Liebherr WTES 1753, WTES 1753 VINIDOR User Manual [pt]

Manual de utilização
Refrigerador para
acondicionamento de vinhos
7081 695-00 1006
Muito obrigado pela sua confiança.
Parabéns para a compra deste refrigerador para acondicionamento de vinhos. Com a compra deste produto, o qual convence pela sua comodidade de utilização perfeita, fia­bilidade sem igual e a sua alta qualidade, decidiu-se por um aparelho de topo de gama. Desejamos-lhe muito prazer com o suo novo refrigerador para acondicionamento de vinhos e que desfrute ao consumir os seus vinhos.
Quanto menos uvas forem produzidas numa área, melhor será o vinho.
Terras menos férteis com boa drenagem criam a melhor condição para bons vinhos. A vitalidade das vinhas depende das propriedades do solo, o que vem a influenciar a qualidade das uvas. Para além da terra, o clima também é um factor decisivo para o vinho. Pois: Luz e humidade também são importantes para o amadurecimento rico em paladar do vinho.
O ambiente certo para os seus vinhos.
A videira é uma planta extremamente sensível. Desde o cultivo, passando pelo amadu­recimento, até à altura da vindima e do fabrico, a videira depende de três factores: luz, humidade e temperatura ambiente. Esta sensibilidade permanece inalterada mesmo depois do engarrafamento do vinho. Para obter um amadurecimento rico em paladar ou para conservar o bom aroma, o vinho deve ser armazenado de forma perfeita - e o refrigerador para acondicionamento de vinhos oferece-lhe as melhores condições para o fazer.
2
P
O refrigerador para acondicionamento de vinhos
Os bons vinhos só podem desenvolver plenamente o seu aroma e o seu sabor quando são bebidos à temperatura correcta. Com o seu refrigerador para acondicionamento de vinhos, os vinhos adquiram lenta e uniformemente a temperatura ideal para a respec­tiva degustação. Com duas zonas de temperatura, com regulação independente, estes armários permitem armazenar ao mesmo tempo vinhos tintos e brancos na temperatu­ra ideal de consumo.
Índice Página
Instalação / Ligação eléctrica Medidas dos aparelhos Elementos de comando e controlo
Inversão do sentido de abertura da porta ........................... 4-5
Ligar e desligar o aparelho Regulação da temperatura Tecla-Ventilador Funções complementares
Sinal sonoro .......................................................................... 6-7
Iluminação interior / Acessórios Renovação do ar através de filtro de carvão activo
Esboço de armazenamento .................................................. 8-9
Descongelação / Limpeza
Anomalias de funcionamento .......................................... 10-11
Conselhos e instruções de segurança Desligar o aparelho Indicações para protecção do meio ambiente
Instruções gerais ...............................................................12-13
3
Instalação
• Evite instalar o aparelho num local de incidência directa dos raios solares ou nas pro­ximidades de fogões, aquecedores, etc.
• O pavimento deve ser nivelado e plano. Compensar eventuais irregularidades ajustando os pés reguláveis do aparelho com a chave de boca fornecida.
• Certificar-se de que o aparelho dispõe sempre de uma boa ventilação e arejamento.
• Segundo a norma EN 378 o local de instalação do aparelho deve apresentar um volume de 1 m3 por cada 8 g de agente refrigerador R 600a, para que em caso de derramamento do agente refrigerador não possa formar-se uma mistura inflamável do gás e ar neste local. O volume de agente refrigerador é indicado na placa de características no interior do aparelho.
• O aparelho foi concebido para funcionar entre determinadas temperaturas ambientes, consoante as classes de clima. Os limites máximos e mínimos de temperatura não devem ser ultrapassados. A classe de clima correspondente ao seu aparelho está indicada na placa de características.
SN = +10°C a +32°C SN - ST = +10°C a +38°C
Ligação eléctrica
O tipo de corrente (alternada) e voltagem do local de instalação devem corresponder às indicadas na placa de características do aparelho, que se encontra na parede interior esquerda. A tomada deverá estar protegida por um fusível de, pelo menos, 10 A, ser facilmente acessível e não se situar por detrás do aparelho.
Medidas dos aparelhos
Compensar eventuais irregularidades ajustando os pés reguláveis do aparelho com a chave de boca fornecida.
4
Loading...
+ 9 hidden pages