Ford 1317, 1517, 1717, 1722, 2422 Owner's Manual

...
5 (3)
Ford 1317, 1517, 1717, 1722, 2422 Owner's Manual

Apresentação

Identificação do Veículo

Data da aquisição

Número de série

T.M.A.

 

Modelo do veículo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Identificação do Proprietário

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nome

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Endereço

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Número

 

 

Complemento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DDD

 

Telefone

 

 

 

CEP

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E-mail

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Identificação do Distribuidor

Código

Nome

Cidade

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

UF

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DDD Telefone

E-mail

MP - Ford Cargo - Edição Março - 2011

| FordCargo

capítulos

01

02

03

04

Ninguém cuida do seu Ford como a Ford

Aqui você conhecerá nossa história, nossos Distribuidores e sites de relacionamentos.

Seu Ford de A a Z

Neste capítulo, apresentamos detalhadamente, em ordem alfabética, todos os ítens do seu Ford Cargo, com seus respectivos modos de operação, cuidados com sua manutenção e especificações técnicas.

Cuidando do seu Ford

Aqui você encontrará a Tabela de Manutenção Preventiva, a Garantia do Produto e todos os cuidados para manter seu Ford Cargo em perfeito estado.

Especificações Técnicas

Neste capítulo você encontrará todas as informações técnicas do seu Ford Cargo.

05

Índice Remissivo

Um índice completo que o auxiliará na localização

de todos os assuntos tratados neste manual.

01

capítulo

Ninguém cuida do seu Ford como a Ford

FordCargo

Ninguém cuida do seu Ford como a Ford

Missão Ford

Somos uma família global e diversificada, com um legado histórico do qual nos orgulhamos e estamos verdadeiramente comprometidos em oferecer produtos e serviços excepcionais, que melhorem a vida das pessoas.

1-02 | FordCargo |

Nossa História

Iniciamos nossas atividades no Brasil em 24 de abril de 1919, seguindo os preceitos de qualidade difundidos por nosso idealizador Henry Ford. Localizados inicialmente no centro de São Paulo, na Rua Florêncio de Abreu, montávamos automóveis modelos T, que chegavam dos Estados Unidos desmontados em caixotes.

Logo depois mudamos para o bairro do Bom Retiro - SP, onde foi instalada a primeira linha de montagem de veículos produzidos em série no Brasil.

No início dos anos 50 inauguramos a moderna fábrica no bairro do Ipiranga - SP, onde foi produzido o primeiro caminhão Ford brasileiro, um F-600 e, em seguida, lançamos o primeiro trator brasileiro, o Ford 8 BR Diesel.

A partir daí consolidamos nossas operações no Brasil. Aumentamos nosso parque industrial com a inauguração da fábrica de São Bernardo do Campo, de Taubaté e do campo de provas em Tatuí, onde rodamos anualmente mais de 1 milhão de km em testes e avaliações de todos os modelos produzidos por nós, sob as mais diversas condições de uso.

Em 2001 nasce o Complexo Industrial Ford Nordeste, em Camaçari - BA, considerado uma das fábricas de automóveis mais modernas do mundo, pioneira na aplicação do sistema de montagem modular sequenciada e no uso sustentável de recursos ambientais. Este Complexo Industrial, além de ser a primeira indústria automobilística a instalar-se no Nordeste brasileiro, abriga um dos cinco centros de desenvolvimento de produtos da Ford mundial.

Assim, através dos tempos, nos aprimoramos continuamente, buscando inovações que garantam a satisfação e bem-estar de nossos cIientes.

Bem-vindos à Ford !!!

| FordCargo | 1-03

Ninguém cuida do seu Ford como a Ford

Responsabilidade Social Ford

Nós, da Ford, temos nos empenhado em desenvolver políticas que priorizam o meio ambiente e a educação nas comunidades nas quais atuamos, por reconhecermos que o respeito ao ser humano e à natureza são premissas fundamentais para o desenvolvimento econômico-sustentável e para uma sociedade mais justa.

Todas as nossas unidades fabris têm a certificação ISO 14000 - norma que qualifica a empresa como ambientalmente responsável. Além do cumprimento às exigências legais, nós realizamos a coleta seletiva do lixo, tratamos e reutilizamos a água proveniente do processo de pintura, incentivamos a reciclagem de materiais e o uso consciente da água e da energia.

No Complexo Industrial Ford Nordeste, tratamos e reutilizamos todos os resíduos e efluentes em um sistema auto-sustentável, fazemos a captação da água da chuva e estamos reflorestando uma área de cerca de 7 milhões de metros quadrados.

Passamos também a utilizar, em todas as literaturas de bordo, o papel reciclado.

O papel reciclado é o resultado de um processo que oferece benefícios à natureza e à sociedade, uma vez que gera economia de energia, de água e produtos industriais, além de reduzir a quantidade de materiais descartados no meio ambiente.

Logo, nós da Ford, acreditamos que ações como essas podem, de fato, tornar o mundo em que vivemos melhor.

1-04 | FordCargo |

Controle de Poluição Ambiental

Em atendimento ao estabelecido pela Legislação vigente, seu veículo está equipado com um sistema que reduz a emissão de poluentes.

Importante

A colocação de aditivos suplementares no combustível não é necessária e pode ser até, em alguns casos, prejudicial ao motor e ao meio ambiente.

Consulte o item “Sistema de alimentação”, capítulo “Seu Ford de A a Z”, neste manual.

Este veículo também está em conformidade com a legislação vigente de controle da poluição sonora para veículos automotores.

Limite máximo de ruído externo para fiscalização de veículo em circulação:

Motor

Modelo

Ruído máximo

Cummins 3.9l

1317 / 1517 /

87,7 dB @ 1725 rpm

ISBe4 170 P5-1.1

1717

 

Cummins 5.9l

1722 / 2422

87,6 dB @ 1725 rpm

ISBe6 220 P5-1.1

 

 

Cummins 5.9l

2428

88,7 dB @ 1725 rpm

ISBe6 275 P5-1.1

 

 

 

 

 

| FordCargo | 1-05

Ninguém cuida do seu Ford como a Ford

Sites Ford

Para estreitar ainda mais o relacionamento com os nossos Clientes, nós da Ford possuímos diversos websites que atendem diferentes necessidades, de configurador de veículos a preços de acessórios e lista de Distribuidores. Veja um resumo do que cada um deles oferece:

www.ford.com.br Portal de acesso a todos os sites da marca, com informações institucionais, de produtos, serviços e rede de distribuidores, entre outras. Possui configurador de veículos e de acessórios e informações detalhadas de toda linha Ford, com imagens externas, internas e fotos 360º, para que você possa escolher o produto que mais se adéqua às suas necessidades.

www.fordcaminhoes.com.br Site institucional da Ford Caminhões, com informações relevantes para empresas e caminhoneiros. Possui configurador de veículos, para ajudar você a escolher o modelo mais adequado.

1-06 | FordCargo |

www.fordcredit.com.br Site institucional da Ford Credit, para interessados em serviços financeiros. Possui simulador de financiamento e diversas informações sobre promoções e outras atividades de nossa empresa.

www.consorcionacionalford.com.br Site para interessados em consórcio, com informações detalhadas e serviços e acompanhamento online dos leilões.

| FordCargo | 1-07

Ninguém cuida do seu Ford como a Ford

1-08 | FordCargo |

Nossos Distribuidores

Existem inúmeros Distribuidores Ford ao redor do mundo. Todos têm em comum a constante busca pela excelência no atendimento ao Cliente, visando sua total satisfação.

Cada Distribuidor é uma peça vital na estrutura Ford, tendo como responsabilidade projetar a qualidade da nossa marca e torna-Ia cada vez mais valiosa.

Para alcançar esta excelência, nossos Distribuidores contam com o Centro de Treinamento Ford Caminhões, pioneiro da indústria automobilística no treinamento de seus profissionais, além de ferramentas e equipamentos de última geração desenvolvidos exclusivamente para cada modelo de nossos veículos.

Nossos Distribuidores dispõem, também, de serviços adicionais, listados abaixo, para melhor atendê-lo. A relação de todos os Distribuidores Ford Caminhões, com telefones e endereços, encontrase no manual “Lista de Distribuidores”.

Simbologia

Horário estendido

Socorro mecânico / guincho

Plantão final de semana / feriados

Pátio para pernoite

Dormitório

Refeitório

Plantão 24 horas

| FordCargo | 1-09

Ninguém cuida do seu Ford como a Ford

Disk Ford Caminhões

O Disk Ford Caminhões é o seu canal direto para obter informações sobre nossos produtos, esclarecer dúvidas sobre procedimentos, revisões, garantias, peças e serviços.

Dispõe de uma ampla estrutura, dividida em células de atendimento, composta por profissionais altamente treinados e aptos a oferecer um serviço rápido e de qualidade.

O Disk Ford Caminhões foi o primeiro serviço de atendimento ao Cliente da indústria automobilística a oferecer suporte 24 horas por dia, 365 dias por ano, incluindo feriados.

Para entrar em contato com o Disk Ford Caminhões, ligue 0800 703 3673 ou digite 0800 703 FORD.

Dispomos também de outro canal de comunicação, o ICC - Internet Call Center, conhecido também como “CHAT”. Para acessá-Io, basta clicar no menu Fale Conosco, através do site www.fordcaminhoes.com.br

1-10 | FordCargo |

S.O.S. Ford Caminhões

É um serviço de assistência gratuita que pode ser acionado 24 (vinte e quatro) horas por dia, todos os dias da semana, sempre que o veículo estiver fora do domicílio (endereço do proprietário ou da sede da empresa). Utilizado em situações emergenciais, quando o veículo apresentar pane (defeito de origem mecânica ou elétrica, que impeça o veículo assistido de rodar por meios próprios), seja no Brasil ou em outros países da América do Sul: Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Se necessário, o S.O.S. Ford Caminhões poderá solicitar ao usuário um comprovante de domicílio. Entre as facilidades, estão: reparo por telefone ou local, remoção do veículo assistido, retorno ao domicílio ou continuação da viagem, hospedagem, chaveiro, entre outros. Veja a seguir todos os detalhes que compõem o serviço S.O.S. Ford Caminhões.

Período de validade

O serviço de assistência 24 (vinte e quatro) horas é válido pelo período de 1 (um) ano, sem limite de quilometragem para todos os modelos, exceto o Cargo 1932, que possui 2 (dois) anos ou 200.000 km de limite, prevalecendo a condição que primeiro ocorrer, para isso, não deixe de cumprir o plano de manutenção preventiva do veículo, observando os devidos prazos e quilometragens de revisão contidos no Capítulo 3 – Cuidando do seu Ford. Este período é contado a partir da data da compra do veículo, pelo primeiro proprietário.

| FordCargo | 1-11

Ninguém cuida do seu Ford como a Ford

Como Solicitar os Serviços do S.O.S. Ford Caminhões

No Brasil, ligue gratuitamente para 0800 703 3673.

Nos demais países integrantes do Mercosul, ligue a cobrar para 55 11 4331 5072, solicitando auxílio da companhia telefônica local.

Durante a ligação tenha em mãos os seguintes dados:

a)o número do chassi (identificado no documento de licenciamento);

b)placa do veículo;

c)nome do proprietário ou condutor;

d)telefone para contato;

e)o motivo da chamada;

f)endereço onde se encontra o veículo.

Todas as ligações serão gravadas, com todas as garantias de proteção e sigilo exigidas por lei. O Usuário será informado no início da ligação.

Importante

Os pagamentos ou reembolsos de despesas serão complementares aos que forem pagos ao Usuário por serviços similares ao do SOS Ford Caminhões, por terceiros responsáveis ou por seguradoras, vedada a duplicidade dos benefícios previstos neste folheto.

1-12 | FordCargo |

Serviços disponíveis

Sem franquia de quilometragem

1.Reparo por telefone

Caso o veículo apresente alguma pane que impeça sua locomoção por meios próprios, o S.O.S. Ford Caminhões buscará, sempre que possível, esgotar as alternativas existentes para solucionar a pane através do telefone, orientando o Usuário sobre como proceder. As orientações transmitidas levarão em consideração a segurança do Usuário, do veículo e a integridade da garantia de fábrica.

2.Reparo no local

Caso seja tecnicamente viável, será enviado um técnico para realizar o reparo no local. Esta alternativa será utilizada na impossibilidade de solucionar a pane através do telefone. Esse serviço será realizado pelo Distribuidor Ford Caminhões disponível mais próximo.

Cabe única e exclusivamente ao S.O.S. Ford Caminhões determinar, de acordo com cada situação, quais são os reparos tecnicamente viáveis de se realizar no local, levando sempre em consideração a segurança do Usuário, do veículo e a integridade da garantia de fábrica.

| FordCargo | 1-13

Ninguém cuida do seu Ford como a Ford

Importante

Sendo necessária a substituição de uma ou mais peças, o Distribuidor Ford Caminhões fará uma análise no momento do atendimento e, se as falhas encontradas não estiverem relacionadas à qualidade e/ou defeito de fabricação, o reparo deverá ser pago pelo Usuário diretamente ao Distribuidor Ford Caminhões no momento do atendimento.

3.Remoção do veículo

O veículo será removido até o Distribuidor Ford Caminhões mais próximo quando não for possível a realização do reparo no local. Existindo mais de um Distribuidor Ford Caminhões dentro de um raio de 50 km (cinquenta quilômetros) do local da pane, o Usuário poderá escolher o Distribuidor Ford Caminhões de sua preferência.

Em caso de acidente de trânsito, o veículo somente poderá ser removido após a liberação pelas autoridades de trânsito competentes.

O limite máximo de custo por evento é de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais).

1-14 | FordCargo |

Importante

Veículos com carga devem ser descarregados antes que seja efetuada a remoção do veículo. O S.O.S. Ford Caminhões não se responsabiliza pela retirada, guarda ou danos à carga transportada pelo Usuário e/ou por objetos deixados no interior do veículo.

4.Guarda do veículo

Em função do horário da assistência, o veículo assistido poderá ser removido pelo S.O.S. Ford Caminhões para guardá-lo em um local seguro para posterior ingresso no Distribuidor Ford Caminhões, no primeiro dia útil após a assistência.

O custo deste serviço está incluso no limite máximo previsto no item Remoção do veículo.

5.Transmissão de mensagens urgentes

Caso haja a utilização efetiva de qualquer um dos serviços descritos anteriormente, você poderá solicitar a transmissão de uma mensagem, através do telefone, de caráter pessoal ou profissional.

| FordCargo | 1-15

Ninguém cuida do seu Ford como a Ford

6.Informações sobre telefones úteis

O S.O.S. Ford Caminhões informará ao Usuário os endereços e telefones da Rede de Distribuidores Ford Caminhões, hotéis, hospitais e delegacias de polícia.

Serviços disponíveis em caso de pane a partir de 50 km do domicílio

1.Retorno ao domicílio ou continuação da viagem

Constatada a impossibilidade de reparar o veículo assistido no prazo de 1 (um) dia útil, desde que previamente atendido pelo S.O.S. Ford Caminhões, será disponibilizado aos beneficiários (Usuário mais dois ocupantes do veículo assistido) o meio de transporte mais adequado para o retorno ao domicílio. Se o Usuário optar pela continuação da viagem, o S.O.S. Ford Caminhões providenciará o transporte dos beneficiários (Usuário mais dois ocupantes do veículo assistido) até o local de destino, desde que a distância seja equivalente ou inferior à de retorno ao domicílio.

O custo deste serviço está incluso no limite máximo previsto no item Remoção do veículo.

Caso não seja possível disponibilizar o transporte dos beneficiários (Usuário mais dois ocupantes do veículo assistido) no mesmo dia em que ocorrer a pane, o S.O.S. Ford Caminhões poderá disponibilizar um pernoite em hotel para os mesmos, em valor equivalente a R$ 75,00 (setenta e cinco reais) por beneficiário.

1-16 | FordCargo |

2.Hospedagem

Constatada a impossibilidade de reparar o veículo assistido no prazo de 1 (um) dia útil, desde que previamente atendido pelo S.O.S. Ford Caminhões, e o Usuário opte por não utilizar o serviço de retorno ao domicílio ou continuação da viagem, poderão ser disponibilizadas até 2 (duas) diárias em hotel para os beneficiários (Usuário mais dois ocupantes do veículo assistido) em valor equivalente a R$ 75,00 (setenta e cinco reais) por dia, por beneficiário.

Os itens retorno ao domicílio ou continuação da viagem dos beneficiários e hospedagem não são cumulativos.

Não estão cobertas despesas extras de hospedagem, tais como: refeições, bebidas e todas aquelas que não estejam inclusas no custo da diária do hotel.

3.Transporte do Usuário para a recuperação do veículo

Caso o Usuário tenha optado pelo serviço retorno ao domicílio ou continuação da viagem, o S.O.S. Ford Caminhões colocará à disposição do Usuário, ou de uma pessoa por ele indicada, o meio de transporte mais adequado para a recuperação do veículo.

Este serviço está limitado a uma distância entre o local da pane e o domicílio.

| FordCargo | 1-17

Ninguém cuida do seu Ford como a Ford

4.Envio de chaveiro

Em caso de quebra ou abandono da chave no interior do veículo, o S.O.S. Ford Caminhões poderá providenciar o envio de um chaveiro até o local da assistência. A confecção da chave e/ou das fechaduras são de responsabilidade do Usuário.

Serviços disponíveis em caso de acidente de trânsito a partir de 50 km do domicílio

1.Transporte inter-hospitalar ou remoção médica

Em decorrência de acidente de trânsito com o veículo assistido e depois de prestados os primeiros socorros, quando o centro hospitalar da localidade não dispuser de recursos adequados para o tratamento do quadro clínico apresentado, o S.O.S. Ford Caminhões fará o transporte do Usuário em ambulância, ou no meio recomendado pelo médico responsável, até o centro hospitalar mais adequado ou até o domicílio.

O limite máximo de custo por evento é de R$ 2.000,00 (dois mil reais).

1-18 | FordCargo |

2.Transporte do Usuário falecido e envio de familiar

No caso de falecimento do Usuário em decorrência de acidente de trânsito com o veículo assistido, o S.O.S. Ford Caminhões tratará das formalidades para o repatriamento do corpo, garantindo o pagamento das despesas: transporte até o local de inumação no Brasil e gastos para o fornecimento da urna funerária necessária para este transporte.

O limite máximo de custo deste serviço é de R$ 1.500,00 (mil e quinhentos reais).

O S.O.S. Ford Caminhões cobrirá também as despesas de transporte de 1 (um) familiar para o local onde se encontra o corpo. Esse serviço está limitado a 1 (uma) passagem aérea de ida e volta, em linha regular, classe econômica, abrangendo a distância entre o local do acidente de trânsito e o domicílio.

| FordCargo | 1-19

Ninguém cuida do seu Ford como a Ford

Disposições gerais

Para cada assistência prestada pelo S.O.S. Ford Caminhões, o custo total dos serviços acima descritos, inclusive custos referentes a pedágios, balsas e outras taxas, estão cobertos até o limite financeiro.

O S.O.S. Ford Caminhões se responsabilizará por eventuais danos que venham a ocorrer no veículo assistido durante sua remoção até o Distribuidor Ford Caminhões, desde que esse serviço tenha sido organizado pelo S.O.S. Ford Caminhões e que o Usuário comunique o dano provocado em um prazo máximo de 24 (vinte e quatro) horas da realização do serviço. Em qualquer situação, estão excluídas as indenizações por lucros cessantes;

O S.O.S. Ford Caminhões prestará os serviços sempre de acordo com as disponibilidades locais;

Os eventuais reembolsos de despesas previamente analisados e autorizados deverão obedecer aos procedimentos informados pelo S.O.S. Ford Caminhões;

Ficarão sob responsabilidade do Usuário as taxas de liberação do veículo a serem pagas aos órgãos oficiais, como polícia, DETRAN, prefeitura, entre outros.

1-20 | FordCargo |

Exclusões

Não serão reembolsadas despesas provenientes de:

serviços providenciados diretamente pelo Usuário, sem prévia aprovação do S.O.S. Ford Caminhões e cobrança de qualquer indenização ou reparação;

aquisição de próteses e óculos, bem como despesas de assistência por gravidez ou parto;

assistências médicas, farmacêuticas, hospitalares e odontológicas despendidas pelo Usuário no Brasil ou no exterior;

tratamento de doenças nervosas, neuroses, psicoses, inclusive traumática ou puerperal, bem como as causadas por epilepsia traumática ou essencial, que exijam internação, psiquiatria, psicanálise, psicoterapia ou sonoterapia;

tratamento de doenças ou lesões que se produzam como consequência de doença crônica;

serviços especiais para resgate do veículo, em casos de acidentes de trânsitos em locais de difícil acesso;

reparos, após a entrada do veículo assistido no Distribuidor Ford Caminhões.

| FordCargo | 1-21

Ninguém cuida do seu Ford como a Ford

Perda de assistência em casos de:

participação do veículo em competições de qualquer espécie ou natureza;

toda e qualquer falha que caracterize falta de manutenção do veículo;

morte por suicídio ou lesões e consequências decorrentes de tentativas do mesmo;

tráfego por estradas ou caminhos de difícil acesso aos veículos comuns ou não abertos ao tráfego;

acidente causado pelo Usuário, devido ao consumo de álcool, drogas, produtos tóxicos, entre outros;

atos intencionais, atividades criminosas ou dolosas do Usuário.

Caso fortuito ou de força maior, entre eles:

atos de terrorismo e vandalismo, greves, guerras e quaisquer perturbações de ordem pública;

atos ou atividades das Forças Armadas ou de Forças de Segurança em tempos de paz;

eventos causados por efeito nuclear ou radioativo;

eventos decorrentes de fenômenos da natureza, tais como: inundações, terremotos, etc.

1-22 | FordCargo |

Poderá ocorrer o cancelamento do serviço de assistência quando:

o Usuário omitir informações ou fornecer falsas informações intencionalmente;

o Usuário causar ou provocar intencionalmente um fato que dê origem à necessidade de prestação dos serviços aqui descritos.

Importante

O S.O.S. Ford Caminhões é um serviço de atendimento para casos de emergência; portanto, não atenderá veículos que estejam aptos a rodar por meios próprios e que tenham condições de se dirigir até um Distribuidor Ford Caminhões.

| FordCargo | 1-23

Ninguém cuida do seu Ford como a Ford

Definições dos Termos Utilizados

Acidente de trânsito

Colisão ou capotagem envolvendo direta ou indiretamente o veículo assistido e que o impeça de rodar por meios próprios.

Assistência

Todos os serviços prestados aos beneficiários e ao veículo assistido, gerados por pane ou acidente de trânsito.

Beneficiários

Usuário mais 2 (dois) ocupantes do veículo assistido, desde que afetado por problemas mecânicos e/ou elétricos ou acidente de trânsito.

Domicílio

Endereço do proprietário (no caso de pessoa física) ou da sede da empresa (no caso de pessoa jurídica) constantes na base de dados do S.O.S Ford Caminhões.

1-24 | FordCargo |

Loading...
+ 301 hidden pages