AEG EKG6704X User Manual [pt]

PORTUGUÊS
Advertência - Fogôes a gás - Mistos
É importante que este manual de instruções seja conservado junto ao aparelho para futuras consultas. Caso o aparelho seja vendido ou transferido para uma outra pessoa, assegura-se que o manual também vai, de forma a que o novo utente possa ser posto ao corrente do funcionamento do aparelho e suas advertências. AS ADVERTÊNCIAS FORAM REDIGIDAS PARA SUA SEGURANÇA E PARA SEGURANÇA DOS OUTROS. PEDIMOS-LHE POR ISSO, QUE VOLTE A LÊ-LAS ATENTAMENTE ANTES DE INSTALAR E UTILIZAR O APARELHO.
A utilização deste aparelho é muito simples. No entanto, a fim de obter os melhores resultados, deve ler-se atentamente este manual, bem como seguir todas as suas instruções antes da primeira utilização.
O manual fornece as indicações adequadas sobre a instalação, o uso, a manutenção, e ainda outros conselhos úteis.
Este aparelho foi projectado para ser utilizado por adultos. Por isso, tenha em atenção que as crianças não se aproximem para brincar.
ATENÇÃO: as partes accessíveis tornam-se muito quentes quando o grill está a funcionar. Conservar fora do alcance das crianças.
Este aparelho foi concebido para cozer alimentos e não deve ser empregue para outros fins.
O trabalho de instalação deve ser executado por instaladores competentes e qualificados segundo as normas em vigor.
Qualquer modificação que se torne necessária na montagem do aparelho numa casa, deve ser executada por pessoal competente.
Caso hajam peças danificadas, dirija-se ao Centro de Assistência Técnica autorizado e exija a sua substituição.
É perigoso modificar, ou tentar modificar, as características deste aparelho.
Não devem ser colocados quer nos bicos, quer no disco, panelas instáveis ou deformadas, a fim de evitar acidentes em que estas se virem ou se entornem.
Vigiar atentamente a cozedura com óleos e outras gorduras.
Alimentar a placa com o tipo de gás indicado na etiqueta adesiva, colocando esta junto do tubo para a ligação à rede de gás.
Assegure-se que há circulação de ar à volta do aparelho a gás. Uma oxigenação escassa dá origem à carência de oxigénio. Em caso de dúvida, consulte o instalador.
A utilização de un aparelho de cozedura a gás produz calor e humidade no local onde foi instalado. É preciso certifi­car-se de existåncia de um bom arejamento do local, mantendo abertos os orifícíos de ventilação natural ou instalando uma capa de aspiração com saída para escoamento.
Uma utilização intensiva e prolongada do aparelho, pode necessitar de ventilação suplementar, por exemplo a abertura de uma porta, ou uma ventilação mais eficaz aumentando a potência de aspiração do aparelho de exaustão existente.
Depois de ter sido apagado o lume, os fervedores, as placas, as grelhas e frigideiras mantêm-se quentes du­rante muito tempo.
Durante a cozedura no forno ou na grelha, o aparelho sofre um certo aquecimento na porta do forno e partes adjacentes. É necessário vigiar as crianças, para que estas não se aproximem para brincar.
Durante a utilização, o aparelho fica quente. Tenha cuidado para não tocar nas resistências dentro do forno.
No momento da abertura da porta do forno, durante a
fase de cozedura ou no final da mesma, tenha atenção ao fluxo de ar quente que é libertado do forno.
Ao ligar os electrodomésticos a uma tomada perto do for­no, assegure-se de que o fio não toca nas zonas que estão quentes, e que não fica entalado na porta do forno.
É necessário vigiar as crianças, durante todo o tempo de utilização e arrefecimento, a fim de que não toquem nas superfícies do fogão.
Se o aparelho estiver apetrechado com uma tampa, esta serve para proteger o fogão do pó quando está fechado, e receber os salpicos de gordura quando está aberto. Não se deve usar para outros fins.
Limpar sempre a tampa antes de a fechar ou retirar. Deixar arrefecer os bicos e o disco eléctrico antes de a fechar.
Tenha em atenção para que os manípulos fiquem sem-
pre na posição « a funcionar.
Coloque sempre o tabuleiro, quando utilizar a grelha. Deite um pouco de água no tabuleiro para evitar que as gorduras, ao se queimarem, exalem maus cheiros.
Use sempre pegas para tirar o tabuleiro.
Os acessórios (grelha e tabuleiros) devem ser lavados antes de ser utilizados pela primeira vez.
Tenha cuidado ao usar produtos de spray: nunca coloque o spray sobre a resistência e o termóstato. Caso, ao colocar os alimentos ou ao tirá-los, cair, por exemplo, óleo, limpe o forno antes de iniciar a próxima cozedura. Assim, evita fumos desagradáveis e evita que as substâncias entornadas se incendeiem.
Por motivos de higiene e segurança deve manter o aparelho sempre limpo. Resíduos de gordura ou de outros alimentos podem incendiar-se.
Evite instalar o fogão próximo de materiais inflamáveis (cortinas).
O gás utilizado deve ser o que vem indicado na etiqueta colada perto do tubo de ligação ao gás.
O forno a gás aquece com o movimento do ar. Os orifícios que estão na base do forno nunca devem estar obstruídos. Não revista as paredes do forno com alumínio, sobretudo, as partes de baixo.
O aparelho é pesado, coloque-o com cuidado.
Este aparelho não deve ser colocado sobre uma base.
Antes da manutenção ou limpeza desligue-o e deixe-o arrefecer.
A fim de facilitar o acendimento, acenda o bico antes de colocar a panela. Ao acender o bico, ou o forno, verifique se a chama é regular. Reduza ou apague a chama antes de tirar a panela.
Assegure-se que a grelha do forno está colocada correctamente (veja as instruções).
As partes que podem ser limpas, devem sê-lo apenas com água e sabão (veja as instruções de limpeza).
Só pode colocar no forno elementos que sejam resistentes ao calor.
Não utilizar materiais inflamáveis.
Caso seja necessária alguma reparação, não tente fazê­lo você mesmo. As reparações efectuadas por pessoas não competentes podem causar danos. Contacte o Cen­tro de Assistência mais próximo e aplique apenas peças de origem.
» o « » quando o aparelho não estiver
27
Índice
Para o Utilizador
Advertência - Fogôes a gás - Mistos 27 Dimensão dos aparelhos 29 Utilização 30 Utilização da Placa 31 Forno a gás 32 Antes de utilizar o aparelho pela primeira vez 33 Utilização do Forno a gás 34 Utilização do Forno a gás ventilado 36 Grelhar 37
Alguns conselhos para a utilização dos bicos 38 Alguns conselhos para a utilização do forno 38
Limpeza e Manutenção 40 Limpeza do Forno 41 O que se deve fazer, caso o aparelho não funcione 44
Assistência técnica e Peças originais 44 Garantia Europeia 45
Para o Instalador
Instruções para o Instalador 46 Dados técnicos 46 Ligação ao gás 48 Adaptação aos diversos tipos de gás 49 Ligação eléctrica 51
Informações ambientais
Todo o material utilizado para o transporte e embalagem do aparelho deve ser deitado fora cuidadosamente.
Os aparelhos danificados não devem ser utilizados. Em caso de problema ou qualquer avaria, a corrente deve ser desligada no disjuntor.
O símbolo que este produto não pode ser tratado como lixo doméstico. Em vez disso, deve ser entregue ao centro de recolha selectiva para a reciclagem de equipamento eléctrico e electrónico. Ao garantir uma eliminação adequada deste produto, irá ajudar a evitar eventuais consequências negativas para o meio ambiente e para a saúde pública, que, de outra forma, poderiam ser provocadas por um tratamento incorrecto do produto. Para obter informações mais pormenorizadas sobre a reciclagem deste produto, contacte os serviços municipalizados locais, o centro de recolha selectiva da sua área de residência ou o estabelecimento onde adquiriu o produto.
Estas instruções são válidas apenas nos países de destinação cujos símbolos aparecem no livreto e no aparelho.
no produto ou na embalagem indica
Guia para uso do Manual de Instruções
Os símbolos a seguir serão encontrados no texto para guiá-lo através das instruções
Instruções de Segurança
Instruções de Operação Passo a Passo
!!
!
!!
Dicas e Conselhos
Informações Ambientais
Esta máquina marcada CE cumpre as Directivas CEE:
73/23 - 90/683 (sobre o material électrico destinado a ser utilizado com determinados limites de tensão);
89/336 (sobre a Compatibilidade Electromagnética);
90/396 (sobre o Directiva por máquinas a gas);
93/68 (sobre o Directiva general); e sucessivas mudanças.
FABRICANTE:
ELECTROLUX HOME PRODUCTS ITALY S.P.A. Viale Bologna, 298 47100 Forlì - Italia
28
Dimensão dos aparelhos
A
L
P
Altura (A) Largura (L) Profundidade (P)
850 600 600
A cavidade do forno
Grelhador
Luz do forno
Gaveta de arrumação
A gaveta de arrumação está situada por baixo da cavidade do forno.
Durante a cozedura, a gaveta de arrumação pode ficar quente se o forno estiver a uma temperatura elevada durante um longo período. Por isso, materiais inflamáveis, tais como luvas para o forno, toalhas, aventais de plástico, etc., não devem ser guardados na gaveta.
Os acessórios do forno, como os tabuleiros de cozedura, também ficam quentes, pelo que deve ter cuidado ao retirá-los da gaveta quando o forno estiver a funcionar ou ainda quente.
Acessórios
Ventilador do
forno
Queimador do
forno
Bandeja
Grelha
Tabuleiro
29
Utilização
Antes de usar o aparelho tire cuidadosamente a película protectora que protege sobretudo os aços
inox ou o alumínio anodizado. Durante os primeiros minutos de funcionamento, o isolamento térmico do forno e os resíduos gordurosos da utilização produzem fumos e odores desagradáveis.
Aconselhamos, na primeira utilização, a aquecer o forno vazio durante cerca de 45 minutos á máxima temperatura.
Manípulos do plano de cozedura
Os manípulos de funcionamento dos bicos de gás do plano de cozedura (Fig. 1) estão colocados no painel de comando. Os manípulos de regulação só se podem rodar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até ao símbolo de chama pequena, e vice-versa no sentido oposto.
nenhuma irigação de gaz
màxima irigação de gaz
mìnima irigação de gaz
Fig. 1
!!
!
!!
Acendimento de placa dos
queimadores
Para facilitar a ignição, acender o bico de gás
antes de colocar a panela sobre a grelha.
1. Para acender o bico, carregar a fundo o manípulo
correspondente e rodar-lo no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até à posição de máximo ( ).
2. Depois é só regular a chama segundo a necessidade. Se após várias tentativas o queimador não se acender, é
preciso verificar se o bico do gás e a respectiva chapa estão colocados correctamente.
Para interromper a alimentação de gás, rodar o manípulo no sentido dos ponteiros do relógio até à posição «
No caso de uma eventual extinção das chamas do queimador, fechar o botão de comando e só tentar acender novamente depois de passar 1 minuto.
Durante a cozedura, quando se utilizam óleos
e outras gorduras, é necessário estar atento,
pois ao entornarem podem incendiar-se.
».
A - Tampas do bico B - Espalhadores C - Acendedor
Na falta de corrente o acendimento pode ser feito sem o dispositivo eléctrico, assim sendo, para acender um queimador é preciso aproximar-lhe uma chama, carregar no botão correspondente até ao fundo e rodar no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio até à posição máxima, mantendo sempre carregado o botão durante cinco segundos depois de se ter verificado o acendimento, tal como a descrição feita anteriormente.
Se após algumas tentativas o bico não se acender, controlar que as tampas e os espalhadores dos bicos estejam colocados corretamente (Fig. 2).
Fig. 2
Baixar ou apagar a chama antes de retirar a
panela.
ATENÇÃO: no caso de, após algumas tentativas, a
chama não ficar acesa não se deve insistir com mais tentativas nem tenta intervir de outras maneiras sobre o aparelho. É necessário procurar o centro de assistência autorizado mais próximo de vossa casa.
30
Utilização da Placa
Quadro dos diâmetros Mín. e Máx. dos recipientes apenas de fundo liso que podem ser colocados sobre os queimadores.
Queimador
Rápido S/rápido (medio) Auxiliar (pequeno)
Recomenda-se, nos modelos equipados com tampa, que não sejam fechados com os bicos ainda quentes. ATENÇÃO: a tampa de vidro pode estalar quando é aquecida. Apagar todos os queimadores antes de a fechar.
Quando ligar a corrente eléctrica após a instalação ou um corte de energia, é normal a activação automática do gerador de ignição.
Se utilizar uma caçarola mais pequena do que o tamanho recomendado, a chama espalha-se para além do fundo da caçarola, provocando o sobreaquecimento da pega.
Diâm. Min. (mm) Diâm. Max. (mm)
160 260 120 220
80 160
Recipientes para cozinhar
Deve ter-se em conta que um recipiente largo possui uma maior superfície de contacto com o calor, e é por isso que cozinha mais depressa do que um estreito. Use sempre recipientes com medidas adaptadas àquilo que vai cozer. Sobretudo, veja se os recipientes não são demasiado pequenos para cozinhados com líquidos porque estes podem facilmente entornar-se. Além disso, verifique também, se não são demasiado grandes para utilizar numa cozedura rápida; na parte do fundo que fica descoberta, as gorduras e as sujidades incendiar­se-ão mais facilmente. Para os doces usar de preferência modelos em chapa cobertos. Um modelo aberto deixa passar o sumo da fruta e o açúcar, os quais, ao cairem no fundo do forno, colam-se, tornando-se difícil tirá-los de lá. Evitar meter no forno caçarolas com asas de plástico, já que estas, nem sempre resistem ao calor. Para obter do bico o rendimento máximo poupando gás, aconselha-se a utilização de panelas com um diâmetro igual ou superior ao do bico utilizado (Fig. 3). É também aconselhável cobrir o recipiente que vai ser aquecido não apenas ao começar a ferver , mas duran­te o aquecimento, reduza a chama até ao ponto em que consegue manter a ebulição.
Assim que um líquido começar a ferver, reduza a chama para mantê-lo numa fervura lenta.
Se os botões de comando se tornarem difíceis de rodar, contacte o Serviço de Assistência da sua área de residência.
Fig. 3
31
Forno a gás
25
51
0
3
0
4
0
5
0
2
45
35
55
0
5
10
Botão de comando para a Luz do Forno, o Grelhador Eléctrico e a Ventoinha do Forno (Fig. 4)
Luz do Forno - A luz acende-se sem
qualquer função de cozedura.
Função Grelhador - O calor sai apenas pela resistência eléctrica do grelhador.
Ventoinha do Forno - Pode ser utilizada em combinação com o queimador do forno
a gás (função “Cozedura ventilada”).
Luz piloto do grelhador
A luz piloto do grelhador acende-se quando se roda o botão de comando “Luz-Grelhador e Ventoinha”. A luz permanece acesa até se atingir a temperatura correcta. Em seguida, acende-se e apaga-se alternadamente para indicar que a temperatura está a ser mantida.
Fig. 4
Botão de comando do forno a gás (Fig. 5)
Queimador do forno desligado
150 - 240 Intervalo de regulação de tempera-
tura para cozedura convencional
Conta-minutos mecánico (Fig. 6)
Este aparelho está equipado com um conta-minutos. O conta-minutos pode ser regulado por um período máximo de uma hora. O manipulo de regulação deve ser rodado no sentído dos ponteiros do relógio até à posição de 60 minutos e depois no sentido contrário até ao tempo desejado. Percorrido o tempo estabelecido intervém um sinal acústico que se interrompe automaticamente. O conta-minutos no momento do sinal acústico, não interrompe o funcionamento do forno.
O termóstato de segurança
Fig. 5
Fig. 6
Este forno está equipado com um termóstato de segurança. No caso de avaria do termóstato principal e consequente sobreaquecimento, o dispositivo de segurança interrompe o fornecimento de energia ao aparelho. Se isto acontecer, contacte o Serviço de Assistência local. Nunca tente reparar o aparelho.
32
Antes de utilizar o aparelho pela primeira vez
Antes de usar o forno, eliminar todo material de embalagem, dentro e fora do forno.
Antes da primeira utilização, o forno deve ser aquecido vazío. Durante esta operação pode-se produzir um odor desagradável provocado por resíduos do fabrico, o que é absolutamente normal.
Uma vez o forno instalado:
a) Rode o botão do forno a gás para a posição
!
Este procedimento deve ser repetido com a função grelhador
Após esta operação, deixe o forno arrefecer e de seguida limpe o interior do forno com um pano macio embebido numa solução de água morna e sabão.
240.
b) Deixe o forno vazio a funcionar por,
aproximadamente, 60-90 minutos.
c) Abra uma janela para ventilação.
durante aproximadamente 5-10 minutos.
Antes de cozinhar no forno pela primeira vez, lave cuidadosamente a prateleira e o tabuleiro.
Para abrir a porta do forno, puxe sempre pela par­te central da pega (Fig. 7).
Fig. 7
33
Utilização do Forno a gás
Cozinhar sempre com a porta fechada.
Durante a cozedura, a porta deve ser aberta o menos possível para evitar perdas de calor e um consumo excessivo de gás.
Para acender o queimador a gás do forno:
!
1. Prima o botão de comando do forno a gás, rode-o para 240 e aguarde o aparecimento da chama Pode demorar 10-15 segundos. Não solte o botão antes do queimador se acender. É possível observar a chama através dos orifícios no fundo do forno.
2. Após a ignição, mantenha o botão premido durante cerca de 5/10 segundos, depois solte­o e rode-o para a posição desejada
Se o queimador não se acender após 15 segundos:
!
1. Solte o botão de comando e rode-o para a “posição Off”.
2. Abra a porta do forno e aguarde pelo menos um minuto antes de tentar acender novamente o queimador.
Se o queimador do forno se apagar acidentalmente, rode o botão de comando do forno a gás para a posição “Off” e aguarde pelo menos um minuto antes de tentar acender novamente o queimador.
O forno a gás e o grelhador eléctrico não devem ser utilizados em simultâneo. A ignição do queimador a gás do forno impede o funcionamento do botão de comando do grelhador eléctrico.
Durante a cozedura com forno ou grelha, para evitar aquecimentos, ter sempre aberta a tampa do aparelho.
Dispositivo de segurança do forno
O forno a gás possui um termopar; se, por qualquer razão, a chama se apagar, o dispositivo interrompe o fluxo de gás.
Tabela de cozedura
Os tempos de cozedura indicados não incluem o pré-aquecimento. É necessário pré-aquecer o for­no de 10 minutos.
TEMP.
ALIMENTO
CARNE E AVES
Bife com osso 160 2 ou 3 20 minutos por lb
Bife sem osso 190 2 ou 3 25 minutos por lb
Anho 160 2 o u 3 20-25 minutos por lb
Porco 175 2 o u 3 25 mi nuto s por lb
Frango 190 2 ou 3 25 min utos por l b
Pato 160 2 ou 3 3 0 mi nutos por lb
Peru 150 2 o u 3 30 m in uto s p or lb
Estufado 135 2 ou 3 21/2 horas
LEGUMES 160 2 varia conforme COZIDOS o legume
PASTELARIA
Torta de frutos 175 2 35 minutos Bolo de frutos 175 2 ou 3 35 minutos Rolinhos de salsicha 200 2 ou 3 20 minutos Choux 190 2 o u 3 25-30 minutos Vol-au-Vents 200 2 ou 3 15 minutos Tortas de geleia 200 2 ou 3 10-15 minutos
PUDINS
Creme caramelo em Banho-maria 135 2 ou 3 1-1 1/4 horas Molotoff 135 2 ou 3 1 1/2 hora Merengue 135 2 ou 3 1 1/2 hora
BOLOS
Bolo de frutos rico 150 2 ou 3 3 1/2-4 horas (diâm. aprox. 20 cm) Bolo de frutos simples 160 2 ou 3 2 1/2 horas Bolo Madeira 160 2 ou 3 1 3/4-2 horas Bolos pequenos 160 3 20-30 minutos Pão de gengibre 160 3 35-45 minutos
POSIÇÃO DA TEMPO DE
(°C)
PRATELEIRA COZEDURA
+ 20 minutos
+ 25 minutos
+ 20-25 minutos
+ 25 minutos
+ 25 minutos
+ 30 minutos
+ 30 minutos
34
PÃO
Pão (0,5 kg) 200 2 ou 3 30-40 minutos Pão (1,0 kg) 200 2 ou 3 40-50 minutos Rolinhos e pães de leite 200 2 ou 3 15-20 minutos Bolachas 190 2 ou 3 25-35 minutos
(* ) Mude os tabuleiros a meio do tempo de cozedura.
Loading...
+ 18 hidden pages