ARISTON AB 107 User Manual [ru]

4 (1)

MARGHERITA

Máquina de lavar

Instruções para a instalação e a utilização

Стиральнаямашина

Инструкции по установке и исполъзованию

ARISTON AB 107 User Manual

P

Máquina de lavar

1

 

Instruções para a instalação e a utilização

 

RUS

Стиральная машина

15

 

Инструкции по установке и исполъзованию

 

MARGHERITA

AB 107

Os segredos dostecidos

Instruções para

PT

a instalação e a utilização

 

Conselhos para lavar melhor

Margherita

Máquina de lavar

segura

e fácil de usar

Assistência

técnica, Peçase Acessórios

Contacte o Centro de Assistência mais perto de si, ligando 707202707

M ARGHERITA

Guia rápido da Margherita

Descubraaquios12assuntosquesãoexplicadosnaspáginas deste manual. Leia, aprenda, divirta-se... Descobrirá pequenossegredosparalavarmelhor,commenostrabalho eparafazerdurarmaisasuamáquinadelavar.Chamamos a sua especial atenção para o capítulo da segurança.

1. Instalação e mudança (p. 10)

A instalação, depois da entrega ou depois de uma mudança, é a operação mais importante para o bom funcionamento de Margherita. Verifique sempre:

1. Se a instalação eléctrica está em conformidade com as normas; 2. Se os tubos de carregamento e descarga de água estão ligados

correctamente. Nuncautilizetubosjáusados;

3. Seamáquinadelavarroupaestánivelada.Estefactoréimportante

paraaduraçãodamáquinadelavarroupaeparaaqualidadedalavagem;

4. Que tenham sido tirados os parafusos que prendem o tambor,

situados na traseira da máquina de lavar roupa.

2. O que colocar na máquina de lavar e como iniciar a Margherita (p. 2)

8. Cuidados e manutenção (p. 11)

Margheritaéumaamiga:bastampoucospequenoscuidados,paraobter tanta fidelidade e dedicação.

Cuide dela com zelo e lavará anos e anos.

Dividir correctamente as roupas é uma operação importante, quer paraconseguirumalavagemperfeita,querparaaduraçãodamáquina delavar.Aprendatodosostruqueseossegredosparadividiraroupa: cores, tipo de tecido, tendência a soltar fios, são os critérios mais importantes.

3. Guia para compreender etiquetas (p. 5)

É fácil perceber os símbolos indicados nas etiquetas das peças de vestuário e que também são muito importantes para o êxito da lavagem. Aqui encontramos um guia fácil, para seleccionar adequadamenteastemperaturasaconselhadas,tiposdetratamentoe modalidadesdepassaraferro.

4. Conselhos úteis para não se enganar (p. 6)

Antigamente havia as avós para dar bons conselhos... Hoje em dia, a Margherita fornece muitos bons conselhos e até permite lavar lã e caxemira da mesma maneira que uma delicada lavagem à mão.

5. A gaveta dos detergentes (p.7)

Comoutilizaragavetadosdetergentes.

6. Compreensão do painel dos comandos (p. 3)

O painel dos comandos da Margherita é muito simples. São poucos os comandos essenciais para decidir qual a lavagem, desde a mais enérgica, capaz de limpar o fato de macaco de um mecânico, até à delicadíssima, para tecidos como a caxemira. Familiarize-se com o painel, para lavar melhor e fazer durar mais a sua máquina de lavar.

9. Problemas e soluções (p. 8 e 9)

Antesdechamarotécnico,leiaestecapítulo:muitíssimosproblemas podemtersoluçãoimediata.Massenãoconseguirresolver,liguepara onúmerodaassistênciatécnicadaAristoneempoucotempoqualquer anomaliaseráreparada.

10. Características técnicas (p. 9)

Aquiencontraascaracterísticastécnicasdamáquinadelavar:modelo, especificações eléctricas e hidráulicas, dimensões, capacidade, velocidade da centrifugação e a conformidade com as normas e directivaseuropeias.

11. Segurança para adultos e crianças (p.12)

Aquiencontraconselhosindispensáveis,paraasuaprópriasegurança e a de toda a família. Isto porque, a segurança é a coisa mais importante que há.

12. Ariston está perto de si mesmo depois da compra (p.13)

AAristondáapoioaosprodutosmesmodepoisdacompra,aooferecer serviços especiais, assistência técnica profissional, peças de substituiçãoeacessóriosoriginais.

7. Guia dos programas da Margherita (p. 4)

Uma fácil tabela para escolher, com um simples olhar, todos os programas, as temperaturas, os detergentes e eventuais aditivos. Escolhaaprogramacertoeobteráumamelhorlavagem,comeconomia de tempo, água e energia, dia após dia.

1Margherita - Instruções para a instalação e a utilização

 

 

 

 

 

O que colocar na

M

ARGHERITA

 

 

 

 

máquina de lavar?

 

 

 

importante para obter

 

 

 

Separar as peças pelo

 

 

 

tipo de tecido e cor, é

 

Antes de lavar, é possível fazer muito para lavar melhor. Divida as peças

 

bons resultados

 

 

 

 

 

em função do tecido e da cor. Olhe as etiquetas e obedeça as indicações.

 

 

 

 

 

 

 

 

Alterne peças pequenas com peças grandes.

 

 

 

 

Antes de lavar.

Dividaaroupaemfunçãodotipo de tecido e da firmeza das cores: ostecidosmaisresistentesdevem serseparadosdosdelicados.

As cores claras devem ser separadasdasescuras.

Esvazie as algibeiras (moedas, papéis, dinheiro e pequenos objectos) e verifique os botões. Pregue ou retire os botões quase soltos, pois poderão soltarem-se durantealavagem.

As etiquetas dizem tudo.

Veja sempre as etiquetas: informam tudo sobre a peça de roupa e sobre como lavar do melhor modo.

Na página 5 encontrará todos os segredosdossímbolosindicados nas etiquetas das peças de vestuário. Estas indicações são preciosas para lavar melhor e fazer durar mais as roupas.

Dispositivo contra o desequilíbrio.

Esta máquina de lavar roupa é dotadadeumdispositivoespecial de controlo electrónico, para distribuir bem a carga: antes da centrifugação, este dispositivo garante que as roupas se disponhamo maisuniformemente possível no tambor, em

compatibilidade com o tipo de roupa e com a disposição inicial da mesma. É por isto que a máquina, mesmo na rotação máxima, não vibra nem produz ruídos.

IniciaraMargherita

Assim que for instalada, realize um ciclo de lavagem regulada no programa "1" a 90 graus.

ColocaraMargheritaafuncionar domodocertoéimportante,seja paraaqualidadedalavagem,seja paraprevenirproblemaseaumentar a duração da máquina de lavar. Depois de ter colocado a roupa, o detergente e os eventuaisaditivos,controlesemprese:

Para as peças mais delicadas: feche num saquinho de pano as roupas de baixo, meias de senhoras e peças delicadas, para protegê-las

1.A porta de vidro está bem fechada.

2.A ficha está colocada na tomada.

3.A torneira da água está aberta.

4.OselectorAestácolocadonum dos símbolos(Stop/Reínicio).

Escolhadoprograma

Oprogramaéescolhidocombase notipoderoupasaseremlavadas. Paraescolheroprograma,consulte a tabela da página 4. Rode o selector A até o programa escolhido coincidircom amarca indicadora situada na parte superior do painel, programe a temperaturamedianteoselector B, se for necessário utilize os botões D, E, Fe Ge, em seguida carregue no botão de ligar/ desligarH(posiçãoON).

Nofinaldalavagem...

Aguardequeoindicadorluminoso L apague: leva aproximadamentetrêsminutos.

Carregue o botão de ligado/ desligadoH(posiçãoOFF),para desligaremseguidaaMargherita. Nestaalturaépossívelabrircom segurançaaportadevidro.Depois de ter tirado a roupa, deixe sempreaportadevidroabertaousemi aberta de modo que a humidade restantenointeriorpossaevaporar. Feche sempre a torneira da água.

Lembre-sequeemcasodecor- tedeáguaouenergia,oucaso desligueamáquinaameioda lavagem, o programa seleccionado permanece em memória.

Como eliminar as manchas mais frequentes

Tinta e esferográfica: Passar algodão molhado com álcool metílico ou álcool 90°. Alcatrão: Passe um pano com manteiga fresca, terebintina e lave logo de seguida.

Cera: Raspe e em seguida passe com ferro bem quente entre duas folhas de papel absorvente. Em seguida passe algodão com aguarrás ou álcool metílico.

Pastilha elástica: Passe acetona e em seguida limpe com um pano.

Bolor: Coloque o algodão e linho branco numa solução de 5 partes de água, uma de lixívia e uma colher de vinagre, lave logo em seguida. Para outros tecidos brancos use água oxigenada 10 volumes e lave logo em seguida. Batom: Passe éter se o tecido for de lã ou algodão. Para seda utilize terebintina.

Verniz: Apoie a parte manchada sobre uma folha de papel absorvente, molhe com acetona, desloque a peça a medida que o papel absorver a tinta.

Relva: Passe algodão molhado com álcool metílico.

Margherita - Instruções para a instalação e a utilização

2

M ARGHERITA

Explicação do painel de comandos

Aqui é você quem manda

E G H

Escolher os programas certos importante. E é fácil.

D

F

L

I

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

C

Selector de programas

Serve para seleccionar o programadelavagem.

Rode este selector exclusivamente no sentido horário.

Para seleccionar programas precisafazercorresponderoponteiro dopainelcomosímbolo/número correspondente ao programa desejado.

Nesta altura, carregue no botão deligardesligarH(posiçãoON), o indicador luminoso Iiniciará a piscar. Depois de 5", a programação terá sido aceite, o indicador luminoso I pára de piscar (mas permanece aceso) e iniciará o ciclo de lavagem.

Se desejar interromper um programaemcursoouprogramar um novo, seleccione um dos símbolos (Stop/Reset ) e aguarde 5": quando a anulação tiver sido aceite, o indicador luminoso I piscará, nesta altura desligue a máquina.

Depois que o ciclo de lavagem tiver sido programado e aceite pelamáquinadelavarroupa,seo selectorfordeslocado,nãohaverá qualquer alteração (excepto se para a posiçãoStop/Reset).

Selector de temperatura

Serveparaprogramaratemperatura de lavagem indicada na tabela dos programas. Também possibilita, se desejar, baixar a temperatura aconselhada para o programaseleccionado,inclusivé a lavagem a frio ().

Gaveta dos detergentes

É dividida em três compartimentos:

1.Detergente para a prélavagem;

2.Detergente para a lavagem;

3.Amaciadores.

Anti-rugas

Estateclapossibilitainterromper o programa (no símbolo ) e manteraroupademolhonaágua antes da centrifugação. É uma tecla muito preciosa porque é amiga dos tecidos delicados e sintéticos. Deve ser utilizada exclusivamente com os programas para tecidos sintéticos. Antes de abrir a porta de vidro, é preciso terminar o ciclo de lavagem da seguinte maneira:

Sedaecortinas:carregarobotão

D e a Margherita efectuará o escoamentodaágua.

1

2

3

O recipiente dos detergentes é aqui.

Tecidos sintéticos: carregar o botãoD sedesejar efectuaruma centrifugação; ou então girar o selector A até seleccionar o símbolo se desejar efectuar oescoamento.

Com a "Lavagem quotidiano" esta função não está activa.

B A

Indicador luminoso ligado/

desligado

O indicador luminoso I piscará quando a máquina estiver acesa, a aguardar a regulação de um programa. A luz fixa indica que o programaseleccionadofoiaceite.

Redução da velocidade de

centrifugação

Estebotãoreduzavelocidadede centrifugação de 1000 a 500 rotações por minuto nos programas para tecidos de algodão, e de 850 a 500 rotações por minuto nos programas para tecidossintéticos.

Enxaguar Extra

Serveparaaumentaronúmerode enxaguadas nos programas para tecidosresistentes(Algodão). É aconselhado utilizar para enxaguar melhor quando a máquina de lavar roupa estiver com carga plena e com doses altas de detergente.

Lavagem rápida

Este botão diminui a duração do programa de lavagem em aproximadamente30%.Nãopode ser utilizado com os programas especiais(vejanapág.4)nemcom os de lã ou seda.

Ligado/desligado

Quandoobotão Hforcarregado, a máquina de lavar roupa estará ligada,quandonãoforcarregado estarádesligada.

Se a máquina for desligada, o programa seleccionado não seráanulado.

Indicador luminoso da porta

de vidro

Oindicadorluminosoacesoindica que a porta de vidro está bloqueadaparaimpediraberturas acidentais. Para evitar danos é necessário aguardar que o indicador luminoso se apague antes de abrir a porta de vidro. A esperaédeaproximadamentetrês minutos.

3Margherita - Instruções para a instalação e a utilização

M ARGHERITA

O que deseja lavar hoje?

Os programas para todas as situações

Natureza dos tecidos e da sujidade

Botão

Botão

Detergen-

Detergente Amaciador Duração

Descrição do ciclo de lavagem

 

program. temperat. te pré-

lavagem

 

dociclo

 

 

 

 

 

 

lavagem

 

 

(minutos)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ALGODÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brancos excepcionalmente sujos

1

90°C

 

 

 

 

Pré-lavagem morna, Lavagem a 90°C,

(lençóis, toalhas etc.)

 

 

 

165

enxaguamentos, centrifugas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

intermediárias e final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brancos excepcionalmente sujos

2

90°C

 

 

 

145

Lavagem a 90°C, enxaguamentos,

(lençóis, toalhas etc.)

 

centrifugas intermediárias e final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brancos e coloridos resistentes muito

3

60°C

 

 

 

130

Lavagem a 60°C, enxaguamentos,

sujos

 

centrifugas intermediárias e final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Brancos pouco sujos e cores delicadas

4

40°C

 

 

 

95

Lavagem a 40°C, enxaguamentos,

(camisas, camisolas etc.)

 

centrifugas intermediárias e final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enxaguamento

 

 

 

 

 

 

 

 

Enxaguamentos, centrífugas

 

 

 

 

 

 

 

 

intermediárias e final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centrífugação

 

 

 

 

 

 

 

 

Descarga e centrífuga final

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Stop/Reínicio

 

 

 

 

 

 

 

 

Interrompe/Anula o programa seleccionado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SINTÉTICOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sintéticos com cores resistentes muito

5

60°C

 

 

 

100

Lavagem a 60°C, enxaguamentos,

sujos (roupa de recém nascidos etc.)

 

anti-rugas ou centrífuga delicada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sintéticos com cores delicadas (roupas

6

40°C

 

 

 

70

Lavagem a 40°C, enxaguamentos,

de todos os tipos ligeiramente sujas)

 

anti-rugas ou centrífuga delicada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sintéticos com cores delicadas (roupas

7

30°C

 

 

 

30

Lavagem a 30°C, enxaguamentos e

de todos os tipos ligeiramente sujas)

 

centrífuga delicada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enxaguamento

 

 

 

 

 

 

 

 

Enxaguamentos, anti-rugas ou

 

 

 

 

 

 

 

 

centrífuga delicada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Amaciador

 

 

 

 

 

 

 

 

Enxaguamentos com colecta do

 

 

 

 

 

 

 

 

 

amaciador, anti-rugas ou centrífuga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

delicada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centrífugação

 

 

 

 

 

 

 

 

Descarga e centrífuga delicada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Stop/Reínicio

 

 

 

 

 

 

 

 

Interrompe/Anula o programa seleccionado

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DELICADOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Peças e tecidos especialmente delicados

8

30°C

 

 

 

50

Lavagem a 30°C, enxaguamentos,

(cortinas, seda, viscosa etc.)

 

anti-rugas ou descarga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9

40°C

 

 

 

60

Lavagem a 40°C, enxaguamentos e

 

 

centrífuga delicada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enxaguamento

 

 

 

 

 

 

 

 

Enxaguamentos, anti-rugas ou descarga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Centrífugação

 

 

 

 

 

 

 

 

Descarga e centrífuga delicada

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descarga

 

 

 

 

 

 

 

 

Descarga

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Stop/Reínicio

 

 

 

 

 

 

 

 

Interrompe/Anula o programa seleccionado

 

 

 

 

Importante: para anular um programa de lavagem que acaba de programar, seleccione um dos símbolos

(Stop/Reínicio) e aguarde pelo menos 5

segundos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os dados apresentados na tabela possuem um valor indicativo, poderão variar em função da quantidade e do tipo de roupa, da temperatura da água da rede e da temperatura do ambiente.

Programas especiais

Lavagem “quotidiano”: a Margherita possui um programa estudado para lavar roupas ligeiramente sujas em pouco tempo. Seleccione o programa 7 na temperatura a 30°C, (é possível lavar juntos tecidos de diferente natureza, excepto lã e seda) com uma carga máxima de 3 Kg. Este programa permite economizar tempo e energia, porque dura somente cerca de 30 minutos.

ACONSELHAMOS A UTILIZAÇÃO DE DETERGENTE LÍQUIDO.

Margherita - Instruções para a instalação e a utilização

4

M ARGHERITA

Compreender as etiquetas

Aprendaareconhecerestessímboloselavarámelhor,as suasroupasdurarãomaiseamáquinadelavarroupa recompensaráoscuidadosaolavarmelhor.

Cada etiqueta contém uma mensagem representada por pequenos mas importantes símbolos. Aprender a compreendê-los é importante para lavar melhor e tratar as próprias peças de vestuário do modocerto.

Conselhos Úteis

Dividem-se em cinco categorias, representadas por formatos diferentes:

lavar

, branquear , passar a

ferro

, limpeza a seco e fi-

nalmente a secagem .

Lave as camisas do lado do avesso, pois ficarão melhor lavadas e durarão mais.

Tire sempre os objectos das algibeiras.

Verifique as etiquetas: fornecem indicações úteis e preciosas.

No tambor, alterne peças grandes com peças pequenas.

Consulte e aprenda os símbolos desta tabela: ajudarão a lavar melhor, trate melhor as próprias roupas, obtenha melhor desempenhos da Margherita Ariston.

Cuidado para não errar de

temperatura ....

 

Branquea-

Passar a

Limpeza

 

 

Lavagem

mento

ferro

a seco

Secagem

Ação

Ação

 

 

Temp.

Temperat.

forte

delicada

 

 

quente

morna

 

cl

 

A

 

 

 

Passar tecidos

Limpeza a seco com

Pode ser secado

 

 

Lavagem

Pode-se branquear

resistentes

todos os tipos de

em secadores

95°C

em água fria

max 200°C

solvente

de roupa

 

 

 

P

 

 

 

 

 

Limpeza a seco com

 

 

 

 

Passar tecidos

percloro, gasolina,

Não

pode ser

Lavagem

Não usar água

normais

avio, álcool puro,

secado em

60°C

sanitária

max 150°C

R111 e R113

secadores

 

 

 

F

 

 

 

 

 

Limpeza a seco com

Secar a roupa

Lavagem

 

Passar

gasolina, avio,

de

maneira

40°C

 

max 110°C

álcool puro e R113

estendida

 

 

 

 

Secar a roupa

 

 

 

 

de maneira

Lavagem

 

 

 

pendurada não

30°C

 

Não passar

Não limpar a seco

centrifugada

Lavagem

 

 

 

 

 

delicada a

 

 

 

Secar a roupa

mão

 

 

 

pendurada

Não lavar

 

 

 

 

 

em água

 

 

 

 

 

5 Margherita - Instruções para a instalação e a utilização

 

 

 

 

M ARGHERITA

Conselhos Úteis para não se enganar

Nunca lave na máquina de lavar... Roupa com cores fortes junto com roupa branca; roupa sembainha,desfiadaourasgada. Se for necessário lavá-la, feche-a num saquinho de rede.

Cuidadocomopeso!

Para obter os melhores resultados, não ultrapasse os pesos indicados, referentes à carga máxima de roupa enxuta:

-Tecidosresistentes: máximo5kg.

-Tecidossintéticos: máximo2,5kg.

-Tecidosdelicados: máximo2kg.

-Puralãvirgem: máximo1kg.

Masquantopesa?

1 lençol 400 - 500 gr.

1 fronha 150 - 200 gr.

1 toalha de mesa 400 - 500 gr.

1 roupão 900 - 1.200 gr.

1 toalha de rosto 150 - 250 gr.

As camisolas coloridas, as estampadas e as camisas duram mais se forem lavadas do lado do avesso.

As camisolas, mesmo as mais grossas, devem sempre ser passadas do lado do avesso.

Alarme:calçascompeitilho.

As calças com peitilho, que possuem suspensórios com ganchos,podemestragarotambor da máquina ou as outras roupas durante a lavagem. Deve colocar

os ganchos numa algibeira do peitilho, ou prendê-los com alfinetes de fralda, eliminará assim, os perigos.

Férias: desligue a ficha.

Quando sair de férias, é aconselhável tirar a ficha da tomada, fechar a torneira de entrada de água e deixar aberta ou entreaberta a porta de vidro. Desta maneira, o tambor e a guarniçãopermanecerãoenxutos e no interior não se formarão odoresdesagradáveis.

CICLO LÃ

Para obter os melhores resultados, utilize um detergente específico, tome cuidadoparanãoultrapassar 1kg.decargaderoupa.

Como lavar quase tudo

Ascortinas.

Tendem a enrugarem-se muito. Para evitar este efeito, dobre-as bem e coloque-as dentro de uma fronhaounumsaquinhoderede. Lave-as sozinhas, de modo a que opesototalnãoultrapasseameia carga. Lembre-se de utilizar o programaespecífico8,queprevê emautomáticoadesactivaçãoda centrifugação.

Edredõeseanoraques.

Também os edredões e os anaroques, se o recheio for de plumas de ganso ou de pato, podemserlavadosnamáquinade lavar.Oimportanteénãocarregar 5 kg. mas no máximo 2 ou 3 kg., repita a enxaguada uma ou duas vezes, utilize a centrífuga delicada.

Sapatilhas.

Para as sapatilhas de tecido, é preciso primeiramente tirar o barro,epodemserlavadasmesmo juntas com calças de ganga e roupas mais resistentes. Não as lave junto com roupas brancas.

Margherita - Instruções para a instalação e a utilização

6

M ARGHERITA

Importante para lavar melhor

O segredo da gaveta dos detergentes

O primeiro segredo é o mais fácil: a gaveta dos detergentesabre-se girando-aparafora.

É preciso deitar os detergentes e eventualmenteoaditivodeacordo com as doses indicadas pelos fabricantes destes produtos: em geralencontratodasasinformações naembalagem.Asdosesvariamem funçãodacargaderoupa,dadureza da água e da sujidade da roupa.

Com a experiência, aprenderá a dosear as quantidades de modo quase automático: tornam-se um própriosegredo.

Quandodeitaramaciadornocompartimento 3, evite que o mesmo transbordepelarede.

A máquina de lavar roupa é capaz de recolher automaticamente o amaciadoremtodososprogramas delavagem.

O detergente líquido precisa ser colocado no compartimento 2, somentepoucosinstantesantesda máquinainiciarofuncionamento. Lembre-sequeodetergentelíquido é especialmente adequado para

lavagens com temperaturas até 60 graus e para os programas de lavagem que não preverem a fase depré-lavagem.

Os detergentes líquidos ou em pó com recipientes especiais a serem inseridos directamente dentro do tambor, devem ser colocados segundo as instruções escritas na embalagem.

Nunca utilize detergentes para a lavagem à mão, porque formam demasiadaespuma,potencial-men- tedanificanteparaamáquinadelavar, à excepção dos detergentes especificamente estudados, que permitam a lavagem à mão e na máquina de lavar.

Um último segredo: quando lavar com água fria, reduza sempre a quantidadede detergente:na água fria os detergentes dissolvem-se menos que na água quente, evite portanto,odesperdicio.

1

2

3

No compartimento 1: Detergente para pré-lavagem (em pó)

No compartimento 2: Detergente para lavagem (pó ou líquido)

No compartimento 3:

Aditivos (amaciadores, aditivos, etc.)

1

2

A gaveta dos detergentes pode ser tirada para ser lavada, basta levantála e puxá-la para fora, da maneira indicada na figura e deixá-la um pouco debaixo de água corrente.

Economia com boa gestão utilizaçãoeconómicoe

 

Um guia para uma

 

ecológicados

MÁXIMA CARGA

electrodomésticos.

 

O modo melhor para não desperdiçar energia, água, detergente e tempo é utilizar a máquina de lavar com a máxima carga aconselhada.

Uma carga plena, em vez de duas cargas pela metade, permite ECONOMIZAR até 50% de energia.

A PRÉ-LAVAGEM É REALMENTE NECESSÁRIA?

Somente para roupa realmente suja.

Programar uma lavagem SEM pré-lavagem para roupa pouco suja ou mediamente suja permite ECONOMIZAR detergente, tempo, água e entre 5 e 15% de energia.

A LAVAGEM COM ÁGUA QUENTE É REALMENTE NECESSÁRIA?

Tratar as manchas com um produto tira-manchas ou imergir as manchas enxutas na água antes da lavagem, permite reduzir a necessidade de programar uma lavagem com água quente.

Utilize um programa de lavagem a 60° para ECONOMIZAR até 50% de energia.

ANTES DE UTILIZAR UM PROGRAMA DE ENXUGAR …

Seleccione uma outra velocidade de rotação para reduzir o conteúdo de água na roupa antes de utilizar o programa de enxugar. Isto significa ECONOMIZAR tempo e energia.

7Margherita - Instruções para a instalação e a utilização

Loading...
+ 22 hidden pages