Zanussi Z931VGB, Z931VCM, Z931VGN User Manual

HORNOS ELECTRICOS
EMPORTADOS PARA PLANOS
DE COCCION A GAS EN
VITROCERAMICA
FORNOS ELÉCTRICOS DE
ENCASTRAR COM COMANDOS
VITROCERÂMICAS A GÁS
Z 931
MANUAL DE INSTRUCCIONES
MANUAL DE INSTRUÇÕES
ES
PT
PORTUGUÊS
ADVERTÊNCIAS GERAIS
É bastante importante a conservação deste manual de instrucções junto do aparelho, para qualquer consulta posterior. Se o aparelho fôr vendido ou transferido para outra pessoa, assegure-se que este manual acompanha o aparelho, por forma a que o novo utilizador possa usufruir das instrucções de funcionamento e ter conhecimento das advertências.
ESTAS ADVERTÊNCIAS SÃO FEITAS POR RAZÕES DE SEGURANÇA. DEVEM SER LIDAS ATENTAMENTE ANTES DA INSTALAÇÃO E/OU UTILIZAÇÃO DO APARELHO.
Este aparelho foi concebido para ser utilizado por adultos. Assegure-se que as crianças não se aproximam com o objectivo de brincar com o mesmo.
É perigoso alterar as características do aparelho. Se o novo aparelho estiver danificado, indique-o à loja
onde comprou o aparelho antes de o pôr em funcionamento.
Os trabalhos eléctricos durante a instalação do aparelho deverão apenas ser efectuados por pessoal qualificado.
Antes de utilizar o forno pela primeira vez. O isolamento térmico do forno e os resíduos de gordura
deixados pelo fabrico, produzem fumos e odores desagradáveis durante os primeiros minutos de funcionamento.
Aconselhamos que aqueça o forno vazio, da primeira vez que o utiliza, durante 45 minutos, posicionando o
comando do selector na posição , e o comando do termóstato na posição máx. Deixe-o arrefecer e limpe o interior com água quente e
um detergente suave. Os acessórios (a grelha e o tabuleiro), deverão ser
lavados antes de serem utilizados pela primeira vez. Cuidado com o uso de produtos de limpeza em spray;
nunca dirigir o jacto para a resistência ou para o termóstato. Use sempre luvas de cozinha para retirar os recipientes do interior do forno.
Coloque sempre o tabuleiro quando utilizar o grelhador ou assar carne na grelha. Deite um pouco de água no mesmo, para evitar que a gordura se queime e produza odores desagradáveis.
Quando cozinhar com óleos e/ou gorduras, preste atenção para que não aqueçam mais que o necessário, evitando assim riscos desnecessários.
Se, ao introduzir ou ao retirar alimentos, entornar gordura, molho, etc., para o fundo do forno, deverá limpá-lo antes de tornar a acendê-lo, para evitar fumos desagradáveis e até mesmo possíveis incêndios provocados por estas substâncias.
A cozedura no forno efectua-se a uma temperatura compreendida entre os 50º e 250ºC. Consequentemente deverá utilizar recipientes resistentes a estas temperaturas (metálicos, pirolíticos, loiça adequada para fornos).
Durante o funcionamento não apoie nenhum objecto na porta do forno, tabuleiro, formas de doces, papel de alumínio, já que estes objectos podem contribuir para uma acumulação de calor.
O tempo de cozedura não será o correcto e o esmalte pode ficar danificado.
Certo que não se deve colocar no interior do forno objectos, que possam representar perigo para o am­biente circundante, no caso da ligação inadvertida do mesmo.
Uma eventual formação de condensação sobre o vidro da porta do forno, sobre as paredes internas ou sobre o fundo, não afecta o funcionamento do mesmo. Secar bem as paredes do forno, após terminar a cozedura.
Antes das operações de manutenção ou limpeza, desligar o aparelho e deixá-lo arrefecer.
Deverá limpar e efectuar as operações de manutenção necessárias no interior do forno, por forma a conservar o esmalte em boas condições. Igualmente deve limpar os painéis de auto-limpeza (consulte o ponto referente às instrucções de utilização).
Durante a cozedura e algum tempo após ter sido desligado, nomeadamente o vidro da porta e as outras partes adjacentes, mantêm-se quentes. Assegure-se que as crianças não se aproximam com o objectivo de brincar com o mesmo.
Se usar uma tomada de corrente próxima do forno, certifique-se que os cabos de outros electrodomésticos que está a utilizar, não toquem algumas das zonas mais quentes do forno, nem encostem à porta do aparelho.
Verifique se o forno não se encontra apoiado sobre o cabo de alimentação.
Em caso de avaria, aconselhamos que não tente repará­lo. As reparações efectuadas por pessoas não qualificadas podem causar danos. Contacte com o concessionário mais próximo da sua residência e aceite apenas peças originais.
A assistência a este aparelho deve ser efectuada por um Concessionário Técnico autorizado.
Se o aparelho não estiver a ser utilizado, deverá desligá­lo da corrente eléctrica.
Verifique sempre que o comando está na posição "" (posição de desligado) quando não está a ser utilizado.
21
INDÍCE
Advertências gerais Pág. 21 Montagem / Ligação eléctrica Pág. 23 O Encastre em móveis Pág. 24 Instrucções para a Utilização Pág. 25 Forno eléctrico Multi-funções Pág. 26 Instrucções dos comandos do painel Pág. 28 Conselhos para cozinhar Pág. 29 Tabela de Cozedura Pág. 30-31 Limpeza geral Pág. 32 Manutenção Pág. 33 Se...algo não funcionar Pág. 34 Condições da Garantia Pág. 35
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
DIMENSÕES MÍNIMAS PARA O LOCAL DE ENCASTRE
DIMENSÕES DO INTERIOR DO FORNO
Potência dos componentes de aquecimento Resistência do grelhador 1750 W Resistência superior + inferior 1800 W Ventilador de arrefecimento 25 W Lâmpada para iluminação do forno 25 W Tensão de alimentação (50 Hz)230 W Potência total máxima 2040 W Categoria da placa a gás II 2H3 +
altura até à bancada 59.1 cm largura 56.0 cm
profundidade 55.0 cm
altura 32.5 cm largura 42.5 cm
profundidade 4.00 cm volume útil 56 L
Calibre: Placa a gás metano 20 mbar
FABRICANTE: ELECTROLUX ZANUSSI S.p.A.
Viale Bologna, 298 47100 FORLÌ (Itália)
22
Esta máquina com o símbolo CE cumpre com as Directivas da CEE seguintes:
73/23 - 90/683 (sobre material eléctrico destinado à utilização com determinados limites de tensão)
89/336 (sobre a Compatibilidade Electromagnética)
90/396 (sobre a Directiva para máquinas a gás)
93/68 (sobre Directiva Geral)
E alterações seguintes.
MONTAGEM
Coloque o aparelho no nicho; abra a porta do forno e fixe a caixa do forno ao móvel com quatro parafusos de madeira que se adaptem bem as marcações feitas (Fig. 1-2).
FO 0039
Fig. 1
Quando se instala junto de uma placa com discos eléctricos, a ligação da placa e do forno deverão ser efectuadas separadamente, tanto por razões eléctricas,
como para facilitar uma eventual extracção do forno.
FO 0986
INSTRUÇÕES PARA A INSTALAÇÃO
Fig. 2
É necessário que todas as operações de instalação, regulação e adequação, sejam efectuadas por técnicos qualificados, seguindo as normas em vigor. Desligar o cabo de alimentação do forno antes de proceder a qualquer operação.
LIGAÇÃO ELÉCTRICA
Antes de proceder à ligação, certifique-se se o dijuntor e a própria instalação eléctrica da sua casa suportam a carga do aparelho (ver placa de características). A instalação da alimentação dispõe de uma tomada de terra eficaz, em conformidade com as normas em vigor. É possível aceder facilmente à tomada ou ao dijuntor, com o aparelho instalado. O aparelho vem provido de um cabo de alimentação: ao cabo deve-se juntar uma ficha normalizada, correspondente à carga indicada na placa de características do aparelho. Esta ficha deve ser ligada a uma adequada tomada de terra. Na ligação directa à rede eléctrica, é necessário interpôr entre o aparelho e a rede, um dijuntor, com abertura mínima entre os contactos de cerca de 3mm, dimensionado à carga e conforme as normas em vigor. O fio de terra amarelo/verde, não deve ser cortado pelo dijuntor. Em todo o caso, o cabo de alimentação deve ficar posicionado por forma a que nenhum ponto do mesmo, alcance uma temperatura superior em 50ºC à tempera­tura ambiente. Após a ligação, verificar os componentes de aquecimento, colocando-os em funcionamento por 3 minutos. O fio de côr castanha, (que vem do contacto ‘L’, da caixa de ligação interna do forno), deve ser sempre ligado à fase da rede de alimentação.
O fabricante declina toda a responsabilidade em caso de incumprimento das normas de prevenção contra acidentes.
CAIXA DE LIGAÇÕES
O forno está dotado de uma caixa de ligações, de fácil acesso, e preparada para funcionar com uma tensão de alimentação de 220-230 V, monofásica (Fig. 3). A instalação do aparelho, (encastre e ligação eléctrica) deve ser efectuada somente por pessoal qualificado. Qualquer intervenção deve ser realizada com o aparelho desligado eléctricamente.
FO 0279
Fig. 3
23
ENCASTRE NOS MÓVEIS
5 min
591
+3
0
MONTAGEM DA PLACA DE COZEDURA SOBRE UM MÓVEL COM FORNO ELÉCTRICO ESPECÍFICO
O nicho para encastre deverá possuir as dimensões indicadas na Figura 5a/5b. Monte a placa no móvel. Proceda à sua ligação à rede, guiando-se pelo manual de instruções fornecido com a placa. Ligue o forno à rede eléctrica. Insira parcialmente o forno a gás no móvel e ligue a ficha da placa com a ficha existente no forno. Insira por completo o forno no móvel fixando-o, seguindo as instrucções constantes no manual fornecido com o mesmo.
Dimensões máximas
FO 0803
490
380
140
25
30
591
Entrada de ar abertura mínima: 360cm
2
FO 0374
Fig. 5a
Fig. 4
Fig. 5b
CUIDADO
Estão dimensões são imprescíndiveis para o bom funcionamento de ambos aparelhos.
24
INSTRUCÇÕES PARA O UTILIZADOR
INSTALAÇÃO
É importante que todas estas operações relativas à instalação sejam efectuadas por pessoas qualificadas, e seguindo as normas em vigor. As instrucções específicas encontram-se descritas nos capítulos destinados ao instalador. Antes de usar o aparelho, retire cuidadosamente a película protectora especial que cobre os elementos em aço inoxidável ou alumínio. O isolamento térmico do forno e os resíduos gordurosos do fabrico, produzem fumo e odores desagradáveis durante os primeiros minutos de funcionamento. Ao acender pela primeira vez o forno aconselhamos que o coloque à temperatura máxima, vazio, durante 45 minutos.
UTILIZAÇÃO
9
5
0
ZANUSSI
BUILT - IN
5
10
90
15
75
30
60
45
2
1
8
3 4 5 6 7 8
1. Indicador luminoso de funcionamento
2. Indicador luminoso de funcionamento do termóstato
3. Conta-minutos/Programador fim de cozedura
4. Botão da placa, foco anterior esquerdo
5. Botão da placa, foco posterior direito
6. Botão da placa, foco anterior direito
7. Botão selector das funções do forno
8. Botão do termóstato do forno
9. Indicador luminoso do corte de gás à placa
0
3
2
3
2
0
3
2
0
TEMPERATURASFUNCIONESCONTAMINUTOS
50
MAX
100
200
150
Z 931 VGB
764329
Fig. 6
25
FORNO ELÉCTRICO MULTI-FUNÇÕES
BOTÃO DO SELECTOR (FIG. 7)
Permitem a escolha do tipo de aquecimento mais indicado às diferentes exigências de cozedura, combi­nando de forma adequada os componentes de aquecimento e regulando a temperatura ao gosto pretendido.
Significado dos símbolos:
Resistências superior e inferior Resistência superior Resistência inferior Grill - Grelhador
BOTÃO DO TERMÓSTATO (FIG. 8)
Rode no sentido horário para escolher a temperatura para cozinhar. É possível a selecção da temperatura entre 50º e, máx., 250ºC.
Aquecimento tradicional
Rode o comando do selector até à posição desejada
, e o comando do termóstato até fazer coincidir o
indíce com o valor da temperatura desejado. Se deseja que o calor se produza apenas por cima ou
por baixo, coloque o selector na posição (calor a partir de cima) ou na posição (calor a partir de baixo).
Nestas posições as temperaturas nunca serão superiores a 220-240ºC, com o comando do termóstato na posição «máx».
Programador (Fig. 9)
Rodar o comando para a direita até atingir a posição de 90 minutos, e colocá-lo seguidamente, fazendo-o girar para a esquerda, sobre o tempo necessário para com­pletar a cozedura. Decorrido o tempo estabelecido, o programador desliga automáticamente o aquecimento do forno, avisando com um indicador sonoro. Para o funcionamento manual, rode o comando para a esquerda, colocando-o no símbolo “mão aberta“ fazendo ao mesmo tempo coincidir com o índice do painel de comandos.
Indicador luminoso do termóstato
Apaga-se quando o forno atinge a temperatura seleccionada e acende-se de cada vez que o termóstato intervêm para estabilizar a temperatura.
Indicador luminoso de funcionamento
Acende-se sempre que o botão do selector tenha sido rodado para além da posição ‘0’.
Todas as operações de cozedura deverão ser
efectuadas com a porta do forno fechada.
Aquecimento com o Grill - Grelhador
Rode o comando do selector para a posição ; gire o comando do termóstato até este coincidir o índice com
o valor da temperatura desejada. Com o comando do selector na posição obtém-se a máxima potência e o Grill actua de forma uniforme
sobre toda a superfície do alimento.
0
FO 0280
Fig. 7
FO 0282
FO 0800
50
100
15
30
10
5
45
MAX
200
150
Fig. 8
90
75
60
Fig. 9
26
TERMÓSTATO DE SEGURANÇA
Para evitar aquecimento excessivo do aparelho devido a anomalias no dispositivo de regulação da temperatu­ra, o forno está dotado de um termóstato de segurança que interrompe a alimentação eléctrica. As reparações realizadas por pessoas não qualificadas podem provocar danos. Neste caso contacte o concessionário mais próximo e utilize apenas peças originais.
VENTILADOR DE ARREFECIMENTO
O ventilador de arrefecimento foi projectado para arrefecer o painel de comandos, os botões e a pega da porta do forno. O fluxo de ar sai pela grelha entre os painéis de comandos e a porta do forno. O ventilador liga-se ou desliga-se automáticamente com o rodar do botão do selector.
Por forma a evitar sobreaquecimentos, o ventilador continua a funcionar com o forno desligado até que a
temperatura atinja de novo a valores normais.
Para abrir a porta do forno, puxe sempre pela parte central da pega. (Fig. 10)
Fig. 10
FO 0799
27
INSTRUCÇÕES PARA OS COMANDOS DA PLACA
UTILIZAÇÃO
Botões de comando da placa
Sobre o painel de comandos, encontram-se os botões de funcionamento dos queimadores infra-vermelhos a gás da placa (Part. 2,3,4, Fig. 6). Os botões permitem regular a potência dos queimadores de 5% a 70%, e a posição de potência máxima. As posições estão visíveis nas superfícies dos comandos giratórios de cada foco, com os números ‘0’ (desligado) ‘1-2-3’ (máx.) e as posições intermédias.
0
3
Queimadores infravermelhos a gás
Para acender o queimador infravermelho rode o respectivo botão - sentido horário ou anti-horário ­correspondendo ao valor de potência desjado. O queimador acende-se e apaga-se automáticamente mantendo a potência sobre os valores pré-estabelecidos.
Quando se acende pela primeira vez o aparelho à rede de gás, pode ser necessário repetir a operação de ligar os queimadores, da forma indicada mais abaixo em ‘ADVERTÊNCIAS’, devido à possível presença de ar na tubagem que une a placa à rede de gás.
ADVERTÊNCIAS
Se ao rodar o comando de um queimador este não acender (por anomalia no gás), acende-se o indicador luminoso de bloqueio de gás (Part.5 Fig.6). Para eliminar o bloqueio, rodar o comando para a posição ‘0’, e em seguida voltar até à posição desejada. Como garantia de segurança, as placas vitrocerâmicas têm incorporado um sistema electrónico de control, constante, de fugas de iões gerados pela chama e que, em caso de se apagarem acidentalmente, interrompe de imediato o fluxo de gás, acendendo consequentemente o indicador luminoso correspondente ao foco em funcionamento.
2
FO 1058
Fig. 11
28
COZEDURA EM FORNO TRADICIONAL
O ar aquecido pelas duas resistências, superior e inferior, reparte-se de forma homogénea no interior da cavidade do forno. Coloque os alimentos sobre a grelha central. Utilize as calhas deslizantes de cima ou de baixo se desejar um maior aquecimento na parte superior ou inferior. Coloque o comando do termóstato no símbolo correspondente.
CONSELHOS PRÁTICOS PARA COZINHAR NO FORNO
Pastelaria
Em geral a pastelaria requer uma temperatura moderada (normalmente entre os 150º e 200ºC) e um aquecimento prévio do forno de 10 minutos, aproximadamente. Para que os seus doces sejam um êxito, não abra a porta do forno até ter decorrido 3/4 do tempo de cozedura. No caso de preparação de bases de tartes que levem um recheio muito húmido, e para que a massa se mantenha quebradiça, deve cozer a base durante 2/3 do tempo de cozedura antes de rechear. Após esta operação colocar de novo a tarte no forno para completar a cozedura.
Carnes e peixes
A peça de carne deverá pesar, no mínimo, 1 Kg. As carnes vermelhas tenras, devem cozer-se a uma tem­peratura muito elevada (200º - 250ºC) para que conservem o molho. Para as carnes brancas, aves e peixes deve-se escolher uma temperatura mais baixa (150º - 175ºC). Se o tempo de cozedura fôr curto, os ingredientes que integram o molho devem ser colocados directamente no recipiente do forno, caso contrário devem ser adicionados durante a última meia hora. Para controlar o grau de cozedura, pressione ligeiramente a carne com um garfo. Se a peça estiver cozida no ponto, a carne conservará a sua consistência. É de prevêr um tempo mais curto de cozedura para o
rosbife e para o bife alto, tipo ‘tornedó’. Pode colocar os assados de carne ou aves directamente sobre a grelha de suporte, pelo que neste caso será necessário colocar o tabuleiro numa posição inferior. Conforme o tamanho do alimento aconselhamos que volte a parte convexa da grelha para cima ou para baixo (Fig. 12). Pode igualmente utilizar para os seus assados, recipientes em barro cozido ou vidro resistente ao calor (pirex). Aguarde, pelo menos, 15 minutos antes de cortar a carne para que esta não perca o molho. Coloque alguma água no tabuleiro por baixo da grelha de forma a reduzir a formação de fumo dentro do forno. Após a cozedura, mantenha os recipientes aquecidos dentro do forno a uma temperatura mínima.
Atencão!
Não coloque no forno papel de alumínio. Não coloque panelas, formas de bolos ou o tabuleiro sobre a porta do forno. Pode causar uma acumulação do calor e prejudicar o resultado da cozedura ou danificar o esmalte.
CONSELHOS PARA A UTILIZAÇÃO DA GRELHA
Quase todas as carnes podem ser cozinhadas na grelha, excepto algumas carnas magras de caça, bem como rolos de carne picada. Coloque a carne ou o peixe directamente sobre a grelha, após terem sido devidamente untados com óleo. Coloque a grelha na altura que considerar mais adequada para o alimento a cozinhar. Deslize o tabuleiro para a gordura da parte inferior. Para que seja posteriormente mais fácil a limpeza do tabuleiro, coloque um pouco de água no fundo do mesmo.
TEMPOS DE COZEDURA
Os tempos de cozedura variam consoante o tipo e o volume do alimento a cozinhar. Aconselhamos que controle as primeiras preparações, pois desta forma, fazendo os mesmos pratos nas mesmas condições obterá sempre os mesmos resultados. Os tempos e as temperaturas indicados na tabela seguinte servem apenas como orientação. Indicam-se duas temperaturas para cada alimento. Aconselha-se que seleccione em primeiro lugar a tem­peratura inferior e que passe para temperatura superior apenas se, por exemplo, o assado não dourar. Consulte a tabela de cozeduras durante as primeiras preparações no forno e depois adapte-as consoante a sua preferência.
FO 0336
Fig. 12
29
TABELA PARA COZINHA TRADICIONAL
Tipo de alimento Temperatura ºC Nível Cozedura em min.
Pastelaria
Panetonni ou Bolachas 175 1 55-65 Bolos 175 2 60-70 Base de tarte p/ rechear 200 2 8-10 Tartes 175 1 60-80 Tarte de frutas 200 1 25-35 Pastéis de massa c/ fermento 200 2 20-35 Pão branco c/ 1 Kg de farinha 200 1 45-60 Pastéis 200 2 15-25
Lasanhas 220 2 45-60 Carnes
Assados de longa cozedura 175 2 12-15 Assados 200 2 10-12
Aves
Pato 1 1/2 Kg - 2 Kg 175 2 120-180 Ganso 3 Kg 175 2 50-210 Frango Assado 200 2 60-90
Caça
Lebre 200 2 60-90 Pernil de Veado 175 2 90-180
Legumes
Terrina de Legumes 200 2 40-45 Pizza 220 1 20-35
(tempo de cozedura p/ 1cm de altura)
30
COZEDURA NO GRELHADOR ‘GRILL’
GRELHADOR ELÉCTRICO COM ASSADOR AUTOMÁTICO
1. Prepare no forno a grelha de suporte necessária.
2. Coloque a comida no espeto e aperte-a recorrendo aos ganchos.
3. Insira a pont a do espeto na sonda do motor do assador automático.
4. Apoie a parte da frente do espeto no encaixe existente na grelha (lembre-se de retirar o pino do espeto)
Posicione o botão do selctor sobre o símbolo . Regule o botão do termóstato para a temperatura de
200ºC. A cozedura deverá efectuar-se com a porta do forno fechada. Coloque o tabuleiro para as gorduras no primeiro encaixe a contar do fundo, de modo a recolher todos os molhos ou gorduras.
Fig. 13
FO 0537
COZEDURA TRADICIONAL
Tipo de Quantidade Calha a contar Temp. Tempo Minutos Alimento gramas de baixo Sup. Inf.
Frango 400 3 Máx. 13 10 Tostas 200 3 Máx. 3 1 Salsichas 500 4 Máx. 10 6 Costoletas 500 4 Máx. 12 8 Peixe (filetes) 500 4 Máx. 8 6
COZEDURA NO ESPETO
Tipo de Quantidade Calha a contar Temp. Tempo Minutos Alimento gramas de baixo
Aves 1000 3 200 70-90 Assados 800 3 200 89-90
NOTAS:
1) O tabuleiro para recolher os molhos resultantes da cozedura, coloca-se sempre ao nível mais baixo e aconselha­se a colocar aí 1/2 litro de água.
2) Toda a cozedura deve ser efectuada com a porta do forno fechada.
31
LIMPEZA GERAL
A limpeza deve fazer-se com o forno frio. Lave as zonas esmaltadas com água morna e deter­gente, não utilize produtos abrasivos, esfregões metálicos ou ácidos, uma vez que podem provocar danos. Após a lavagem, passar bem por água todas as zonas de aço inoxidável e secar com um pano. Para as manchas mais persistentes, utilize detergentes não abrasivos normais, ou produtos específicos para aço inoxidável, à venda no comércio, ou com um pouco de vinagre quente. Limpe o vidro da porta do forno com água quente, não use panos ásperos. Os ácidos da fruta (ex.: limão, sumos, etc.) deixam sobre a superfície esmaltada do aparelho manchas difíceis de limpar, o que pode provocar a perda de brilho do esmalte, mas que não afecta o funcionamento do forno. Limpar sempre após a utilização do forno, pois assim torna-se mais fácil remover os restos do cozinhado, evitando que os mesmos se queimem aquando de uma nova utilização.
LIMPEZA DA PORTA DO FORNO
Para uma limpeza mais completa da porta do forno, desmonte-a da seguinte forma: Abra a porta completa­mente; levante as patilhas situadas nas dobradiças e puxe-as para a direcção da porta; feche a porta até esta tocar nas patilhas; empurrar a porta como se fôsse fechar a mesma e puxar para fora até a conseguir retirar; (Fig. 14) colocar a porta num plano horizontal; desenroscar os parafusos (A Fig. 15), levantar ligeiramente o vidro (B Fig. 15) e retirá-lo para a frente. Uma vez feita a limpeza, tornar a montar o vidro (C Fig.
15); montar a porta seguindo a ordem inversa da desmontagem. A porta estará bem colocada quando as patilhas se adaptarem completamente sobre as dobradiças.
REVESTIMENTO DA PORTA DO FORNO
Verifique regularmente o revestimento da porta do forno e certifique-se que esta não se encontra danificada. Se este fôr o caso, não utilize o aparelho antes de proceder à sua reparação, recorrendo ao Centro de Assistência mais próximo da sua residência, e utilizando apenas Peças Originais. Para a limpeza do revestimento não utilise objectos ou substâncias abrasivas.
Fig. 14
Fig. 15
FO 0288
FO 0027
32
MANUTENÇÃO
Desligar o cabo de alimentação do forno antes de proceder a qualquer operação de limpeza do mesmo.
SUBSTITUIÇÃO DA LÂMPADA DO FORNO
Retire a janela de protecção de vidro (Fig. 16), desenrosque a lâmpada e substitua a mesma por outra adequada para alta temperatura (300ºC) e com as seguintes características:
Tensão: 220-230 V (50 Hz) Potência: 15 W Rosca: E 14
Recolocar a janela de protecção de vidro e ligar o aparelho.
Fig. 16
FO 0287
33
SE...ALGO NÃO FUNCIONAR
Alguns problemas de funcionamento podem ficar a dever-se a simples operações de manutenção ou até mesmo a esquecimentos, que podem ser facilmente soluccionados sem a intervenção da Assistência Técnica.
PROBLEMA
CAUSA
SOLUÇÃO
O FORNO NÃO FUNCIONA
O INDICADOR LUMINOSO DO
TERMÓSTATO NÃO ACENDE
A LÂMPADA DO FORNO NÃO ACENDE
Os botões dos comandos não estão correctamente posicionados para o tipo de aquecimento.
Na instalação eléctrica da casa, os dijuntores saltaram, ou há falta de corrente.
Termóstato na posição "●
O selector de funções está na
posição ‘0’.
O selector de funções está na posição ‘0’.
Lâmpada fundida
.
"
Verificar os botões e repetir as
instrucções constantes neste manual.
Substitua o fusível.Premir os dijuntores
Rodar o termòstato .
Rodar o selector para uma das
funções.
Rodar o selector para uma das
funções.
Comprar no concessionário uma
lâmpada adequada a altas temperaturas e instalar seguindo as instrucções constantes no capítulo ‘Manutenção’ deste manual.
DEMORA DEMASIADO TEMPO A COZINHAR. COZINHA DEMASIADAMENTE RÁPIDO
HÁ FORMAÇÃO DE HUMIDADE NOS ALIMENTOS E NO INTERIOR DO FORNO
Os tempos de cozedura e a tempe­ratura seleccionada não são as correctas.
As comidas são deixadas muito tempo dentro do interior do forno após ter terminado a cozedura.
Consultar a tabela e o manual
que acompanham o forno.
Não deixar os alimentos no forno
mais de 15-20 minutos após a finalização da cozedura.
34
ASSISTÊNCIA TÉCNICA - PEÇAS ORIGINAIS
Se o aparelho não funcionar, dirija-se ao concessionário da sua zona e indique o tipo de avaria, o modelo do aparelho (Mod.), o número do produto (Prod. Nº) e o número de fabrico ( Ser. Nº). Estas informações encontram-se gravadas na chapa de identificação do aparelho.
Mod.
PROD. NO.
SER. NO.
GARANTIA
O seu novo aparelho encontra-se ao abrigo da garantia. O certificado de garantia encontra-se incluido com o aparelho. Caso não o encontre, deverá solicitá-lo junto do representante/agente, indicando-lhe a data de com­pra, o modelo e o número de identificação que se encontram na chapa de identificação do aparelho.
MOD. PROD. NO.
TYPE SER. NO.
Guarde o certificado de garantia para que possa apresentá-lo aos Serviços sempre que seja necessário. Guarde o certificado de Garantia junto do comprovante de compra ou com o recibo.
Sem este procedimento terá de suportar os encargos referentes aos Serviços Técnicos, de que necessitar, para uma possível reparação.
35
Loading...