AEG 67170 KF-N User Manual

Page 1
67170 KF-N
Placa vitrocerámica de cocción por inducción
Placa de cerâmica de vidro indução
Instrucciones para el montaje y para el uso
Montagem e indicações de utilização
Page 2
Cara cliente, caro cliente,
por favor leia o presente Manual de Instruções com atenção e guarde-o por forma a efectuar consultas futuras. Entregue este Manual de Instruções aos proprietários seguintes do apa­relho.
No texto são utilizados os seguintes símbolos:
1 Indicações de segurança
Aviso! Indicações que visam a sua segurança pessoal. Atenção! Indicações que visam evitar danos no aparelho.
3 Indicações e sugestões práticas
2 Informações sobre o meio ambiente
28
Page 3
Índice
Manual de instruções. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
Indicações de segurança. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 30
Descrição do aparelho. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32
Instalação da placa de fogão . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32
Equipamento do painel de comados . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 32
Sensores Touch Control . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 33
Indicar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 34
Indicador de calor residual . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 34
Utilização do aparelho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 35
Ligar e desligar o aparelho . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 35
Ajustar o grau de cozedura. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 35
Ligar e desligar o foco de circuito duplo. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 36
Ligar e desligar a Função STOP+GO . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 36
Utilize o aquecimento automático. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 37
Bloquear/desbloquear painel de comandos . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 38
Utilizar a segurança para crianças . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 39
Ligar e desligar a função piloto . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 40
Utilizar o temporizador. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 41
Desconexão de segurança. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 44
Sugestões para cozer e assar. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 45
Tachos e afins. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 45
Loiça para cozinhar para focos de indução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 45
Sugestões para poupar energia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46
Exemplos de utilização para cozinhar . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 47
Limpeza e manutenção . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 48
O que fazer, se … . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 49
Eliminação . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 51
Instruções de montagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 52
Condições de garantia . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 54
Locais de assistência técnica. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 55
Assistência técnica . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 56
Montagem . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 57
29
Page 4
Manual de instruções
1 Indicações de segurança
Respeite estas indicações, dado que em caso de danos os mesmos não
3
serão abrangidos pela garantia.
5 Este aparelho está em conformidade com as seguintes directivas da CE:
– 73/23/CEE de 19.02.1973 - Directiva de Baixa Tensão – 89/336/CEE de 03.05.1989 Directiva CEM (Compatibilidade Electro-
magnética), incluindo a directiva de revisão 92/31/CEE
– 93/68/CEE de 22.07.1993 – Directiva da Marcação CE
Utilização de acordo com as normas
• Este aparelho apenas poderá ser utilizado para cozinhar e assar refei­ções domésticas.
• O aparelho não poderá ser utilizado como superfície de trabalho ou plataforma.
• Não são permitidas transformações ou alterações do aparelho.
• Não colocar ou guardar combustíveis, materiais facilmente inflamá-
veis ou objectos que derretam (p.ex. filme, plástico, alumínio) em cima do aparelho ou nas suas proximidades.
30
Segurança para crianças
• Mantenha as crianças pequenas afastadas do aparelho.
• As crianças mais crescidas poderão utilizar o aparelho de acordo com
as instruções e sob vigilância.
• Recomendamos a activação da segurança para crianças para evitar que o aparelho seja ligado inadvertidamente por crianças e animais domésticos.
Segurança geral
• A montagem e a ligação do aparelho apenas deverão ser efectuadas por técnicos autorizados.
• Os aparelhos de encastrar apenas poderão ser colocados em funcio­namento, depois de montados em armários de encastrar e bancadas conforme as normas.
• Em caso de avarias no aparelho ou danos no vidro cerâmico (rupturas, falhas ou fendas), o aparelho deverá ser desligado e desconectado da corrente eléctrica, de modo a evitar um possível choque eléctrico.
Page 5
• As reparações no aparelho apenas poderão ser efectuadas por técni­cos especializados e autorizados.
Segurança durante a utilização
• Retire os autocolantes e películas do vidro cerâmico.
• Existe perigo de queimaduras se o aparelho for utilizado sem precau-
ção.
• Os cabos dos aparelhos eléctricos não poderão entrar em contacto com as superfícies quentes dos mesmos ou com tachos e afins quen­tes.
• Gorduras e óleos sobreaquecidos inflamam-se rapidamente. Não efectue processos de cozedura com gordura e óleo sem vigilância (p. ex. batatas fritas).
• Desligue o foco após cada utilização.
• Pessoas com pacemakers implantados no coração deverão manter
uma distância mínima de 30 cm entre o corpo e os focos de indução.
• Fare for forbrænding! Læg ikke metalgenstande som knive, gafler, skeer og grydelåg på kogesektionen, hvor de kan blive meget varme.
Segurança durante a limpeza
• Para efectuar a limpeza o aparelho deverá estar desligado e frio.
• A limpeza do aparelho com aparelhos a vapor ou de alta pressão não
é permitida por motivos de segurança.
Evitar danos no aparelho
• O vidro cerâmico poderá ser danificado por objectos que lhe caírem em cima.
• Embates com tachos e afins podem danificar o rebordo do vidro cerâ­mico.
• Tachos e afins em ferro fundido, fundição de alumínio ou com bases danificadas podem riscar o vidro cerâmico quando movidos.
• Objectos que derretem e fervuras que derramem deverão ser imedia­tamente retiradas dado que queimam em cima do vidro cerâmico.
• Não utilizar os focos com tachos e afins vazios ou sem os mesmos.
• Evitar cozinhar com os tachos e panelas vazios, pois pode provocar
danos na louça ou na vitrocerâmica.
• A abertura de ventilação de 5mm entre a placa e o móvel, não deverá ser tapada.
31
Page 6
Descrição do aparelho
Instalação da placa de fogão
Foco de circuito simples 1200 W
Foco de indução 2300 W
com função piloto 3700 W
Foco de aquecimento duplo 700/1700 W
Painel de
comandos
Equipamento do painel de comados
Selecção do grau de cozedura
Função piloto
Indicadores dos focos Função de temporizador
Indicador do temporizador
Foco de indução 1400 W
com função piloto 1800 W
Circuto exterior
Ligar/desligar
Ligar/desligar com lâmpada piloto
32
STOP+GO
Temporizador
Bloqueio
Sinalização de controlo Circuito duplo
Indicação
Page 7
Sensores Touch Control
O aparelho é comandado através de sensores Touch Control. As funções são comandadas através do toque dos sensores, e confirmadas através de indicações, e confirmadas por sinais acústicos. Os sensores são tocados de cima, sem tapar os outros sensores.
Sensor Função
Ligar/desligar Ligar e desligar os focos Aumentar os ajustes Aumentar grau de cozedura/
tempo
Diminuir os ajustes Diminuir grau de cozedura/tempo
Temporizador Selecção do temporizador
Bloqueio Bloquear/desbloquear o painel de
comandos
Piloto Ligar e desligar a função piloto
Stop+Go Ligar/desligar o nível para man-
ter quente
Interruptor do circuito
duplo
Ligar e desligar o circuito calorífico externo
1 Aviso! Perigo de queimaduras devido ao calor irradiado. Os cozinhados
prolongados com níveis de potência elevados em loiça de grandes di­mensões nos focos dianteiros podem aquecer os campos sensor. Tocar nos campos sensor com cuidado.
33
Page 8
Indicar
Indicação Descrição
O foco está desligado
Nível para manter quen-teNível para manter quente/a fun-
ção STOP+GO está ajustada
- Graus de cozedura O Grau de cozedura está ajustado
- Graus de cozedura com pontos decimais
Aquecimento automáti-coO aquecimento automático está
Erro Surgiu uma função de erro Reconhecimento do ta-
cho
Calor residual O foco ainda está quente Segurança para crianças Bloqueio/segurança para crianças
Piloto A função piloto está activada Desconexão de seguran-çaA desconexão de segurança está
O grau intermédio está ajustado
activo
A loiça para cozinhar não é ade­quado ou demasiado pequena, ou não foi colocada nenhuma loiça para cozinhar em cima.
estão ligados.
activa
Indicador de calor residual
1 Aviso! Perigo de queimaduras devido a calor residual. Após serem desli-
gados, os focos necessitam de algum tempo até arrefecerem. Respeitar a indicação de calor
residual.
3 O calor residual poderá ser utilizado para derreter ou manter comida
quente.
34
Os focos de indução produzem o calor necessário para ferver directa­mente no fundo da loiça para cozinhar. A vitrocerâmica é aquecida através do retorno do calor da loiça para cozinhar. A ventoinha liga e desliga automaticamente independentemente da temperatura da parte electrónica.
Page 9
Utilização do aparelho
Utilize o foco de indução com tachos adequados.
3
Ligar e desligar o aparelho
Painel de comandos Indicação Sinalização de
controlo
Ligar Premir durante 2
segundos
Desligar Premir durante 1
segundo
/ acende
/ nenhuns apaga
3 Depois de ter sido ligado, deverá ser ajustado um grau de cozedura ou
uma função no espaço de tempo de 10 segundos, caso contrário o apa­relho desliga-se automaticamente.
Ajustar o grau de cozedura
Painel de comandos Indicação
Aumentar premir até / Diminuir premir até Desligar premir e simultaneamente
3 O nível para manter quente situa-se entre e . Serve para man-
ter os alimentos quentes.
35
Page 10
Ligar e desligar o foco de circuito duplo
No foco de circuito duplo pode-se adaptar a placa de aquecimento ao tamanho dos tachos.
Painel de comandos Sinalização de con-
trolo
Ligar Premir durante 1-2 se-
gundos
Desligar Premir durante 1-2 se-
gundos
acende
apaga
Ligar e desligar a Função STOP+GO
A Função STOP+GO liga simultaneamente todos os focos no grau de ca­lor residual e novamente no grau de cozedura anteriormente regulado. Com esta função é possível efectuar pequenas paragens durante o pro­cesso de aquecimento, por exemplo, para receber um telefonema.
Painel de comandos Indicação
Ligar premir STOP+GO Desligar premir STOP+GO grau de cozedura previamente
regulado (sem aquecimento automático)
3 As Funções do Temporizador não param através de STOP+GO. 3 A Função STOP+GO bloqueia completamente o painel de comandos ex-
cepto o painel de sensores .
36
Page 11
Utilize o aquecimento automático
Todos os focos estão equipados com um aquecimento automático. Com o aquecimento automático, o foco muda durante um determinado tempo para a potência máxima e volta depois automaticamente ao grau de cozedura ajustado.
Passo Painel de comandos Indicação
1. Ajustar / grau /
2. Repousar /
3. tocar
4. tocar para ajustar o grau de
cozedura desejado
até /
após 3 segundos
3 Se durante o aquecimento for seleccionado um grau de cozedura mais
elevado, p. ex. de para , o tempo de aquecimento será ajustado. A duração do impulso de aquecimento automático depende do grau de cozedura seleccionado.
Grau de cozedura
v 0:30 0:10 1 1:00 0:10 2 1:40 0:10
2. 2:40 1:20 3 4:50 3:10
3. 5:30 4:20 4 6:30 5:50
4. 8:10 8:10 5 10:10 10:10
5. 12:20 10:30 6 2:30 2:00
6. 2:30 2:00 7 3:30 2:30 8 4:30 2:50 9 --- ---
Duração do impulso de aquecimento Radiação [min:seg]
Duração do Impulso de aquecimento Indução [min:seg]
37
Page 12
Bloquear/desbloquear painel de comandos
O painel de comandos poderá ser bloqueado a cada momento através do sensor “Ligar/desligar”, de modo a evitar a alteração de um ajuste, p. ex. ao passar por cima com um pano.
Painel de comandos Indicação
Ligar premir (apenas 3 segundos) Desligar premir grau de cozedura previamente
ajustado
3 Ao desligar o aparelho, o bloqueio é desactivado automaticamente.
38
Page 13
Utilizar a segurança para crianças
A segurança para crianças impede a utilização indevida do aparelho.
Ligar a segurança para crianças
Passo Painel de comandos Indicação/sinal
1. Ligar o aparelho (não regular
um nível de aquecimento)
2. premir até que se oiça o sinal Sinal acústico
3. premir
O aparelho desliga-se. A segurança para crianças estão ligados.
Desligar a segurança para crianças
Passo Painel de comandos Indicação/sinal acústi-
1. ligar o aparelho
2. premir até ouvir o sinal acústico sinal acústico
3. premir
O aparelho desliga-se. A segurança para crianças está desactivada.
Desactivar a segurança para crianças
A segurança para crianças pode ser desligada para efectuar uma coze­dura, permanecendo activa após conclusão da mesma.
co
Passo Painel de comandos Indicação/sinal
1. Ligar o aparelho
2. Premir simultaneamente e / Sinal acústico
Poderá ser utilizado normalmente até o aparelho ser novamente des­ligado.
39
Page 14
Ligar e desligar a função piloto
A função piloto disponibiliza aos focos de indução capacidades adi­cionais, p. ex. levar rapidamente à fervura uma grande quantidade de água. A função piloto é activada durante 10 minutos. De seguida o foco de indução regressa automaticamente para o grau de cozedura 9.
Painel de comandos Indicação
Ligar premir Desligar premir
premir
3 Se a função piloto terminar, o foco muda automaticamente para o grau
de cozedura ajustado anteriormente.
Gestão de energia
Os focos dispõem de uma potência máxima. Se ao ligar a função piloto esta po­tência for ultrapassada, a gestão de energia reduz o grau de cozedura de outro foco. Na indicação deste foco, e durante um minuto o grau de cozedura muda entre o grau ajustado e o má­ximo possível. De seguida é exibido o grau de cozedura real.
Exemplo:
40
Foco ligado por último
ajustado Grau de co­zedura
Outro foco
ajustado Grau de cozedura
indicação real Grau de
cozedura
p 9 7 em alternância com 9 7
Page 15
Utilizar o temporizador
Todos os focos podem utilizar simultaneamente uma função de tempo­rizador.
Função Condição Resultado após
Decurso do tempo
Desligar automático no foco regulado sinal acústico
00 intermitente
O foco desliga-se
Temporizador nos focos não utilizados sinal acústico
00 intermitente
3 Se um foco for desligado a função de temporizador é igualmente desli-
gada.
3 Se um grau de cozedura adicional for ajustado para um cronómetro
ajustado do foco, o foco desliga após decorrido o tempo ajustado.
Seleccionar o foco
Passo Painel de comandos Indicação
1. premir 1vez A lâmpada piloto do
primeiro foco pisca
2. premir1vez A lâmpada piloto do se-
gundo foco pisca
3. premir1vez A lâmpada piloto do
terceiro foco pisca
4. premir1vez A lâmpada piloto do
quarto foco pisca
3 A indicação do grau de cozedura do foco seleccionado apaga-se até a
hora do temporizador estar ajustada.
41
Page 16
3 Se a sinalização de controlo piscar lentamente, a indicação do grau de
cozedura volta a ser visualizada, podendo-se ajustar ou alterar nova­mente o grau de cozedura.
3 Se tiverem sido ajustadas outras funções de temporizador, alguns se-
gundos depois é exibido o tempo restante mais curto de todas as fun­ções do temporizador, e a respectiva lâmpada piloto pisca.
Regular o tempo de aquecimento
Passo Painel de comandos Indicação
1. Seleccionar o
foco
2. premir ou do
foco seleccionado
Após alguns segundos a lâmpada de controlo pisca com menos inten­sidade. O tempo encontra-se agora regulado. É iniciada a contagem decrescente.
Desligar a função do temporizador
Passo Painel de comandos Indicação
1. Seleccionar o
foco
2. Tocar em do foco
seleccionado Tocar simultanea-
mente em foco seleccionado
A sinalização de controlo apaga-se. A função do temporizador para o foco seleccionado é desligada.
e do
A lâmpada de controlo da zona de aquecimento seleccionada pisca
00 a 99 minutos
A sinalização de controlo do foco es­colhido pisca mais rapidamente. É indicado o tempo restante
O tempo restante é contado para trás, até 00.
Surge a indicação 00.
42
Page 17
Alterar o tempo
Passo Painel de comandos Indicação
1. Seleccionar o
foco
A lâmpada piloto do foco selecciona­do pisca mais rapidamente O tempo restante é indicado
2. premir ou no
01 até 99 minutos
foco seleccionado
Após alguns segundos a lâmpada piloto pisca com menos intensidade. O tempo encontra-se agora regulado. É iniciada a contagem decrescente.
Indicar o tempo restante de um foco
Passo Painel de comandos Indicação
1. Seleccionar
foco
A lâmpada piloto do foco selecciona­do pisca mais rapidamente O tempo restante é indicado
Após alguns segundos a lâmpada piloto pisca mais devagar.
Desligar o sinal acústico
Passo Painel de comandos Sinal acústico
1. premir Confirmação acústica
O sinal acústico emudece.
43
Page 18
Desconexão de segurança
Placa
• Se depois de ligar a placa não for ajustado qualquer grau de cozedura num foco num espaço de tempo de 10 segundos, a placa desliga-se automaticamente.
• Se um ou mais sensores estiverem cobertos durante mais de aprox. 10 segundos por um objecto (tacho, pano, etc.), soa um sinal acústico e a placa desliga-se automaticamente.
• Se todos os focos forem desligados, a placa desliga automaticamente após cerca de 10 segundos.
Painel de comandos
• Se, com o aparelho desligado, um ou mais sensores do painel de co­mandos forem cobertos durante mais do que 10 segundos, ouve-se um sinal acústico. O sinal acústico desliga-se automaticamente quan­do os sensores deixarem de estar cobertos.
Focos de indução
• No caso de sobreaquecimento (p. ex. devido a um tacho vazio) o foco desliga-se automaticamente. É exibido . Antes da utilização seguin­te o foco deverá ser ajustado para 0, e deverá estar frio.
• Se não forem utilizados tachos adequados, pisca na indicação e, 2 minutos depois, a indicação do foco apaga-se.
44
todos os focos de cozedura
• Se um dos focos não for desligado ou o grau de cozedura não for al­terado após um determinado período de tempo, o respectivo foco desliga automaticamente. É exibido . Antes da utilização seguinte o foco deverá ser ajustado para 0.
Grau de cozedura Desligar após
V, 1 - 2
3 - 4
5
6 - 9
6 horas 5 horas 4 horas 1,5 horas
Page 19
Sugestões para cozer e assar
Nota sobre Acrilamida
3
De acordo com as mais recentes descobertas científicas, ao alourar de­masiado os alimentos, principalmente os produtos com muito amido, pode causar danos à saúde devido ao acrilamida. Assim sendo, aconse­lhamos sempre que possível cozinhar a temperaturas baixas e não tos­tar demasiado os alimentos.
Tachos e afins
• Poderá reconhecer tachos de boa qualidade através da sua base. A base deverá ser o mais espessa e plana possível.
• Os tachos com base em aço, alumínio ou cobre poderão deixar desco­lorações na superfície de vidro cerâmico, que não se conseguem re­mover ou que se removem muito dificilmente.
Loiça para cozinhar para focos de indução
Material da loiça
Material da loiça indicado
aço, aço esmaltado sim gusa sim aço inoxidável se indicado pelo fabricante alumínio, cobre, latão --­vidro, cerâmica, porcelana ---
3 A loiça indicada para focos de indução é respectivamente identificada
pelo fabricante.
Teste de qualificação
A loiça para cozinha é adequada para indução se ...
• ... um pouco de água aquecer sobre um foco de indução com grau de cozedura 9 dentro de pouco tempo.
• ... um imã permanecer fixo ao fundo da loiça.
3 Alguma loiça pode produzir ruídos durante a cozedura sobre focos de
indução. Estes ruídos não representam qualquer falha do aparelho e o seu funcionamento não é comprometido de qualquer maneira.
45
Page 20
Base da loiça
O fundo da loiça para cozinhar deve ser o mais espesso e plano possível
Tamanho do recipiente
Os focos de indução adaptam-se automaticamente ao tamanho do fun­do da loiça até um determinado limite. No entanto, a parte magnética do fundo da loiça tem de ter um diâmetro mínimo em função do tama­nho do foco.
Diâmetro dos
focos [mm]
210 180 145 120
Diâmetro mínimo
da base da loiça [mm]
3 A loiça de cozinha deverá ser colocada no foco de forma central.
Sugestões para poupar energia
2 Coloque a loiça para cozinhar em cima do foco antes de o ligar. 2 Coloque sempre que possível as tampas na loiça para cozinhar.
46
Page 21
Exemplos de utilização para cozinhar
Os dados nas tabelas seguintes são aproximados.
Nível
coze-
A função piloto adequa-se ao aquecimento de quantidades maiores de
Processo
de
de coze-
dura
0 Desligado
V
1-2
2-3
3-4
4-5 Cozer
6-7
7-8
9
dura
Manter
quente
Derreter
Puré Omeletas, ovos mexidos, 10-40 Min. Cozinhar com tampa
Deixar
abrir
Estufar
Guisar
Modera-
do
Assar
Intenso
Assar
ferver
alourar
fritar
adequado para Duração Dicas
Para manter hortaliça
quentes,
Molho holandês, Derreter manteiga, chocolate, gelatina
Deixar abrir arroz ou
leite-creme,
Aquecer alimentos
prontos
Guisar legumes, peixe
Estufar peixe
Estufar batatas 20-60 Min.
Cozinhar grandes quanti-
dades de alimentos, enso-
pados e sopas
Escalopes, cordon bleu,
costeletas, almôndegas,
salsichas, fígado, ovos,
bolos de ovos, fritar do-
nuts
Panqueca de batata, fati­as de lombo, bifes, massa
Ferver grandes quantidades de água, alourar carne (gulasch,
Se
necessário
5-25 Min.
25-50 Min.
20-45 Min.
60-150
Min.
cozedura
consecutiva
5-15 Min.
por
frigideira
carne estufada) fritar batatas
Mexer de vez em
Adicionar pelo menos
metade da quantidade
de liquido ao arroz,
pratos com leite me-
xer de vez em quando
No caso dos legumes
juntar poucos líquidos
(algumas colheres)
Utilizar poucos líqui-
dos, p. ex. no máx.
de água para 750 g
Até 3 l de água mais
Mexer de vez em
Mexer de vez em
ingredientes
líquidos.
tapar
quando
¼ l
de batatas
quando
quando
47
Page 22
Limpeza e manutenção
Atenção! Perigo de queimaduras devido ao calor residual.
1 1 Atenção! Detergentes fortes e abrasivos danificam o aparelho. Limpe
com água e detergente para a loiça.
1 Atenção! Os resíduos de detergentes danificam o aparelho. Retire os
resíduos com água e detergente para a loiça.
Limpe o aparelho após cada utilização.
1.Limpe o aparelho com um pano húmido e um pouco de detergente para
a loiça.
2.Seque o aparelho com um pano limpo.
Remova as sujidades
1.Coloque as espátulas de limpeza na diagonal sobre a superfície de vidro
cerâmico.
2.Remova as sujidades com a lâmina deslizante.
3.Limpe o aparelho com um pano húmido e um pouco de detergente para
a loiça.
4.Seque o aparelho com um pano limpo.
retirar
Tipo de sujidade
Açúcar, comida com açúcar sim --­Plásticos, folhas de alumínio sim --­Margens de calcário e água --- sim Salpicos de gordura --- sim descoloração metálica --- sim
*Espátula para limpeza, detergente para vidro cerâmico ou aço inoxidável podem ser adquiridos
em lojas da especialidade
imedia-
tamente
com o aparelho frio com
Espátula de limpeza*
Detergentes para vi­dro cerâmico ou aço
inoxidável*
3 Remova as sujidades mais profundas com um detergente para vidro ce-
râmico ou aço inoxidável.
3 Riscos ou manchas escuras no vidro cerâmico não se podem remover,
porém não comprometem o bom funcionamento do aparelho.
48
Page 23
O que fazer, se …
Problema Possível causa Ajuda
Não é possível ligar os fo­cos ou estes não funcio­nam
A indicação de calor resi­dual não apresenta nenhu­ma indicação.
O aquecimento automático não liga
Sinal acústico repetido (6x), o aparelho desliga-se
Ouve-se um sinal acústico com o aparelho desligado
Já passaram mais de 10 se­gundos desde que o apare­lho foi ligado
O bloqueio está activado Desactivar o bloqueio (ver
A segurança para crianças está activada
Foram tocados vários cam­pos sensor em simultâneo
O interruptor de seguran­ça disparou
STOP+GO está activo Desligar o STOP+GO O foco esteve em funcio-
namento durante pouco tempo e, por isso, não está ainda suficientemente quente.
O foco ainda tem calor re­sidual
O grau de cozedura mais elevado foi ajustado
Um ou vários sensores estãi cobertos durante mais de 10 segundos
O painel de comandos está totalmente ou parcialmen­te coberto
Voltar a ligar o aparelho.
capítulo “Bloquear/desblo­quear painel de coman­dos”)
Desactivar a segurança para crianças (ver capítulo “Segurança para crianças”)
Tocar apenas num campo sensor
Remover os objectos (ta­chos, panos ou similares) que eventualmente este­jam sobre o painel de co­mandos. Voltar a ligar o aparelho
Se o foco estiver quente, contacte a Assistência Téc­nica.
Deixar o foco arrefecer
O grau de cozedura mais elevado tem a mesma po­tência que o aquecimento automático
Libertar o sensor
Retirar os objectos
49
Page 24
Problema Possível causa Ajuda
Ouve-se um sinal acústico e o aparelho liga, e desliga 5 segundos depois; passa­dos 5 segundos ouve-se um outro sinal sonoro
A indicação muda entre dois graus de cozedura
pisca Loiça para cozinhar não
Acende A protecção para o sobrea-
e o número é indicado Erro electrónico Desligue o aparelho da cor-
e é exibido Menos Raios luminosos demasia-
O sensor ligar/desligar foi tapado, p. ex. através de um pano
A gestão piloto reduz a po­tência deste foco
adequada Não coloque loiça para co-
zinhar em cima do foco O diâmetro do fundo é de-
masiado pequeno para o foco
quecimento do foco dispa­rou
A desconexão de segurança disparou
do fortes em cima do pai­nel de comandos, por exemplo luz solar intensa
Não coloque nenhuns ob­jectos em cima do painel de comandos
Ver parágrafo ”Ligar/desli­gar a função piloto”
Utilizar loiça adequada para cozinhar
Coloque loiça para cozi­nhar em cima
Mude para um foco mais pequeno
Utilize loiça adequada para cozinhar
Desligue o foco. Ligue no­vamente o foco
Desligue o foco. Ligue no­vamente o foco
rente durante alguns mi­nutos (retirar os fusíveis da instalação doméstica) Se depois de ligar o apare­lho for novamente exibido
, contacte a Assistência
Técnica Fazer por pouco tempo
sombra no painel de co­mandos, por exemplo com a mão. Ouve-se um sinal acústico, o aparelho desli­ga-se. Ligar (novamente) o aparelho
Se não conseguir resolver a avaria através das ajudas acima referi­das, poderá contactar o revendedor ou a Assistência Técnica.
1 Aviso! As reparações no aparelho apenas poderão ser efectuadas por
pessoal técnico. Devido a reparações incorrectas poderão existir danos gravíssimos para os utilizadores.
50
Page 25
3 Quando contactar a Assistência Técnica devido a um funcionamento ir-
regular, a visita do nosso técnico/revendedor pode não ser gratuita, mesmo durante o prazo da garantia.
Eliminação
Material de embalagem
2
Os materiais utilizados na embalagem deste aparelho são compatíveis com o ambiente e recicláveis. As peças em plástico estão identificadas, por exemplo, >PE<, >PS< etc. Elimine os materiais de embalagem de acordo com a sua identificação, utilizando para o efeito os contentores de recolha existentes para essa finalidade nos locais de eliminação de resíduos da sua área de residência.
2 Aparelho usado
O símbolo não pode ser tratado como lixo doméstico. Em vez disso, deve ser entre­gue ao centro de recolha selectiva para a reciclagem de equipamento eléctrico e electrónico. Ao garantir uma eliminação adequada deste produto, irá ajudar a evitar eventuais consequências negativas para o meio ambiente e para a saúde pública, que, de outra forma, poderiam ser provocadas por um tratamento incorrecto do produto. Para obter informações mais pormenorizadas sobre a reciclagem deste produto, contacte os serviços municipalizados locais, o centro de recolha selectiva da sua área de residência ou o estabelecimento onde adquiriu o produto.
W no produto ou na embalagem indica que este produto
51
Page 26
Instruções de montagem
Indicações de segurança
Devem ser respeitadas as leis, regulamentos, directivas e normas em vi­gor no país de utilização (disposições de segurança, reciclagem adequa­da, etc). A montagem só pode ser efectuada por técnicos especializados. Devem ser mantidas as distâncias mínimas em relação aos outros apare­lhos e móveis. A protecção antichoque deve ser assegurada na montagem, por exem­plo, as gavetas só podem ser montadas com pavimento de protecção directamente por baixo do aparelho. As superfícies de corte na placa de trabalho devem ser protegidas con­tra a humidade com um material vedante adequado. A vedação une o aparelho à bancada sem falhas. A parte inferior do aparelho é protegida de fábrica contra vapor e hu­midade, p. ex. de uma máquina de lavar loiça ou de um forno. Evite a montagem do aparelho ao lado de portas e por baixo de janelas. Portas e janelas a abrir poderão provocar o deslocamento dos tachos e panelas quentes do foco de aquecimento.
1 AVISO!
Perigo de ferimentos devido a corrente eléctrica.
• O pino de alimentação está sob tensão.
• Libertar o pino de alimentação da tensão.
• Respeitar o esquema de ligação.
• Respeitar as regras de segurança electrotécnicas.
• Garantir a protecção contra contacto directo através de uma monta-
gem conforme as instruções.
• A ligação eléctrica deverá ser efectuada por um electricista especiali­zado.
1 Atenção!
Danos causados pela corrente eléctrica. Fichas de ligação soltas ou inadequadas poderão provocar o sobreaque­cimento dos pinos.
• Efectuar a ligação correcta dos pinos.
• Libertar o cabo.
• Numa ligação de 1 ou 2 fases deverá ser utilizada um cabo de ligação
à corrente eléctrica do tipo H05BB-F Tmáx 90° (ou superior).
52
Page 27
• Se o cabo de ligação à corrente deste aparelho estiver danificada, de­verá ser substituído por um cabo de ligação especial (Tipo H05BB-F Tmáx 90°; ou superior). O mesmo poderá ser adquirido junto do Servi­ço de Assistência a clientes.
Na instalação eléctrica está previsto um dispositivo que permite separar o aparelho da rede com uma extensão de abertura de contacto de pelo menos 3 mm omnipolar. Entre os separadores apropriados válidos, contam-se interruptores LS, fusíveis (que devem ser retirados da sede), interruptores FI e protecções.
Colar vedante
• Limpar a placa na zona do recorte.
• Colar a fita isoladora auto-adesiva ao longo da parte inferior da zona
de cozedura, pela margem exterior da placa vitrocerâmica. Não esti­car. A zona onde se efectua o corte deverá ser a meio de um dos la­dos. Ao esticar a fita (dar alguns mm) apertar cada uma das extremidades uma contra a outra.
53
Page 28
Condições de garantia
Portugal
Em Portugal são válidas exclusivamente as condições de garantia da marca AEG elaboradas pela Electrolux,Lda., com sede em Estrada Casais Mem Martins, Alto Forte, 2635 445 Rio Mouro, as quais vão junto ao aparelho.
Electrolux, LDA Quinta da Fonte Edifício Gonçalves Zarco - Q 35 2780-730 PAÇO DE ARCOS Tel.: (21) 440 39 00 Fax: (21) 440 39 99
Assistência técnica (Service) Tel.: (21) 440 39 39 Fax: (21) 440 39 93
54
Page 29
Locais de assistência técnica
55
Page 30
Assistência técnica
Em caso de avarias técnicas verifique primeiro, se consegue resolver o problema com ajuda do Manual de instruções (Capítulo „O que fazer, se...“).
Se não conseguir resolver o problema contacte por favor a Assistência Técnica ou um dos nossos parceiros.
De modo a poder ajudá-lo rapida­mente necessitamos dos seguintes dados:
– Designação do modelo – Número do produto (PNC) – Número de série (S-No.)
(Ver números na placa de caracte­rísticas)
– Tipo de avaria – eventual mensagem de erro que o aparelho apresente – Combinação de três letras e algarismos da placa de cerâmica de vidro
De modo a ter os códigos do seu aparelho sempre à mão, sugerimos que os introduza aqui:
56
Designação do modelo: .....................................
PNC: .....................................
S-No: .....................................
Page 31
Montaje / Montagem
57
Page 32
58
Page 33
59
Page 34
60
Page 35
Placa de características / Chapa de características
67170KF-N
55GAD83AG
AEG - ELECTROLUX
230 V 50 Hz
949 592 440
Induction 3,7 kW
6,6 kW
61
Page 36
62
Page 37
63
Page 38
From the Electrolux Group. The world´s No.1 choice.
The Electrolux Group is the world´s largest producer of powered appliances for kitchen, cleaning and outdoor use. More than 55 million Electrolux Group products (such as refrigerators, cookers, washing machines, vacuum cleaners, chain saws and lawn mowers) are sold each year to a value of approx. USD 14 billion in more than 150 countries around the world.
AEG Hausgeräte GmbH Postfach 1036 D-90327 Nürnberg
http://www.aeg-electrolux.de
© Copyright by AEG
822 930 031-A-060306-01
Salvo modificaciones Sujeito a alterações sem aviso prévio
Loading...