Smeg PLE962.2X, LSE4004TA, LSE4000TA User Manual [pt]

MANUAL DE INSTRUÇÕES
MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA
Sumário
1. Advertências para a segurança e o uso _____________________ 136
2. Instalação e execução __________________________________ 138
2.1 Ligação à rede hídrica ______________________________________________________ 138
2.2 Ligação eléctrica __________________________________________________________ 139
3.1 O painel frontal____________________________________________________________ 140
3.2 Programas de lavagem _____________________________________________________ 142
4. Instruções para o uso ___________________________________ 144
4.1 Uso do produto para abrandar a água __________________________________________ 144
4.2 Uso do distribuidor do abrilhantador e detergente_________________________________ 146
4.3 Advertências e conselhos gerais ______________________________________________ 148
4.4 Uso dos cestos____________________________________________________________ 149
5. Limpeza e manutenção__________________________________ 152
5.1 Advertências e conselhos gerais ______________________________________________ 152
Agradecemos por terem escolhido este nosso produto. Aconselhamos ler cuidadosamente todas as instruções contidas neste manual para conhecer as condições mais idóneas a fim de realizar uma utilização correcta e segura da sua máquina de lavar louça. Cada um dos parágrafos são apresentados de modo que se possa realizar passo a passo todas as funcionalidades do aparelho, os testes podem ser compreendidos facilmente e possuem imagens detalhadas. São dados conselhos úteis para utilizar os cestos, os braços borrifadores, os recipientes, filtros, programas de lavagem e a configuração certa dos comandos. Os conselhos para a limpeza que são indicados aqui permitirão manter inalteradas durante o tempo as performances da sua máquina de lavar louça. Este manual, fácil de ser consultado, satisfará a todas as perguntas que poderão surgir em relação à utilização da sua máquina de lavar louça.
INSTRUÇÕES PARA O INSTALADOR: são destinadas ao instalação, o início de funcionamento e a verificação do aparelho.
INSTRUÇÕES PARA O UTILIZADOR: indicam os conselhos para o uso, a descrição dos comandos e as operações de limpeza certas e a manutenção do aparelho.
técnico qualificado
que deve executar a
135
Advertências
1. Advertências para a segurança e o uso
ESTE MANUAL CONSTITUI PARTE INTEGRANTE DO APARELHO: É PRECISO CONSERVÁ-LO SEMPRE PERFEITO JUNTAMENTE COM O APARELHO. ANTES DA UTILIZAÇÃO ACONSELHAMOS QUE FAÇAM UMA LEITURA ATENTA DE TODAS AS INDICAÇÕES CONTIDAS NESTE MANUAL. A INSTALAÇÃO DEVERÁ SER EXECUTADA POR PESSOAS QUALIFICADAS E A RESPEITAR ÀS NORMAS VIGENTES. ESTE APARELHO FOI PREVISTO PARA UM EMPREGO DE TIPO DOMÉSTICO, E ESTÁ CONFORME ÀS
ACTUALMENTE EM VIGOR, COMPREENDIDA A PREVENÇÃO E A ELIMINAÇÃO DOS DISTÚRBIOS
92/31)
ESTÁTICOS NA ATMOSFERA. O APARELHO FOI CONSTRUÍDO PARA REALIZAR AS SEGUINTES FUNÇÕES:
LAVAGEM E SECAGEM DE LOIÇA O FABRICANTE EXIME-SE DE QUALQUER RESPONSABILIDADE SE FOREM REALIZADAS UTILIZAÇÕES DIFERENTES DAQUELAS INDICADAS.
A PLACA DE IDENTIFICAÇÃO, COM OS DADOS TÉCNICOS, O NÚMERO DE MATRÍCULA E A MARCAÇÃO É POSICIONADA VISIVELMENTE NA BORDA INTERNA DA PORTA.
DEVE SER RETIRADA.
NÃO DEIXAR RESÍDUOS DA EMBALAGEM SOLTOS NO AMBIENTE DOMÉSTICO. SEPARAR OS VÁRIOS MATERIAIS DE DESCARTE PROVENIENTES DA EMBALAGEM E ENTREGÁ-LOS AO CENTRO MAIS PERTO DE RECOLHA DIFERENCIADA.
, QUALQUER OUTRO USO DEVE SER CONSIDERADO IMPRÓPRIO.
DIRECTRIZES 72/23 CEE, 897336 (COMPREENDIDA
A PLACA NA BEIRA INTERNA DA PORTA NUNCA
É OBRIGATÓRIO A CONEXÃO À TERRA SEGUNDO ÀS MODALIDADES PREVISTAS PELAS NORMAS DE SEGURANÇA DA INSTALAÇÃO ELÉCTRICA.
O FABRICANTE EXIME-SE DE QUALQUER RESPONSABILIDADE DEVIDO A EVENTUAIS DANOS A PESSOAS OU A COISAS DERIVANTES DA FALTA DE CONEXÃO OU POR CONEXÃO DEFEITUOSA DA LINHA DE TERRA.
SE O APARELHO NÃO FOR LIGADO POR MEIO DE UMA FICHA, É NECESSÁRIO PROVIDENCIAR UM DISPOSITIVO DE SEPARAÇÃO MULTIPOLAR COM UMA ABERTURA PARA CONTACTO DE PELO MENOS 3MM.
A FICHA A SER CONECTADA AO CABO DE ALIMENTAÇÃO E A TOMADA RELATIVA DEVERÃO SER DO MESMO TIPO E ESTAR EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS EM VIGOR, VERIFICAR SE OS VALORES DE TENSÃO E FREQUÊNCIA DE REDE CORRESPONDEM ÀQUELES CITADOS NA PLACA DE IDENTIFICAÇÃO, EVITAR O USO DE ADAPTADORES OU DE DERIVAÇÕES.
NÃO RETIRAR NUNCA A FICHA PUXANDO PELO CABO DE ALIMENTAÇÃO
.
DEPOIS DA INSTALAÇÃO A FICHA DEVE FICAR ACESSÍVEL.
NO CASO DE DANIFICAÇÃO DO CABO DE ALIMENTAÇÃO, É PRECISO FAZÊ-LO SUBSTITUIR POR UM
TÉCNICO QUALIFICADO.
SE O APARELHO FOR INSTALADO EM PAVIMENTOS RECOBERTOS, É PRECISO PRESTAR ATENÇÃO PARA QUE AS ABERTURAS NA PARTE INFERIOR NÃO FIQUEM OBSTRUÍDAS.
136
DEPOIS DE CADA UMA DAS UTILIZAÇÕES, DESLIGAR A MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA PARA EVITAR DISPERSÃO DE ENERGIA ELÉCTRICA.
O APARELHO DESCARTADO DEVE SER DESTRUÍDO. CORTAR O CABO DE ALIMENTAÇÃO DEPOIS DE TER RETIRADO A FICHA DA TOMADA DE CORRENTE. FAZER COM QUE FIQUEM INÓCUAS TODAS AS PARTES QUE POSSAM CONSTITUIR PERIGO PARA OS MIÚDOS (FECHADURAS, PORTAS, ETC.). O APARELHO DEVERÁ DEPOIS SER ENTREGUE A UM CENTRO DE RECOLHA DIFERENCIADA.
EM CASO DE FUNCIONAMENTO ANÓMALO RETIRAR A MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA DA REDE ELÉCTRICA E FECHAR A TORNEIRA DA ÁGUA. ENTÃO, CONTACTAR UM TÉCNICO QUALIFICADO.
Advertências
Á
NÃO UTILIZAR APARELHOS QUE FORAM DANIFICADOS PELO TRANSPORTE! EM CASO DE DÚVIDAS CONSULTAR O PRÓPRIO REVENDEDOR. O APARELHO DEVE SER INSTALADO COM BASE NAS INSTRUÇÕES FORNECIDAS PELO FABRICANTE OU POR PESSOAS QUALIFICADAS.
O APARELHO DEVE SER USADO EXCLUSIVAMENTE POR PARTE PESSOAS ADULTAS
MIÚDOS DE APROXIMAREM-SE DELA OU DE JOGAR COM O MESMO. MANTER OS MIÚDOS LONGE DOS DETERGENTES E DA PORTA DE LAVAGEM ABERTA. OS MATERIAIS DE EMBALAGEM (SAQUINHOS DE PLÁSTICO, POLIESTIRENO, PERFILADOS METÁLICOS, ETC.) NÃO DEVEM SER DEIXADOS À MERCÊ DOS MIÚDOS. MANTER OS MIÚDOS LONGE DA MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA ABERTA, NO APARELHO PODERIAM EXISTIR RESÍDUOS DE DETERGENTE QUE PODEM PROVOCAR DANOS IRREPARÁVEIS AOS OLHOS, À BOCA E À GARGANTA, PROVOCANDO TAMBÉM A MORTE POR SUFOCAÇÃO.
NÃO INTRODUZIR SOLVENTES COMO ÁLCOOL OU TEREBINTINA QUE PODERIAM PROVOCAR A EXPLOSÃO.
NÃO INTRODUZIR SUJA DE CINZAS, CERA OU VERNIZ.
APOI AR-SE OU SENTAR-SE NA PORTA ABERTA DA MÁQUINA DE LAV AR LOUÇA PODE FAZER COM QUE ELA VIRE, COM O CONSEQUENTE PERIGO PARA AS PESSOAS.
EVITAR ABSOLUTAMENTE TOCAR A RESISTÊNCIA LOGO ASSIM QUE UM PROGRAMA DE LAVAGEM TIVER ACABADO.
DURANTE A UTILIZAÇÃO DA MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA, PODE ACONTECER UM LEVE ESCURECIMENTO DA RESISTÊNCIA, MESMO NUMA ÁREA DELIMITADA. ESTE FACTO DEVE SER CONSIDERADO NORMAL PORQUE ESTÁ RELACIONADO COM O PRÓPRIO FUNCIONAMENTO DA MÁQUINA E NÃO PREJUDICA AS CARACTERÍSTICAS DE FUNCIONALIDADE DO APARELHO.
. NÃO PERMITIR AOS
NÃO BEBER A ÁGUA RESÍDUA EVENTUALMENTE PRESENTE NA LOIÇA OU NA MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA NO FIM DO PROGRAMA DE LAVAGEM E ANTES DA SECAGEM.
MODELOS COM AQUASTOP
O AQUASTOP É UM DISPOSITIVO QUE IMPEDE O ALAGAMENTO EM CASO DE PERDAS DE ÁGUA. DEPOIS QUE O AQUASTOP TIVER INTERVINDO É PRECISO INTERPELAR UM TÉCNICO QUALIFICADO PARA INDIVIDUAR E CONSERTAR O ENGUIÇO. NOS MODELOS COM AQUASTOP A MANGUEIRA DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA POSSUI UMA ELECTROVÁLVULA.
NÃO CORTAR O TUBO E NÃO DEIXAR CAIR A ELECTROV
ABASTECIMENTO DA ÁGUA FICAR DANIFICADA, RETIRAR O APARELHO DA REDE HÍDRICA E ELÉCTRICA.
LOGO DEPOIS DE TER INSTALADO O APARELHO EFECTUAR UMA RÁPIDA VERIFICAÇÃO DO MESMO SEGUINDO AS INSTRUÇÕES QUE SÃO CITADAS MAIS ADIANTE. SE HOUVER MAU FUNCIONAMENTO, DESLIGAR O APARELHO DA REDE ELÉCTRICA E INTERPELAR O CENTRO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA MAIS PERTO.
NÃO TENTAR CONSERTAR O APARELHO.
A MÁQUINA DE LAVAR LOUÇA POSSUI TODOS OS REQUISITOS IMPOSTOS PELAS NORMAS DE SEGURANÇA VIGENTES E REFERENTES AS APARELHAGENS ELÉCTRICAS. EVENTUAIS CONTROLES TÉCNICOS DEVERÃO SER EFECTUADOS SOMENTE POR PESSOAS ESPECIALIZADAS E AUTORIZADAS.
POR PESSOAS NÃO AUTORIZADAS, ALÉM DE FAZEREM COM QUE A GARANTIA DECAIA, PODEM TORNAR-SE FONTE DE PERIGO PARA O UTILIZADOR.
O fabricante exime-se de qualquer responsabilidade
LVULA NA ÁGUA
por danos a pessoas ou a coisas, provocados pela
. SE A MANGUEIRA DE
OS CONSERTOS EXECUTADOS
inobservância das supramencionadas prescrições ou derivantes da modificação mesmo que seja em somente uma das peças do aparelho e da utilização de peças sobresselentes que não forem originais.
137
Instruções para o instalador
2. Instalação e execução
Remover os elementos de poliestireno que bloqueiam os cestos. Colocar o aparelho no lugar escolhido. A máquina de lavar louça pode ser colocada rente aos lados ou à parte traseira nos móveis ou nas paredes. Se a máquina de lavar louça for instalada nos arredores de uma fonte de calor, dever-se-á interpor um painel termo-isolante para prevenir super-aquecimentos e mau funcionamento. Para assegurar a estabilidade, instalar os aparelhos de embutir inferior ou integráveis somente sob planos de trabalho contínuos, aparafusando-os aos móveis adjacentes. Para facilitar as operações de instalação, as mangueiras de alimentação e de escoamento são orientáveis em todas as direcções, prestar atenção para que não fiquem dobradas ou esmagadas e que não fiquem muito esticadas.
Nivelar o aparelho no chão por meio dos pés reguláveis apropriados. Esta acção é indispensável para assegurar o funcionamento correcto da máquina de lavar louça.
Alguns modelos possuem somente um pé posterior regulável por meio de um parafuso em baixo na parte anterior do aparelho.
2.1 Ligação à rede hídrica
Prevenir os riscos de entupimento ou danificação:
ficarem por longo tempo inactivas, antes de proceder à ligação hídrica, assegurar-se que a água esteja límpida e sem impurezas para evitar danos ao aparelho. Para a ligação da máquina de lavar louça à rede hídrica, utilizar exclusivamente mangueiras novas; as mangueiras velhas ou usadas não devem ser reutilizadas.
LIGAÇÃO À ENTRADA DE ÁGUA
Ligar a mangueira de alimentação a uma entrada de água fria com boca rosqueada 3/4” do tipo usado para gás, interpondo o filtro A fornecido com a máquina de lavar louça.
Certificar-se de atarraxar bem a mangueira com as mãos e concluir a operação apertando-a cerca de 1/4 de volta usando alicantes. Nos modelos com ACQUASTOP o filtro já existe no aro rosqueado.
se as tubagens da água forem novas ou
138
É possível abastecer a máquina de lavar louça com água Abastecendo o aparelho com água quente o tempo de lavagem será abreviado aproximadamente de 20 minutos, mas a sua eficácia será porém ligeiramente reduzida. A ligação será efectuada à entrada doméstica da água quente e com as mesmas modalidades descritas para a ligação à entrada de água fria.
que não ultrapasse os 60ºC
.
Instruções para o instalador
LIGAÇÃO AO TUBO DE ESCOAMENTO
Introduzir a mangueira apropriada em uma tubagem de escoamento com diâmetro mínimo de alternativamente, apoiá-la ao lavatório utilizando o suporte para mangueira fornecido, mas tendo cuidado para que não fique achatada ou com curvaturas excessivas. É importante evitar que a mangueira possa desengatar-se e cair. Por isso o suporte para mangueira possui um furo, graças ao qual é possível fixá-lo com um laço à parede ou à torneira. A extremidade livre deverá ficar colocada em um altura compreendida entre ficar imergida na água. Quando existirem mangueiras com extensões dispostas horizontalmente, num máximo de 3 m, posicionar a mangueira de escoamento a uma altura máxima de
85 cm
30 e 100 cm
do chão.
e não deverá nunca
4 cm
;
2.2 Ligação eléctrica
Introduzir a ficha em uma tomada de corrente adequada e a respeitar as instruções citadas no capítulo "1. Advertências para a segurança e o uso".
139
Instruções para o utilizador
3. Descrição dos comandos
3.1 O painel frontal
Todos os comandos e os controles da máquina de lavar louça estão reunidos no painel frontal que apresenta formas diferentes em função do modelo.
LEGENDA DOS COMANDOS (para os modelos munidos de lavagem com meia carga)
1
SELECTOR
2
DISCO INDICADOR DE
3
BOTÃO
4
BOTÃO DE
5
BOTÃO
6
BOTÃO
7
BOTÃO
8
LÂMPADA DE CONTROLO DE
9
LÂMPADA DE CONTROLE DE
10
LÂMPADA DE CONTROLE DE
11
ALÇA EMBUTIDA PARA A ABERTURA DA PORTA
PROGRAMAS DE LAVAGEM
PROGRAMA SELECCIONADO
LIGAÇÃO/DESLIGAÇÃO
LAVAGEM COM MEIA CARGA PROGRAMAS ECO (55°C) PROGRAMA SUPER PROGRAMA RÁPIDO
LIGAÇÃO FALTA DE SAL FALTA DE ABRILHANTADOR
(presente somente nalguns modelos)
LEGENDA DOS COMANDOS (para os modelos sem lavagem com meia carga)
1
SELECTOR
2
DISCO INDICADOR DE
3
BOTÃO
4
BOTÃO
5
BOTÃO
6
BOTÃO
não presente
7 8
LÂMPADA DE CONTROLO DE
9
LÂMPADA DE CONTROLE DE
10
LÂMPADA DE CONTROLE DE
11
ALÇA EMBUTIDA PARA A ABERTURA DA PORTA
PROGRAMAS DE LAVAGEM
PROGRAMA SELECCIONADO LIGAÇÃO/DESLIGAÇÃO PROGRAMAS ECO (55°C) PROGRAMA SUPER PROGRAMA RÁPIDO
LIGAÇÃO FALTA DE SAL FALTA DE ABRILHANTADOR
(presente somente nalguns modelos)
140
CONFIGURAÇÃO DO PROGRAMA DE LAVAGEM
Para seleccionar o programa mais idóneo para a loiça a ser lavada consultar a tabela citada a seguir, que individualiza o tipo de lavagem mais adapto também em função da natureza da loiça e o nível de sujeira.
Depois que, por meio da tabela proposta, se tiver individualizado o programa de lavagem mais idóneo, rodar o botão rotativo de desejado, fazendo com que o indicador de referência coincida com o número do programa. Se for necessário, em função do programa escolhido, pressionar um dos botões permitem escolher a lavagem com Se a máquina possuir o disco indicador dos o programa “definido”. Nesta altura, basta pressionar o botão de para iniciar o programa de lavagem. A lâmpada de controlo de
TABELA DE PROGRAMAS
Instruções para o utilizador
SELECÇÃO PROGRAMAS (1)
MEIA CARGA
PROGRAMAS SELECCIONADOS (2)
, a
55°C
, ou os programas
LIGAÇÃO (8)
para “definir” o programa
SUPER
(4,5,6,7)
ou
que
RÁPIDO
.
, este mostrará
LIGAÇÃO/DESLIGAÇÃO (3)
acende-se.
CICLO SELECTOR BOTÃO TIPO E NÍVEL
IMERSÃO
SUPER
BIO 55°C
(*)
NORMAL
65°C
ECO 55°C
(**) EN 50242
QUOTIDIANO
65°C
DELICADO
45°C
RÁPIDO
45°C
1
SUPER
2
(65°C)
(1/2)
ECO
2
55°C (1/2)
(1/2) PANELAS E LOIÇA
2
ECO
3
55°C (1/2)
(1/2) PANELAS E LOIÇA
3
(1/2) LOIÇA POUCO SUJAS
4
RÁPIDO
4
(1/2)
DE SUJEIRA DA LOIÇA
PANELAS E LOIÇA
_
ENQUANTO AGUARDAM O TÉRMINO DA CARGA
PANELAS E LOIÇA MUITO SUJAS, COM RESÍDUO SECO
PANELAS E LOIÇA NORMALMENTE SUJAS, COM RESÍDUO SECO
NORMALMENTE SUJAS
PANELAS E LOIÇA LIGEIRAMENTE SUJAS, COM RESÍDUO SECO
NORMALMENTE SUJAS
LOUÇA POCO SUJA E DELICADA
QUANTIDADE DETERGENTE
GRAMAS PRÉ-
_
10 + 25 45°C 65°C 2 65°C SIM 110' 22 1,65
30
30
30
30
25
25
LAVAGEM
FRIA
FRIA
FRIA
_
_
_
_
DESENVOLVIMENTO DOS PROGRAMAS DURAÇÃO CONSUMO
LAVAGEM ENXAGUADELA
FRIA
_ _ _ _
55°C 1 65°C SIM 96' 18 1,28
65°C 1 65°C SIM 100' 18 1,45
55°C 1 65°C SIM 90' 16 1,24
65°C 1 65°C SIM 92' 16 1,40
45°C 1 65°C SIM 62' 13 1,10
45°C 2
ENXAGUADELA
QUENTE
_ _
SECAGEM MINUTOS
(2)
6' 4
30' 13 0,50
ÁGUA
LITROS (1)
ENERGIA
KWh (2)
_
Deixar de molho A opção
MEIA CARGA (4)
somente
com carga parcial.
é facultativa para todos os programas,
exceptuando-se a imersão.
(*) Programa aconselhado para o uso de detergentes da “nova geração” contendo enzimas. (**) Programa de referência segundo à norma EN 50242.
(
) Não previsto.
(1) Consumo médio considerando a regulação do produto para abrandar a água no
nível 2
.
(2) A duração do ciclo e o consumo de energia podem variar em função da temperatura da água e do ambiente, do tipo e da quantidade de loiça.
141
Loading...
+ 17 hidden pages