Smeg PVA750NL, PVA750D-1, PVN750, PVA750BE1, PVS750D User Manual [pt]

...
Sumário
1. Advertências para a segurança e uso __________________ 58
2. Colocação da placa na bancada ______________________ 59
2.1 Fixação na estrutura de sustentação ____________________________________59
2.2 Colocação da esponja adesiva_________________________________________60
2.3 Colocação das molas de fixação _______________________________________60
2.4 Introdução da placa no furo da bancada _________________________________61
3. Ligação eléctrica __________________________________ 62
4. Ligação à rede de gás ______________________________ 63
4.1 Ligação ao gás líquido _______________________________________________63
4.2 Ventilação do local __________________________________________________63
4.3 Descarga dos produtos de combustão___________________________________63
5. Adaptação aos vários tipos de gás ____________________ 64
5.1 Remoção da placa __________________________________________________64
5.2 Regulação para gás líquido ___________________________________________65
5.3 Regulação para gás metano___________________________________________66
5.4 Regulação do ar primário _____________________________________________66
5.5 Reinstalação da placa _______________________________________________67
5.6 Regulação do mínimo para gás metano e urbano __________________________67
5.7 Regulação do mínimo para gás líquido __________________________________67
5.8 Disposição dos queimadores na placa de cozinha__________________________67
5.9 Lubrificação das torneiras de gás_______________________________________67
6. Descrição dos comandos____________________________ 68
6.1 O painel frontal _____________________________________________________68
7. Utilização da placa de cozinha________________________ 69
7.1 Posicionamento das grades ___________________________________________69
7.2 Como acender os queimadores com dispositivo de segurança ________________72
7.3 Conselhos práticos para utilizar os queimadores___________________________72
7.4 Diâmetro dos recipientes _____________________________________________72
8. Limpeza e manutenção _____________________________ 73
8.1 Limpeza da placa ___________________________________________________73
8.2 Limpeza da placa de vidroacidado ______________________________________73
8.3 Limpeza dos componentes____________________________________________73
ESTAS INSTRUÇÕES SÃO VÁLIDAS APENAS PARA OS PAÍSES DE DESTINO CUJOS SÍMBOLOS DE IDENTIFICAÇÃO SE ENCONTRAM REPRESENTADOS NA CAPA DESTE MANUAL. ESTA PLACA DE ENCASTRAR É DE CLASSE 3.
INSTRUÇÕES PARA O INSTALADOR: são instruções destinadas ao técnico qualificado que tem de inspeccionar convenientemente o sistema de gás, fazer a instalação, a activação e os testes funcionais do aparelho.
INSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR: fornecem os conselhos necessários para usar o aparelho, descrevem os respectivos comandos e indicam o modo correcto de actuar durante as operações de limpeza e manutenção.
57
Advertências para a segurança e uso

1. Advertências para a segurança e uso

ESTE MANUAL FAZ PARTE INTEGRANTE DO APARELHO. É NECESSÁRIO CONSERVÁ-LO ÍNTEGRO E NUM LOCAL DE FÁCIL ACESSO DURANTE TODA A VIDA ÚTIL DA PLACA DE COZINHA. ACONSELHAMOS UMA LEITURA ATENTA DESTE MANUAL E DE TODAS AS INDICAÇÕES NELE CONTIDAS ANTES DE UTILIZAR A PLACA DE COZINHA. CONSERVE TAMBÉM O JOGO DE INJECTORES FORNECIDO COM O APARELHO. A INSTALAÇÃO DEVERÁ SER FEITA POR TÉCNICOS QUALIFICADOS DE ACORDO COM AS NORMAS VIGENTES. ESTE APARELHO DESTINA-SE A UM USO DOMÉSTICO E RESPEITA AS DIRECTIVAS CEE ACTUALMENTE EM VIGOR. O APARELHO FOI CONSTRUÍDO PARA EXERCER AS SEGUINTES FUNÇÕES: COZEDURA E AQUECIMENTO DE
ALIMENTOS; QUALQUER OUTRO USO DEVE SER CONSIDERADO IMPRÓPRIO. O FABRICANTE DECLINA TODA E QUALQUER RESPONSABILIDADE POR UTILIZAÇÕES DIFERENTES DAS INDICADAS.
NÃO DEIXE OS RESÍDUOS DO MATERIAL DE EMBALAGEM ABANDONADOS SEM VIGILÂNCIA NO AMBIENTE DOMÉSTICO. SEPARE OS VÁRIOS MATERIAIS NÃO UTILIZÁVEIS PROVENIENTES DA EMBALAGEM E ENTREGUE-OS AO CENTRO MAIS PRÓXIMO DE RECOLHA SELECTIVA DE LIXO.
É OBRIGATÓRIO QUE O APARELHO TENHA A LIGAÇÃO À TERRA DE ACORDO COM AS MODALIDADES PREVISTAS PELAS NORMAS DE SEGURANÇA DA INSTALAÇÃO ELÉCTRICA.
A FICHA A LIGAR AO CABO DE ALIMENTAÇÃO E A RESPECTIVA TOMADA TÊM DE SER DO MESMO TIPO E ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR. A TOMADA DEVERÁ SER ACESSÍVEL COM O APARELHO ENCASTRADO. NUNCA DESLIGUE A FICHA PUXANDO-A PELO CABO.
LOGO DEPOIS DA INSTALAÇÃO, FAÇA UM RÁPIDO CONTROLO FUNCIONAL DA PLACA DE COZINHA, SEGUINDO AS INSTRUÇÕES FORNECIDAS NAS PRÓXIMAS PÁGINAS. SE O APARELHO NÃO FUNCIONAR, DESLIGUE-O DA REDE ELÉCTRICA E CONTACTE O CENTRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA MAIS PRÓXIMO. NUNCA TENTE REPARAR O APARELHO AUTONOMAMENTE.
TODAS AS VEZES QUE TERMINAR A UTILIZAÇÃO DA PLACA, VERIFIQUE SEMPRE SE OS BOTÕES DE COMANDO ESTÃO NA POSIÇÃO “ZERO” (DESLIGADA).
NÃO APOIE SOBRE AS GRADES DA PLACA DE COZINHA PANELAS COM FUNDO NÃO PERFEITAMENTE LISO E REGULAR.
NÃO USE RECIPIENTES OU GRELHAS QUE ULTRAPASSAM O PERÍMETRO EXTERIOR DA PLACA.
A CHAPA DE IDENTIFICAÇÃO QUE CONTÉM OS DADOS TÉCNICOS, O NÚMERO DE SÉRIE E A MARCAÇÃO, ESTÁ POSICIONADA DE MANEIRA BEM VISÍVEL EM BAIXO DO PAINEL DE PROTECÇÃO, É FORNECIDA COM ESTE MANUAL E ESTÁ APLICADA NO ATESTADO DE QUALIDADE.
A CHAPA POSTA NO PAINEL DE PROTECÇÃO NUNCA DEVE SER REMOVIDA.
O APARELHO DESTINA-SE A SER UTILIZADO POR PESSOAS ADULTAS. NÃO PERMITA QUE AS
CRIANÇAS SE APROXIMEM DELE OU QUE O UTILIZEM PARA AS SUAS BRINCADEIRAS.
ESTE APARELHO DISPÕE DA MARCA DE CONFORMIDADE NOS TERMOS DA DIRECTIVA EUROPEIA 2002/96/CE RELATIVA AOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS (REEE). ESTA DIRECTIVA DEFINE AS NORMAS PARA A RECOLHA E RECICLAGEM DOS RESÍDUOS DE EQUIPAMENTOS ELÉCTRICOS E ELECTRÓNICOS VÁLIDAS EM TODO O TERRITÓRIO DA UNIÃO EUROPEIA.
O fabricante declina qualquer responsabilidade por eventuais ferimentos em pessoas ou danos em objectos provocados pelo não cumprimento das normas supracitadas ou pela modificação de qualquer peça do aparelho e pela utilização de peças sobresselentes não originais.
58
Instruções para o instalador
Se for necessário adaptar a placa para utilizar um tipo de gás diferente do ajustado na fábrica, faça a adaptação antes de proceder ao encastre seguindo as instruções fornecidas no parágrafo “5. Adaptação aos vários tipos de gás”.
Esta operação exige obras de alvenaria e/ou de carpintaria, pelo que deve ser executada por um técnico competente. A placa pode ser instalada em vários tipos de material, tais como superfícies de alvenaria, metal, madeira maciça ou madeira revestida com laminados plásticos, desde que resistentes ao calor (T 90°C).

2.1 Fixação na estrutura de sustentação

Faça uma abertura no tampo da estrutura com as dimensões indicadas na figura, mantendo da borda traseira uma distância mínima de 50 mm. Este aparelho pode ser encostado em paredes com altura superior à mesa de trabalho, desde que seja mantida a distância representada na figura para evitar danos provocados pelo aquecimento excessivo. Certifique-se de que entre os queimadores da placa e um possível móvel suspenso ou exaustor exista uma distância mínima de 750 mm na vertical.

2. Colocação da placa na bancada

Se for instalado acima de um forno, é preciso que este último esteja equipado com um ventilador de arrefecimento.
Se o aparelho for instalado num vão neutro com portas, será necessário colocar um painel de separação em baixo da placa de cozinha. Mantenha uma distância mínima de 10 mm entre o fundo do aparelho e a superfície do painel, que deverá ser facilmente extraível para permitir o acesso adequado para as operações de assistência técnica, se forem necessárias.
59
Instruções para o instalador

2.2 Colocação da esponja adesiva

Posicione cuidadosamente a esponja adesiva (fornecida) no perímetro exterior da moldura da placa. Ela serve para permitir a separação entre a superfície da moldura e a superfície do móvel. Na figura ao lado indicamos a colocação correcta da esponja. Preste muita atenção durante a colocação, evitando sair do perímetro exterior da moldura.

2.3 Colocação das molas de fixação

Instale as molas de fixação em todas as posições indicadas pelas setas. As molas garantem uma boa fixação e a melhor centragem do aparelho.
Para encastrar as molas na placa, basta introduzi-las horizontalmente exercendo uma ligeira pressão (fig. A) no entalhe próprio. Em seguida, rode-as para cima para as encaixar definitivamente (fig. B).
60
Instruções para o instalador

2.4 Introdução da placa no furo da bancada

Preste muita atenção durante a operação de introdução da placa. Se as operações não forem feitas correctamente da maneira descrita, existirá o risco de causar danos na placa de cozinha.
Antes de proceder à introdução da placa, remova dela as grades (se estiverem montadas) e os queimadores.
Introduza a placa apoiando completamente a moldura na borda traseira do furo na bancada. Não exerça a acção de alavanca na moldura porque esta parte é muito delicada e poderia sofrer danos. Em seguida, baixe o lado frontal da placa até a introduzir completamente.
61
Instruções para o instalador

3. Ligação eléctrica

Certifique-se de que a tensão e o dimensionamento da linha de alimentação correspondam às características indicadas na chapa fixada em baixo do painel de protecção do aparelho. Esta chapa de características nunca deverá ser removida.
A ficha na extremidade do cabo de alimentação e a tomada de parede têm de ser do mesmo tipo e estar em conformidade com as normas em vigor respeitantes às instalações eléctricas. Verifique se a linha de alimentação tem uma ligação à terra adequada.
Passe o cabo de alimentação na parte de trás do móvel, tomando cuidado para que não entre em contacto com o painel inferior da placa de cozinha ou com um forno encastrado em baixo dela, se presente.
Instale na linha de alimentação do aparelho um dispositivo de interrupção omnipolar com distância mínima de abertura entre os contactos de 3 mm, situado numa posição facilmente acessível e próxima do aparelho.
Evite usar reduções, adaptadores ou derivações.
Em caso de substituição do cabo de alimentação, a secção dos fios do cabo novo não deve ser inferior a 0,75 mm2 (cabo de 3 x 0,75), tendo presente que a extremidade que deve ser ligada ao aparelho deve ter o fio de terra (amarelo-verde) com, pelo menos, 20 mm a mais de extensão. Utilize exclusivamente um cabo do tipo H05V2V2-F ou análogo, resistente à temperatura máxima de 90°C. A substituição deverá ser feita por um técnico especializado, que deverá efectuar a ligação à rede de acordo com as indicações do esquema abaixo.
L = castanho N = azul
= amarelo-verde
A substituição do cabo de alimentação deve ser feita por um centro de assistência autorizado para prevenir qualquer risco.
O fabricante declina qualquer responsabilidade por eventuais ferimentos em pessoas ou danos em objectos provocados pelo não cumprimento das normas supracitadas ou pela modificação de qualquer peça do aparelho.
62
Loading...
+ 12 hidden pages