Smeg S201X, S200EB/1, S200X/1, WE200X/1, WE200/1 User Manual [pt]

...
Sumário
2. ADVERTÊNCIAS PARA A ELIMINAÇÃO DO FORNO – A NOSSA
PREOCUPAÇÃO COM O AMBIENTE................................................ 191
3. ADVERTÊNCIAS PARA A SEGURANÇA .......................................... 192
4. CONHEÇA O SEU FORNO ................................................................ 193
5. ANTES DA INSTALAÇÃO .................................................................. 193
6. DESCRIÇÃO DOS COMANDOS DO PAINEL FRONTAL.................. 194
7. USO DO FORNO................................................................................ 197
8. ACESSÓRIOS DISPONÍVEIS ............................................................ 201
9. CONSELHOS PARA COZINHAR
SEM MICROONDAS ......................................................................... 202
10. CONSELHOS PARA COZINHADOS
COM MICROONDAS.......................................................................... 207
11. LIMPEZA E MANUTENÇÃO............................................................... 214
12. MANUTENÇÃO EXTRAORDINÁRIA.................................................. 216
13. HÁ ALGUM PROBLEMA? .................................................................. 217
14. INSTALAÇÃO DO APARELHO .......................................................... 218
INSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR: fornecem os conselhos necessários para usar o aparelho, descrevem os respectivos comandos e indicam o modo correcto de actuar durante as operações de limpeza e manutenção
INSTRUÇÕES PARA O INSTALADOR: são instruções destinadas ao técnico qualificado que deve fazer a instalação, a activação e os testes
funcionais do aparelho
189
Advertências para uso

1. ADVER TÊNCIAS PARA USO

ESTE MANUAL CONSTITUI PARTE INTEGRANTE DO APARELHO. É NECESSÁRIO CONSERVÁ-LO ÍNTEGRO E AO SEU ALCANCE DURANTE O CICLO DE VIDA DO FORNO. ANTES DE UTILIZAR O APARELHO, É ACONSELHÁVEL UMA LEITURA ATENTA DO MANUAL, ASSIM COMO DE TODAS AS INDICAÇÕES NELE CONTIDAS. A INSTALAÇÃO DEVERÁ SER EFECTUADA POR PESSOAL QUALIFICADO EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS VIGENTES. ESTE APARELHO DESTINA­SE A UM USO DE TIPO DOMÉSTICO E ESTÁ EM CONFORMIDADE COM AS DIRECTIVAS CEE ACTUALMENTE EM VIGOR: O APARELHO FOI CONSTRUÍDO PARA DESEMPENHAR AS SEGUINTES FUNÇÕES: COZEDURA E AQUECIMENTO DE ALIMENTOS; UMA UTILIZAÇÃO DIFERENTE DEVE SER CONSIDERADA IMPRÓPRIA. O FABRICANTE DECLINA TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE POR UTILIZAÇÕES DIFERENTES DAS INDICADAS.
NUNCA UTILIZE ESTE APARELHO PARA AQUECER AMBIENTES.
NÃO ABANDONE OS RESÍDUOS DA EMBALAGEM NO AMBIENTE DOMÉSTICO. SEPARE OS VÁRIOS MATERIAIS DA EMBALAGEM PARA ELIMINAR E ENTREGUE-OS NO CENTRO DE RECOLHA DIFERENCIADA MAIS PRÓXIMO.
ESTE APARELHO ESTÁ SINALIZADO EM CONFORMIDADE COM A DIRECTIVA EUROPEIA 2002/96/CE RELATIVO A APARELHOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS (WASTE ELECTRICAL AND ELECTRONIC EQUIPMENT ­WEEE). ESTA DIRECTIVA DEFINE AS NORMAS PARA RECOLHA E RECICLAGEM DOS APARELHOS INUTILIZADOS, VÁLIDAS EM TODO O TERRITÓRIO DA UNIÃO EUROPEIA.
NÃO OBSTRUA AS ABERTURAS, OS ORIFÍCIOS DE VENTILAÇÃO E ESCOAMENTO DO CALOR.
190
A CHAPA DE IDENTIFICAÇÃO, QUE CONTÉM OS DADOS TÉCNICOS, O NÚMERO DE SÉRIE E A SINALIZAÇÃO, ESTÁ POSICIONADA DE MODO BEM VISÍVEL NA MOLDURA DA PORTA DO FORNO. A CHAPA NUNCA DEVE SER REMOVIDA.
EVITE ABSOLUTAMENTE A UTILIZAÇÃO DE ESFREGÕES METÁLICOS E RASPADEIRAS CORTANTES PARA NÃO DANIFICAR AS SUPERFÍCIES. USE OS PRODUTOS NORMAIS, NÃO ABRASIVOS, SERVINDO-SE EVENTUALMENTE DE UTENSÍLIOS DE MADEIRA OU PLÁSTICO. ENXAGÚE MUITO BEM E SEQUE COM UM PANO MACIO OU COM UMA PELE DE GAMO. EVITE PÔR A SECAR NO FORNO RESTOS DE ALIMENTOS À BASE DE SACARINA (POR EXEMPLO: MARMELADA). AO SECAR DEMASIADO, PODE DANIFICAR O ESMALTE NO INTERIOR DO FORNO.
Advertências para a eliminação
do forno
2. ADVERTÊNCIAS PARA A ELIMINAÇÃO DO FORNO – A NOSSA PREOCUPAÇÃO COM O AMBIENTE
Na embalagem dos nossos produtos são utilização materiais não poluentes, por conseguinte, compatíveis com o ambiente e recicláveis. Pedimos a sua colaboração para uma eliminação correcta da embalagem. Informe-se junto do seu revendedor ou das organizações competentes da sua área sobre os endereços dos centros de recolha, reciclagem e escoamento. Não abandone a embalagem ou partes da mesma. Estas podem constituir um perigo de asfixia para as crianças, especialmente os sacos de plástico.
Também é necessário eliminar correctamente o seu velho aparelho. Importante: entregue o aparelho à empresa da área, autorizada para recolha dos electrodomésticos inutilizados. Uma eliminação correcta permite uma recuperação inteligente de materiais valiosos.
Antes de entregar o seu aparelho, é necessário remover as portas e deixar o tabuleiro e grelha na sua posição, de modo a evitar que as crianças na brincadeira possam ficar presas dentro do compartimento do forno. É ainda necessário cortar a ligação à corrente eléctrica, removendo a ficha da tomada.
191
Advertências para a segurança

3. ADVERTÊNCIAS PARA A SEGURANÇA

NO SEU INTERESSE E PARA SUA SEGURANÇA, CONSULTE AS NORMAS DE SEGURANÇA PARA OS APARELHOS ELÉCTRICOS OU A GÁS E AS FUNÇÕES DE VENTILAÇÃO NAS INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO. A ASSISTÊNCIA A TODOS OS APARELHOS ELÉCTRICOS SÃO EFECTUADAS POR PESSOAL QUALIFICADO EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS VIGENTES. OS NOSSOS TÉCNICOS RESPONSÁVEIS PELA INSTALAÇÃO GARANTEM UM TRABALHO SATISFATÓRIO. OS APARELHOS A GÁS OU ELÉCTRICOS DEVEM SEMPRE SER INSTALADOS POR PESSOAL COMPETENTE.
A FICHA QUE LIGA AO CABO DE ALIMENTAÇÃO E À RESPECTIVA TOMADA DEVE SER DO MESMO TIPO E ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR. É NECESSÁRIO TER ACESSO À TOMADA COM O APARELHO ENCASTRADO. NUNCA REMOVA A FICHA PUXANDO PELO CABO.
É OBRIGATÓRIO QUE O APARELHO SEJA EQUIPADO COM LIGAÇÃO A TERRA SEGUNDO AS MODALIDADES PREVISTAS PELAS NORMAS DE SEGURANÇA DO SISTEMA ELÉCTRICO.
IMEDIATAMENTE APÓS A INSTALAÇÃO, TESTE O APARELHO DE MODO BREVE SEGUINDO AS INSTRUÇÕES FORNECIDAS MAIS ADIANTE. EM CASO DE PROBLEMAS NO FUNCIONAMENTO, DESLIGUE O APARELHO DA REDE ELÉCTRICA E CONTACTE O CENTRO TÉCNICA DE ASSISTÊNCIA MAIS PRÓXIMO DE SI. NUNCA TENTE REPARAR O APARELHO.
NUNCA INTRODUZA OBJECTOS INFLAMÁVEIS NO FORNO: NO CASO DE ACIDENTAL ACTIVAÇÃO DO FORNO, PODE DESENCADEAR UM INCÊNDIO.
192
DURANTE A SUA UTILIZAÇÃO, O APARELHO AQUECE MUITO. PRESTE ATENÇÃO PARA NÃO TOCAR NAS RESISTÊNCIAS QUE SE ENCONTRAM NO FORNO.
O APARELHO DESTINA-SE EXCLUSIVAMENTE A PESSOAS ADULTAS. NUNCA PERMITA QUE AS CRIANÇAS SE APROXIMEM DESTE OU QUE O UTILIZEM PARA AS SUAS BRINCADEIRAS. QUANDO SE LIGA O GRELHADOR, AS PARTES ACESSÍVEIS PODEM APRESENTAR UMA TEMPERATURA MUITO ELEVADA: AFASTE AS CRIANÇAS.
ANTES DE UTILIZAR PELA PRIMEIRA VEZ O APARELHO, É OBRIGATÓRIO REMOVER TODAS AS ETIQUETAS E PELÍCULAS PROTECTORAS APLICADAS NO SEU INTERIOR OU EXTERIOR.
NO FINAL DE CADA UTILIZAÇÃO, CONTROLE SEMPRE SE OS BOTÕES SE ENCONTRAM NA POSIÇÃO 0 (DESLIGADO).
O fabricante declina qualquer responsabilidade por eventuais danos em pessoas ou objectos, provocados pela inobservância das normas supracitadas ou pela modificação de qualquer peça do aparelho e utilização de peças sobresselentes não originais.
Instruções para o utilizador

4. CONHEÇA O SEU FORNO

PAINEL DE COMANDOS
LÂMPADA DO FORNO
VENTILAÇÃO DO FORNO (SÓ EM ALGUNS MODELOS)
SUPORTES PARA GRELHAS E TABULEIROS

5. ANTES DA INSTALAÇÃO

Não abandone os resíduos da embalagem no ambiente doméstico. Separe os vários materiais da embalagem para eliminar e deposite-os no centro de recolha diferenciada mais próximo.
Para remover todos os resíduos de fabrico, é aconselhável limpar a parte interna do forno. Para mais informações sobre limpeza, ver o capítulo "11. LIMPEZA E MANUTENÇÃO".
Ao utilizar pela primeira vez o forno e o grelhador, convém aquecê-los à temperatura máxima o tempo suficiente para queimar eventuais resíduos de fabrico que possam libertar odores desagradáveis para os alimentos.
193
Instruções para o utilizador

6. DESCRIÇÃO DOS COMANDOS DO PAINEL FRONTAL

Todos os comandos e controlos da cozinha estão reunidos no painel frontal. A tabela a seguir fornece uma descrição dos símbolos utilizados.
BOTÃO DO TERMÓSTATO
Para seleccionar a temperatura de cozedura, rode o botão no sentido dos ponteiros do relógio até à posição desejada, compreendida entre 50° e 250°C. Quando acesa, a lâmpada indica que o forno está em fase de aquecimento. Quando apagada, a lâmpada indica que a temperatura prefixada foi alcançada. A intermitência regular indica que a temperatura dentro do forno é mantida constante ao valor programado.
BOTÃO DO TEMPORIZADOR
Permite seleccionar a cozedura ou o relógio com desactivação automática do forno no final do processo de cozedura. Se não programar o tempo de cozedura, é necessário posicionar o
botão do temporizador no símbolo, rodando-o para a direita.
Para programar o tempo de cozedura, rode o botão para a direita até a posição “60” e, em seguida, programe a duração da cozedura desejada. Os número de 1 a 60 correspondem a minutos. A regulação é progressiva e podem ser utilizadas posições intermédias entre os números indicados.
A função manual só resulta com as funções tradicionais (impressas a preto na parte frontal). Para as funções de microondas e combinadas (impressas a cor-de-laranja), é obrigatório programar uma duração de cozedura
O sinal acústico ao concluir o tempo programado interrompe o funcionamento do forno em qualquer função programada.
194
Instruções para o utilizador
BOTÃO SELECTOR DE FUNÇÕES
Rode o botão para um dos dois sentidos para seleccionar uma das funções indicadas a seguir:
Só se obtêm as funções combinadas ou o microondas ao posicionar o botão sobre os símbolos cor-de-laranja.
FUNÇÕES TRADICIONAIS
(A PRETO)
NENHUMA FUNÇÃO PROGRAMADA
RESISTÊNCIA SUPERIOR + INFERIOR
RESISTÊNCIA DO GRELHADOR RESISTÊNCIA SUPERIOR +
RESISTÊNCIA DO GRELHADOR + VENTILAÇÃO
RESISTÊNCIA VENTILADA
FUNÇÕES COMBINADAS
(A COR-DE-LARANJA)
RESISTÊNCIA SUPERIOR + INFERIOR
RESISTÊNCIA DO GRELHADOR + VENTILAÇÃO
INFERIOR + VENTILAÇÃO
FUNÇÃO MICROONDAS
BOTÃO DE REGULAÇÃO DA POTÊNCIA DAS MICROONDAS
Este botão permite seleccionar em % a potência de utilização das microondas em função do produto introduzido no forno. Para uma correcta utilização das potências adequadas, consulte o parágrafo "7.3 Cozinhar no microondas".
195
Instruções para o utilizador
PAINEL LUMINOSO DAS FUNÇÕES
As funções seleccionadas através do botão selector de funções são visualizadas neste painel.
INDICADOR DO TERMOSTÁTO (AMARELO): acende-se quando o
forno está a aquecer e apaga-se quando alcançada a temperatura
INDICADOR DO FORNO EM FUNÇÃO (VERMELHO): acende-se
quando seleccionada uma função
INDICADOR DA RESISTÊNCIA SUPERIOR E INFERIOR (VERDE)
INDICADOR DO GRELHADOR (VERDE)
INDICADOR DE VENTILAÇÃO (VERDE)
As microondas não funcionam com o BOTÃO DO TEMPORIZADOR posicionado no símbolo
INDICADOR DA RESISTÊNCIA DA VENTILAÇÃO (VERDE)
INDICADOR DE FUNCIONAMENTO COM MICROONDAS (VERMELHO):
aceso em modo contínuo quando o aparelho está preparado para a função microondas e pisca quando são activadas
BOTÃO START DO MICROONDAS:
serve para começar o cozinhado com a função microondas; as microondas não são activadas se não preparar uma potência com o BOTÃO DE REGULAÇÃO DA POTÊNCIA DAS MICROONDAS, uma função com o BOTÃO SELECTOR DE FUNÇÕES e um tempo de cozedura com o BOTÃO DO TEMPORIZADOR
196
Instruções para o utilizador

7. USO DO FORNO

Antes de utilizar o forno, certifique-se de que seleccionou um tempo de cozedura ou programou o funcionamento manual .

7.1 Advertências e conselhos gerais

Ao utilizar pela primeira vez o forno e o grelhador, convém aquecê-los à máxima temperatura o tempo suficiente para queimar eventuais resíduos oleosos de fabrico, que podem libertar odores desagradáveis para os alimentos. Este primeiro aquecimento não deve ser realizado na função microondas ou combinada.
Durante a cozedura, não cubra o fundo do forno com folhas de papel de alumínio ou estanho e não apoie panelas ou tabuleiros de modo a evitar danos na camada de esmalte. Se pretender utilizar papel para forno, coloque-o numa posição que não atrapalhe a circulação de ar quente dentro do forno.
Os acessórios do forno que possam entrar em contacto com os alimentos, são construídos com materiais conformes ao prescrito pela directiva CEE 89/109 de 21/12/88 e pelo D.L. 108 del 25/01/92.
Para evitar que o vapor eventualmente formado no forno incomode, abra a porta em dois momentos: mantenha-a entreaberta (cerca de 5 cm) durante 4-5 segundos e, em seguida, abra-a completamente. Se for necessário mexer os alimentos, deixe a porta aberta o menor tempo possível para evitar que a temperatura do forno se abaixe, prejudicando assim o cozinhado. Ao abrir a porta, a ventilação interna do forno é desactivada, sendo retomada após o fecho da porta.
197
Instruções para o utilizador

7.2 Ventil ação de refrigeração

O aparelho está equipado com um sistema de refrigeração que entra em funcionamento depois de ligar o forno. O funcionamento das ventoinhas provoca um fluxo normal de ar que sai por baixo da porta e que pode continuar por mais algum tempo mesmo depois de desligar o forno.

7.3 Cozinhar no microondas

É possível cozinhar no microondas em vários níveis de potência seleccionáveis através do BOTÃO DE REGULAÇÃO DE POTÊNCIA DAS MICROONDAS. As operações mais adequadas para cada nível de potência seleccionado são apresentadas a seguir. MIN-20%: amolecer lacticínios e cremes para barrar, manter os alimentes quentes; 30-50%: descongelar alimentos, cozinhar molhos, cozinhar carnes moles combinado com as funções normais; 60-80%: cozinhar massa ou arroz, frango, legumes ou peixes grandes combinado com as funções normais; 90-100%: aquecer pratos pré-cozinhados, cozer legumes frescos e congelados, combinado com as funções normais para cozinhar peru e frangos grandes, cozer bolos e sobremesas.
Para activar as microondas, é necessário programar um tempo de cozedura, seleccionar uma potência e uma função (entre as impressas a
cor-de-laranja no painel de comandos) e pressionar a tecla no painel de comandos.
198
Instruções para o utilizador

7.3.1 Advertências de segurança na utilização das microondas

1 Não activar a função microondas:

• com o forno vazio;
• se a porta do forno ou a sua vedação apresentarem defeitos ou as dobradiças não estiverem atarraxadas. Em qualquer um dos casos, é necessário contactar um especialista técnico;
2 Excepto para os especialistas técnicos, é perigoso para todos executar
qualquer reparação ou operação de manutenção que preveja a remoção de qualquer protecção contra a energia transmitida pelas microondas.
3 Bebidas e alimentos não devem ser aquecidos em recipientes selados
porque podem explodir;
4 Utilize exclusivamente utensílios destinado a microondas: para esse
Loiças
efeito, consulte o parágrafo "7.3.2
5 Quando são aquecidos alimentos em recipientes de plástico ou papel,
controle frequentemente o compartimento do forno para esconjurar princípios de incêndio;
6 Se observar emissão de fumo, desligue imediatamente o aparelho e
mantenha a porta fechada de modo a facilitar a extinção de eventuais chamas;
7 O aquecimento de bebidas no microondas poder provocar ebulições
eruptivas retardadas. É, portanto, necessário prestar atenção mesmo após extrair o recipiente do compartimento do forno;
8 Após retirá-los do forno, agite ou mexa os recipientes de vidro de
homogeneizados ou biberão, ou qualquer outro alimento para crianças, e controle a temperatura antes de ingerir para evitar queimaduras;
9 Ovos com casca ou ovos cozidos inteiros não devem ser aquecidos no
forno de microondas porque podem rebentar mesmo após a cozedura.
10 Não aqueça os alimentos em recipientes metálicos, de alumínio e
formas para doces. As peças metálicas destes recipientes podem danificar gravemente o forno.
11 Ao utilizar o aquecimento de microondas, seleccione tempos de
cozedura relativamente breves. É preferível, no final do processo de cozedura, voltar a programar um novo tempo em vez de seleccionar imediatamente um tempo longo. Isto porque cozinhando no microondas, algumas cozeduras prolongadas podem secar os alimentos e provocar queimaduras localizadas.
12 Não aqueça no microondas, líquidos inflamáveis como o alcóol,
liquores, etc..
13 Coloque os recipientes pequenos com quantidades pequenas no centro
do forno para cozer melhor.
";
199
Instruções para o utilizador

7.3.2 Loiças

Nem todas as loiças são adequadas para cozinhar no microondas. Não utilize, por exemplo: 1 recipientes fechados, garrafas fechadas, conservas: podem-se formar
altas pressões e, consequentemente, rebentar;

2 recipientes metálicos fechados; 3 talheres de metal; 4 cristal inglês; 5 loiças com bordos serrilhados; 6 plásticos não resistentes ao calor; 7 papel de alumínio ou estanho; 8 loiças com partes metálicas com resíduos de protecção; 9 loiças de plástico que possam fundir a uma temperatura elevada; 10 loiça de porcelana com pegas ou punhos que possam acolher

humidade, podendo esta criar pressões elevadas e partir a própria loiça;
11 se cozinhar alimentos em recipientes de papel descartável, controle
frequentemente o forno para prevenir eventuais presenças de chamas.
200
Instruções para o utilizador

8. ACESSÓRIOS DISPONÍVEIS

O forno está equipado com 4 calhas para colocar os tabuleiros e as grelhas a várias alturas.
Grelha: útil para apoiar recipientes com alimentos para cozinhar.
Tabuleiro para pastelaria: útil para cozer bolos, pizzas e doces de forno.
Acessórios a pedido
É possível encomendar acessórios originais através dos Centros de Assistência Autorizados.
201
Instruções para o utilizador

9. CONSELHOS PARA COZINHAR SEM MICROONDAS

É aconselhável sempre pré-aquecer o forno com a função ventilada a uma temperatura superior em 30/40°C relativamente à temperatura da cozedura. Este cuidado permite reduzir significativamente os tempos de cozedura e o consumo de energia, além de permitir um melhor resultado de cozedura.
A porta do forno deve ser fechada durante o cozinhado.

9.1 Cozeduras tradicionais

SELECTOR DAS FUNÇÕES
TERMÓSTATO
Este sistema clássico de cozinhar, em que o calor provém de cima e de baixo, é adequado para cozer os alimentos num único suporte. É necessário pré-aquecer o forno até alcançar a temperatura prefixada. Só intruduza a carne congelada directamente no forno, sem descongelar. Como única preocupação, escolha temperaturas mais baixas de cerca 20º e tempo de cozedura cerca de 1/4 mais longos relativamente aos usados para a carne fresca.
50 ÷ 250 °C

9.2 Cozeduras com ar quente

SELECTOR DE FUNÇÕES
TERMÓSTATO
Este sistema é adequado para cozinhar em várias suportes, ainda que alimentos de natureza diferente (peixe, carne, etc.), sem que o gosto e os cheiros passem de um alimento para outro. A circulação do ar no forno garante uma uniforme distribuição do calor
É possível cozer vários pratos desde que as temperaturas de cozedura dos vários alimentos coincidam.
50 ÷ 250 °C
202
Instruções para o utilizador

9.3 Cozeduras com o grill

SELECTOR DE FUNÇÕES
TERMÓSTATO
Permite dourar rapidamente os alimentos. Para cozinhados rápidos e em pequenas quantidades, introduza a grelha na quarta calha a partir de baixo. Para tempos de cozedura prolongada e grelhados, insira a grelha nas calhas mais baixas, em função do formato dos alimentos.
Mantenha a porta fechada durante o processo de cozedura no grelhador. Grelhar com a porta aberta pode danificar permanentemente o forno e comprometer a sua segurança durante o funcionamento.

9.4 Cozeduras com o grill e com ar quente

SELECTOR DE FUNÇÕES
TERMÓSTATO
Permite uma distribuição uniforme do calor, com maior penetração nos alimentos. Os alimentos ficam ligeiramente dourados no exterior, mas o interior permanece macio.
200 °C
Durante o processo de cozedura, a porta do forno deve ficar fechada e a duração máxima do aquecimento não deve exceder 60 minutos
Mantenha a porta fechada durante o processo de cozedura com grill. Grelhar com a porta aberta pode danificar permanentemente o forno e comprometer a sua segurança durante o funcionamento.
.
203
Instruções para o utilizador

9.5 Descongelação

SELECTOR DE FUNÇÕES
TERMÓSTATO
O único movimento de ar garantido pela ventoínha provoca uma descongelação mais rápida dos alimentos. O ar em circulação no interior do forno é a temperatura ambiente.
A descongelação a temperatura ambiente tem a vantagem de não alterar o gosto e o aspecto dos alimentos.
0
204
Instruções para o utilizador

9.6 Tabelas de cozedura aconselhadas

Os tempos de cozedura, especialmente os indicados para a carne, variam em função da espessura, da qualidade do alimento e do gosto do consumidor e são considerados com o forno pré-aquecido.
COZEDURAS TRADICIONAIS
POSIÇÃO DA CALHA A
PARTIR DE BAIXO
PRATOS DE MASSA
LASANHA MASSA NO FORNO
CARNE
VITELA ASSADA NOVILHO ASSADO PORCO ASSADO FRANGO PATO GANSO-PERU COELHO PERNIL DE BORREGO
PEIXE 1 - 2 170 - 200
PIZZA 1 - 2 210 - 240 40 - 45 DOCES
MASSA TENRA ROSCA BRIOCHE BOLO DE FRUTAS BOLO PARAÍSO TARTE DE MAÇA BOLO DE ARROZ
2 - 3 2 - 3
1 - 2 1 - 2 1 - 2 1 - 2 1 - 2 1 - 2 1 - 2
2 2 2 2 2 2 2 2
TEMPERATURA
°C
210 - 230 210 - 230
170 - 200 210 - 240 170 - 200 170 - 200 170 - 200 140 - 170 170 - 200 170 - 200
170 - 200
165 170 - 200 170 - 200
170
190
180
TEMPO EM
MINUTOS
30 40
30 - 40 X Kg. 30 - 40 X Kg. 30 - 40 X Kg.
45 - 60 45 - 60 45 - 60 50 - 60 40 - 50
Dependendo das
dimensões
15 - 20 35 - 45 40 - 45 20 - 30
60 60 60
dsdsfdsfdsfffffffffffff
COZEDURAS COM O GRILL
COSTELETA DE PORCO FILETE DE PORCO FILETE DE NOVILHO BIFES DE FÍGADO ESCALOPE DE VITELA FRANCO CORTADO AO MEIO SALSICHAS ALMÔNDEGAS FILETE DE PEIXE TOSTA
POSIÇÃO DA CALHA A
PARTIR DE BAIXO
4 3 3 4 4 3 4 4 4 4
TEMPO EM MINUTOS
1° LADO 2° LADO
7 - 9 9 - 11 9 - 11
2 - 3
7 - 9 9 - 14
7 - 9
7 - 9
5 - 6
2 - 4
5 - 7 5 - 9
9 - 11
2 - 3 5 - 7
9 - 11
5 - 6 5 - 6 3 - 4 2 - 3
205
Instruções para o utilizador
COZEDURAS COM AR QUENTE
POSIÇÃO DA CALHA A
PARTIR DE BAIXO
PRATOS DE MASSA
LASANHA MASSA NO FORNO ARROZ À CRIOULA
CARNE
VITELA ASSADA PORCO ASSADO NOVILHO ASSADO FILETE DE NOVILHO BORREGO ASSADO ROAST-BEEF FRANGO ASSADO PATO ASSADO PERU ASSADO COELHO ASSADO LEBRE ASSADO POMBO ASSADO
PEIXE 2 - 3 150 - 170 Dependendo das
PIZZA PÃO TOSTA
DOCES (PASTELARIA)
ROSCA BOLO DE FRUTAS BRIOCHE MASSA TENRA BOLO DE ARROZ TARTE DE MAÇÃ BOLO PARAÍSO
2 - 3 2 - 3 1 - 2
2 - 3 2 - 3 2 - 3 2 - 3 2 - 3 2 - 3 2 - 3
2 2 2
2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
TEMPERATURA
°C
190 - 210 190 - 210 190 - 210
150 - 170 150 - 160 160 - 170 160 - 180 130 - 150 170 - 180
170 160 - 170 150 - 160 150 - 160 160 - 170 140 - 170
210 - 240 190 - 210 220 - 240
150 - 160 150 - 160 150 - 160 150 - 160 150 - 160 150 - 160 150 - 160
TEMPO EM
MINUTOS
20 - 25 25 - 30 20 - 25
65 - 90
70 - 100
65 - 90 35 - 45
100 - 130
40 - 45
70 - 90 100 - 160 160 - 240
80 - 100
30 - 50
15 - 25
dimensões
30 - 50
40
7
35 - 45
40 - 50
40 - 60
25 65 65 65
206
Instruções para o utilizador

10. CONSELHOS PARA COZINHADOS COM MICROONDAS

10.1 Aspectos gerais sobre as microondas

As microondas penetram nos alimentos a aquecer agitando as moléculas de água presentes no seu interior. Este movimento com altíssima frequência gera calor no centro do alimento em aquecimento e a cozer, mantendo frio o ambiente circudante. Este sistema de cozinhar permite poupar tempo e energia eléctrica, na medida em que o calor é produzido directamente dentro dos alimentos, obtendo os resultados pretendidos mais rapidamente.
.Nem todos os tipos de loiça são adequados para um forno de microondas. Consulte o parágrafo "7.3.2 Loiças" para verificar se possui o material adequado.
Fornecemos a seguir uma lista da loiça adequada e não adequada para utilizar no microondas.
ADEQUADAS NÃO ADEQUADAS
As loiças de vidro termoresistente e de porcelana sem decorações metálicas
os recipientes em porcelana (ainda que aqueçam)
os recipientes em plástico se forem termoresistentes a temperaturas na ordem dos 200°C
sacos de plástico e recipientes em poliestereno, mas para pouco tempo
Em caso de dúvidas, contacte o próprio revendedor para obter informações mais detalhadas.
recipientes metálicos que reflectem as microondas e impedem o excesso de aquecimento do alimento:
recipientes em alumínio para alimentos pré-cozinhados
alumínio para alimentos de grande dimensão
loiça em esmalte: alguns esmaltes contêm substâncias metálicas, tornando-se inadequadas
cristais com chumbo ou bordos serrilhados
loiça de madeira
207
Instruções para o utilizador

10.2 Microondas

SELECTOR DE FUNÇÕES
TERMÓSTATO POTÊNCIA DAS MICROONDAS TEMPORIZADOR:
Antes de iniciar um cozinhado no microondas, é necessário equipar-se com os utensílios e loiças adequadas. Para tal, consulte os parágrafos "7.3.2 Loiças" e "10.1 Aspectos gerais sobre as microondas". Após colocar no forno e fechar a porta, seleccione através do botão de regulação o valor de potência desejado (consulte o parágrafo "7.3 Cozinhar no microondas") e seleccione um tempo idóneo para o cozinhado a realizar. Em seguida, seleccione a função microondas posicionando o BOTÃO
SELECTOR DE FUNÇÕES no símbolo : acender-se-á o respectivo indicador no painel luminoso.
Por esta ocasião, prima a tecla , inicia a cozedura e o indicador no painel luminoso começa a piscar.
ENTRE 20 E 100%
ENTRE 30” E 60’
0
208
Instruções para o utilizador
COZINHADOS COM MICROONDAS
CARNE
FRANGO VITELA COSTELETA DE BORREGO
PEIXE
4 PEIXES ROBALO POSTAS DE PEIXE
LEGUMES FRESCOS
B ATATAS COUVE-FLOR
LEGUMES CONGELADOS
BRÓCULOS ESPINAFRES ERVILHAS
FRUTA
PERAS PÊSSEGOS MAÇÃS
Para uma maior uniformidade da cozedura, é aconselhável virar os alimentos a meio do processo de cozedura. Durante o processo de cozedura, pode formar-se condensação dentro do forno. Para reduzir a sua formação, é aconselhável utilizar a função
combinada e programar o termóstato do forno a 110-120°C. No final do processo de cozedura, evite deixar alimentos ainda quentes dentro do forno: é melhor abrir a porta para deixar sair o eventual vapor que pode comprometer o cozinhado.
PESO
(em gramas)
1000
800 450
200-300
800
N° 4
400 450 450
300 450 450
N°4 N°4 N°4
POSIÇÃO DA
CALHA A PARTIR
DE BAIXO
2 2 2
2 2 2
2 2 2
2 2 2
2 2 2
PERCENTAGEM
EM
MICROONDAS
100% 100% 100%
100% 100% 100%
100% 100% 100%
100% 100% 100%
100% 100% 100%
TEMPO EM
MINUTOS
25 20
8
10 10 10
11 10 10
10
8 7
6 8 8
209
Instruções para o utilizador

10.3 Microondas combinado

SELECTOR DE FUNÇÕES
TERMÓSTATO POTÊNCIA DAS MICROONDAS TEMPORIZADOR
Antes de iniciar uma cozedura no microondas, é necessário equipar-se com utensílios e loiça. Para tal, consulte os parágrafos "7.3.2 Loiças" e "10.1 Aspectos gerais sobre as microondas". Após colocar dentro do forno e fechar a porta, seleccione a potência desejada com o botão de regulação (consulte o parágrafo "7.3 Cozinhar no microondas") e seleccione uma duração idónea ao cozinhado e a temperatura de
cozedura desejada. Por esta ocasião, acendem-se os indicadores e
no visor luminoso.
Seleccione, então, a função microondas combinada, posicionando o BOTÃO SELECTOR DE FUNÇÕES nos símbolos cor-de-laranja
: acende-se o respectivo indicador no painel luminoso. Por esta ocasião, premindo a tecla , dá início ao processo de cozedura e o indicador no painel luminoso começa a piscar.
50 ÷ 250 °C
ENTRE 20 E 100%
ENTRE 30” E 60’
210
Instruções para o utilizador
COZEDURA COM MICROONDAS COMBINADAS
PESO
VIEIRA
MEXILHÕES GRATINADOS
QUICHE À LORRAINE GNOCCHI À ROMANA
LASANHA
POLENTA GRILHADA SALMÃO
CACHUCHO
SARDINHAS RECHEADAS FRANGO
FILETE
PINTADA CEBOLA
COURGETE
COUVE-FLOR GRATINADA
(gr)
800
1500
1100
500
1300
1500 1500
1000
1000 1000
700
1300 1000
1300
700
POSIÇÃO DA
CALHA A
PARTIR DE
BAIXO
3
3
2 2
2
2 2
2
2 2
3
2 3
3
2
FUNÇÃO
COMBINADAS% MICROONDAS
60
50
30 60
80
100 100
50
100
80
70
70 80
100
100
TEMP. DE
COZEDURA
(°C)
225
200
225 225
225
225 180
225
225 225
225
200 225
225
200
TEMPO
EM
MINUTOS
5
8
20 12
13
10 10
20
10 20
6
25 20
25
10
Para uma maior uniformidade da cozedura, é aconselhável virar o alimento a meio da cozedura. Durante o processo de cozedura, pode formar-se condensação dentro do forno. Para diminuir a sua formação, é aconselhável utilizar a função
combinada e programar o termóstato do forno para 110-120°C. No final do processo de cozedura, evite deixar alimentos ainda quentes dentro do forno: é melhor entreabrir a porta para permitir sair o eventual vapor que pode comprometer o cozinhado.
211
Instruções para o utilizador

10.4 Descongelação e aquecimento no microondas

SELECTOR DE FUNÇÕES
TERMÓSTATO POTÊNCIA DAS MICROONDAS TEMPORIZADOR
Com este aparelho, é possível aquecer alimentos ou bebidas preparadas anteriormente, conservados, ensacados, pré-cozidos, e descongelar alimentos conservados no congelador.

10.4.1 Tabela de aquecimento no microondas

ROAST BEEF PORCO ASSADO COSTELETA DE PORCO HAMBURGERS SANDES QUENTES SALSICHAS PEITOS DE FRANGO FRANGO PEIXE B ATATAS COUVE-FLOR FEIJÃO VERDE CAIXA DE LEGUMES MAÇÃS NO FORNO FRUTA COZIDA CAIXA DE ALIMENTOS MOLHOS
PESO
(em
gramas)
450 450 300 450 450 400 400 450 250 450 100 450 300
N° 3
450 400 300
POSIÇÃO DA
CALHA A
PARTIR DO
BAIXO
2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2 2
ENTRE 20 E 100%
ENTRE 30” E 60’
PERCENTAGEM
EM MICROONDAS
60% 60%
60% 100% 100%
70%
70%
70%
50% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100% 100%
0
TEMPO EM
MINUTOS
4 ÷ 5 4 ÷ 5
4 4 3
2 ÷ 3
4 5 4 3 1 3 3 3 3 4 4
INSTRUÇÕES
Coberto Coberto Coberto Coberto Coberto Coberto Coberto Coberto Coberto Coberto Coberto Coberto Coberto Coberto Coberto Coberto Coberto
212

10.4.2 Tabela de descongelação no microondas

CARNE
NOVILHO TRITADO BIFES ASSADO SALSICHAS FRANGO INTEIRO PATO PERU
PEIXE
FILETES DE LINGUADO POSTAS DE SALMÃO
PEIXE INTEIRO
TRUTAS
FRUTA
MORANGOS MAÇÃS E PERAS ÀS FATI AS
DOCE E PÃO
2 PÃES CACETE TARTE ø 1 8 c m
Instruções para o utilizador
PESO
(em
gramas)
1200 1800 6000
3 postas
POSIÇÃO DA
CALHA A
PARTIR DE
BAIXO
800 450 500 400
400
340 2 30 ÷ 40 7 ÷ 8 3
500 450
100 450 400
2 2 2 2 2 2 2
2 2
2 2
2 2 2
PERCENTAGEM
EM MICROONDAS
30 ÷ 40 30 ÷ 40 30 ÷ 40 30 ÷ 40 30 ÷ 40 30 ÷ 40 30 ÷ 40
30 ÷ 40 30 ÷ 40
30 ÷ 40 30 ÷4 0
30 ÷ 40 30 ÷ 40 30 ÷ 40
TEMPO EM
MINUTOS
12 ÷ 13 10 ÷ 11 15 ÷ 16
36 ÷ 37
5 ÷ 6
25
90
6 ÷ 7 6 ÷ 7
7 ÷ 8 7 ÷ 8
2 ÷ 3 7 ÷ 8 3 ÷ 4
TEMPO DE
REPOUSO
5 5
10
5 10 15 30
3
3
10 10
2
3
3
213
Instruções para o utilizador

11. LIMPEZA E MANUTENÇÃO

O forno deve ser periodicamente limpo para manter inalteradas as características de funcionamento. Uma escassa limpeza pode comprometer as suas características estéticas e, sobretudo, as funcionais.
Antes de cada intervenção, é necessário desactivar a alimentação eléctrica do aparelho.
Não utilize jacto de vapor para limpar o interior do forno.

11.1 Limpeza do aço inoxidável

Para uma boa conservação do aço inoxidável, é necessário limpar regularmente o forno no final de cada utilização, após deixar arrefecer.

11.2 Limpeza diária normal

Para limpar e conservar as superfícies em aço inoxidável, use sempre e exclusivamente produtos específicos que não contém abrasivos ou substâncias ácidas à base de cloro. Modo de utilização: deite o produto num pano húmido e passe sobre a superfície, enxagúe cuidadosamente e seque com um pano macio ou com uma pele de gamo.

11.3 Manchas de alimentos ou resíduos

Evite absolutamente a utilização das esfregões metálicos e raspadores cortantes para não danificar as superfíceis. Utilize os produtos normais, não abrasivos, servindo-se eventualmente de utensílios de madeira ou de plástico. Enxagúe muito bem e seque com um pano macio ou pele de camurça. Evite deixar secar no forno resíduos de alimentos à base de sacarina (por exemplo: marmelada). Deixando-os muito tempo secos podem danificar o esmalte que reveste as paredes interiores do forno.
214
Instruções para o utilizador

11.4 Limpeza do forno

Para uma boa conservação do forno, é necessário limpá-lo regularmente depois de arrefecer. Extraía todas as partes susceptíveis de remoção.
• Limpe as grelhas do forno com água e detergentes não abrasivos, enxagúe e seque.
• Para facilitar as operações de limpeza, é possível remover a porta (ver parágrafo “11.5 Desmontagem da porta”)

11.5 Desmontagem da porta

11.5.1 Desmontagem com dobradiças móveis

Levante as alavancas B até as colocar em contacto com as dobradiças A e segure a porta dos dois lados com ambas as mãos, próximo das dobradiças. Levante a porta de modo a formar um ângulo de cerca 45° e extraía-a. Para voltar a montar a porta, encaixe as dobradiças A nas respectivas ranhuras e, em seguida, deixe a porta descer e baixe as alavancas B.
215
Instruções para o utilizador

12. MANUTENÇÃO EXTRAORDINÁRIA

O forno requere periodicamente pequenas intervenções de manutenção ou substituição de peças sujeites a desgaste, nomeadamente juntas de vedação, lâmpadas, etc. Fornecemos a seguir instruções específicas para executar cada um destes tipos de intervenção.
Antes de executar qualquer intervenção que requeira acesso a partes sob tensão, é necessário desligar a máquina cortando a alimentação eléctrica do aparelho.

12.1 Substituição da lâmpada de iluminação

Retire a cobertura de protecção A , desapertando-a para a esquerda, substituia a lâmpada B com outro semelhante (25 W). Remonte a cobertura de protecção A.
Utilize só lâmpadas para o forno (T 300°C).
216

12.2 Desmontagem do vedante

Para uma limpeza cuidadosa do forno, a junta de vedação da porta é desmontável. Antes de proceder à remoção da junta de vedação, é necessário desmontar a porta do forno conforme descrito precedentemente. Com a porta desmontada, levante as linguetas colocadas nos ângulos, conforme ilustrado na figura.
Nunca ponha o forno a funcionar sem voltar a montar a junta de vedação.
Instruções para o utilizador

13. HÁ ALGUM PROBLEMA?

PROBLEMA PROVÁVEL CAUSA PROVÁVEL SOLUÇÃO
O forno não aquece O forno não está ligado
O fusível está “queimado”. A temperatura seleccionada é demasiado baixa.
A lâmpada do forno deixou de funcionar
O ventilador de refrigeração continua a girar por muito tempo após a desactivação do forno
O forno gera faíscas no seu interior
O alimento não foi aquecido na modalidade microondas
A lâmpada do forno permanece acesa com o forno desligado
Fumo durante a cozedura Temperaturas de cozedura
O forno emite ruídos no final da cozedura
A lâmpada está fundida O forno não está ligado.
A ventilação deve formar­se após uma hora no máximo e, de qualquer forma, assim que a temperatura dentro do forno descer abaixo dos 120°C, aproximadamente.
Um objecto metálico encontra-se muito próximo das paredes do forno.
As microondas não chegam até ao alimento. Não são utilizadas loiças adequadas.
A porta está mal fechada.
A porta está mal fechada. Controle o fecho da porta.
elevadas. Loiças não idóneas à cozedura.
Ventilador de refrigeração em funcionamento também com o forno desligado.
Ligue o forno. Contacte o Serviço de Assistência Técnica para trocar o fusível. Aumente a temperatura seleccionada.
Troque a lâmpada conforme descrito em "12.1 Substituição da lâmpada de iluminação"
Se não parar após uma hora, contacte o Serviço de Assistência Técnica.
Afaste qualquer objecto metálico das paredes. Nunca use objectos metálicos sobre a grelha.
Posicione o alimento no centro do compartimento do forno. Certifique-se de que usou os utensílios adequados. Certifique-se de que fechou a porta.
Reduza a temperatura de cozedura. Utilize exclusivamente loiças preparadas.
É um comportamento normal que pode durar até uma hora após desligar o forno.
217
Instruções para o instalador

14. INSTALAÇÃO DO APARELHO

14.1 Ligação eléctrica

A posição da chapa de identificação, com os dados técnicos, o número de matrícula e a sinalização está visível na moldura da porta do forno. A placa nunca deve ser removida.
É obrigatório que o aparelho esteja equipado com ligação a terra de acordo com as modalidades previstas pelas normas de segurança do sistema eléctrico.
Se utilizar uma ligação eléctrica com uma ligação fixa, é necessário dotar a linha de alimentação do aparelho de um dispositivo de interrupção onipolar com distância de abertura dos contactos igual ou superior a 3 mm, colocado numa posição de fácil acesso e próximo do aparelho.
Se utilizar uma ligação com ficha e tomada, certifique-se de que ambas sejam do mesmo tipo. Evite a utilização de redutores, adaptadores ou derivadores porque podem provocar aquecimentos ou queimaduras.
Funcionamento a 220-240V~: utilize um cabo tripolar do tipo H05RR-F / H05RN-F
2
(cabo di 3 x 1.5 mm
A extremidade que deve ser ligada ao aparelho deve ser dotada de um fio de terra (amarelho-verde) cerca de 20mm mais comprido.

14.2 Posicionamento do forno

O aparelho está preparado para ser encastrado em móveis de qualquer material desde que resistente ao calor. Respeite as dimensões indicadas na figura 1, 2, 3. Para colocar por baixo de bancadas, siga as dimensões indicadas na figura 1-3. Para colocar por baixo de bancadas que acolhem placas de cozedura combinadas, é necessário respeitar uma distância mínima da parede lateral, se presente, de pelo menos 110 mm conforme indicado na figura 1. Para colocar em coluna, siga as dimensões indicadas na figura 1-2, tendo presente que na parte superior/posterior, o móvel deve ter uma abertura de 80-90 mm de profundidade. Atarraxe os 4 parafusos A no interior da moldura (fig. 1). Para instalações em baixo da bancada "superior", certifique-se de que a parte posterior/inferior do móvel disponha de uma abertura semelhante à ilustrada na figura 1 (ref. B). Para as operações de posicionamento e fixação da placa de cozedura, consulte as instruções correspondentes que acompanham este tipo de aparelho.
).
218
Instruções para o instalador
Não use a porta como alavanca para introduzir o forno no móvel. Não exerça pressões excessivas na porta aberta.
219
Loading...