Danfoss AK-CC 210B User guide [pt]

Guia do usuário
Controlador para o controle de temperatura
AK-CC 210B, SW 1.0x
Sistema de controle de refrigeração ADAP-KOOL®
www.danfoss.com.br
Guia do usuário | Controlador para o controle de temperatura AK-CC 210B, SW 1.0x
84B8255
84B8256
Índice
Introdução ............................................................................................................2
Operação ...............................................................................................................3
Aplicações .............................................................................................................6
Pesquisa de funções ..........................................................................................8
Operação ............................................................................................................ 17
Pesquisa de menu ........................................................................................... 18
Pedido de compra ........................................................................................... 20
Conexões ............................................................................................................ 21
Dados ................................................................................................................... 22
Introdução
O AK-CC 210B é dedicado a “gabinetes plug-in” em supermercados.
Princípio
O AK-CC 210B controla a temperatura no gabinete com base na medição de um único sensor – Sair. Esse sensor pode ser colocado no uxo de ar frio após o evaporador ou no uxo de ar quente antes do evaporador, dependendo da composição e do uso do gabinete.
Danfoss
Sair
Uma medida da temperatura de degelo pode ser obtida diretamente através do uso de um sensor S5 ou indiretamente com o uso da medição do Sair.
Relés: os primeiros três relés são dedicados para Refrigeração, Degelo e Luz, respectivamente. O uso do relé 4 é selecionado pela conguração da aplicação e pode ser Alarme, Ventilador, Aquecimento do trilho, Ventilador do condensador ou Compressor 2.
As diferentes aplicações estão descritas na página 6.
Vantagens
• Muitas aplicações na mesma unidade
• O controlador possui funções técnicas de refrigeração integradas para que possa substituir uma coleção inteira de termostatos e temporizadores
• Botões e vedação integrados na parte frontal
• Monitoramento de alarme da temperatura do condensador com proteção de parada do compressor
• Relés vedados para uso com refrigerantes R290
• Pode controlar dois compressores
• Comunicação de dados de remontagem fácil
• Conguração rápida
• Duas referências de temperatura
• Entradas digitais para várias funções
• Função de relógio com backup super cap
• Calibração de fábrica que garantirá melhor precisão de medição do que a declarada na norma EN ISO 23953-2 sem calibração subsequente (sensor de ohm Pt 1000)
Sair
S5
Sair
Sair
Danfoss
S5
Sair
Sair
Danfoss
84B8257
2 | BC337220653630pt-br0201 © Danfoss | DCS (vt) | 2021.04
Guia do usuário | Controlador para o controle de temperatura AK-CC 210B, SW 1.0x
Tc - Temp. do condensador
tempot1 t2 t3 t4 t5 t6
84B8259
84B8260
tempo
Operação
Operação – Sensores
Um sensor de termostato – Sair – pode ser conectado ao controlador e a aplicação relevante dene a colocação. Pode ser colocado no ar antes do evaporador ou no uxo de ar após o evaporador. O último é utilizado principalmente onde há risco de temperatura muito baixa nos produtos.
Sair
Sair
Sensor de degelo
O melhor sinal concernente à temperatura do evaporador é obtido de um sensor de degelo montado diretamente no evaporador. Aqui o sinal pode ser usado pela função degelo, assim pode ocorrer o degelo mais curto e com maior economia energética.
Se não for necessário um sensor de degelo, o degelo pode ser parado com base no tempo ou Sair pode ser selecionado.
Sensor de temperatura do condensador
Um sensor de temperatura do condensador – Sc – pode ser utilizado para monitorar a temperatura no condensador. Dependendo das congurações, alarmes e outras ações podem ser gerados, incluindo parada de segurança do compressor que podem ser iniciadas com base nessa temperatura.
Alarmes e ações da temperatura do condensador
Uma advertência de alarme pode ser ativada quando a temperatura car acima de um limite denido do Alarme do Condensador denido e um alarme crítico pode ser ativado em um limite mais alto do Alarme de Bloco do Condensador. Nesse nível crítico, diferentes ações podem ser iniciadas, por exemplo, desligar a luz do gabinete, desligar o compressor ou ambas. A ação desejada é denida pelo parâmetro “P92”.
Os compressores podem ser parados permanentemente se um número denido de alarmes críticos ocorrer dentro de um período de tempo denido. Se o número de eventos exceder a conguração no parâmetro “P94” dentro de um período denido no “P93”, o último evento sempre incluirá uma parada do compressor, juntamente com outras ações denidas no “P92”. Este estado requer um reset manual antes de uma nova partida do compressor.
Alarme do bloco do condensador (A54)
Alarme do condensador (A37)
Diferencial
(A78)
Atraso
(A55)
S5
Sc
Danfoss
84B8258
2x Dif. (A78)
Danfoss
© Danfoss | DCS (vt) | 2021.04 BC337220653630pt-br0201 | 3
Danfoss
Período (P93)
12345
Eventos no período
(P94)
Reset manual
Funcionamento do compressor ativado
Guia do usuário | Controlador para o controle de temperatura AK-CC 210B, SW 1.0x
Controle de dois compressores
Esse controle é usado para controlar dois compressores do mesmo tamanho. O princípio de controle é que um dos compressores conecta com ½ do diferencial do termostato e outro com o diferencial completo. Quando o termostato é ativado, o compressor com menos horas de operação é iniciado. O outro compressor dará partida somente após um tempo de atraso determinado, de forma que a carga será dividida entre eles. O tempo de atraso tem prioridade mais alta que a temperatura. Quando a temperatura do ar cair pela metade do diferencial, um compressor parará, enquanto o outro continuará funcionando sem parar até atingir a temperatura necessária. Os compressores usados devem ser de um tipo que seja capaz de dar partida contra uma alta pressão.
Mudança da referência de temperatura
Em um dispositivo de impulso, por exemplo, utilizado para vários grupos de produtos, a referência de temperatura é alterada facilmente com um sinal de contato em uma entrada digital. O sinal altera o setpoint normal do termostato por um valor predenido. Ao mesmo tempo, os limites de alarme alto e baixo serão deslocados pelo mesmo valor.
Retrocesso noturno
A referência do termostato pode ser exibida com uma compensação à noite. O valor limite de alarme será alterado pelo mesmo valor que a compensação noturna. A alteração será aplicada apenas para compensação noturna positiva.
Diferencial
½ diferencial
°C do
desligamento
Diferencial
½ diferencial
°C do
desligamento
Entradas digitais
Há duas entradas digitais que podem ser utilizadas para as seguintes funções: – Limpeza do compartimento – Função de contato da porta com alarme – Iniciar um degelo – Degelo coordenado (apenas DO2) – Retrocesso noturno – Comutação entre duas referências de temperatura – Relatar o estado da entrada digital via comunicação de dados
Função de limpeza do compartimento
Essa função torna fácil dirigir o aparelho de refrigeração através de uma fase de limpeza. Pressionando três vezes um interruptor é possível mudar de uma fase para a seguinte. Pressionar pela primeira vez interrompe a refrigeração – os ventiladores continuam funcionando. “Mais tarde”: Pressionar pela segunda vez interrompe os ventiladores “Mais tarde ainda”: Pressionar pela terceira vez reinicia a refrigeração As diferentes situações podem ser seguidas no display.
Na rede, um alarme de limpeza é transmitido para a unidade do sistema. Esse alarme pode ser “registrado” de modo que seja fornecida a prova da sequência de eventos.
Função de contato da porta
Em salas frias e salas de congelamento o interruptor da porta pode ligar e desligar a luz, iniciar e parar a refrigeração e emitir alarme se a porta permanecer aberta por muito tempo.
- + + °C
1 ÷ + Ventilador
2 ÷ ÷ O (Desligado)
3 + + °C
4 | BC337220653630pt-br0201 © Danfoss | DCS (vt) | 2021.04
Guia do usuário | Controlador para o controle de temperatura AK-CC 210B, SW 1.0x
Degelo
Dependendo da aplicação é possível escolher entre os seguintes métodos de degelo: Natural: Aqui, os ventiladores são mantidos em operação
durante o degelo Elétrico: O elemento de aquecimento é ativado Gás quente: A saída de degelo é utilizada para controlar
um solenoide que permite que o gás quente ua
através do evaporador. O compressor é mantido
em funcionamento para gerar gás quente.
Início do degelo
Um degelo pode ser iniciado de diferentes maneiras: Intervalo: O degelo é iniciado em intervalos de tempo xos, por exemplo, a cada oito horas. Tempo de refrigeração: O degelo é iniciado em intervalos de tempo
de refrigeração xos. Em outras palavras, uma baixa necessidade de refrigeração “adiará” o próximo degelo.
Programa: Aqui o degelo pode ser iniciado em horários
xos do dia e da noite. No entanto, com um máximo de 6 vezes.
Contato: O degelo é iniciado com um sinal de contato
em uma entrada digital.
Rede: O sinal de degelo é recebido de uma unidade
do sistema via comunicação de dados.
Temp. do S5: Em sistemas 1:1, a eciência do evaporador pode
ser seguida. A formação de gelo iniciará um degelo.
Manual: Um degelo adicional pode ser ativado a partir
do botão mais inferior do controlador.
(Porém, não para a Aplicação 4).
Todos os métodos mencionados podem ser utilizados aleatoriamente – se apenas um deles for ativado, um degelo será iniciado.
Degelo coordenado
Há duas maneiras em que o degelo coordenado pode ser organizado. Com conexões de o entre os controladores ou via comunicação de dados.
Conexões de o
Um dos controladores é denido para ser a unidade controladora e um módulo de bateria pode ser equipado para garantir backup ao relógio. Quando um degelo é iniciado, todos os outros controladores acompanham e também iniciam um degelo. Após o degelo, os controladores individuais mudarão para a posição de espera. Quando todos estiverem na posição de espera haverá uma comutação para refrigeração. (Se apenas um do grupo exigir o degelo, os outros acompanharão).
Degelo via comunicação de dados
Todos os controladores são equipados com um módulo de comunicação de dados e, através da função de sobreposição de um gateway, é possível coordenar o degelo.
Máx. 15
© Danfoss | DCS (vt) | 2021.04 BC337220653630pt-br0201 | 5
Guia do usuário | Controlador para o controle de temperatura AK-CC 210B, SW 1.0x
Degelo por demanda
1. Com base no tempo de refrigeração
Quando o tempo de refrigeração agregado transcorrer um período denido, um degelo será iniciado.
2. Com base na temperatura
O controlador seguirá constantemente a temperatura no S5. Entre dois degelos, a temperatura do S5 cará mais baixa quanto mais o evaporador esfriar (o compressor opera durante um período mais longo e reduz ainda mais a temperatura do S5). Quando a temperatura ultrapassa uma variação permitida denida, o degelo será iniciado. Essa função funciona apenas em sistemas 1:1.
Alarme de solicitação de serviço
O controlador registrará o período de funcionamento acumulado em dias e um limite pode ser denido para ativar um “alarme de solicitação de serviço”, para indicar que a inspeção e limpeza do ventilador e do condensador estão próximas. Depois de fazer isso, o contador de tempo de funcionamento poderá ser reinicializado e um novo período iniciado.
Módulo extra
• Depois disso, o controlador pode ser equipado com
um módulo de inserção, caso exigido pela aplicação.
O controlador foi preparado com plugue, portanto,
basta pressionar o módulo. – Módulo de bateria O módulo garante tensão para o controlador se a tensão de
alimentação desligar durante mais de quatro horas. A função de
relógio pode assim ser protegida durante uma falta de energia. – Comunicação de dados Se for necessário operar um PC, um módulo de comunicação
de dados deve ser instalado no controlador.
Display externo Se for necessário indicar a temperatura na frente do
equipamento de refrigeração, um display tipo EKA 163A pode ser montado. O display extra exibirá as mesmas informações que o display do controlador, mas não contém botões para operação. Se for necessário operar pelo display externo, um display tipo EKA 164A deve ser montado.
Aplicações
O AK-CC 210B foi desenvolvido para gabinetes plug-in refrigerados com um ou dois compressores. Três sensores podem ser conectados; Sair, S5 (terminação de degelo) e Sc (temperatura do condensador). Os primeiros três relés são usados para ligar/desligar o compressor, degelo e luz, enquanto o relé 4 é congurável por meio da conguração da aplicação “o61”. O relé pode ser congurado para cinco aplicações diferentes:
1. Relé de alarme
2. Controle do ventilador do evaporador
3. Controle de Resistência
4. Controle do ventilador do condensador
5. Controle do segundo compressor
DI1 e DI2 são entradas exíveis de Contato seco que podem ser conguradas para múltiplas funções via “o02” ou “o37” (consulte os ajustes na página 12-13).
6 | BC337220653630pt-br0201 © Danfoss | DCS (vt) | 2021.04
Guia do usuário | Controlador para o controle de temperatura AK-CC 210B, SW 1.0x
84B8250
Sair
S5 Sc DI1DI2
84B8252
Sair
S5 Sc
DI1DI2
84B8254
Sair
S5 Sc
DI1DI2
84B8251
Sair
S5 Sc
DI1DI2
84B8253
Sair
S5 Sc
DI1DI2 *)
Conexões dependentes da aplicação
13 14 15 16 17 18 19 20
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
230 V
13 14 15 16 17 18 19 20
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
1
13 14 15 16 17 18 19 20
Danfoss
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
2
Danfoss
230 V
3
13 14 15 16 17 18 19 20
Danfoss
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
4
Danfoss
230 V
13 14 15 16 17 18 19 20
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12
1
2
230 V
230 V
5
Danfoss
© Danfoss | DCS (vt) | 2021.04 BC337220653630pt-br0201 | 7
Loading...
+ 15 hidden pages