WHIRLPOOL WW1400 User Manual [pt]

38
ANTES DE UTILIZAR A GARRAFEIRA
O aparelho que acabou de comprar é uma garrafeira, produto profissional destinado exclusivamente à conservação de vinhos.
Para utilizar o seu aparelho da melhor forma, convidamo-lo a ler atentamente as instruções de utilização, onde encontrará a descrição do produto e conselhos úteis para a conservação dos vinhos.
Guarde este manual para futuras consultas.
1. Após desembalar o aparelho, certifique-se de que a porta fecha perfeitamente. Eventuais danos devem ser comunicados ao revendedor num prazo de 24 horas.
2. Espere pelo menos duas horas antes de ligar o aparelho, a fim de permitir que o circuito refrigerante esteja perfeitamente eficiente.
3. Certifique-se de que a ligação e a instalação eléctrica são efectuadas por um técnico especializado segundo as instruções fornecidas pelo fabricante e em conformidade com as normas de segurança locais em vigor.
1. Embalagem
A embalagem é constituída por material 100% reciclável e está marcada com o símbolo de reciclagem. Para a eliminação, respeite as normas locais. O material de embalagem (sacos de plástico, pedaços de polistireno, etc.) devem ser mantidos fora do alcance das crianças dado que constituem potenciais fontes de perigo.
2. Desmantelamento
O produto foi fabricado com material reciclável. Este aparelho está classificado de acordo com a Directiva Europeia 2002/96/EC sobre Resíduos de equipamento eléctrico e electrónico (WEEE).Ao garantir a eliminação correcta deste produto, o utilizador está a contribuir para prevenir as potenciais consequências negativas para o ambiente e para a saúde pública.
O símbolo no produto, ou na documentação que o acompanha, indica que este aparelho não pode receber um tratamento semelhante ao de um resíduo doméstico. Pelo contrário, deverá ser depositado no respectivo centro de recolha para a reciclagem de equipamentos eléctricos e electrónicos. No momento do desmantelamento, torne o aparelho inutilizável cortando o cabo de alimentação e retirando as portas e as prateleiras de maneira a que as crianças não possam aceder facilmente ao interior do frigorífico. Em caso de desmantelamento, recomendamos que respeite as normas locais relativas à eliminação de resíduos e entregue-o nos devidos centros de escoamento, sem o deixar ser ser vigiado nem sequer durante poucos dias, pois pode vir a ser uma fonte de perigo para as crianças. Para mais informações sobre o tratamento, a recuperação e a reciclagem deste produto, contacte as autoridades locais, o serviço de recolha de resíduos domésticos ou a loja onde adquiriu o produto.
Informação:
Este aparelho não contém CFC. O circuito refrigerante contém R134a (HFC) nem R600a (HC), consulte a chapa de características situada no interior do produto. Para os aparelhos com Isobutano (R600a):o isobutano é um gás natural não prejudicial ao meio ambiente, mas inflamável. Portanto, é indispensável certificar-se de que os tubos do circuito refrigerante não estão danificados. Este produto pode conter gases serra fluorinados tratados no Protocolo de Kyoto; o gás refrigerante encontra-se contido num sistema fechado hermeticamente. Gás refrigerante: R134a tem uma potência de aquecimento global (GWP) de 1300.
Declaração de conformidade
• Este aparelho foi concebido para a conservação de produtos alimentares e foi fabricado em conformidade com o regulamento (CEE) No. 1935/2004
• Este aparelho foi concebido, fabricado e distribuído em conformidade com:
- objectivos de segurança da Directiva “Baixa Tensão" 2006/95/CE (que substitui a 73/23/CEE e seguintes correcções);
- os requisitos de protecção da Directiva “EMC" 2004/108/CE.
A segurança eléctrica do artigo está assegurada apenas quando estivear correctamente ligado a uma eficiente instalação à terra segundo as normas legais.
CONSELHOS PARA A PROTECÇÃO DO AMBIENTE
39
• Use a garrafeira exclusivamente para a conservação de vinhos e não introduza no seu interior qualquer tipo de alimento.
• Não tape nem obstrua as aberturas de ventilação do aparelho.
• Para evitar o perigo de sufocação e aprisionamento, não permita que as crianças brinquem ou se escondam dentro do aparelho.
• Antes de qualquer operação de manutenção ou limpeza, desligue o aparelho da corrente eléctrica.
• O cabo de alimentação só pode ser substituído por um técnico especializado.
• Não conserve no aparelho substâncias explosivas.
• Preste atenção durante as deslocações de maneira a não estragar o chão (por ex. soalho).
• Não use extensões ou adaptadores múltiplos.
• O aparelho não deve ser usado por crianças ou por pessoas sem serem controladas.
• Não estrague o circuito do líquido frigorífico.
• Não use aparelhos eléctricos no interior dos compartimentos conservadores de alimentos congelados do aparelho, se estes não são do tipo aconselhado pelo fabricante.
• Coloque o produto num ambiente seco e bem ventilado. O aparelho está preparado para funcionar em ambientes com uma temperatura compreendida entre os seguintes intervalos, por sua vez relacionados com a classe climática indicada na chapa de características: o aparelho poderá não funcionar correctamente se for deixado por um longo período a uma temperatura superior ou inferior ao intervalo previsto.
Importante:
• Se introduzir uma grande quantidade de vinhos, pode demorar alguns dias até que atinjam uma temperatura constante.
• Atenção! A temperatura de conservação nunca deve descer abaixo de +6 °C.
• Durante o funcionamento do aparelho, formam­se na parede da garrafeira gotas de água ou de gelo. Isto depende do funcionamento. Não é necessário retirar o gelo ou secar as gotas de água. A parede traseira descongela-se automaticamente. A água de descongelação é automaticamente transportada para um orifício de descarga e, de seguida, recolhida num recipiente onde irá evaporar.
• As grelhas de madeira permitem uma conservação ordenada das garrafas. Cada prateleira suporta um peso máximo de 40 Kg.
Cuidados a ter na arrumação
• Coloque as garrafas numa posição central sobre a grelha.
• Quando fechar a porta, tenha atenção para que as garrafas não toquem na porta de vidro.
• Atenção: conserve o álcool de alta graduação sempre hermeticamente fechado e em posição vertical.
• Devido à circulação de ar no frigorífico, formam­se zonas com temperaturas diferentes: As zonas mais frias são as que estão mais perto da parede traseira, as mais quentes perto do vidro da porta.
• Conserve os vinhos engarrafados sempre fora da embalagem e não em caixas ou cartões.
• A quantidade aconselhada de garrafas de 0.75l de tipo Bordolese, é a seguinte:
- h 1400: o número de garrafas é 88;
- h 1600: o número de garrafas é 101;
- h 1800: o número de garrafas é 119. A estrutura do produto é de qualquer modo capaz de aceitar as seguintes cargas:
- h 1400: o número máximo de garrafas é 101;
- h 1600: o número máximo de garrafas é 121;
- h 1800: o número máximo de garrafas é 137.
PRECAUÇÕES E SUGESTÕES GERAIS
Classe Climática T. Amb. (°C) T. Amb. (°F)
SN De 10 a 32 De 50 a 90
N De 16 a 32 De 61 a 90
ST De 16 a 38 De 61 a 100
T De 16 a 43 De 61 a 110
40
A conservação dos vinhos
Como se sabe, o vinho pode ser conservado no tempo: se forem mantidos num local adequado, os vinhos brancos podem ser conservados durante cerca de dois anos a partir da data da vindima, mas é mais aconselhável comsumi-los dentro de um ano. Os vinhos tintos leves podem ser conservados durante dois anos, enquanto que os vinhos tintos encorpados podem resistir durante dez anos e os vinhos feitos com uvas passas até mesmo vinte anos. Quando compra uma garrafa de vinho coloca-a imediatamente na adega ou noutro local adequado. No processo que vai do cultivo da vinha até à maturação e ao momento da vindima e da vinificação, são determinantes três factores: a luz, a humidade do ar e a temperatura ambiente. Para que o gosto do vinho atinja a plena maturação e para manter o bom aroma do vinho, é necessário uma perfeita conservação através da interacção destes três factores.
Local de conservação
Uma regra imprescindível para conservar as suas garrafas preferidas é deitá-las de lado ou mantê-las inclinadas de forma a que o vinho encoste na rolha. Muitos pensam que isto provoca o clássico cheiro a “rolha". Na realidade, o contacto do vinho com a rolha favorece a elasticidade da rolha, garantindo a sua funcionalidade. Um outro elemento muito importante na conservação dos vinhos é a ordem no posicionamento das garrafas: os vinhos são colocados à vontade mas com ordem de acordo com o local de origem, tipo de vinho, zona de produção, produtor, ano utilizando também as etiquetas de catalogação fornecidas. De facto, um fácil levantamento das garrafas para utilização evita movimentos acidentais que, como as vibrações, podem pôr em suspensão os sedimentos, alterando, por mais ou menos tempo, o aspecto estético do vinho. Por isso, movimente o menos possível as suas garrafas e deixe repousar o vinho. Evite também pôr as garrafas em contacto com a parede do fundo, pois poderia não só comprometer uma descongelação eficiente mas também danificar as etiquetas das garrafas devido às gotículas de água formadas durante a descongelação. As grelhas onde se pousam as garrafas devem ser de madeira, material que absorve eficazmente as eventuais vibrações e mantém a garrafa longe da parede que transmite calor ou frio. É igualmente fundamental manter as garrafas de vinho longe de substâncias ou locais caracterizados por fortes odores, já que estes podem ser facilmente transmitidos ao vinho. Para evitar esta situação, o aparelho que adquiriu dispõe de um filtro absorvente de carbono activo que elimina eventuais impurezas existentes no ar.
Modalidades de conservação
Uma regra imprescindível para conservar as suas garrafas preferidas é deitá-las de lado ou mantê-las inclinadas de forma a que o vinho encoste na rolha. Muitos pensam que isto provoca o clássico cheiro a “rolha". Na realidade, o contacto do vinho com a rolha favorece a elasticidade da rolha, garantindo a sua funcionalidade. Um outro elemento muito importante na conservação dos vinhos é a ordem no posicionamento das garrafas: os vinhos são colocados à vontade mas com ordem de acordo com o local de origem, tipo de vinho, zona de produção, produtor, ano utilizando também as etiquetas de catalogação fornecidas. De facto, um fácil levantamento das garrafas para utilização evita movimentos acidentais que, como as vibrações, podem pôr em suspensão os sedimentos, alterando, por mais ou menos tempo, o aspecto estético do vinho. Por isso, movimente o menos possível as suas garrafas e deixe repousar o vinho. Evite também pôr as garrafas em contacto com a parede do fundo, pois poderia não só comprometer uma descongelação eficiente mas também danificar as etiquetas das garrafas devido às gotículas de água formadas durante a descongelação. As grelhas onde se pousam as garrafas devem ser de madeira, material que absorve eficazmente as eventuais vibrações e mantém a garrafa longe da parede que transmite calor ou frio.
INTRODUÇÃO SOBRE O VINHO
Loading...
+ 4 hidden pages