ESAB MEH 30, MEH 44 Basic Instruction manual [pt]

Page 1

MEH 30/44 Basic

Elektrodmatarenhet Elektrodefremføringsenhed Elektrodematerenhet Langansyöttöyksikkö Wire feed unit Drahtelektrodenvorschubgerät Dévidoir Draadaanvoereenheid Unidad alimentadora de electrodo Alimentatore di filo Unidade de alimentação de electrodos Movάδα τροφοδότησης ηλεκτροδίου

Bruksanvisning Brugsanvisning Bruksanvisning Käyttöohje Instruction manual Betriebsanweisung

Manuel d'instructions Gebruiksaanwijzing Manual de instrucciones Manuale dl Istruzione Manual de instruções Οδηγίες χρήσεως

Page 2
INDHOLDSFORTEGNELSE Side
INNEHOLDSFORTECKNING Side
SISÆLLYSLUETTELO Sivu
JOHDANTO
TEKNINEN KUVAUS
ASENNUS
21
22
22
24
LIST OF CONTENTS Page
27
28
30
INHALTVERZEICHNIS Seite
33
34
37
SOMMAIRE
INTRODUCTION
DESCRIPTION TECHNIQUE
INSTALLATION
Page
INHOUD Bladziide
47
INDICE Página
INDICE Pagina
61
62
65
INDICE Página
INTRODUÇÃO
DESCRIÇÃO TÉCNICA
INSTALAÇÃO
68
69
72
Rätt till ändring ev specifikstioner utan avisering förbehålles ΠΕΡΙΕΧΟΜΕΝΑ
Ret til ændring af specifikationer uden avisering forbeholdes
Ret til å endre specifikasjoner uten varsel forbeholles
Olikaudet mutnkelin uddågetän
ΕΙΣΑΓΩΓΗ G1
Rights reserved to elter specifications without notice
Änderungen vorbehalten
Sous réserve de modifications sans avis préalable
wijzigen zonder voorafgaande waarschuwing
ΤΕΧΝΙΚΗ ΠΕΡΙΓΡΑΦΗ
previo aviso

÷

Page 3

INTRODUÇÃO

A10 - MEH 30 e A10 - MEH 44 sâo duas unidades de alimentação de electrodos para soldadura MIG/MAG em que os electrodos são empurrados para a frente segundo o sistema A10 ESAB.

Estas duas unidades de alimentação de electrodos estão construídas do mesmo modo e têm as mesmas dimensões - à excepção do comprimento.

MEH 44 tem maior comprimento para oferecer espaço para um dispositivo de alimentação maior e para uma bobina de electrodo com diâmetro exterior de 44 cm. No MEH 30 pode ser posta uma bobina com máx- 30 cm de diâmetro externo. Daí vêm as designações 30 e 44 respectivamente. Os motores são accionados electronicamente e são iguais para os dois tipos, sendo designado por E. A letra M significa unidade de alimentação e H designa a geração.

No MEH existe um comutador para 2/4 tempos e arranque normal/lento. Para além disso, no MEH 44 existe um comutador para reversão dos motores, a fim de facilitar tirar os electrodos de maior espessura para fora da mangueira de soldadura. Estes estão colocados na parede intermédia atrás da tampa. A tomada para ligação da ficha de manobras remota encontra-se na parte frontal, e a ficha de manobras remotas entra imediatamente em funcionamento assim que é ligada à unidade de alimentação.

Para que uma unidade de alimentação fique completa, deve ser equipada ou com uma peça de rotação, uma ferramenta de descarga ou uma carrete. Com a ajuda da peça de rotação ou da ferramenta de descarga, a unidade de alimentação é colocada num pivõ isolado na fonte de corrente. O carrete faz com que a unidade de alimentação seja facilmente movimentada no chão ou sobre a mesa de trabalho. Uma unidade de alimentação equipada com uma peça de rotação ou um carrete, também pode ser apetrechada com um dispositivo de elevação para poder ser suspensa sobre o local de trabalho.

Δ ATENÇÃO
SOLDADURA E CORTE A ARCO PO
PORTANTO, CAUTELOSO QUANDO
EMPREGADOR QUE DEVERÃO BAS
DEM SER NOCIVOS TANTO PARA SI CC
D UTILIZAR ESSES MÉTODOS. SIGA AS I
SEAR-SE NOS TEXTOS DE ADVERTÊNCIA
DMO PARA OUTRAS PESSOAS. SEJA,
ESPECIFICAÇÕES DE SEGURANÇA DO SEU
ABAIXO.
CHOQUE ELÉCTRICO - Pode matar r
  • Instale o equipamento de sol
  • Não toque em partes conduci
    o equipamento de protecção
  • Isole-se a si próprio da terra
  • Certifique-se de que a sua portectada
dar e ligue à terra conforme as normas a
toras de corrente, eléctrodos ou fios de s
molhado.
e da peça a trabalhar.
osição de trabalho é segura.
apropriadas.
soldar com as mãos desprotegidas nem com
FUMO E GÁS - Podem ser prejudio ciais à sua saúde
  • Mantenha o rosto afastado d
  • Ventile e aspire para o exter
lo fumo de soldadura.
'ior o fumo de soldadura e gás, eliminanc
lo-os da sua e das outras áreas de trabalho
RAIOS LUMINOSOS - São nocivos aos seus olhos e podem queimar a pele ·
  • Proteja os olhos e a epiderm
  • Proteja os arredores com bio
ne. Use capacete e luvas de soldar aprop
ombos ou cortinas apropriadas.
priados e vista roupas de protecção
RISCO DE INCÊNDIO
  • Faiscas podem provocar inco
    soldar.
êndios. Portanto, retire todos os material s inflamáveis das imediações do local de
NTO - Dirija-se a um técnico especializad lo.
LEIA I E COMPREENDA O MANUAL DE INSTRUC
INSTALAÇÃO E UTILIZAÇÃO
ções antes da
PROTEJA-SE A SI MESMO E AOS OL ITROS
Page 4

DESCRIÇÃO TÉCNICA

DESCRIÇÃO TÉCNICA

A unidade de alimentação está revestida com uma chapa de aço pintada e está dividida verticalemnte em duas secções. Numa das secções, que está coberta com uma tampa fixa com parafusos, encontra-se a chapa de circuito, potenciómetro e válvula electromagnética.

A outra secção está aberta na parte de trás, e coberta em cima e aos lados por uma tampa. A tampa tem uma dobradiça na parte superior e está fechada na chapa do fundo por meio de uma fechadura manual. Nesta secção encontra-se o dispositivo de alimentação com a unidade de accionamento e a chapa de ligação para a mangueira de soldadura. Atrás do dispositivo de alimentação, na parede intermédia, encontra-se um comutador para 2/4 tempos e arranque normal/lento. No MEH 44 existe também um interruptor para reversão. O potenciómetro para a regulação de tempo de põs-maçarico está acessível através de um orifício na parede intermédia.

O electrodo está protegido contra pó e toques por uma faixa de polyester que está fixa no canto traseiro na tampa de abrir. Na chapa do fundo encontra-se um casquilho de passagem para o fio de soldadura desde a fonte de corrente.

Dispositivo de alimentação

MEH 30

O dispositivo de alimentação é accionado por um motor eléctrico com um magneto permanente. O motor está incorporado com uma engrenagem helicoidal com um rolo de alimentação no eixo de saida. O eixo de alimentação que está apetrechado com dentes, acciona um rolo de pressão. O electrodo é empurrado para a frente pelos rolos, e a força é transmitida por dois rolos propulsores. A pressão no electrodo é obtida por meio de uma mola de folha no grampo em que o rolo de pressão está suspenso. a mola de folha está concebida como uma alavanca de manobras e o rolo de pressão pode, mediante um simples movimento de mão, ser afastado a fim de facilitar a mudança de electrodos e a limpeza pelo bocal de saída. Quando o rolo de pressão é novamente rodado para o seu devido lugar, a pressão regulada do electrodo está inalterada.

A pressão pode ser regulada por meio de um parafuso com funil de plástico. Através da chapa é transmitida a corrente de soldadura e de manobras, gás de protecção e electrodo, tudo isto através de uma só ligação. A peça de saída para o electrodo, dos rolos de alimentação, está montada na chapa de ligação, e está fixa por meio de um fio de bloqueamento. O bocal pode ser substituido sem necessidade de ferramentas. Na chapa de ligação encontra-se um relé de corrente, que se fecha quando a corrente passa no circuito de soldadura.

O rolo de alimentação e o rolo de pressão têm três ranhuras que abrangem diferentes dimensões de electrodos. Não é necessário mudar os rolos, quando mudar para electrodos mais espessos ou mais finos, terá somente que mudar a posição lateralmente. O rolo de alimentação é empurrado no eixo propulsor mediante uma ou duas arruelas separadoras. O rolo de pressão tem regulação automática para a posição correcta em relação ao rolo de alimentação. O dispositivo de alimentação está isolado do revestimento.

Page 5

MEH 44

O dispositivo de alimentação no MEH 44 está construido praticamente com os mesmos componentes que o MEH 30. A chapa de ligação, os bocais de entrada e saída, o rolo de alimentação, o rolo de pressão e as molas de folha com parafuso de regulação, são idênticos.

A grande diferença entre estas unidades de alimentação é que o dispositivo de alimentação na 44 tem tracção nás quatro rodas. O accionamento dá-se por meio de dois motores ligados em série, que accionam cada um deles o seu rolo de alimentação e rolo de pressão. O accionamento é uniformemente distribuido entre os dois pares de rolos. A patinagem que possa sugir provocada por diferenças nos rolos de alimentação, neutralizada nos motores.

Os rolos de pressão estão apoiados num bogie num eixo. O qual está colocado de modo que a força de pressão é igual nos dois lados pares de rolos de alimentação. O bogie pode ser facilmente desmontado, depois de a mola de folha ser rebatida para o lado. Não é necessário usar ferramentas. Entre os dois pares de rolos encontra-se um bocal intermédio, para guiar e apoiar o electrodo. O dispositivo de alimentação está isolado do revestimento.

Equipamento de regulação

Os compoentes electrónicos encontram-se numa placa de circuito, montada na parede intermédia. Os fios internos estão ligados à placa com uma ficha de contacto de vários pólos. O cabo de manobras está ligado a um bloco de parafuso.

Peça de rotação

A peça de rotação é montada atrás na unidade de alimentação. Em conjunto com a peça de rotação é entregue um pivô isolado que pode ser montado num orifício na tampa da fonte de corrente e permite que a unidade de alimentação seja rodada até ao ponto em que a botija de gás limite a movimentação.

Na parte superior na peça de rotação encontra-se um cubo de travão para a bobina de electrodo. O cubo de travão pode ser montado em dois orifícios, a fim de se adaptar tanto às bobinas 30 como 44.

Carrete

O carrete é composto por uma parte traseira com eixo reforçado e uma roda de borracha em cada uma das extremidades, e faz com que a unidade de alimentação seja facilmente movimentada. O carrete vem acompanhado de duas rodas de elo que devem ser montadas debaixo da chapa frontal. O cubo de travão é montado num suporte na parte de cima do carrete.

Dispositivo de suspensão

O dispositivo de suspensão destina-se a poder suspender a unidade de alimentação por cima do lugar de trabalho. Este dispositivo tem um grande orifício oval para um gancho ou algo parecido, e é fixo por meio de parafusos em conjunto com o cubo de travão na peça de rotação ou no carrete.

Page 6

DESCRIÇÃO TÉCNICA

Dispositivo de descarga

A função do dispositivo de descarga é movimentar a mangueira de soldadura,e, assim, facilitar o trabalho do soldador. Este dispositivo trabalha juntamente com um mastro em que se encontra a mangueira de soldadura.

O mastro pode ser puxado para baixo até a posição horizontal, e ser novamente levantado até próximo da posição vertical do dispositivo de descarga. O dispositivo de descarga está composto por uma parte traseira, um braço e um grupo de molas. A parte traseira é fixa com parafusos ao revestimento da unidade de alimentação, e constitui a fixação para a extremidade da mola. O braço está fixo de modo articulado à parte traseira, e tem um tubo adaptado ao pivô isolado que é montado na fonte de corrente.

A mola, uma mola em espiral robusta e plana - está ligada com o seu centro ao braço através de um parafuso de regulação.

O cubo de travão está montado no centro de rotação entre a parte traseira e o braço. Isto faz com que a força de elevação seja igualmente grande independentemente de a bobina estar cheia ou vazia. O parafuso de regulação pode ser girado com uma chave hexagonal, para aumentar ou reduzir o binário de elevação. Deste modo, é adaptada a descarga para as diferentes pistolas de soldar. O dispositivo de descarga existe em duas versões - uma para o MEH 30 e uma para o MEH 44.

Mastro

O mastro é composto por dois sulcos de chapa que são unidos durante a montagem, e são fixos por meio de parafusos e um grampo, por baixo da unidade de alimentação. Na extremidade superior no mastro, é montado um grupo de molas para uma passagem suave da mangueira de soldadura, quando esta deixa o mastro. A mangueira de soldadura mantém-se no seu devido lugar por meio de correias tensoras. Graças ao facto do mastro estar montado na unidade de alimentação, a mangueira de soldadura encontra-se direita ao deixar o mastro. isto contribui para uma alimentação mais uniforme e redução do desgaste.

Page 7

INSTALAÇÃO

Dimensões e peso MEH 30 MEH 44
Comprimento, mm
Largura, mm
Altura, mm
Peso, kg
337
326
268
13,6
457
326
268
19,0
Ligação
Tensão 42 V 50-60 Hz
Potência 60 W em soldadura contínua
51 W em soldadura intermitente
Corrente de soldadura O calço de cabo do fio de soldadura é montado em
placa de ligação com parafuso M10.
Ligação de manobras Fio tipo LiYY 8x1,5 mm², com um bujão
de pino de 23 polos ligado à placa de circuito
num bloco de parafuso. Comprimento 2 m.
Controlo remoto Na parte dianteira existe uma tomada de 12 pólos
para ligação a dispositivo de controlo remoto.
Assim que um dispositivo de manobras
remoto estiver ligado, é esse que comanda.
Ligação de gás Niple de mangueira, diâmetro 6 mm.
Pistola de soldar Dispositivo de ligação comum para a corrente de
soldadura, tensão de manobras,
gás de protecção e electrodo.

Unidade motriz

Motor de corrente contínua permanentemente magnetisado incorporado com engrenagem helicoidal.

Tensão Regime de rotações de saída Máx. permitido binário

MEH 30, 24 V, MEH 44, 12 V 94r/m a 150 Ncm carga 450 Ncm

Válvula de protecção

Válvula electromagnética de 2 vias de efeito directo

Modo de trabalho Rosca de ligação Ligação eléctrica Pressão de gás

Fechar em caso de pólo sem corrente R 1/8″ Pino liso Máx. 1 MPa (10 kp/cm2)

Cubo de travão

Destinado para bobinas de electrodo com as seguintes dimensões: Diâmetro exterior ø 300 mm - Orifício de cubo ø 51,5 mm - Comprimento de cubo 100 mm

Page 8

INSTALAÇÃO

Electrodos MEH 30
ø mm
MEH 44
ø mm
Асо 0,6-1,6 0.8-2.4
Aluminio Qual. 18 13
ou mais duro
Qual. 18 13
ou mais duro
1,0-1,6 1,0-2,4
Inoxidável 0,6-1,2 0,8-1,6
Electrodo de tubo 0,9-1,6 0,9-2,4

Rolo de alimentação

Os rolos com dentes existem em quatro versões.

Rolo de alimentação

5 abrange electrodos de fio 0,6-1,6 para aço, aluminio, inoxidável

2 abrange electrodos de fio 1,6-2,4 para aco, aluminio, inoxidável

3 abrange electrodos de tubo 1,2-2,0 para fio de tubo

4 abrange electrodos de tubo 2,4 para fio de tubo

OBS! Também há rolos de alimentação numa versão chamada HD (Heavy Duty) com rolamento de esferas. Para uso muito exigente.

Bocais

Existem bocais para as seguintes dimensões de electrodos

Bocal de admissão

  • 1 ø 2,0 mm plástico para ø 0,6-1,2 mm fio
  • 2 ø 4,0 mm plástico para ø 1,6-2,4 mm fio
  • 3 ø 2,4 mm aço para ø 1,2-2,0 mm fio de tubo
  • 4 ø 4,0 mm aço para ø 2,4 mm fio de tubo (MEH 44)

Bocal intermédio

  • 1 ø 1,6 mm plástico para ø 0,8-1,2 mm fio
  • 2 ø 4,0 mm plástico para ø 1,6-2,4 mm fio
  • 3 ø 2,4 mm cobre para ø 1,2-2,0 mm fio de tubo
  • 4 ø 4,0 mm cobre para ø 2,4 mm fio de tubo

Bocal de saída

  • 1 ø 2,0 mm para ø 0,6-1,6 mm fio
  • 2 Ø 3,5 mm para Ø 2,0-2,4 mm fio

Para combinação de electrodos, rolos de alimentação e bocais, ver a tabela.

Velocidade de alimentação 1,5-25 m/min, contínua regulável. Exactidão de regulação Divergência inferior a 4% do valor regulado num aumento de binário 100-150 Ncm (MEH 30) e 100-200 Ncm (MEH 44).

Page 9

Combinação de electrodos, rolos de alimentação e bocais

Art.nr. Tamanho Fio ø Tipo de fio
Bocal de saida l Α в С D
333 163-884 *) ø2,0 0,6-1,6 Х Х Х Х MEH30/44
333 163-885 ø3,5 2,0-2,4 Х Х Х Х MEH30/44
Bocal de entra da
156 602-001 *) ø2.0 Pl 0.6-1.2 Х Х Х MEH30/44
156 602-002 ø4.0 Pl 1.4-1.6 Х Х . X MEH30
156 602-002 ø4.0 Pl 1.6-2.4 Х Х Х MEH44
332 318-001 ø2.4 Fe 1.2-1.6 Х MEH30
332 318-001 ø2.4 Fe 1.2-2.0 Х MEH44
332 318-002 ø4.0 Fe 2.4 Х MEH44
Bocal intermédi io
156 603-001 *) ø2.0 Pl 0.8-1.2 Х Х Х MEH44
156 603-002 ø4.0 Pl 1.6-2.4 Х Х Х MEH44
332 322-001 ø2.4 Cu 1.2-2.0 Х MEH44
332 322-002 ø4.0 Cu 2.4 Х MEH44
Bogie
367 237-884 No.5 HD Х Х Х (X) MEH30
366 970-882 No.3 1.2-2.0 Х MEH30
367 237-882 No.3 Х MEH30
366 941-889 *) No. 5 0.6-1.6 Х Х Х (X) MEH44
366 902-893 No.5 HD Х Х Х (X) MEH44
366 941-881 No.2 1.4-2.4 Х Х Х MEH44
366 902-881 No.2 HD Х Х Х MEH44
366 941-882 No.3 1.2-2.0 Х MEH44
366 902-882 No.3 HD Х MEH44
366 902-883 No.4 HD 2.4 Х MEH44
Rolo de alimen Itação
366 966-898 *) No.5 0.6-1.6 Х Х Х (X) MEH30/44
366 966-881 No.2 1.4-2.4 Х Х Х MEH44
366 966-882 No.3 1.2-2.0 Х MEH30/44
366 966-883 No.4 2.4 Х MEH44

A = Aço B = Inox C = AI. D = Fio de tubo H D =Heavy Duty (Com rolamento de esferas). *) Standard.

Encomenda de pecas sobresselentes

O manual de servico e a lista de pecas sobresselentes podem ser encomendados junto ao seu representante ESAB mais próximo, ver a última página desta , publicação.

Ao fazer uma encomenda devese sempre designar o tipo de máguina, o n"mero e designação da máguina, e o n7mero da peca sobresselente segundo a lista de peças sobresselentes

Isto facilita o despacho e garante entregas correctas.

Loading...