Keystone F89 Atuadores pneumáticos, Keystone-BP Manuals & Guides [pt]

Page 1
KEYSTONE F89 ATUADORES PNEUMÁTICOS
Instruções de Instalação e manutenção
Antes da instalação, estas instruções deverão ser lidas e compreendidas inteiramente
INTRODUÇÃO
A linha de atuadores pneumáticos Keystone F89 está disponível em quatro opções de montagem:
F89D - flange e eixo ISO 5211 ­roscamétrica
• F89E - eixo Keystone e flange ISO ­roscamétrica
• F89U - flange e eixo Keystone ­roscamétrica
• F89U - flange e eixo Keystone ­roscaimperial
RECOMENDAÇÕES GERAIS PARA SISTEMAS PNEUMÁTICOS
Todos os atuadores pneumáticos Keystone são lubrificados na fábrica com graxa Castrol LMM e, a menos que o ambiente operacional seja extremamente adverso, não precisam ser lubrificados novamente. Para aplicações em que a temperatura ambiente atinge temperaturas de até -40°C, uma versão de baixa temperatura está disponível com graxa especial especificada (aser definida).
Para manter a eficiência máxima com este atuador, aconselhamos que as seguintes recomendações básicas do sistema sejam seguidas:
1. Para um ciclo de vida máximo, a qualidade do ar comprimido deve ser 2.4.1 de acordo com a norma ISO8573-1.
2. Quando as tubulações estiverem sujeitas a condições extremas de temperatura, o sistema deve dispor de equipamento adequado de secagem a ar.
3. Quando se trabalha a baixas temperaturas, é importante que o ar comprimido seja seco até um ponto de condensação inferior à temperatura ambiente. Caso contrário, a água será condensada do ar comprimido e congelará, causando danos às vedações no interior do atuador, o que poderá resultar em falha do atuador.
4. As linhas de controle de ar devem ser montadas de acordo com uma "Práticarecomendada de tubulação" e não devem ter laços, que podem capturar o condensado.
5.
Todas as extremidades dos tubos de conexão de ar devem ser cuidadosamente limpas e rebarbadas após o corte, para garantir que a tubulação esteja livre de detritos.
6.
Se as tubulações forem hidraulicamente testadas, então as linhas devem ser "purgadas" com ar pressurizado, para limpar todos os vestígios de água, antes de conectar as linhas ao atuador.
7. Quando forem utilizados vedantes de conexão de tubo, eles deverão ser aplicados apenas às roscas macho, para evitar que excesso de composto penetre nas linhas de controle do atuador.
8. Sempre que for usado equipamento de filtragem de ar, os filtros de ar deverão ser colocados em posições que permitam o acesso fácil para manutenção e/ou drenagem.
9. Quando controladores pneumáticos ou posicionadores pneumáticos de válvula estiverem instalados nos conjuntos dos atuadores das válvulas, não deve ser usado ar lubrificado por névoa de óleo, a menos que o fabricante afirme especificamente que os controladores são compatíveis com ar lubrificado.
NOTA
Os atuadores Keystone F89 são especificados para pressão de ar comprimido na faixa de 2.75 barg (40psig) a 8.3barg (120 psig) e resistem a uma pressão estática máxima de 10 barg (145 psig).
AVISO
Por motivos de segurança, NÃO "assista por arpressurize o lado da mola de" atuadores pneumáticos de ação simplessimples ação.
www.valves.emerson.com © 2017 Emerson. All rights reserved.
VCIOM-03059-BP 15/04
Page 2
KEYSTONE F89 ATUADORES PNEUMÁTICOS
Instruções de Instalação e manutenção
CONSTRUÇÃO
Os atuadores Keystone F89 são projetados para montagem em válvulas quarto de volta diretamente ou usando o adaptador/ os suportes de montagem e os produtos de dimensionamento corretos.
Todos os modelos são do tipo de pistão oposto. Cada pistão incorpora uma cremalheira integrada que se acopla ao eixo de acionamento do pinhão de uma peça. O eixo de acionamento é folheado de zinco+níquel para máxima proteção. O corpo do atuador é de alumínio extrudado e provido com rolamentos de "polímeros de engenharia" nos locais do eixo de acionamento. As vedações dos rolamentos e do pistão são do tipo "O-ring" dinâmico. O acionamento do atuador é por meio de um acoplamento de haste fêmea com chaveamento duplo (F89E/U) ou quadrado duplo fêmea (estrela; F89D) em conformidade com a norma EN ISO 5211. Está disponível uma ampla variedade de adaptadores para a montagem do eixo do atuador no eixo da válvula. A parte superior do eixo do atuador tem uma conexão DD16x11 fêmea para montagem direta dos acessórios AVID ou pode estar equipada com um encaixe para compatibilidade com o padrão Namur. Limitadores de curso ajustáveis são fornecidos para cada extremidade do curso, de forma a garantir que o atuador abra e feche a válvula com precisão.
ARMAZENAMENTO
Todos os atuadores saem da fábrica testados, em perfeitas condições de funcionamento e com um excelente acabamento. De forma a manter essas características até a instalação do atuador na planta, é necessário observar as regras a seguir e tomar medidas adequadas durante o período de armazenamento.
1. Certifique-se de que os tampões de transporte permaneçam montados nas conexões de ar. Esses tampões de plástico fecham as entradas de ar, mas não são à prova de água, pois são um meio de proteção contra a entrada de corpos estranhos durante o transporte.
Para armazenamento prolongado e
especificamente ao ar livre, esses tampões de plástico precisam ser substituídos por tampões que proporcionem uma proteção completa contra intempéries.
2
. Se os atuadores forem fornecidos
separadamente das válvulas, eles deverão ser colocados em cima de um palete de madeira a fim de evitar danos ao acoplamento da válvula. Paraarmazenamento prolongado ao ar livre, é aconselhável revestir as peças de acoplamento com óleo ou graxa de proteção.
3. Em caso de armazenamento prolongado, é aconselhável manter os atuadores em local seco ou fornecer algum meio de proteção contra intempéries.
INSTALAÇÃO PADRÃO
O atuador F89 pode ser usado para válvulas borboleta, válvulas esfera e todos os dispositivos de quarto de volta, em configuração de ação dupla ou retorno por mola. Os atuadores de ação simplessimples ação são fornecidos, por padrão, como FALHA FECHADO (CWSENTIDO HORÁRIO). A ação inversa (FALHA ABERTO; CCW(SENTIDO ANTI-HORÁRIO)) deve ser especificada no momento da encomenda. Como alternativa, um engenheiro mecânico treinado ecertificado pode alterar um atuador de FALHA FECHADO para FALHA ABERTO, seguindo as instruções de montagem/desmontagem descritas neste documento.
Estas instruções de instalação pressupõem que o atuador esteja instalado com o eixo do cilindro paralelo ao eixo da passagem da válvula (alinhado). Certifique-se de ter um atuador com o acoplamento correto e de que a válvula e o atuador estejam nas seguintes posições: 1a. Unidades de retorno por mola e unidades
de ação dupla na posição FALHA FECHADO: válvula fechada, atuador totalmente para a direita.
1b. Unidades de retorno por mola e unidades
de ação dupla na posição FALHA ABERTO: válvula aberta, atuador totalmente para a esquerda.
Aplicação de válvula borboleta
Montagem em válvulas borboleta com sede resiliente (com montagemEN ISO 5211 ou Keystone)
2a.
Aperte os parafusos prisioneiros de montagem do atuador firmemente na base do atuador.
3a. Instale o adaptador de eixo correto,
senecessário.
4a. Monte o atuador no flange superior da
válvula e prenda com uma arruela trava e uma porca em cada prisioneiro de montagem.
Arruela trava
FIGURA 1
Montagem do atuador - BFV
Adaptador, senecessário
KEYSTONE
Atuador pneumático
Prisioneiro
Porca
Válvula
2
Page 3
KEYSTONE F89 ATUADORES PNEUMÁTICOS
Instruções de Instalação e manutenção
Aplicação de válvula esfera
Montagem em válvulas esfera e borboleta de alto desempenho usando um suporte
2b. Aperte os parafusos prisioneiros de
montagem do atuador firmemente na base do atuador e prenda o suporte demontagem ao lado de baixo do atuador com quatro porcas e arruelas, comomostrado na Figura 1.
3b. Instale o acoplamento adequado na haste
da válvula. Deve-se bater levemente no acoplamento ou pressioná-lo na haste da válvula. Recomenda-se o uso de lubrificante.
4b. Monte o atuador e o suporte no flange
superior da válvula, usando os parafusos apropriados.
Todos os tipos de válvulas quarto de volta
5. Antes da instalação do conjunto válvula/ atuador em um sistema de tubulação, o curso do disco deverá ser verificado e, se necessário, ajustado, usando os parafusos do limitador de curso (consulte as instruções detalhadas para o ajuste do deslocamento).
6. Ao instalar o conjunto válvula/atuador na tubulação, certifique-se de seguir as instruções específicas relacionadas à instalação da válvula.
Todos os tipos de válvulas quarto de volta
1. Remova o atuador da válvula ou do suporte, retirando os quatro parafusos/porcas de fixação, e retire-o verticalmente da válvula.
2. Reposicione o encaixe do eixo em 90 graus para conexões em D duplo. Acoplamentos estrela e furados-chaveados não exigem essa ação.
3. Gire o atuador em 90 graus.
4. Recoloque o atuador na parte superior da válvula ou do suporte. Preste atenção para que o acoplamento de saída do atuador fique alinhado ao eixo da válvula e/ou ao encaixe do eixo.
Arruela trava
Porca
Parafuso
Montagem do atuador - BV
Acoplamento, se necessário
Atuador pneumático
Prisioneiro
Suporte, se necessário
NOTA
Algumas válvulas podem exigir o encaixe na tubulação antes da montagem do atuador, como as válvulas borboleta revestidas de borracha.
7. No caso de válvulas que precisam ser instaladas na tubulação antes da montagem do atuador, certifique-se de deslocar a válvula para a sua posição à prova de falhas antes da montagem do atuador na válvula.
INSTALAÇÃO NÃO-PADRÃO - ATUADORES DE RETORNO POR MOLA E DE AÇÃO DUPLA
Em circunstâncias em que é necessário instalar o atuador na posição transversal, ou seja, em ângulo reto com a passagem da válvula (em linha), o atuador deve ser girado em 90°. Isso é obtido da seguinte forma.
FIGURA 2
Válvula esfera
3
Page 4
KEYSTONE F89 ATUADORES PNEUMÁTICOS
Instruções de Instalação e manutenção
22 15 20
FIGURA 3
8 7
4
9 3
16
10
17
24
TABELA 1  MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO
No. Item Material
Corpo Alumínio extrudado
1
ASTM B221 tipo 6063T6
2
Pinhão Barra de aço-carbono laminada a
quente ASTM A108 grau 1045
3
Pistão Liga de alumínio fundido em molde
ASTM B85 tipo A380/BS 1490 grau LM24
4
Tampa terminal Liga de alumínio fundido em molde
ASTM B85 tipo A380/BS 1490 grau LM24
5
Excêntrico Fundido grau SAE 1045/C45/EN8
6
Mola Aço para molas de acordo com
ASTM A401
7
Retentor de mola Aço-carbono
8
Copo de mola Liga de alumínio fundido em molde
ASTM B85 tipo A380/BS 1490 grau LM24
9
Guia do pistão Zytel 101F NC010
10
Rolamento superior PAR
11
Rolamento inferior PAR
12
Arruela axial POM
13
Arruela axial inferior POM
14
Arruela do limitador de curso SS
15
Arruela da tampa terminal (arruela de pressão) SS
16
Anel O-ring superior (pinhão) NBR shore 70 A
17
Anel O-ring inferior (pinhão) NBR shore 70 A
18
Anel O-ring (pistão) NBR shore 70 A
19
Anel O-ring (limitador de curso) NBR shore 70 A
20
Junta (tampa terminal) NBR shore 70 A
21
Parafuso - limitador de curso SS
22
Parafuso - tampa terminal SS
23
Porca - limitador de curso SS
24
Anel de trava (inferior) Aço doce
25
Indicador de posição Plástico ABS
(1)
+ reforçado com 25% de fibra
de vidro
(1)
+ reforçado com 25% de fibra
de vidro
(2)
(2)
(3)
ISO 3506 A2-70
(3)
ISO 3506 A2-70
(3)
ISO 3506 A2-70
(3)
ISO 3506 A2-70
(3)
ISO 3506 A2-70
1 25 14 3 6
Material padrão US
Material padrão BS
ASTM B221 BS 1474 6063 DIN 3.33206.51
A108 BS 970 080M40 C40
ASTM B85 BS 1490 DIN 1725-2300
ASTM B85 BS 1490 DIN 1725-2300
ASTM A401 BS 5216 HS3 DIN 17223 Pti
ASTM B85 BS 1490 DIN1725-2300
18
21
23
19
12
5
2
11
13
Material padrão DIN Acabamento
Anodizado, 15-25 mícrons + ESPC, 80-120 mícrons Niquelado quimicamente, 10-15 mícrons Anodizado
ou 226
ESPC, 80-120 mícrons
ou 226
Anodizado preto Revestido externamente de epóxi, 30-40 mícrons Folheado de zinco Anodizado
ou 226
Natural Natural
Natural
Natural Natural Natural Natural Natural Natural Natural Natural Natural Natural Natural Natural Natural Natural
(1) Resina acetal (POM) (2) Polioximetileno (3) Aço inoxidável
4
Page 5
KEYSTONE F89 ATUADORES PNEUMÁTICOS
Instruções de Instalação e manutenção
PROCEDIMENTO DE DESMONTAGEM ­ATUADORES DE AÇÃO DUPLA
AVISO
Remova a pressão do ar e observe as precauções normais de segurança, incluindo o uso de proteção para os olhos.
1. Retire a tampa do indicador (25) da parte superior do atuador. Se essa tampa estiver muito apertada, uma leve pressão pode ser aplicada ao lado de baixo por meio de uma barra redonda curta inserida pela extremidade inferior do eixo do atuador.
Nota: o alavancamento com uma chave
de fenda é considerado uma prática potencialmente perigosa e deve ser evitado.
2. Retire os dois parafusos do limitador de curso (21), depois de afrouxar as contraporcas.
3. Verifique se as tampas terminais são próprias para atuadores de ação dupla (lisos) e solte os parafusos de fixação das tampas terminais uniformemente (22).
4. Retire as tampas terminais (4).
5. Com uma chave apropriada na parte superior do eixo dopinhão (2), gire o eixo no sentido anti-horário para separar os pistões. Retire os pistões (3) completos com as placas de suporte/anéis O-ring etc.
6. Retire o anel de trava (24) da passagem inferior do atuador, incluindo a arruela axial (13).
7. Proteja a passagem do atuador durante a desmontagem do pinhão e bata no eixo para baixo. O excêntrico do limitador de curso (5) está firmemente acoplado ao pinhão e precisa ser solto antes da remoção do pinhão do corpo do atuador.
8. Retire o pinhão, mas tenha o cuidado de proteger a passagem do atuador.
9. Retire os anéis O-ring inferior e superior (16e 17) do eixo do pinhão.
10. Retire os rolamentos inferior e superior (10e 11) do eixo do pinhão.
PROCEDIMENTO DE DESMONTAGEM ­ATUADORES DE AÇÃO SIMPLESSIMPLES AÇÃO
AVISO
Remova a pressão do ar e observe as precauções normais de segurança, incluindo o uso de proteção para os olhos. Antes de tentar qualquer tipo de manutenção, assegure-se sempre de que os atuadores de retorno por mola estejam na posição à prova de falhas. Preste atenção especial a essa exigência quando operadores manuais estiverem equipados.
1. Retire a tampa do indicador (25) da parte superior do atuador. Se essa tampa estiver muito apertada, uma leve pressão pode ser aplicada ao lado de baixo por meio de uma barra redonda curta inserida pela extremidade inferior do eixo do atuador. Nota: o alavancamento com uma chave de fenda é considerado uma prática potencialmente perigosa e deve ser evitado.
2. Retire os dois parafusos do limitador de curso (21), depois de afrouxar as contraporcas.
3. Solte os parafusos de fixação da tampa terminal uniformemente (22) até que a carga da mola esteja relaxada (3-5 mm).
AVISO
Se, depois de soltos os parafusos de 5 mm, ainda houver compressão no conjunto de molas, volte a apertar os parafusos das tampas terminais e devolva a unidade à fábrica para serviço.
4. Retire as tampas terminais (4) e os conjuntos de molas. A fim de evitar que as molas caiam, coloque o atuador com a tampa terminal na parte superior.
AVISO
Não desmonte os conjuntos de molas pré-comprimidas, uma vez que as molas estão sob alta força.
5. Com uma chave apropriada na parte superior do eixo do pinhão (2), gire o eixo no sentido anti-horário para separar os pistões. Retire os pistões (3) completos com as placas de suporte/anéis O-ring etc.
6. Retire o anel de trava (24) da passagem inferior do atuador, incluindo a arruela axial (13).
7. Proteja a passagem do atuador durante a desmontagem do pinhão e bata no eixo para baixo. O excêntrico do limitador de curso (5) está firmemente acoplado ao pinhão e precisa ser solto antes da remoção do pinhão do corpo do atuador.
8. Retire o pinhão, mas tenha o cuidado de proteger a passagem do atuador.
9. Retire os anéis O-ring inferior e superior (16e 17) do eixo do pinhão.
10. Retire os rolamentos inferior e superior (10e 11) do eixo do pinhão.
5
Page 6
KEYSTONE F89 ATUADORES PNEUMÁTICOS
Instruções de Instalação e manutenção
PROCEDIMENTO DE MONTAGEM ­ATUADORES DE AÇÃO DUPLA
1. Limpe todos os itens desmontados e substitua todos os itens como anéis, O-ring, rolamentos e placas de suporte fornecidos no kit de bens não duráveis.
2. Lubrifique o furo do corpo generosamente com a graxa especificada.
3. Revista todos os anéis O-ring e vedações com a graxa especificada.
4. Montagem do eixo de saída: a. Coloque o conjunto de rolamentos
superiores (10) na parte superior do eixo do pinhão (2), com o anel O-ring superior (16) no lugar mais alto.
b. Coloque o conjunto de rolamentos
inferiores (11) na parte inferior do eixo do pinhão, com o anel O-ring inferior (17) no lugar mais baixo.
c. Encaixe a arruela axial superior (12).
5. Insira o conjunto do eixo do pinhão com cuidado pela parte de baixo do atuador.
6. Durante a inserção, encaixe o excêntrico do limitador de curso (5) na parte superior do eixo do pinhão pelo interior do furo do atuador e monitore a posição da chave no eixo e do excêntrico do limitador de curso como mostrado na Figura 4. Finalize com um impulso firme para garantir a localização completa.
7. Coloque a arruela axial inferior (13) e o anel de trava interno (25) no recesso inferior do corpo para posicionar o conjunto do eixo.
8. Coloque as vedações dos anéis O-ring (18) nos pistões (3) e lubrifique a cremalheira com graxa.
9.
Oriente o eixo de saída em 45°, como na Figura 4.
10. Insira os pistões completamente com as placas de suporte (9), com as pernas do pistão no lado esquerdo do furo quando visto da extremidade do anel O-ring do pistão (Figura 4), até que as cremalheiras se acoplem ao pinhão e, em seguida, empurre com cuidado para dentro. Agora, o atuador está na posição totalmente fechada e a indicação do eixo deve estar em -5 graus (apontando ligeiramente para a direita).
11. Gire o eixo do pinhão no sentido anti-horário até que esteja alinhado ao eixo principal do corpo do atuador. Agora o eixo está na posição fechada.
12. Insira o parafuso do limitador de curso (fechado) direito (21), juntamente com o anel O-ring (19), a arruela (14) e a contraporca (23), até que o parafuso atinja o excêntrico do limitador de curso. Aperte a contraporca.
13. Gire o eixo no sentido anti-horário até 90° para alinhá-lo à linha central da passagem do atuador. Agora o atuador está na posição aberta.
14. Insira o parafuso do limitador de curso (aberto) esquerdo (21), juntamente com o anel O-ring (19), a arruela (14) e a contraporca (23), até que o parafuso atinja o excêntrico do limitador de curso. Aperte a contraporca. A posição dos parafusos do limitador de curso deve ser verificada após a montagem da válvula e, se necessário, ajustada.
15. Coloque as juntas de tampa terminal (20) nas tampas terminais (4), usando uma pequena quantidade de graxa.
16. Coloque tampas terminais de dupla ação (modelo liso) no corpo uniformemente e aperte os parafusos de tampa terminal com o torque recomendado (Tabela 2).
17. Encaixe o indicador de posição na parte superior do atuador.
18. Desloque o atuador para as posições aberta e fechada, usando ar comprimido, e anote as posições reais. Se necessário, ajuste os limitadores de curso, seguindo a rotina descrita neste documento. Se o deslocamento necessário não for alcançado, consulte o guia de solução de problemas.
Direção padrão de rotação
Guia do pistão
Parafuso limitador
FIGURA 4 (vista superior)
Excêntrico
Pinhão Corpo
Direção do movimento
Pistão
Anel O
Indicação de marca de engrenagem
6
Page 7
KEYSTONE F89 ATUADORES PNEUMÁTICOS
Instruções de Instalação e manutenção
PROCEDIMENTO DE MONTAGEM ­ATUADORES DE RETORNO POR MOLA
(FALHA FECHADO - sentido horário para fechamento)
1. Siga as etapas de 1 a 14 do procedimento de montagem do atuador de ação dupla.
2.
Para atuadores de retorno por mola, são necessárias as seguintes medidas adicionais: a. Gire o pinhão (2) no sentido horário para
a posição fechada.
b.
Posicione o atuador verticalmente com a parte superior do pistão em um plano horizontal (certifique-se de que a parte inferior seja colocada sobre uma superfície limpa).
c. Coloque o número correto de conjuntos
de molas (6) nas cavidades na cabeça do pistão. Para maior durabilidade, certifique-se de dividir o número de molas uniformemente em ambos os lados, com uma diferença máxima de uma mola, e de utilizar a configuração indicada na Figura 6, com base no número de molas.
d.
Coloque a primeira tampa terminal da maneira especificada na descrição a seguir e repita asequência para o outro lado.
3.
Coloque as juntas de tampa terminal (20) nas tampas terminais (4), usando uma pequena quantidade de graxa.
4. Coloque a tampa terminal em cima dos conjuntos de molas e certifique-se de que as molas estejam localizadas nas bolsas (cavidades) de mola. Encaixe a tampa terminal no corpo uniformemente, usando parafusos de tampa terminal (22) e uma arruela (15). Aperte os parafusos de tampa terminal com o torque recomendado (Tabela 2). Certifique-se de que as molas permaneçam na posição durante a montagem da tampa terminal.
5. Coloque o indicador de posição (25) na parte superior do atuador.
Direção não-padrão de rotação
Pistão
Pinhão
6.
Desloque o atuador para as posições aberta e fechada, usando ar comprimido, e anote as posições reais. Se necessário, ajuste os limitadores de curso, seguindo a rotina descrita neste documento. Se o deslocamento necessário não for alcançado, consulte o guia de solução de problemas.
PROCEDIMENTO DE MONTAGEM ­ATUADORES DE RETORNO POR MOLA
(FALHA ABERTO - sentido anti-horário para abrir)
1. Siga as etapas de 1 a 8 do procedimento de montagem do atuador de ação dupla.
2.
Oriente o eixo de saída em 45°, como na Figura 5.
3. I
nsira os pistões completamente com as placas de suporte (9), com as pernas do pistão no lado direito do furo quando visto da extremidade do anel O-ring do pistão (Figura5), até que as cremalheiras se acoplem ao pinhão e, em seguida, empurre com cuidado para dentro. Agora, o atuador está na posição totalmente aberta e a indicação do eixo deve estar em 95 graus.
4.
Gire o eixo do pinhão no sentido horário até que esteja alinhado à linha central da passagem do atuador (posição de 90°). Agoraoeixo está na posição aberta.
5.
Insira o parafuso do limitador de curso (aberto) esquerdo (21), juntamente com o anel O-ring (19), as arruelas (14) e a contraporca (23), até que o parafuso atinja o excêntrico do limitador de curso. Aperte a contraporca.
6. G
ire o eixo no sentido horário até 0° para alinhá-lo ao eixo principal do corpo do atuador. Agora o atuador está na posição fechada.
7.
Insira o parafuso do limitador de curso (fechado) direito (21), juntamente com o anel O-ring (19), a arruela (14) e a contraporca (23), até que o parafuso atinja o excêntrico
Excêntrico
Corpo Guia do pistão Anel O
do limitador de curso. Aperte a contraporca. Aposição dos parafusos do limitador de curso deve ser verificada após a montagem da válvula e, se necessário, ajustada.
8. Para atuadores de retorno por mola, são necessárias as seguintes medidas adicionais: a. Gire o pinhão no sentido anti-horário
para a posição aberta.
b. Posicione o atuador verticalmente
com a parte superior do pistão em um plano horizontal (certifique-se de que a parte inferior seja colocada sobre uma superfície limpa).
c. Coloque o número correto de molas nas
cavidades na cabeça do pistão. Use a configuração indicada na Figura 6 com base no número de molas. Para maior durabilidade, certifique-se de dividir o número de molas uniformemente em ambos os lados, com uma diferença máxima de uma mola.
d.
Coloque a primeira tampa terminal da
maneira especificada na descrição a seguir e repita asequência para o outro lado.
9. Coloque a
s juntas de tampa terminal (20) nas tampas terminais (4), usando uma pequena quantidade de graxa.
10. Coloque a tampa terminal em cima dos conjuntos de molas e encaixe a tampa terminal no corpo uniformemente, usando parafusos de tampa terminal (22) e uma arruela (15). Aperte os parafusos de tampa terminal de acordo com a tabela de torques recomendados. Certifique-se de que as molas permaneçam na posição durante a montagem da tampa terminal.
11. Coloque o indicador de posição (25) na parte superior do atuador.
12. Desloque o atuador para as posições aberta e fechada, usando ar comprimido, e anote as posições reais. Se necessário, ajuste os limitadores de curso, seguindo a rotina descrita neste documento. Se o deslocamento necessário não for alcançado, consulte o guia de solução de problemas.
Direção do movimento
FIGURA 5 (vista superior)
Parafuso limitador
Indicação de marca de engrenagem
7
Page 8
KEYSTONE F89 ATUADORES PNEUMÁTICOS
Instruções de Instalação e manutenção
ALOCAÇÃO DE MOLAS
Em aplicações de retorno por mola, o número de molas usadas determina o torque previsto para aplicações à prova de falhas. Para o desempenho ideal, o número de molas usadas baseia-se no tipo de válvula utilizada de acordo com a tabela de torque do atuador F89 (aplicações normalmente fechadas):
- Válvulas esfera: use o nível de torque de mola que corresponda ao torque de mola em 90graus, com o torque inicial do ar suprido em 0 grau.
- Válvulas borboleta: use o nível de torque de mola que corresponda ao torque de mola em 0 grau, com o torque do ar suprido em 0 grau.
O número de molas utilizadas pode variar entre 4 e 12 peças. Para maior durabilidade, certifique-se de dividir o número de molas uniformemente em ambos os lados, com uma diferença máxima de uma mola, e de utilizar a configuração indicada na Figura 6, com base no número de molas.
Esquerda
Direita
4 molas
5 molas
6 molas
7 molas
8 molas
FIGURA 6 - alocação de molas
9 molas
10 molas
11 molas
12 molas
8
Page 9
KEYSTONE F89 ATUADORES PNEUMÁTICOS
Instruções de Instalação e manutenção
AJUSTE DE LIMITADORES DE CURSO INTERNOS
O Keystone F89 dispõe de limitadores de curso integrados para permitir o ajuste do deslocamento exato da válvula que está sendo operada. Esses limitadores permitem um ajuste de ± 5° do deslocamento para cima e para baixo em cada extremidade.
AVISO
• Em nenhuma circunstância os parafusos do limitador de curso devem ser totalmente retirados do atuador enquanto o ar comprimido estiver sendo aplicado.
• Os parafusos do limitador de curso não devem ser usados para ações de controle manual.
• Após o ajuste dos limitadores de curso, os acessórios montados na parte superior do atuador devem ser reajustados de forma adequada.
Para ajustar os limitadores de curso - atuador de ação dupla
1. Desloque o conjunto válvula/atuador para a
posição fechada.
2. Remova o suprimento de ar.
3. Afrouxe a contraporca no limitador de curso
fechado (direita).
4. Gire o limitador de curso no sentido horário
para reduzir o deslocamento ou no sentido anti-horário para aumentar o deslocamento.
5. Volte a apertar a contraporca.
6. Reconecte o suprimento de ar e verifique
se a posição fechada está correta. Caso não esteja, repita a partir da instrução 2.
7. Aplique ar à posição aberta.
8. Remova o suprimento de ar.
9. Ajuste o parafuso do limitador de curso
aberto (esquerda) de acordo com as instruções de 3 a 6 acima.
Para ajustar os limitadores de curso - atuador de retorno por mola "FALHA FECHADO"
1. Remova o suprimento de ar e verifique a posição fechada real.
2. Aplique ar para deslocar o atuador para a posição aberta.
3. Mantendo o suprimento de ar, afrouxe a contraporca no limitador de curso fechado (direita), uma vez que, agora, a posição fechada pode ser ajustada.
4. Gire o limitador de curso no sentido horário para reduzir o deslocamento ou no sentido anti-horário para aumentar o deslocamento.
5. Volte a apertar a contraporca.
6. Remova o suprimento de ar para fechar o atuador. Se a posição fechada correta não for atingida, repita a partir da instrução 2.
7. Aplique ar para acionar o atuador para a posição aberta e verifique a posição aberta real.
8. Remova o suprimento de ar para que o atuador feche e o parafuso do limitador de curso aberto (esquerda) possa ser ajustado.
9. Ajuste o parafuso do limitador de curso aberto de acordo com a instrução acima.
10. Volte a apertar a contraporca.
11. Aplique ar e verifique a posição aberta. Seaposição aberta correta não for atingida, repita a partir da instrução 7.
Ajuste do excêntrico (direção padrão de rotação)
Excêntrico
Pinhão
Anel O
Corpo do atuador
Arruela lisa
Arruela de pressão
Contraporca
Parafuso de ajuste de fechamento do pistão
Excêntrico
Pinhão
Anel O
Parafuso de ajuste de abertura do pistão
FIGURA 7 - Ajuste do limitador de curso, atuador de retorno por mola e de ação dupla "FALHA FECHADO"
Corpo do atuador
Arruela lisa
Arruela de pressão
Contraporca
9
Page 10
KEYSTONE F89 ATUADORES PNEUMÁTICOS
Instruções de Instalação e manutenção
Para ajustar os limitadores de curso - atuador de retorno por mola "FALHA ABERTO"
1. Remova o suprimento de ar e verifique a posição aberta real.
2. Aplique ar para deslocar o atuador para a posição fechada.
3. Mantendo o suprimento de ar, afrouxe a contraporca no limitador de curso aberto (esquerda), uma vez que, agora, a posição aberta pode ser ajustada.
4. Gire o limitador de curso no sentido horário para reduzir o deslocamento ou no sentido anti-horário para aumentar o deslocamento.
5. Volte a apertar a contraporca.
6. Remova o suprimento de ar para abrir a válvula. Se a posição aberta correta não for atingida, repita a partir da instrução 2.
7. Aplique ar para deslocar o atuador para a posição fechada e verifique a posição fechada real.
8. Remova o suprimento de ar para que o atuador abra e o parafuso do limitador de curso fechado (direita) possa ser ajustado.
9. Ajuste o parafuso do limitador de curso fechado de acordo com a instrução acima.
10. Volte a apertar a contraporca.
11. Aplique ar e verifique a posição aberta. Se a posição fechada correta não for atingida, repita a partir da instrução 7.
Ajuste do excêntrico (direção não-padrão de rotação)
Excêntrico
Pinhão
Anel O
Parafuso de ajuste de abertura do pistão
Corpo do atuador
Arruela lisa
Arruela de pressão
Contraporca
Excêntrico
Pinhão
Anel O
FIGURA 8 - ajuste do limitador de curso, atuador de retorno por mola "FALHA ABERTO"
Corpo do atuador
Arruela lisa
Arruela de pressão
Contraporca
Parafuso de ajuste de fechamento do pistão
10
Page 11
KEYSTONE F89 ATUADORES PNEUMÁTICOS
Instruções de Instalação e manutenção
MANUTENÇÃO
Em condições normais de operação e quando os procedimentos básicos de manutenção do sistema pneumático são aplicados, o atuador F89 exige um mínimo de manutenção por centenas de milhares de ciclos. Se os anéis O-ring ficarem gastos e ocorrer vazamento de ar, poderá ser encomendado um kit de bens não duráveis. Use as rotinas de (des)montagem desmontagem conforme descrito neste documento. Inspecione todos os outros componentes com cuidado quanto a desgaste e substitua-os se necessário.
SOLUÇÃO DE PROBLEMAS
Se o atuador não acionar a válvula corretamente, realize as seguintes verificações:
1. Verifique se o suprimento de ar está regulado no valor de pressão necessário.
2. Verifique se não há nenhum tipo de restrição no suprimento de ar.
3. Verifique se há vazamento de ar nas linhas de alimentação do atuador.
4. Verifique se há vazamento de ar nas partes superior e inferior do eixo do pinhão.
5. Verifique se há vazamento de ar nas vedações do pistão, aplicando pressão à porta 4 (B) e procurando vazamento na porta 2 (A) e/ou vice-versa.
6.
Verifique se o torque da válvula não aumentou devido a problemas com a própria válvula.
NOTA 1
Consulte os procedimentos de montagem e desmontagem para ter acesso aos anéis O-ring e às peças internas do atuador, se necessário.
NOTA 2
Um ajuste incorreto entre a passagem de saída e a haste da válvula pode resultar em um curso reduzido (ou seja, a válvula não percorre o curso desejado) ou uma "folga".
CONEXÃO PNEUMÁTICA DE AR
O atuador Série 89 tem duas conexões de ar BSP ou NPT de ¼" que podem ser utilizadas para a conexão de tubos. Como alternativa, é possível montar uma válvula solenoide Namur diretamente.
Observações:
1. Como padrão, a aplicação de ar à porta 2 (A) fará com que o atuador gire no sentido anti­horário (CCWSENTIDO HORÁRIO (SENTIDO ANTI-HORÁRIO)) para abrir a válvula.
2. Para aplicações de ação dupla, a aplicação de ar à porta 4 (B) fará com que o atuador gire no sentido horário para fechar a válvula.
3. Os atuadores de ação simplessimples ação (também chamados de atuadores de retorno por mola) não devem ser "assistidos por ar", uma vez que isso aplicará uma carga excessiva à haste da válvula, causando danos.
VALORES DE TORQUE DOS PARAFUSOS
Como as tampas terminais são pressurizadas durante a operação normal, é importante ajustá-las corretamente e não danificar a rosca devido a excesso de torque. Use os valores de torque indicados na Tabela 2.
TABELA 2 - TORQUE DE APERTO DOS PARAFUSOS DAS TAMPAS TERMINAIS
Tamanho do atuador Tamanho do parafuso Torque de aperto (Nm) Torque de aperto (lbin)
002 M5 3 27 003 M5 3 27 004 M5 3 27 006 M5 3 27 009 M6 9 80 014 M8 15 133 020 M8 15 133 032 M10 28 248 052 M12 40 354 085 M12 40 354 140 M16 110 974 240 M16 110 974
© 2017 Emerson. All rights reserved.
11
Loading...