AEG EA0301, EA0602, EA0302, EA0612, RA0650 User Manual [pt]

207.4460.02
EA0300C EA0600C EA0610C EA3100 EA0301C EA0601C EA0611C EA3200 EA0302C EA0602C EA0612C EA3210
ENGLISH ENGLISH
FRENCH FRANÇAIS
DUTCH NEDERLANDS
GERMAN DEUTSCH
NORWEGIAN NORSK
DANISH DANSKE
FINISH SUOMENKJELINEN VERSIO
SPANISH ESPAÑOL
PORTUGUESE
PORTOGUÈS
ITALY
ITALIANO
2...7
8...11
12...15
16...19
20...22
23...25
26...29
30...32
33...36
37...40
41...46
USER'S HANDBOOK
NOTICE D'UTILISATION
HANDLEIDING
GEBRAUCHSANWEISUNG
BRUKSANVISNING
BETJENINGSVEJLEDNING
HÄNDBOK
KÄYTTÖOHJE
MANUAL
MANUAL
MANUALE
37
MANUAL
É importante que leia cuidadosamente este manual antes de instalar e utilizar o seu novo frigorífico. Antenção: Como medida de segurança, se este frigorífico se destinar a substituir outro de maiores dimensões que vá ser posto de lado, desmonte a porta do frigorífico velho a fim de impedir que alguma criança se possa meter no seu interior e ficar aí fechada.
INSTRUÇÕES PARA INSTALAÇÃO
Este frigorífico está equipado com uma unidade de refrigeração por absorção de calor que é completamente silenciosa. Destina-se a ser utilizado como um móvel frigorífico independente mas pode, também, ser encastrado como parte de um armário, para o que devem seguir-se cuidadosamente as instruções dadas abaixo. Para garantir o bom funcionamento e a máxima eficiência de refrigeração é necessário atender às condições seguintes:
1) Passagem de ar suficiente para refrigeração da unidade.
2) Aberturas de ventilação superiores e inferiores desobstruídas para eliminção do calor em excesso
3) Nivelamento perfeito tanto numa como noutra direcção
Quando o frigorífico for montado como parte de um armário deve ter-se em consideração a facilidade de desmontagem, para efeitos de assistência. O frigorífico deve ficar montado de modo que toda a unidade de absorção esteja na zona de passagem do ar de ventilação. O frigorífico deve ser instalado de maneira a permitir que a circulação do ar de refrigeração não seja obstruída por irradiadores, aparelhos de televisão ou outras fontes de calor. Não devem montar-se dois frigoríficos um por cima do outro, a não ser que tenham passagens para ventilação separadas para cada um deles. Os esquemas apresentados na pág. 47 mostram 3 formas diferentes de instalar o frigorífico, como parte de um armário. As dimensões apresentadas são valores mínimos.
Fig. 1 (pág. 47). Frigorífico colocado sobre uma prateleira
Será suficiente que a passagem de ar de ventilação tenha, pelo menos, 105 mm de largura, isto será fácil de conseguir se as prateleiras estiverem montadas com parafusos distanciadores de 105 mm de lagura ou com blocos com esta dimensão. Tambén, neste caso, toda a parte da unidade de refrigeração deve ficar saliente, de modo a apanhar a corrente de ar de arrefecimento. Se o conjunto das prateleiras estiver montado com distanciadores e o armário tiver pés a circulação de ar será mais fácil.
Fig. 2-3 (pag. 47) Frigorífico fixado na parede
As passagens para o ar de ventilação devem ficar dispostas ao longo de toda a largura do frigorífico (min. 425 mm) e ter, pelo menos, 105 mm de fundo.
As aberturas têm normalmente, grades que devem deixar uma superfície livre de ventilação de 100 cm2 cada.
Dobradiças da porta e painel exterior da porta
A posição adoptada para montagem do frigorífico pode obrigar a alterar a posição de abertura da porta. Para isso ver pág. 39. Se o desejar, pode desmontar o painel exterior da porta e substitui-lo por outro (não fornecido pela Electrolux) que melhor se harmonize com a decoração ambiente. Instruções para esta alteração encontram-se, também, na pág. 39.
Ligação à corrente
A ligação do frigorífico à corrente deve ser feita apenas com ficha com ligação de terra, convenientemente montada. Antes da ligação, verifique na chapa de características (dentro, à esquerda) se a voltagem do frigorífico e a mesma da rede.
COLOCAÇÃO DO FRIGORÍFICO EM FUNCIONAMENTO
Para fazer funcionar o frigorífico encaixar a ficha na tomada, ligar e girar o mostrador do termostato (dentro do armário) para a regulação número 3 ou
4. Verificar-se-ão indícios de arrefecimento após aproximadamente uma hora. Notar que o frigorífico tem uma unidade de arrefecimento tipo de absorção que é virtualmente silenciosa ao funcionar. Portanto, não se irá ouvir o arranque inicial do frigorífico quando este é ligado. Nos modelos com descongelação automática também haverá indícios de arrefecimento após aproximadamente uma hora, a não ser que por coincidência o interruptor temporizador esteja num ciclo de descongelação quando o frigorífico é ligado pela primeira vez, caso em que poderão ter que passar 2 ou 3 horas antes do arrefecimento começar. A temperatura do firgorífico será afectada pela localização, temperatura ambiente e frequêcia da abertura da porta e pode ser necessário alterar o mostrador do termostato para tomar em conta estas condições.
Controlo de temperatura
A temperatura no frigorífico é a de 0° a 7°C e dentro do compartimentro de armazenagem de alimentos congelados no modelo EA0600C/601C/602C/EA3200 é de -12°C ou menos, quando a mostrador do termostato está regulado para 3 ou 4, a temperaturas ambiente normais. Se forem necessárias temperaturas inferiores no frigorífico girar o mostrador do termostato da esquerda para o número mais elevado; se for necessário menos arrefecimento, girar o mostrador da direita para a esquerda para um número mais baixo.
UTILIZAÇÃO DO FRIGORÍFICO
No armário-frigorífico as temperaturas atingem graus adequados para conservar a maior parte dos alimentos, leite, bebidas, etc., nos modelos de 60
38
litros o interior da porta é provido de prateleiras para garrafas, frascos de conservas e pequenos pacotes. Convém que todos os alimentos sejam colocados em caixas fechadas ou em sacos de plástico, podendo, também, ser embrulhados em folhas ou filme plástico. Também os líquidos devem ser tapados. Estes cuidados são necessários não só para preservar os paladares e aromas, mas tambén para reduzir a condensação de humidade nas superfícies frias. Tempo de armazenamento aconselhável para alimentos frescos O tempo de armazenamento possível varia com o tipo de alimentos e com a sua frescura no momento em que são colocados no armário frigorífico. Nenhum alimento deve ser conservado para além do que é indicado abaixo.
Tempo maximo aconselhável para armazenamento:
Carne não cozinhada
criação vaca e carneiro 3 a 5 dias porco 2 a 4 dias salsichas 3 dias carne moída e miúdos 1 a 2 dias
Carne cozinhada
fiambre, fatias 2 a 3 dias tartes 1 dia frios e pasta 2 dias
criação 2 a 3 dias Presunto bacon 1 semana Lacticínios
leite 2 a 3 dias
natas 1 semana
manteiga 3 a 4 semanas
queijo rijo 3 a 4 semanas
queijo mole 1 semana Vegetais e saladas 1 semana Fruta 2 semanas
UTILIZAÇÃO DO CONGELADOR
(Apenas no modelo EA0600C/601C/602C/EA3200)
O congelador tem 3,7 litros de capacidade; o símbolo de 2 estrelas ** marcado na porta significa que pode armazenar alimentos a -12°C até um mês, isto é, tem possibilidades de armazenamento por tempo médio. Os alimentos adquiridos no comércio já congelados e embalados devem ser armazenados de acordo com as instruções do fabricante para congeladores de duas estrelas e devem ser colocados neste compartimento o mais depressa possível, apos a aquisição e antes de começarem e descongelar. Os alimentos congelados, na sua maioria, podem ser mantidos neste compartimento durante um mês, mas o período de conservação pode variar e é importante seguir as instruções das embalagens. Qualquer alimento que descongele por acidente deve ser imediatamente consumido, cozinhado enquanto fresco ou inutilizado. Este congelador destina-se a armazenar alimentos já congelados ou creme gelado e, ainda, a fabricar gelo. Não é adequado para congelar alimentos.
FABRICAÇÃO DE GELO
Encha com água o tabuleiro para gelo, ficando o seu nível um pouco abaixo do bordo (para permitir a expansão durante a congelação) e coloque-o na respectiva prateleira (na parte superior do congelador no modelo EA0600C/601C/602C/ EA3200). Para produzir gelo mais rapidamente pode rodar-se o termóstato temporariamente para a posição MAX, mas não esqueça de voltar a pô-lo na posição normal logo que o gelo esteja formado, pois de contrário o frigorífico ficaria demasidadamente frio. Para soltar os cubos de gelo basta torcer o tabuleiro ao longo do seu comprimento ou invertê­lo sobre um prato, pôr a baixo de uma torneira com água fria corrente, até os cubos se soltarem.
CUIDADOS COM O SEU FRIGORÍFICO
Descongelação
Gelo irá formar-se gradualmente nas superfícies de arrefecimento e não deve ser deixado que o gelo se torne espesso demais, visto que irá actuar como um isolador e prejudicar o processo de arrefecimento.
Descongelação (modelos manuais)
Para descongelar girar o mostrador do termostato para 0, retirar o tabuleiro de gelo e deixar a porta do armário e do compartimento de armazenagem de alimentos congelados aberta. O gelo irá derreter-se e escorrer para o tabuleiro de recolha que deve estar situado por baixo do compartimento de armazenagem de alimentos congelados. Quando a descongelação estiver concluída, retirar o tabuleiro de recolha e girar o mostrador do termostato para a sua regulação normal. Passar por água o tabuleiro de gelo, voltar a encher com água limpa e colocá-lo na respectiva prateleira. Algumas gotas de água podem escorrer das palhetas de arrefecimento durante a operação normal; portanto o tabuleiro de recolha de gotas deve ser mantido na posição apropriada.
Descongelação automática (quando montada)
A descongelação automática é realizada por meio de um interruptor temporizador, montado na traseira do armário que desliga a unidade de arrefecimento durante aproximadamente 2 horas por dia. Não se deve acumular qualquer quantidade apreciável de gelo em ou à volta do compartimento de alimentos congelados durante o uso normal. A água descongelada corre através do tubo de drenagem desde o canal de gotejamento em um recipiente de evaporação localizado ao fundo e atrás do refrigerador. A agua descongelada evaporará automaticamente no ar circulante e o recipiente não necessitará ser esvaziado manualmente.
Descongelação comandada por botão
Retire o tabuleiro do gelo e, se o seu frigorífico for do modelo EA066C/601C/602C/EA3200, verifique se o
39
congelador está vazio. Carregue no botão do centro do mostrador do termóstato, mas não rode este para outra posição - deixe-o na posição normal.
Feche a porta
O botão de descongelação ficará carregado e a unidade de descongelação desligada até terminar a descongelação. O botão voltará então, automaticamente, à posição normal e o frigorífico recomeçará a trabalhar. O tempo necessário para a descongelação depende da quantitdade de gelo a retirar e da temperatura ambiente. Nota - Se houver gelo a cobrir as paredes interiores do congelador, no modelo EA066C/601C/602C/ EA3200) Sempre que possível, arranje maneira de consumir os alimentos congelados antes de ser necessário proceder à descongelaçãodo frigorífico. Assim, a descongelação poderá ser feita como se indica acima. Mas se ainda tiver alimentos congelados e não puder colocá-los num congelador ou outro local adequado, embrulhe-os em diversas camadas de papel de jornal limpo ou num cobertor ou outro material isolante e coloque-os em lugar fresco. A descongelação deverá, então, ser feita o mais rapidamente possível. Para isso desligue a ficha da tomada e coloque um prato com água quente (não a ferver) na prateleira do tabuleiro do gelo do congelador, mudando a água se necessário, até a descongelação estar completa. (Não ponha recipientes com água muito quente no fundo do congelador e não utilize maçarico, secador de cabelo, ou outras formas de aquecimento que poderiam danificar as superfícies de plástico). Quando a descongelação estiver terminada, limpe e seque o congelador, ligue a ficha à tomada e arrume os congelados. Não tente fazer gelo enquanto o frigorífico não estiver novamente frio. NOTA BEM - Se a temperatura dos alimentos congelados tiver subido demasiadamente durante a descongelação, o seu tempo de conservação em boas condições fiacará reduzido.
Limpeza
Limpe regularmente o interior do frigorífico, de modo a mantê-lo sempre em perfeitas condições. Desligue-o e retire a ficha da tomada de corrente, limpe o interior e os acessórios com um pano embebido numa solução de bicarbonato de sódio (uma colher de chá em meio litro de água morna). Nunca utilize detergentes, nem pós abrasivos, nem materiais de limpeza perfumados ou ceras de polimento na limpeza do interior do frigorífico, pois danificam as superfícies e deixam cheiro. A superfície exterior deve ser limpa do pó, podendo usar-se um pano húmido com um pouco de detergente. Quanto à vedação da porta apenas deve ser limpa com sabão e água e, depois, cuidadosamente enxuta. A unidade de refrigeração, na traseira do frigorífico, se estiver acessível, pode ser limpa do pó, de longe em longe, com um pincel ou escova, mas sempre com a ficha desligada da tomada. Se o frigorífico adquirir cheiros no seu interior devido à presença de alimentos mal
acondicionados, coloque aí um pires com um pouco de bicarbonato de sódio em pó, o qual lentamente absorverá os cheiros. O bicarbonato de sódio deve ser substituido periodicamente.
Durante as férias
Não desligue a corrente se quiser deixar alimentos no frigorífico (ou no congelador do EA066C/601C/602C/EA3200). Para ausências de dois dias ou menos, não é necessário retirar quaisquer alimentos. Até uma semana, deve retirar todos os alimentos do frigorífico, excepto ovos, manteiga e presunto. Se o seu modelo for o EA066C/601C/602C/EA3200 e a ausência for superior a uma semana, pode deixar alimentos congelados no congelador (ficendo o frigorífico ligado) desde que o tempo de conservação dos alimentos congelados não tenha sido excedido quando regressar; tenha o cuidado de retirar tudo que estiver no interior do frigorífico (não no congelador) e feche a porta. Se quiser deixar vazios ambos os compartimentos, do frigorífico e do congelador, desligue o frigorífico, descongele-o, limpe-o, seque-o e deixe as duas portas abertas, para evitar acumulação de cheiros.
MUDANÇA DO SENTIDO DE ABERTURA DA PORTA
Remover os dois parafusos de fixação e extrair a tampa de plástico que recobre a posição alternativa da dobradiça superior. Colocar o frigorífico (vazio) de costas e mudar as duas dobradiças superior e inferior para o lado oposto. Repôr o fraigorífico om pé, e verificar se a porta fecha bem e fica bem vedada. Fixar a tampa de plástico sobre a posição original em que estava a dobradiça superior.
MUDANÇA DO PAINEL DA PORTA EXTERIOR
Se for necessário, o painel da porta exterior pode ser retirado e substituído por um de um material ou cor diferentes, para condizer com os outros electrodomésticos. Pode ser de metal à prova de ferrugem ou de laminado plástico. Para fazer isto, incline o refrigerador de costas e remova a secção (parte) do fundo da porta segura por 3 (três) parafusos. O painel existente pode ser então retirado e um novo painel colocado e a secção de fundo recolocada para reter o novo painel.
PARA TROCAR A LÂMPADA INTERNA NOS MODELOS EA3100/EA3200/EA3210
Se a lâmpada interna queimar, desligue o refrigerador o retire o fio (cabo) da tomada, trocando a lâmpada por uma nova come segue. Remova a cobertura da lâmpada deslizando-a para trás. Desatarrache a lâmpada e substitua por uma lâmpada de 10 watts encontrada em sua loja de serviço local. Recoloque a cobertura da lâmpada ligue o refrigerador.
40
SE O FRIGORÍFICO NÃO FUNCIONAR
Antes de chamar a Assistência efectue as seguintes verificações: Há corrente? Veja se tem luz em casa. A ficha está bem ligada e a tomada tem corrente? ­Verifique com um candeeiro de mesa. As ligações no interior da ficha estão em bom estado? termóstato está bem regulado? (Normalmente 3 ou 4). Terá carregado inadvertidamente no botão de descongelação? Se o fez rode o mostrador do termóstato para a posição 0 e o botão logo sairá. Volte a colocar o termóstato na sua posição normal, para que o frigorífico recomece a funcionar. Teria ficado a porta aberta, fazendo com que a temperatura interior tenha subido? O frigorífico está nivelado? A passagem do ar nas costas do frigorífico terá ficado obstruída? Se depois destas verificações o frigorífico continuar sem funcionar, chame imediatamente a Assistância Electrolux. Este frigorífico está equipado com um dispositivo de protecção de sobreaquecimento. Um técnico de serviço autorizado pode verificar se o mesmo foi disparado ou não. Para referência futura, sugerimos que registe os dados indicados a seguir e que conserve o recibo junto ao manual, a fim de comprovar a data de aquisição. Adquirido a___________________________ Data de aquisição______________________ Número do modelo_____________________ (ver chapa de dados no interior do frigorífico)
PONTOS IMPORTANTES A RECORDAR LEMBRE-SE QUE:
O frigorífico deve estar nivelado em ambas as direcções; alimentos e líquidos devem estar tapados ou embrulhados, especialmente se tiverem cheiro; o melão e o ananás têm de estar bem tapados, pois conservam-se por pouco tempo;
feche bem a porta do congelador (no EA066C/601C/602C/EA3200) verificando se o fecho prendeu convenientemente e lembre isto às outras pessoas: deixe a porta aberta (assim como a do congelador do EA066C/601C/602C/EA3200) quando o frigorífico estiver desligado e fora de uso: decongele regularmente.
Não esqueça que:
Não pode dificultar a passagem do ar nas costas do frigorífico; não pode colocar alimentos quentes no frigorífico ­deixe-os arrefecer primeiro; não pode usar instrumentos aguçados ou cortantes para retirar o gelo do congelador nem para retirar um tabuleiro que esteja colado.
E no modelo EA0600C/601C/602C/EA3200:
Não pode colocar embalagens com bebidas no congelador, pois podem rebentar quando congelarem; não pode ser dado às crianças gelados acabados de sair do congelador. O muito frio pode causar queimaduras.
O cromato de sódio é utilizado como protecção contra a corrosão (peso equivalente a 2% do peso do líquido de refrigeração).
Este aparelho está de acordo com as seguintes directivas da CEE: Directiva -LVD 73/23/CEE corrigida com 90/683/CEE Directiva -EMC 89/336/CEE
47
Printed by Xerox Hungary Ltd. Rev.: 2002. 07. 22.
Loading...