Smeg RFT644 User manual [PT]

Page 1
Sumário
1. ADVERTÊNCIAS PARA A SEGURANÇA E USO _______________100
2. INSTALAÇÃO DO FORNO ________________________________102
3. DESCRIÇÃO DOS COMANDOS ____________________________105
4. UTILIZAÇÃO DO FORNO _________________________________106
5. LIMPEZA E MANUTENÇÃO _______________________________108
7. INSTRUÇÕES ADICIONAIS PARA O FORNO A VAPOR___________111
INSTRUÇÕES PARA O INSTALADOR: destinam-se ao técnico qualificado que deve efectuar a instalação, a activação e os testes funcionais do aparelho.
INSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR: fornecem os conselhos necessários para usar o aparelho, descrevem os comandos e indicam como efectuar correctamente as operações de limpeza e manutenção do aparelho.
99
Page 2
Apresentação
1. ADVERTÊNCIAS PARA A SEGURANÇA E USO
ESTE MANUAL FAZ PARTE INTEGRANTE DO APARELHO. É NECESSÁRIO CONSERVÁ-LO ÍNTEGRO E NUM LOCAL DE FÁCIL ACESSO DURANTE TODA A VIDA ÚTIL DO FORNO. ACONSELHAMOS LER ATENTAMENTE ESTE MANUAL E TODAS AS INDICAÇÕES NELE CONTIDAS ANTES DE UTILIZAR O FORNO. A INSTALAÇÃO DEVERÁ SER FEITA POR PESSOAL QUALIFICADO RESPEITANDO AS NORMAS VIGENTES. ESTE FORNO DESTINA-SE A USO DE TIPO PROFISSIONAL E RESPEITA AS DIRECTIVAS CEE ACTUALMENTE EM VIGOR. O APARELHO FOI CONCEBIDO PARA EXERCER AS SEGUINTES FUNÇÕES: COZINHAR E AQUECER ALIMENTOS; QUAISQUER OUTRAS UTILIZAÇÕES SÃO CONSIDERADAS IMPRÓPRIAS.
O FABRICANTE DECLINA TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE POR EMPREGOS DIFERENTES DOS INDICADOS.
NÃO DEIXE OS RESÍDUOS DA EMBALAGEM SEM VIGILÂNCIA NO AMBIENTE DOMÉSTICO. SEPARE OS VÁRIOS MATERIAIS DA EMBALAGEM A DEITAR FORA E ENTREGUE-OS AO CENTRO DE RECOLHA DIFERENCIADA MAIS PRÓXIMO.
É OBRIGATÓRIA A LIGAÇÃO À TERRA NOS MODOS PREVISTOS PELAS NORMAS DE SEGURANÇA DA INSTALAÇÃO ELÉCTRICA.
SE A LIGAÇÃO À REDE ELÉCTRICA FOR FEITA COM TOMADA E FICHA, AMBAS DEVEM SER DO MESMO TIPO E DEVERÃO SER LIGADAS AO CABO DE ALIMENTAÇÃO EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS VIGENTES. NUNCA TIRE A FICHA PUXANDO O CABO.
NÃO OBSTRUA AS ABERTURAS DE VENTILAÇÃO OU DE ELIMINAÇÃO DO CALOR.
LOGO DEPOIS DA INSTALAÇÃO, FAÇA UM RÁPIDO CONTROLO FUNCIONAL DO FORNO, SEGUINDO AS INSTRUÇÕES FORNECIDAS NAS PRÓXIMAS PÁGINAS. SE O APARELHO NÃO FUNCIONAR, DESLIGUE-O DA REDE ELÉCTRICA E CONTACTE O CENTRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA MAIS PRÓXIMO. NUNCA TENTE REPARAR O APARELHO.
100
Page 3
Apresentação
TODAS AS VEZES QUE TERMINAR A UTILIZAÇÃO DO FORNO, VERIFIQUE SEMPRE SE OS BOTÕES DE COMANDO ESTÃO NA POSIÇÃO 0 (APAGADO).
NUNCA INTRODUZA OBJECTOS INFLAMÁVEIS NO FORNO: SE FOSSE ACIDENTALMENTE ACESO, PODERIA PROVOCAR UM INCÊNDIO.
O APARELHO AQUECE MUITO DURANTE A UTILIZAÇÃO. PARA QUALQUER OPERAÇÃO É ACONSELHÁVEL UTILIZAR LUVAS TÉRMICAS ESPECIAIS
A CHAPA DE IDENTIFICAÇÃO QUE CONTÉM OS DADOS TÉCNICOS, O NÚMERO DE SÉRIE E A MARCAÇÃO, ESTÁ POSICIONADA DE MANEIRA BEM VISÍVEL NA PARTE TRASEIRA DO FORNO.
ESTA CHAPA DE CARACTERÍSTICAS NÃO DEVERÁ NUNCA SER REMOVIDA.
O APARELHO DESTINA-SE AO USO PROFISSIONAL POR PARTE DE PESSOAS TREINADAS. NÃO PERMITA QUE AS CRIANÇAS SE
APROXIMEM DELE OU QUE O UTILIZEM PARA AS SUAS BRINCADEIRAS.
ANTES DE USAR OS TABULEIROS, É NECESSÁRIO LAVÁ-LOS COM DETERGENTE ESPECÍFICO PARA LOUÇA (NÃO UTILIZE PRODUTOS ABRASIVOS)
O FORNO FOI DIMENSIONADO PARA UMA CARGA MÁXIMA DE 7 KG.
QUANDO DECIDIR DEIXAR DE USAR DEFINITIVAMENTE O APARELHO DEVERÁ LEVÁ-LO A UM CENTRO DE RECOLHA SELECTIVA DE LIXO.
O fabricante declina qualquer responsabilidade por eventuais ferimentos em pessoas ou danos em objectos provocados pelo não cumprimento das normas supracitadas ou pela modificação de qualquer peça do aparelho e utilização de peças sobresselentes não originais.
101
Page 4
Instruções para o instalador
2. INSTALAÇÃO DO FORNO
O forno deve ficar apoiado sobre uma bancada de trabalho horizontal e a sua instalação é do tipo independente. A distância da parede traseira deverá permitir um fácil acesso ao quadro de bornes para efectuar a ligação do cabo de alimentação. A instalação deve ser feita por um
técnico qualificado de acordo com as DIRECTIVAS CEE vigentes.
2.1 Ligação eléctrica
Certifique-se de que a voltagem e o dimensionamento da linha de alimentação correspondem às características indicadas na chapa fixada na parte traseira do forno. Esta chapa de características não deverá nunca ser removida.
O forno está equipado com um variador de potência para adaptar o seu consumo em função da corrente fornecida no local de instalação. O valor definido quando o forno deixa a fábrica é de 3850W. É possível aumentar este regulando o comutador, acessível pela parte traseira do forno, com uma chave de parafusos.
MIN = Potência mínima (3850 W). MED = Potência média (4250 W). MAX = Potência máxima (5500 W).
O aparelho está equipado com um quadro de bornes para a ligação eléctrica (ver o esquema a seguir). O quadro de bornes é acessível removendo a portinhola situada na parte traseira do forno.
102
Page 5
Instruções para o instalador
Funcionamento a 400-415V3N∼: utilize
um cabo de cinco pólos de tipo H05RR-F (cabo de 5 x 1,5 mm²).
Funcionamento a 400-415V2N∼: utilize um cabo de quatro pólos de tipo H05RR-F (cabo de 4 x 2.5mm²).
Funcionamento a 230-240V∼: utilize um cabo de três pólos de tipo H05RR-F (cabo de 3 x 2.5 mm²).
A extremidade a ligar ao aparelho deverá ter o fio de terra (amarelo-verde) pelo menos 20 mm mais comprido.
Se a ligação à rede eléctrica for feita mediante tomada e ficha, a ligação deverá ser completada com uma ficha de três pólos de capacidade adequada (25 A) ou, para o funcionamento a 400-415V2N / 400- 415V3N, com uma ficha de cinco pólos (16 A). A ficha e a tomada de parede têm de ser do mesmo tipo (em conformidade com as normas CEI). Verifique se a linha de alimentação possui uma adequada ligação à terra. Evite usar reduções, adaptadores ou derivações.
Se o aparelho for ligado à rede eléctrica através de uma ligação fixa, é necessário montar na linha de alimentação um dispositivo de interrupção omnipolar com distância mínima de abertura entre os contactos de 3 mm, situado numa posição facilmente acessível e próxima do aparelho.
103
Page 6
Instruções para o instalador
2.1.1 Termóstato de segurança
O forno está equipado com um dispositivo de segurança que intervém em caso de graves problemas de funcionamento. Para rearmar o dispositivo de segurança, é necessário contactar o serviço de assistência técnica.
O fabricante declina qualquer responsabilidade por eventuais ferimentos em pessoas ou danos em objectos provocados pelo não cumprimento das normas supracitadas ou pela modificação de qualquer peça do aparelho.
2.2 Nivelamento
Nivele o forno relativamente à base de apoio por intermédio dos quatro pés reguláveis. Para efectuar a regulação, desaperte a contraporca e desatarraxe o pé de apoio. A excursão do parafuso de regulação é de 10 mm.
2.3 Tubo de descarga do vapor
Na parte traseira do forno situa-se um tubo de descarga do vapor produzido durante a cozedura. Este tubo deve ser deixado livre de qualquer obstrução. Evite que fique entalado.
104
Page 7
Instruções para o utilizador
3. DESCRIÇÃO DOS COMANDOS
Todos os órgãos de comando e de controlo do forno estão reunidos nos painéis laterais.
BOTÃO DO TERMÓSTATO
Serve para seleccionar a temperatura mais adequada para os alimentos a cozer. A escolha é feita rodando o botão no sentido dos ponteiros do relógio até ao valor desejado, compreendido entre 50° e 250°C. A regulação é progressiva e, portanto, todos os valores intermédios entre as cifras podem ser utilizados.
BOTÃO DO TEMPORIZADOR
Permite seleccionar a cozedura no modo manual ou controlada pelo contador de minutos, que desliga o forno automaticamente no fim da cozedura. Para o controlo manual do tempo de cozedura, rode o botão no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até ao
símbolo . Para definir o tempo de duração da cozedura, rode o botão no sentido dos ponteiros do relógio. Os números de 5 a 60 correspondem aos minutos. A regulação é progressiva e podem ser utilizadas as posições intermédias entre as cifras indicadas. Decorrido o tempo de cozedura, o botão regressa automaticamente à posição 0, o forno desliga-se e entra em função um sinal acústico. O sinal acústico deixa de tocar automaticamente ao fim de 20 segundos.
LÂMPADA PILOTO LARANJA
Indica a fase de aquecimento. Quando se apaga, significa que dentro do forno foi alcançada a temperatura definida com o botão do termóstato. Durante a cozedura, esta lâmpada acende-se e apaga-se, a indicar que a temperatura dentro do forno é mantida constante.
LÂMPADA PILOTO VERDE
Ao se apagar indica o início da cozedura temporizada. O seu acendimento indica o fim da cozedura temporizada.
105
Page 8
Instruções para o utilizador
4. UTILIZAÇÃO DO FORNO
4.1 Advertências e sugestões gerais
Ao utilizar o forno pela primeira vez, é conveniente aquecê-lo à máxima temperatura (250ºC) durante um tempo suficiente para queimar os eventuais resíduos oleosos de fabrico. Quando a porta do forno é aberta, as resistências de aquecimento e a ventoinha desactivam-se. Se for necessário mexer nos alimentos que se encontram no forno, deverá deixar a porta aberta o menos tempo possível para evitar que a temperatura dentro do forno se abaixe, prejudicando assim o bom sucesso do cozinhado.
4.2 Lâmpadas de iluminação interna
As lâmpadas de iluminação interna acendem-se rodando o botão do
O movimento do ar à temperatura ambiente provoca uma rápida
termóstato.
4.3 Descongelação
BOTÃO DO TEMPORIZADOR NA POSIÇÃO MANUAL
BOTÃO DO TERMÓSTATO NA POSIÇÃO DE VENTILAÇÃO
descongelação dos alimentos. Isso garante que os produtos congelados ou tirados de um congelador normal possam ser descongelados rapidamente sem modificar o seu sabor nem o seu aspecto.
4.4 Pré-aquecimento
Antes de cozer os alimentos, é preciso pré-aquecer o forno à temperatura desejada durante pelo menos 15 minutos.
106
Page 9
Instruções para o utilizador
O forno aquece-se. O acendimento da lâmpada piloto laranja indica a
O forno aquece-se. O acendimento da lâmpada piloto laranja indica a
4.5 Cozedura manual
BOTÃO DO TEMPORIZADOR NA POSIÇÃO MANUAL
BOTÃO DO TERMÓSTATO À ESCOLHA ENTRE 50° E 250°C
Ex.
fase de aquecimento. A lâmpada piloto apaga-se quando a temperatura definida é alcançada. O acender-se e apagar-se da lâmpada piloto laranja indica que a temperatura é mantida constante.
4.6 Cozedura com o temporizador
BOTÃO DO TEMPORIZADOR NUMA POSIÇÃO ENTRE 5' E 60'
BOTÃO DO TERMÓSTATO À ESCOLHA ENTRE 50° E 250°C
Ex.
Ex.
fase de aquecimento. A lâmpada piloto apaga-se quando a temperatura definida é alcançada. O acender-se e apagar-se da lâmpada piloto laranja indica que a temperatura é mantida constante. Decorrido o tempo de cozedura, o forno desliga-se automaticamente, a lâmpada piloto verde acende-se e entra em função um aviso acústico durante alguns segundos; para o desligar, recoloque o botão do termóstato na posição 0.
107
Page 10
Instruções para o utilizador
5. LIMPEZA E MANUTENÇÃO
Importante:
não dirija jactos de água directamente contra o forno; evite o uso de pistolas de lavar a pressão.
Antes de efectuar qualquer operação, é preciso desligar a alimentação eléctrica do forno.
5.1 Limpeza do aço inoxidável
Para manter o aço inoxidável em bom estado de conservação é necessário limpá-lo com regularidade no final da utilização, tendo o cuidado de o deixar arrefecer previamente.
Para a limpeza e conservação das superfícies de aço inoxidável, utilize sempre e unicamente produtos específicos que não contenham abrasivos ou substâncias ácidas à base de cloro. Modo de emprego: deite o produto num pano húmido e passe-o sobre a superfície a limpar. Passe depois tudo muito bem por água e seque com um pano macio ou com pele de camurça.
Evite absolutamente usar esfregões metálicos e raspadores cortantes para não danificar as superfícies do aparelho. Utilize os produtos normais para aço, não abrasivos, servindo­se eventualmente de utensílios de madeira ou de plástico. Passe depois tudo muito bem por água e seque com um pano macio ou com pele de camurça.
108
Page 11
Instruções para o utilizador
5.2 Limpeza do interior do forno
Para manter o forno em bom estado de conservação é necessário limpá-lo com regularidade no final da utilização, depois de arrefecer. Extraia do forno todas as partes que podem ser removidas. Remova as guias laterais levantando-as pela frente; liberte-as do furo traseiro e extraia-as.
Limpe as grelhas do forno e as guias laterais com água quente e detergentes não abrasivos, passe depois por água e seque.
Limpe as paredes interiores do forno com um pano macio embebido previamente numa solução de amoníaco, passe depois por água e seque. Se após esta operação verificar que há manchas ou sujidade resistente, coloque um pano húmido embebido em amoníaco no fundo do forno e feche a porta. Decorridas algumas horas, lave o forno com água quente e detergente líquido, passe por água e seque.
5.3 Vidro da porta
Aconselhamos mantê-lo sempre bem limpo. Use papel absorvente de cozinha. Para sujidade mais resistente, lave com uma esponja húmida e detergente normal.
109
Page 12
Instruções para o utilizador
6. MANUTENÇÃO EXTRAORDINÁRIA
O forno necessita de pequenas intervenções periódicas de manutenção ou da substituição de elementos sujeitos a desgaste, nomeadamente, juntas de vedação, lâmpadas, etc. Damos a seguir instruções específicas para levar a cabo cada um destes tipos de intervenção.
Antes de efectuar qualquer operação, é preciso desligar a alimentação eléctrica do forno.
6.1 Substituição da lâmpada de iluminação
Desmonte a cobertura de protecção A levantando-a com uma chave de fenda. Substitua a lâmpada B por outra similar. Monte de novo a cobertura de protecção A.
Use unicamente lâmpadas próprias para forno (T 300 °C).
6.2 Desmontagem da porta
Segure a porta com as mãos de ambos os lados, perto das dobradiças C e levante as alavancas D. Levante a porta para cima de modo a formar um ângulo de cerca de 45° e extraia-a. Para voltar a montar, encaixe as dobradiças C nas ranhuras próprias, deixe a porta apoiar em baixo e desprenda as alavancas D.
6.3 Junta de vedação da porta do forno
A junta de vedação da porta do forno pode ser desmontada para permitir uma melhor limpeza do forno. Antes de tirar a junta de vedação é necessário proceder à desmontagem da porta do forno seguindo as instruções anteriores. Depois da porta desmontada, levante as linguetas existentes nos cantos tal como se mostra na figura.
110
Page 13
Instruções adicionais para o forno a vapor
7. INSTRUÇÕES ADICIONAIS PARA O FORNO A
VAPOR
7.1 Advertências gerais
A água a utilizar para a cozedura a vapor deve ter uma dureza não superior a 10-11°F. Utilize água da torneira tratada com um sistema de
depuração/abrandamento.
Ligação à rede hídrica
Ligue a tomada de entrada da água, situada na parte traseira, a uma tomada de água com extremidade roscada de 3/4 gás, tendo o cuidado de apertá-las firmemente no tubo. Se a tubagem da água for nova ou ficou inutilizada durante muito tempo, antes de efectuar a ligação deixe escoar a água até ela sair límpida e sem impurezas. Sem esta precaução há o risco da entrada da água se obstruir, o que danifica o aparelho.
Recomendamos alimentar o forno com uma pressão da água compreendida entre: mín. 50 kPa e máx. 500 kPa.
7.2 Descrição dos comandos
Todos os órgãos de comando e de controlo do forno estão reunidos nos painéis laterais.
BOTÃO DO TEMPORIZADOR
Permite seleccionar a cozedura no modo manual ou controlada pelo contador de minutos, que desliga o forno automaticamente no fim da cozedura. Para o controlo manual
do tempo de cozedura, rode o botão para o símbolo . Para definir o tempo de duração da cozedura, rode o botão no sentido dos ponteiros do relógio. Os números de 5 a 60 correspondem aos minutos. A regulação é progressiva e podem ser utilizadas as posições intermédias entre as cifras indicadas. Decorrido o tempo de cozedura, o botão regressa automaticamente à posição 0, o forno desliga-se e entra em função um sinal acústico.
111
Page 14
Instruções adicionais para o forno a vapo
r
BOTÃO DO TERMÓSTATO
Serve para seleccionar a temperatura mais adequada para os alimentos a cozer. Para seleccionar a temperatura de cozedura é necessário rodar o botão no sentido dos ponteiros do relógio até à posição correspondente ao valor desejado. A regulação é progressiva e, portanto, todos os valores intermédios entre as cifras podem ser utilizados.
LÂMPADA PILOTO VERDE
Ao se apagar indica o início da cozedura temporizada. O seu acendimento indica o fim da cozedura temporizada.
LÂMPADA PILOTO LARANJA
Indica a fase de aquecimento. Quando se apaga, significa que dentro do forno foi alcançada a temperatura definida com o botão do termóstato. Durante a cozedura, esta lâmpada acende-se e apaga-se, a indicar que a temperatura dentro do forno é mantida constante.
BOTÃO DE ALIMENTAÇÃO DO VAPOR
Serve para escolher a quantidade de vapor mais adequada para os alimentos que deseja cozinhar. Rodando o botão no sentido dos ponteiros do relógio passa­se da posição 0 (nenhuma alimentação de vapor) à posição 1 (difusão máxima de vapor); a alimentação fica activada até o botão ser libertado, o qual regressará automaticamente à posição 0. NOTA. Para as cozeduras a vapor, é preciso pôr o botão do termóstato do forno entre 150° e 250°C.
112
Page 15
Instruções adicionais para o forno a vapor
7.3 Utilização do forno
Para evitar que o vapor que se forma no interior do forno incomode, abra a porta em dois tempos: mantenha-a entreaberta (5-6 cm, aproximadamente) durante 4-5 segundos e depois abra-a completamente. NOTA. Quando se abre a porta do forno, a ventoinha, as resistências e a alimentação do vapor desactivam-se automaticamente.
7.3.1 Cozedura a vapor
BOTÃO DE ALIMENTAÇÃO DO VAPOR
BOTÃO DO TERMÓSTATO
BOTÃO DO TEMPORIZADOR
O vapor não é gerado a temperaturas inferiores a 150°C: temperaturas
inferiores provocam a formação de condensação e gotejamentos. Portanto, rode o botão do termóstato no valor 150°C e aguarde o apagamento da lâmpada de controlo do termóstato (laranja), antes de iniciar a emissão do vapor.
Advertências e sugestões gerais
(máx. 10 seg. de cada vez)
ENTRE 150° E 250°C
Na pos. 1
113
Page 16
Instruções adicionais para o forno a vapo
r
7.4 Se o aparelho não funcionar
Este produto está em conformidade com as normas de segurança vigentes, relativas às aparelhagens eléctricas. Os eventuais controlos técnicos ou reparações devem ser feitos por pessoal qualificado, para evitar situações de perigo para o utilizador.
Se o aparelho não funcionar, antes de chamar o Serviço de Assistência, para evitar inúteis despesas, controle pessoalmente se foram feitas as operações indicadas a seguir.
PROBLEMA
O forno não funciona
O forno emprega demasiado tempo para cozinhar ou cozinha muito rapidamente
O vapor não está a ser alimentado
Forma-se humidade dentro do forno e em cima dos alimentos
Há água dentro do forno
SOLUÇÃO PROVÁVEL
O botão do contador de minutos está posto na
pos. 0.
A ficha não está correctamente introduzida na tomada.
Presença de uma avaria ou de um problema de funcionamento no sistema eléctrico.
Há fusíveis interrompidos ou interruptores desligados.
A programação da temperatura não está correcta.
Os botões de comando não estão na posição correcta.
A porta do forno não está fechada correctamente.
Os alimentos permanecem muito tempo dentro do forno depois do final da cozedura. Não os deixar durante mais de 15-20 minutos no forno depois do fim da cozedura.
O dispositivo que controla o fluxo da água para o interior do forno não funciona correctamente.
114
Loading...