Denver TCD-30 User Manual [pt]

Page 1
ELEMENTOS DE FUNÇÕES
1. Compartimento dos CDs
2. Botão de amplificação de baixos
3. Volume +/-
4. Tecla de repetição CD
5. Tecla de programa CD
6. Botão de reprodução aleatória
7. Tecla de paragem CD
9. Pista seguinte / busca de pista CD
10.Tecla de leitura / pausa CD
11.Selector de banda (FM,FM ST)
12.Botão de sintonização do rádio
13.Tecla de pausa cassetes
14.Tecla de paragem / ejecção cassetes
15.Tecla de avanço rápido cassetes
16.Tecla de rebobinagem cassetes
17.Tecla de leitura cassetes
18.Tecla de gravação cassetes
19.Compartimento das cassetes
20.Quadro CD
21.Indicador FM STEREO
22.Coluna de som esquerda
23.Coluna de som direita
24.Antena FM
25.Tomada do cabo de alimentação
26.Tomada de Entrada Aux
27.Tomada dos auscultadores estéreo
28.Selector de função
Português - 1
Page 2
UTILIZAÇÃO DO APARELHO
Importante :
Este aparelho foi concebido e fabricado para responder às exigências internacionais. No entanto, como com qualquer aparelho eléctrico, deve seguir as instruções de utilização. Leia atentamente as notas seguintes, que o ajudarão a utilizar correctamente o aparelho.
- Leia atentamente as instruções.
- Verifique as ligações antes de utilizar o aparelho.
- Desligar o aparelho se não o for utilizar durante um longo período de
tempo. Desligar também o cabo de alimentação.
- Solicitar aconselhamento a um técnico em caso de dúvida sobre o funcionamento ou a segurança do aparelho.
- Nunca expor o aparelho à humidade, à chuva ou a projecções de água para evitar um incêndio ou choques eléctricos.
- Nunca deixar o leitor próximo de fontes de calor, exposto directamente ao sol, a um ambiente com muitas poeiras ou sujeito a choques mecânicos.
- Não colocar nenhum objecto a menos de 10 mm das extremidades do aparelho. Os orifícios de ventilação devem permanecer desimpedidos para que o aparelho possa funcionar correctamente e também para prolongar a duração da vida dos seus componentes.
- Se qualquer objecto, sólido ou líquido, caír para dentro do aparelho, desligue-o e leve-o a pessoal qualificado, para verificação, antes de o voltar a utilizar.
SELECÇÃO DAS FONTES DE ALIMENTAÇÃO
Pode utilizar, como fonte de alimentação, pilhas ou a rede eléctrica. Aconselhamos a utilização da rede eléctrica como fonte de alimentação quando quiser gravar, na medida em que as gravações consomem muita energia.
- Ligação do cabo de alimentação
Ligue uma extremidade do cabo de alimentação fornecido à tomada AC INPUT situada na parte de trás do leitor e a outra extremidade a uma tomada na parede.
Nota: O cabo de força/dispositivo de desconexão sempre deve ser fácil de
operar/desconectar.
- Utilização do aparelho com pilhas
Utilize sempre pilhas alcalinas para garantir uma qualidade de som óptima. Introduza 8 pilhas LR14 (não fornecidas). Certifique-se de que está a respeitar a indicação sobre a polaridade das pilhas no esquema que se encontra no aparelho.
Português - 2
Page 3
Nota : Se não prever a utilização das pilhas, retire-as do aparelho de
forma a evitar qualquer dano provocado por uma fuga ou a corrosão das pilhas.
ANTENA
Para conseguir uma melhor recepção das estações FM, queira esticar a antena FM ao máximo.
AMPLIFICAÇÃO DOS BAIXOS
Se ouvir música com um volume de som baixo, pode colocar a tecla BASS BOOST em posição “ ON ”. Tal permitirá melhorar a audição dos graves. Para desligar esta função, basta-lhe voltar a carregar na mesma tecla.
RÁDIO OUVIR RÁDIO
1/ Ligar o cabo de alimentação fornecido. 2/ Coloque o botão de selecção de função na posição RADIO. 3/ Seleccionar a banda de frequência pretendida (FM ou FM ST) e a estação,
com o auxílio do Selector de Frequência.
Nota : Se a indicação FM STEREO se acender, está a receber o sinal
em FM estéreo. Se a recepção em FM tiver ruídos reoriente a antena e/ou posicione o Selector de banda na posição “FM”.
4/ Regular o nível do volume de som rodando o botão do volume e os graves
carregando na tecla BASS BOOST.
5/ Para desligar o rádio, posicione o selector de função na posição TAPE.
MODO AUXILIAR (AUX)
1. Desloque o Selector de Função para a
posição AUX, o indicador “AUX” será exibido no VISOR LCD.
2. Ligue a entrada de auriculares da unidade Auxiliar (por ex., leitor de MP3 ou leitor MD) na tomada AUX-IN na traseira deste produto através de um Cabo de Áudio (com tomada de 3,5 mm em ambas as extremidades; não fornecido).
3. Inicie a reprodução na unidade Auxiliar. A música da unidade Auxiliar pode ser ouvida através do altifalante deste produto.
Português - 3
Page 4
CD (CD-R/RW) LEITURA DE UM CD
1/ Ligar o cabo de alimentação fornecido 2/ Coloque o botão de selecção de função na posição CD. 3/ Abrir o compartimento dos CDs levantando a tampa respectiva e colocar o
disco (com a etiqueta para cima) no prato de leitura.
4/ Fechar o compartimento e carregar na tecla
PLAY/PAUSE/. O leitor inicia a leitura de todas as pistas uma única vez.
5/ Regular o som rodando o botão do volume de som e os graves
carregando na tecla BASS BOOST.
Notas :
- Se o compartimento dos CDs estiver fechado com o CD no seu interior, o número total de pistas contidas no CD surgirá no quadro e o leitor permanecerá em modo “ STOP ” .
- Se o compartimento dos CDs não estiver fechado ou não se encontrar
nenhum CD no interior do compartimento, surgirá ‘’noquadroeoleitor permanecerá em modo “ STOP ”
-
PARA CARREGAR EM
Parar a leitura STOP
Pôr o leitor em pausa PLAY/PAUSE 
Carregue de novo para retomar a leitura após uma pausa
Passar à pista seguinte
Voltar à pista precedente
Avanço rápido
Manter esta tecla em baixo
Retrocesso rápido
Manter esta tecla em baixo
Português - 4
Page 5
AS FUNÇÕES CD
1- REPETIÇÃO Pode também ouvir uma canção ou um CD repetidamente.
Repetir a mesma pista :
Carregar na tecla REPEAT. A luz REPEAT piscará continuamente. Se quiser anular esta função, carregue 2 vezes na tecla REPEAT para apagar a luz REPEAT.
Repetir todo o CD :
Carregar duas vezes na tecla REPEAT. A luz REPEAT acende-se e permanece aceso de forma contínua no écran. Se quiser anular esta função, carregue de novo na tecla REPEAT.
2- MODO DE REPRODUÇÃO ALEATÓRIA Esta função permite que a faixa seja reproduzida de forma aleatória. Durante o modo de paragem do CD, prima o Botão de reprodução aleatória e carregar na tecla PLAY/PAUSE/, o indicador “ VISOR LCD e toda a música vai ser reproduzida automaticamente de forma aleatória. Para cancelar a função de reprodução aleatória, prima o Botão de reprodução aleatória de novo, o Indicador de “
” desaparecerá do VISOR LCD.
” será exibido no
3.-LEITURA PROGRAMADA
Esta função permite-lhe programar a ordem de leitura das pistas de um disco. 1/ Coloque o botão de selecção de função na posição CD. 2/ Abra o compartimento dos CDs levantando a tampa respectiva e coloque
o disco (com a etiqueta para cima) no prato de leitura.
3/ Carregar na tecla PROGRAM. O indicador
“ 01 ” surgirá no écran e piscará continuamente (o mesmo acontecendo com a luz PROGRAM).
4/ Carregar na tecla para seleccionar o número da pista que pretender
adicionar à sua programação.
5/ Carregar na tecla PROGRAM para memorizar o número da pista.
Nota : Uma vez memorizado o número da pista, o indicador voltará
automaticamente a zero. 6/ Repetir as instruções 4 e 5 . Pode programar até 30 pistas. 7/ Carregar na tecla PLAY / PAUSE/ para iniciar a leitura programada.
Português - 5
Page 6
Nota : A luz PROGRAM piscará continuamente durante a leitura das
pistas programadas.
8/ Para anular o modo de leitura programada, basta abrir o compartimento
dos CDs.
Nota :
- Nunca abra o compartimento dos CDs sem carregar antes na tecla STOP
.
- A programação será anulada automaticamente se desligar o aparelho ou
se abrir o compartimento dos CDs.
- Carregue na tecla STOP antes de mudar de função ou de desligar o
aparelho.
- Para anular a função CD, posicionar o selector de função em TAPE.
-
NOTAS IMPORTANTES SOBRE OS CDs
- Antes de ouvir um CD limpe-o com um pano macio e seco, do centro para
o exterior.
- Não utilize solventes tais como benzina, diluentes, detergentes disponíveis
no mercado ou vaporisadores anti-estáticos para discos de vinil.
- Não exponha os CDs directamente ao sol ou a fontes de calor, tais como
condutas de ar quente, e não os deixe no interior de viaturas estacionadas ao sol, na medida em que a temperatura poderá aumentar consideravelmente no habitáculo.
- Após ter ouvido um CD, arrume-o na sua caixa de protecção.
- Os riscos, as nódoas e as marcas de dedos nos CDs podem provocar erros
de leitura.
CASSETES LEITURA DE UMA CASSETE
1/ Ligar o cabo de alimentação fornecido. 2/ Coloque o botão de selecção de função na posição TAPE. 3/ Carregue na tecla STOP/EJECT para abrir o compartimento das cassetes
e introduza uma cassete gravada. Volte a fechar o compartimento. 4/ Carregue na tecla PLAY. 5/ Regular o som rodando o botão do volume do som e os graves
carregando na tecla BASS BOOST.
Português - 6
Page 7
PARA CARREGAR EM
Parar a leitura STOP / EJECT
Avançar ou rebobinar a cassete F.FWD ou REW
Colocar a leitura da cassete em pausa
PAUSE Carreguedenovopararetomara leitura após uma pausa
Tirar a cassete STOP / EJECT
Nota : Durante a bobinagem da cassete, com F.FWD ou REW, carregue
em STOP / EJECT para desactivação da bobinagem.
GRAVAR UMA CASSETE
A partir da rádio
1/ Acender o rádio de acordo com as instruções do capítulo sobre rádio
(pontos 1 a 4)
2/ Carregue na tecla STOP/EJECT para abrir o compartimento das cassetes e
introduza uma cassete virgem 3/ Feche o compartimento e carregue na tecla PAUSE. 4/ Carregue na tecla RECORD. A tecla PLAY baixa simultaneamente. 5/ Para iniciar a gravação carregue na tecla PAUSE.
A partir do CD
1/ Siga as instruções do capítulo CD (pontos 1 a 4) 2/ Carregue na tecla STOP/EJECT para abrir o compartimento das cassetes e
introduza uma cassete virgem 3/ Feche o compartimento e carregue na tecla PAUSE 4/ Carregue na tecla RECORD. A tecla PLAY baixa simultaneamente. 5/ Para iniciar a gravação carregue na tecla PAUSE no momento em que o
CD começa a rodar. 6/ Carregue na tecla PAUSE se decidir parar a gravação temporariamente ou
então carregue em STOP/EJECT se pretender parar a gravação.
Conselhos
:
- A regulação do volume de som ou do campo sonoro não afecta o nível da
gravação.
- Parta a pala do lado A ou B da cassete para evitar quaisquer gravações
acidentais. Se pretender reutilizar a cassete para uma nova gravação, cubra o oríficio com fita adesiva.
Português - 7
Page 8
NOTAS IMPORTANTES SOBRE AS CASSETES
- Para garantir uma leitura óptima, limpe regularmente o interior do
compartimento com algodão EM RAMA ligeiramente embebido em álcool desnaturado, todas as 10 horas de utilização. Garante assim uma qualidade de leitura e de gravação óptima. Para efectuar gravações de qualidade, aconselhamos-lhes que limpe todas as superfícies de passagem da fita magnética antes de gravar.
- Não exponha as cassetes ao sol e a poeiras.
- Nunca toque na fita com os dedos.
TOMADA DOS AUSCULTADORES ESTÉREO
Pode ligar um par de auscultadores estéreo ao aparelho se pretender ouvir música sozinho (auscultadores não fornecidos). Quando começar a utilizar os auscultadores as colunas de som são automaticamente desligadas.
MANUTENÇÃO DO APARELHO
Nunca expor o aparelho ao calor e nunca colocar objectos de borracha ou de vinil sobre o aparelho.
Conselhos para protecção do ambiente
Este produto, no fim do seu período de vida útil, não deve ser deposítado no lixo doméstico normal. Deverá ser, pelo contrário, depositado num ponto de recolha para reciclagem de aparclhos eléctricos e electrónicos. O symbol no produto, as instruções de utilização e a embalagm chamam a atençã para esse facto. As matérias-primas são reutilizveis de acordo com as suas
características. Com a reutilização, a utilização material ou outras formas de utilização de aparelhos velhos fazem com que dê um contribuo valioso para a protecção do nosso ambiente.
Português - 8
Loading...