Smeg VR115B User Manual [pt]

Português
P
12
SUGESTÕES AMBIENTAIS
Embalagem
Não deite a embalagem para o lixo: primeiro escolha os dife­rentes materiais (i.e.: aço, cartão, polistereno) seguindo os re­gulamentos locais.
Declaração de conformidade
Este aparelho incorpora partes intendidas para entrarem em contacto com alimentos de acordo com a directiva 89/109/CEE.
Informação
Este aparelho não contém CFC (o circuito refrigerador contém R134a) ou não contém HFC (o circuito refrigerador contém R600a - Isobutano). Para mais detalhes consulte a chapa de características do aparelho.
Para os aparelhos com Isobutano (R600a)
O isobutano é um gás natural sem efeitos sobre o meio am­biente, mas é inflamável. Portanto, é indispensável certificar-se que os tubos do circuito refrigerador não estejam deteriorados.
CONHEÇA O SEU APARELHO
O aparelho que acabou de comprar, está identificado com o simbolo , permitindo a congelação de alimentos frescos e cozinhados, a produção de cubos de gelo e a armazenagem de alimentos congelados. Por favor leia cuidadosamente estas instruções, dado que elas incluem uma descrição do seu aparelho e sugestões úteis que lhe permitem obter o melhor funcionamento necessário para congelar alimentos frescos e armazenar alimentos já congela­dos.
DESCRIÇÃO DO APARELHO
(Fig. 1)
A) Painel de Controlo
1) Lâmpada piloto de funcionamento (luz verde)
2) Lâmpada de controlo de temperatura (luz vermelha de alar­me) com sinal acústico
3) Lâmpada de controlo de congelação rápida (luz amarela)
4) Interruptor de congelação rápida
5) Botão de controlo de temperatura (termostato) B) Cestos (cestos de congelação e armazenagem) C) Apenas cesto de armazenagem Alguns modelos estão equipados com recipientes com líquido de refrigeração (placas de congelação): retire-os da parte posterior do cesto (C) e coloque-os um junto do outro no interior do cesto.
INSTALAÇÃO (Fig. 2)
Certifique-se que o aparelho não está danificado. Danos de transporte têm de ser comunicados ao seu revendedor num prazo de 24 horas após a entrega do aparelho. O aparelho não deve ser instalado perto de fontes de calor tais como fogões, aquecimento central, termoacumoladores, luz solar di­recta, etc. Ele tem no entanto de ficar localizado num lugar se­co e bem ventilado. Se o seguinte tipo de instalação não po­der ser evitado respeite estas distâncias laterais: a) entre o aparelho e fogões a carvão ou a óleo: mínimo 30 cm. b) entre o aparelho e fogões a gás ou eléctricos: mínimo 3 cm. O aparelho tem de ficar instalado sob uma superfície estável e nivelada: instale-o seguindo as instruções dadas na parte de trás do molde fornecido com o aparelho. Deixe o aparelho re­pousar durante duas horas antes de o ligar à corrente eléctri­ca. Sugerimos que durante este tempo limpe o interior com uma esponja humedecida numa solução de água e vinagre, depois podem ser encaixados os cestos no aparelho (Fig. 3). Atenção: A acessibilidade à ficha tem de ficar garantida me­smo depois da instalação do aparelho para, se necessário, o desligar. Como alternativa pode ligar o aparelho à corrente eléctrica através de um sistema de interruptores de dois polos com uma separação de contacto de 3 mm, situado numa po­sição acessível.
LIGAÇÃO ELÉCTRICA E FUNCIONAMENTO
Por favor verifique se a voltagem indicada na chapa de taxação, situada no interior do compartimento, corresponde à voltagem existente em sua casa (Fig. 4-5). A ligação deste aparelho à terra é obrigatória por lei. O fabri­cante não aceitará responsabilidade por ferimentos a pessoas ou danos a objectos devidos à não observância deste requisito.
REGULAR A TEMPERATURA
O termostato (Fig. 1) controla a temperatura no interior do aparelho. A posição
indica que o funcionamento do apa­relho está interrompido. A temperatura ideal de armazenagem durante longos períodos é de -18ºC. Em condições ambientais normais (temperatura entre +20ºC e +25ºC), sugerimos que regule o botão de controlo do termostato para uma posição intermédia. Para obter temperaturas mais frias ou mais quen­tes que -18ºC, rode o botão de controlo do termostato re­spectivamente para a posição
mais alta ou mais baixa. Lembramos-lhe que as temperaturas internas são afectadas pela localização do aparelho, a temperatura do ar circundante, a frequência da abertura da porta. A regulação do termostato pode ter de variar de acordo com estes factores. Para verificar a temperatura dos alimentos armazenados, colo­que o termómetro (se fornecido) por baixo dos alimentos; se for colocado em cima dos alimentos ele irá indicar a tempera­tura do ar que não corresponde à dos alimentos armazenados.
UTILIZAÇÃO DO COMPARTIMENTO CONGELADOR
Este aparelho está equipado com um alarme acústico que soa quando a porta é deixada aberta. No caso de abertura prolon­gada da porta, para parar puxe o interruptor (6) (Fig. 1).
CONGELAÇÃO (Fig. 6)
A quantidade de alimentos frescos que podem ser congelados num período de 24 horas a uma temperatura ambiente de +25ºC vem indicada na chapa de taxação (Fig. 5).
- Para congelar a quantidade máxima de alimentos permitida, ligue a função de congelação rápida (4) (luz amarela acesa) 24 horas antes de carregar os alimentos, que devem ser coloca­dos directamente em cima das grelhas sem usar os cestos. No final da congelação desligue a função de congelação rápi­da (luz amarela apagada).
- O tempo de congelação diminui para cargas inferiores à máxima.
- Cargas muito pequenas podem ser congeladas sem ligar a função de congelação rápida. Não armazene alimentos quentes no congelador. Nunca volte a congelar alimentos parcial/ ou totalmente descongelados. Prepare e embrulhe os alimentos a serem congelados em folha de alumínio ou película aderente ou coloque-os em recipientes apropriados. Coloque uma etiqueta em cada embalagem mencionando a data de congelação e o conteúdo. O compar­timento de congelação matém a temperatura de armazena­gem durante aprox. 15 horas mesmo no caso de corte de cor­rente.
- As bebidas gasosas não devem ser congeladas e alguns pro­dutos, tais como gelados, não devem ser consumidos dema­siado frios. Nota: Devido à eficácia da borracha de aderência da porta, nem sempre é possível abrir a porta do congelador imediata­mente após a ter fechado. Espere alguns minutos antes de tentar abrir novamente.
PRODUÇÃO DE CUBOS DE GELO
Encha até 3/4 os cuvetes de gelo e coloque-os no comparti­mento de baixa temperatura. Se os cuvetes se colarem ao fun­do do compartimento, não tente descolá-los com instrumen­tos afiádos ou cortantes. Use, se necessário, o cabo de uma colher. Para permitir a remoção dos cubos de gelos torça ligei­ramente os cuvetes.
P
Português
Atenção: Não coma cubos de gelo ou gelados imediatamente
após os retirar do compartimento de baixa temperatura dado que podem causar “queimaduras” de frio.
ARMAZENAGEM DE ALIMENTOS CONGELADOS
Quando comprar alimentos congelados, sugere-se que use sa­cos térmicos ou geladeiras. Eles devem ser a sua última com­pra e ser embrulhados em folhas de jornal. Quando chegar a casa coloque-os, o mais rapidamente possível, no congelador. Estes alimentos devem ser consumidos dentro do prazo im­presso na embalagem.
DESCONGELAR ALIMENTOS
Aqui estão algumas sugestões básicas: Legumes crús: Não descongele - coloque directamente em água a ferver e cozinhe como habitualmente. Carne (peças grandes): Descongele no frigorífico sem de­sembrulhar. Antes de cozinhar, deixe á temperatura ambiente durante algumas horas. (peças pequenas): Descongele à temperatura ambiente ou cozinhe directamente. Peixe: Descongele no frigorífico sem desembrulhar ou co­zinhe directamente antes de estar totalmente descongelado. Alimentos pré-cozinhados: Aqueça no forno sem retirar do recipiente de folha de alumínio.
Fruta: Descongele no frigorífico.
DESCONGELAR O APARELHO (Fig. 7)
Normalmente necessita de descongelar o aparelho duas ou três vezes por ano quando a camada de gelo atingir uma espessura de 3 mm. Sugerimos que retire periodicamente o gelo das chapas de congelação utilizando uma raspadeira de plástico. Evite usar instrumentos afiádos ou cortantes. A descongelação deve ser fei­ta quando a quantidade de alimentos armazenada for mínima. Se o aparelho não estiver vazio, para evitar que os alimentos descon­gelem durante a descongelação do aparelho, ligue a função de congelação rápida algumas horas antes da descongelação de for­ma a que os alimentos armazenados alcancem as temperaturas mais frias. Embrulhe os alimentos congelados em várias folhas de jornal e coloque-os no frigorífico ou num local frio. Regule o botão de controlo do termostato para a posição
, desligue o aparelho da corrente eléctrica e deixe a porta aber­ta. Retire os cestos puxando-os para a frente e para cima. Não utilize produtos comerciais para descongelação dado que eles podem conter componentes perigosos. No final da desconge­lação limpe e seque cuidadosamente o aparelho. Volte a ligar o congelador à corrente eléctrica e ligue a função de conge­lação rápida. Volte a carregar o aparelho com os alimentos congelados. Duas horas após a lâmpada de controlo vermelha ter apagado, desligue a função de congelação rápida.
MANUTENÇÃO E LIMPEZA
Uma manutenção periódica adequada irá garantir um tempo de vida mais longo ao seu aparelho. Desligue o aparelho da corren­te eléctrica antes de qualquer intervenção (Fig. 8). Limpe perio­dicamente o aparelho com uma solução de água e vinagre (Fig.
9). Enxague e seque cuidadosamente. Nunca use abrasivos ou detergentes. Limpe periodicamente as borrachas da porta com água e seque cuidadosamente. Evite sujar a borracha da porta com óleo ou qualquer outra gordura que a possa danificar. Depois de limpar, volte a ligar o aparelho à corrente eléctrica.
SUGESTÕES PARA FÉRIAS (Fig. 13)
Se planear ausentar-se durante muito tempo, desligue o apa­relho da corrente eléctrica, esvazie e limpe o interior. Deixe a porta aberta para evitar a formação de odores. Se planear ausentar-se durante pouco tempo deixe o aparelho a funcionar normalmente.
SERVICE (Fig. 14-15)
O funcionamento incorrecto do aparelho nem sempre é devi­do a uma avaria, mas pode ser resultado de uma instalação deficiente ou utilização errada. Para evitar deslocações desne­cessárias dos técnicos, que lhe serão cobradas, sugerimos que consulte a seguinte lista para resolução de problemas:
1. Se a luz vermelha estiver continuamente acesa ou pi­scando, a temperatura interna estiver demasiado elevada.
Verifique se:
- a porta está bem fechada (Fig. 13);
- o botão de controlo do termostato está correctamente regu­lado (veja capítulo “Regular a temperatura”);
- o congelador está perto de uma fonte de calor;
- há uma grande formação de gelo nas paredes interiores;
- a circulação de ar não está restringida. Se o seu aparelho estiver equipado com uma gaveta situada no fundo à esquerda (Fig. 14-15), sugerimos que a retire e limpe o interior com uma escova macia.
2. Se o compressor funcionar continuamente.
Verifique se:
- o interruptor de congelação rápida está desligado;
- a temperatura ambiente está muito quente;
- a porta não está a ser aberta demasiadas vezes.
3. O aparelho está excessivamente barulhento.
Verifique se:
- o aparelho está nivelado.
4. O aparelho não funciona. Verifique se:
- o botão de controlo do termostato não está regulado para a posição
;
- não há um corte de energia eléctrica;
- a ficha está em contacto correcto com a tomada;
- se os interruptores automáticos de circuitos não estão soltos ou se algum fusível se queimou;
- o cabo de alimentação está intacto (veja também Nota). Nota: Quando substituir um cabo de alimentação danificado, certifique-se que o cabo novo é fixado correctamente. Se se­guiu este guia para resolução de problemas e o seu congela­dor continuar a não funcionar correctamente entre em contac­to com o nosso Service (Assistência Técnica) ou com um dos nossos Concessionários. Indique claramente o que está errado, o tipo e número de série do seu congelador.
13
Loading...