Hp COMPAQ PRESARIO 2115EU, COMPAQ PRESARIO 2101EU, COMPAQ PRESARIO 2135EU, COMPAQ PRESARIO 2131EA, COMPAQ PRESARIO 2138EA SERVICE MANUAL [pt]

...
Page 1
b

Guia de referência

Série de notebooks da Compaq
Número de publicação do documento: 319954-131
Novembro de 2003
Este manual explica como configurar, utilizar, manter e solucionar problemas em seu notebook. Também fornece informações acerca de baterias e gestão de energia, ligações de dispositivos externos e de modem e rede. O último capítulo fornece informações de referências adicionais acerca de comandos do modem, segurança e informações regulamentares.
Page 2
© 2003 Hewlett-Packard Development Company, L.P.
Microsoft, MS-DOS, e Windows são marcas comerciais da Microsoft Corporation nos E.U.A e noutros países.
As informações aqui contidas estão sujeitas a alteração sem aviso prévio. As garantias que cobrem os produtos e serviços da HP são estabelecidas exclusivamente na documentação de garantia que os acompanha. Neste documento, nenhuma declaração deverá ser interpretada como a constituição de garantia adicional. A HP não se responsabiliza por erros técnicos e editoriais ou omissões neste documento.
Guia de referência Série de notebooks da Compaq Primeira edição, novembro de 2003 Número de publicação do documento: 319954-131
Page 3
Contrato de licença
de produto de software
O seu produto Hewlett-Packard contém programas de software. LEIA CUIDADOSAMENTE ESTE CONTRATO DE LICENÇA ANTES DE PROSSEGUIR COM A UTILIZAÇÃO DESTE EQUIPAMENTO. OS DIREITOS SOBRE O SOFTWARE SÃO OFERECIDOS APENAS COM A CONDIÇÃO DE QUE O CLIENTE CONCORDE COM TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DO CONTRATO DE LICENÇA. O PROSSEGUIMENTO DA UTILIZAÇÃO DO EQUIPAMENTO INDICA A ACEITAÇÃO DESTES TERMOS E CONDIÇÕES. SE NÃO CONCORDAR COM OS TERMOS DO CONTRATO DE LICENÇA, REMOVA O SOFTWARE DA SUA UNIDADE DE DISCO RÍGIDO E DESTRUA AS DISQUETES PRINCIPAIS, OU DEVOLVA O PRODUTO DA HP COMPLETO E O SOFTWARE PARA OBTER REEMBOLSO TOTAL. PROSSEGUIR COM A CONFIGURAÇÃO IMPLICA A SUA ACEITAÇÃO DOS TERMOS DA LICENÇA.
A MENOS QUE ESPECIFICADO ABAIXO, ESTE CONTRATO DE LICENÇA DE SOFTWARE DEVERÁ REGER A UTILIZAÇÃO DE TODO O SOFTWARE FORNECIDO COMO PARTE DO PRODUTO HP E DEVERÁ SUBSTITUIR QUALQUER OUTRA DECLARAÇÃO DE GARANTIA DE SOFTWARE QUE POSSA SER INCLUÍDA NESTE PRODUTO HP OU ENCONTRADA ONLINE.
Guia de referência iii
Page 4
Contrato de licença de produto de software
O sistema operativo e as aplicações de software da Microsoft são licenciados para si sob o Contrato de licença da Microsoft disponível na documentação da empresa ou mostrado no ecrã quando os produtos de software da Microsoft são iniciados.
Para notebooks fornecidos com sistema operativo da Microsoft: Ao iniciar o notebook e aceitar o contrato de licença
de utilizador final ("EULA", End-user License Agreement) da Microsoft, os direitos da licença serão válidos apenas se a etiqueta do Certificado de autenticidade ("COA", Certificate of Authenticity) correspondente ao sistema operativo da Microsoft acompanhar o equipamento. Normalmente, a etiqueta do COA encontra-se na parte inferior do notebook. Se a etiqueta do COA não corresponder ao seu sistema operativo da Microsoft ou não existir, entre em contacto com o revendedor da HP para obter pormenores.
Outros sistemas operativos e software que não sejam da HP estão cobertos pela licença do respectivo fornecedor. Os seguintes Termos de licença governam a utilização do software HP:
UTILIZAÇÃO. O cliente pode utilizar o software em qualquer produto HP. O cliente não pode partilhar o software em rede ou utilizá-lo em mais de um produto HP. Não está permitido efectuar engenharia inversa ou descompilar o software a menos que autorizado por lei.
CÓPIAS E ADAPTAÇÕES. O cliente pode efectuar cópias e adaptações do software (a) para fins de arquivamento ou (b) quando a cópia ou adaptação for um passo essencial na utilização do software num produto HP desde que as cópias e adaptações não sejam utilizadas de outro modo.
PROPRIEDADE. O cliente concorda que não possui qualquer título ou propriedade sobre o software para além do suporte físico. O cliente reconhece e concorda que o software é registado e protegido pelas leis de direitos de autor. O cliente reconhece e concorda que o software pode ter sido desenvolvido por outro fornecedor citado nos avisos de direitos de autor incluídos com o software, que será autorizado a responsabilizar o cliente por qualquer infracção ou violação deste contrato.
iv Guia de referência
Page 5
Contrato de licença de produto de software
CD-ROM ou DVD DE RECUPERAÇÃO DO PRODUTO. Se o produto HP foi enviado com um CD-ROM ou DVD de recuperação do produto: (i) O CD-ROM ou DVD de recuperação de produto e/ou utilitário de suporte só podem ser utilizados para restaurar o disco rígido do produto HP com o qual o CD-ROM ou DVD de recuperação foi originalmente fornecido. (ii) A utilização de qualquer sistema operativo da Microsoft contido em qualquer CD-ROM ou DVD de recuperação do produto será regida pelo Contrato de licença.
TRANSFERÊNCIA DOS DIREITOS DO SOFTWARE. O cliente pode transferir os direitos do software para terceiros somente como parte da transferência de todos os direitos e somente se o cliente obtiver concordância prévia do terceiro a ser envolvido pelos termos deste Contrato de licença. Em tal transferência, o cliente concorda que os seus direitos do software serão finalizados e que terá que destruir as suas cópias e adaptações ou entregá-las ao terceiro.
SUBLICENCIAMENTO E DISTRIBUIÇÃO. O cliente não pode arrendar, sublicenciar o software ou distribuir cópias ou adaptações do mesmo ao público em suporte físico ou por telecomunicação sem o consentimento prévio e por escrito da Hewlett-Packard.
FINALIZAÇÃO. A Hewlett-Packard pode finalizar esta licença de software por falha do cliente no cumprimento de qualquer um dos termos se a mesma houver requisitado ao cliente a correcção da falha e este não o fizer no prazo de trinta (30) dias após o aviso.
ACTUALIZAÇÕES. O cliente concorda que o software não inclui actualizações que podem ser fornecidas pela Hewlett-Packard mediante um acordo de suporte separado.
CLÁUSULA DE EXPORTAÇÃO. O cliente concorda em não exportar ou reexportar o software ou qualquer cópia ou adaptação em violação de regulamentações da Administração de exportações dos EUA ou outra regulamentação aplicável.
Guia de referência v
Page 6
Contrato de licença de produto de software
DIREITOS RESTRITOS DO GOVERNO DOS EUA. A utilização, duplicação ou divulgação estão sujeitas aos termos da licença comercial padrão da HP e aos departamentos e organismos não DOD do Governo dos E.U.A., as restrições estabelecidas em FAR 52.227-19(c)(1-2) (Junho de 1987) Hewlett-Packard Company, 3000 Hanover Street, Palo Alto, CA 94304 U.S.A. Copyright © 2000 Hewlett-Packard Company. Todos os direitos reservados. O cliente também concorda que o software seja fornecido e licenciado como "Software comercial para notebooks" como definido em DFARS 252-227-7014 (Junho de 1995) ou como um "item comercial" conforme definido em FAR 2.101(a), ou como um "Software restrito de notebook" como definido em FAR 52.227-19 (ou qualquer outro organismo equivalente de regulamentação ou cláusula contratual), seja qual for o aplicável. O cliente concorda que possui apenas aqueles direitos fornecidos para esse software pela cláusula aplicável do FAR ou DFARS, ou pelo contrato de software padrão da HP para o produto envolvido.
POLÍTICA DE SUPORTE PARA SERVICE PACKS (PACOTES DE SERVIÇOS) DE SISTEMAS OPERATIVOS DA MICROSOFT. A HP proporciona suporte ao utilizador final
para os notebooks HP que utilizam os sistemas operativos da Microsoft, incluindo os mais recentes pacotes de serviços. Este suporte estará disponível trinta (30) dias após o lançamento dos mesmos pela Microsoft.
TECNOLOGIA DE ASSISTÊNCIA. Este produto foi concebido para fins de acessibilidade. Foi testado com produtos de tecnologia de assistência líderes de mercado para garantir mesmo tipo de acesso a todos, em qualquer momento e em qualquer local.
vi Guia de referência
Page 7

Conteúdo

Contrato de licença de produto de software
1 Informações básicas acerca do notebook
Identificar os componentes do equipamento . . . . . . . . . . 1–1
Componentes do painel frontal e direito . . . . . . . . . . 1–2
Componentes do painel posterior e esquerdo . . . . . . 1–4
Componentes do painel inferior . . . . . . . . . . . . . . . . 1–6
Luzes de estado . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1–8
Configurar o notebook . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1–10
Passo 1: Introduzir a bateria . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1–10
Passo 2: Ligar a alimentação CA . . . . . . . . . . . . . . 1–11
Passo 3: Ligar a linha telefónica . . . . . . . . . . . . . . . 1–12
Passo 4: Ligar o notebook . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 1–13
Passo 5: Configurar o Windows . . . . . . . . . . . . . . . 1–14
Guia de referência vii
Page 8
Conteúdo
2 Funcionamento básico
Funcionamento do notebook . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–1
Definições padrão de fornecimento de energia . . . . . 2–2
Reinicialização do notebook . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–3
Alteração do dispositivo de arranque . . . . . . . . . . . . 2–3
Utilização do painel táctil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–4
Utilização da função Tap to Click
do painel táctil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–5
Utilização das teclas de aceleração . . . . . . . . . . . . . . 2–6
Utilização dos botões de toque único . . . . . . . . . . . . 2–7
Utilização das teclas Windows e Aplicações . . . . . . 2–8
Introdução de gráficos alternativos
com a tecla ALT GR . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–9
Utilizar CDs ou DVDs . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–10
Introdução ou remoção de CDs ou DVDs. . . . . . . . 2–10
Reprodução de filmes em DVD. . . . . . . . . . . . . . . . 2–11
Criação ou cópia de CDs . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–11
Gravação em médias de DVD . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–12
Segurança do notebook . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–13
Configuração da protecção por palavra-passe. . . . . 2–13
Bloqueio do notebook . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–13
Como prender os cabos de segurança . . . . . . . . . . . 2–14
Protecção contra vírus . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–15
Bloqueio da unidade de disco rígido . . . . . . . . . . . . 2–15
Cuidados com o notebook . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–16
Protecção da unidade de disco rígido . . . . . . . . . . . 2–16
Manutenção do notebook. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–16
Protecção dos dados. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–17
Aumento da vida útil do ecrã. . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–17
Limpeza do notebook . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 2–18
viii Guia de referência
Page 9
3 Baterias e gestão de energia
Gerir o consumo de energia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3–1
Modo de gestão automática
de energia do notebook . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3–2
Alteração das definições automáticas
e criar esquemas de energia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3–3
Utilizar a energia da bateria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3–4
Verificação do estado da bateria . . . . . . . . . . . . . . . . 3–4
Resposta a avisos de bateria com pouca carga . . . . . 3–5
Recarregamento da bateria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 3–5
Como obter o máximo rendimento das baterias . . . . 3–6
4 Ligações de modem e de rede
Utilizar o modem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4–1
Ligação do modem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4–2
Limitações especiais em determinados países. . . . . . 4–3
Alteração das definições do modem . . . . . . . . . . . . . 4–4
Ligar a redes de área local (LAN) . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4–5
Utilizar adaptadores de rede LAN sem fio. . . . . . . . . . . . 4–6
Estabelecer ligações de redes sem fio
(somente em alguns modelos) . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4–8
Activação e desactivação
da comunicação sem fio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 4–11
Conteúdo
Guia de referência ix
Page 10
Conteúdo
5 Dispositivos adicionais
Ligar dispositivos externos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5–1
Introdução ou remoção de placas PC Card . . . . . . . . 5–1
Ligação de dispositivos de áudio. . . . . . . . . . . . . . . . 5–3
Utilização de monitores externos . . . . . . . . . . . . . . . 5–4
Ligação de dispositivos 1394
(somente em alguns modelos) . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5–6
Ligação de dispositivos infravermelhos
(somente em alguns modelos) . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5–6
Utilização de replicadores de porta
(somente em alguns modelos) . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5–8
Instalar RAM adicional (memória) . . . . . . . . . . . . . . . . 5–11
Instalação de módulos de expansão de RAM . . . . . 5–11
Remoção de módulos de expansão de RAM. . . . . . 5–13
Substituir a unidade de disco rígido. . . . . . . . . . . . . . . . 5–14
Substituição da unidade de disco rígido . . . . . . . . . 5–14
Substituição do suporte da unidade
de disco rígido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5–16
Preparação de novas unidades
de disco rígido . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 5–17
xGuia de referência
Page 11
6 Resolução de problemas
Resolver problemas do notebook. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6–1
Problemas de áudio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6–2
Problemas de CD-ROM e DVD . . . . . . . . . . . . . . . . 6–3
Problemas de visualização. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6–5
Problemas na unidade de disco rígido . . . . . . . . . . . . 6–6
Problemas de aquecimento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6–7
Problemas de infravermelhos . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6–7
Problemas com o teclado
e com os dispositivos indicadores . . . . . . . . . . . . . . . 6–8
Problemas na rede LAN (rede local) . . . . . . . . . . . . 6–10
Problemas na memória . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6–11
Problemas com o modem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6–12
Problemas da placa PC Card (PCMCIA) . . . . . . . . 6–16
Problemas de desempenho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6–17
Problemas de fornecimento de energia
e com a bateria. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6–18
Problemas de impressão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6–21
Problemas de porta série, paralela e USB . . . . . . . . 6–22
Problemas de arranque. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6–23
Problemas com a comunicação sem fio. . . . . . . . . . 6–25
Configurar o notebook . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6–27
Execução do utilitário de configuração do BIOS . . 6–27
Alteração das definições da memória de vídeo
com o utilitário de configuração do BIOS. . . . . . . . 6–32
Actualizar softwares e controladores pela Web. . . . . . . 6–32
Utilizar os recursos de restauro do sistema . . . . . . . . . . 6–33
Proteger os dados. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6–34
CD de restauro do sistema operativo (SO) . . . . . . . 6–35
CD de reinstalação do sistema operativo. . . . . . . . . 6–36
Reinstalar controladores . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 6–37
Restaurar aplicações de software. . . . . . . . . . . . . . . 6–38
Conteúdo
Guia de referência xi
Page 12
Conteúdo
7 Informações de referência
Informação de referência acerca do modem . . . . . . . . . . 7–1
Referências acerca do modem (Conexant) . . . . . . . . 7–1
Informações acerca da segurança. . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–19
Cabos de alimentação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–19
Segurança da bateria . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–20
Segurança de laser . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–21
Segurança do LED. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–21
Segurança do mercúrio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–22
Exposição à radiação de radiofrequência . . . . . . . . 7–22
Informações acerca da comunicação sem fio . . . . . 7–23
Informações de regulamentação. . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–23
E.U.A. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–23
Canadá . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–27
União Europeia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–28
Japão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–31
Coreia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–32
Nova Zelândia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–33
Rússia. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–35
Brasil . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–35
Outros países . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 7–35
Índice
xii Guia de referência
Page 13
Informações básicas
acerca do notebook

Identificar os componentes do equipamento

Os componentes fornecidos com o notebook podem variar consoante a localização geográfica e os recursos que seleccionou. As ilustrações apresentadas a seguir identificam os componentes padrão externos fornecidos com a maior parte dos modelos.
Veja as ilustrações que mais se parecem com o seu notebook.
1
Guia de referência 1–1
Page 14
Informações básicas acerca do notebook

Componentes do painel frontal e direito

Luzes de estado principais (da
1
esquerda para a direita): modo de energia, actividade da unidade de disco rígido e bateria.
Painel táctil, painel de
2
deslocamento, botões de clique e botão de activação/desactivação.
Botão de ligação: liga e desliga
3
o notebook.
Luzes de estado do teclado.
4
Botões de toque único.
5
Trava para abrir/fechar
6
o notebook.
1–2 Guia de referência
Porta PS/2.
7
Unidade CD-ROM, DVD
8
ou outra.
Bateria.
9
Botão de activação/desactivação
-
da comunicação sem fio e respectiva luz indicadora (somente em alguns modelos).
Porta de infravermelhos
q
(somente em alguns modelos).
Unidade de disco rígido.
w
Page 15
Informações básicas acerca do notebook
Luzes de estado principais (da
1
esquerda para a direita): modo de energia, actividade da unidade de disco rígido e bateria.
Painel táctil, painel de
2
deslocamento, botões de clique e botão de activação/desactivação.
Botão de ligação: liga e desliga
3
o computador.
Luzes de estado do teclado.
4
Botões de toque único.
5
Trava para abrir/fechar
6
o notebook.
Portas USB (Universal
7
serial bus).
Guia de referência 1–3
Unidade CD-ROM, DVD
8
ou outra.
Tomadas de áudio (da esquerda
9
para a direita): saída de áudio (auscultadores), microfone externo.
Luz e botão silenciador de áudio
-
e controlo de volume.
Bateria.
q
Botão de activação/desactivação
w
da comunicação sem fio e respectiva luz indicadora (somente em alguns modelos).
Porta de infravermelhos
e
(somente em alguns modelos).
Page 16
Informações básicas acerca do notebook

Componentes do painel posterior eesquerdo

Tomada do transformador CA.
1
Portas USB (Universal
2
serial bus).
Tomada RJ-45: liga cabos
3
de rede. Tomada de saída S-vídeo.
4
Porta paralela (LPT1): utilize-a
5
para ligar impressoras ou outros dispositivos paralelos.
Porta série (COM1): utilize-a
6
para ligar ratos, modems, impressoras ou outros dispositivos seriais.
Porta do monitor externo.
7
Ranhura da trava do cabo
8
(conector de segurança).
Tomada RJ-11: liga o cabo
9
do modem. Ranhura e botão da placa
-
PC Card e CardBus (somente em alguns modelos; a localização varia consoante o modelo).
Porta IEEE 1394 (somente
q
em alguns modelos). Tomadas de áudio (da esquerda
w
para a direita): microfone externo, saída de áudio (auscultadores).
Controlo de volume.
e
Luz e botão silenciador de áudio.
r
Unidade de disquetes (somente
t
em alguns modelos).
1–4 Guia de referência
Page 17
Informações básicas acerca do notebook
Tomada do transformador CA.
1
Duas portas USB.
2
Tomada RJ-45: liga cabos
3
de rede.
Porta PS/2.
4
Porta paralela (LPT1): liga
5
impressoras ou outros dispositivos paralelos.
Porta do monitor externo.
6
O notebook é fornecido com duas antenas, localizadas próximas
às dobradiças na base do painel posterior.
Tomada de saída S-vídeo.
7
Ranhura da trava do cabo
8
(conector de segurança).
Tomada RJ-11: liga cabos
9
de modem.
Porta IEEE 1394 (somente
-
em alguns modelos).
Ranhura e botão da placa
q
PC Card e CardBus (somente em alguns modelos; a localização varia consoante o modelo).
Unidade de disquetes (somente
w
em alguns modelos).
Guia de referência 1–5
Page 18
Informações básicas acerca do notebook

Componentes do painel inferior

Unidade de disco rígido.
1
Trava da bateria.
2
Protecção da memória RAM.
3
ATENÇÃO: A FCC não permite a utilização de dispositivos mini PCI
Ä
não autorizados neste equipamento. A instalação desses dispositivos incompatíveis poderá impedir que o equipamento funcione correctamente e resultar na exibição duma mensagem de aviso no ecrã. Para que o equipamento retorne ao seu funcionamento normal, remova o dispositivo não autorizado. Contacte o Suporte técnico da Compaq se a mensagem de erro acerca do dispositivo mini PCI aparecer no ecrã.
1–6 Guia de referência
Botão reiniciar.
4
Porta de ancoragem (somente
5
em alguns modelos).
Tampa da mini PCI (o utilizador
6
não deve manejar as peças no interior).
Page 19
Informações básicas acerca do notebook
Unidade de disco rígido.
1
Trava da bateria.
2
Tampa da mini PCI (o utilizador
3
não deve manejar as peças no interior).
Protecção da memória RAM.
4
Porta de ancoragem (somente
5
em alguns modelos).
Botão reiniciar.
6
Guia de referência 1–7
Page 20
Informações básicas acerca do notebook

Luzes de estado

O notebook contém várias luzes que informam do estado da energia e da bateria, da actividade de unidades e de teclas de função como Caps Lock e Num Lock.
O diagrama a seguir mostra as luzes de estado principais localizadas na parte frontal do equipamento.
Modo de energia
1
Q Acesa: o notebook está ligado, mesmo com o ecrã desligado. Q Intermitente: o notebook está no modo de suspensão. Q Apagada: o notebook está desligado ou no modo de hibernação.
Actividade da unidade de disco rígido
2
Acesa: o notebook está a aceder a unidade de disco rígido.
Estado da bateria
3
Q Verde: o transformador CA está ligado e a bateria está
totalmente carregada.
Q Amarela: o transformador CA está ligado e a bateria está a
ser carregada.
Q Intermitente: o transformador CA está ligado e a bateria não
está montada ou está com falhas.
Q Apagada: o transformador CA não está ligado.
1–8 Guia de referência
Page 21
Informações básicas acerca do notebook
As luzes de estado do teclado, localizadas acima do mesmo, indicam as suas condições de trava.
Caps Lock acesa: a função Caps Lock está activa.
1
Num Lock acesa: a função Num Lock está activa. A tecla Keypad
2
Lock também tem que estar activa para que seja possível utilizar o teclado numérico incorporado.
Keypad Lock acesa: o teclado numérico incorporado está activo
3
(Fn+F8). A luz Num Lock também deverá estar acesa para activar as teclas numéricas. Se não estiver, o controlo do cursor estará activo, conforme o indicado no teclado externo.
Guia de referência 1–9
Page 22
Informações básicas acerca do notebook

Configurar o notebook

AVISO: Para reduzir o risco de ferimentos sérios, leia o Manual de
Å
segurança e conforto. Nele, são descritas as configurações e postura adequadas para estações de trabalho, bem como os hábitos de saúde e de trabalho para utilizadores de computador. Também fornece informações importantes acerca de segurança mecânica e eléctrica. Este manual localiza-se no site http://www.compaq.com/ergo, na unidade de disco rígido ou no CD Documentation Library (Biblioteca de documentação), fornecido com o produto.
Ao configurar o notebook pela primeira vez, ligue o transformador CA, carregue a bateria, ligue o notebook e execute o programa de configuração do Windows.

Passo 1: Introduzir a bateria

AVISO: Não parta nem fure as baterias. Não as exponha ao fogo,
Å
pois poderão estourar ou explodir, libertando substâncias químicas prejudiciais à saúde. As baterias recarregáveis necessitam ser recicladas ou descartadas correctamente.
Para instalar a bateria:
1. Posicione o notebook virado para baixo.
2. Introduza a extremidade do conector da bateria no seu compartimento e deslize-o para dentro até encaixar.
1–10 Guia de referência
Page 23
Informações básicas acerca do notebook

Passo 2: Ligar a alimentação CA

ATENÇÃO: Utilize apenas o transformador CA que acompanha o
Ä
notebook ou outro adaptador aprovado que satisfaça os requisitos de alimentação do equipamento. O uso de transformadores CA inadequados poderá causar danos ao notebook ou ao próprio transformador, perda de dados, bem como anular a garantia.
1. Ligue o transformador CA no notebook.
2. Ligue o cabo de alimentação ao transformador CA.
3. Ligue o cabo de alimentação em uma ficha de parede. Com isso, o processo de carregamento da bateria do notebook será iniciado.
Ao desligar o cabo de alimentação, desligue-o primeiro da
tomada eléctrica antes de desligar o transformador CA.
Enquanto a bateria estiver a ser carregada, continue com as instruções apresentadas na secção "Passo 3: Ligar a linha
telefónica".
Guia de referência 1–11
Page 24
Informações básicas acerca do notebook

Passo 3: Ligar a linha telefónica

1. Certifique-se de que a linha telefónica seja analógica, por vezes também chamada de linha de dados. Não utilize linhas digitais.
2. Ligue o cabo telefónico (RJ-11) à tomada telefónica.
3. Ligue a outra extremidade do cabo telefónico na tomada de modem RJ-11, localizada no notebook.
Para obter informações pormenorizadas acerca da utilização do modem, consulte a secção "Utilizar o modem".
1–12 Guia de referência
Page 25
Informações básicas acerca do notebook

Passo 4: Ligar o notebook

Prima o botão de ligação situado no lado superior esquerdo do teclado. O notebook arranca e o Windows é iniciado automaticamente.
Se o notebook não ligar ao funcionar com energia da bateria, a
mesma pode estar sem carga. Ligue o transformador CA e prima o botão de ligação novamente. Deixe o transformador CA ligado por várias horas para carregar totalmente a bateria. Os tempos de carregamento variam.
AVISO: O notebook foi projectado para executar aplicações pesadas com a potência máxima. Como resultado de um aumento do consumo
Å
da alimentação, é normal o aquecimento do computador durante a utilização contínua. Para evitar possíveis desconfortos ou queimaduras, não bloqueie os respiradouros ou utilize o notebook em seu colo por períodos prolongados. O notebook está em conformidade com os limites de temperatura das superfícies expostas ao utilizador definidos pelo International Standard for Safety of Information Technology Equipment (IEC 60950).
Guia de referência 1–13
Page 26
Informações básicas acerca do notebook

Passo 5: Configurar o Windows

O notebook é fornecido com o sistema operativo Microsoft Windows pré-instalado na unidade de disco rígido. A primeira vez que o notebook for ligado, o programa de configuração do Windows será executado automaticamente, permitindo personalizar a configuração.
1. Siga as instruções do programa de configuração apresentadas no ecrã. Se o programa solicitar o código de identificação do produto, localize-o na parte inferior do notebook.
2. Verifique as definições de área e de país do modem. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Impressoras e outro hardware > Opções de telefone e modem. Em seguida, escolha o seu país/região.
1–14 Guia de referência
Page 27

Funcionamento básico

Funcionamento do notebook

Pode utilizar o botão de ligação para iniciar ou interromper o funcionamento do notebook. Entretanto, talvez seja necessário utilizar métodos alternativos, consoante as considerações acerca do fornecimento de energia, dos tipos de ligações activas e tempos de arranque. Este capítulo descreve vários desses métodos.
2
Guia de referência 2–1
Page 28
Funcionamento básico

Definições padrão de fornecimento de energia

Modo de energia Para activar este modo Função
ACTIVO -
A luz de estado de alimentação está acesa.
DESACTIVO ­A luz de estado de alimentação está apagada.
Suspensão ­A luz do estado de alimentação está intermitente.
Hibernação ­A luz de estado de alimentação está apagada.
Prima rapidamente o botão de ligação.
Seleccione Iniciar > Desligar o computador > Desactivar. Se o sistema deixou de responder e não puder executar os procedimentos de encerramento do Windows, prima sem soltar o botão de ligação durante 4 segundos para desligar o notebook.
Seleccione Iniciar > Desligar o computador > Modo de espera.
-ou­Deixe que o sistema esgote
o tempo limite.
Se o notebook já estiver ligado, prima rapidamente o botão de ligação.
-ou­Prima Fn+F12.
-ou­Deixe que o sistema esgote o
tempo limite.
Liga o notebook.
Desliga o notebook.
Q Economiza muita
energia.
Q Desliga o ecrã e
outros componentes.
Q Mantém a sessão
actual na RAM.
Q Reinicia
rapidamente.
Q Restaura as
ligações de rede.
Q Economiza o
máximo de energia.
Q Guarda a sessão
actual no disco e depois encerra o notebook.
Q Restaura as
ligações de rede.
Também pode personalizar o funcionamento dos modos de energia. Consulte o capítulo "Baterias e gestão de energia" deste manual.
2–2 Guia de referência
Page 29

Reinicialização do notebook

Ocasionalmente, o Windows ou o notebook poderão para de responder e não será possível desligar o notebook. Se isso ocorrer, experimente executar os seguintes procedimentos na ordem indicada.
Q Se possível, encerre o Windows: Prima ctrl+alt+del, e,
em seguida, seleccione Encerrar > Reiniciar.
-ou-
Q Prima o botão de ligação por ao menos 4 segundos até
desligar o ecrã. Os dados não guardados serão perdidos. Prima o botão de ligação novamente para reiniciar o equipamento.
-ou-
Q Insira a ponta de um clipe no botão de reinicialização
localizado na parte inferior do notebook e, em seguida, prima o botão de ligação para o reiniciar.
Para reiniciar o notebook quando este estiver ancorado num replicador de portas, pode premir o botão reiniciar no lado esquerdo do mesmo.
Funcionamento básico

Alteração do dispositivo de arranque

Normalmente, o notebook arranca a partir da unidade de disco rígido interna. O equipamento também pode arrancar a partir de unidades de disquetes, CD-ROM ou de placas de interface de rede interna.
1. Seleccione Iniciar > Desligar o computador > Reiniciar.
2. Quando o ecrã do logótipo aparecer, prima o menu Boot (Arranque).
3. Utilize as teclas de seta para seleccionar o dispositivo de arranque e prima
enter.
Se preferir que o equipamento arranque a partir de dispositivos específicos sempre que estiverem presentes, altere a ordem de arranque através do utilitário de configuração do BIOS. Consulte a secção "Configurar o notebook" no capítulo "Resolução de problemas" deste manual.
Guia de referência 2–3
esc para mostrar
Page 30
Funcionamento básico

Utilização do painel táctil

O painel táctil inclui um botão de activação/desactivação que permite desactivá-lo para impedir que o ponteiro se mova acidentalmente durante a introdução de texto. A luz indicadora apaga-se ao desactivar o painel táctil.
1 Botões de clique: esses botões funcionam como os botões
esquerdo e direito de ratos padrão.
2 Painel táctil: dispositivo apontador sensível ao toque.
3 Botão de activação/desactivação do painel táctil e luz
indicadora.
4 Painel de deslocamento: esse painel faz com que o conteúdo
da janela activa do ecrã mova-se verticalmente.
2–4 Guia de referência
Page 31
Funcionamento básico

Utilização da função Tap to Click do painel táctil

Por padrão, a função de batimento, Tap to Click, não está activada. Para o fazer, siga as instruções aqui incluídas.
1. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Impressoras e outro hardware > Rato. A caixa de diálogo Propriedades do rato abrirá.
2. Seleccione o separador Definições de dispositivo e o botão Definições.
3. No painel esquerdo, seleccione a opção Tapping (Bater). Em seguida, seleccione a caixa de verificação Enable Tapping (Activar batimento).
4. Seleccione Aplicar > OK > OK.
Neste momento, a função Tap to Click estará activada, permitindo a selecção de itens localizados no ecrã com apenas o toque do dedo no painel táctil.
Guia de referência 2–5
Page 32
Funcionamento básico

Utilização das teclas de aceleração

A combinação da tecla Fn mais outra cria uma tecla de aceleração, ou seja, uma sequência de teclas de atalho para vários controlos do sistema. Para utilizar as teclas de aceleração, prima sem soltar a tecla duas teclas.
Fn, prima a segunda tecla adequada e, em seguida, solte as
Esta tecla de aceleração Efectua o seguinte
Fn+F1 Diminui a luminosidade do ecrã.
Fn+F2 Aumenta a luminosidade do ecrã.
Fn+F8 Activa e desactiva o teclado numérico
Fn+F12 Inicia o modo de hibernação
Fn+NumLock Activa e desactiva a função de bloqueio
Fn+Page Up Aumenta o volume do áudio e cancela
Fn+Page Down Diminui o volume do áudio.
Fn+Retrocesso Silencia/activa a saída de som.
2–6 Guia de referência
incorporado. Não afecta teclados externos. Se a tecla Num Lock estiver activada, as funções numéricas também estarão activas; no caso contrário, o controlo do cursor estará activo (como marcado no teclado externo).
de deslocamento Scroll Lock.
a definição sem som.
Page 33
Funcionamento básico

Utilização dos botões de toque único

O notebook inclui cinco botões de toque único que podem iniciar qualquer aplicação ou abrir documentos ou sites da Web com um único toque.
Prima o botão de toque único para abrir a aplicação, documento ou site da Web correspondente.
Para programar o botão de toque único:
1. Seleccione Iniciar > Todos os programas > Utilitários > One-Touch (Toque único).
2. No separador One-Touch (Toque único), seleccione o botão que deseja reprogramar.
3. Escreva a identificação do botão, em seguida, seleccione a aplicação, documento, pasta ou site da Web que o botão deverá abrir.
4. Se desejar que apareça uma identificação no ecrã ao premir um botão de toque único, seleccione esta opção no separador Onscreen Display (Exibição no ecrã).
Guia de referência 2–7
Page 34
Funcionamento básico

Utilização das teclas Windows e Aplicações

A tecla Windows faz aparecer o menu Iniciar do sistema operativo. O efeito é o mesmo que seleccionar o botão Iniciar na barra de tarefas.
A tecla Aplicações faz aparecer o menu de atalho do item seleccionado no momento. Este é o mesmo menu que aparece quando se faz clique com o botão direito do rato ao apontar no item seleccionado.
Esta combinação de teclas Efectua o seguinte
Tecla Windows+E Executa o Explorador do Windows.
Tecla Windows+F1 Executa a ajuda do Windows.
Tecla Windows+F Executa a localização do Windows:
Tecla Windows+M Minimiza todas as janelas
Shift+tecla Windows+M Restaura o tamanho original de
Tecla Windows+R Abre a caixa de diálogo Executar
2–8 Guia de referência
Procurar
apresentadas.
todas as janelas minimizadas.
do Windows.
Page 35
Funcionamento básico

Introdução de gráficos alternativos com a tecla ALT GR

Os teclados não americanos apresentam a tecla ALT GR à direita da barra de espaços e teclas que mostram caracteres internacionais. Esses caracteres especiais aparecem no canto inferior direito de algumas teclas. Por exemplo:
1Com Shift
2Sem Shift
3 ALT GR
» Para escrever algum caractere internacional, prima sem soltar
a tecla caractere internacional que pretende mostrar.
ALT GR. Em seguida, prima a tecla que contém o
Se o teclado não apresentar a tecla ALT GR, será possível utilizar
a tecla ALT em vez da tecla ALT GR de maneira a obter o mesmo resultado.
Guia de referência 2–9
Page 36
Funcionamento básico

Utilizar CDs ou DVDs

Introdução ou remoção de CDs ou DVDs

ATENÇÃO: Não remova CDs ou DVDs enquanto o notebook estiver a
Ä
lê-los, pois o equipamento poderá parar de responder e causar perda de dados. Para evitar danos ao disco ou unidade, certifique-se de premir o CD ou DVD firmemente no tabuleiro.
A localização da unidade de CD ou DVD varia consoante
omodelo.
1. Prima o botão disponível na face da unidade de CD ou DVD. Se estiver a utilizar a unidade pela primeira vez, certifique-se de remover, se houver, o acessório de embalagem em cartão.
2. Prima com cuidado, mas firmemente, o CD ou o DVD sobre o tabuleiro, com a etiqueta voltada para cima.
-ou­Remova o CD ou DVD.
3. Empurre o tabuleiro para dentro do módulo para fechá-lo.
Se o notebook ficar sem alimentação eléctrica, é possível abrir
manualmente a unidade para remover o CD. Introduza uma tira de cartão plano no orifício localizado na parte frontal da unidade para abri-la.
2–10 Guia de referência
Page 37

Reprodução de filmes em DVD

Caso o seu notebook disponha de leitor ou outra unidade de leitura de DVDs, deve incluir também o software correspondente que permite reproduzir filmes.
» Seleccione Iniciar > Todos os programas > Multimédia >
Leitor de DVD > InterVideo WinDVD.
Para obter o melhor desempenho durante a reprodução de filmes
com alimentação a bateria, defina o Esquema de energia no Painel de controlo em Portátil/Laptop.
Os DVDs podem ter códigos regionais incorporados nos dados.
Esses códigos impedem que filmes em DVD possam ser vistos fora da região do mundo onde são vendidos. Se obtiver um erro de código de região, estará a tentar ler um DVD destinado a uma região diferente.
A maioria das unidades de DVD permite alterar esse código apenas um número limitado de vezes (normalmente, não mais que quatro vezes). Ao atingir esse limite, a última alteração será gravada definitivamente na unidade de DVD, tornando-se permanente. A garantia não cobre a despesa para corrigir este problema. Consulte a ajuda do software de leitura de DVD para obter pormenores acerca da configuração de códigos regionais.
Funcionamento básico

Criação ou cópia de CDs

Caso o seu notebook apresente uma unidade combinada de DVD/CDRW, também inclui o software, tal como o Roxio Easy CD Creator, que permite copiar ou criar CDs. Siga as instruções fornecidas no software. A qualidade de leitura e gravação poderá variar consoante a média.
Guia de referência 2–11
Page 38
Funcionamento básico

Gravação em médias de DVD

Se o notebook estiver equipado com uma unidade combinada de DVD+RW/R e CDRW, instale os softwares Roxio Easy CD Creator e Sonic My DVD contidos nos CDs fornecidos com o equipamento antes de gravar em médias de DVD.
Ao gravar em médias de DVD+R ou DVD+RW, observe as seguintes orientações:
Q Coloque o notebook numa superfície plana e estável, e
certifique-se de que a temperatura do ambiente esteja abaixo de 90° F.
Q Certifique-se de que o transformador CA esteja ligado no
notebook e na tomada eléctrica CA.
Q Feche e saia de todas as aplicações de software, excepto o
Roxio Easy CD Creator (durante a gravação de disco de dados) ou o Sonic My DVD (durante a gravação de disco de).
2–12 Guia de referência
Page 39

Segurança do notebook

Configuração da protecção por palavra-passe

Para proteger o notebook contra o acesso de outro usuário, defina uma palavra-passe de protecção, conforme as informações apresentadas a seguir:
1. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Contas de utilizadores e, em seguida, escolha a sua conta.
2. Seleccione a opção Criar palavra-passe e defina-a.
3. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Desempenho e manutenção > Opções de energia.
4. No separador Avançadas, seleccione a alternativa de solicitação de palavra-passe quando o notebook sair do modo de suspensão.
Para cancelar a protecção, repita as etapas anteriores, mas defina
uma palavra-passe vazia.
Funcionamento básico
Para concluir a protecção, defina palavras-passe no Windows e por meio do utilitário do BIOS. Para tal, consulte a secção
"Configurar o notebook" do capítulo "Resolução de problemas".

Bloqueio do notebook

Para proteger o equipamento contra o acesso não autorizado quando este estiver a funcionar, bloqueie o computador antes de deixá-lo ou configure uma protecção de ecrã com uma palavra-passe do Windows. Pode bloquear o notebook utilizando uma das seguintes maneiras:
Q Se houver um botão de toque único atribuído à função
Quick Lock (Bloqueio rápido), prima-o.
-ou-
Q Prima ctrl+alt+del, e seleccione a opção Bloquear computador.
Para desbloquear o equipamento, siga os passos normais de início de sessão.
Guia de referência 2–13
Page 40
Funcionamento básico

Como prender os cabos de segurança

O notebook inclui um conector incorporado que pode ser utilizado para prender o equipamento com um cabo e um dispositivo bloqueio (tal como o sistema de bloqueio Kensington MicroSaver, disponível em muitas lojas de notebooks).
1. Enrole o cabo em torno de algum objecto seguro.
2. Introduza-o na ranhura do cabo de segurança presente no notebook.
3. Trave-o com a chave da trava do cabo e guarde-a em um local seguro, distante do equipamento.
O objectivo das soluções de segurança é desempenhar a função de
impedimento. Essas soluções não impedem que o equipamento seja roubado ou manipulado incorrectamente.
2–14 Guia de referência
Page 41
Funcionamento básico

Protecção contra vírus

O software de protecção contra vírus pode ajudar a proteger a integridade dos dados guardados no notebook. Isto é especialmente importante se utilizar a Web.
O notebook vem equipado com o software Norton AntiVirus. Novos vírus surgem com frequência, portanto, é conveniente
manter actualizadas as suas definições de vírus do programa. As actualizações do Norton AntiVirus encontram-se no site
http://www.symantec.com. Também é possível obter instruções
pormenorizadas na ajuda online do programa.

Bloqueio da unidade de disco rígido

O notebook permite-lhe bloquear a unidade de disco rígido interna para ajudar a manter segura suas informações.
ATENÇÃO: Quando activar o bloqueio da unidade de disco rígido,
Ä
a palavra-passe actual do utilizador do BIOS (ou a palavra-passe do administrador, se for a única definida) ficará codificada na unidade de disco rígido. Se transferir o disco rígido a outro notebook,
não poderá aceder à unidade até definir a palavra-passe do utilizador ou do administrador de maneira que corresponda à palavra-passe da unidade. Isso feito, poderá
alterar a palavra-passe do notebook ou da unidade. Caso se esqueça da mesma, não poderá recuperar os dados.
1. Seleccione Iniciar > Desligar o computador > Reiniciar.
2. Quando o ecrã do logótipo aparecer, prima a tecla
F2 para
entrar no utilitário de configuração do BIOS.
3. No menu Security (Segurança), active a opção Password Required to Boot (Palavra-passe necessária para o arranque).
4. No menu Security (Segurança), active o bloqueio da unidade de disco rígido interna.
5. Prima
Guia de referência 2–15
F10 para guardar e sair da configuração do BIOS.
Page 42
Funcionamento básico

Cuidados com o notebook

Cumpra as seguintes recomendações para cuidar do notebook durante a utilização diária e evitar possíveis danos físicos ou perda de dados.

Protecção da unidade de disco rígido

As unidades de disco rígido, assim como os outros componentes internos, não são indestrutíveis e podem ser danificados por manipulação ou utilização impróprias.
Q Evite pancadas e solavancos. Q Não utilize o notebook durante viagens por terreno muito
irregular.
Q Coloque o notebook no modo de suspensão ou encerre-o
antes de transportá-lo. Esse procedimento desliga a unidade de disco rígido. Uma queda de alguns centímetros numa superfície rígida quando a unidade de disco rígido estiver a funcionar pode destruir dados ou danificar a unidade.
Q Transporte o equipamento numa mala almofadada para o
proteger contra pancadas e solavancos.
Q Pouse o notebook com suavidade.

Manutenção do notebook

Q Assegure ventilação adequada em torno do equipamento.
Sempre coloque o equipamento sobre superfícies planas, de a que o ar possa fluir livremente em volta e abaixo do mesmo.
Q Desligue sempre o equipamento ou ponha-o no modo de
hibernação antes de o colocar dentro de uma mala de transporte ou noutro espaço fechado.
Q Não pegue nem transporte o notebook segurando-o pelo ecrã. Q Não utilize o equipamento em ambientes externos se estiver a
chover ou a nevar (condições atmosféricas adversas). Se o notebook estiver muito frio, aqueça-o gradualmente para evitar condensação.
Q Efectue a manutenção de sua bateria para garantir o
desempenho ideal. Para tal, consulte o capítulo "Baterias e
gestão de energia".
2–16 Guia de referência
Page 43

Protecção dos dados

Q Não utilize dispositivo apontador nem active qualquer outro
dispositivo que interrompa o funcionamento enquanto o sistema estiver a arrancar ou a encerrar.
Q Faça cópias de segurança do seu trabalho regularmente.
Copie os ficheiros em disquetes, CDs, DVDs, em outro tipo de média ou em unidades de rede.
Q Utilize um programa de detecção de vírus, como o programa
Norton AntiVirus incluído no notebook, para verificar os ficheiros e o sistema operativo.
Q Verifique o disco utilizando o separador Ferramentas na
janela Propriedades do disco.

Aumento da vida útil do ecrã

Q Ajuste o brilho do ecrã no nível mais baixo que possa ver
comodamente (
Q Se não estiver a utilizar monitor externo, defina os tempos
limite para desligar o monitor (tanto para CA como utilização com bateria) com o intervalo confortável mais curto possível.
Q Evite utilizar protecção de ecrã ou outro software que impeça
que o notebook mude para o modo de desactivação ou suspensão após um período de tempo limite. Se optar por utilizar protecção de ecrã, active a opção para o desligar após algum tempo.
Q Não desactive os tempos limite de desactivação ou de
suspensão.
Q Se estiver a utilizar alimentação CA e não tiver nenhum
monitor externo ligado, coloque o notebook no modo de suspensão quando não o estiver a utilizar.
Fn+F1).
Funcionamento básico
Guia de referência 2–17
Page 44
Funcionamento básico

Limpeza do notebook

Q Pode limpar o equipamento com um pano macio humedecido
com água limpa ou com água que contenha um detergente suave. Não utilize um pano excessivamente molhado, e tome cuidado para não molhar a caixa.
Q Não utilize líquidos de limpeza abrasivos, especialmente no
ecrã. Não aplique nenhum líquido de limpeza directamente no mesmo. Em vez disso, aplique o líquido de limpeza num pano macio, em seguida, limpe-o delicadamente com o pano.
2–18 Guia de referência
Page 45

Baterias e gestão de energia

Gerir o consumo de energia

Quando estiver a trabalhar com o notebook alimentado por bateria, é possível maximizar o tempo de funcionamento sem comprometer o desempenho. O seu equipamento foi projectado para ajudá-lo a reduzir o consumo de energia e ampliar a duração da bateria.
Durante períodos inactivos, o notebook entra automaticamente em modos de economia de energia após períodos especificados de tempo limite. Pode ajustar estes tempos limite para que se adaptem aos seus hábitos de trabalho.
3
Guia de referência 3–1
Page 46
Baterias e gestão de energia

Modo de gestão automática de energia do notebook

O seu notebook activa automaticamente os modos de hibernação e suspensão e desactiva o disco rígido e o ecrã com base nos valores definidos no Windows.
Quando o seguinte problema ocorre
Não há nenhuma actividade do teclado, dispositivo apontador ou outro dispositivo de entrada durante o intervalo especificado.
Não é possível aceder ao disco rígido durante um intervalo especificado.
Não é possível utilizar nenhum dispositivo apontador, aceder ao disco rígido ou activar as portas (série, paralela ou de infravermelhos) durante o intervalo especificado.
O notebook permanece no modo de suspensão durante o intervalo especificado.
O resultado é o seguinte Para reiniciar
O ecrã desactiva-se.
Economiza energia da bateria e aumenta a vida útil do ecrã.
O disco rígido desactiva-se.
Normalmente, isto está definido para ocorrer logo após o ecrã ser desligado.
O modo de suspensão activa-se.
Mantém a sessão actual na RAM e desliga o ecrã e outros componentes para economizar a energia da bateria.
O modo de hibernação activa-se.
Esse modo guarda a sessão actual no disco rígido e desliga o notebook.
Prima rapidamente qualquer tecla ou mova um dispositivo apontador para ligar o ecrã.
Comece a utilizar o notebook e o disco rígido activará.
Prima rapidamente o botão de ligação para retornar à sua sessão actual.
Prima o botão de ligação da alimentação para regressar à sessão anterior.
3–2 Guia de referência
Page 47
Baterias e gestão de energia
ATENÇÃO: Desenvolva o hábito de guardar o seu trabalho antes que
Ä
o notebook active o modo de suspensão. Caso haja alguma interrupção de energia durante esse modo de funcionamento, as informações não guardadas perder-se-ão.
O notebook também pode activar o modo de hibernação se a carga da bateria atingir um nível muito baixo. Se isto ocorrer, ao reiniciar o equipamento, verificará que todos os seus dados foram guardados, mas algumas funções podem estar desactivadas. Para reiniciar o funcionamento normal, restaure a alimentação ligando um transformador CA ou instalando uma bateria carregada. Isso feito, desligue o notebook e inicie-o novamente.

Alteração das definições automáticas e criar esquemas de energia

Pode ajustar os períodos dos tempos limites após os quais o seu notebook irá encerrar os componentes de forma automática ou activar o modo de economia de energia. Também pode guardar estas definições como um esquema de alimentação.
1. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Desempenho e manutenção > Opções de energia.
2. Seleccione o separador Esquemas de energia e introduza as definições desejadas. Se não desejar atingir um determinado tempo limite, defina o valor como Nunca. Consulte a ajuda do Windows para obter pormenores.
Caso deseje guardar as definições como um esquema de energia, seleccione Guardar como e introduza um nome para o esquema.
ATENÇÃO: Não desactive o suporte de hibernação nas definições de
Ä
opções de energia, pois perderá todos os dados não guardados caso a bateria fique totalmente descarregada.
Guia de referência 3–3
Page 48
Baterias e gestão de energia

Utilizar a energia da bateria

Para obter informações acerca de como o notebook controla o consumo de energia, como reduzir esse consumo manualmente e, também, como aumentar a vida útil da bateria do notebook, consulte o capítulo "Baterias e gestão de energia" .

Verificação do estado da bateria

Mediante a luz de estado da bateria
» Verifique a luz de estado da bateria instalada no notebook.
Mediante a barra de tarefas do Windows
A barra de tarefas do Windows pode mostrar um ícone de energia que proporciona informações pormenorizadas acerca do estado da bateria (consulte a ajuda do Windows para obter detalhes). O ícone assemelha-se a uma bateria quando a mesma é a única fonte de alimentação.
Q Posicione o ponteiro sobre o ícone de energia para mostrar
a carga restante da bateria. Este valor é mostrado como a percentagem de carga ou tempo remanescente.
Q Seleccione o ícone de energia para abrir a janela Battery
Meter (Indicador da bateria).
Mediante o Painel de controlo do Windows
» Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Desempenho e
manutenção > Opções de energia. Isso feito, escolha o separador Indicador de energia para verificar o estado da bateria. Os separadores Alarmes e Avançadas fornecem opções adicionais de informações acerca da energia.
Na bateria
1. Remova a bateria do notebook. Consulte o capítulo
"Informações básicas acerca do notebook" neste manual.
2. Prima o suporte de contacto na parte lateral da bateria. O número de luzes que se acendem indica a carga restante (cada luz representa 20% da carga total).
3–4 Guia de referência
Page 49

Resposta a avisos de bateria com pouca carga

O notebook alerta automaticamente quando a carga da bateria atinge um nível muito baixo. O equipamento primeiro emite um sinal sonoro alto ou exibe uma mensagem de aviso. Em seguida, caso não recupere a energia em um curto intervalo, o notebook activa o modo de hibernação.
Após o notebook activar o modo de hibernação desta forma, não será possível activá-lo novamente até restaurar a energia. Para tal, siga um dos procedimentos indicados a seguir:
Q Substitua a bateria por outra com carga. Q Ligue o transformador CA.
Se ligar o transformador CA, poderá continuar a trabalhar
enquanto a bateria estiver a ser recarregada.

Recarregamento da bateria

Baterias e gestão de energia
ATENÇÃO: Normalmente o transformador CA aquece-se sempre que
Ä
é ligado a tomadas de CA. O mesmo ocorre com o notebook durante o recarregamento da bateria. Não a recarregue com o equipamento guardado em malas ou outros compartimentos fechados, pois a bateria poderá sobreaquecer-se.
» Ligue o transformador CA no notebook.
Para obter o tempo máximo de funcionamento, aguarde até que a carga da bateria atinja um nível inferior a 50% antes de a recarregar e, em seguida, carregue-a completamente (100 %). O processo de carregamento pode durar várias horas. Caso continue a trabalhar durante o processo, esse tempo poderá aumentar.
O tempo de funcionamento com a bateria completamente carregada depende do modelo do notebook, das definições de gestão de energia e do nível de uso.
Guia de referência 3–5
Page 50
Baterias e gestão de energia

Como obter o máximo rendimento das baterias

Siga estas sugestões para que a carga de suas baterias apresente a duração máxima:
Q Ligue o transformador CA, especialmente ao utilizar
unidades de CD-ROM ou de DVD ou qualquer ligação externa, tal como placas PC Card ou modems.
Q Ajuste o brilho do ecrã no nível mais baixo que possa
ver comodamente (
Q Coloque o notebook no modo de suspensão quando não
for utilizá-lo por curtos períodos.
Q Coloque o equipamento no modo de hibernação sempre
que desejar guardar a sessão actual, mas não for utilizá-lo por um dia ou mais.
Q Ajuste as definições automáticas de tempo limite para realçar
a economia de energia. Caso o notebook disponha de processador de várias velocidades, utilize a velocidade menor quando o equipamento estiver a funcionar com a carga da bateria (as definições padrão conservam a carga da mesma).
Q Se o equipamento contar com botão de
activação/desactivação da comunicação sem fio, desactive a função quando não estiver a utilizá-la. Prima esse botão para apagar a luz.
Q Caso tenha placas PC Card como, por exemplo, placas de
rede, remova-as quando não estiver a utilizá-las. Algumas placas de PC Card utilizam muita energia mesmo quando estão inactivas.
Q Caso trabalhe em aplicações que utilizem a porta série ou
placas PC Card, feche-as ao finalizar o trabalho.
Fn+F1).
3–6 Guia de referência
Page 51
Baterias e gestão de energia
Além disso, siga estas sugestões para ampliar a duração de suas baterias:
Q Não deixe baterias sem utilização durante períodos longos.
Se tiver mais que uma, alterne a sua utilização.
Q Se utilizar normalmente a alimentação CA, deverá utilizar a
bateria como fonte de alimentação pelo menos uma vez por semana.
Q Desligue o transformador CA quando não estiver a utilizar
o notebook.
Q Para preservar a vida útil de baterias, certifique-se de
carregá-la regularmente.
Q Se não tencionar utilizar ou ligar o notebook durante mais
de duas semanas, remova e guarde a bateria.
Para impedir danos à bateria, não a exponha a
Ä
temperaturas elevadas durante períodos alargados.
Q As temperaturas elevadas aceleram o descarregamento
automático das baterias armazenadas. Para prolongar a carga da bateria guardada, coloque-a num local fresco e seco.
Q Para manter a precisão dos indicadores de carga da bateria
que estiver guardada durante um mês ou mais, calibre-a antes de utilizá-la.
Q Evite utilizar ou carregar baterias a altas temperaturas.
Guia de referência 3–7
Page 52

Ligações de modem e de rede

Utilizar o modem

Pode ligar o seu modem a uma linha telefónica e estabelecer comunicação pelo mundo. É possível navegar na Internet, enviar e receber mensagens de correio electrónico e utilizar o seu notebook para enviar e receber fax. O seu equipamento contém vários programas de software que funcionam com o modem:
Q Internet Explorer, para navegar na World Wide Web; Q Outlook Express, para enviar e receber mensagens de correio
electrónico;
Q Windows Fax Console, para enviar e receber fax.
Para obter o melhor desempenho, ligue-se a qualquer fornecedor de serviços Internet (ISP) ou rede de modem que apresentar modems interoperacionais de V,90 ou V,92. Consulte o seu ISP para obter uma lista dos números de telefone que suportam essas definições (o modelo V.92 possibilita o uso da tecnologia do modem em espera que permite que a sessão da Internet seja interrompida para responder a chamadas e reinicia a sessão após o término da chamada).
A velocidade máxima para envio de fax é 14,4 Kbps, mesmo se o modem for capaz de efectuar transferências a velocidades maiores.
4
Guia de referência 4–1
Page 53
Ligações de modem e de rede

Ligação do modem

ATENÇÃO: O modem incorporado não pode trabalhar com várias
Ä
linhas de telefone ou uma central telefónica (PBX), nem pode ser ligado a um telefone que funcione por moedas, e não trabalha com linhas colectivas. Algumas destas ligações podem resultar em excesso de tensão eléctrica e poderiam causar um mau funcionamento do modem interno. Verifique o seu tipo de linha telefónica antes de ligar o modem.
4–2 Guia de referência
Page 54

Limitações especiais em determinados países

Q Muitos países impõem um período de inactividade após um
modem falhar repetidamente em tentar a ligação a um fornecedor de serviços. O número de tentativas mal sucedidas e o período que deverá aguardar antes de tentar novamente diferem consoante o país. Verifique com a empresa telefónica.
Por exemplo, se estiver a marcar desde a Itália e não conseguir estabelecer uma ligação com o seu servidor, deve esperar um minuto antes de marcar o mesmo número novamente. Se marcar antes, obterá uma mensagem de erro com uma informação de "atraso". Após a quarta tentativa mal sucedida de ligação, espere uma hora antes de tentar marcar o número outra vez. Se marcar antes de passada uma hora, obterá uma mensagem com uma informação de "lista negra".
Q Quando o modem está em uso, o protector de sobrecarga
externa pode evitar danos ao computador causados por raios ou outras sobrecargas. Ligue protectores de sobretensão aprovados ao cabo do modem sempre que o utilizar.
Ligações de modem e de rede
Guia de referência 4–3
Page 55
Ligações de modem e de rede

Alteração das definições do modem

O modem já está configurado para ser compatível com sistemas telefónicos e modems na maioria das áreas. Contudo, em algumas situações, pode ser necessário alterar as definições do dispositivo para que correspondam às condições locais. Se tiver quaisquer perguntas acerca dos requisitos locais, entre em contacto com a sua empresa de telecomunicações.
Q Painel de controlo. Abra Opções de telefone e modem no
Painel de controlo para alterar vários ajustes do modem. No separador Modems, seleccione Propriedades para definir as velocidades de ligação ou, no separador Regras de marcação, seleccione Editar para definir as opções de marcação.
Q Software de comunicações. Muitas aplicações de
comunicações proporcionam opções para controlar as definições do modem. Consulte a ajuda do software.
Q Comandos AT. Pode controlar muitos aspectos da operação
do modem utilizando comandos AT, que são cadeias especiais de caracteres enviadas para o modem de modo a configurar condições específicas. Essas cadeias de comando começam normalmente com comandos AT do modem incorporado, consulte o capítulo
"Informações de referência".
No Painel de controlo, abra Opções de telefone e modem. No separador Modems, seleccione Propriedades. Pode escrever comandos AT no separador Avançadas no espaço para definições adicionais.
"AT". Para obter uma lista dos
4–4 Guia de referência
Page 56
Ligações de modem e de rede

Ligar a redes de área local (LAN)

Pode ligar o computador a redes locais (LANs). As LANs proporcionam-lhe acesso a recursos de rede, tais como impressoras e servidores de ficheiros na rede de sua empresa e, possivelmente, à Internet.
Para ligar a uma LAN:
1. Certifique-se de que a LAN existente admite ligações Ethernet 10Base-T (10 Mbps) ou 100Base TX (100 Mbps).
2. Ligue o cabo de LAN (não fornecido) na respectiva porta incorporada. O cabo deve apresentar um conector RJ-45.
3. O Windows detecta e configura automaticamente ligações de LAN. Para editar as definições, abra Ligações de acesso telefónico e de rede no Painel de controlo.
Consulte a ajuda do Windows para obter informações acerca da configuração e uso das ligações de LAN. Seleccione Iniciar > Ajuda e suporte. Contacte o seu administrador de rede para obter informações.
As duas luzes da porta LAN indicam o estado da ligação:
Q A luz amarela indica a actividade de rede. Q A luz verde indica a ligação de 100 Mbps.
Guia de referência 4–5
Page 57
Ligações de modem e de rede

Utilizar adaptadores de rede LAN sem fio

Seu modelo de notebook poderá incluir um adaptador de rede local sem fio (WLAN). Esse adaptador permite que o notebook ligue-se a pontos de acesso compatíveis de rede sem fio, ou a outros notebooks compatíveis activados com a comunicação sem fio. Não é possível utilizar o adaptador WLAN para ligar o notebook a serviços de telefones móveis, dispositivos Bluetooth sem fio ou telefones sem fio.
A definição da rede sem fio requer:
Q Um notebook equipado com o adaptador WLAN. Esse
adaptador pode ser integrado ou adicional autónomo, como placas PC Card.
Q Um ponto de aceso sem fio, cuja funcionalidade poderá ser
oferecida por algum dispositivo autónomo ou estar incluído em outro dispositivos de rede, como roteadores.
O acesso à Internet por meio de redes sem fio requer:
Q Um dispositivo de acesso à Internet, como algum cabo de
banda larga ou modem DSL (digital subscriber line - linha de subscritor digital) ou algum modem analógico ligado à linha telefónica.
Q Serviço do ISP (fornecedor de serviços Internet).
Os requisitos de hardware para ligações à Internet incluem um adaptador WLAN no notebook, um ponto de acesso sem fio e um modem. (A aparência do notebook varia consoante o modelo).
4–6 Guia de referência
Page 58
Ligações de modem e de rede
Para utilizar a ligação LAN sem fio:
1. Verifique se todos os controladores exigidos pelo adaptador WLAN encontram-se instalados e se esse adaptador está correctamente configurado.
Se estiver a utilizar um adaptador WLAN integrado, todos os controladores necessários estão instalados e o adaptador está pré-configurado e pronto para o uso.
2. Se estiver a utilizar o adaptador WLAN integrado, verifique se este se encontra activado. Quando esse adaptador está activado, a luz do dispositivo sem fio fica acesa. Se essa luz estiver apagada, prima o botão do dispositivo sem fio para activar a adaptador WLAN.
Para identificar essa luz e o respectivo botão no notebook, procure no equipamento o botão e a luz identificados pelo símbolo de comunicação sem fio ilustrado aqui. Pode também consultar a documentação específica do modelo.
3. Verifique se o ponto de acesso está configurado correctamente. Para obter mais informações, consulte a respectiva documentação.
4. Verifique se está dentro do alcance da rede, geralmente 30 metros, do ponto de acesso de WLAN compatível (ou outro computador equipado com comunicação sem fio compatível).
5. Para configurar a ligação de rede sem fio usando o Windows XP, siga as instruções disponíveis em Iniciar > Ajuda e suporte.
Para obter mais informações sobre a ligação WLAN:
Q Aceda às informações e ligações de sites na Web fornecidas
em Iniciar > Ajuda e suporte.
Q Consulte a documentação fornecida com o notebook. O
Manual de resolução de problemas contido no CD Documentation Library (Biblioteca de documentação)
contém a secção "Wireless LAN (WLAN) Device Problems" (Problemas do dispositivo de rede LANs sem fio).
Q Consulte a documentação incluída nos serviços e dispositivos
de rede suplementares.
Guia de referência 4–7
Page 59
Ligações de modem e de rede

Estabelecer ligações de redes sem fio (somente em alguns modelos)

Se o seu notebook dispuser de um botão de activação/desactivação da função sem fio, poderá estabelecer ligação a uma rede de área local sem fio de 802.11 (LAN) através de rádio e aceder a computadores e outros recursos da rede.
A rede sem fio proporciona todas as funções de uma rede típica "com fios", mas também proporciona "roaming". O seu notebook estabelece ligação à rede através de rádio em vez de cabos, portanto, poderá mover-se de um local a outro na rede, por exemplo, de seu escritório a uma sala de conferências, e permanecer na rede o tempo todo.
AVISO: Exposição à radiação de radiofreqüência. Apotência
Å
de saída emitida por este dispositivo está abaixo dos limites de exposição à radiofrequência determinados pela FCC. Apesar disso, o dispositivo deverá ser utilizado de maneira que a possibilidade de contacto humano durante seu uso normal seja diminuída. Para evitar a possibilidade de ultrapassagem dos limites de exposição à radiofrequência, a proximidade humana à antena não deverá ser menor que 20 cm durante seu funcionamento normal, inclusive quando o ecrã estiver fechado.
4–8 Guia de referência
Page 60

Preparação para ligações

Antes de estabelecer ligação entre o seu notebook e uma rede sem fio de 802.11 existente, será necessário configurar o equipamento de acordo com a ligação sem fio específica.

Ligar a redes sem fio

Pode estabelecer ligação a um ponto que forneça acesso a uma rede de área local ou directamente a outros computadores em redes "ad hoc".
Antes de estabelecer ligação entre o seu notebook e uma rede sem fio de 802.11 existente, será necessário configurar o equipamento. Para obter informações pormenorizadas acerca de como configurar o notebook para rede sem fio, abra a janela Centro de ajuda e suporte do Windows e escreva "sem fio" como tópico de busca. Esta janela facultará descrições gerais, tutoriais, artigos e informações pormenorizadas acerca de como configurar dispositivos sem fio.
Para verificar o estado da ligação sem fio, seleccione Iniciar > Painel de controlo > Ligações de rede e de Internet e, em seguida, seleccione a ligação.
Ligações de modem e de rede

Verificar estado da ligação sem fio

Se estiver no alcance de sua rede sem fio, o seu notebook irá automaticamente estabelecer a ligação. Para verificar o estado da ligação sem fio, abra Ligações de rede e de Internet no Painel de controlo e, em seguida, seleccione a ligação.
Guia de referência 4–9
Page 61
Ligações de modem e de rede

Criar uma nova rede de computador para computador (AdHoc)

Pode configurar uma nova rede disponível para outros computadores locais.
1. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Ligações à rede e de Internet > Ligações de rede.
2. Seleccione a opção de exibição do estado da ligação sem fio e, em seguida, seleccione Propriedades.
3. No separador Redes sem fio, seleccione Adicionar para criar uma nova rede.
4. Escreva um nome para a mesma.
5. Se desejar utilizar uma comunicação codificada, limpe a opção de chave automática e em seguida seleccione os parâmetros seguintes:
R Chave: frase-passe do ASCII ou cadeia chave
hexadecimal.
R Formato da chave: ASCII para frase-passe, hexadecimal
para a cadeia chave.
R Comprimento da chave: menor número para a
codificação de 64 bits, maior número para 128 bits.
6. Seleccione a opção para torná-la uma rede entre notebooks (ad hoc).
7. Seleccione OK para guardar a configuração. Essa rede será adicionada à sua lista de redes preferenciais e ficará disponível a outros notebooks.
4–10 Guia de referência
Page 62
Ligações de modem e de rede

Activação e desactivação da comunicação sem fio

As redes sem fio e os modems celulares são exemplos de
dispositivos que utilizam comunicação sem fio. Tais dispositivos podem estar com o uso restrito em algumas situações ou ambientes, como ao viajar em aviões. Se houver dúvidas, peça autorização antes de ligar a rede sem fio do seu notebook.
Na Itália, Singapura e possivelmente em outros países, é provável que necessite adquirir uma licença antes de utilizar a comunicação sem fio.
Activar a comunicação e efectuar ligações
Se o notebook apresentar recursos de comunicação 802.11 sem fio, a luz indicadora da comunicação sem fio na parte frontal do equipamento acenderá quando a comunicação 802.11 for activada.
1. Caso o notebook não esteja activado, active-o.
2. Se, em geral, prime o botão de activação/desactivação da comunicação sem fio na parte frontal do notebook para activar ou desactivar a comunicação 802.11 sem fio, prima o botão de forma que a luz indicadora acenda. Este procedimento restaura a configuração sem fio precedente.
-ou­Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Ligações de rede e
de Internet > Ligações de rede. Em seguida, seleccione o ícone de ligação de rede sem fio.
Se estiver no alcance de sua rede sem fio, o seu notebook irá automaticamente estabelecer a ligação. Para verificar o estado da ligação sem fio, abra Ligações de rede no Painel de controlo e seleccione a ligação.
Guia de referência 4–11
Page 63
Ligações de modem e de rede
Desactivar a comunicação e terminar ligações
1. Feche todos os ficheiros armazenados em outros notebooks de rede.
2. Para desactivar a comunicação 802.11 sem fio sem desligar o notebook, prima o botão de activação/desactivação da comunicação sem fio.
-ou­Clique como o botão direito do rato sobre o ícone da ligação
de rede sem fio na barra de tarefas e seleccione Desactivar.
Se colocar o notebook no modo de suspensão ou encerrá-lo também desactivará a função sem fio.
4–12 Guia de referência
Page 64

Dispositivos adicionais

Ligar dispositivos externos

Introdução ou remoção de placas PC Card

A ranhura da placa PC Card do notebook é compatível com placas PC Card padrão dos tipos II e III (PCMCIA e CardBus).
A localização e o número das ranhuras da placa PC Card variam
consoante a série do modelo.
Introduzir placas PC Card
1. Segure a placa PC Card com a etiqueta voltada para cima e suas ligações voltadas para a ranhura.
2. Alinhe a placa PC Card à parte inferior da ranhura e faça-a deslizar até que esteja devidamente encaixada. A maioria das placas encaixa-se adequadamente quando a borda externa encontra-se paralela à caixa do notebook, mas algumas placas projectam-se para fora da mesma.
5
Guia de referência 5–1
Page 65
Dispositivos adicionais
Remover placas PC Card
ATENÇÃO: Antes de remover placas PC Card, utilize o ícone Ejectar
Ä
hardware ou Remover o hardware com segurança localizado na barra de tarefas ou encerre o notebook. No caso contrário, poderá perder dados.
1. Seleccione o ícone Ejectar hardware ou Remover o hardware com segurança localizado na barra de tarefas e a placa que pretende remover e, em seguida, remova-a. Este procedimento protege os dados e ajuda a evitar problemas inesperados.
Se necessário, pode reiniciá-la introduzindo-a novamente.
2. Prima o botão de ejecção para o fazer sobressair e em seguida prima-o para ejectar a placa PC Card.
Antes de ligar qualquer dispositivo, consulte a respectiva
documentação para saber se necessita efectuar quaisquer ajustes no equipamento antes de o utilizar. Esses ajustes poderão incluir alterações nas definições para configurar o equipamento de forma que o mesmo funcione de maneira adequada com o seu notebook e com o software que planeja utilizar.
5–2 Guia de referência
Page 66

Ligação de dispositivos de áudio

Pode ligar microfones externos, altifalantes externos ou auscultadores. Para além disso, caso ligue o seu notebook a um replicador de portas, poderá ligá-lo a fontes de som estéreo como leitor de CDs ou a dispositivos que aceitem som digital como, por exemplo, gravadores de som digital.
ATENÇÃO: As tomadas de auscultadores e de entrada de linha são
Ä
tomadas estéreo com três terminais e não são compatíveis com tomadas mono com dois terminais. Se ligar tomadas mono em qualquer uma destas fichas poderá danificar o notebook.
» Identifique o seu notebook numa das seguintes ilustrações e
localize as portas de áudio do equipamento. Ligue o cabo de áudio à porta correspondente no notebook ou no replicador de portas.
Dispositivos adicionais
1 Conector de microfone externo
(rosa)
2 Conector de saída de áudio
(auscultadores) (verde)
Quando ligar dispositivos na porta de auscultadores, os
altifalantes incorporados serão desligados automaticamente. Quando ligar dispositivos em qualquer porta de áudio do notebook, qualquer componente ligado à porta correspondente no replicador de portas será ignorado.
Guia de referência 5–3
1 Conector de saída de áudio
(auscultadores) (verde)
2 Conector de microfone externo
(rosa)
Page 67
Dispositivos adicionais

Utilização de monitores externos

Ligar monitores externos
1. Ligue um cabo S-vídeo padrão de 4 pinos à tomada de saída de seu notebook (conector amarelo localizado no painel posterior). Ligue a outra extremidade do cabo à tomada de entrada S-vídeo de sua televisão. Reinicie o notebook.
Embora o notebook apresente uma tomada de saída S-vídeo de
7 pinos, o equipamento aceita ligações de cabos de 7 ou 4 pinos.
2. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Aspecto e temas > Visualização. Em seguida, seleccione o separador Definições > botão Avançadas > separador Visualização.
3. Para activar a TV, seleccione o botão vermelho próximo atelevisão.
Caso o cabo S-vídeo não esteja ligado ao notebook e à TV,
o botão vermelho não será exibido.
4. Seleccione Aplicar para aceitar as alterações.
5. Se lhe for solicitado para reiniciar o Windows, seleccione Sim.
Ajustar a resolução do monitor e outras definições
1. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Aspecto e temas > Visualização.
2. No separador Definições, ajuste a configuração Área do ecrã. Também estão disponíveis outros ajustes.
Se necessitar aumentar a taxa de renovação do monitor externo, pode alternar apenas para o monitor externo. Uma alternativa é tornar um ecrã o "secundário" para que possa seleccionar taxas de renovação independentes:
1. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Aspecto e temas > Visualização.
2. No separador Definições, clique no botão Avançadas e, em seguida, no separador Visualização ou Monitor. Defina a taxa de renovação no separador Monitor .
5–4 Guia de referência
Page 68
Utilizar o modo de ecrã duplo
Pode estender o seu ambiente de trabalho ligando um monitor externo ao notebook.
1. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Aspecto e temas > Visualização.
2. Seleccione o separador Definições.
3. Seleccione o segundo ecrã e, em seguida, a opção para estender o ambiente de trabalho.
Pode definir diferentes resoluções e números de cores para cada ecrã. Contudo, a utilização da função Extended Desktop (Ambiente de trabalho ampliado) requer memória de vídeo para cada ecrã. Por esta razão, resoluções e números de cores mais elevados podem causar comportamento inesperado nos ecrãs. Tente começar com uma resolução de 1024 ×768 no ecrã externo e em 64 K cores (16 bits) em ambos. A seguir, pode tentar ajustes mais elevados para verificar se são adequados às suas aplicações. Além disso, determinadas operações, tais como ler DVDs e executar gráficos 3D, requerem memória de vídeo extra, pelo que pode ter que ajustar as definições do ecrã.
Se estiver a reproduzir filme em DVD, o mesmo será exibido apenas no ecrã principal. Para alterar esse ecrã, vá ao separador Definições em Propriedades de visualização (consulte as etapas descritas acima), clique com o botão direito do rato sobre o ecrã que desejar e seleccione Principal.
Dispositivos adicionais
Guia de referência 5–5
Page 69
Dispositivos adicionais

Ligação de dispositivos 1394 (somente em alguns modelos)

Se o notebook apresentar uma porta 1394 (também designada por FireWire), pode utilizá-la para ligar dispositivos, tais como equipamento de áudio e vídeo, unidades de disco, impressoras e outros notebooks.
Ligue o cabo do dispositivo na porta 1394. O Windows o reconhece automaticamente.
A porta 1394 aceita 4 cabos. Se desejar ligar um dispositivo que tenha uma ficha de 6 cabos, pode comprar um adaptador simples se o dispositivo não tiver alimentação, ou um concentrador se o mesmo necessitar de alimentação eléctrica.
Caso surjam problemas ao efectuar esta ligação, visite o site do
fabricante do dispositivo na Web para obter a última versão do controlador do dispositivo.

Ligação de dispositivos infravermelhos (somente em alguns modelos)

Alguns modelos incluem portas de infravermelhos. Por padrão,
a porta de infravermelhos está activada.
Se o seu modelo apresentar uma porta de infravermelhos (uma lente pequena e rectangular, localizada na parte frontal do notebook), seu equipamento possui recursos de comunicação série, sem fio. Em outras palavras, o notebook e outros dispositivos de infravermelhos, tais como impressoras e outros notebooks, podem efectuar comunicações sem fios entre si utilizando esta porta.
5–6 Guia de referência
Page 70
Dispositivos adicionais
Utilizar a porta de infravermelhos
Q Certifique-se de que as portas de infravermelhos do notebook
e do dispositivo com o qual pretende efectuar a comunicação estão alinhadas e voltadas uma para a outra. As duas portas não devem estar afastadas mais que um metro, sem quaisquer obstruções entre elas. O ruído eléctrico de equipamento próximo pode causar erros de transmissão.
Q Para verificar o estado das comunicações, abra a Ligação sem
fios seleccionando Iniciar > Painel de controlo > Impressoras e outro hardware > Ligação sem fios.
Evitar o modo de suspensão durante a utilização dos infravermelhos
O modo de suspensão não é compatível com a transmissão de infravermelhos.
Não é possível iniciar transmissões por infravermelhos com o notebook no modo de suspensão.
Se entrar nesse modo durante transmissões por infravermelhos, a transmissão pára. A transmissão deverá ser retomada quando o notebook sair do modo de suspensão. Do contrário, será necessário reenviar a transmissão por infravermelhos. Para sair desse, prima rapidamente o botão de ligação.
Imprimir com impressora de infravermelhos
Instale a impressora e atribua-a à porta de infravermelhos do notebook. Pode então imprimir desde as suas aplicações como faria com qualquer outra impressora.
Transferir ficheiros através de ligações de infravermelhos
Pode utilizar a porta de infravermelhos do notebook para transferir ficheiros utilizando o recurso Ligação sem fios. Consulte a ajuda online do Windows para obter instruções acerca da utilização dessa função.
Guia de referência 5–7
Page 71
Dispositivos adicionais

Utilização de replicadores de porta (somente em alguns modelos)

Replicadores de portas proporcionam ligações externas ao notebook que pode deixar instaladas sempre que retirar o equipamento. Em vez de desligar e de voltar a ligar dispositivos periféricos, pode simplesmente desancorar e ancorar o notebook.
ATENÇÃO: Utilize somente o transformador CA aprovado que atenda
Ä
aos requisitos de alimentação do notebook.
O uso de transformadores CA inadequados poderá causar danos ao notebook ou ao próprio transformador, perda de dados, bem como anular a garantia.
Pode ancorar ou desancorar o notebook em qualquer estado de energia: ligado, desligado, em suspensão ou hibernação. Certifique-se, contudo, de que o notebook não está a activar ou desactivar o modo de suspensão ou hibernação quando efectuar a ancoragem ou desancoragem. Nesse caso, o equipamento poderá ficar bloqueado.
Antes de ancorar ou desancorar o notebook, guarde os seus dados
e feche todas as aplicações associadas às ligações externas que possam ser afectadas. Siga esse procedimento como precaução para evitar problemas de ancoragem.
Como ancorar o notebook no replicador de portas
1. Ligue o transformador CA à tomada de energia eléctrica e em seguida à parte traseira do replicador de portas. Também pode utilizar o replicador com energia da bateria do notebook.
2. Retire a tampa de borracha do conector de ancoragem localizada na parte inferior do equipamento.
5–8 Guia de referência
Page 72
Dispositivos adicionais
3. Alinhe o notebook com os pinos de localização do replicador de portas.
4. Empurre o notebook para baixo até que se encaixe.
5. Se o equipamento estiver desligado, abra-o e prima o botão de ligação para o ligar. As luzes do replicador de portas ficam acesas.
Quando o notebook estiver ancorado, pode utilizar o conector de segurança do equipamento para fixá-lo. Para fixar o notebook e o replicador de portas, instale a trava do cabo no conector de segurança localizado próximo ao botão de desancoragem. Esse procedimento também travará o botão de desancoragem.
Se houver algum dispositivo ligado a portas de áudio no
notebook, qualquer componente ligado à porta correspondente no replicador será ignorado.
Guia de referência 5–9
Page 73
Dispositivos adicionais
Como desancorar do replicador de portas
1. Prima o botão de desancoragem no lado direito do replicador de portas.
2. Retire o notebook do replicador de portas levantando-o.
5–10 Guia de referência
Page 74
Dispositivos adicionais

Instalar RAM adicional (memória)

O notebook apresenta duas ranhuras para dois módulos de RAM. Pelo menos uma delas contém um módulo de RAM instalado na fábrica. Pode utilizar as ranhuras para expandir a memória RAM.

Instalação de módulos de expansão de RAM

Utilize apenas RAM PC2100 DDR-266 MHz ou superior. Será necessário utilizar uma pequena chave de fenda Phillips para
efectuar as etapas seguintes.
ATENÇÃO: Os componentes internos do notebook são extremamente
Ä
sensíveis à electricidade estática e podem ser danificados permanentemente. Manuseie o módulo de RAM apenas pelas extremidades. Antes de instalar o módulo de memória, descarregue a electricidade estática tocando a blindagem metálica em redor dos conectores, localizada na parte traseira do notebook.
1. Guarde o seu trabalho e encerre o notebook. Se não tiver a certeza de que o notebook está desligado ou no modo de hibernação, prima rapidamente o botão de ligação. Se o trabalho for apresentado no ecrã, guarde-o, saia de todas as aplicações e, em seguida, encerre o notebook.
2. Desligue todos os dispositivos externos ligados ao notebook.
3. Desligue o cabo de alimentação.
4. Remova a bateria.
5. Posicione a unidade com a parte inferior virada para cima, remova o parafuso que prende a tampa do módulo e retire-a.
6. Corresponda seu notebook a uma das seguintes ilustrações. Coloque a placa de RAM no conector, num ângulo de cerca de 30 graus, até que esteja totalmente encaixada. A seguir, empurre as duas laterais para baixo até que as duas travas fiquem presas com firmeza.
Guia de referência 5–11
Page 75
Dispositivos adicionais
7. Coloque a tampa novamente.
8. Introduza a bateria.
5–12 Guia de referência
Page 76
Dispositivos adicionais

Remoção de módulos de expansão de RAM

Pode desejar remover módulos de RAM para poder instalar outros de maior capacidade. Será necessário utilizar uma pequena chave de fenda Phillips para efectuar as etapas seguintes.
ATENÇÃO: Os componentes internos do notebook são extremamente
Ä
sensíveis à electricidade estática e podem ser danificados permanentemente. Manuseie o módulo de RAM apenas pelas extremidades. Antes de instalar o módulo de memória, descarregue a electricidade estática tocando a blindagem metálica em redor dos conectores, localizada na parte traseira do notebook.
1. Guarde o seu trabalho e encerre o notebook. Se não tiver a certeza de que o notebook está desligado ou no modo de hibernação, prima rapidamente o botão de ligação. Se o trabalho for apresentado no ecrã, guarde-o, saia de todas as aplicações e, em seguida, encerre o notebook.
2. Desligue todos os dispositivos externos ligados ao notebook.
3. Desligue o cabo de alimentação.
4. Remova a bateria.
5. Posicione a unidade com a parte inferior virada para cima, remova o parafuso que prende a tampa do módulo e retire-a.
6. Corresponda seu notebook a uma das seguintes ilustrações. Solte as duas travas situadas nas laterais da placa de RAM, de modo que a placa suba ligeiramente.
Guia de referência 5–13
Page 77
Dispositivos adicionais
7. Desencaixe a placa do conector.
8. Coloque a tampa novamente.
9. Introduza a bateria.

Substituir a unidade de disco rígido

Substituição da unidade de disco rígido

Será necessário utilizar uma chave de fenda Phillips pequena para efectuar as etapas seguintes.
1. Guarde o seu trabalho e encerre o notebook. Se não tiver a certeza de que o notebook está desligado ou no modo de hibernação, prima rapidamente o botão de ligação. Se o trabalho for apresentado no ecrã, guarde-o, saia de todas as aplicações e, em seguida, encerre o notebook.
2. Desligue todos os dispositivos externos ligados ao notebook.
3. Desligue o cabo de alimentação.
4. Remova a bateria.
5. Posicione a unidade com a parte inferior virada para cima.
5–14 Guia de referência
Page 78
Dispositivos adicionais
6. Corresponda seu notebook a uma das seguintes ilustrações. Utilize uma ferramenta pontiaguda para remover as tampas de dois ou três orifícios de parafuso. Em seguida, remova os parafusos. O número de parafusos varia consoante o modelo.
7. Retire cuidadosamente a unidade de disco rígido do notebook.
8. Faça deslizar suavemente a nova unidade para dentro do compartimento de disco rígido. Prima o conector com firmeza para assegurar o encaixe adequado do mesmo.
9. Reinstale os parafusos e tampas da unidade de disco rígido.
Se estiver a instalar uma nova unidade de disco rígido, crie uma
partição utilitária na unidade antes de carregar qualquer software.
Guia de referência 5–15
Page 79
Dispositivos adicionais

Substituição do suporte da unidade de disco rígido

Se estiver a instalar uma nova unidade de disco rígido que não tenha um suporte, pode remover as peças do suporte da unidade de disco rígido. Será necessário utilizar uma chave de fenda Phillips pequena para efectuar as etapas seguintes.
1. Remova os quatro parafusos dos lados do suporte e a caixa da unidade. Em seguida, faça deslizar a unidade para fora do suporte.
2. Observe que a unidade de disco rígido apresenta um acessório conector de pinos numa extremidade. Remova cuidadosamente o conector da extremidade da unidade. Trabalhe de modo alternado em cada extremidade para que o conector deslize uniformemente para fora sem dobrar os pinos de conector.
3. Volte a colocar cuidadosamente o acessório conector nos pinos situados na extremidade da nova unidade de disco rígido. Trabalhe de modo alternado em cada extremidade de modo que o conector deslize uniformemente para dentro sem dobrar os pinos de conector.
4. Introduza a unidade no suporte.
5. Reinstale os parafusos no suporte e na caixa da unidade.
5–16 Guia de referência
Page 80

Preparação de novas unidades de disco rígido

Quando instalar uma nova unidade de disco rígido, prepare-a antes para que possa trabalhar no notebook.
Se desejar restaurar o sistema operativo e o software Windows originalmente instalados no seu notebook, siga os procedimentos de recuperação do sistema descritos no capítulo "Resolução de problemas" deste manual.
Dispositivos adicionais
Guia de referência 5–17
Page 81

Resolução de problemas

Resolver problemas do notebook

Este capítulo contém soluções para os diversos tipos de problemas que o seu equipamento pode apresentar. Tente uma solução de cada vez, na ordem em que são apresentadas.
Abaixo encontram-se algumas fontes de informação para a resolução de problemas:
Q Utilize os utilitários de resolução de problemas do Windows.
Seleccione Iniciar > Ajuda e suporte.
Q Seleccione a tecla de toque único com um ponto de
interrogação, situada na parte superior do teclado.
Q Consulte o manual do Microsoft Windows fornecido com o
equipamento.
Q Consulte o folheto Worldwide Telephone Numbers (Números
de telefone de todo o mundo) para contactar o serviço ao cliente para obter ajuda e suporte.
6
Guia de referência 6–1
Page 82
Resolução de problemas

Problemas de áudio

Se não conseguir ouvir som algum
Q Caso o seu modelo apresente controlo de volume, prima o
botão
+ (mais) para aumentar o volume.
Q Seleccione o ícone do altifalante na barra de tarefas, se
houver. Cancele a selecção da caixa Tudo sem som, se estiver assinalada. Caso o modelo disponha do botão silenciador de áudio, prima-o para que a luz indicadora apague-se.
Q Quando estiver a utilizar o notebook no modo MS-DOS (por
exemplo, ao executar jogos para MS-DOS), pode ocorrer que o som não se oiça correctamente. Utilize aplicações para Windows de modo a usar todos os recursos de som.
Se não conseguir gravar sons
Q Ligue um microfone externo. O notebook não possui
microfone incorporado.
Q Verifique os controlos do software para gravação de som,
Para tal, seleccione Iniciar > Todos os programas > Acessórios > Multimédia (ou Entretenimento) > Gravador de áudio.
Q Em Controlo do volume, seleccione Opções > Propriedades e
certifique-se de que o microfone está activado nos controlos de gravação.
Se ouvir ruídos de alta frequência dos altifalantes
Q No Controlo do volume, tente reduzir o Volume geral
seleccionando o ícone de altifalante na barra de tarefas.
Q Na opção Controlo do volume, seleccione Opções >
Propriedades e a opção de microfone para as definições de reprodução. Ainda na opção Controlo do volume, certifique-se de que o microfone está sem som.
6–2 Guia de referência
Page 83
Resolução de problemas

Problemas de CD-ROM e DVD

Se não conseguir arrancar o equipamento com CDs ou DVDs
Q Certifique-se de que está a utilizar um CD ou DVD de
inicialização.
Q Certifique-se de que a unidade de CD-ROM/DVD está
seleccionada como o dispositivo de arranque. Consulte o capítulo "Funcionamento básico" deste manual para obter informações acerca de como alterar a sequência de arranque.
Q Reinicie o notebook. Para tal, seleccione Iniciar > Desligar
o computador > Reiniciar.
Se DVDs forem lidos de modo errático
Q A sujidade e os borrões podem fazer com que o disco salte
durante a leitura. Limpe-o com um pano macio. Se o disco estiver muito riscado, provavelmente terá que ser substituído.
Q Se estiver a ler o DVD com fornecimento de energia por
bateria, tente alterar o esquema de energia.
Se receber mensagens de erro de código de região ao reproduzir filmes em DVD
Os DVDs podem ter códigos regionais incorporados nos dados. Esses códigos impedem que filmes em DVD possam ser reproduzidos fora da região do mundo onde são vendidos. Se obtiver um erro de código de região, estará a tentar ler um DVD destinado a uma região diferente.
Guia de referência 6–3
Page 84
Resolução de problemas
Se o notebook não conseguir ler CDs ou DVDs
Q Quando o CD ou DVD possui apenas um lado gravado,
certifique-se de que o disco está colocado na unidade com a etiqueta virada para cima.
Q Limpe o disco. Q Espere 5 a 10 segundos após ter fechado o tabuleiro de modo
a dar tempo ao notebook para reconhecer o disco.
Q Reinicie o sistema: remova o disco da unidade e clique em
Iniciar > Desligar o computador > Reiniciar.
Q Se criou o CD em uma unidade combinada de DVD/CDRW,
tente utilizar outra marca de suporte. A qualidade de leitura e gravação poderá variar consoante o suporte.
Se filmes em DVD não encherem o ecrã
Cada um dos lados de um DVD com frente e verso apresenta um formato diferente (padrão ou widescreen). No formato widescreen, aparecem faixas negras em cima e embaixo no ecrã. Para ver o formato padrão, vire o disco e efectue a leitura do outro lado.
6–4 Guia de referência
Page 85

Problemas de visualização

Se o notebook estiver ligado, mas o ecrã ficar em branco
Q Mova o rato ou toque no painel táctil. Este procedimento
activará o ecrã se este estiver no modo de desactivação.
Q Se o notebook estiver frio, espere até que se aqueça.
Se for difícil ler no ecrã
Q Defina a resolução de ecrã com o valor predefinido de
1024×768 ou superior, consoante o modelo. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Aspecto e temas > Visualização.
Q Ajuste o tamanho dos ícones do ambiente de trabalho e
as etiquetas.
Q Ajuste a luminosidade do ecrã.
Se ecrãs externos não funcionarem
Resolução de problemas
Q Verifique as ligações. Q O monitor externo pode não estar a ser detectado. No
utilitário de configuração do BIOS, experimente definir Both (Ambos) em Video Display Device (Dispositivo de visualização de vídeo) no menu System Devices (Dispositivos do sistema).
Q Se estiver a utilizar uma TV ligada à porta S-vídeo, deve
activar a TV.
Q Instale o controlador ou o ficheiro .inf do monitor específico.
R Seleccione o monitor externo como o dispositivo de
visualização principal das propriedades de visualização.
R Continue a alternar Fn+F5 até que o ecrã externo seja
activado.
Guia de referência 6–5
Page 86
Resolução de problemas

Problemas na unidade de disco rígido

Se o disco rígido do notebook não estiver a girar
Q Certifique-se de que o equipamento está a ser alimentado por
energia eléctrica. Se necessário, ligue o transformador CA e verifique se está totalmente ligado na fonte de alimentação e na parte posterior do notebook.
Q Remova e introduza novamente o disco rígido.
Se o disco rígido emitir um ruído de zumbido ou anormal
Q Verifique se o ruído tem origem noutro lugar, tal como o
ventilador ou uma unidade de placa PC Card.
Q Efectue imediatamente a cópia de segurança da unidade.
Se os ficheiros estiverem danificados
Q Abra O meu computador e o disco em que deseja efectuar a
detecção. Seleccione Ficheiro > Propriedades. Escolha a caixa Verificar agora, situada na secção Verificação de erros do separador Ferramentas.
Q Execute o programa de detecção de vírus. Q Se necessário, pode formatar a unidade de disco rígido e
reinstalar o software original de fabrica utilizando os recursos de restauro do sistema, conforme descrito neste manual.
6–6 Guia de referência
Page 87
Resolução de problemas

Problemas de aquecimento

Normalmente, o seu notebook se aquece ligeiramente durante o uso rotineiro.
Se ocorrer sobreaquecimento anormal no notebook
Q Sempre coloque o equipamento sobre superfícies planas, de
forma a que o ar possa fluir livremente em volta e abaixo do mesmo.
Q Certifique-se de que os respiradouros de ar no fundo e nas
laterais do equipamento estão desobstruídos.
Q Lembre-se que os jogos e outros programas que utilizam a
CPU a 100% podem aumentar a temperatura do notebook.

Problemas de infravermelhos

Se ocorrerem problemas com comunicações por infravermelhos
Q Certifique-se de que a linha de visão entre as duas portas
de infravermelhos não está obstruída e que as portas estão voltadas uma para outra o mais directamente possível. A porta de infravermelhos do notebook está situada na parte frontal do equipamento. As portas não devem estar afastadas mais que um metro.
Q Verifique os ajustes no Gestor de dispositivos:
1. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Desempenho
e manutenção > Sistema.
2. No separador Hardware, seleccione Gestor de
dispositivos e expanda os dispositivos de infravermelhos. Seleccione a porta de infravermelhos e certifique-se de que o dispositivo está activado.
Q Certifique-se de que apenas uma aplicação está a utilizar essa
porta.
Guia de referência 6–7
Page 88
Resolução de problemas

Problemas com o teclado e com os dispositivos indicadores

Utilize estas sugestões para dispositivos externos ou
incorporados.
Se houver dificuldade em controlar o ponteiro
Q Ajuste os controlos do ponteiro. Para tal, seleccione Iniciar >
Painel de controlo > Impressoras e outro hardware > Rato.
Q Certifique-se de que o dedo ou a palma da mão não está
premir ou está perto do botão de activação/desactivação do painel táctil enquanto estiver a escrever.
Q Utilize o rato externo se estiver difícil utilizar o painel táctil.
Se o painel táctil não funcionar
Q Prima o botão de activação/desactivação do painel táctil para
acender a luz.
Q Não toque no painel enquanto o notebook estiver a reiniciar
ou a sair do modo de suspensão. Se o fizer, tente o seguinte: prima uma tecla no teclado para restaurar o funcionamento normal.
Q Se houver um rato externo ligado, os dispositivos
apontadores incorporados ficam normalmente desactivados. Pode alterar esta definição com o utilitário de configuração de BIOS. Consulte a secção "Configurar o notebook" deste capítulo.
Q Reinicie o notebook. Para tal, seleccione Iniciar > Desligar o
computador > Reiniciar.
6–8 Guia de referência
Page 89
Resolução de problemas
Se o painel táctil mover o ponteiro ou o cursor enquanto estiver a escrever
Prima o botão de activação/desactivação do painel táctil para o desactivar enquanto escreve.
Se o rato de deslocamento PS/2 não funcionar
Q O painel táctil deve ser desactivado para que o recurso de
deslocamento do rato funcione. No utilitário de configuração do BIOS, certifique-se de que a opção External Pointing Devices (Dispositivos apontadores externos) do menu System Devices (Dispositivos do sistema) está definida em Auto (Automático). Consulte a secção "Configurar o notebook" deste capítulo.
Q Coloque o notebook no modo de suspensão ou desligue-o
antes de ligar o rato de deslocamento, para que este possa ser detectado correctamente.
Se desejar utilizar o painel táctil novamente, deve colocar o computador no modo de suspensão ou encerrar o notebook antes de desligar o rato de deslocamento.
Guia de referência 6–9
Page 90
Resolução de problemas

Problemas na rede LAN (rede local)

Se o adaptador incorporado de rede não ligar à LAN
Q Verifique todos os cabos e ligações. Tente ligar numa estação
diferente de rede, se disponível.
Q Certifique-se de que o cabo de LAN é da categoria 3, 4 ou
5 para operação 10Base-T, ou da categoria 5 para operação 100Base-TX. O comprimento máximo de cabo é 100 metros.
Q Seleccione Iniciar > Ajuda e suporte > e utilize a Resolução
de problemas do funcionamento em rede.
Q Abra o Gestor de dispositivos do hardware.
1. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Desempenho
e manutenção > Sistema.
2. Se a interface de rede estiver desactivada, experimente
activá-la. Se existir algum conflito, experimente desactivar outro dispositivo.
Se não conseguir navegar em Vizinhança na rede ou Os meus locais na rede
Clique em Iniciar > Procurar > Notebooks (Computadores portáteis) ou Pessoas para procurar um notebook.
Se não conseguir iniciar sessões em servidores Netware
Se um servidor Netware estiver a utilizar o protocolo IPX/SPX, pode ser necessário forçar o seu tipo de pacote para que corresponda ao tipo de pacote do servidor. Consulte o seu administrador de rede.
Se as ligações de rede responderem lentamente
Se a sua ligação de rede utilizar um servidor proxy, experimente activar a opção para ignorar o servidor proxy em endereços locais. Pode fazer isso no Painel de controlo, em Propriedades de Ligação em rede.
6–10 Guia de referência
Page 91
Resolução de problemas

Problemas na memória

Se aparecer uma mensagem a informar que não há memória suficiente
Q Certifique-se de que a unidade C não dispõe de pouco
espaço livre.
Q Se estiver a enfrentar problemas com a memória enquanto
estiver a executar programas MS-DOS, seleccione Iniciar > Ajuda e suporte. Utilize a resolução de problemas de software e aplicações ou do MS-DOS na Ajuda do Windows.
Q A quantidade total de memória RAM no notebook não está
disponível para executar aplicações. Determinada quantidade de RAM é utilizada para a memória do ecrã. A quantidade de memória do ecrã é exibida no utilitário de configuração do BIOS.
Se a memória não aumentar após ter adicionado RAM
Certifique-se de que notebook está a utilizar apenas módulos de memória (RAM) PC2100 DDR 266 MHz ou superiores.
Se o notebook emitir um aviso sonoro depois de instalação de memória RAM adicional
Instalou um tipo de RAM incompatível. Remova o módulo.
Guia de referência 6–11
Page 92
Resolução de problemas

Problemas com o modem

Se o modem parecer lento
Q O excesso de electricidade estática ou de ruído na linha reduz
a velocidade geral de transmissão da ligação do modem. Se necessário, entre em contacto com a sua empresa de telecomunicações para resolver este tipo de problema.
Q Se estiver a efectuar marcações internacionais, o ruído na
linha é frequentemente um problema difícil ou impossível de eliminar.
Q Se tiver um sistema de espera de linha, desactive-o. Sua
empresa de telecomunicações pode proporcionar-lhe instruções. O uso deste sistema pode provocar sintomas semelhantes à electricidade estática.
Q Desligue quaisquer outras ligações à linha. Se possível,
ligue directamente à ficha de parede.
Q Experimente outra linha telefónica, preferivelmente uma
utilizada normalmente para máquinas de fax ou modem.
Se o modem não marcar ou não for detectado nenhum sinal de marcação
Q Verifique todos os cabos e ligações. Q Ligue um telefone padrão à linha telefónica e certifique-se
de que a linha está a funcionar.
Q Certifique-se de que não existe outra pessoa a utilizar a
mesma linha.
Q Experimente outra linha telefónica, preferivelmente uma
utilizada normalmente para máquinas de fax ou modem.
Q Se estiver num país estrangeiro, o sinal de marcação pode
não ser reconhecido pelo modem. No Painel de controlo, abra Opções de telefone e modem. Experimente desactivar a opção de espera de sinal de marcação.
6–12 Guia de referência
Page 93
Se o modem marcar incorrectamente
Q Verifique o número de telefone que introduziu, incluindo
todos os dígitos necessários para acesso exterior ou de longa distância.
Q No Painel de controlo, abra Opções de telefone e modem.
Verifique as opções de marcação: procure dígitos duplicados para acesso exterior ou de longa distância.
Q Certifique-se de que o número que está a chamar não está
ocupado.
Q Se estiver num país estrangeiro, o sinal de marcação pode
não ser reconhecido pelo modem. No Painel de controlo, abra Opções de telefone e modem. Experimente desactivar a opção de espera de sinal de marcação.
Q Se tiver um sistema de espera de linha, desactive-o. Sua
empresa de telecomunicações pode proporcionar-lhe instruções.
Se o modem marcar, mas não ligar
Q Certifique-se de que está a utilizar cabos analógicos de linha
telefónica (cabos 2, 3 ou 4). Não deve utilizar linhas digitais. Num hotel, peça uma linha de dados.
Q Experimente outra linha telefónica, preferivelmente uma
utilizada normalmente para máquinas de fax ou modem.
Q O modem no extremo oposto pode ter problemas.
Experimente marcar para um modem diferente.
Resolução de problemas
Guia de referência 6–13
Page 94
Resolução de problemas
Se o modem não for detectado
Q Verifique a instalação do modem. No Painel de controlo,
abra Opções de telefone e modem. Verifique a porta COM.
Q Abra o Gestor de dispositivos do hardware.
1. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Desempenho
e manutenção > Sistema.
2. Se o modem estiver desactivado, experimente activá-lo.
Se existir algum conflito, experimente desactivar outro dispositivo.
Q Se estiver a executar software de fax que utilize a Classe 2
de fax, tente utilizar a Classe 1.
Se o modem marcar, mas não conseguir ouvi-lo
Q Se o modelo tiver uma luz indicadora de ausência de som,
certifique-se de que está apagada. Se estiver acesa, prima o botão silenciador de áudio.
Q Verifique a definição do volume do altifalante. Q No Painel de controlo, abra Opções de telefone e modem,
seleccione o modem e, em seguida, Propriedades. Verifique a definição de volume no separador Geral.
Se o modem ligar, mas a transferência de dados for de má qualidade
Q No Painel de controlo, abra Opções de telefone e modem.
Certifique-se de que a paridade, a velocidade, o comprimento de palavra e os bits de paragem são correspondentes nos modems a enviar e a receber.
Q Tente uma outra linha telefónica ou marque um número de
servidor diferente.
6–14 Guia de referência
Page 95
Resolução de problemas
Se o modem provocar uma mensagem de ERRO
Uma cadeia de comandos AT pode conter um comando incorrecto. Se tiver introduzido comandos como definições adicionais para o modem no Painel de controlo ou no seu software de comunicações, verifique os comandos.
Se não conseguir enviar faxes com o modem
Q Se estiver a utilizar um fax da Classe 2 no software de fax,
tente utilizar a Classe 1.
Q Feche quaisquer outros programas de comunicações. Q Se estiver a enviar um fax através de impressão utilizando
uma aplicação, certifique-se de que seleccionou a impressora de fax.
Q Experimente desactivar os recursos de gestão de energia
temporariamente.
Se for detectado excesso de corrente na linha
Certifique-se de que está a utilizar cabos analógicos de linha telefónica (cabos 2, 3 ou 4). Não deve utilizar linhas digitais. Num hotel, peça uma linha de dados.
Se o modem fizer clique repetidamente, mas não ligar
Q Certifique-se de que está a utilizar cabos analógicos de linha
telefónica (cabos 2, 3 ou 4). Não deve utilizar linhas digitais. Num hotel, peça uma linha de dados.
Q Verifique todos os cabos e ligações.
Guia de referência 6–15
Page 96
Resolução de problemas

Problemas da placa PC Card (PCMCIA)

Se o notebook não reconhecer placas PC Card
Q Remova e introduza novamente a placa PC Card. Q Reinicie o notebook. Para tal, seleccione Iniciar > Desligar
o computador > Reiniciar.
Q Experimente a placa noutro notebook para verificar se a
mesma funciona correctamente.
Q Não se oferece suporte à função Zoomed Video
(Ampliação de vídeo).
Q Se a placa requer um IRQ, certifique-se de que existe um
disponível. Abra o Gestor de dispositivos do hardware. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Desempenho e manutenção > Sistema.
Se placas PC Card de rede interromperem a comunicação adequada
Q É possível que a placa tenha sido reinicializada se o notebook
entrou no modo de suspensão ou foi encerrado. Saia de todas as aplicações e, em seguida, remova e introduza novamente a placa.
Q Verifique as definições no Painel de controlo.
Se modems de placa PC Card não estiverem afuncionar
Desactive o modem interno:
1. Abra o Gestor de dispositivos do hardware. Seleccione Iniciar > Painel de controlo > Desempenho e manutenção > Sistema.
2. Seleccione Modem para obter uma lista dos dispositivos actuais.
3. Seleccione o modem interno, em seguida, a opção para desactivá-lo.
6–16 Guia de referência
Page 97

Problemas de desempenho

Para obter o desempenho ideal, o notebook deve apresentar pelo menos 128 MB de memória (RAM). Ligue o notebook a alguma tomada eléctrica CA para obter o máximo de velocidade.
Se o notebook efectuar pausas ou funcionar lentamente
Q Isto pode ser devido a comportamento normal do Windows.
O processamento em segundo plano pode afectar o tempo de resposta.
Q Determinadas operações de segundo plano (tais como
programas de detecção de vírus) podem afectar o desempenho.
Q Prima ctrl+alt+del e utilize o Gestor de tarefas para ver se
aplicações não estão a responder.
Q Reinicie o notebook. Para tal, seleccione Iniciar > Desligar
o computador > Reiniciar.
Q Alguns browsers de ficheiros respondem lentamente ao
processar gráficos ou ao esperar que passe o tempo limite de ligações de rede interrompidas.
Q Se a unidade de disco rígido do notebook
funcionar frequentemente (como indicado pela luz da unidade de disco rígido na parte dianteira do mesmo) enquanto o equipamento parecer estar em pausa ou a funcionar lentamente, é provável que o Windows esteja a utilizar tempo excessivo para escrever no seu ficheiro de comutação no disco rígido do notebook. Se isto ocorrer frequentemente, considere a instalação de memória adicional.
Q Verifique a quantidade disponível de espaço livre em disco.
Elimine ficheiros temporários e desnecessários.
Resolução de problemas
Guia de referência 6–17
Page 98
Resolução de problemas
Se o notebook parar de responder
Q Prima ctrl+alt+del e utilize o Gestor de tarefas para finalizar
aplicações que não estejam a responder.
Q Prima o botão de ligação durante pelo menos 4 segundos para
desligar e reiniciar o notebook. Os dados não guardados serão perdidos. Em seguida prima o botão de ligação para ligar o equipamento novamente.
Q Se nada acontecer, insira a ponta de um clipe no
botão reiniciar na base do notebook. Em seguida prima o botão de ligação para ligar o equipamento novamente.
Q Para prevenir problemas de bloqueio, evite desligar o
notebook ou colocá-lo no modo de suspensão enquanto aplicações com muitos gráficos estiverem a trabalhar.

Problemas de fornecimento de energia e com a bateria

Se o notebook desligar imediatamente após ter sido ligado
Provavelmente o nível de energia da bateria está muito baixo. Ligue o transformador CA ou introduza uma bateria carregada.
Se o notebook ficar a emitir avisos sonoros
O notebook emite repetidamente avisos sonoros ou mostra advertências quando a carga da bateria está baixa. Guarde o seu trabalho, encerre imediatamente o Windows e coloque uma bateria carregada ou ligue o transformador CA.
6–18 Guia de referência
Page 99
Se a bateria não carregar
Q Certifique-se de que o transformador CA está correctamente
ligado à fonte de alimentação e ao notebook e que a luz do transformador está acesa.
Q Se estiver a utilizar uma extensão eléctrica, remova o
transformador CA da mesma e ligue-o directamente à tomada na parede.
Q Certifique-se de que a bateria está totalmente instalada e fixa
no lugar.
Q Certifique-se de utilizar apenas o transformador CA
fornecido com o notebook (ou outro transformador aprovado que satisfaça os requisitos de alimentação do equipamento). Não utilize transformadores de 60 W e 3,16 A.
Q Mantenha o notebook afastado de fontes de calor. Desligue
o transformador CA e deixe a bateria arrefecer. Se a bateria estiver muito quente, não poderá ser carregada adequadamente.
Q Se disponíveis, experimente outra bateria e outro
transformador CA.
Resolução de problemas
Se o notebook tiver um tempo de funcionamento curto
Q Economize energia utilizando uma das sugestões
apresentadas na lista contida no capítulo "Baterias e gestão de
energia" deste manual.
Q Se estiver a executar uma aplicação que tenha uma
funcionalidade para guardar automaticamente (tal como o Microsoft Word), desactive essa funcionalidade ou aumente o tempo especificado para guardar automaticamente de modo a reduzir o acesso ao disco rígido.
Q Se o tempo de funcionamento tornar-se gradualmente mais
curto e a bateria tiver mais que um ano ou dois de utilização, pode ser necessário substituí-la.
Q A utilização intensa de modems afecta o tempo de
funcionamento da bateria.
Guia de referência 6–19
Page 100
Resolução de problemas
Q A utilização de placas PC Card pode afectar o tempo de
funcionamento da bateria.
Q Teste-a e recondicione-a a cada três meses.
Se o tempo restante da bateria não for correcto
O tempo restante é uma estimativa, não um valor preciso, e é baseado na taxa de utilização da bateria pelo notebook no momento. Consequentemente, esse valor depende da tarefa actual e supõe que continuará a utilizar a alimentação com a mesma taxa de utilização até que a bateria fique desgastada. Assim, se verificar o tempo restante quando o notebook estiver a executar uma tarefa que requeira bastante energia (tal como a leitura de CDs ou DVDs), provavelmente o valor indicado corresponderá a menos tempo restante do que o valor real, uma vez que mais tarde, provavelmente, executará tarefas que irão requerer menos alimentação.
Se o notebook não activar o modo de suspensão conforme o esperado
Q Se estiver activa uma ligação a outro computador, o notebook
não passará para o modo de suspensão.
Q Se o notebook estiver a efectuar uma operação, geralmente o
equipamento esperará que a mesma termine para passar ao modo de suspensão.
Se o notebook não activar o modo de hibernação conforme o esperado
Q Certifique-se de que o suporte de hibernação está activado.
No Painel de controlo, abra Opções de energia, e em seguida seleccione o separador Hibernar.
Q Seleccione o separador Esquemas de energia. Certifique-se
de que os tempos limite de hibernação, tanto para a alimentação CA como para a alimentação com energia da bateria, estão definidos como Nunca.
6–20 Guia de referência
Loading...