IKEA 50142380 PRO D10 AN User Manual [pt]

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO ANTES DE UTILIZAR O APARELHO

PRECAUÇÕES E RECOMENDAÇÕES GERAIS SUGESTÕES PARA POUPANÇA DE ENERGIA ACESSÓRIOS DO FORNO

CUIDADOS E MANUTENÇÃO

GUIA PARA RESOLUÇÃO DE AVARIAS SERVIÇO PÓS-VENDA

Para retirar o máximo rendimento do seu forno, leia atentamente as instruções de funcionamento e guarde-as para referência futura.

69

IKEA 50142380 PRO D10 AN User Manual

INSTRUÇÕES DE INSTALAÇÃO

Este aparelho está classificado como sendo de Classe 1.

O aparelho deve ser utilizado com o tipo de gás especificado na chapa de características situada no interior da porta da gaveta (consulte os detalhes fornecidos com o produto)

A instalação e a manutenção do aparelho devem ser executadas por um técnico qualificado em conformidade com as condições definidas nas normas aplicáveis e nos códigos de ética.

Fixar o fogão na parede

Perfure dois orifícios na parede cerca de 700 mm acima da extremidade inferior das partes laterais do fogão (tal como indicado na fig. 1, posição F), de modo a ficarem tapados pelo próprio fogão (ver Fig. 2). Insira o componente R (bucha lvazia) nos orifícios F e aparafuse o gancho G ao componente R (Fig. 3). Prenda a corrente ao gancho G tal como indicado na fig. 4, posição C.

Fig. 1

 

Fig. 2

 

Posição F =

Posiçã

 

 

 

orifício ø 6 mm

o 2

 

Posiçã

 

 

 

 

o 1

 

 

corrente

 

H - pé

 

 

ajustável

 

Fig. 3

 

Fig. 4

 

 

parede

 

 

parede

 

 

posição C

70

Ligação de gás

Para mais informações relativas às instruções de ligação do gás, consulte a secção “normas” relativa ao seu país (consulte o folheto em anexo “Referências às normas nacionais”).

O sistema de abastecimento de gás deve estar em conformidade com as normas locais.

O aparelho deve estar ligado ao abastecimento de gás ou à garrafa do gás através de um tubo em cobre rígido ou em aço com conectores, em conformidade com as normas locais ou através de uma mangueira de aço inoxidável sem rupturas, em conformidade com as normas locais.

O comprimento máximo da mangueira deve ser de 2 m.

A mangueira deve ser ligada directamente ao cotovelo do conector externo (Fig. 1), depois de retirar qualquer cabo de extensão que possa estar ligado ao aparelho.

Importante: se utilizar uma mangueira de borracha, esta deve ficar posicionada de forma a não entrar em contacto com componentes quentes, na parte traseira do aparelho ou na cozinha. Deverá passar através de uma área sem obstruções e onde seja possível a sua inspecção a todo o comprimento (Fig. 2).

Depois de ligar o aparelho ao abastecimento do gás, utilize água com sabão para detectar eventuais fugas de gás.

A mangueira de borracha deve ser ligada do modo indicado nas figs. 4 e 5, em conformidade com as normas locais aplicáveis

APENAS PARA A BÉLGICA: instale o conector cónico (A) fornecido com o aparelho (Fig. 3).

Gás natural

Utilize o conector de saída GN para o gás natural ou para uma mistura de propano-ar.

A mangueira de borracha deve ser ligada ao conector de saída e presa com a braçadeira de fixação B (Fig. 4).

Gás butano/propano

Utilize o conector de saída B/P para o gás butano/propano.

A mangueira de borracha deve ser ligada ao conector de saída e presa com a braçadeira de fixação B (Fig. 5).

O comprimento máximo da mangueira de borracha deve ser de 2 m. Deve ser uma mangueira normal e ser substituída dentro do prazo nela impresso.

Importante: Feche a torneira de abastecimento do gás antes de efectuar qualquer operação de manutenção.

Pormenores da conexão: consulte as normas específicas do seu país.

Fig. 1

Fig. 2

Fig. 3

A

B

Fig. 4

B

Fig. 5

 

71

Ajustes do gás

Utilize reguladores de pressão que sejam adequados para os valores da pressão do gás indicados na ficha técnica do produto fornecida em separado.

Se o aparelho estiver preparado para funcionar com um tipo de gás diferente do disponível, será necessário trocar os injectores, ajustar a chama mínima e substituir o conector de saída.

Execute as operações seguintes para trocar os injectores da placa: retire as grelhas; retire os queimadores e as respectivas tampas (consulte a Fig. 6); troque o injector substituindo-o por um adequado ao novo tipo de gás (consulte a tabela na ficha do produto em separado). Substitua a etiqueta de calibragem do gás pela nova etiqueta incluída na embalagem do injector.

Encaixe novamente os diversos componentes, pela ordem inversa, certificando-se de que encaixa correctamente a tampa do queimador no respectivo queimador.

Chama reduzida para as torneiras da placa de fogão

Para ajustar a chama reduzida, proceda do seguinte modo

Acenda o queimador e rode o botão para a posição mínima ; retire o botão da torneira (Fig. 7). Insira uma chave de

parafusos pequena junto do perno da torneira (Fig. 8).

Rode o parafuso para o lado esquerdo para aumentar a chama ou para o lado direito para a reduzir. O ajuste estará correcto quando a chama tiver cerca de 3 - 4 mm.

No caso de gás butano/propano aperte o parafuso de ajuste na totalidade.

Certifique-se de que a chama não se apaga ao passar subitamente de uma chama alta para uma chama baixa e vice-versa. Encaixe novamente o botão.

Ventilação do compartimento

Aparelhos a gás

Este aparelho não está ligado a um dispositivo de exaustão de vapores. Deve, por isso, ser instalado e ligado em conformidade com as normas de instalação em vigor.

Deve-se dar especial atenção ao cumprimento das normas aplicáveis relativas à ventilação de compartimentos.

Ventilação do compartimento

De acordo com as normas em vigor, este aparelho só pode ser instalado e utilizado em compartimentos bem ventilados, com aberturas nas paredes ou com saídas especiais que possibilitem uma ventilação natural ou forçada apropriada, assegurando assim a entrada permanente e adequada do ar necessário a uma combustão correcta e à extracção do ar viciado.

Em particular, se este aparelho a gás for o único do género existente no compartimento, deverá ser instalado um ventilador por cima do mesmo de modo a assegurar a extracção natural e directa do ar viciado, com uma saída vertical recta de comprimento mínimo igual ao dobro do diâmetro e uma secção mínima com pelo menos 100 cm2.

Fig. 6

Fig. 7

Fig. 8

72

Loading...
+ 9 hidden pages