Smeg FC344XNF, FC344BNF User Manual [pt]

MECHANICAL NO-FROST COMBI
Instruction booklet
NO-FROST
KÜHL-/GEFRIERKOMBINATION
Betriebsanleitung
MECANIQUE COMBINE
REFRIGERATEUR/CONGELATEUR
FROID VENTILE
Guide d’utilisation
FRIGORIFERO NO FROST COMBI
Istruzioni per l'uso
MECÁNICO COMBI NO FROST
Manual de instrucciones
Livro de instruções
Índice
ANTES DE USAR O FRIGORÍFICO.............................................87
Informação sobre a tecnologia No-frost...................................................87
Instruções De Segurança..........................................................................88
Recomendações........................................................................................89
Instalação e Ligação eléctrica...................................................................90
Antes de Por o Aparelho a Funcionar......................................................90
AS MÚLTIPLAS FUNÇÕES E POSSIBILIDADES.......................91
Ajustes de Temperatura............................................................................91
Avisos para os ajustes de temperatura....................................................91
COLOCAÇÃO DOS ALIMENTOS.................................................92
Frigorífico...................................................................................................92
Congelador................................................................................................93
Mudar a Lâmpada do Frigorífico..............................................................98
TRANSPORTE E MUDANÇA DA POSIÇÃO DE INSTALAÇÃO..98
Mudança do sentido de abertura da porta...............................................98
ANTES DE CONTACTAR O SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA
TÉCNICA.................................................................................99
DESCRIÇÃO GERAL DO APARELHO......................................102
PT - 86 -
PARTE- 1.
ANTES DE USAR O FRIGORÍFICO
Informação sobre a tecnologia No-frost
Os frigoríficos No Frost são diferentes dos outros
frigoríficos estáticos na questão do seu sistema operativo.
Nos aparelhos normais, na parte do frigorífico, a humidade proveniente dos alimentos húmidos enquanto se manuseia a porta, provoca a criação de gelo no inte­rior do mesmo.
Para derreter esse gelo que entretanto se formou, devemos realizar determinadas acções tais como desligar o aparelho, retirando os alimentos que necessitam ser mantidos no frio, enquanto se remove o gelo acumulado.
Este caso não sucede com os frigoríficos No Frost. O seu interior, que é quente e seco, é ventilado de forma homogénea por uma ventoinha. O ar fresco que é distribuído de forma homogénea, inclusivamente nos espaços por entre as prateleiras do frigorífico, não só garantem que os seus alimentos estejam devidamente ventilados, mas também impede que exista humidade que daria lugar ao gelo.
Assim, o frigorífico No Frost que possui garante-lhe um funcionamento excelente, além de contar com uma grande capacidade e estética.
PT - 87 -
Instruções De Segurança
• Este modelo, que contém R600a (o isobutane do refrigerador), gás natural que é muito amigo do ambiente, mas ao mesmo tempo, muito combustível. Quando transporte e instale a unidade, terá de ter cuidado e assegurar-se que nenhum dos componentes do circuito de refrigeração é afectado. No caso de danos, evitar lume directo ou fontes de ignição e ventilar a área onde sera colocada a unidade por alguns minutos.
Atenção: Mantenha as aberturas de ventilação desobstruidas..
• Não utilize dispositivos mecânicos, nem outras formas artifíciais para acelerar o processo de descongelação.
• Não utilize dispositivos eléctricos no compartimento do frigorífico.
• Se este dispositivo for para substituir um frigirífico antigo com fechadura, parta ou remova a fechadura antes de colocá-lo, para proteger as crianças que ao brincar podem fechar-se a si próprias dentro.
• Os velhos frigoríficos contêm gases de isolamento e refrigeração, que devem ser correctamente removidos. Quando se desfizer do seu antigo aparelho, entre em contacto com o serviço de recolha de sucata da sua área ou com o seu representante se tiver questões. Assegure-se que as tuberias do seu antigo frigorífico não se vão romper quando forem recolhidas pelos serviços de limpeza.
Nota importante:
Leia este livro antes de ligar o aparelho. O fabricante não assumirá a responsabilidade
no caso de uma incorrecta instalação e utilização diferente áquela exposta neste livro.
PT - 88 -
Recomendações
Aviso: Não use dispositivos mecânicos ou outros meios artificiais para acelerar o
processo de descongelação. Não use aparelhos eléctricos na gaveta de alimentos do equipamento. Mantenha os orifícios de ventilação do equipamento desobstruídos. Não danifique o circuito de refrigeração do frigorífico.
• Não utilize adaptadores ou tomadas os quais podem provocar sobreaquecimento ou queimar.
• Não utilize cabos eléctricos usados e deformados.
• Não entrelace nem dobre os cabos.
• Não permita que as crianças brinquem com o aparelho. Mantenha as Crianças longe da porta do frigorífico.
• Não ligue o aparelho com as mãos molhadas.
• Não introduza líquidos voláteis, inflamáveis dentro do congelador, sobretudo bebidas gasosas, uma vez que podem provocar uma explosão.
• As garrafas que contenham uma grande percentagem de álcool, devem estar bem fechadas e devem ser colocadas na posição vertical, dentro do congelador.
• Não tocar, especialmente com as mãos molhadas, na parede refrigeradora, sob o risco de se queimar ou magoar.
• Não coma os gelados recém saídos do congelador.
• O equipamento não se destina à utilização por pessoas (incluindo crianças) com capacidades físicas, sensoriais ou mentais reduzidas ou sem experiência e conhecimento, a não ser que sejam supervisionadas ou instruídas sobre a utilização do equipamento por uma pessoa responsável pela sua segurança. As crianças devem ser supervisionadas para garantir que não brinquem com o equipamento.
• Se o cabo de alimentação se danificar, deverá ser substituído pelo fabricante ou por uma pessoa qualificada.
PT - 89 -
Instalação e Ligação eléctrica
• Este aparelho deve ser ligado a uma tensão de 220-240V e 50 Hz.
• Pode solicitar ajuda ao nosso fornecedor para a instalação sem qualquer custo.
• Certifique-se, antes de efectuar a instalação, que a voltagem da sua casa corresponde à indicada para o aparelho.
• Se a tomada não combina com a ficha do frigorífico, substitua-a por uma adequada (até 16 A)
• Utilize uma tomada provida de ponto de terra. No caso da tomada onde quer ligar o aparelho não ter o ponto de terra, consulte com um electricista.
O Fabricante declina qualquer responsabilidade no caso de não se seguirem as
recomendações eléctricas indicadas neste ponto do Manual.
• Não expor o aparelho ao sol directo.
• Não utilizar em espaços ao ar livre e não deve ser exposto à chuva.
• Coloque o frigorífico num lugar seco e arejado e não o coloque perto de uma fonte de calor. Deve situar-se, como mínimo, a 50 cm dos aquecedores a gás ou estufas de carvão e a 5 cm das estufas eléctricas.
• Mantenha a parte de cima do frigorífico livre até 15 cm.
• Não coloque objectos pesados nem grandes quantidades sobre o aparelho.
• Se o aparelho está instalado próximo de outro frigorífico ou congelador mantenha um mínimo de separação de 2 cm para prevenir a condensação.
• Para evitar que o condensador (peça negra na parte posterior) fique pegado à parede, coloque o elemento plástico para o ajuste da distancia que lhe fornecemos, dando-lhe uma volta de 90°.
• O aparelho deve ficar bem apoiado no solo e bem nivelado. Utilize os dois rolos que se encontram na parte posterior da base para compensar o desnível.
• Para obter uma boa circulação de ar por debaixo do aparelho, o espaço deve estar aberto. Não o tape com um tapete, ect.
• O exterior do aparelho e os acessórios interiores devem ser limpos com uma solução de água e sabão líquido suave; o interior do aparelho deve ser limpo com bicarbonato de sódio dissolvido em água morna. Depois de estarem secos, coloque os acessórios.
Antes de Por o Aparelho a Funcionar
• Aguarde 3 horas antes de ligar o aparelho, obtendo desta forma um melhor funcionamento.
• Pode aparecer um cheiro quando liga o aparelho, o qual desaparecerá depois do aparelho começar a esfriar.
PT - 90 -
PARTE- 2.
AS MÚLTIPLAS FUNÇÕES E POSSIBILIDADES
Ajustes de Temperatura
Botão do Termostato do Frigorífico e do Congelador
Compartimento do frigorífico
Assegure-se que os ajustes da temperatura nos compartimentos do frigorífico e do congelador do seu aparelho sejam realizados automaticamente. Poderá ser ajustado para qualquer valor entre 1 e 6. À medida que vai avançando o botão do 1 para o 6, aumenta a capacidade de refrigeração. Para poupar energia nos meses de Inverno, poderá colocar o botão num valor menor.
Botão do Termostato do compartimento de refrigeração;
5 - 6 : Para maior refrigeração.
3 - 5 : Para refrigeração normal.
1 - 3 : Para menor refrigeração.
Avisos para os ajustes de temperatura
• Os ajustes do termostato devem ser realizados tendo em consideração a frequência com que a porta do frigorífico será aberta e fechada, quantos alimentos estão no interior e o ambiente onde o aparelho se encontra.
• Para que o seu aparelho esteja completamente refrigerado na primeira utilização, deixe-o trabalhar sem cessar até 24 horas seguidas, dependendo da temperatura ambiente.
• Durante este período de tempo, não abra nem feche a porta frequentemente, nem coloque demasiados elementos no interior do seu frigorífico.
• Sempre que desejar voltar a colocar a trabalhar o seu aparelho após desligar o mesmo da tomada, espere pelo menos 5 minutos antes de colocar de novo a ficha na tomada eléctrica para evitar danos no compressor.
PT - 91 -
PARTE- 3.
COLOCAÇÃO DOS ALIMENTOS
Frigorífico
• Para prevenir a criação de humidade e cheiros desagradáveis, os alimentos deverão ser colocados no interior do frigorífico nos recipientes próprios ou em outros, mas com tampa.
• Tanto as bebidas como as comidas quentes deverão ser deixadas arrefecer à temperatura ambiente antes de serem colocadas no frigorífico.
• Por favor, não coloque os alimentos ou recipientes contra a luz interior do frigorífico.
• As frutas e os vegetais deverão ser colocados directamente nas gavetas correspondentes, sem necessidade de os envolver separadamente.
• Abaixo poderá encontrar algumas recomendações sobre a colocação e armazenamento dos seus alimentos no frigorífico.
Alimento
Frutas e vegetais
Peixe e carne
Queijo fresco
Manteiga,
margarina
Produtos engarrafados, leite e iogurte
Ovo
Alimentos
cozinhados
Duração do
armazenamento
1 semana
2-3 dias
3-4 dias
1 semana
Até a data
recomendada pelo
fabricante
1 mês
Local onde será colocado no compartimento
de refrigeração
Na gaveta para frutos e legumes
(sem os embalar)
Embalado em folhas ou sacos plásticos, ou num
recipiente para carne
(na prateleira de vidro)
Na prateleira especial da porta Na prateleira especial da porta
Na prateleira especial da porta
Na prateleira do suporte para ovos
Em todas as prateleiras
NOTA: As batatas, cebolas e alho não devem ser armazenados no frigorífico. A carne
nunca deve ser congelada depois de ter descongelado sem ter sido cozinhada.
PT - 92 -
Congelador
• Por favor, use o congelador para armazenar alimentos durante um longo período de tempo e para produzir gelo.
• Coloque os alimentos que deseja congelar primeiro na gaveta superior de tal maneira que não exceda a capacidade de congelamento do seu congelador. Pode colocar os alimentos próximo de outros alimentos que já estejam congelados (pelo menos há 24 horas)
• Recomendamos que deixe o botão do termostato no nível 5.
• Por favor, não coloque alimentos que deseja congelar por primeira vez perto de alimentos já congelados previamente.
• Deve congelar os alimentos (carne, carne picada, peixe, etc.) dividindo-os em porções que serão consumidas de uma só vez.
• Por favor, não volte a congelar alimentos que descongelaram. Pode por em risco a sua saúde já que pode causar envenenamento.
• Não coloque alimentos quentes no congelador antes que os mesmos arrefeçam. Caso o faça, poderá fazer com que o resto dos alimentos apodreçam.
• Ao comprar alimentos congelados, assegure-se de que os mesmo foram congelados em condições normais e que a embalagem não está danificada.
• Quando armazena a comida congelada, deve ter em atenção as instruções assinaladas na embalagem. Se não existem instruções, deverá consumir a comida no menor espaço de tempo possível.
• Os alimentos congelados devem ser transportados antes de descongelarem e deverão ser colocados no congelador no menor espaço de tempo possível. Por favor, não use as prateleiras da porta para congelar.
• Se a embalagem dos alimentos congelados estiver húmida e tiver algum cheiro, pode ser que tenham sido armazenados de forma incorrecta e estejam estragados. Por favor, não compre esses alimentos!
• A duração de armazenamento dos alimentos congelados depende da temperatura ambiente, da frequência com que se abre e fecha a porta, dos ajustes do termostato, do tipo de comida e do período de tempo que passou entre que adquiriu os alimentos e os mesmos foram depositados no congelador. Guie-se sempre pelas instruções na embalagem e nunca exceda o limite de tempo de armazenamento.
• Durante longos cortes de corrente eléctrica, por favor, não abra a porta do congelador. Ele poderá manter a sua comida congelada durante 13 horas, quando no exterior estão 25°C. Este valor pode ser menor quando a temperatura ambiente é superior. Se sucedem cortes longos de corrente, por favor, não volte a congelar os alimentos e consuma-os logo que possível.
Poderá encontrar alguns conselhos nas páginas 94, 95 e 96 sobre a colocação dos
seus alimentos no congelador.
PT - 93 -
FRUTAS E
VEGETAIS
Couve-flor
Feijão verde,
ervilha de cortar
Ervilha
Cogumelos e
espargos
Repolho
Beringela
Milho
Cenoura
Pimento
Espinafres
Preparação
Retire as folhas, divida a parte
central em porções e deixe-a
repousar em água com uma
pequena quantidade de limão
Lave-os e corte-os em
pequenos pedaços
Abra-as e lave-as
Lave-os e corte-os em
pequenos pedaços
Retire as folhas sujas
Corte em pedaços de 2 cm
após lavar.
Limpe-o e embale-o com a sua
espiga ou em grãos
Limpe-a e corte em pedaços
Retire a haste, divida-o em dois
e separe as sementes
Lavados
Período de
armaze-
namento
(meses)
10 - 12
10 - 13
12
6 - 9
6 - 8
10 - 12
12
12
8 - 10
6 - 9
Período de
descongelação na
temperatura ambiente
(horas)
Pode ser utilizado sem
descongelar
Pode ser utilizado sem
descongelar
Pode ser utilizado sem
descongelar
Pode ser utilizado sem
descongelar
2-Na temperatura
ambiente
Pode ser utilizado sem
descongelar
Pode ser utilizado sem
descongelar
Pode ser utilizado sem
descongelar
Pode ser utilizado sem
descongelar
2-Na temperatura
ambiente
Maçã e pêra
Damasco,
pêssego
Morango,
framboesa
Frutas cozidas
Ameixas,
cerejas, ginjas
Descasque e fatie
Divida no meio e retire o caroço
Leve-os e limpe-os
Dentro de um recipiente com
uma adição de 10% de açúcar
Lave-as e retire as hastes
PT - 95 -
8 - 10
4 - 6
8 - 12
12
8 - 12
5-No frigorífico
4-No frigorífico
2-Na temperatura
ambiente
4-Na temperatura
ambiente
5-7 - Na temperatura
ambiente
CARNE E PEIXE
Preparação
Período de
armaze-
namento
(meses)
Período de
descongelação na
temperatura ambiente
(horas)
Bife
Carne de borrego
Vitela para assar
Cubos de vitela
Cubos de carneiro
Carne picada
Vísceras (peça)
Salsicha/salame
Frango e peru
Ganso/pato
Veado, javali,
coelho
Peixe de água doce
truta, carpa, atum
lampreia
Peixes magros:
perca, linguado,
solha
Peixes gordos: bonito, cavala,
anchova, sardinha
Mariscos
Caviar
Caracol
Envolvidos numa folha Envolvidos numa folha Envolvidos numa folha Em pequenos pedaços
Em pedaços
No formato de pacotes
achatados, sem temperos
Em pedaços
Devem ser embaladas, mesmo se envolvidas em película plástica
Envolvidos numa folha Envolvidos numa folha
Porções de 2,5 kg e sem ossos
Deve ser lavado e seco após
estarem bem limpos por dentro
e sem as escamas. O rabo e
as partes da cabeça devem
ser cortados, onde necessário.
Limpos e colocados em sacos
Na sua própria embalagem,
dentro de um recipiente
plástico ou de alumínio
Em água com sal, dentro de um recipiente plástico ou de alumínio
6 - 10
6 - 8 6 - 10 6 - 10
4 - 8
1 - 3
1 - 3
1 - 2
7 - 8
4 - 8 9 - 12
2
4 - 8
2 - 4
4 - 6
2 - 3
3
1 - 2 1 - 2 1 - 2 1 - 2 2 - 3
2 - 3
1 - 2
Até estar bem descongelado
10 - 12
10
10 - 12
Até estar bem descongelado
Até estar bem descongelado
Até estar bem descongelado
Até estar bem descongelado
Até estar bem descongelado
Até estar bem descongelado
Nota: A carne congelada deve ser cozinhada como a carne fresca, depois de ter sido descongelada. Se a carne não for cozinhada depois de descongelada, nunca deverá ser congelada novamente.
PT - 94 -
Produtos lácteos e
pastelaria
Preparação
Período de
armaze-
namento
(meses)
Condições de
armazenamento
Leite
Queijos-que não
os queijos
brancos
Manteiga,
margarina
Clara de ovo
Mistura de
ovo
(gema+clara)
Ovo*
Gema de ovo
Em forma de fatias
Na sua própria embalagem
Deve ser misturada muito bem e adicionada uma pitada de sal ou
açúcar para impedir de ficar
muito compacta
Deve ser misturada muito bem e adicionada uma pitada de sal ou
açúcar para impedir de ficar
muito compacta
2 - 3
6 - 8
6
10 - 12
10
8 - 10
Apenas os homogeneizados
Devem ser deixados na
sua embalagem original para armazenamento a
curto prazo. Devem ser
envolvidos em folhas
plásticas para
armazenamento a longo
prazo.
Num recipiente fechado
Num recipiente fechado
Num recipiente fechado
* Não deverá ser congelado com a casca. As claras e gemas dos ovos poderão ser congeladas separadamente, ou então depois de bem misturadas.
Pão
Biscoitos
Tarte Torta
Pastelaria com
massa filo
Pizza
Período de
armazenamento
(meses)
4 - 6 3 - 6 1 - 3
1 - 1,5
2 - 3 2 - 3
Período de
descongelação na
temperatura
ambiente (horas)
2 - 3
1 - 1,5
2 - 3 3 - 4
1 - 1,5
2 - 4
Duração da
descongelação no
forno
(minutos)
4-5 (220-225oC) 5-8 (190-200oC)
5-10 (200-225oC)
5-8 (190-200oC) 5-8 (190-200oC)
15-20 (200oC)
O sabor de algumas especiarias encontradas nos pratos cozinhados (anis, basílico, agrião, vinagre, pimentas diversas, gengibre, alho, cebola, mostarda, tomilho, manjerona, pimenta preta, salsa, etc) altera-se e ganham um sabor estranho se armazenados por um longo período. Por isso, devem ser adicionadas pequenas quantidades de especiarias aos alimentos congelados ou então deve-se adicionar as especiarias desejadas depois de terem sido descongelados.
PT - 96 -
O período de armazenamento dos alimentos depende do tipo de gordura utilizada. As gorduras apropriadas são margarina, gordura de vitela, azeite de oliva e manteiga e aquelas impróprias são o óleo de amendoim e a banha de porco. Os alimentos em forma de líquidos devem ser congelados em recipientes plásticos e os outros alimentos devem ser congelados em folhas ou sacos plásticos.
PARTE- 4. LIMPEZA E MANUTENÇÃO
• Desligue da rede eléctrica antes de limpar.
• Não limpe o aparelho utilizando grande quantidade de água.
• O compartimento do refrigerador e congelador devem ser limpos periodicamente, utilizando uma solução de bicarbonato e água morna.
• Limpe os acessórios com sabão e água, separadamente. Não os lave na máquina de lavar loiça..
• Não use pós, detergentes ou sabões abrasivos. Depois de impar, passe por água limpa e seque cuidadosamente. Depois de terminar a limpeza, ligue, novamente, à rede eléctrica com as mãos secas.
• Deve limpar pelo menos uma vez por ano, o condensador com a vassoura, a fim de economizar energia e aumentar o rendimento.
O CABO DE ALIMENTAÇÃO DEVE ESTAR DESLIGADO.
Descongelação
• A descongelação acontece automaticamente no refrigerador durante operação; a água descongelada é conduzida para a bandeja de evaporação, e evapora-se automaticamente.
PT - 97 -
Mudar a Lâmpada do Frigorífico
1. Desligue o aparelho da corrente eléctrica,
2. Retire a cobertura da lâmpada (A) premindo os
ganchos localizados nas laterais da tampa,
3. Troque a lâmpada actual (B) por uma nova com não mais de 15 W.
4. Coloque de novo a cobertura da lâmpada e ligue o frigorífico.
PARTE- 5.
Transporte e Mudança da Posição de Instalação
• A embalagem original e o polystyrene espumado (PS) pode-se guardar.
• Durante o transporte o aparelho, deve ser amarrado com uma faixa larga ou uma corda forte. Devem ser seguidas as instruções mencionadas na embalagem du­rante o transporte.
• Antes de transportar ou mudar a posição anterior, devem ser retirados todos os objectos moveis (por ex. separadores) ou fixos com faixas para prevenir a vibração.
Mudança do sentido de abertura da porta
No caso de necessitar alterar o sentido de abertura da porta, contacte o serviço
doméstico pós-venda.
TRANSPORTE E MUDANÇA DA POSIÇÃO DE INSTALAÇÃO
(Em alguns modelos)
PT - 98 -
PARTE- 6.
ANTES DE CONTACTAR O SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA TÉCNICA
Se o seu frigorífico deixar de trabalhar:
• Houve alguma falha na energia eléctrica?
• A ficha esta correctamente ligada na tomada eléctrica?
• Será que houve algum curto-circuito no fusível onde está ligado o aparelho?
• Haverá algum problema com a tomada? Se suspeita que sim, tente ligar o frigorífico noutra que tenha a certeza que esteja a funcionar.
Se o seu frigorífico não faz frio suficiente:
• Tem o termostato na posição “1”?
• Abre frequentemente as portas do seu frigorífico e deixa-as abertas demasiado tempo?
• Fecha correctamente as portas do frigorífico?
• Deixou algo dentro do frigorífico que esteja a tocar na parte traseira do mesmo de mesmo e assim impedir a circulação de ar?
• Terá o seu frigorífico demasiado cheio?
• Existe espaço suficiente entre o frigorífico e as paredes laterais e posterior?
• O seu frigorífico foi concebido para funcionar entre as temperaturas especificadas segundo a classe de clima mencionada nas informações. O funcionamento do mesmo em ambientes com temperaturas diferentes daquelas especificadas não é recomendado a nível de eficiência de refrigeração.
Classe de ClimaTemperatura Ambiente (°C)
T Entre 16 e 43
ST
N
SN Entre 10 e 32
(*) De acordo com as normas TS EN ISO 8561, a classe Tropical foi definida apenas
para temperaturas ambientes entre 16°C e 43°C.
Se a comida nos compartimentos do frigorífico ou do congelador está mais fria do que o necessário:
• Tem ajustada a temperatura correcta? (Talvez tenha deixado o termostato na posição “5”?)
• Há muitos alimentos recentemente colocados no congelador?
Se há, o compressor pode trabalhar durante mais tempo para a congelar; então é
possível que no compartimento superior note a temperatura mais fria que a necessária.
PT - 99 -
Entre 16 e 38 Entre 16 e 32
O seu frigorífico faz demasiado barulho ao trabalhar:
De vez em quando deve verificar o compressor para assegurar-se de que se mantém fixo o nível de esfriamento. O barulho que escutará nesse momento é normal. Depois de conseguir a temperatura ideal o barulho deve reduzir-se. Caso o barulho persista:
• O seu aparelho está devidamente equilibrado? Ajustou os pés do mesmo?
• Tem algo atrás do seu aparelho?
• Será que as prateleiras que tem no seu frigorífico estão a tremer? Caso isso esteja a acontecer, aconselhamos que volte a colocar as prateleiras.
• Tem os productos devidamente colocados no interior do frigorífico ou estão a abanar?
Barulhos Normais
Crepitar (do gelo):
• Ouve-se durante o processo de descongelamento automático.
• Quando o aparelho refrigera ou é aquecido (dilatações no material).
Crepitar Rápido:
• Ouve-se quando o termostato liga ou desliga o compressor.
Barulho do Compressor:
• É o barulho normal do motor. Este barulho indica que o compressor está a trabalhar de modo correcto.
• Quando o compressor arranca, poderá realmente fazer um barulho ligeiramente incómodo, mas apenas por um curto período de tempo.
Som borbulhante:
• Este barulho é escutado enquanto o fluido do refrigerador flui por entre os canos do sistema.
Som de água a fluir:
• É o barulho normal da água a fluir para o deposito de evaporação durante o processo de descongelamento. Este som será escutado durante este processo.
Som de água borbulhante:
• É o som normal do ventilador. Este som é escutado devido à circulação de ar nos condutos refrigerantes do No Frost enquanto o sistema funciona correctamente.
Se a superfície do frigorífico que contacta com a porta está quente:
• Especialmente nos meses de Verão (ou em temporadas muito quentes), poderá sentir um aquecimento na porta do frigorífico, o que é normal.
Se há humidade nas partes interiores do seu frigorífico:
• Os alimentos foram devidamente envolvidos? Os objectos foram bem secos antes de serem colocados no seu interior?
• As portas do seu frigorífico são abertas muito frequentemente? Se abre a porta do frigorífico, a humidade presente no ar na zona do aparelho entra no mesmo. Especialmente se o nível da humidade for alto e se se abre demasiadas vezes a porta, mais rapidamente entrara humidade.
PT - 100 -
• É normal que hajam algumas gotas de água na parte posterior do frigorífico após o processo de descongelamento automático (em modelos estáticos).
Se as portas não se abrem e fecham correctamente:
• Será que os alimentos no interior do frigorífico estão a impedir que a porta feche correctamente?
• Os compartimentos da porta, bem como as suas gavetas ou prateleiras, estão correctamente colocados?
• As borrachas que selam a porta estão danificadas?
• O seu aparelho está assente em chão firme e nivelado?
NOTAS IMPORTANTES:
• No caso de falha de energia eléctrica repentina ou se liga e desliga a ficha da corrente, o elemento térmico protector do compressor deve ser verificado já que a pressão do gás no sistema de refrigeração não está equilibrada. Entre 4 a 5 minutos depois, o aparelho voltará a funcionar correctamente; não se preocupe.
• Se não vai utilizar o seu frigorífico durante um longo período de tempo (como as férias do Verão), por favor, desligue o mesmo da tomada eléctrica. Limpe o seu aparelho tal como indicado na Parte 4 e deixe a porta aberta para evitar a formação de humidade ou maus odores.
• Se ainda assim continua com algum problema com o seu frigorífico apesar de ter comprovado passo por passo todas as nossas recomendações, por favor, consulte o serviço técnico autorizado mais próximo.
• O ciclo de vida determinado pelo Ministério da Indústria (o tempo para manter peças que sirvam no seu aparelho por forma a permitir a sua substituição e continuar a funcionar correctamente) é de 10 anos.
PT - 101 -
PARTE- 7.
DESCRIÇÃO GERAL DO APARELHO
Esta apresentação é apenas para informação sobre as partes do electrodoméstico.
As partes podem variar conforme o modelo.
1) Compartimento do frigorífico
2) Prateleira de vidro
3) Termostato
4) Vidro sobre a gaveta dos vegetais
5) Gaveta dos vegetais
6) Gavetas intermédias
7) Gaveta inferior
8) Protector inferior
9) Prateleira superior
10) Prateleira móvel
11) Suporte de garrafas
12) Compartimento do congelador
PT - 102 -
Loading...