Whirlpool AKR 946 IX INSTRUCTION FOR USE [pt]

Page 1
INSTALAÇÃO DE ASPIRAÇÃO OU DE FILTRAGEM
A distância mínima entre a superfície de suporte dos recipientes no dispositivo de cozedura e a parte mais baixa do exaustor do fogão deve ser não inferior a 50 cm no caso de fogões eléctricos e de 70 cm no caso de fogões a gás ou mistos. Respeite as instruções de instalação do dispositivo de cozedura a gás se estas especificarem uma distância superior. É aconselhável consultar um técnico qualificado para a instalação.
Não ligue o aparelho à corrente eléctrica enquanto a instalação não estiver concluída. Atenção! O tubo de descarga e as braçadeiras de fixação NÃO são fornecidos, devendo ser comprados à parte. Produto com peso excessivo. A movimentação e a instalação do exaustor devem ser feitas por pelo menos duas ou
mais pessoas.
Antes de iniciar a instalação do exaustor decida com qual versão deseja utilizá-lo:
Versão de aspiração:
anel de união
Atenção! Versão de filtragem: Atenção!
uso.
1.
Marque uma linha central na parede desde o plano de cozedura até ao tecto.
2.
Tendo em conta as referidas distâncias já mencionadas em relação ao plano de cozedura, marque com um lápis a distância a
partir do mesmo e coloque o gabarito na parede sobre a marca.
3.
Com o gabarito fornecido, marque os furos, fure e introduza as buchas na parede e aparafuse em parte o parafuso na bucha
superior.
4.
Fixe o suporte da chaminé à parede o mais perto possível do tecto.
5.
Encaixe o exaustor.
6.
Regule a posição.
7.
Aparafuse completamente o parafuso de encaixe superior.
8.
Retire os filtros de gordura e fixe o exaustor definitivamente, a partir do interior do exaustor, com 2 parafusos e anilhas.
9.
com base na versão de utilização:
Versão de aspiração:
Fixe um tubo com o diâmetro adequado ao furo de descarga do exaustor, e ligue-o a um sistema de descarga para o exterior (para a fixação e ligação do tubo utilize o sistema mais adequado com base no tubo comprado).
Versão de filtragem
Instale a ligação de filtragem F na anilha de união B e fixe definitivamente com 1 parafuso.
(B)
Se o exaustor possuir um filtro de carbono, este deve ser retirado.
Se o exaustor não estiver equipado com filtros de carbono, estes devem ser encomendados e montados antes do
Os vapores são aspirados e enviados para o exterior através de um tubo de descarga que é fixado ao
, colocado na parte superior do exaustor.
o ar é filtrado passando através de 2 filtros de carbono e reciclado no ambiente em seu redor.
• Ligue o exaustor à rede eléctrica!
Instalação da chaminé telescópica:
10.
Fixe a chaminé telescópica ao suporte com dois parafusos.
11.
Faça deslizar a parte inferior até ao devido sítio no lado superior do exaustor.
5019 318 33240
GB
D F NL E
P I GR
Page 2
2 x ø 8mm 2 x 5x45
1
3
÷ 10 mm
3 x ø 8mm 1 x 5x45
4
5
6
7
8
8
2 x ø 3x9
2 x ø 3x9
10
9
OK!
10
9
11
B
B
*
* 9
*
B
*
H
H
2
F
F
H
5019 318 33240
GB
D F NL E
* Apenas em alguns modelos
P I GR
Page 3
DESCRIÇÃO DO EXAUSTOR
a
b
5
6
1
3
2
1. Painel de controlo.
Luz : desloque a tecla para a direita ou prima o botão para ligar. Potência/velocidade de aspiração : desloque a tecla para a direita ou prima o botão seguinte para
aumentar a potência/velocidade ou abrir a válvula .
2. Filtros de gordura
pode variar com base no modelo).
3. Punho do filtro da gordura.
4. Cobertura da lâmpada
lâmpadas e/ou das coberturas pode variar com base no modelo).
5. Chaminé.
6. Saída do ar
Filtros de gordura:
O filtro de gordura metálico tem uma duração ilimitada e deve ser lavado uma vez por mês, à mão ou na máquina de lavar loiça, a baixa temperatura e num ciclo de curta duração. Com a lavagem na máquina de lavar loiça, o filtro de gordura poderá ficar opaco, mas o seu poder de filtragem mantém-se inalterado.
Para retirar o filtro: puxe para trás pela pega de libertação com mola (b) e depois extraia o filtro puxando para baixo (a).
Depois de lavado e seco, proceda na ordem inversa para o montar.
(o numero dos filtros de gordura
(o numero e a posição das
(apenas na Versão de filtragem)
4
Substituição das lâmpadas
Desligue o aparelho da rede eléctrica.
Atenção!
estão frias.
1.
chegar ao vão das lâmpadas, utilizando uma pequena chave de fendas de corte ou um utensílio semelhante para fazer força.
2.
3.
gancho.
Advertência:
retirando os filtros de gordura mesmo se a extracção da lâmpada, devido à sua posição, possa vir a ser neste caso mais difícil.
Antes de tocar nas lâmpadas, verifique se estas
Retire o gancho que prende a cobertura da luz para poder
Substitua a lâmpada fundida por uma de 40W máx (E14). Volte a montar a cobertura de luz e prenda-a com um
é possível chegar até ao vão das lâmpadas
Filtros de carbono (apenas nos modelos com instalação de filtragem):
O filtro de carbono deve ser substituído cada 4 meses. Não pode ser lavado nem regenerado.
Montagem ou substituição do filtro de carbono
para os modelos de filtragem).
1.
Retire o/s filtro/s de gordura.
2.
Monte o/s filtro/s de cobertura do motor: certifique-se de
pernos R
que os
aberturas S
relógio até bloquear.
3.
Monte novamente os filtros de gordura.
do transportador correspondem às
; depois, rode no sentido dos ponteiros do
(apenas
5019 318 33240
GB
D F NL E
P I GR
Page 4
ADVERTÊNCIAS AMBIENTAIS
1. Embalagem
A embalagem é constituída por material 100% reciclável e está marcada com o símbolo de reciclagem . Para a eliminação, siga as normativas locais. O material da embalagem (sacos de plástico, partes de poliestireno, etc.) deve ser mantido fora do alcance das crianças, dado que constitui uma potencial fonte de perigo.
2. Aparelho
Este aparelho encontra-se marcado em conformidade com a Directiva Europeia 2002/96/EC, Waste Electrical and Electronic Equipment (WEEE). Ao certificar-se de que este produto é eliminado de forma correcta, o utilizador está a contribuir para prevenir as potenciais consequências negativas para o ambiente e para a saúde pública.
O símbolo que se encontra no produto ou na documentação de acompanhamento indica que este produto não deve ser tratado como restos domésticos, mas deve ser entregue junto de centros especializados para a recolha e reciclagem de aparelhos eléctricos e electrónicos. Elimine-o de acordo com as normas locais relativas à eliminação de resíduos. Para mais informações sobre o tratamento, recuperação e reciclagem deste produto, contacte o respectivo centro da sua zona, o serviço de recolha dos resíduos domésticos ou a loja junto da qual comprou este produto.
PRECAUÇÕES E SUGESTÕES GERAIS
ATENÇÃO!
• O aparelho não se destina a ser utilizado por crianças ou pessoas com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas e com falta de experiência e conhecimentos, a menos que um responsável pela sua segurança as vigie ou ensine a utilizar o aparelho.
Certifique-se de que as crianças não brincam com o aparelho.
1. Não ligue o aparelho à corrente eléctrica enquanto a instalação não estiver concluída. Antes de qualquer operação de manutenção ou limpeza, desligue o exaustor da corrente eléctrica retirando a ficha da tomada ou desligando o interruptor geral.
2. Não prepare sob o exaustor pratos que prevejam a formação de uma chama (“flambé”). A chama poderá provocar um incêndio.
3. Vigie a panela enquanto fritar os alimentos, pois o óleo pode incendiar.
4. Uma manutenção e limpeza constantes garantem o bom funcionamento e o máximo desempenho do exaustor. Limpe frequentemente todas as incrustações das superfícies sujas. Retire, limpe ou substitua o filtro frequentemente. Não é permitida a utilização de materiais inflamáveis para conduzir o ar aspirado.
5. Se o exaustor for utilizado juntamente com outros aparelhos que utilizem gás ou outros combustíveis, a pressão negativa do
local não deve ser superior a 4Pa (4 x 10 verifique se o ambiente está correctamente ventilado.
6. O ar aspirado pelo exaustor não deve ser eliminado através do tubo de evacuação de fumo do sistema de aquecimento ou de aparelhos que utilizem gás ou outros combustíveis.
7. O ambiente deve ter uma ventilação suficiente quando o exaustor da cozinha é utilizado contemporaneamente com outros aparelhos que utilizam gás e outros combustíveis.
8. Antes de tocar nas lâmpadas, verifique se estas estão frias.
9. O ar de descarga não deve ser descarregado num tubo utilizado para evacuar os fumos produzidos pelos aparelhos de combustão de gás ou outros combustíveis; deve ter uma saída independente. Devem ser seguidas todas as normativas nacionais relativas à descarga do ar.
10. O exaustor não é uma superfície de apoio. Por isso, não coloque objectos nem sobrecarregue o exaustor
Advertência: para todas as operações de instalação e manutenção, utilize luvas de trabalho.
-5
bar). Por este motivo
Ligação eléctrica
A tensão de rede deve corresponder à tensão indicada na etiqueta de características situada no interior do exaustor. Se o exaustor estiver equipado com uma ficha, ligue-o a uma tomada que esteja em conformidade com as normas vigentes e situada numa zona acessível. Se o exaustor não estiver equipado com uma ficha (ligação directa à rede eléctrica) ou a ficha não estiver situada numa zona acessível, aplique um interruptor bipolar que esteja em conformidade com as normas e que assegure a desconexão completa da rede nas condições da categoria de sobretensão III, de acordo com as regras de instalação.
ATENÇÃO: Antes de ligar o circuito do exaustor à alimentação eléctrica e de verificar o seu correcto funcionamento, certifique-se sempre de que o cabo foi colocado correctamente e que NÃO ficou preso no corpo do aparelho na fase de instalação.
Limpeza do exaustor
Atenção! A não remoção de óleos ou gorduras (pelo menos 1 vez
por mês) poderá constituir um motivo de incêndio. Utilize um pano macio com um detergente neutro. Nunca utilize produtos abrasivos ou álcool.
Antes de usar o exaustor
Para tirar o máximo partido do seu exaustor, leia atentamente as presentes instruções de utilização e conserve-as para eventuais consultas futuras. O material da embalagem (sacos de plástico, partes de poliestireno, etc.) deve ser mantido fora do alcance das crianças, dado que constitui uma potencial fonte de perigo. Certifique-se de que o aparelho não sofreu danos durante o transporte.
Declaração de conformidade
Este aparelho foi concebido, fabricado e distribuído em conformidade com os:
- objectivos de segurança da Directiva “Baixa Tensão” 2006/ 95/CE (que substitui a 73/23/CEE e seguintes correcções)
- requisitos de protecção da Directiva "EMC" 89/336/CE, modificada pela Directiva 93/68/CE.
Resolução de problemas
Se o aparelho não funciona:
• A ficha está bem introduzida na tomada?
• Há um corte de energia eléctrica?
Se o exaustor não aspira suficientemente:
• Regulou a velocidade correcta?
• É preciso limpar ou substituir os filtros?
• As saídas de ar estão obstruídas?
Se a luz não funciona:
• É preciso trocar a lâmpada?
• A lâmpada foi montada correctamente?
SERVIÇO PÓS-VENDA
Antes de contactar o Serviço de Assistência Técnica
1. Verifique se não é possível eliminar sozinho as avarias (vide “Guia para a resolução de avarias”).
2. Desligue e volte a ligar o aparelho para verificar se o problema ficou resolvido.
3. Se o aparelho continuar a não funcionar, contacte o Serviço de Assistência Técnica.
Especificando:
• o tipo de avaria,
• o modelo do produto indicado na chapa de características situada no interior do exaustor, visível uma vez removidos os filtros de gordura.
•a sua morada,
• o seu número de telefone incluindo o indicativo.
• O número de Service (o número que encontra sob a palavra SERVICE na chapa de características situada no interior do exaustor, por trás do filtro de gordura).
Se necessitar de uma reparação, contacte um Centro de Assistência Técnica autorizado (garantia de utilização de peças originais e de uma reparação correcta). O incumprimento destas instruções pode comprometer a segurança e a qualidade do produto.
5019 318 33240
GB
D F NL E
P I GR
Loading...