores “Plug & Play” como por calibração com gás.
• Sem exigência de potenciômetros ou multímetros
• Para mais segurança e para otimizar a vida útil do sensor, sensores deteriorados e com sensibilidade muito baixa (<30%) são rejeitados durante o processo de calibração.
• Conformidade com Ex d EN60079-0, -1, Ex d IEC 60079-0, -1, EN 50402, EN 61508-1, -2, -3, EN 50271
• Certificado BVS 15 ATEX E 129 X, IECEx 16.0038 X
• Proporciona conformidade de regulamentação com EN 378:2016, ISO 5149:2014, IIAR 2-2017 e ASHRAE 15:2016
© Danfoss | DCS (ms) | 2019.08
AI272547483504pt-000201 | 1
Ficha técnica | Unidades de detecção de gás da Danfoss, tipo GD Heavy Duty
Conteúdo Página
Características ......................................................................................1
Princípio de funcionamento/Operação ..............................................................3
Assistência e manutenção ..........................................................................3
Especificações ......................................................................................4
Conexão elétrica....................................................................................5
Circuito de fieldbus .................................................................................6
Informações gerais .................................................................................7
Tipos de gases e limites .............................................................................7
Esquema de alarmes................................................................................8
Selecionamento ....................................................................................8
2 | AI272547483504pt-000201
© Danfoss | DCS (ms) | 2019.08
Ficha técnica | Unidades de detecção de gás da Danfoss, tipo GD Heavy Duty
Princípio de funcionamento/ Operação
Serviço e manutenção
Um sensor pode ser conectado à placa do sensor Heavy Duty por meio de barramento local. A placa do sensor fornece a fonte de alimentação ao sensor e prepara os dados medidos para a comunicação digital.
O menu de operações do software do Heavy Duty é acessado por meio do display usando caneta magnética, pelo Controlador de detecção de gás, ou por meio da Ferramenta de serviço de GD dedicada (ou Ferramenta de PC). A Ferramenta de serviço (ou Ferramenta de PC) é plugada diretamente na placa da unidade, mediante o uso de um adaptador. Estas interfaces permitem a configuração da unidade, ajustando os níveis de alarme e a calibração do arquivo do sensor.
A Ferramenta de serviço (ou Ferramenta de PC) pode ser utilizada em todas as unidades através das plataformas Basic, Premium e Heavy Duty.
As unidades Heavy Duty de detecção de gás são calibradas tanto por substituição dos sensores quanto por calibração com gás.
Os sensores de substituição Plug & Play são pré­calibrados e certificados de fábrica para haver um procedimento de calibração rápido e fácil. O sensor é conectado ao barramento local por meio de conexão de plugue, permitindo uma troca simples e fácil do sensor, em vez de uma calibração. A rotina de troca interna reconhece o sensor trocado durante o processo e reinicia o modo de medição automaticamente. Um LED indica o procedimento correto da operação de troca.
Para unidades autônomas, os sinais de alarme são controlados pelo software da unidade, o qual ativa diretamente os relés integrados. Para unidades controladas centralmente, os sinais de alarme são controlados pelo Controlador de detecção de gás (ou um PLC) por meio de saída analógica de 4 a 20 mA (2 a 10 V) ou por comunicação aberta do Modbus RS485.
Para uma segurança operacional extra, a modificação de parâmetros é protegida por password, permitindo somente o acesso autorizado. Um password padrão de fábrica pode ser facilmente personalizado.
Como alternativa, a calibração com gás pode ser realizada por meio da Ferramenta de serviço (ou Ferramenta de PC), com um gás de calibração com a concentração correta e o adaptador de calibração da Danfoss. As unidades de detecção de gás da Danfoss contam com uma interface e um procedimento de calibração digital integrados, o que torna o processo de calibração fácil, preciso e com economia de tempo. Não há exigência de potenciômetros ou multímetros para a calibração. O procedimento de calibração exige o uso de muito menos gás de calibração por calibração se comparado com as rotinas tradicionais.
Para garantir o funcionamento adequado das unidades e para evitar erros humanos, o sensor só pode ser substituído por outro do mesmo tipo e faixa de ppm (substituição exata) que combine com a configuração. Se for instalado um sensor diferente, a unidade de GD mostra um erro de comunicação.
© Danfoss | DCS (ms) | 2019.08
AI272547483504pt-000201 | 3
Loading...
+ 7 hidden pages