Daikin FXMQ200MBVE, FXMQ250MBVE Installation manuals [pt]

SYSTEM Inverter Air Conditioners
MODELS
Ceiling-mounted Duct type
FXMQ200MBVE FXMQ250MBVE
INSTALLATION MANUAL
READ THESE INSTRUCTIONS CAREFULLY BEFORE INSTALLATION. KEEP THIS MANUAL IN A HANDY PLACE FOR FUTURE REFERENCE.
DAIKIN.TCF.022J4/02-2015
TÜV Rheinland EPS B.V. (NB1856)
0305020101
Kita-ku, Osaka, 530-8323 Japan
Machinery 2006/42/EC **
Electromagnetic Compatibility 2004/108/EC *
Shinri Sada
Manager Quality Control Department
DAIKIN INDUSTRIES, LTD.
FXMQ200MBVE, FXMQ250MBVE
EN60335-2-40,
3P400659-1
Ar Condicionado de Inversor de Sistema VRV Manual de instalação
ÍNDICE
1. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA ..................................1
2. ANTES DA INSTALAÇÃO................................................2
3. SELECÇÃO DO SÍTIO PARA A INSTALAÇÃO ...............3
4. PREPARATIVOS NECESSÁRIOS PARA A
INSTALAÇÃO...................................................................4
5. INSTALAÇÃO DA UNIDADE INTERNA...........................4
6. TUBULAÇÃO DE REFRIGERANTE ................................5
7. TUBULAÇÃO DE DRENAGEM .......................................6
8. INSTALAÇÃO ELÉTRICA................................................7
9. EXEMPLO DE LIGAÇÕES E COMO REGULAR O
CONTROLO REMOTO....................................................7
10. AJUSTAMENTO DE CAMPO ..........................................9
11. PROCEDIMENTO DE TESTE .......................................10
12. DIAGRAMA DA REDE ELÉTRICA ................................11
As instruções originais foram redigidas em inglês. Todas as versões noutras línguas são traduções das instruções originais.
1. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA
Assegure-se de cumprir estas “PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA”. Este produto vem sob o termo “aparelhos não acessíveis ao público em geral”. Esta unidade é um produto de classe A. Num ambiente domés­tico este produto pode causar interferências de rádio, em cujo caso o utilizador poderá ter que tomar medidas adequadas.
Este manual classifica as precauções como ADVERTÊNCIA e PRECAUÇÃO. Assegure-se de que segue todas as precauções abaixo menci­onadas: Todas elas são importantes para garantir a segurança.
ADVERTÊNCIA ........... Indica uma situação potencial-
mente perigosa que, se não for evitada, pode resultar em morte ou ferimentos graves.
PRECAUÇÃO .............Indica uma situação potencial-
mente perigosa que, se não for evitada, pode resultar em feri­mentos moderados ou ligeiros. Também pode ser utilizada como alerta contra práticas inseguras.
• Após a conclusão da instalação, teste o ar condicionado e verifique o seu correto funcionamento. Dê ao utilizador instruções adequadas acerca do uso e limpeza da unidade interior de acordo com o Manual do Funcionamento. Peça ao utilizador para manter este manual e o Manual de Instruções juntos num local acessível para consulta.
ADVERTÊNCIA
• Peça ao seu revendedor local ou a pessoal qualificado para levar a efeito os trabalhos de instalação. Um trabalho inadequado pode resultar em fugas de água, choques elétricos ou incêndios.
• Execute os trabalhos de instalação em concordância com este manual de instalação.
Um trabalho inadequado pode resultar em fugas de água, choques elétricos ou incêndios.
• Para derrame de refrigerante, consulte o seu revendedor. Se o ar condicionado for instalado numa divisão pequena, será necessário tomar medidas eficazes para que a quan­tidade de líquido refrigerante não ultrapasse os limites de concentração em caso de fuga. Caso contrário isto poderá originar um acidente devido a deficiência de oxigénio.
• Assegure-se de que utiliza somente as peças e acessórios especificados para trabalhos de instalação. A não utilização das peças especificadas pode resultar na queda do ar condicionado, fuga de água, choques elétricos, fogo, etc.
• Instale o ar condicionado numa base que possa suportar o seu peso. A resistência insuficiente pode resultar na queda do ar condicionado e causar ferimentos. Adicionalmente pode originar vibração nas unidades de inte­rior e causar ruídos de vibração desagradáveis.
• Execute a instalação especificada tendo em consideração os ventos fortes, furacões ou terramotos. A instalação imprópria pode resultar em acidente, tal como a queda do ar condicionado.
• Tenha a certeza que todos os trabalhos elétricos são exe­cutados por pessoal qualificado, de acordo com a legislação aplicável (nota 1) e com este manual de instalação, usando um circuito separado. Adicionalmente, ainda que a fiação seja curta, assegure-se de que usa cabos com comprimento suficiente e nunca una cabos para completar o comprimento necessário. Capacidade da fonte de alimentação do circuito insuficiente ou uma construção elétrica imprópria pode levar a choques elétricos ou incêndios. (nota 1) legislação aplicável significa “Todas as diretivas,
leis, regulamentos e/ou códigos, internacionais e nacionais, que sejam relevantes e aplicáveis para um certo produto ou domínio”.
• Ligue o ar condicionado ao terra eléctrico. Não ligue o fio terra aos canos de gás ou água, pára-raios ou ao fio terra de telefone. A ligação à terra incompleta pode causar choques elétricos ou fogo. Uma alta corrente de surto produzida por raios ou por outras fontes pode causar danos ao ar condicionado.
• Assegure-se de que instala um disjuntor contra fugas para a terra. A não instalação do disjuntor contra fugas para a terra pode ocasionar choques elétricos e fogo.
• Desconecte o fornecimento de energia antes de tocar nos componentes elétricos. Se você tocar partes sob tensão, você pode levar choque elétrico.
• Certifique-se de que todas as ligações elétricas são seguras usando a cablagem especificada e assegurando que forças externas não agem nas conexões ou cablagem terminais. Uma conexão ou fixação incompleta pode causar um sobreaquecimento ou um incêndio.
• Quando fizer as ligações elétricas entre as unidades interior e exterior e a cablagem da fonte de alimentação, faça-o de forma ordenada para que a tampa da caixa de controlo possa ser fechada de forma segura. Se a tampa da caixa de controlo não estiver no lugar, pode
1 Português
resultar sobreaquecimento dos terminais, choques elétricos ou um incêndio.
• Se o gás de refrigeração verter durante a instalação, ventilar imediatamente a área. Poderá haver formação de gás tóxico, se o líquido refriger­ante entrar em contacto com fogo.
• Após a conclusão dos trabalhos de instalação, verifique, para ter a certeza, que não há fuga de gás refrigerante. Poderá haver formação de gás tóxico, se o líquido refriger­ante verter na divisão e venha a entrar em contacto com uma fonte de calor, tal como um termo-ventilador, fogão ou placa elétrica.
• Nunca toque diretamente num líquido refrigerante vertido acidentalmente. Isto poderá resultar em ferimentos graves causados por queimaduras de frio.
PRECAUÇÃO
• Instale o tubo de drenagem de acordo com este manual de instalação para assegurar a boa drenagem e isole o tubo para evitar condensação. Um tubo de drenagem impróprio pode causar fuga de água e molhar a mobília.
• Instale o ar condicionado e a fiação de energia elétrica, do controlo remoto e da transmissão a pelo menos 1 metro de distância de televisões ou rádios, para evitar interferências ou ruído. (Dependendo das ondas rádio, uma distância de 1 metro poderá não ser suficiente para eliminar o ruído.)
• Instale a unidade interior o mais afastada possível de lâmpa­das fluorescentes. Se for instalado um kit de controle remoto, a distância de transmissão poderá ser mais curta numa divisão onde uma instalação eletrónica de iluminação (do tipo inversor ou início rápido) de lâmpada fluorescente estiver instalada.
• Não instale o ar condicionado em lugares tais como os seguintes:
1. Em locais onde houver névoa de óleo, pulverização de
óleo ou de vapor como, por exemplo, numa cozinha. As peças resinosas podem deteriorar-se e causar a sua queda ou fuga de água.
2. Em locais onde é produzido gás corrosivo, tal como gás
de ácido sulfúrico. A corrosão de tubagens de cobre ou dos componentes soldados poderá provocar uma fuga do refrigerante.
3. Em locais onde exista maquinaria que emita ondas
eletromagnéticas. As ondas eletromagnéticas podem perturbar o sistema de controlo e causar o mau funcionamento do equipa­mento.
4. Em locais onde possam haver fugas de gases
inflamáveis, onde há fibras de carbono ou poeiras inflamáveis em suspensão no ar, ou onde se lida com produtos inflamáveis voláteis, tais como diluente ou gasolina. Se houver fuga de gás e este permanecer junto do ar condicionado, poderá causar ignição.
• Não se projectou o aparelho de ar condicionado para uso em atmosfera potencialmente explosiva.
• Certifique-se de que verifica o tipo de refrigerante R410A a utilizar antes de instalar a unidade. (A utilização de um refrig­erante incorrecto impedirá o funcionamento normal.)
• Os acessórios necessários à instalação devem ser retidos na sua posse até conclusão do trabalho de instalação. Não os deite fora!
• Decida sobre o meio de transporte.
• Deixe a unidade no interior da sua embalagem enquanto a transportar, até alcançar o sítio da instalação. Utilize uma tipóia de material macio, onde seja inevitável a desembala­gem, ou placas trotectoras conjuntamente com uma corda quando levantar, para evitar danos ou riscos na unidade.
• Ao deslocar a unidade na abertura ou depois, segure-a pelos suportes (× 4). Não aplique força à tubagem do refrig­erante, tubagem de drenagem ou peças de plástico.
• Para a instalação de uma unidade exterior, consulte o man­ual de instalação fornecido com a unidade exterior.
• Não instale ou opere a unidade em compartimentos menci­onados embaixo.
Cheia com óleo mineral ou vapor de óleo ou pulver-
ização como nas cozinhas. (É possível que as peças de plásticos se deteriorem, facto que poderá resultar na queda da unidade ou fugas.)
Onde existir gás corrosivo como o gás sulfuroso. (As
tubagens de cobre e pontos de soldadura podem oxi­dar, facto que poderá provocar fugas de refrigerante.)
Onde esteja exposto a gases combustíveis e onde
seja usado gás volátil inflamável tal como emulsio­nante ou gasolina. (Gás na vizinhança da unidade pode incendiar-se.)
Onde máquinas possam gerar ondas electromagnéti-
cas. (O sistema de controlo pode funcionar defeitu­osamente.)
Onde o ar contenha elevados níveis de sal tal como o
de próximo do oceano e onde a voltagem flutue grandemente tal como no das fábricas. Também, em veículos e navios.
• Esta unidade, tanto a interior com a exterior, destina-se ser instalada num ambiente comercial ou industrial ligeiro. Se for instalada como aparelho doméstico, poderá provocar interferências electromagnéticas.
2-1 PRECAUÇÕES
• Assegure-se de que lê este manual antes de instalar a unidade de interior.
• Confie a instalação ao estabelecimento de compra ou a um técnico qualificado. A instalação incorrecta poderá resultar em fugas e, em casos mais graves, choques eléctricos ou incêndios.
• Utilize exclusivamente peças fornecidas com a unidade ou peças que cumprem as especificações necessárias. O uso de peças não especificadas pode provocar a queda da unidade ou fugas e, nos casos mais graves, choques eléctri­cos ou incêndios.
• Assegure-se de que monta um filtro de ar (peça a ser adquir­ida no mercado) na passagem de sucção de ar de maneira a evitar o derramamento de água, etc.
2. ANTES DA INSTALAÇÃO
Durante a deslocação da unidade, ao retirá-la da caixa de cartão, levante-a segurando pelos ressaltos e sem exercer qualquer pressão noutras peças, especialmente a tubagem do refrigerante, a tubagem de drenagem e outras peças.
Português 2
2-2 ACESSÓRIOS
Verifique se os seguintes acessórios vêm incluidos com a unidade.
Nome
Quantidade 1 conjunto
Forma
Tubulação
anexada (1)
Outro
(
)
• Manual de operação
• Manual de instalação
• Parafusos para a ligaçã da flange (M5)(40 unidades)
• Material de isolamento (para suspensão)(2 unidades)
• Anilhas (8 unidades)
• Grampos (3 unidades)
• Parafuso de cabeça sextavada para friso de tubo (M10) (2 unidades)
• Arruela de sgurança para friso de tubo (M10) (2 unidades)
2-3 ACESSÓRIOS OPCIONAIS
• Estes são dois tipos de controladores remotos: com fios e sem fios. Seleccione um controlador remoto de acordo com o pedido do cliente e instale num lugar apropriado.
Foram tomadas notas do comprimento da tubulação do líquido de refrigeração e da carga do líquido de refrigeração adicional?
Não é clara a carga de líquido de refrigeração no sistema.
b. Itens para serem verificados no momento da entrega
Consulte igualmente a secção “PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA”.
Itens para serem verificados Verificar Explicou como se opera o sistema, mostrando o manual
de instruções ao cliente? Entregou ao cliente o manual de funcionamento e o de
instalação?
c. Pontos para explicação àcerca das operações
Os itens com as marcas ADVERTÊNCIA e PRECAUÇÃO no manual de operação são os itens que se pretende ter possibilidades de ferimentos corporais e danos materiais adicionalmente à utiliza­ção geral do produto. De uma maneira acordada, é necessário que efetue uma explicação total àcerca do conteúdo descrito e que tam­bém peça aos seus clientes para lerem o manual de operação.
Tabela 1
Controle remoto
Do tipo com fios BRC1E52
Do tipo sem fios
Do tipo de bomba de calor BRC4C65 Tipo de arrefecimento exclusivo BRC4C66
NOTA
• Se pretender utilizar um controlador remoto que não se encontra enumerado no Tabela 1, seleccione um controla­dor remoto adequado depois de consultar os catálogos e os documentos técnicos.
COM OS ITENS QUE SE SEGUEM, SEJA ESPECIAL­MENTE CUIDADOSO DURANTE A INSTALAÇÃO E VERIFIQUE-A DEPOIS DE TERMINADA.
a. Itens para serem verificados após acabar o trabalho
Itens para serem verifica­dos
As unidades interior ou exterior estão bem presas?
O teste de derrame de gás foi finalizado?
A unidade encontra-se totalmente vedada?
A drenagem corre suave­mente?
A voltagem da fonte de energia corresponde àquela mostrada na placa nominal?
A tubulação e o circuito elétrico estão corretos?
A unidade encontra-se ligada à terra com segurança?
A dimensão dos condutores elétricos está de acordo com as especificações?
Há algo a bloquear a tomada de saída do ar ou de entrada do ar de qualquer das unidades interna e externa?
Se não tiver sido feito ade­quadamente, o que é provável ocorrer.
A unidade poderá cair, vibrar ou produzir ruído.
Poderá resultar em arrefeci­mento insuficiente.
Poderá pingar água con­densada.
Poderá pingar água con­densada.
A unidade poderá funcio­nar mal ou os componentes queimar.
A unidade poderá funcionar mal ou os componentes queimar.
Perigoso em derrame elétrico.
A unidade poderá funcio­nar mal ou os componentes queimar.
Poderá resultar em arrefeci­mento insuficiente.
Verif icar
2-4 NOTA PARA O INSTALADOR
• Certifique-se de dar instruções aos clientes sobre o modo de utilizar correctamente a unidade (especialmente no que respeita à limpeza de filtros, utilização de funções diferentes e regulação da temperatura), fazendo com que eles realizem essas operações ao mesmo tempo que lêem o manual.
3. SELECÇÃO DO SÍTIO PARA A INSTA­LAÇÃO
Coloque material de isolamento térmico suplementar no corpo da unidade se houver suspeitas de que a humidade relativa no tecto ultrapassa os 80%. Utilize lã de vidro, esferovite ou mate­rial semelhante com uma espessura de 10 mm ou mais como material de isolamento térmico.
(1) Selecionar um local de instalação onde forem preenchidas
as seguintes condições e vão ao encontro da aprovação do seu cliente.
• No espaço superior (incluindo a retaguarda do tecto) da unidade interior onde não existe a possibilidade de pin­gos do tubo de refrigerante, tubo de drenagem, tubo de água, etc.
• Onde uma boa distribuição de ar possa ser assegurada.
• Onde não haja bloqueio na passagem de ar.
• Onde a água condensada possa ser apropriadamente drenada.
• No caso de os membros estruturais de suporte não serem suficientemente fortes para sustentar o peso da unidade, esta poderá cair e provocar ferimentos graves.
• Onde o teto falso não está visivelmente inclinado.
• Onde não houver o risco de fugas de gás inflamável.
• Onde haja espaço suficiente para manutenções e serviços em geral. (Consulte a Fig. 1)
• Onde a instalação da tubulação entre as unidades interna e externa seja possível dentro do limite permitido. (Ver o manual de instalação para a unidade externa.)
PRECAUÇÃO
• Instale as unidades interior e exterior, cabo de alimentação eléctrica e fios de ligação, no mínimo, 1 metro afastados de televisores ou rádios para impedir a existência de interferên­cias na imagem e som. (Dependendo das ondas radioeléctricas, é possível que um afastamento de 1 metro não seja suficiente para eliminar os ruídos.)
3 Português
Loading...
+ 9 hidden pages