Delonghi XA 660B, XA 660, XA 34BL Instructions Manual

0 (0)
32
A B
C
G
H
I
L
D
F
N
M
O
A. Resistência superior B. Luz interna do forno (*) C. Manípulo TEMP. D. Manípulo TIME (*) E. Manípulo TOAST COLOR F. Lâmpada piloto G. Placa para biscoitos (*) H. Prateleira grelhadora
I. Pingadeira L. Grelha M. Resistência inferior N. Punho para grelha (*) O. bandeja extraível para recolher as
migalhas (*)
(*) Não para todos os modelos.
DESCRIÇÃO
PT-5718109000 8-01-2004 15:27 Pagina 32
33
IMPORTANTES NOTAS DE SEGURANÇA
Ao usar aparelhos eletrodomésticos, precauções básicas de segurança devern sempre ser seguidas, incluindo-se o que se segue:
1.
Leia todas as instruções.
2.
Não toque superficies quentes. Use os punhos e os botões.
3. Antes de usar este aparelho, afaste-o de 5 a 10 cm de distância da parede ou de qualquer objecto acima dele. Remova qualquer objecto que esteja sobre o aparelho. Não o use sobre superfícies onde o calor possa causar problemas.
4. Para evitar possíveis choques eléctricos, não colocar o aparelho na água ou abaixo da torneira da água. Consultar as instruções para a sua limpeza.
5. É necessária a vigilância de pessoas adultas quando o aparelho for usado por ou perto de crianças.
6. Desligue o aparelho da tomada quando não estiver em uso e antes da limpeza. Para desconectar o aparelho, gire os botões TIME (D) e TOAST COLOR (E) para aposição “OFF” e o botão TEMP (C) para a posição “
”.
7. Não pôr o aparelho a funcionar se o fio ou a ficha estiverem danificados, se o aparelho não funcionar bem, ou tiver sofrido danos de qualquer tipo. Entregar o aparelho ao Serviço de Assistência mais próximo para que possa ser examinado, reparado ou regulado.
8. O uso de acessórios não recomendados pelo fabricante do aparelho pode provocar acidentes.
9. Não usar no exterior.
10. Não deixar o fio pendurado da mesa ou balcão onde se encontra o aparelho nem tocar nas superfícies quentes.
11. Não colocar o aparelho em cima ou perto de queimadores a gás ou eléctricos.
12. Deve-se ter muito cuidado quando se deve deslocar um aparelho que contenha óleo ou outros líquidos quentes.
13. Se a ficha aquecer, contactar um electricista.
14. Não usar este aparelho para outros fins dos recomendados.
15. Ter muito cuidado quando se deve retirar a bandeja do forno ou quando se deita fora a gordura quente.
16. Não limpar com esfregões de metal. Podem soltar-se fragmentos do esfregão e tocarem nas partes eléctricas, com o perigo de choques eléctricos.
17.Para assegurar um funcionamento em segurança não devem ser introduzidos no forno alimentos ou utensílios demasiado grandes.
18. Pode-se provocar um incêndio se o aparelho for coberto ou tocar em materiais inflamáveis, tais como cortinas, tapeçarias, paredes, etc., quando está ligado.
19. CUIDADO: Nunca deixe a torradeira-forno-grelha sozinha quando estiver em uso (especialmente quando grelhar e torrar).
20. Quando se está a grelhar, a bandeja do forno, a prateleira grelhadora e a grelha devem ser usadas de acordo com as instruções da página 37.
21. Deve-se ter muito cuidado quando se usam recipientes diferentes dos em vidro ou cerâmica para forno.
22. Não guardar nenhuns materiais diferentes dos acessórios recomendados pelo fabricante dentro do forno quando não está a ser usado.
23. Não introduzir nenhum dos seguintes materiais dentro do forno: papel, cartão, plástico ou semelhantes.
24. Não cobrir nenhuma parte do forno com folha de alumínio. Isso provocará um sobreaquecimento do forno.
25. Para desligar a torradeira-forno-grelha, gire os botões TIME e TOAST COLOR para a posição “OFF”.
ESTA MÁQUINA É APENAS PARA A UTILIZAÇÃO
DOMÉSTICA
GUARDE ESTAS INSTRUÇÕES
ATENÇÃO: Depois de retirar o aparelho da embalagem, examine a porta e certifique-se da sua integridade. Dado que a porta é de vidro e, por isso, frágil, é aconselhável solicitar a sua substituição se a mesma ficar visivelmente lascada, estilhaçada ou riscada. Durante a utilização do aparelho, as operações de limpeza e as deslocações, evite ainda os choques violentos, bem como bater a porta e deitar líquidos frios no vidro do aparelho quente.
PT-5718109000 8-01-2004 15:27 Pagina 33
34
Notas/Sugestões
RESUMO DO FUNCIONAMENTO
Programa
Posição do
manípulo
TOAST COLOR
Estufa OFF
Posição do
manípulo
TEMP.
KEEP
WARM
Posição do
manípulo
TIME
Posição da grelha e dos acessórios
ATÉ 120 MIN.
Seleccionar esta função para manter os alimentos quentes. Não utilizar esta função por mais de uma hora nem para aquecer alimentos frios. Se não for suficiente para servir, aumentar a temperatura no manípulo TEMP.
Assar OFF
Até
450 °F
ATÉ 120 MIN.
Ideal para carne, pizza, bolos, tartes, sobremesas de fruta, peixe, legu­mes estufados, pudins e outros ali­mentos húmidos que não necessi­tam de alourar ou de tostar.
Grelhar OFF
BROIL
Até 120
min.
Usar sempre a prateleira de grelhar (H) no tabuleiro do forno (I). O tabuleiro do forno com a prateleira de grelhar está ilustrado nas duas posições de grelhar: Usar a POSIÇÃO ALTA quando é necessário obter uma cozedura e tostadura rápidas. Colocar a prateleira de grelhar com a aba virada para baixo para fixar no tabuleiro. Deixar um espaço de 2 a 3 cm entre os alimentos e o elemento superior (A). Ideal para hambúrgueres, bifes, espetadas. Usara a POSIÇÃO BAIXA para alimentos que necessitam de um tempo de cozedura maior, como por exemplo frangos. Para a posição baixa, girar a prateleira de grelhar de modo que assente no tabuleiro com as abas laterais para cima.
Torrar
LIGHT até
DARK
TOAST
OFF
Girar o manípulo TOAST COLOR para a cor desejada. Alguns tipos de pães, bolos, etc. levam mais tempo do que outros. Repetir se os resultados forem abaixo do desejado. Colocar o pão a torrar.
Doiramen to superior
OFF
BROIL
Até 120
min.
Usar a função de grelhar para alourar a parte de cima de sanduíches abertas, sobremesas de queijo, aperitivos. Quando se usa o apa­relho pela primeira vez devem-se controlar os alimentos e reduzir o tempo de cozedura de modo a evitar que esses se possam quei­mar.
Sanduíches
LIGHT até
DARK
TOAST
OFF
POSIÇÃO ALTA
POSIÇÃO BAIXA
PT-5718109000 8-01-2004 15:27 Pagina 34
35
ACESSÓRIOS OPCIONAIS (Não para todos os modelos)
•PLACA PARA BISCOITOS (G)
Deve ser colocada directamente na grelha. Indispensável para cozer biscoitos e pastéis.
LUZ INTERNA DO FORNO (B) E LÂMPADA PILOTO (F)
• Se o forno estiver equipado com a luz (B), essa estará acesa enquanto o forno estiver ligado. A lâmpada-piloto (F) apaga-se logo que o forno tiver alcançado a temperatura seleccionada e
continuará a acender-se e apagar-se durante a cozedura.
• Se o forno não estiver equipado com a luz (B), a lâmpada-piloto (F) estará sempre acesa enquanto o forno estiver ligado (essa não terá a função de indicador da temperatura).
PUNHO PARA GRELHA (N)
Usar o punho para tirar a grelha do forno quando estiver quente.
PROGRAMAS DE COZEDURA
1. COMO MANTER OS ALIMENTOS QUENTES
Colocar os alimentos a manter quentes na grelha
• Girar o manípulo TEMP. (C) para a posição "KEEP WARM".
• Ajuste o botão selector TIME (D) até 120 min.
• Não ajuste o botão selector TOAST COLOR (E).
Quando já não for necessária a função "keep warm", girar o manípulo TIME para "OFF" e o manípulo TEMP. para “●“.
Esta função foi concebida para manter os alimentos quentes por períodos de tempo reduzidos depois de terem sido cozinhados sem os queimar. Não aconselhamos manter os alimentos quentes por muito tempo ou o uso desta função para aquecer alimentos congelados ou frios.
2. INSTRUÇÕES PARA ASSAR
Podem-se assar alimentos no forno, exactamente como num forno normal. As caçarolas ou pratos para forno podem ser colocados directamente na grelha extraível (L). Usar o tabuleiro do forno (I) (ou a placa para biscoitos, se incluída) para cozinhar bolachas, biscoitos, tortas e pratos não cobertos. Colocar o tabuleiro ou a placa de biscoitos directamente na grelha (consultar a tabela da página 4 para saber a posição da grelha).
1. Fechar a porta
2. Girar o manípulo TEMP. (C) para a posição desejada/ temperatura
3. Gire o manípulo TIME para a posição ou tempo desejado.
4. Não ajuste o botão selector TOAST COLOR (E)
5. Quando tiver terminado a cozedura girar o manípulo TEMP. para a posição "" e o manípulo TIME
para a posição "OFF".
• Nota:
Quando se liga o aparelho pela primeira vez poderá sentir-se um certo cheiro e fumo (durante cerca de 15 min.). É absolutamente normal. Isso é devido às substâncias aplicadas aos elementos de aquecimento para protegê-los do efeito do sal durante o transporte.
PT-5718109000 8-01-2004 15:27 Pagina 35
Loading...
+ 7 hidden pages