AEG DB1100 User Manual [pt]

PERFECT DB 1...
d Dampfbügler g Steam iron f Fer à repasser à vapeur l Stoomstrijkijzer i Ferro da stiro a vapore e Plancha de vapor p Ferro de engomar a vapor s Ångstrykjärn q Höyrysilitysraudat c Naparovací žehlicka o Elazko parowe h Gõzölõs vasaló r БфмпуЯдесп u Утюг с пароувлажнением
Gebrauchsanweisung
Operating instructions
Mode d’emploi
Gebruiksaanwijzing
Istruzione per l'uso
Instrucciones de uso
Instruções de utilização
Bruksanvisning
Käyttöohje
Návodkpoužití
Instrukcja obs³ugi
Használati útmutató
ЕгчейсЯдйп пдзгйюн чсЮузт
Инструкция по эксплуатации
1
D
F
E
GH
J
K
C
L
M
B
P
A
O
N
a
MAX
MAX
b
c
d
2
3
2
ABC
6/A
4
5
6/B
7
8
3
p
Tabela de referência - Instruções de funcionamento
Tecido
Fibras químicas
Poliacrílico
Poliamida
Poliéster
Celulose
Fibras naturais
Seda
Selector de temperatura
Selector de vapor
Vapor
desligado
„“
Vapor
desligado
„“
Vapor
desligado
„“
Vapor ligado
p
Notas
Acrilan, dralon, leacril, orlon, vonnel
Enkalon, grilon, nylon, perlon, rilsan
Dacron, diolen, kodel, trevira, vestan
Exemplos de fibras celulósicas, ace­tato, cupro, viscose: cuprama, colvera, phyron, rayon, tricel
A seda, a lã e as fibras químicas podem ser engomadas a seco colo­cando um pano húmido por cima da peça
Engomar a vapor possível com o selector de vapor na posição baixa e média
Algodão
Linho
Regulação com-guardar
No caso dos tecidos mistos, recomendamos temperaturas mais baixas (fibras mais sensíveis) para engomar, p. ex. para misturas de poliéster e algodão, a posição Poliéster. Devido à diferença na rapidez com que se passa a ferro, à humidade residual dos tecidos, entre outros factores, a regulação ideal pode não coincidir com aquela que é recomendada na tabela!
= frio
Vapor ligado
Vapor ligado
Vapor
desligado
„“
Saída permanente de vapor possível a partir da posição •••
Super-jacto de vapor a partir da posi­ção ••• para as rugas mais difíceis
Puxar a ficha da tomada.
39
p
Estimada cliente,
p
estimado cliente,
Por favor, leia com atenção este manual de instruções. Tenha especial atenção às instruções de segurança nas primeiras páginas deste manual de ins­truções! Guarde este manual de instru­ções para posteriores consultas. Passe este manual a um eventual novo propri­etário do aparelho.
Equipamento (figura 1)
A Placa de características B Base de aço inoxidável C Orifícios de saída de vapor D Bico de pulverização E Abertura de enchimento de água F Selector de vapor G Tecla para a função de jacto de vapor H Tecla para a função de pulverização J Lâmpada de controlo K Cabo de alimentação L Superfície para pousar o ferro com
instruções de conservação
M Zona de enrolamento do cabo N Selector de temperatura O Depósito transparente para a água P Copo medidor
Selector de temperatura (figura 2)
a Regulação „Frio“ b Fibras químicas c Seda/Lã d Algodão/Linho
1 Instruções de segurança
• O aparelho só pode ser conectado à tensão e ao tipo de corrente indicados na placa de características (figura 1/A).
• O aparelho só poderá ser ligado a uma tomada que esteja instalada de acordo com as normas electrotécnicas aplicá­veis.
• Este aparelho nao se destina a ser utili­zado por pessoas (inclusive crianças) com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas ou falta de experi­encia e conhecimento, a nao ser que tenha havido uma supervisao inicial ou elas tenham recebido instruçoes quanto ao uso deste aparelho por parte de uma pessoa responsável pela sua segurança.
Cuidado! Durante o funcionamento, quer a base, quer a parte de cima do ferro de engomar a vapor aquecem!
• Enquanto estiver a funcionar, não perca o aparelho de vista. Mesmo que seja apenas por breves ins­tantes, sempre que abandonar a sala retire a ficha da tomada. Mantenha as crianças afastadas.
Quando se utiliza o vapor para engo-
1
mar, este sai pelos orifícios existentes na base – Risco de queimadura!
• Por norma, a ficha deverá ser retirada da tomada, sempre que estiver prestes a limpar o ferro, a encher com água ou a despejar a água.
• É necessário estar atento ao ferro de engomar a vapor, a partir do momento em que a ficha tenha sido ligada à tomada eléctrica.
• Nunca mergulhe o ferro de engomar a vapor na água!
• Pouse sempre o ferro de engomar a vapor na vertical sobre a superfície existente na sua parte traseira. O ferro de engomar a vapor só deve ser pou­sado sobre a sua superfície de descanso sobre uma superfície estável.
• O ferro de engomar a vapor deve ser utilizado e pousado sobre uma superfí­cie estável.
40
p
• Não vinque o cabo de ligação, nem o enrole à volta do ferro ainda quente. Guarde o ferro somente quando tiver arrefecido por completo e depois de ter despejado a água.
• O ferro de engomar a vapor não deve ser utilizado se tiver caído ao chão, se apresentar danos visíveis ou se tiver fugas.
• Inspeccione o cabo de alimentação eléctrica de tempos a tempos, a fim de detectar eventuais danos! Para conser­tar um cabo danificado, é necessário recorrer a uma ferramenta especial. Se o cabo de alimentação estiver danifi­cado, a sua substituição deve ser reali­zada pelo fabricante, um estabelecimento especializado ou uma pessoa qualificada para o fazer, a fim de evitar qualquer tipo de perigo.
As reparações de electrodomésticos só devem ser efectuadas por técnicos esQualquer reparação neste apare­lho deve ser efectuada unicamente por técnicos especializados. Repara­ções inadequadas podem causar ferimentos graves. Em caso de repa­ração, dirija-se ao serviço de assis­tência técnica ou ao seu revendedor autorizadopecializados! As repara­ções impróprias representam graves riscos para o utilizador.
Dados técnicos
Consumo de potência: 1600 - 2000 W Tensão de rede: 220 - 240 V
Este aparelho está em conformidade
;
com as seguintes directivas da CEE: – 73/23/CEE de 19.02.73 "Directiva
para baixa tensão", na redacção dada pela Directiva a de revisão 93/68/CEE.
– 89/336/CEE de 03.05.89 "Directiva
refernte a CEM", na redacção dada pela Directiva a de revisão 92/31/CEE.
Colocação em funcionamento
Regulação da temperatura (figura 2)
Preste atenção às informações dadas pelos símbolos para tratamento de tecidos, convencionados a nível inter­nacional, que nas etiquetas das roupas de qualidade indicam qual a tempera­tura correcta para passar a ferro.
Na tabela de referência encontra a cor­respondência entre a temperatura a seleccionar e o tipo de tecido. Reco­mendamos que faça uma selecção pré­via das peças a engomar. Comece por aquelas cujo tipo de tecido requeira temperaturas mais baixas (p. ex. PER­LON). Seguidamente podem ser engo­madas as peças cujo material exija temperaturas mais elevadas. Dessa forma evita que tecidos mais delicados se estraguem devido às altas tempera­turas. Assim que se liga o ferro a lâm­pada de controlo acende (figura 1/J), apagando-se logo que o ferro chega à temperatura seleccionada. Mesmo que tenha rodado o selector de tempera­tura (figura 1/N) uma vez para trás, não se esqueça de que a base demora algum tempo até arrefecer. Só quando a lâmpada de controlo voltar a acender é que a base terá atingido uma tempe­ratura mais baixa.
Engomar a seco
0 Regule o selector de vapor (figura 1/F)
para a posição „ “ (figura 4/A).
0 Regule o selector de temperatura
(figura 1/N) para a temperatura pretendida.
41
Loading...
+ 12 hidden pages