Skymsen CA-350L User manual [pt]

Page 1
Metalúrgica Skymsen Ltda.
Rodovia Ivo Silveira 9525
88355-202 Brusque/SC/Brasil
www.skymsen.com - Fone: +55 47 3211 6000
CNPJ: 82.983.032/0001-19 - IE 250.064.537
69828.6 - PORTUGUÊS
Data de Revisão: 30/08/2023
- ALÉM DESTES EQUIPAMENTOS, FABRICAMOS UMA LINHA COMPLETA DE EQUIPAMENTOS. CONSULTE SEU REVENDEDOR.
- ESTE PRODUTO CONTA COM ASSISTÊNCIA TÉCNICA, REPRESENTANTES E REVENDEDORES EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL.
- DEVIDO À CONSTANTE EVOLUÇÃO DOS NOSSOS PRODUTOS, AS INFORMAÇÕES AQUI CONTIDAS PODEM SER MODIFICADAS SEM AVISO PRÉVIO.
CORTADOR DE FRIOS AUTOMÁTICO INOX, 350 mm
MODELO
CA-350L
KIT: 698285
Page 2
SUMÁRIO
1. Introdução .........................................................................................3
1.1 Segurança .............................................................................................................. 3
1.2 Principais Componentes ........................................................................................ 7
1.3 Caracteríscas Técnicas .......................................................................................... 9
2. Instalação e Pré-Operação ...............................................................10
2.1 Instalação .............................................................................................................10
2.2 Pré-Operação ........................................................................................................11
3. Operação ......................................................................................... 11
3.1 Acionamento ........................................................................................................11
3.2 Procedimento para Operação ...............................................................................13
3.3 Sistema de segurança ...........................................................................................18
3.4 Limpeza e higienização .........................................................................................18
3.5 Cuidados com os aços inoxidáveis .........................................................................23
3.6 Lubrificação ..........................................................................................................24
4. Noções de Segurança – Genéricas ....................................................25
4.1 Prácas Básicas de Operação ................................................................................25
4.2 Cuidados e Observações Antes de Ligar a Equipamento ........................................26
4.3 Inspeções de Rona ..............................................................................................27
4.4 Operação ..............................................................................................................27
4.5 Após Terminar o Trabalho .....................................................................................27
4.6 Manutenção .........................................................................................................28
4.7 Avisos ...................................................................................................................28
5. Análise e Resolução de Problemas ................................................... 29
5.1 Problemas, Causas e Soluções. ..............................................................................29
6. Normas Observadas .........................................................................31
7. Manutenção ....................................................................................31
8. Diagrama Elétrico ............................................................................33
Page 3
1. Introdução
1.1 Segurança
Este equipamento é potencialmente PERIGOSO, quando ulizado incorretamente. É necessário realizar a manutenção, limpeza e/ou qualquer serviço por uma pessoa qualificada e com o equipamento desconectado da rede elétrica.
O Cortador de Frios é um equipamento de bancada capaz de faar diversos produtos, tais como: queijo, mortadela e presunto.
As instruções abaixo deverão ser seguidas para evitar acidente:
1.1.1 Leia todas as instruções.
1.1.2 Para evitar risco de choque elétrico e danos ao equipamento, nunca ulize o mesmo com: roupas ou pés molhados e/ou em supercie úmida ou molhada. Não mergulhe em água ou qualquer outro líquido e não ulize jato de água diretamente no equipamento.
1.1.3 Deve ser sempre supervisionada a ulização de qualquer equipamento, principalmente quando esver sendo ulizado próximo a crianças.
1.1.4 Desconecte o equipamento da rede elétrica quando: não esver em uso, antes de limpá-lo, para remover e introduzir acessórios, manutenção e qualquer outro po de serviço.
1.1.5 Não ulize o equipamento caso esteja com cabo ou plugue danificado. Assegure-se que o cabo de força não permaneça na borda da mesa/balcão ou que toque supercies quentes.
1.1.6 Quando o equipamento sofrer uma queda, esver danificado de alguma forma ou não funcione é necessário levá-lo até uma Assistência Técnica Autorizada para revisão, reparo, ajuste mecânico ou elétrico.
1.1.7 A ulização de acessórios não recomendados pelo fabricante podem ocasionar lesões corporais.
1.1.8 Mantenha as mãos e qualquer utensílio afastados das partes em movimento do aparelho enquanto está em funcionamento para evitar lesões corporais ou danos ao equipamento.
1.1.9 Nunca use roupas com mangas largas, principalmente nos punhos, durante a operação.
Page 4
1.1.10 Cerfique que a tensão do equipamento e da rede elétrica sejam as mesmas, e que o equipamento esteja devidamente ligado a rede de aterramento.
1.1.11 Nunca ulize instrumentos que não fazem parte do equipamento para auxiliar na operação da mesma.
1.1.12 Antes de ligar o equipamento, verifique se a Proteção Frontal do Disco (Item 12 Fig. 02) está firme em suas posições.
1.1.13 Nunca ulize jatos d’água diretamente sobre o equipamento.
1.1.14 Mantenha sempre as mãos afastadas das partes móveis.
1.1.15 Este produto foi desenvolvido para o uso em cozinhas comerciais. É ulizado, por exemplo, em restaurantes, cannas, hospitais, padarias, açougues e similares.
1.1.16 O uso deste equipamento não é recomendado quando:
- O processo de produção seja de forma connua em escala industrial;
- O local de trabalho seja um ambiente com atmosfera corrosiva, explosiva, contaminada com vapor, poeira ou gás.
1.1.17 Equeta Simbologia Equipotencial.
A figura apresentada abaixo indica o terminal de ligação equipotencial externo.
Este deve ser ulizado para garanr que não haja diferença de potencial entre diferentes equipamentos ligados á rede elétrica, diminuindo ao máximo riscos de choques elétricos.
Os disntos equipamentos devem ser ligados um ao outro pelos seus respecvos terminais de ligação equipotencial.
8. Diagrama Elétrico
Page 5
- Checar a fiação e cabo elétrico quanto a sinais de superaquecimento, isolação deficiente ou avaria mecânica.
2 - Itens a verificar ou executar a cada 3 meses:
- Verificar componentes elétricos como chave liga/desliga , botão de emergência, botão reset e circuito eletrônicos quanto a sinais de superaquecimento, isolação deficiente ou avaria mecânica.
- Verificar possíveis folgas nos mancais e rolamentos.
- Verificar retentores, anéis o’rings , anéis v’rings e demais sistemas de vedações.
- Verificar o aperto de todos os parafusos e porcas, para evitar possíveis danos ao equipamento.
1.1.18 Atenção/ Cuidado. Simbologia que idenfica ao usuário uma zona de risco de acidente.
1.1.19 Manual de Instruções. Simbologia que orienta o usuário a leitura do manual.
1.1.20 Cuidado na Manutenção e Limpeza.
Simbologia que orienta o usuário aos procedimentos antes da manutenção e limpeza.
Page 6
IMPORTANTE
Este equipamento possui um sistema de segurança para garanr a integridade do
operador. A operação do equipamento deve ser conforme o item “Operação” deste
manual. Outros procedimentos para operar o equipamento são inseguros, nestas
condições o equipamento não deve ser ulizado.
6. Normas Observadas
ABNT NBR NM 60335-1 IEC 60335-2-64 NR-12 CONFORME PORTARIA Nº 197, DE DEZEMBRO DE 2010.
*Os itens abaixo entre outros mencionados na Norma regulamentadora NR-12 conforme portaria Nº 197, de dezembro de 2010, devem ser observados para a segurança.
IMPORTANTE
Para maior segurança do usuário este equipamento é equipado com um sistema de
segurança que impede o acionamento involuntário do mesmo após eventual falta
de energia elétrica.
IMPORTANTE
Cerfique-se de que o cabo de alimentação esteja em perfeita condição de uso.
Caso o mesmo não esteja, faça a substuição do cabo danificado por outro que
atenda as especificações técnicas e de segurança.
Esta substuição deverá ser realizada por um profissional qualificado e deverá
atender as normas de segurança locais.
IMPORTANTE
Este equipamento não se desna a ulização por pessoas (inclusive crianças) com
capacidades sicas, sensoriais ou mentais reduzidas, ou por pessoas com falta de
experiência e conhecimento, a menos que tenha recebido instruções referentes
à ulização do equipamento ou estejam sob a supervisão de uma pessoa
responsável pela sua segurança.
IMPORTANTE
Recomenda-se que as crianças sejam vigiadas para assegurar que elas não estejam
brincando com o equipamento.
- Arranjo Físico
- Meios de Acesso permanentes
- Manutenção, Inspeção, Preparação, Ajustes e Reparos.
- Sinalização.
- Procedimentos de trabalho e segurança.
- Capacitação.
- Anexo ll – Conteúdo programáco de capacitação.
Consulte: www.mte.gov.br
7. Manutenção
A manutenção deve ser considerada um conjunto de procedimentos que visa a manter o equipamento nas melhores condições de funcionamento, propiciando aumento da vida úl e da segurança.
* Limpeza – Verificar item 3.4 Limpeza deste manual.
* Fiação – Cheque todos os cabos quanto à deterioração e todos os contatos (terminais) elétricos quanto ao aperto e corrosão.
* Contatos – Chave liga/desliga, botão de emergência, botão reset, circuitos eletrônicos, etc. Verifique o equipamento para que todos os componentes estejam funcionando corretamente e que a operação do aparelho seja normal.
* Instalação – Verifique a instalação do seu equipamento conforme item 2.1 Instalação, deste manual.
IMPORTANTE
Em caso de emergência rere o plugue da tomada de energia elétrica.
1 - Itens a verificar e executar mensalmente:
- Verificar a instalação elétrica;
- Medir a tensão da tomada;
- Medir a corrente de funcionamento e comparar com a nominal;
- Verificar aperto de todos os terminais elétricos do aparelho, para evitar possíveis maus contatos;
- Verificar possíveis folgas do eixo do motor elétrico;
Page 7
QUADRO 02
1.2 Principais Componentes
PROBLEMAS CAUSAS SOLUÇÕES
- A equipamento não liga.
- Cheiro de queimado e/ou fumaça.
- O equipamento liga porém quando o produto é colocado no equipamento, o mesmo para ou gira em baixa rotação.
- Cabo elétrico danificado
- Falta de energia elétrica.
-Botão de emergência acionado
- Problema no circuito elétrico interno ou externo do equipamento.
- Problema no circuito elétrico interno ou externo do equipamento.
- Problema no circuito elétrico interno ou externo do equipamento.
- Falha no transporte ou manuseio do produto
- Verifique se existe Energia Elétrica.
- Proceda conforme item 3.
- Contatar uma Assistência Técnica Autorizada (ATA) ou Contatar o Suporte da fábrica.
- Rere o plug da tomada e chame a Assistência Técnica Autorizada (ATA).
- Rere o plug da tomada e chame a Assistência Técnica Autorizada (ATA).
- Contatar uma Assistência Técnica Autorizada (ATA) ou Contatar o Suporte da fábrica.
Todos os componentes que incorporam o equipamento são construídos com materiais criteriosamente selecionados para cada função, dentro dos padrões de testes e da experiência Skymsen.
FIGURA 01
03
05
04
10
- Corte Irregular - A lâmina perdeu o fio de corte - Proceda conforme item 3.2.1
Ao ligar o equipamento apeans a lâmina gira.
O comando de afiação esta acionado.
Proceda conforme item 3.1.
Para informações detalhadas sobre os termos da garana deste produto, consulte o termo de garana incluído na embalagem. Este documento descreve a cobertura de itens na garana, o prazo de cobertura, os procedimentos para acionar a assistência técnica autorizada, e requisitos para manter a validade da garana. Recomenda-se a leitura atenta deste termo para garanr o uso apropriado da garana.
07 08 06 09
01 - Cabo de Alimentação 02 - Terminal Equipotencial 03 - Regulador Lateral 04 - Empurrador 05 - Mesa Movel
0102
06 - Manípulo Regulador 07 - Botão Liga/Desliga 08 - Botão Emergência 09 - Pé 10 - Mesa Reguladora de Corte
Page 8
FIGURA 02
5. Análise e Resolução de Problemas
13
11
12
5.1 Problemas, Causas e Soluções.
Este equipamento foi projetado para necessitar do mínimo de manutenção. Entretanto, podem ocorrer algumas irregularidades no seu funcionamento, devido ao desgaste natural causado pelo seu uso.
Caso haja algum problema com o seu equipamento, verifique a tabela a seguir, onde estão descritas algumas possíveis soluções recomendadas.
Além disso, a Metalúrgica Skymsen Ltda. coloca à disposição toda a sua rede de Assistentes Técnicos Autorizados, que terão o máximo prazer em atendê-lo. A Relação de Assistentes Técnicos Autorizados pode ser consultada no site www.skymsen.com
11 - Afiador 12 - Proteção Frontal do Disco 13 - Disco de Corte
Page 9
Recoloque todos os componentes do equipamento em seus lugares, antes de ligá-la novamente.
Verifique os níveis de fluídos.
1.3 Caracteríscas Técnicas
Ao verificar a tensão da(s) correia(s) e corrente(s), NÃO coloque os dedos entre a correia(s) e a(s) e nem entre a corrente(s) e a(s) engrenagem (ns).
4.6 Manutenção
4.6.1 Perigos
Com o equipamento, qualquer operação de manutenção é perigosa.
DESLIGUE O EQUIPAMENTO FISICAMENTE DA REDE ELÉTRICA, DURANTE TODA A OPERAÇÃO DE MANUTENÇÃO.
IMPORTANTE
Sempre rere o plugue da tomada em qualquer caso de emergência.
4.7 Avisos
A manutenção elétrica e/ou mecânica deve ser feita por pessoas qualificadas para realizar o trabalho.
A pessoa encarregada pela manutenção deve cerficar que o equipamento trabalha sob condições totais de segurança.
QUADRO 01
CARACTERÍSTICAS UNIDADE CA-350L
Produção Média kg/h Variável
Tensão V 220
Frequência Hz 60
Potência CV 2 X 0,5
Altura mm 760
Largura mm 590
Profundidade mm 760
Peso Líquido kg 78,5
Peso Bruto kg 113,7 Espessura Maxima mm 5 Diâmetro do Disco mm 350 Cortes por Minuto Faas 38
Altura de Corte mm 230
Largura de Corte mm 265
Page 10
2. Instalação e Pré-Operação
2.1 Instalação
4.2.3 Cuidados
O cabo de energia elétrica, responsável pela alimentação do equipamento, deve ter secção suficiente para suportar a potência elétrica consumida.
2.1.1 Posicionamento
Seu equipamento deve ser posicionado e nivelado sobre uma supercie seca e firme com preferencialmente 850 mm de altura.
FIGURA 03
2.1.2 Instalação Elétrica
Esse equipamento foi desenvolvido para 220 Volts (60Hz).
O cabo de alimentação possui 3 pinos, sendo que o pino central desna-se ao aterramento. É obrigatório que os três pontos estejam devidamente ligados antes de acionar o equipamento.
FIGURA 04
Os cabos elétricos que ficarem no solo ou junto ao equipamento, precisam ser protegidos para evitar curtocircuito.
4.3 Inspeções de Rona
4.3.1 Aviso
Ao verificar a tensão da(s) correia(s) / corrente(s), NÃO coloque os dedos entre a(s) correia(s) a(s) corrente(s) e nem na(s) engrenagem (ns).
4.3.2 Cuidados
Verifique o(s) motor (es) e as partes deslizantes e girantes do equipamento, quando há ruídos anormais.
Verifique a tensão da(s) correia(s), corrente(s) e substua o conjunto. Caso alguma correia, corrente e engrenagem apresente desgaste.
Ao verificar a tensão da(s) correia(s) e corrente(s), NÃO coloque os dedos entre a correia(s) e as polia(s) e nem entre a corrente(s) e a(s) engrenagem (ns). Verifique as proteções e os disposivos para que sempre funcionem adequadamente.
4.4 Operação
4.4.1 Avisos
Não trabalhe com cabelos compridos, que possam tocar qualquer parte do equipamento, pois os mesmos poderão causar sérios acidentes. Amarre-os para cima e para trás, ou cubra-os com um lenço.
- Somente usuários treinados e qualificados podem operar o equipamento
- JAMAIS opere a Equipamento, sem algum (ns) de seu(s) acessórios(s) de segurança.
01
4.5 Após Terminar o Trabalho
4.5.1 Cuidados
Limpe o equipamento sempre após o uso. Para isso, desligue-o da rede elétrica.
Somente comece a limpeza após o equipamento parar completamente o seu funcionamento.
Page 11
Água ou óleo poderão tornar o piso escorregadio e perigoso. Para evitar acidentes, o piso deve estar seco e limpo.
Se houver necessidade de realizar o trabalho por duas ou mais pessoas, sinais de coordenação devem ser dados a cada etapa da operação. A etapa seguinte não deve ser iniciada antes que um sinal seja dado e respondido.
IMPORTANTE
Cerfique que a tensão da rede elétrica onde o equipamento será instalado é
compavel com a tensão indicada na equeta existente no cabo elétrico.
2.2 Pré-Operação
4.1.3 Avisos
No caso de falta de energia elétrica, desligue imediatamente a chave Liga/Desliga.
- Use somente os óleos lubrificantes e graxas recomendadas ou equivalentes.
- Evite choques mecânicos, uma vez que poderão causar falhas ou mau funcionamento.
- Evite que a água, sujeira ou pó entrem nos componentes mecânicos e elétricos do equipamento.
- Nunca altere as caracteríscas originais do equipamento.
- Não suje, rasgue ou rere qualquer equeta de segurança ou idenficação. Caso alguma esteja ilegível ou extraviada, solicite outra equeta na Assistência Técnica Autorizada (ATA).
4.2 Cuidados e Observações Antes de Ligar a Equipamento
IMPORTANTE
Leia atentamente as INSTRUÇÕES condas neste manual antes de ligar o
equipamento. Cerfique-se de que todas as informações foram compreendidas.
Em caso de dúvidas, consulte o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC)
Skymsen.
4.2.1 Perigo
O cabo ou um fio elétrico, cuja isolação esteja danificada, pode produzir fuga de corrente elétrica e provocar choques elétricos. Antes de usar o equipamento, verifique suas condições.
Antes de ulizar seu equipamento, devem-se lavar todas as partes que entram em contato com o produto a ser processado, com água e sabão neutro (leia o item 3.4 Limpeza).
Verifique se o equipamento esta firme em seu local de trabalho, caso não esteja, ajuste a altura dos pés da máquina girando o mesmo manualmente até angir a estabilidade desejada.
FIGURA 05
3. Operação
3.1 Acionamento
Para ligar o equipamento proceda da seguinte maneira: 1 - Ligue o equipamento na rede de energia elétrica;
2 - Verifique se a Proteção Frontal do Disco está posicionada e travada através do Manipulo Trava (Item 01 Figura 06);
FIGURA 06
01
4.2.2 Avisos
Cerfique que todas as INSTRUÇÕES condas neste manual estejam completamente compreendidas.
Cada função ou procedimento de operação e manutenção deve estar inteiramente claro.
O acionamento de um comando manual (botão, teclas, chave elétrica, alavanca, etc.) deve ser feito sempre que se tenha a certeza, de que se trata do comando correto.
Page 12
3 - Verifique se a Mesa Móvel (Item 01 Fig.: 07) está posicionada e travada;
4. Noções de Segurança – Genéricas
FIGURA 07
01
4 - Verifique se o botão de emergência (Nº01 Figura 08) não está acionado;
FIGURA 08
02
01
IMPORTANTE
Caso algum item das NOÇÕES GERAIS DE SEGURANÇA, não se aplique ao seu
produto, favor desconsiderar.
As noções de segurança foram elaboradas para orientar e instruir adequadamente os usuários dos equipamentos e aqueles que serão responsáveis pela sua manutenção.
O equipamento só deve ser entregue ao usuário em boas condições de uso, sendo que este deve ser orientado quanto ao uso e a segurança do mesmo pelo revendedor. O usuário somente deve ulizar o equipamento após conhecimento completo dos cuidados que devem ser tomados, LENDO ATENTAMENTE TODO ESTE MANUAL.
IMPORTANTE
A alteração nos sistemas de proteções e disposivos de segurança do equipamento
implicará em sérios riscos à integridade sica das pessoas nas fases de operação,
limpeza, manutenção e transporte conforme norma ABNT NBR ISO 12100.
4.1 Prácas Básicas de Operação
4.1.1 Perigos
Algumas partes dos acionamentos elétricos apresentam pontos ou terminais com presença de tensão elevada. Estes quando tocados, podem ocasionar graves choques elétricos ou até mesmo a MORTE do usuário.
5 – Pressione e solte a chave Liga/Desliga (N°02 Figura 08) na posição “I” para que a máquina seja ligada.
Nunca manuseie qualquer comando manual (botões, teclas, chaves elétricas, etc.) com as mãos, sapatos ou roupas molhadas. O não cumprimento dessa recomendação pode ocasionar graves choques elétricos ou até mesmo a MORTE do usuário.
4.1.2 Advertências
O usuário deve ter ciência da localização da chave Liga/Desliga, para que possa ser acionada a qualquer momento sem necessidade de procurá-la. Antes de qualquer po de manutenção, desligue o equipamento da rede elétrica (rere o plugue da tomada).
Faça uso do equipamento em local onde haja espaço sico suficiente para manejo da Equipamento com segurança, evitando assim quedas perigosas.
Page 13
IMPORTANTE
Soluções ácidas, soluções salinas, desinfetantes e certas soluções esterilizantes (hipocloritos,
sais de amônia tetravalente, compostos de iodo, acido nítrico e outros), devem ser
EVITADAS por não poder permanecer muito tempo em contato com o aço inoxidável.
Por geralmente possuírem CLORO na sua composição, tais substâncias atacam o aço inoxidável, causando pontos (ping) de corrosão. Mesmo os detergentes ulizados na limpeza domésca, não devem permanecer em contato com o aço inoxidável além do necessário, devendo ser também removidos com água e a supercie completamente seca.
Uso de abrasivos: Esponjas ou palhas de aço e escovas de aço carbono, além de arranhar a supercie e comprometer a proteção do aço inoxidável, deixam parculas que enferrujam e reagem contaminando o aço inoxidável. Por isso, tais produtos não devem ser usados na limpeza e higienização. Raspagens feitas com instrumentos ponagudos ou similares também deverão ser evitadas.
3.2 Procedimento para Operação
Para operar o equipamento, siga a sequência abaixo:
1 - Verifique se a Mesa Móvel (Item 01 Fig.: 09) está posicionada e travada; 2 - Colocar o produto a ser faado sobre a Mesa Móvel:
FIGURA 09
Principais substâncias que causam a corrosão dos aços inoxidáveis: Poeiras, graxas, soluções ácidas como o vinagre, sucos de frutas e demais ácidos, soluções salinas (salmoura), sangue, detergentes (exceto os neutros), parculas de aços comuns, resíduos de esponjas ou palhas de aço comum, além de outros pos de abrasivos.
3.6 Lubrificação
Lubrificar as guias deslizantes uma vez por semana.
ATENÇÃO
Usar somente lubrificante de grau alimencio.
Para lubrificar corretamente as guias, siga conforme indicado abaixo:
Ulizando um spray ou um pincel com o lubrificante, lubrifique a guia deslizante do apoio do produto.
Aplicar
Ulizando um spray ou um pincel com o lubrificante, lubrifique a guia deslizante do apoio do produto.
Aplicar
01
3 - Puxe o Empurrador através do seu Manipulo, posicionando o mesmo em qualquer opção abaixo:
FIGURA 10
- Espalhe uma pequena quandade de óleo nas guias e mova o conjunto de 2 a 3 vezes.
- Após a lubrificação, limpe os excessos de óleo.
Page 14
4 - Posicione o produto a ser processado sobre a Mesa Móvel; 5 - Ajuste o Regulador Lateral (N°01 Figura 11) através de seu manipulo até que o mesmo fique com afastamento mínimo de 5 milímetros do produto a ser processado;
05 - Efetue a limpeza dos afiadores com um pano umedecido em água e sabão neutro; Para voltar à posição de trabalho, proceda de maneira inversa a sequencia acima citada.
-Limpando o equipamento:
ATENÇÃO
Deixe uma folga mínima de 5 mm entre o Regulador Lateral (Item 01 Fig.: 11) e o
produto a ser faado.
Posicione o Empurrador (N°02 Figura 11) na parte traseira do produto a ser processado;
FIGURA 11
01
02
IMPORTANTE
Não ulize jato de água diretamente sobre o equipamento.
Não ulize jato de água diretamente sobre o equipamento.
O equipamento deverá ser higienizado com um pano humedecido em água com sabão neutro. Após a limpeza recomenda-se secar com uma flanela fina para melhor resultado. Para evitar riscos e marcas não ulize nenhum produto abrasivo como esponjas ou panos grossos na limpeza do produto.
FIGURA 26
3.5 Cuidados com os aços inoxidáveis
Os aços inoxidáveis podem apresentar pontos de “ferrugem”, que SEMPRE SÃO PROVOCADOS POR AGENTES EXTERNOS, principalmente quando o cuidado com a limpeza ou higienização não for constante e adequado.
6 – Escolha através do Manipulo Regulador de corte a espessura desejada; 7 - Faça todo o processo descrito no item 3.1 para iniciar a operação de corte (faar);
DICA: Durante o processamento você poderá ajustar a espessura da faa e também a velocidade de corte.
A resistência à corrosão do aço inoxidável se deve principalmente a presença do cromo, que em contato com o oxigênio, permite a formação de uma finíssima camada protetora.
Esta camada protetora se forma sobre toda a supercie do aço, bloqueando a ação dos agentes externos que provocam a corrosão.
Quando a camada protetora é rompida, o processo de corrosão é iniciado, podendo ser evitada através da limpeza constante e adequada. Imediatamente após a ulização do equipamento, deve-se promover a limpeza, ulizando água, sabão ou detergentes neutros, aplicados com um pano macio e/ou esponja de nylon.
Em seguida, somente com água corrente, deve-se enxaguar e imediatamente secar, com um pano macio, evitando a permanência de umidade nas supercies e principalmente nas frestas. O enxágue e a secagem, são extremante importantes para evitar o aparecimento de manchas e corrosão.
Page 15
02 - Gire a Base do Afiador (Item 01 Fig.: 23) no sendo an-horário.
FIGURA 23
01
03 - Gire o Afiador de Desbaste para cima e empurre o Mancal do Afiador para limpeza atrás do Rebolo.
FIGURA 24
ATENÇÃO
NUNCA pressione ou manipule o produto que SERÁ PROCESSADO com a(s) mão(s)
enquanto o equipamento esver ligado ou em operação.
8 - Aguarde o tempo de operação necessário para obter as faas desejadas, recolhendo as mesmas de forma manual; 9 - Desligue a máquina pressionando e liberando a chave Liga/Desliga (N°02 Figura 08) na posição “O”; 10 - Rere o produto processado. 11- Proceda conforme o item 3.2 para reabastecer a Mesa Móvel com o novo produto a ser faado.
ATENÇÃO
EM CASO DE EMERGÊNCIA, UTILIZE O BOTÃO DE EMERGÊNCIA N°01 (fig.08).
Sempre que isso acontecer destrave o botão puxando na direção contrária do
travamento e repita a operação do item 3.1.
ATENÇÃO
NÃO FATIAR QUEIJO PAMESÃO OU COM CONSISTÊNCIA SIMILAR.
04 - Gire o Afiador de Acabamento para cima e empurre o Mancal do Afiador para limpeza atrás do Rebolo.
FIGURA 25
ATENÇÃO
NÃO FATIAR QUEIJOS CONGELADOS.
ATENÇÃO
A temperatura ideal do queijo para corte é de 4 ± 2°C.
Nesta temperatura a máquina terá seu melhor desempenho de corte.
3.2.1 Afiação da Lâmina
Este equipamento possui um eficaz sistema de afiação incorporado ao equipamento. Este sistema divide-se em AFIADOR DE DESBASTE (item 02 fig. 13) e AFIADOR DE ACABAMENTO (item 03 fig. 13).
Para executar a afiação da Lâmina proceda conforme abaixo:
Page 16
01 - Para posicionar o afiador de DESBASTE e ACABAMENTO na posição correta para a afiação da Lâmina, basta seguir as orientações abaixo:
02 - Afrouxe o Manípulo do Afiador (Item 01 Fig.: 13).
FIGURA 13
01
02
03
03 - Gire a Base do Afiador (Item 01 Fig.: 14) no sendo horário.
FIGURA 14
01
Rere a Cobertura da Lâmina segurando firmemente em seus puxadores;
FIGURA 21
A Mesa Móvel e a Cobertura da Lâmina quando removidas podem ser limpas em água corrente com sabão neutro. Após a limpeza recomenda-se secar com uma flanela fina para melhor resultado. Para evitar riscos e marcas não ulize nenhum produto abrasivo como esponjas ou panos grossos na limpeza do produto.
-Limpando os afiadores:
IMPORTANTE
Os afiadores NÃO podem ser removidos por imposição de norma de segurança a
qual não permite a exposição da aresta de corte durante o processo de limpeza e
afiação.
04 - Aperte o Manípulo do Afiador (Item 01 Fig.: 13)
Para limpar os afiadores basta seguir as orientações abaixo: 01 - Afrouxe o Manípulo do Afiador (Item 01 Fig.: 22).
FIGURA 22
Page 17
FIGURA 19
- Cobertura Lâmina: Rere o Manipulo Trava (N°01 Figura 20), girando o mesmo no sendo an-horário até sua completa remoção;
FIGURA 15
01
05 - Pressione e solte a chave Liga/Desliga (N°01 Figura 15) na posição “I” para que a máquina seja ligada. 06 - Com Lâmina em movimento, pressione o botão (Item 01 Fig.16), até que o Rebolo entre em contato com a Lâmina, mantendo pressionado por 2 ou 3 segundos. Repita esta operação 3 vezes. 07 - Para finalizar a operação de Afiação, aperte o Botão (Item 02 Fig.16), para rerar a rebarba do Disco, por no máximo 1 segundo.
01
FIGURA 20
FIGURA 16
01
Depois de efetuado o procedimento anterior, limpe o equipamento e realize o corte de algumas faas para teste. Se a qualidade do produto não for sasfatória (produto com rebarbas, faas onduladas e excesso de resíduos) repita o procedimento acima até no máximo 3 vezes. Se mesmo assim o corte do produto não for sasfatório, chame a Assistência Técnica.
02
Page 18
3.3 Sistema de segurança
Este equipamento possui um sistema de segurança que impede o aparelho de reiniciar automacamente quando a energia é restabelecida após uma desconexão temporária.
A máquina possui parada de segurança que atua sempre que o Botão de Emergência for acionado.
IMPORTANTE
Este equipamento possui um sistema de segurança para garanr a integridade do
operador. A operação do equipamento deve ser conforme o item “Operação” deste
manual. Outros procedimentos para operar o equipamento são inseguros, nesta
condição o equipamento não deve ser ulizado.
Nesta posição a área de corte da Lamina ficará protegida (coberta), evitando assim o contato acidental com a aresta de corte.
-Os componentes que podem ser removidos para limpeza são: Mesa Móvel; Cobertura da Lâmina;
-Mesa Móvel: A Mesa Móvel pode ser basculada ou removida.
IMPORTANTE
O Manípulo Regulador de Corte deverá ser posicionada e mando na posição “0”
zero ou AFIAR/LIMPAR antes de iniciar e durante o procedimento de limpeza.
3.4 Limpeza e higienização
IMPORTANTE
Rere o plugue da tomada antes de iniciar o processo de limpeza.
A máquina deve ser totalmente limpa e higienizada nos seguintes casos:
- Antes de ser usada pela primeira vez;
- Após a operação de cada dia;
- Sempre que não for ulizada por um período prolongado;
- Antes de colocá-la em operação após um tempo de inavidade prolongado.
Algumas partes do equipamento podem ser removidas para limpeza conforme descrito abaixo. Porém primeiramente posicione o Manipulo Regulador de corte na posição ZERO;
FIGURA 17
1 - Para bascular a Mesa Móvel posicione o Manipulo Regulador de corte na posição ZERO; 2 - Posicione o Manipulo Trava (N°01 Figura 18) na posição ABRIR; 3 - Puxe a Mesa Móvel afastando a mesma da Mesa Reguladora de Corte.
FIGURA 18
01
Para remover a Mesa Móvel, basta fazer o procedimento de bascular e então puxar a Mesa Móvel no sendo vercal até sua completa remoção.
Loading...