AEG OEKOS.S2580-6SILVER User Manual [pt]

ÖKO SANTO SUPER
Frigorífico/Congelador
Instruções de utilização
AEG Hausgeräte GmbH Postfach 1036 D-90327 Nürnberg http://www.aeg.hausgeraete.de
2
Cara cliente, caro cliente
Antes de colocar o seu novo aparelho frigorífico em funcionamento, leia, por favor, atentamente estas instruções de utilização. Elas incluem informações importantes sobre a utilização segura, a insta­lação e a conservação do aparelho.
Guarde, por favor, as instruções de utilização para uma consulta posterior. Entregue-as aos eventuais proprietários posteriores do aparelho.
O triângulo de sinalização e/ou as palavras de advertência (Aviso!, Cuidado!, Atenção!) destacam as indicações importantes para a sua segurança ou para o funcionamento do aparelho. Observar imprete­rivelmente.
Este símbolo significa que, em seguida, irá obter informações suple­mentares sobre a operação e utilização prática do aparelho.
A folha de trevo assinala conselhos e indicações para que o aparelho possa ser utilizado de forma económica e não prejudicial ao meio ambiente.
As instruções de utilização fornecem-lhe indicações para a elimi­nação de falhas eventuais, ver capítulo "O que fazer, se...". Se estas indicações não forem suficientes, o nosso serviço de assistência téc­nica está sempre ao seu dispor.
Imprimido em papel fabricado ecologicamente
Quem pensa ecologicamente, age do mesmo modo ...
Indice
Segurança . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ....... 4
Remoção de materiais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6
Informações sobre a embalagem do aparelho . . . . . . . . . . . . . . 6
Remoção de aparelhos usados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6
Remoção da proteção de transporte . . . . . . . ............. 6
Instalação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
Local de instalção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7
Colocación . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ........ 8
Espaçadores posteriores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
Mudança do lado de abertura da porta . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 8
Antes de colocar o aparelho em funcionamento. ..........10
Ligação elétrica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ...... ... 10
Coloção em funcionamento e reulação da temperatura . . . . 10
Equipamento interior .................................11
Prateleiras . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .............. .. 11
Porta de interior variàvel
r
. . . . . . . . . . .....................11
Refrigeração dos alimentos . . . . . . . . . . . ........ ........12
Congelar e armazenamento de productos congelados . . . . . 12
Preparação de cubos de gelo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 14
Descongelar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ..... 14
Descrição do aparelho . . . . . . . . . . . ... . . . . . . . . . . . . . . . . . .15
Limpeza e conservação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . ........16
Conselhos pràticos para poupar energia . . . . . . . . . . . . . . . . 17
O que fazer, se... . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 17
Sluções para a eliminaça o de falhas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .17
Substituição da lâmpada . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 19
Serviço de assistência técnica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20
Prescrições, normas, directivas . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 20
3
2222 073-72
4
Segurança
Asegurança dos nossos aparelhos frigoríficos corresponde aos regu­lamentos técnicos vigentes e à lei sobre a segurança de aparelhos. Contudo, sentimonos na obrigação de lhe dar a conhecer as seguin­tes indicações de segurança:
Utilização conforme às disposições
• O aparelho frigorífico destina-se ao uso doméstico. Ele serve para refrigerar e congelar alimentos e para guardar produtos congela­dos, bem como para preparar gelo. Se o aparelho for utilizado para outros fins ou operado incorrectamente, o fabricante não assume qualquer responsabilidade pelos danos eventuais.
• Não é permitido efectuar remodelações ou alterações no aparelho frigorífico, por razões de segurança.
• Se utilizar o aparelho frigorífico para fins comerciais ou para outros fins além da refrigeração e congelação de alimentos e do armaze­namento de produtos congelados, é favor observar as prescrições legais vigentes na sua zona.
Antes da primeira colocação em funcionamento
• Verifique se o aparelho frigorífico apresenta danos de transporte. Não colocar, de modo algum, aparelhos danificados em funciona­mento! Em caso de danos, é favor dirigir-se aos fornecedores.
Agente de refrigeração
O aparelho contém, no circuito de refrigeração, o agente de refrige­ração isobutano (R600a), um gás natural altamente compatível com o meio ambiente, mas que é, contudo, inflamável.
• Ao transportar e instalar o aparelho, preste atenção para que nenhu­ma das peças do circuito de refrigeração seja danificada.
• Se o circuito de refrigeração for danificado: – É indispensável evitar fogo aberto e fontes de inflamação; – Arejar bem o compartimento em que se encontra o aparelho.
Segurança das crianças
• Os elementos de embalagem (p. ex. folhas, esferovite) podem ser
peri-gosos para as crianças. Perigo de asfixia! Manter os materiais de embalagem fora do alcance das crianças!
• Antes da remoção de aparelhos usados sem conserto, é favor inu-
tilizá los. Retirar a ficha de ligação à rede da tomada, desmontar o
5
cabo de ligação à rede, retirar ou destruir eventuais fechaduras de mola ou de ferrolho. Evitará, assim, que quaisquer crianças se fechem por brincadeira no aparelho (perigo de asfixia!) ou que se exponham a quaisquer outras situações em que possam correr perigo de vida.
• As crianças não sabem, muitas vezes, avaliar os perigos relaciona-
dos com a utilização de aparelhos domésticos. Providencie uma vigilância adequada e não permita que as crianças brinquem com o aparelho!
No funcionamento diário
• Recipientes que contenham gases ou líquidos inflamáveis, podem
tornarse permeáveis por acção do frio. Perigo de explosão! Não guarde no aparelho frigorífico recipientes com latas de spray , recar­gas para isqueiros, etc.
• Garrafas e latas não podem ser colocadas no congelador. Elas
podem estalar quando o seu conteúdo congela - se o seu conteúdo incluir gás, elas podem até explodir! Nunca coloque laranjadas, sumos, cerveja, vinho, champanhe, etc., no congelador. Excepção: bebidas com elevado teor de álcool podem ser postas no congelador .
• Não meter na boca gelado nem cubos de gelo acabados de sair do
congelador. O gelado ou gelo muito frio pode ficar agarrado aos lábios ou à língua e causar ferimentos.
• Não pegar nos produtos congelados com as mãos molhadas. As
mãos poderiam congelar e ficar agarradas aos produtos.
• Não operar aparelhos eléctricos (p. ex. máquinas eléctricas de fazer
gelados, batedeiras eléctricas) no aparelho frigorífico.
• Antes de iniciar trabalhos de limpeza, desligar sempre o aparelho e
retirar a ficha da tomada ou desconectar o fusível da casa.
• Para retirar a ficha da tomada, puxar a ficha e não o cabo.
Em caso de avarias
• Se algum dia o aparelho tiver uma avaria, consulte primeiro o capí-
tulo "O que fazer, se ..." destas instruções de utilização. Se as indi­cações contidas neste capítulo não oferecerem uma solução para o problema, é favor não proceder a outros trabalhos por sua conta.
• Os aparelhos frigoríficos só podem ser reparados por pessoal espe-
ci-alizado. Reparações impróprias podem dar origem a perigos gra­ves. Sendo necessário efectuar reparações, dirija-se à casa espe­cializada mais próxima ou ao nosso serviço de assistência técnica.
20
Serviço de assistência técnica
Se, em caso de avaria, não conseguir solucionar o problema com o auxílio destas instruções de utilização, é favor dirigirse à casa espe­cializada mais próxima ou ao nosso serviço de assistência técnica. Encontrará os endereços e números de telefone no folheto em anexo "Condições de garantia/Postos de assistência técnica".
Uma listagem precisa das peças sobressalentes necessárias, poderá evitar perdas de tempo e custos desnecessários. Por isso, é favor indicar os seguintes dados do seu aparelho:
• Designação do modelo
• Número do produto (PNC)
• Número de fabrico (S-No.)
Estas indicações encontramse na placa de características, no interior do aparelho. Para que possa ter estes dados sempre à mão, reco­mendamos que os registe aqui.
Se a indicação da temperatura assinalar uma falha (F1, F2, etc.), é favor participar ao serviço de assistência técnica a falha indicada.
Nota: uma deslocação injustificada do serviço de assistência técnica está sujeita a pagamento, mesmo durante o prazo de garantia.
Prescrições, normas, directivas
Este aparelho frigorífico foi concebido para uso doméstico e fabrica­do em conformidade com as normas vigentes para este tipo de apa­relhos. Durante a sua produção tomaram-se as providências neces­sárias, especialmente as que são prescritas pela lei sobre a segu­rança de aparelhos (GSG), pelas prescrições para a prevenção de acidentes relativas a instalações frigoríficas (VBG 20) e pelos regula­mentos da Associação dos Electrotécnicos Alemães (VDE).
O circuito de refrigeração foi testado quanto ao seu estancamento. Este aparelho corresponde às seguintes directivas da CE: – 73/23/CEE de 19.2.1973 - Directiva referente à baixa tensão – 89/336/CEE de 3.5.1989 (inclusivé directiva de rectificação 92/31/CEE) - Directiva referente à
compatibilidade electromagnética
6
Remoção de materiais
Informações sobre a embalagem do aparelho
Todos os materiais utilizados são compatíveis com o meio-ambiente! Eles podem ser depositados numa lixeira ou queimados numa insta­lação de incineração de lixo, sem perigo!
Quanto aos materiais: os plásticos são recicláveis e estão marcados da seguinte forma:
>PE< para polietileno, p. ex. nos invólucros exteriores e nos sacos que se encontram no interior.
>PS< para poliestireno, p. ex. nas peças utilizadas para almofadar, por princípio sem hidrocarboneto clorofluorado.
As peças de cartão são fabricadas à base de papel reciclado e deve­riam ser novamente entregues num posto de recolha de papel reci­clável.
Remoção de aparelhos usados
Por questões de protecção do meio-ambiente, os aparelhos frigorífi­cos têm que ser removidos de forma controlada. Isto é válido para o aparelho que usou até à data e - um dia, depois de servir o seu tem­po - para o seu novo aparelho.
Aviso! É favor inutilizar os aparelhos usados sem conserto, antes de proceder à sua remoção controlada. Retirar a ficha de ligação à rede da tomada, desmontar o cabo de ligação à rede, retirar ou destruir eventuais fechaduras de mola ou de ferrolho. Evitará, assim, que quaisquer cri-anças se fechem por brincadeira no aparelho (perigo de asfixia!) ou que se exponham a quaisquer outras situações em que possam correr perigo de vida.
Indicações relativas à remoção controlada:
• O aparelho não pode ser removido juntamente com o lixo caseiro nem pelo serviço de recolha de móveis e utensílios domésticos usados.
• O circuito de refrigeração, especialmente o permutador térmico situ­ado na parte de trás do aparelho, não pode ser danificado.
• Para obter informações relativas às datas ou aos postos de recolha, dirija-se às entidades municipais competentes.
19
Substituição da lâmpada
Aviso! Perigo de choque eléctrico! Antes de proceder à substituição
da lâmpada, desligar o aparelho e retirar a ficha de ligaçã o à rede da tomada ou desconectar o fusível.
Dados da lâmpada: lâmpada halógena, 220-240 V, máx. 25 W, porta­lâmpadas: E 14
1. Para desligar o aparelho.
2. Retirar a ficha de ligaçã o à rede da tomada.
3. Para substituir a lâmpada, desa­tarraxar o parafuso de fendas em cruz e retirar a cobertura da lâm­pada puxando-a para baixo.
4. Substituir a lâmpada fundida.
5. Instalar novamente a cobertura da lâmpada e voltar a atarraxar o parafuso de fendas em cruz.
D411
O compressor funciona automaticamente apòs um certo tempo
Veja o capìtlo “Limpeza e cuidados
Isto é normal, não se trata de um defeito
Apòs a modificação do aju­ste de temperatura, o com­pressor não funciona ime­diatamente,
Agua no chão do refrigera­dor ou nas pratleiras
O orifìcio de descarga para a àgua do degel est entupido
Ruídos estranhos.
O aparelho está em tacto com a parede ou com outros objectos.
O aparelho não está direito
Um elemento, p. ex. um tubo, na parte de trás do aparelho, toca num outro elemento do aparelho ou na parede.
Curvar, eventualmente, o elemento em causa cuida­dosamente
Afastar o aparelho um pou­co da parede.
Reajustar os pés reguláveis frontais
Avaria Causa possível Solução
7
Remoção da protecção de transporte
Tanto o aparelho como algumas das peças do equipamento interior são protegidos para o transporte.
• Remover todas as fitas adesivas, bem como as peças de almofadar,
do interior do aparelho.
Instalação
Local de instalação
O aparelho deverá ser instalado num local seco e bem arejado. A temperatura ambiente influencia o consumo de energia eléctrica e
o bom funcionamento do aparelho. Por isso, o aparelho – não deveria ser exposto à radiação directa do sol; – não deveria ser instalado perto de radiadores, ao lado de um fogão
nem de outras fontes de calor;
– só deveria ser instalado num local com uma temperatura ambiente
correspondente à classe climática para a qual o aparelho foi con­cebido.
A classe climática é indicada na placa de características, situada à esquerda no interior do aparelho.
A tabela seguinte mostra a temperatura ambiente correspondente a cada classe climática:
Classe climática para uma temperatura ambiente de
SN +10 a +32 °C
N +16 a +32 °C
ST +18 a +38 °C
T +18 a +43 °C
Se a instalação ao lado de uma fonte de calor não puder ser evitada, terão que se respeitar os seguintes intervalos laterais mínimos:
– em relação a fogões e aquecedores eléctricos 3 cm; – em relação a aquecedores a óleo e a carvão 30 cm. Se estes intervalos não puderem ser respeitados, é necessário insta-
lar uma placa isotérmica entre o fogão/aquecedor e o aparelho fri­gorífico.
18
Os géneros alimentìcios estão quente demais
A iluminação interior não funciona.
O aparelho está instalado ao lado de uma fonte de calor.
A temperatura não está regulada correctamente.
É favor consultaro capítulo "Regulação da temperatura"
A lâmpada está estragada.
É favor consultar o ponto "Substituição da lâmpada" neste capítulo.
Ajustar temporariamente o reguldor de temperatura em uma temperatura mais baixa
A porta ficou aberta durante um período de tempo pro­longado.
É favor consultar o capítulo "Local de instalação"
Nas últimas 24 horas foram armazenadas grandes quantidades de alimentos quentes.
Deixar a porta aberta só durante o tempo estritamen­te necessário.
Forte formação de geada no aparelho, eventualmente também na vedaç ã o da porta.
A vedaç ã o da porta não veda bem (event. depois de mudar o lado de abertura da porta).
Aquecer, cuidadosamente, com um secador de cabelo os pontos da vedação da porta que não vedam bem (não a uma temperatura superior a aprox. 50 °C). Esticar, simultaneamente, a vedaç ã o da porta aquecida para a pôr em forma, de maneira a ficar correcta­mente assente.
Aparelo gela demais
A temperatura ajustada é munito baixa
Ajustar temporariamente o regulador de temperatura em uma temperatura mais alta
Avaria Causa possível Solução
O aparelho não funciona
O aparelho não está ligado. Ligar o aparelho. A ficha de ligação à rede
não está encaixada ou está mal encaixada.
Encaixar a ficha de ligação à rede na tomada.
O fusível disparou ou está avariado.
Controlar o fusível, substida tuílo em caso de necessida­de.
A tomada está estragada.
As avarias na rede eléctrica são reparadas pelo seu electricista.
8
Mudança do lado de abertura da porta
O lado de abertura da porta pode ser mudado da direita (condição de fornecimento) para a esquerda, caso o local de instalação exija isto.
Aviso! Durante a troca do lado de abertura da porta, o aparelho não pode estar ligado à rede eléctrica. Puxar anteriormente a ficha da tomada.
A
B
NP005
100 mm10 mm
10 mm
Espaçadores posteriores
Na bolsinha da documen­tação encontram se dois espaçadores que hão de ser montados nos cantos supe­riores da parte traseira.
Desapertar os parafusos, inserir o espaador debaixo da cabeça do parafuso e voltar a apertar.
PR153
Proceda de la siguiente manera:
1. retire a grelha de ventilação (D) fixada a pressão na máquina;
2. desmonte a dobradiça inferior (E) desaparafusando os três parafu­sos que a fixam;
3. tire a porta inferior extraindo-a da dobradiça intermédia;
E
F
D
F
F
F
Colocación
Por razões de segurança a ventilação deve ser como indi­cado na figura.
Atenção: Mantenha as aberturas para
a ventilação livres de qual­quer obstrução. Para que o ar possa circular, nunca tapar nem fechar estes orifí­cios de ventilação.
17
O que fazer, se ...
Soluções para a eliminaçã o de falhas
Caso surja uma avaria, tratase provavelmente de uma pequena falha que poderá ser reparada por si com o auxílio das indicações seguin­tes. Não execute outros trabalhos de reparação por sua conta, caso as seguintes informações não dêem solução ao seu problema concreto.
Aviso! O aparelho frigorífico só pode ser reparado por pessoal espe­cializado. Reparações impróprias podem dar origem a perigos gra­ves para o utilizador. Sendo necessário efectuar reparações, dirija­se à casa especializada mais próxima ou ao nosso serviço de assi­stência técnica.
Conselhos práticos para poupar
energia
• Não instalar o aparelho nas proximidades de fogões, aquecimentos
ou de outras fontes de calor. Com uma temperatura ambiente ele­vada o compressor trabalha mais frequentemente e por períodos de tempo mais prolongados.
• Assegurar uma ventilaçã o e evacuaçã o de ar suficientes na base e
na parte de trás do aparelho. Nunca tapar os orifícios de ventilação.
• Não colocar alimentos quentes no aparelho. Esperar que os ali-
mentos arrefeçam.
• Deixar a porta aberta apenas o tempo estritamente necessário.
• Não regular uma temperatura mais fria do que o necessário.
• Colocar os produtos congelados na parte frigorífica para os descon-
gelar. O frio dos produtos congelados é, assim, aproveitado para refrescar a parte frigorífica.
• Manter o liquefactor, situado na parte de trás do aparelho, sempre
limpo.
4. desmonte a dobradiça intermédia (H);
5. tire a porta superior extraindo-a do perno superior (D);
6. desaparafuse o perno superior (D) e volte a montá-lo no lado oposto;
7. retire as duas tampas das portas (se presentes), livrando assim os furos para os pernos da dobra­diça, e voltar a montá-las nos lados opostos; volte a montar a porta superior;
8. volte a montar a dobradiça intermédia no lado oposto;
9. volte a montar a dobradiça inferior (E) no lado oposto utilizando os parafusos retirados precedente­mente; insira a tampa do furo (G) na dobradiça inferior. Retire a tampa do furo (F) da grelha de ventilação (D) empurrando-a no sentido indicado pela seta e volte a montá-la no lado oposto;
10. volte a montar a porta inferior;
11. volte a montar a grelha de venti­lação (D) inserindo-a a pressão;
12. inverter o puxador tirando primei­ro as peças de cobertura dos parafusos, aplicadas por engate. Os furos não utilizados são disfarçados por pequenas tampas de plástico que vêm dentro do saco de acessórios.
Atenção:
Depois de mudado o sentido de abertura da porta, controle se a vedação magnética fica pegada ao móvel. Nesse caso, pode esperar pela natural recuperação da vedação ou tornar mais rápido esse pro­cesso aquecendo a parte interessada com um normal secador de cabelos.
9
D
D590
H
PR26
16
Limpeza e conservação
Por uma questão de higiene, o interior do aparelho e o seu equipa­mento interior deveriam ser limpos regularmente.
Aviso!
• Durante a limpeza, o aparelho não pode estar ligado à rede. Perigo
de choque eléctrico! Antes de iniciar os trabalhos de limpeza, desli­gar o aparelho e retirar a ficha da tomada ou desligar o fusível.
• Nunca limpar o aparelho com aparelhos de limpeza a vapor. Poderia
penetrar humidade nos componentes eléctricos: perigo de choque eléctrico! O vapor quente poderia danificar as peças de plástico.
• O aparelho tem de estar seco quando voltar a colocá-lo em funcio-
namento.
Atenção!
•Ó leos etéreos e solventes orgânicos podem corroer as peças de
plástico, p. ex. – Sumo da casca de limão ou de laranja; – Ácido butírico; – Detergentes com ácido acético. Não deixar que estas substâncias entrem em contacto com as peças do aparelho.
• Não utilizar detergentes abrasivos.
1. Limpar o congelador antes de descongelálo (ver capítulo "Desconge lar").
2. Desligar o aparelho e retirar a ficha da tomada ou desconectar o fusível.
3. Limpar o aparelho e o seu equipamento interior com um pano e água morna. Juntar, eventualmente, um pouco de detergente da louça.
4. Em seguida, limpar novamente com água limpa.
5. Controlar o orifício de escoamento da água de descongelaçã o na parede posterior do frigorífico. Se o orifício de escoamento da água estiver entupido, desentupilo com o auxílio de um arame.
Grandes camadas de pó no liquefactor reduzem a capacidade fri­gorífica e aumentam o consumo de energia. Por isso, limpar uma vez por ano o liquefactor, na parte de trás do aparelho, com uma escova macia ou com o aspirador.
6. Depois de estar tudo seco, ligar novamente o aparelho.
10
Colocação em funcionamento e Regu­lação da temperatura
• Encaixar a ficha de ligação à rede na tomada. Apra a porta e colo-
que o botão do termòstato além da posição “O”.
Posição „0“: desligada. Posição „1“: temperatura interna mais alta. Posição „6“: temperatura interna mais baixa.
Os seguintes factores são importantes para temperatura interna: – temperatura ambiente; – quantidade e temperatura dos produtos armazenados; – abrir a porta muitas vezes ou por longo tempo . Sin embargo, si se quiere obtener una congelación más rápida de los
alimentos, girar el mando del termostato hacia la posición de frío
Antes de colocar o aparelho em funcio­namento
• Por favor, antes do primeiro uso, limpe o interior e todas as peças
do aparelho (vide capítulo “Limpeza e conservação").
Ligação eléctrica
Para a ligação eléctrica é necessária uma tomada com contacto de segurança, devidamente instalada. A protecção eléctrica por fusível terá que perfazer, no mínimo, 10 amperes.
Se, depois de instalado o aparelho, não se tiver mais acesso à toma­da, terá que se tomar uma providência adequada na instalação eléc­trica que permita desligar o aparelho da rede (p. ex. fusível, interrup­tor protector de linha, interruptor de corrente de defeito ou semelhan­tes, com uma abertura de contactos de, pelo menos, 3 mm).
• Antes da colocação em funcionamento, verificar se os valores da
rede eléctrica do local de instalação correspondem à tensão de conexão e ao tipo de corrente indicados na placa de características.
P. ex.: AC 220 ... 240 V 50 Hz ou
220 ... 240 V~50 Hz (isto é, corrente alternada de 220 a 240 Volt, 50 Hertz) A placa de características encontra-se no interior do aparelho, à
esquerda.
15
Descrição do aparelho
Se pretender pôr o aparelho fora de serviço por um período de tempo mais prolongado:
1. Desligar o aparelho.
2. Retirar a ficha de ligaçã o à rede da tomada ou desconectar o fusível.
3. Descongelar o congelador e limpálo a fundo (ver capítulo "Limpeza e conservação").
4. Deixar, por fim, a porta aberta para evitar maus cheiros.
PR116
2. envolva os alimentos em várias folhas de jornal e guarde-os num lugar fresco;
3. deixe a porta aberta, ponha uma bacia na primeira prateleira do compartimento refrigerador em correspondência do orifício de escoamento, extraia a tampa como indicado na figura;
4. realizada a descongelação seque cuidadosamente o compartimento congelador e insira a tampa de fecho;
5. volte a colocar o botão do termóstato na posição desejada ou volte a inserir a ficha na tomada da corrente;
6. depois de duas ou três horas de funcionamento o aparelho está nova­mente pronto para a conservação de alimentos congelados.
Achtung:
Recomenda-se a não empregar objectos metálicos para tirar o gelo, para evitar graves prejuízos ao aparelho.
Não utilizar aparelhos eléctricos de aquecimento nem outros meios mecânicos ou artificiais auxiliares para acelerar o processo de descon-gelação, exceptuando os que são recomendados nestas instruções de utilização.
Equipamento interior
Prateleiras
• É indispensável introduzir sem­pre uma prateleira nas guias infe­riores, sobre as gavetas para fru­ta e legumes. Ela terá que ficar sempre nesta posiçã o para que a fruta e os legumes se conservem frescos por mais tempo.
As outras prateleiras podem ser colocadas à altura desejada:
• Para tal, puxar a prateleira para a frente até que seja possível deslocá- la para cima ou para baixo e retirála.
• Para colocar a prateleira num outro nível, é favor proceder pela
• Retirar a parte frontal da prate­leira de vidro variável, composta por duas partes, e introduzila num outro nível. Assim, fica-se com espaço para arrumar produtos mais altos na prateleira situada por baixo desta.
Porta de interior variável
• Sendo necessário, as prateleiras da porta podem ser retiradas, puxandoas para cima, e introduzi­das noutros níveis.
11
D338
máximo. Con el mando en dicha posición, la temperatura del com­partimento refrigerante puede descender por debajo de 0°C. Si ocur­riere esso, volver a poner el mando del termóstato a una posición que permita una temperatura menos baja en el frigorífico.
Importante!
Temperaturas ambiente altas (por exemplo, em dias quentes de verão) e ajuste baixo do regulador de temperatura (posição “5” até “6”) podem provocar o funcionamento contìnuo do compressor.
Neste caso, ajuste o regulador para uma temperatura mais alta (posição”4” até “5”). Com este ajuste, o compressor funciona nova­mente de forma regular e descongelamento voltar a ocorrer automa­ticamente.
PR270
14
Descongelar
O frigorífico
Uma vez que a maior incidência de humidade tem lugar quando se abre a porta, a frequência das fases de descongelação é deter­minada pelo número de vezes que se abre a porta e pelo tempo que se mantém a porta aberta.
A água de condensaç ã o é recolhida na calha de escoamento, situa­da na parede posterior do frigorífico, é conduzida através do orifício de escoamento para o recipiente de recolha do compressor e é aqui evaporada.
O congelador
Durante o funcionamento e ao abrir a porta deposita-se humidade em for­ma de geada no congelador, principalmente em cima, no centro.
Remova esta geada de tempos a tempos com uma raspadeira macia de plástico, como p. ex. uma rapadeira de massa. Não utilizar, de modo algum, objectos duros ou pontiagudos para esse fim.
Deve-se descongelar quando a camada de geada atingir uma espessura de aproximadamente 4 milímetros; mas, pelo menos, uma vez por ano.
Uma altura conveniente para descongelar é sempre que o aparelho se encontre vazio ou pouco carregado.
1. coloque o botão do termóstato na posição «O» ou retire a ficha da tomada de corrente;
D037
Preparação de cubos de gelo
1. Encher a cuvete de gelo com àgua até 3/4, colocála no tabuleiro de congelar ou numa gaveta do congelador e deixar congelar.
2. Para tirar os cubos de gelo, torcer ligeiramente a cuvete ou colocá­la por um instante sob àgua corrente.
Atenção! Se a cuvete de gelo ficar presa ao tabuleiro de congelar ou à gaveta, não utilizar objectos pontiagudos ou angulosos para a sol­tar.
12
Congelar e armazenamento de produ­tos congelados
O congelador é destinado à congelação de alimentos frescos e à con­servação a longo prazo de alimentos congelados
Atenção!
Antes de se congelarem géneros alimentícios, a temperatura do
congelador tem de ser de -18 ° C ou ainda mais fria.
• É favor respeitar a capacidade de congelaç ã o indicada na placa de
características. Acapacidade de congelaç ã o é a quantidade máxi­ma de produtos frescos que pode ser congelada dentro de um período de 24 horas. Se pretender congelar alimentos em vários dias seguidos, congele apenas entre 2/3 a 3/4 da quantidade indi­cada na placa de características.
Refrigeração dos alimentos
Para obter um melhor rendimento do seu aparelho: reparta as provi­sões de maneira a que o ar possa circular, facilmente, à volta delas;
não introduza, na caixa, alimentos ainda quentes ou líquidos em eva­poração;
cubra os alimentos, de especial modo se são aromáticos; Conselhos para a refrigeração Carne (de qualquer tipo): envolva esses alimentos em sacos plásti-
cos e coloque-as na divisão imediatamente acima das caixas para legumes.
O período de conservação é de 1 a 2 dias, no máximo. Alimentos cozidos, pratos frios, etc: coloque-os, bem cobertos,
numa prateleira qualquer.
Frutas e legumes: nas caixas de legumes depois de lavados. Bananas, batatas, cebola e alho, se não forem preparados, não
se conservam no refrigerador.
13
• Não congelar, de modo algum, uma segunda vez géneros alimentí-
cios já descongelados, sem que tenham sido previamente prepara­dos (cozinhados).
• Recipientes que contenham gases ou líquidos inflamáveis, podem
tornarse permeáveis por acção do frio. Perigo de explosão! Não guarde no aparelho frigorífico recipientes com latas de spray , recar­gas para isqueiros, etc.
• Garrafas e latas não podem ser colocadas no congelador. Elas
podem estalar quando o seu conteúdo congela - se o seu conteúdo incluir gás, elas podem até explodir! Nunca coloque laranjadas, sumos, cerveja, vinho, champanhe, etc., no congelador. Excepção: bebidas com elevado teor de álcool podem ser postas no congelador .
• Antes de congelar, embalar todos os alimentos hermeticamente
para que não sequem, não percam o seu sabor e não tomem o gosto de outros produtos congelados.
Cuidado! Não pegar nos produtos congelados com as mãos molha­das. As mãos poderiam congelar e ficar agarradas aos produtos.
1. Colocar os alimentos embalados nas gavetas. Os produtos não con­gelados não devem entrar em contacto com os produtos já congela­dos, caso contrário os produtos congelados poderão descongelar ligeiramente.
2. Evite abrir, frequentemente, a porta e nunca a deixe aberta mais do que o tempo necessàrio.
3. Guardar, se possível, os produtos congelados nas gavetas, separan­do os de acordo com o seu tipo. Alguns modelos possuem marcado­res para encaixar nas gavetas. Para marcar o conteúdo das diferen­tes prateleiras, encaixar os marcadores por cima do respectivo sím­bolo (ver capítulo "Símbolos de congelados/Calendário de congela­dor"). Temse, assim, uma melhor visão de conjunto, evitase uma abertura prolongada da porta e poupase energia.
Loading...