Porsche BOXTER BROCHURE [pt]

O novo Boxster
Índice
O conceito Boxster 6 Os modelos 18 Motor 24 Chassis 48 Segurança 58 Conforto 68 Meio ambiente 90
Personalização 96 Recolha na fábrica 120 Assistência 122 Síntese 124 Dados técnicos 126 Índice alfabético 128
Índice
Reinventar-se sem perder a perso-
nalidade. Alargar fronteiras sem
romper com as tradições. Manter-se
fiel a si próprio e, simultaneamente,
exceder as expectativas. Como é
possível atingir tais objectivos?
Dando origem a algo cujo potencial
é inesgotável: o seu fogo interior.
No caso do novo Boxster esta força
desenvolve-se de várias maneiras:
Por exemplo, através de uma
nova geração de motores, da trans-
missão Porsche Doppelkupplung
(PDK) opcional, do sistema Porsche
Stability Management aperfeiçoado
ou ainda através do novo design,
ainda mais poderoso.
Em suma, através de uma tecnolo-
gia avançada que define novas
regras de jogo. Tanto no segmento
roadster como também para o
condutor.
Conceito O conceito Boxster
· 7 ·· 6 ·
missão Porsche Doppelkupplung (PDK) possui 7 velocidades, 2 engrenagens de comando de rotação e 2 embraiagens. Assim, quando uma velocidade é enga­tada, a velocidade seguinte já está previamente seleccionada.
Desta forma, as passagens de mudanças ocorrem em milési­mos de segundos, sem qualquer interrupção da transmissão de potência. As vantagens relativa­mente a uma caixa manual são valores de aceleração claramen­te melhores com um consumo comparável. As vantagens relati­vamente a uma caixa automática são uma dinâmica acrescida notável, com um conforto semel­hante e um consumo claramente inferior. Em suma, a transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK)
Boxster em Verde Racing Porsche
Uma malagueta também é apenas uma planta. Até se experimentar comer um bocado.
Os modelos Boxster.
Um motor central com um desem­penho excepcional. Um centro de gravidade extremamente baixo. Uma agilidade muito elevada e a possibilidade da aceleração trans­versal. A experiência de condução proporcionada pelo Boxster vai muito além do prazer superficial da condução. Afinal, baseia-se num conceito que já fez do 550 Spyder um dos automóveis de compe­tição mais bem sucedidos do seu tempo.
Ambos os modelos Boxster são movidos por motores comple­tamente novos. O resultado no Boxster é um motor Boxer de 6 cilindros, equipado com VarioCam Plus (ver pág. 36), que possui agora uma cilindrada de 2,9 litros, que debita 188 kW (255 CV) e um binário máximo de 290 Nm às 4.400–6.000 rpm. Desta forma, acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,9 segun­dos. A velocidade máxima é de
Boxster S
263 km/h. Apesar do aumento da potência, foi possível reduzir as emissões de CO2até 12%, em comparação com o modelo ante­rior. Em conjugação com a trans­missão Porsche Doppelkupplung (PDK) opcional resulta um valor bastante reduzido de 214 g/km, o que equivale a um consumo de 9,1 l/100 km.
O novo Boxster S possui um impul­so
energético adicional: O sistema de injecção directa da gasolina (Direct Fuel Injection,DFI – pág. 28) de série. As consequências são um aproveitamento eficaz do combustível através de uma car­buração optimizada, um aumento considerável da potência e do binário e, em conjugação com a transmissão Porsche Doppel­kupplung (PDK) opcional, uma redução de 15% no consumo de combustível e de 16% nas emis­sões de CO2, em comparação com o modelo anterior.
Boxster | O conceito Boxster
O motor Boxer de 6 cilindros e 3,4 litros do Boxster S debita 228 kW (310 CV). O binário máxi­mo atinge os 360 Nm entre as
4.400 e as 5.500 rpm. Para ace­lerar dos 0 aos 100 km/h, neces­sita de apenas 5,3 segundos.
Em suma, uma relação de forças que constitui um desafio a partir do primeiro segundo e que chega aos seus limites aos 274 km/h.
Ambos os modelos possuem cai­xas manuais de 6 velocidades bem escalonadas que aproveitam
ao máximo a potência e o binário do novo motor. Pela primeira vez, encontra-se disponível, a título opcional, a transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK – pág. 42) com modo automático e manual. O princípio é ao mesmo tempo impressionante e simples: a trans-
· 10 ·· 8 · · 9 ·
aumenta não apenas a agilidade do novo Boxster mas também o prazer da condução.
Também o chassis foi completa­mente reajustado. O rasto largo e as jantes de grande dimensão com um design novo proporcionam uma experiência de condução consequentemente desportiva. O bloqueio mecânico transversal do diferencial traseiro (pág. 54), disponível a título opcional, proporciona uma elevada tracção e uma dinâmica de condução acrescida.
Estão disponíveis duas novas funções para o pacote opcional Sport Chrono (pág. 56) junta­mente com a transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK): o sistema «Launch Control» para uma aceleração máxima dos 0 aos 100 km/h e a função «estratégia de circuitos de com­petição» para uma passagem de mudanças semelhante à da competição.
Boxster | O conceito Boxster
O sistema de série Porsche Stability Management (PSM – pág. 63) foi aperfeiçoado, tendo sido incluídas duas novas fun­ções: a pré-carga do sistema de travagem para uma melhor res­posta de travagem e o sistema de assistência à travagem, que representa um contributo adicional para a redução da distância de paragem e o aumento da seguran­ça activa.
O interior. Além do design geral – harmonioso como sempre – assume especial destaque uma filosofia de utilização fácil e intuitiva. A melhor referência é o novo sistema opcional Porsche Communication Management (PCM – pág. 83) com um ecrã de 6,5" e um leitor de CD/DVD, bem como um módulo de nave­gação. Em conjugação com o PCM, o sistema de som BOSE
®
Surround opcional, permite agora a reprodução de música em som surround 5.1.
Uma pergunta retórica: O que faria se lhe déssemos agora uma chave para a mão?
Entradas de ar Retrovisores exteriores Luzes traseiras
Um verdadeiro roadster é como o amor: Reconhece-se à primeira vista.
O design dos novos modelos Boxster.
O design dos novos modelos Boxster confirma uma filosofia: o aspecto exterior de um Porsche reflecte os seus valores interio­res. Nos novos modelos Boxster estes valores são, sobretudo, extremamente desportivos.
O conceito de design segue um princípio tradicional da Porsche: a ligação entre funcionalidade e design. A experiência e a forma de condução dinâmica são homo­géneas.
Até a dianteira evidencia os novos valores de potência: as entradas de ar alargadas, com uma nova disposição geométrica, conferem ao Boxster um visual mais dinâ-
Na retaguarda redesenhada, luzes LED encaixam harmoniosamente no novo design, graças a uma nova forma e técnica. A nova pon­teira de escape simples em aço inoxidável instalada ao centro, sendo que no Boxster S possui uma ponteira dupla, e os difusores pin­tados em Preto Desportivo con­tribuem para o visual poderoso.
O novo design das jantes sublinha igualmente o aspecto desportivo. O Boxster vem equipado de série com jantes de 17" e o Boxster S com jantes de 18". A título opcio-
nal, estão disponíveis para os dois modelos jantes de 19".
Os retrovisores exteriores maiores e com um novo design foram opti­mizados em termos aerodinâmicos e garantem uma melhor visibilida­de traseira.
Em suma, embora apenas raras vezes gostemos de estabelecer regras, tivemos uma em conta: «form follows function». O design e a funcionalidade nos novos mode­los Boxster formam um conjunto harmonioso.
Inconfundível – mesmo à noite – é o novo design dos faróis. Os novos modelos Boxster estão equipados de série com faróis de halogéneo aperfeiçoados com uma luz de posição LED que foi incorporada em separado nas luzes dianteiras, por cima das entradas de ar exteriores. Os faróis bi-xénon com luz de curva dinâmica, incluindo as luzes de circulação diurna
base-
adas na tecnologia LED, estão
dis­poníveis a título opcional. O novo design dos faróis sublinha os contornos marcantes do guarda­lamas.
mico e permitem uma potência de refrigeração superior. As grel­has das entradas de ar no novo Boxster são pintadas na cor da carroçaria. No novo Boxster S são pintadas em Preto Desportivo. Os marcantes lábios do spoiler finalizam o design poderoso. O coeficiente aerodinâmico de ambos os modelos é de apenas 0,29 e 0,30, respectivamente.
· 17 ·· 16 ·· 15 ·
Boxster |
O conceito Boxster
Boxster S em Vermelho Índico
Não é possível mudar um carácter.
Mas é possível acentuá-lo. Torná-lo
inconfundível. Mais exclusivo.
Tal como nos novos modelos Boxster
.
Ambos ficaram mais independentes.
Autênticos.
Caracterizados por uma dinâmica
consequente e uma tecnologia
avançada que voltam a aproximar o
condutor e a estrada.
Em todas as curvas e com uma
intensidade diferente. O Boxster
como sinónimo de purismo despor-
tivo. O Boxster S como expressão
de um carácter atlético de puro-
sangue.
ModelosOs modelos
· 19 ·· 18 ·
Muitos contos começam com «Era uma vez», mas apenas algumas histórias têm início desta forma.
O novo Boxster.
Então parece que fizemos algo bem, pois o conceito-base do Boxster não perdeu o seu fascínio passados mais de 60 anos.
Embora a diferença entre o Porsche 356 n.º 1, o 550 Spyder e o novo Boxster pareça enorme,
este último continua a ser um roadster na sua forma mais pura. Um carácter desportivo, cons­trução de peso reduzido, agilidade e prazer de condução são os valores que se reflectem em cada detalhe.
Um bom conceito reconhece-se pelo facto de não funcionar apenas a curto prazo.
O seu novo motor Boxer de 6 cilindros com uma cilindrada de 2,9 litros debita uma potência de 188 kW (255 CV) às 6.400 rpm e um binário máximo de 290 Nm às 4.400–6.000 rpm.
A caixa manual de 6 velocidades foi ajustada de um modo ideal às características do motor e à potência acrescida. O novo Boxster acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,9 segundos e com a nova transmissão Porsche Doppelkupplung opcional (PDK – pág. 42) em 5,8 segundos.
A nova ponteira de escape em aço inoxidável integrada ao centro na parte inferior da traseira – o som típico do Boxster transmite como sempre a relação de forças de forma poderosa. Além disso, foi novamente ajustada a constru­ção de peso reduzido do chassis.
O design aberto de 5 raios das novas jantes Boxster III de 17" permite ver os travões situados por detrás com pinças de alumínio de tipo monobloco com 4 êmbo­los em alumínio anodizado em preto. Os discos de travões no
eixo dianteiro foram aumentados para proporcionar um poder de travagem ainda maior.
Outra característica dos novos Boxster é as grelhas das entradas de ar dianteiras pintadas na cor da carroçaria.
O Boxster. Um roadster cheio de emoções, uma vez que não é apenas o resultado da paixão dos nossos engenheiros mas também de mais de 50 anos de história da Porsche.
Boxster | Os modelos
Boxster
Boxster
· 21 ·· 20 ·
Como 310 pastilhas de dextrose. Em dose intravenosa.
O novo Boxster S.
O melhor exemplo de que na Porsche é sempre possível mel­horar é o novo Boxster S, que interpreta o conceito roadster de uma forma mais atlética, intensiva e eficiente. O seu motor total­mente novo dispõe agora, de série, de um sistema de injecção directa de gasolina (Direct Fuel Injection, DFI – pág. 28). Para aumentar o binário e a potência, reduzindo
simultaneamente o consumo. O resultado é uma potência de 228 kW (310 CV) às 6.400 rpm e um binário máximo de 360 Nm entre as 4.400–5.500 rpm. Precisa de apenas 5,3 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h. Com a transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK – pág. 42) opcional e o sistema «Launch Control» do pacote Sport Chrono, disponível a título opcional, são
Boxster | Os modelos
apenas necessários 5,0 segundos. O consumo de combustível foi igualmente reduzido em compara­ção com o modelo anterior: con­soante a transmissão, até 15% e as emissões de CO2até 16%.
Além das novas jantes Boxster S II de 18" com novo design dinâmico, o novo Boxster S está equipado com um sistema de travagem que se distingue pelas pinças pintadas
a vermelho. Os discos dos travões no eixo traseiro são maiores do que os do Boxster, contribuindo para um aumento da resistência.
As grelhas das entradas de ar dianteiras são em preto para real­çar o aspecto dinâmico e mar­cante e, em conjugação com a ponteira de escape dupla em posição central com novo design, garantem uma imagem poderosa.
Além das tampas dos comparti­mentos de arrumação da consola central traseira e das portas, tam­bém o aro do volante, a alavanca das velocidades, a alavanca selec­tora da transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK), a alavanca do travão de mão e os manípulos das portas são revestidos em pele no Boxster S. Os mostradores são pintados em cor de alumínio.
Isto no que respeita aos factos. Para conhecer melhor a sensação de conduzir um novo Boxster S gostaríamos apenas de lhe dar um conselho: entre e faça-se à estrada.
Boxster S
Boxster S
· 23 ·· 22 ·
Estabelecer padrões desportivos de
referência. Explorar todo o seu
potencial. Tirar o máximo partido de
todas as forças. Para tal, não basta
ter apenas um corpo atlético ou uma
boa predisposição. É preciso ter o
motor apropriado. Um fogo interior
suficientemente forte.
Aperfeiçoámos ainda mais o novo
Boxster e optimizámos ao mesmo
tempo a combustão através de uma
nova geração de motores.
O motor do Boxster possui agora
uma cilindrada de 2,9 litros e o
motor do Boxster S uma cilindrada
de 3,4 litros e um sistema de injec-
ção directa de gasolina (Direct Fuel
Injection, DFI). Para um aumento
da potência e do binário e, simulta-
neamente, uma eficácia ainda mais
elevada.
MotorMotor
· 25 ·· 24 ·
um desenvolvimento de potência excelente em regimes superiores de rotação. Deste modo, o Boxster atinge um binário máximo de 290 Nm num regime de rotações entre as 4.400 e as 6.000 rpm.
O novo motor do Boxster S dispõe de um sistema de injecção directa de gasolina (DFI) e de uma potência acrescida. O motor de 3,4 litros debita uma potência de 228 kW (310 CV) com um binário máximo
de 360 Nm entre as 4.400 e as
5.500 rpm.
Assim, obtêm-se prestações exce­lentes e um aumento do binário, especialmente em regimes inferio­res de rotação e – em compara­ção com o modelo anterior – uma redução de 0,8 litros do consumo aos 100 km e de 24 g nas emis­sões de CO2.
Tudo isto resulta, entre outros, do sistema de injecção directa de gasolina (DFI) e do sistema VarioCam Plus.
Algumas experiências têm primeiro de ser processadas. Outras tocam directamente no coração.
Os novos motores.
Os motores Boxer de 6 cilindros.
Os dois novos modelos Boxster são movidos por motores comple­tamente novos. O Boxster está equipado com um motor Boxer de 6 cilindros refrigerado a água, de
potência acrescida e de maior cilindrada. O motor caracteriza-se por uma agilidade aumentada, óptima alternância de carga e uma elevada suavidade. A interacção entre todos os componentes do motor ajustados de uma forma
ideal permite que o Boxster debi­te agora 188 kW (255 CV). Em conjunto com um sistema de admissão optimizado, o sistema VarioCam Plus (ver pág. 36) asse­gura um binário elevado mesmo em regimes baixos de rotação e
Boxster | Motor
Motor Boxer de 6 cilindros e 3,4 litros do Boxster S Boxster
· 27 ·· 26 ·
Sistema de injecção directa de gasolina (Direct Fuel Injection, DFI).
O novo motor do Boxster S dispõe de um sistema de injecção directa de gasolina (DFI). Neste sistema, o combustível é injectado na câmara
de combustão de uma forma directa e imediata, com uma pres­são até 120 bars, através de vál­vulas de injecção de accionamento electromagnético.
O ângulo de fecho e de abertura da injecção foram optimizados em
relação ao binário, potência, con­sumo e emissões. Para uma distri­buição homogénea da proporção combustível-ar. E, por conseguinte, uma combustão eficaz.
Mediante as circunstâncias de funcionamento, ocorrem injecções múltiplas.
O sistema DFI melhora o arrefe­cimento interior da câmara de combustão através da carburação directamente no cilindro. A taxa de compressão melhorada que é deste modo possível (12,5:1) resulta numa potência acrescida e numa melhoria do grau de efi-
ciência dos motores. As emissões de CO2foram reduzidas até 16% consoante a transmissão e o con­sumo até 15% . A injecção é con­trolada pelo sistema electrónico de gestão do motor. Com os sistemas de pós-tratamento dos gases de escape, os valores ficam
abaixo dos rigorosos valores-limite em matéria de gases de escape aplicáveis nos países da União Europeia. Preservando assim o meio ambiente.
Boxster S
· 29 ·· 28 ·
Boxster |
Motor
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
19
20
21
18
20
Boxster | Motor
1. Bomba de alta pressão
2. Injector de alta pressão
3. Módulo da barra de ignição
4. Regulador da árvore de cames
5. Touches com compensação integrada da folga das válvulas
6. Árvore de cames de admissão
7. Válvulas de admissão
8. Mola de válvula
9. Câmara de combustão com superfície de curso em Alusil
10. Êmbolos de alumínio forjado
11. Biela forjada
12. Cambota
13. Bomba de água
14. Amortecedor de oscilação
15. Válvula de ressonância
16. Válvula do tubo distribuidor
17. Distribuidor de admissão com volume acústico integrado
18. Bomba de vácuo
19. Manga de água de refrigeração
20. Ventilação do cárter do motor
21. Correia de distribuição
Motor Boxer de 6 cilindros e 3,4 litros do Boxster S
Boxster: 290 Nm entre 4.400 e 6.000 rpm, 188 kW (255 CV) às 6.400 rpm
Boxster S: 360 Nm entre 4.400 e 5.500 rpm, 228 kW (310 CV) às 6.400 rpm
· 31 ·· 30 ·
40
60
80
100
120
140
160
180
200
220
240
260
1500
7500 2000 2500 3000 3500 4000 4500 5000 5500 6000 6500
7000
1000
290 Nm
280
Potêntcia (kW)
Rotação (rpm)
Binário (Nm)
188 kW (255 CV)
200
280
300
320
340
360
380
400
420
220
240
260
440
200
280
300
320
340
360
380
400
420
40
60
80
100
120
140
160
180
200
220
240
260
1500
75002000 2500 3000 3500 4000 4500 5000 5500 6000 6500 7000
220
240
260
1000
360 Nm
280
440
Potêntcia (kW)
Rotação (rpm)
Binário (Nm)
228 kW (310 CV)
Boxster | Motor
directamente para o cárter. Uma quinta bomba situada no interior do cárter do óleo alimenta direc­tamente os pontos de lubrificação no motor.
A fim de reduzir as perdas de pro­pulsão e aumentar a eficiência, é utilizada na alimentação dos pon­tos de lubrificação no motor uma bomba de óleo electrónica com regulação em função das necessi-
Lubrificação de cárter seco integrada.
A lubrificação de cárter seco inte­grada garante uma alimentação segura de óleo, mesmo na condu­ção desportiva, assumindo funçõ­es de arrefecimento adicionais.
O depósito de óleo situa-se no motor. Quatro bombas conduzem o óleo das cabeças dos cilindros
Relativamente ao motor, estes pormenores traduzem-se numa ali­mentação de óleo fiável, mesmo em caso de cargas extremas e elevada aceleração longitudinal e transversal.
Refrigeração do motor.
A refrigeração dos fluidos é reali­zada com base no princípio de
dades. Isto significa que, em caso de necessidade elevada, a bomba de óleo funciona a uma potência alta e, em caso de necessidade reduzida, a uma potência mais baixa. A vantagem é uma alimenta­ção de óleo optimizada, regulada em função das necessidades, que reduz simultaneamente o consumo de combustível e as emissões de CO2.
Boxster e Boxster S
· 33 ·· 32 ·
fluxo cruzado, testado em compe­tições automobilísticas. A vanta­gem é que cada cilindro recebe igual quantidade de fluido refrige­rante. As válvulas são protegidas contra sobrecargas e desgaste precoce. Para uma tendência de detonação reduzida, bem como baixos níveis de emissões de gases de escape e ruído.
Construção de peso reduzido.
Ambos os modelos Boxster dis­põem de um motor de liga leve. As vantagens são um peso ainda mais reduzido e consumo inferior. Por exemplo, através da integra­ção total da chumaceira do veio de excêntricos nas cabeças dos cilindros.
Boxster | Motor
Gestão do motor com pedal de acelerador electrónico.
O sistema electrónico do motor contribui para que o motor trabalhe de uma forma ideal em todas as condições de funcionamento. Este sistema regula todas as funções e agregados directamente ligados ao motor (ver diagrama). O resul­tado é valores óptimos de potên­cia e binário aliados a valores baixos de consumo e emissões.
Outra função importante é o controlo de detonação selectiva por cilindro. Os seis cilindros são controlados em separado quanto à detonação, uma vez que nunca funcionam exactamente sob as mesmas condições. Quando neces-
sário, o ponto de ignição é diferido individualmente para evitar o des­gaste dos cilindros e dos êmbolos a alta rotação e em condições de sobrecarga. O diagnóstico On-Board, segundo a norma euro­peia, re
conhece em tempo oportu-
no falhas
e defeitos que possam surgir nos sistemas de escape e de combustível, indicando-os du­rante a viagem. Assim, evitam-se a emissão de poluentes e consu­mos desnecessários.
Sistema de admissão de ressonância.
O sistema de admissão com tubo distribuidor de dois níveis dispõe de uma válvula reguladora que se
abre ou fecha em determinados valores de rotação. Através de um efeito de ressonância de dois níveis a massa de ar é posta a rodar em turbilhão no sistema de admissão, o que provoca um efeito de compressão e optimiza a carburação.
A interacção destes dois efeitos resulta num binário elevado em regimes baixos de rotação, assim como num desenvolvimento de binário mais uniforme e uma per­formance elevada a altas rota­ções. O sistema também surpre­ende a nível sonoro. Com o som típico de um Boxster.
BoxsterBoxsterBoxster
· 35 ·· 34 ·
Dados de entrada Regulação/Comando de
Sistema electrónico de gestão do motor
ME 7.8/ Boxster – SDI 3.1/Boxster S
Sinal de carga
Sondas Lambda
Sinal de rotação – cambota
Sinal de fase – árvores de cames
Sensores de detonação
Velocidade do veículo
Pressões – Óleo do motor – Combustível – Ambiente
Potência do ar condicionado
Acelerador
Temperaturas – Água de refrigeração – Ar de admissão – Compartimento do motor – Óleo do motor – Ambiente
Ignição
Sondas Lambda de aquecimento
Bomba de combustível (Boxster)/ Bombas de combustível comandadas de acordo com as necessidades (Boxster S)
Apoio das árvores de cames
Respiro do depósito
Ventilador do compartimento do motor
Motor de arranque
Bomba de óleo totalmente variável
Pressão do combustível (Boxster S)
Válvula de borboleta
Ângulo da válvula de borboleta
Marcha lenta através da válvula de borboleta e da ignição
Sistema de injecção através do tubo de admissão (Boxster)/sistema de injecção directa da gasolina Boxster S)
Mudança do curso das válvulas (VarioCam Plus)
Insuflação auxiliar de ar (Boxster)
Interface CAN para regulação da dinâmica de condução, comando da transmissão,
imobilizador de arranque, painel de instrumentos, comando do ar condicionado, botão Sport, botão Sport Plus,
botão Sistema de escape desportivo, diagnóstico, etc.
VarioCam Plus.
Ambos os modelos Boxster estão equipados com o sistema VarioCam Plus, um sistema de regulação das árvores de cames de admissão e do curso das válvulas de admissão, para obter a melhor qualidade de marcha
aliada a um consumo de combus­tível e emissões de escape redu­zidos e para valores de potência e binário elevados.
O conceito de motor tipo 2 em 1 adapta-se às diferentes exigên­cias de prestação. A mudança ocorre de forma imperceptível para
o condutor através do sistema de gestão do motor. O resultado é a aceleração espontânea e uma grande suavidade de marcha.
Para optimizar a admissão de gases durante a fase de aqueci­mento, o VarioCam Plus seleccio­na grandes cursos de válvula
com tempos de comando em atra­so. Em regimes médios de rota­ção e na zona de cargas baixas, cursos pequenos com tempos de comando antecipados reduzem o consumo e as emissões de escape. Com grandes cursos de válvula alcançam-se elevados valo­res de binário e potência máxima.
VarioCam Plus Boxster S e Boxster
Boxster |
Motor
Ignição.
O sistema de ignição de ambos os modelos Boxster está equipado com uma silenciosa distribuição de alta tensão. As bobinas separa­das directamente ligadas às velas de ignição são responsáveis pela elevada fiabilidade da ignição.
· 37 ·· 36 ·
Boxster | Motor
Ponteira de escape dupla do Boxster S
Ponteira de escape do Boxster
Sistema de escape.
Cada fila de cilindros nos modelos Boxster está equipada com um sistema de escape separado em aço inoxidável que, após os res­pectivos silenciadores, terminam num tubo de ligação e numa pon­teira de dois níveis no Boxster S. A regulação Stereo-Lambda coman­da
e monitoriza as filas de cilin-
dros em separado.
As quatro sondas Lambda simétri­cas regulam a composição dos gases de escape e controlam a formação de substâncias nocivas individualmente para cada um dos dois colectores de escape.
Os dois colectores permitem em conjunto um fluxo de gases livre. Este tipo de construção revela ter efeitos positivos em termos de
potência e binário e torna o som inconfundível.
A título opcional, os dois novos modelos Boxster podem ser equi­pados com um sistema de escape desportivo para obter um som também ele ainda mais desportivo.
Despesas de manutenção.
Cada Porsche é desenvolvido de forma a oferecer uma notável longevidade. Nos novos modelos Boxster isto reflecte-se, por exemplo, nos longos intervalos de manutenção.
O dínamo, a bomba da direcção assistida e o ar condicionado são accionados por intermédio de uma correia auto-ajustável. As árvores de cames são accionadas por correntes de comando, que, em condições normais, não necessitam de manutenção.
O sistema de ignição, à excepção das velas, dispensa manutenção. Para que o seu Boxster fique o máximo de tempo possível no seu devido lugar: na estrada.
Sistema de escape do Boxster S
· 39 ·· 38 ·
1
4
2
3
7
6
12
8
9
4
13
5
10
11
Boxster | Motor
· 41 ·· 40 ·
5. Caixa manual de 6 veloci­dades ou transmissão Porsche Doppelkupplung (PDK) de 7 velocidades
6. Sistema de admissão de ressonância
7. Depósito de compensação do fluido de refrigeração
8. Válvula de borboleta de comando electrónico
9. Manga de ligação
1. Módulo do radiador
2. Servo-freio
3. Alavanca das velocidades/ alavanca selectora
4. Amortecedores PASM
Boxster S
10. Silenciador
11. Tubo de sobreposição
12. Tubo de enchimento de óleo
13. Respirador do filtro de ar
Loading...
+ 44 hidden pages